Elecy Moreno Costa
Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2012). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-tratamento, área de alimentos (carne, frango, farinha de mandioca, feijão, semente de abóbora,etc.), ICP OES, ICP MS, acidez, alumínio, migração). Já lecionou as disciplinas: Saúde Ocupacional e Medicina do trabalho, Introdução a Segurança do trabalho, Matemática Financeira, Química Ambiental , Estatística, Bioquímica, Química Geral, bioestatística para os cursos de Biomedicina, Enfermagem e Tecnologia em Segurança do Trabalho no Centro Universitário Jorge Amado. Já lecionou Química Aplicada à Engenharia, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Experimental, Cálculo Instrumental, Cálculo Aplicado, Geometria Analítica e Álgebra Linear na Faculdade Área 1. Foi bolsista do SENAI, onde atuou como pesquisadora no ramo de cosméticos. Atualmente atua como Professor Formador dos Cursos de Graduação a distância da UNEB (UNEAD), onde lecionou Química Orgânica I e II, Química Analítica e Química Geral, professora substituta do Instituto Federal da Bahia (Ifba - unidade Salvador), em que leciona Química Instrumental Analítica I e II e Química Geral.
Informações coletadas do Lattes em 28/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2007 - 2012
Universidade Federal da Bahia
Título: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E DETERMINAÇÃO DE MINERAIS EM AMOSTRAS DE FARINHA DE MANDIOCA CONSUMIDOS NO BRASIL
Orientador: em Universidade de São Paulo ( PEDRO VITORIANO DE OLIVEIRA)
com Maria das Graças Andrade Korn. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Alimentos; Farinha de mandioca; Cromatografia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação.
Mestrado em Química
2004 - 2007
Universidade Federal da Bahia
Título: AVALIAÇÃO DO TEOR DE NUTRIENTES E CONTAMINANTES EM FUNÇÃO DE DIFERENTES PROCESSAMENTOS EM AMOSTRAS DE PRODUTOS CÁRNEOS
, Ano de Obtenção: 2007.Maria das Graças Andrade Korn.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Carne bovina; Carne de frango; Nutrientes; Contaminantes; ICP OES; Alumínio. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Nutrição e Alimentação.
Formação complementar
2009 - 2009
Extensão universitária em A ESPECTROMETRIA DE MASSAS COM FONTE DE PLASMA. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Segurança em Instalações Químicas. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Eletroanalítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Métodos Óticos de Análise.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Cromatografia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Organização de eventos
COSTA, Elecy Moreno . VIII Workshop sobre Preparo de Amostra. 2010. (Congresso).
Participação em eventos
15ª FEIRA DOS MUNICÍPIOS E 5ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA BAHIA - FEMMIC 2021. Avaliador de projetos de pesquisa e pôsteres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Baiano campus Catu. 2021. (Feira).
Impulsionando Engenharia.Contaminação do mercúrio e seu uso no cotidiano. 2017. (Seminário).
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. 2016. (Seminário).
33° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Determinação simultânea de As, Cd, Pb e Se em amostras de farinha de mandioca utilizando W + Rh como modificador químico por GF AAS.. 2010. (Congresso).
14° ENQA - Encontro Nacional de Química Analítica. Migração de Al de utensílios para amostras de carne durante o processo da cocção por ICP OES. 2007. (Congresso).
29ª Reunião Anual da SBQ. ?Perfil da migração do alumínio de embalagens para carne bovina e frango durante o armazenamento empregando ICP OES?. 2006. (Congresso).
II Fórum de Pesquisa e Conhecimento em Nutrição e II Simpósio de Nutrição Avançada. ?Perfil da migração do alumínio de laminados para carne bovina em função da acidez e sob baixas temperaturas durante o armazenamento.?. 2006. (Congresso).
X Encontro Nacional sobre contaminantes Inorgânicos e V Simpósio sobre essencialidade de elementos na nutrição humana. ?Cinética de migração do Al em função do tempo e da acidez: um estudo experimental em alimentos.?. 2006. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Análise de minerais em semente de abóbora (Cucúrbita máxima) empregando ICP-OES.. 2006. (Congresso).
13° Enqa. OTIMIZAÇÃO MULTIVARIADA APLICADA AO PREPARO DE AMOSTRAS PARA DETERMINAÇÃO DE MACRO E MICRO ELEMENTOS EM LEGUMINOSAS POR ICP OES. 2005. (Congresso).
XXI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE QUÍMICA E 27ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA PRÉ-TRATAMENTO DE SUPLEMENTOS MULTIVITAMÍNICOS COM RADIAÇÃO ULTRA-SÔNICA E PLANEJAMENTO FATORIAL. 2004. (Congresso).
XXIII Seminário Estudantil de Pesquisa.AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA PRÉ-TRATAMENTO DE SUPLEMENTOS MULTIVITAMÍNICOS COM RADIAÇÃO ULTRA-SÔNICA E PLANEJAMENTO FATORIAL. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
MARQUES, L. S.;COSTA, Elecy Moreno. Avaliação do controle tecnológico aplicado a obra de terraplanagem na estrada do Curralinho em Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, J. S. L.;COSTA, Elecy Moreno. Estudo da adequação da faculdade Área 1 ao IPTU verde de Salvador e eficiência da substituição das lâmpadas tubulares T8 por tubulares de LED. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
SILVA, E. C.;COSTA, Elecy Moreno. Impacto ambiental na comunidade de Itapuã sobre o Rio Bispo (Salvador-Ba). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
SILVA, E. C.;COSTA, Elecy Moreno. Proposta de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no município de Terra Nova - Ba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FREIRE, M. A.;COSTA, Elecy Moreno. Estudos comparativos de diferentes metodologias do processo orçamentário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
MATOS, R. C. A.;COSTA, Elecy Moreno. Estudo de viabilidade técnica e econômica do uso do sistema de fôrmas deslizantes em comparação com os sistema de fôrmas tradicionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FREIRE, M. A.;COSTA, Elecy Moreno. O Papel do controle de estoque na construção civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
MATOS, R. C. A.;COSTA, Elecy Moreno. Segurança e saúde no trabalho: a importância do correto usos dos EPIS na indústria da construção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
PALMEIRA, S.;COSTA, Elecy Moreno. Dificuldades de implantação de veículos elétricos no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
BATISTA, A. S.;COSTA, Elecy Moreno. Utilização das cinzas do bagaço de cana-de-açucar na construção civil: revisão deliteratura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
BATISTA, A. S.;COSTA, Elecy Moreno. Avaliação dos valores de iluminâncias no centro cirúrgico do Hospital Santo Antônio pertencente às obras sociais irmã Dulce- OSID - Dalvador- Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
VIRGENS, T. A. N.;COSTA, Elecy Moreno. Práticas de sustentabilidade em empreendimentos hoteleiros na Cidade de Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
PALMEIRA, S.;COSTA, Elecy Moreno. Produção de biogás e de biofertilizantes através da decomposição anaeróbica do esterco e material provido do rúmen de bovinos por um biodigestor para produção de hortaliças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
PALMEIRA, S.;COSTA, Elecy Moreno. Aplicação do asfalto modificado com adição de polímeros em rodovias da Bahia: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
MARQUES, L. S.;COSTA, Elecy Moreno. Aplicação das cinzas do bagaço da cana de açúcar (CBC) para o aumento da resistência a compressão em materiais cimentícios.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
MARQUES, L. S.;COSTA, Elecy Moreno. Análise da resistência mecânica em matrizes cimentícias com adição de fibras da casca do coo verde (FCCV). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
MARQUES, L. S.;COSTA, Elecy Moreno. Utilização de resíduos sólidos da construção civil na estabilização mecânica para pavimentação em Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, J. S. L.; COSTA, E. M.;COSTA, Elecy Moreno. A Importância da Manutenção preventiva como ferramenta contra vazamentos de derivados de petróleo.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
COSTA, Elecy Moreno. Identificação dos possíveis impactos ambientais decorrentes de um complexo eólico localizado no município de Caetité/Bahia em suas fases de planejamento, instalação e operação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
COSTA, Elecy Moreno. Aplicação das ferramentas da qualidade na Otimização de processo em uma indústria de celulose e papel.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
COSTA, Elecy Moreno. Proposta de implementação do sistema de coleta seletiva na feira de Itapoã.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
COSTA, Elecy Moreno. Identificação dos riscos na operacionalização de derivados de petróleo no Porto de Aratu.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
PALMEIRA, S.; COSTA, E. M.;COSTA, Elecy Moreno. Plano de gerenciamento de resíduos oriundos de oficinas mecânicas: estudo de caso: oficina mecânica do bairro de boa vista de São Caetano-Salvador Ba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, J. S. L.; COSTA, E. M.;COSTA, Elecy Moreno. Estudo da adequação da Faculdade Área 1 ao IPTU verde de salvador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
PALMEIRA, S.; SANTOS, R. M. S.;COSTA, Elecy Moreno. Proposta de implantação de coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados na Escola Joaquim Alves Da Cruz Rios, situada na cidade de São Francisco do Conde Bahia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, J. S. L.; CRUZ, C. F.;COSTA, Elecy Moreno. .ESTUDO DE UM CLARIFICADOR ACELERADO COM RECIRCULAÇÃO E CONTATO DE LODOS ESTUDO DE CASO: UNIDADE 52 RLAM-PETROBRÁS.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, J. S. L.;COSTA, Elecy Moreno. Aplicação da Produção Mais Limpa no processo de anidrido ftálico. Estudo de caso da empresa Elekeiroz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, J. S. L.;COSTA, Elecy Moreno. Viabilidade técnica e econômica da aplicação do processo de tratamento superficial organometálico em elementos de fixação.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, J. S. L.;COSTA, Elecy Moreno; VANUS, M. A.. Proposta de gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos em uma feira livre: Estudo de caso: Feira livre de Periperi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FONSECA, J. S. L.;COSTA, Elecy Moreno; YEN, L. K.. Diagnóstico e licenciamento ambiental para perfuração de poços de petróleo no Recôncavo Baiano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
FREIRE, M. A.;COSTA, Elecy Moreno; FONSECA, J. S. L.. Análise de custo-benefício como elemento para tomada de decisão no serviço público de tratamento de água. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
SILVA, J. C. D.;COSTA, Elecy Moreno; LINS, M. S. B.. Um enfoque sobre utilização das ferramentas da qualidade total como instrumento para melhoria da produtividade, aplicada na comunicação empresarial das empresas prestadoras de serviços p Estudo de caso da empresa consultoria e inspeção eletromecânica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
Orientou
ACIDIFICAÇÃO DA ZONA COSTEIRA E SUA INFLUÊNCIA SOB OS ORGANISMOS MARINHOS: CALCIFICADORES; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; (Orientador);
TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS PROVENIENTES DO PROCESSO PRODUTIVO DA PARANAPANEMA EM DIAS D?ÁVILA/BA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Ambiental) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
Análise da viabilidade econômica da energia solar fotovotáica em um edifício residencial em Lauro de Freitas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
Certificação e desempenho ambiental em uma construção em Salvador; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
L; Lopes; Importância da educação ambiental para o processo de compostagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
Logística reversa: um estudo de caso sobre o processo de coleta de baterias irreversíveis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
A substituição das alvenarias em bloco cerâmico por driwall; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
Análise comparativa de execução de projetos de parede de concreto e alvenaria estrutural; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PREVENTIVA NOS TRANSPORTES DE PRODUTOS PERIGOSOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
Capacitação e coparticipação de domésticas quanto ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
Diagnóstico Ambiental: Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos urbanos realizado pela Limpec no Município de Camaçari ? Bahia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
TRATAMENTOS ADEQUADOS PARA OS RESÍDUOS GERADOS NA PERFURAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO ONSHORE MENOS AGRESSIVOS AO MEIO AMBIENTE; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia; Orientador: Elecy Moreno Costa;
Produções bibliográficas
-
COSTA, Elecy Moreno ; LOPES, M. V. ; KORN, M. G. A. ; NOGUEIRA, A. C. B. ; SANTANA, E. P. . Cinética de migração do Al em função o tempo e da acidez: um estudo experimental em alimentos. In: X Encontro Nacional sobre contaminantes Inorgânicos e V Simpósio sobre essencialidade de elementos na nutrição humana, 2006, Belo Horizonte. X Encontro Nacional sobre contaminantes Inorgânicos e V Simpósio sobre essencialidade de elementos na nutrição humana, 2006.
-
LOPES, M. V. ; BENEVIDES, C. M. J. ; LIMA, J. F. O. ; KORN, M. G. A. ; COSTA, Elecy Moreno ; OLIVEIRA, L. C. ; SILVA, J. S. J. ; COSTA, J. R. L. N. ; RODRIGUES, J. R. M. . Análise de minerais em semente de abóbora (Cucurbita spp) empregando ICP-OES.. Jornal da Ciência , 2011.
-
COSTA, Elecy Moreno ; COSTA, E. M. . Utilização e riscos do mercúrio na área de saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, E. M. ; COSTA, Elecy Moreno . Contaminação do Mercúrio e seu uso no cotidiano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Elecy Moreno ; KORN, M. G. A. ; LOPES, M. V. . Migração de Al de utensílios para amostras de carne durante o processo da cocção por IC POES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Elecy Moreno ; LOPES, M. V. ; KORN, M. G. A. ; NOGUEIRA, A. C. B. ; SANTANA, E. P. . Cinética de migração do Al em função o tempo e da acidez: um estudo experimental em alimentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, Elecy Moreno . Contaminação de mercúrio e seu uso no cotidiano. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2021
Removedor de unhas de alongamento em gel, acrílico, fibra de vidro ou porcelana., Descrição: Desenvolver um removedor de unhas de alongamento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elecy Moreno Costa - Coordenador / Leticia de Alencar Pereira Rodrigues - Integrante.
-
2016 - Atual
ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA E DOS SEDIMENTOS DA PRAIA GAMELEIRA, ILHA DE ITAPARICA ? BAHIA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elecy Moreno Costa - Coordenador / Renan Barbosa dos santos - Integrante.
-
2007 - 2011
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E DETERMINAÇÃO DE MINERAIS EM AMOSTRAS DE FARINHA DE MANDIOCA CONSUMIDOS NO BRASIL, Descrição: Este trabalho foi desenvolvido no Período vigente do Doutorado. A primeira parte foi desenvolvida na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a outra parte foi realizada no Instituto de Química (IQ) na Universidade de São Paulo (USP).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elecy Moreno Costa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2019 - Atual
Produção de sabão com reutilizando do óleo de cozinha, Descrição: O projeto iniciado pelos alunos de Engenharias Ambiental e Química, foi iniciado no ano de 2019, na Faculdade Área 1, no qual já foi apresentado em Empresas, como por exemplo, a FORD. O projeto visa conscientizar as pessoas a não lançarem este tipo de resíduos em pias ou no meio ambiaente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elecy Moreno Costa - Coordenador / Márcia Amâncio Vânus - Integrante.
-
2019 - Atual
Produção de sabão com reutilizando do óleo de cozinha, Descrição: O projeto iniciado pelos alunos de Engenharias Ambiental e Química, foi iniciado no ano de 2019, na Faculdade Área 1, no qual já foi apresentado em Empresas, como por exemplo, a FORD. O projeto visa conscientizar as pessoas a não lançarem este tipo de resíduos em pias ou no meio ambiaente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elecy Moreno Costa - Coordenador / Márcia Amâncio Vânus - Integrante.
-
2019 - Atual
Produção de sabão com reutilizando do óleo de cozinha, Descrição: O projeto iniciado pelos alunos de Engenharias Ambiental e Química, foi iniciado no ano de 2019, na Faculdade Área 1, no qual já foi apresentado em Empresas, como por exemplo, a FORD. O projeto visa conscientizar as pessoas a não lançarem este tipo de resíduos em pias ou no meio ambiaente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elecy Moreno Costa - Coordenador / Márcia Amâncio Vânus - Integrante.
Prêmios
2012
Doutora em Química Analítica, Universidade Federal da Bahia.
2007
Mestrado em química Analítica, Universidade Federal da Bahia.
2006
II Prêmio Nutrimaster - Novartis de Incentivo a Pesquisa em Nutrição, Novartis.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Química, Departamento de Química Analítica. , Campus Universitário de Ondina, SN, Ondina, 40170290 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32636430, Ramal: 252, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2020
Área 1 - Faculdade de Ciência e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 27
Outras informações:
Lecionei as disciplinas: Química Aplicada à Engenharia, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica, Cálculo Instrumental, Cálculo Aplicado, Geometria Analítica e Álgebra Linear.
2011 - 2020
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Nível I CLT, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor Nível I do Centro Universitário Jorge Amado, onde leciona as disciplinas Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, Estatística e Introdução a Segurança do Trabalho, Unidade do Comércio.
2021 - 2021
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista do Programa de Bolsas do Senai/Cimatec.
2010 - 2010
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Professora temporária, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Contrato Temporário para ministrar o Curso de Auxiliar Técnico de Laboratório de Química.
2010 - 2010
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da BahiaVínculo: Professora temporária, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora Temporário do Curso de Gestão em Petróleo e Gás.
2007 - 2011
Universidade Federal da BahiaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2008
Secretaria de Segurança Pública do Estado da BahiaVínculo: Estsgiário, Enquadramento Funcional: Departamento de Polícia Técnica, Carga horária: 20
2004 - 2005
Universidade para todosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2003 - 2003
Universidade para todosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2003 - 12/2006
Estágios , Universidade Para Todos.Estágio realizado, Química.
2002 - 2002
Escola Cristã AdvirVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Atividades
-
03/2002 - 10/2002
Ensino,Disciplinas ministradas, Química
2000 - 2002
Usina da Bahia S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Atividades
-
10/2000 - 06/2002
Ensino,Disciplinas ministradas, Química, Física e Biologia
2004 - 2005
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
1999 - 1999
Secretaria de Educação do Estado da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2004 - 10/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Física
-
02/1999 - 12/1999
Ensino,Disciplinas ministradas, Química
2016 - 2016
Faculdade Ruy BarbosaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Nível I CLT, Carga horária: 3
2020 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador da Unead, Carga horária: 10
2023 - Atual
Instituto Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta de química do Ifba, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elecy Moreno Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?