Ingridi Vargas Bortolaso

Pós-Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS. Doutora em Administração pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Gerência de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e Graduada em Ciências Contábeis pelo Universidade Franciscana - UFN. Atualmente é professora na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), atuando como professora-pesquisadora do Programa de Pós -Graduação em Administração (PPGA) e professora do Departamento de Ciências Administrativas. A pesquisadora tem experiência como gestora empresarial e, também, como analista na interface universidade/Empresa. A pesquisadora é membro do Grupo NORI - Núcleo de gestão de operações e relações interorganizacionais UNISC/CNPq e Grupo de Estudo sobre Redes Interorganizacionais - GeRedes - UNISINOS/CNPq. Seus interesses de pesquisa são: mapeamento de processos, operações logísticas, coopetition, redes de cooperação e inovação, redes de relacionamento, pequenas e médias empresas e práticas de gestão. https://orcid.org/0000-0003-4881-1091

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2011 - 2015

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Cooperação entre Academia, Governo e Empresa: O Caso HT Micron
Orientador: em Università degli Studi di Catania ( Giovanni Battista Dagnino)
com Alsones Balestrin. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estratégia; Cooperação; Relações; Semicondutores; Cadeia Global de Valor de Semicondutores.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

2007 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Proposta de Construção de Modelo de Referência para Avaliação de Redes de Cooperação Empresariais,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: José Antônio do Valle Antunes Jr.
Palavras-chave: Redes de Cooperação; Gestão.Grande área: Engenharias

Especialização em Gerência de Produção

2004 - 2005

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: Estratégias de Marketing em Redes de Cooperação
Orientador: Rudimar Antunes da Rocha

Graduação em Ciências Contábeis

2000 - 2004

Universidade Franciscana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Programa de Formação de Professores da UNISINOS. (Carga horária: 15h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Redes de Cooperação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Mudança Tecnológica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BALESTRIN, A. ; Antunes, J. A. V. ; Vershoore, J. R. ; BORTOLASO, I. V. ; THOMAS, E. ; PAULA, L. H. ; ROTH, A. L. ; SANTOS, A. R. . Cooperação e Desenvolvimento: Economia da Cooperação. 2010. (Outro).

BORTOLASO, I. V. . I Fórum de Estudos Contábeis. 2003. (Outro).

BORTOLASO, I. V. . IV Jornada de Administração e Contabilidade. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

30th EGOS Colloquium. 2014. (Congresso).

EURAM 2014. 2014. (Congresso).

VII Encontro Estadual de Redes de Cooperação - Aprendizagem e Conhecimento. 2006. (Encontro).

I Congresso Nacional de Redes de Cooperação. 2005. (Congresso).

7 Simpósio de Ensino, Pequisa e Extensão. 2004. (Simpósio).

7 Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Proposta de Implantação de um Sistema de Departamentalização na Empresa Sistemas Mecanizados Verdes Vales em Santa Maria - RS. 2003. (Simpósio).

7 Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Implantação da Departamentalização em uma Empresa Hospitalar. 2003. (Simpósio).

I Fórum de Estudos Contábeis.Manutenção do Estoque nas Empresas. 2003. (Seminário).

I Fórum de Estudos Contábeis. 2003. (Outra).

I Fórum de Estudos Contábeis.Uma Abordagem ao Capital Intelectual. 2003. (Outra).

IV Salão de Iniciação Científica.Uma Abordagem aos Ativos Intangíveis. 2003. (Outra).

XI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.Análise do Custo/Benefício do Estoque nas Empresas. 2003. (Encontro).

XI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.Uma Abordagem ao Modelo de Gestão Econômica - GECON. 2003. (Encontro).

3 Jornada de Administração e Contabilidade. 2002. (Outra).

6 Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2 Feira de Artes, Tecnologia e Ciência.Capital Intelectual: a Diferença que Pesa no Balanço. 2002. (Simpósio).

I Seminário de Contabilidade e Gestão Empresarial. 2002. (Outra).

XVII Jornada Acadêmica Integrada.Capital Intelectual: A diferença que pesa no balanço. 2002. (Outra).

II Jornada de Ciências Administrativas e Contábeis. 2000. (Outra).

Semana Acadêmica 2000 - Contabilidade na Perspectiva do Novo Milênio. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Júlia Schaefer

BEGNIS, H. S. M.;BORTOLASO, I. V.. Governança e Comportamentos Cooperativos em Relações Interorganizacionais entre a empresa Focal e seus Representantes Comerciais. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Fernando José Stanck

OLIVERIA, M. A. F.;BORTOLASO, I. V.. Gestão de Incubadoras: um modelo para implementação do CERNE - Nível 1 a partir de práticas de incubadoras do RS.. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Virginia Westphalen Correa Moreira

BORTOLASO, I. V.; VERSCHOORE, JORGE RENATO. Proposta de um Framework para Negócios de Plataforma Baseados em Capitalismo Consciente: uma Validação Internacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão e Negócios) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vanessa Heckler Marquesini

BORTOLASO, I. V.SELLITTO, M. A.; MACAGNAN, C. B.; KRONBAUER, C. A.. FATORES MOTIVADORES E IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DA TERCEIRIZAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA SERRA GAÚCHA. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Base (UNISINOS).

Aluno: Flávia Jovelina Lemos Pereira

BORTOLASO, I. V.Vershoore, J. R.; TREZ, G.; NASCIMENTO., E. F. S.. BARREIRAS PARA ALINHAMENTO ENTRE PROPOSTA E PERCEPÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RECURSOS HUMANOS - SECCIONAL RS. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios) - Base (UNISINOS).

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

DOLCI, P. C.;BORTOLASO, I. V.. Gestão por competências. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Gabriel Grubel Bandeira

BORTOLASO, I. V.SELLITTO, M. A.; HOPPEN, N.; DIEHL, C. A.. ?IMPACTO DO INVESTIMENTO EM TI NA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA: UM ESTUDO NAS ATIVIDADES DE ABASTECIMENTO E LOGÍSTICA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR AUTOMOTIVO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Viviane Muzykant Oravec

MALDANER, L. F.; ZANINI, F. A. M.; VACCARO, G. L. R.; MACHADO, M. A.;BORTOLASO, I. V.. Rede Colaborativa Intraorganizacional de Inovação: um estudo em uma instituição financeira. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jaime do Espírito Santo Vieira Jr

KORZENOWSKI, A. L.;SELLITTO, M. A.BORTOLASO, I. V.; VIEGAS, C. V.. Análise das implicações da redução da atividade agropecuária e aumento da atividade graneleira no Tocantins.. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Valquires Martins de Santana

SELLITTO, M. A.; KORZENOWSKI, A. L.;BORTOLASO, I. V.; VIEGAS, C. V.. Encurtamento da Cadeia Produtiva do Arroz no Município de Lagoa da Confusão: Estudo de Caso.. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Onésima Aguiar Campos Barreto

SELLITTO, M. A.; VIEGAS, C. V.; KORZENOWSKI, A. L.;BORTOLASO, I. V.. Resíduos da Construção Civil no Município de Palmas - Tocantins: Proposição de um Modelo de Boas Práticas de Manejo. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Felipe Felhberg Hermann

SELLITTO, M. A.BORTOLASO, I. V.. Gestão Verde em Cadeias de Suprimento: Estudo nas Cadeias Agroalimentares do Arroz e do Pêssego. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Felipe Felhberg Hermann

SELLITTO, M. A.; BORGES, M. A. V.;BORTOLASO, I. V.; DIAS, M. F. P.. Gestão verde da cadeia produtiva doceira da região de Pelotas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luciano Sousa Pimenta

PIMENTA, M. L.;BORTOLASO, I. V.. Uma análise do fluxo de informação das redes formadas entre startups do triângulo mineiro e empresas demandantes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Virginia Westphalen Correa Moreira

BORTOLASO, I. V.Vershoore, J. R.; CABRAL, P. M. F.. Negócios de Plataforma baseados em capitalismo consciente: Proposição de um Framework. 2017.

Aluno: Vanessa Heckler Marquesini

BORTOLASO, I. V.SELLITTO, M. A.; MACAGNAN, C. B.; KRONBAUER, C. A.. Fatores motivadores e implicações estratégicas da externalização em micro e pequenas empresas da Serra Gaúcha. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gualter Baptista Junior

BEGNIS, H. S. M.;BORTOLASO, I. V.. Estratégias interorganizacionais e gestão sustentável da cadeia de suprimentos do tabaco. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Paulo Roberto Kirst

ALIEVI, R. M.;BORTOLASO, I. V.. estratégias de gestão hospitalar visando a sustentabilidade em instituições que atendem pelo sistema único de saúde - SUS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Roberta Pereira Rauber

DOLCI, P. C.;BORTOLASO, I. V.. Adoção de tecnologia de informação e seu impacto no desempenho organizacional de micro e pequenas empresas nos vales do Taquari e Rio Pardo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Suelen Seixas Azambuja Jobim

LAUFER, J.;BORTOLASO, I. V.. Estratégias de aprendizagem interorganizacional em redes de pequenas empresas: um estudo sobre o compartilhamento de processos de gestão financeira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Júlia Schaefer

BEGNIS, H. S. M.;BORTOLASO, I. V.. Governança e criação de comportamentos colaborativas interorganizacionais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Flávia Jovelina Lemos Pereira

VERSCHOORE, JORGE RENATO;BORTOLASO, I. V.; TREZ, G.. Modelo de Negócios: percepção e resultados. 2016.

Aluno: Eveline Barden Baier

BORTOLASO, I. V.; BRAMBILLA, F. R.. Global Mindset: Um estudo em uma empresa multinacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Giovanni Silveira de Oliveira

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Motivação: Uma análise em uma organização Hospitalar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Guilherme Sbruzzi

AREND, L. S.;BORTOLASO, I. V.. Análise Motivacional dos colaboradores da Cooperativa Sicredi Vale do Taquari. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Camila Letícia Schlesener Schumacher

KOTHE, P.;BORTOLASO, I. V.. Análise do encerramento das atividades da empresa Comércio de Móveis Lubini Ltda ? Classe Móveis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: ARAÚJO, Valdir Gonçalves de Araújo

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Comportamento dos Clientes: Um estudo de caso no Supermercado Ponto Econômico Ltda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Maria Cristina Da Rosa Dewes

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Clima Organizacional: Um estudo exploratório sobre a percepção das pessoas que atuam numa empresa de Transações Imobiliárias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Daniela da Conceição Lottermann

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Pesquisa junto aos egressos do Curso de Administração da Unisc Campus Montenegro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Júlio César De Souza Rosa

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Estudo sobre as perspectivas de implementação de uma empresa do Ramo de Doces e Salgados tendo em vista a viabilidade Econômico-Financeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Jéssica De Azevedo Severo

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira para Implantação de uma empresa de Doces. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: André Luís da Silva

Sardão, I;BORTOLASO, INGRIDI VARGAS. Estudo sobre a viabilidade econômico-financeira para a implantação de uma empresa de Comércio no Ramo de Alimentação e Bebidas no Município de Montenegro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: JÉSSICA CRISTINA DA SILVA

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Pesquisa sobre a Satisfação de Clientes numa empresa Prestadora de Serviços no Ramo de Doces. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: TAMIRIS SILVA DE SOUZA

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Análise do nível de satisfação dos clientes da empresa Rota Bazar e Utilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Adriana Chapuis

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Administração Financeira: Estudo de caso sobre a realidade de uma microempresa do setor varejista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Luciana Chapuis

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Gestão Socioambiental: Um estudo sobre sua aplicação no Posto de Combustível Vendinha, na cidade de Triunfo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Cristina Vianna de Macedo

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. O Estudo da opinião dos clientes em relação aos produtos oferecidos e atendimento prestado na Loja Rodrigues em Montenegro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Luciana Dorneles Monteiro

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Descrição de Cargos: Um Estudo de Caso na Empresa Ivirtua Ltda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Bruno Alberto Rodrigues

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Avaliação de Desempenho: Um estudo sobre o desempenho humano na Farmácia Mottin Ltda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Shana Bronca da Silva

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Estudo sobre a viabilidade econômica e financeira para instalação da Loja ?Sexy Fit Moda Fitness?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Cristiane Souza Tain

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Análise das Doenças Ocupacionais: Um estudo de caso junto aos bancários que trabalham no Banrisul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Beatriz Bauer Vianna

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. Analise do Mercado de Moveis Planejados na concepção de Clientes:Um estudo de caso na empresa IB Moveis e Esquadrias Ltda ME. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Caroline Kuhn

Sardão, I;BORTOLASO, I. V.. E-social: Um Estudo de Caso e suas implicações segundo a percepção das pessoas que atuam em Escritório de Assessoria Contábil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Paula Meneghetti Borges

MENEGHETTI, A. P.; ALMEIDA, C. C.;RIBEIRO, O. D. J.. ANALISE DA DEPARTAMENTALIZACAO EM UMA EMPRESA HOSPITALAR - UM ESTUDO DE CASO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIENCIAS CONTABEIS) - Centro Universitário Franciscano.

Otilia Denise Jesus Ribeiro

RIBEIRO, O. D. J.; ALMEIDA, C. C.;MENEGHETTI, A. P.. Análise de departamentalização em uma empresa hospitalar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Franciscano.

Guilherme Luis Roehe Vaccaro

TEIXEIRA, F. L. C.;BALESTRIN, A.VACCARO, Guilherme Luís RoeheANTUNES JÚNIOR, José Antônio Valle; VERSCHOORE FILHO, J. R. S.. Construção de um Modelo de Referência para a Avaliação de Redes de Cooperação Empresariais. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Daniel Pedro Puffal

BALESTRIN, A.; WEGNER, D.; SCHMIDT, S.; TREZ, G.;PUFFAL, D. P.. Cooperação entre Universidade, Governo e Empresa: O Caso HT Micron. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Daniel Pedro Puffal

BALESTRIN, A.; HOPPEN, N.; VERSCHOORE, J. R. S.;PUFFAL, D. P.. O papel da cooperação entre universidade, governo e empresa para o desenvolvimento da indústria brasileira de semicondutores. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Norberto Hoppen

BALESTRIN, A.;HOPPEN, N.; VERSCHOORE FILHO, J. R. S.; PUFFAL, D.. O Papel da Cooperação entre Universidade, Governo e Empresa para o Desenvolvimento da Indústria Brasileira de Semicondutores. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Serje Schmidt

SCHMIDT, SERJE. Cooperação entre Universidade, Governo e Empresa: O Caso HT Micron. 2015. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Douglas Wegner

BALESTRIN, A.; PUFFAL, D. P.; SCHMIDT, S.; TREZ, G.;WEGNER, D.. Cooperação entre Universidade, Governo e Empresa: O caso HT Micron. 2015. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Alsones Balestrin

BALESTRIN, Alsones; ANTUNES JUNIOR, José Antonio Valle;VERSCHOORE, Jorge Renato; TEIXEIRA, F. L. C.. Construção de um modelo de referência para a avaliação de redes de cooperação empresariais. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Alsones Balestrin

BALESTRIN, AlsonesSCHMIDT, S.; PUFFAL, D.; TREZ, G.;WEGNER, D.. Cooperação Universidade, Governo e Empresa: O Caso da HT Micron. 2015. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniela Roehrs Laner

Aspectos da Cultura Organizacional e suas Influências no desenvolvimento de Inovações:Caso SENAC-RS; 2018; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Anelise Schmitz Athaide

Práticas de gestão de redes de cooperação: retenção e integração de novos associados; 2017; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Ieda Bavaresco Machado

Análise da governança de uma rede de cooperação: o caso Redefort; 2017; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul,; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Pedro Flach Junior

Indicadores de Desempenho em um Departamento Jurídico: Uma metodologia para a sua Construção; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Negócios) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Coorientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Thiago Beiler dos Santos Breyer

Análise Estratégica da Advocacia Empresarial a Partir da Visão Baseada em Recursos; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Negócios) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Coorientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Eveline Barden Baier

Global Mindset: Um estudo em uma empresa multinacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Luana Silveira Araujo

Análise de alternativas para aperfeiçoar o recebimento de sugestões, com vista à Inovação, na Agência de Rio Pardo do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S; A; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Thais Leticia Barbosa

Estudo Da Proposta De Implantação Do Programa De Cargos E Salários Da Escolinha Tema Feito; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

George da Silveira Barros

Scamper: Um estudo de caso na empresa Audicon Organizações Contábeis Ltda; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Nathaly Carpes Batista

Clima Organizacional: Uma pesquisa aplicada na matriz do Laboratório de Patologia Rocha e Gonzatti; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Paula da Silva Bulsing

Análise do processo produtivo na empresa Olaria Cachoeirense Ltda; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Barbara Santana Chaim

Análise dos Processos de Produção e Inovação da empresa Dobra; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Ariana Freitag

Análise dos Processos do Centro de Distribuição de uma empresa Varejista; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Laura Nedel Hermes

Os principais desafios da Gestão de Pessoas frente as diferentes gerações do atual mercado de trabalho; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Alison Luan Felix Kasper

Recrutamento e Seleção de Pessoas, um processo fundamental para a escolha de uma boa equipe profissional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Deise Rodrigues

Análise de Gestão da Inovação no desenvolvimento de embalagens; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Ilmar Rysdyk

Análise do Processo de Inspeção; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Taina Roberta Toledo da Silva

Gestão e Sucessão de empresa Familiar: Um estudo sobre a Comercial de Vidros Montenegro Ltda; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Rosana de Fátima Canani

Sugestão para melhoria do processo em uma empresa de Pequeno Porte no Setor de Confecções; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Jéssica Dias

O Impacto da Administração de Estoques na Gestão da Empresa JBS S/A; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Jennifer Dos Santos Maciel

Qualificação de Fornecedor Nacional de uma empresa de Bopp; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Mayara da Veiga Pereira

Analise do Processo de Fabricação de Móveis de uma empresa de Pequeno Porte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Pedro Augusto Rhoden

Melhoria no processo de diligenciamento dos pedidos de compra: um estudo na empresa Alfa ?S; A; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Eva Luciane Massena da Silva

Proposição de Critérios para Seleção de Fornecedores para um Supermercado de Pequeno Porte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Paulo Ricardo da Silva

A Acuracidade dos Inventários locais de Estoque Carnes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Grébori Anderson da Silva

O Processo de Produção no Sistema de Integração Avícola da Vibra Agroindustrial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Michele Medeiros Soares

Redes de Cooperação: Um estudo sobre o Processo Coletivo de Marketing; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ingridi Vargas Bortolaso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Carrano Almeida

Uma abordagem aos Ativos Intangíveis; 2003; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Cláudia Carrano Almeida;

Miguel Afonso Sellitto

2016; Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Miguel Afonso Sellitto;

Jorge Renato de Souza Verschoore Filho

Construção de Modelo de Referência para Avaliação de Redes de Cooperação Empresariais; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Coorientador: Jorge Renato de Souza Verschoore Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, O. G. ; BORTOLASO, I. V. ; ORTH, S. ; DONZELLO, C. . Culture and Leadership in Different Social Clusters: Study in an Organization of the Body Industry for Public Transport. IOSR Journal of Business and Management (IOSR-JBM) , v. 22, p. 59-67, 2020.

  • SILVA, L. F. ; Vershoore, J. R. ; BORTOLASO, I. V. ; BRAMBILLA, F. R. . The effectiveness of game dynamics in cooperation networks. EUROPEAN BUSINESS REVIEW , v. 31, p. 870-884, 2019.

  • BORTOLASO, INGRIDI ; VERSCHOORE, JORGE RENATO ; RIGONI, EDUARDO HENRIQUE . Evaluating engineered networks: the effects of structure and process on the outcome of the Brazilian small-firm networks. World Review of Intermodal Transportation Research , v. 8, p. 63-77, 2019.

  • ALIEVI, R. M. ; BORTOLASO, INGRIDI ; DOLCI, P. C. ; KROTH, E. ; LESEUX, V. C. . Relacoes de cooperacao para competitividade e inovacao no APL de TI do Vale do Rio Pardo (RS). COLOà301QUIO â013 Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat , v. 16, p. 229-253, 2019.

  • BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; DAGNINO, G. B. . Regional strategic networks in southern Brazil. International Journal of Globalisation and Small Business , v. 10, p. 338, 2019.

  • KISHI, R. L. ; PIMENTA, M. L. ; ANDRADE, D. F. ; BORTOLASO, I. V. ; FERNANDES, O. G. . Demarcações do estudo mercadológico: a percepção do significado de marketing enquanto disciplina de estudo. REVISTA UNILUS ENSINO E PESQUISA (ONLINE) , v. 15, p. 42-57, 2018.

  • VERSCHOORE, JORGE RENATO ; TEIXEIRA, RAFAEL ; BORTOLASO, INGRIDI . Fostering effective strategic networks in an emerging economy: the role of public agents' mechanisms. International Journal of Technology, Policy and Management , v. 18, p. 164-184, 2018.

  • DAL-SOTO, FÁBIO ; MONTICELLI, JEFFERSON MARLON ; BORTOLASO, INGRIDI VARGAS ; TELOCKEN, SUELEN GEÍSE . Relações interorganizacionais como lócus de vantagem competitiva: manifestações em instituições brasileiras de educação superior. Revista Gestão Universitária da América Latina , v. 10, p. 274, 2017.

  • FACCIN, K. ; BALESTRIN, A. ; BORTOLASO, I. V. . The joint R&D project: The case of the first Brazilian microcontroller chip. RAUSP-E (SÃO PAULO) , v. 51, p. 88-102, 2016.

  • FACCIN, K. ; BORTOLASO, I. V. ; BALESTRIN, Alsones . A visão relacional de políticas de ciência e tecnologia: O caso do programa CI brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online) , v. 83, p. 226-251, 2016.

  • WEGNER, DOUGLAS ; BORTOLASO, INGRIDI VARGAS ; ZONATTO, PATRINÊS APARECIDA FRANÇA . Small-Firm Networks and strategies for consolidation: evidence from the Brazilian context. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS (ONLINE) , v. 18, p. 525-544, 2016.

  • VERSCHOORE, JORGE RENATO ; BORELLA, LUCAS ; BORTOLASO, INGRIDI VARGAS . Towards a Framework for Crowdsourcing Process Management: Evidences from Brazilian Leading Experts. Journal of Business and Economics , v. 6, p. 187-203, 2015.

  • BORTOLASO, I. V. ; FACCIN, K. ; BALESTRIN, A. ; TEIXEIRA, R. . Trajectory of Brazilian Semiconductor Industry and its Supply Chain: An Economic, Governmental, and Technological Perspectives. JOSCM. Journal of Operations and Supply Chain Management , v. 6, p. 9-20, 2013.

  • BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; Antunes, J. A. V. . Práticas de Gestão de Redes de Cooperação Horizontais: Proposição de um Modelo de Análise. Contabilidade, Gestão e Governança , v. 16, p. 3-16, 2013.

  • BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; Antunes, J. A. V. . Estratégias Cooperativas: avaliando a gestão da estratégia em redes de pequenas e médias empresas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (São Paulo. Impresso) , v. 14, p. 419-437, 2012.

  • BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; VALE JR., A. . O relacionamento sustenta a cooperação empresarial? Uma análise do relacionamento interno em duas redes horizontais. Análise (PUCRS) , v. 23, p. 234-243, 2012.

  • BORTOLASO, I. V. ; SELLITTO, M. A. . Vantagens competitivas observadas em uma rede de cooperação para comercialização de artigos esportivos.. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas , v. 4, p. 37-48, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BORTOLASO, I. V. ; FERNANDES, O. G. . Consultoria e Assessoria para desenvolvimento e implantação de produtos em uma relação interorganização por meio do processo de inovação Stage Gates - Rede Brasil Esportes. 2020.

FERNANDES, O. G. ; BORTOLASO, I. V. . Consultoria e Assessoria em alinhamento de processos e desenvolvimento do planejamento estratégico da Rs Indústria Eletrônica Ltda.. 2020.

BORTOLASO, I. V. ; FERNANDES, O. G. . Consultoria e Assessoria para desenvolvimento de produto por meio das cinco etapas do Processo Stage Gates e integração com plano estratégico, plano de marketing e plano de vendas - Diponto Comercio de Relógios Eireli.. 2019.

BORTOLASO, I. V. ; FERNANDES, O. G. . Assessoria em inovação no processo de vendas - Redefinição dos processos de colocação dos produtos no mercado - D'Linea indústria e Comércio de Móveis. 2019.

BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. . Assessoria para desenvolvimento de Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, testagem e aplicação em todo o estado do RS. 2015. 2018.

BORTOLASO, I. V. . Assessoria Organizacional - Estratégias de Inovação em Redes - Rede Brasil Esportes. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Assessoria Organizacional - Estratégias de Inovação em Redes - Rede Brasil Esportes. 2016.

BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; WOLFF, L. ; GARCIA, L. G. O. . Assessoria para desenvolvimento de Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos.. 2015.

BORTOLASO, I. V. . Assessoria Organizacional - Estratégias de Inovação em Redes - Rede Brasil Esportes. 2015.

Vershoore, J. R. ; BORTOLASO, I. V. ; GARCIA, L. G. O. ; ZUQUETTO, R. D. . Assessoria para Desenvolvimento de Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS. 2014.

BORTOLASO, I. V. . Assessoria Organizacional - Desenvolvimento e Adensamento do Relacionamento de Associados - Rede Brasil Esportes. 2014.

BORTOLASO, I. V. . Implantação do Modelo de Gestão para Redes de Cooperação - Rede Brasil Esportes. 2013.

BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. . Aplicação do Diagnóstico Operacional de Loja (DOL). 2011.

BORTOLASO, I. V. ; Antunes, J. A. V. ; PERUCIA, A. ; LACERDA, D. P. ; OLIVEIRA, D. . Desenvolvimento do Modelo do Operação do Projeto Negócio a Negócio. 2010.

BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. . Assessoria para desenvolvimento metodológico de atendimento as empresas em rede.. 2010.

BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. . Aplicação do DIagnóstico Operacional de Loja (DOL). 2010.

Antunes, J. A. V. ; BALESTRIN, A. ; Vershoore, J. R. ; BORTOLASO, I. V. ; ORSOLIN, G. ; PERUCIA, A. . Identificação das Práticas de Gestão de Redes de Cooperação. 2009.

BORTOLASO, I. V. ; BORBA, B. S. ; ALMEIDA, C.C. . Implantação de um Sistema de Departamentalização na Empresa Sistemas Mecanizados Verdes Vales. 2003.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - GCT - Tema 09 e ESO - Tema 07 - ENANPAD. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Membro da Banca Examinadora de Três Projetos de Tese - ENANPAD - São Paulo. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação do Artigo N 406 - XX SEMEAD. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação do Artigo N 980 - XX SEMEAD. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação do Artigo N 1878 - XX SEMEAD. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação do Artigo N 2053 - XX SEMEAD. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo para Revista Brasileira de Pós-Graduação - RBPG. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - 3Es ANPAD - Tema 11. 2017.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 7561 - Revista CEPE. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 6878 - Revista CEPE. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N8599 - Revista CEPE. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 7872 - Revista CEPE. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 7576 - Revista CEPE. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 7427 - Revista CEPE. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo RCAD 2015/126 - Revista de Ciências da Administração. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo RCAD: 2015/124 - Revista de Ciências da Administração. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 386 - XIX SEMEAD. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 588 - XIX SEMEAD. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 598 - XIX SEMEAD. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo N 1010 - XIX SEMEAD. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - GCT - Tema 09 e ESO - Tema 07 - XL ENANPAD. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica - Tema 09. 2016.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo XVIII SemeAd. 2015.

BORTOLASO, I. V. . Coordenador/Debatedor de Sessão - ESO TEMA 07 - XXXIX ENANPAD - Belo Horizonte/MG. 2015.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - GCT - Tema 09 e ESO - Tema 07 - ENANPAD. 2015.

BORTOLASO, I. V. . Membro da Banca Examinadora de Três Projetos de Tese - XXXIX ENANPAD - Belo Horizonte/MG. 2015.

BORTOLASO, I. V. . Avaliação de Artigo RCAD 2015/095 - Revista de Ciências da Administração. 2015.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - XVII SemeAd. 2014.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - XXXVII ENANPAD.. 2013.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - XVI SemeAd. 2013.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - XXXVI ENANPAD - EOR 11. 2012.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - EnEO. 2012.

BORTOLASO, I. V. . Coordenação da Mesa de Debate sobre Redes de Cooperação - EnEO. 2012.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - XV SemeAd. 2012.

BORTOLASO, I. V. . Avaliador de Artigo - XXXVI ENANPAD.. 2011.

BORTOLASO, I. V. ; BALESTRIN, A. ; Antunes, J. A. V. ; Vershoore, J. R. . Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação. 2009.

BORTOLASO, I. V. . Capacitação de Consultores - Índice de Relacionamento - SEBRAE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; WOLFF, L. ; GARCIA, L. G. O. . Capacitação dos Gestores de Projetos Coletivos - Índice de Colaboração. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BALESTRIN, A. ; BORTOLASO, I. V. . Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores no Brasil: Uma Análise das Estratégias e Ações Colaborativas entre Empresas, Governo e Academia. 2015. (Relatório de pesquisa).

BALESTRIN, A. ; BORTOLASO, I. V. . CNPq - Edital Universal 14/2011 - Estratégias Colaborativas no Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores no Brasil. 2014. (Relatório de pesquisa).

BORTOLASO, I. V. ; VERSCHOORE, JORGE RENATO ; CABRAL, P. F. . Capacitação de Gestores de Projetos Coletivos - Turma I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; CABRAL, P. F. . Capacitação de Gestores de Projetos Coletivos - Turma II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORTOLASO, I. V. . Gestão de Redes de Cooperação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; CABRAL, P. F. . Capacitação de Gestores de Projetos Coletivos - Turma I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BALESTRIN, Alsones ; ROTH, A. L. ; SANTOS, A. R. ; THOMAS, E. ; BORTOLASO, I. V. ; Vershoore, J. R. ; Antunes, J. A. V. ; PAULA, L. H. . Cooperação e Desenvolvimento: Economia da Cooperação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORTOLASO, I. V. ; WEGNER, D. ; ADAM, C. ; ABS, A. . Metodologia de Operação do Projeto Rede à Rede. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Metodologia de Operação do Projeto Rede à Rede).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Mecanismos de Governança no Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação da Região do Vale do Rio Pardo, Descrição: O projeto de pesquisa do APL de Tecnologia da Informação centra sua análise da identificação mecanismos de governança e de interação/cooperação e fluxos de aprendizado inovativo que determinam a força competitiva dos agentes que atuam no APL.Partindo desse contexto, o problema de pesquisa busca investigar como podem as empresas, localizadas num espaço geográfico, manter e/ou ampliar sua capacidade competitiva em um mundo cada vez mais globalizado e mais regionalizado? A partir desse questionamento pretende-se, por meio da literatura e dos resultados da pesquisa de campo, verificar se realmente as questões relativas à proximidade geográfica e a governança do aglomerado produtivo permitem que as relações de cooperação ocorram com maior intensidade e sejam fatores de incremento competitivo de um arranjo produtivo local. Para responder aos questionamentos definiu-se como objeto empírico de pesquisa o Arranjo Produtivo Local da Região do Vale do Rio Pardo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Pietro Cunha Dolci - Integrante / Rejane Maria Alievi - Integrante / Anelise Rebelato Mozzato - Integrante / Denize Grzybovski - Integrante / Eduardo Kroth - Integrante / Eduardo Bitencourt - Integrante / Ariana Achett - Integrante / Fábio Giulian Marques - Integrante / Viviane Ceratti Leseux - Integrante.

  • 2016 - 2018

    As relações interorganizacionais como fonte de novos ambientes institucionais nas cadeias globais dos semicondutores e do tabaco., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem seu arcabouço teórico fundamento sob as lentes teóricas das relações interorganizacionais e do Trabalho Institucional. O campo empírico será composto por duas cadeias globais. São elas: a cadeia de semicondutores e a cadeia do tabaco. As relações interorganizacionais podem agir como uma fonte de mudança do ambiente institucional, através da criação de "novos ambientes instituições", a adoção dessa estratégia pode impactar na operação (funcionamento) de toda a cadeia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Daniela Roehrs Laner - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Edital CNPq 2012 - PQ - Indústria de Semicondutores no Brasil: Um Estudo a Partir da Ótica de Projetos Colaborativos de P&D, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alsones Balestrin em 01/01/2014., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Alsones Balestrin - Coordenador / Kadigia Faccin - Integrante.

  • 2013 - Atual

    CNPQ - Universal 14/2012 - Faixa B: Inovação Colaborativa na Indústria de Semicondutores Brasileira, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alsones Balestrin em 01/01/2014., Descrição: O presente projeto de pesquisa, aqui apresentado, terá seu arcabouço teórico fundamentado sob a teoria da inovação, sendo o campo empírico a indústria de semicondutores no Brasil. Tal contexto, analisado sob a ótica das estratégias colaborativas para inovação, como a formação de alianças, joint ventures e redes interorganizacionais, poderá fornecer elementos substanciais para a orientação estratégica da inovação de empresas, de instituições e de políticas públicas para o desenvolvimento da indústria brasileira de semicondutores. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Alsones Balestrin - Coordenador / Rafael Teixeira - Integrante / Kadigia Faccin - Integrante.

  • 2012 - 2014

    EDITAL FAPERGS 04/2012 (PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO) Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores no Brasil: Uma Análise das Estratégias e Ações Colaborativas entre Empresas, Governo e Academia, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alsones Balestrin em 20/08/2012., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Alsones Balestrin - Coordenador / Rafael Teixeira - Integrante / Kadigia Faccin - Integrante.

  • 2012 - 2014

    EDITAL CAPES 059/2010 - Estratégias Organizacionais e Interorganizacionais em Cadeias Globais de Produção e Serviços, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alsones Balestrin em 04/04/2015., Descrição: Edital CAPES 059/2010, com duração 2010 a 2014. Este projeto tem como foco à análise de cadeias globais de produção e pretende identificar, nesse contexto, oportunidades estratégicas para serem capitalizadas por empresas e grupos de empresas brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Alsones Balestrin - Coordenador / Kadigia Faccin - Integrante.

  • 2011 - 2014

    CNPq - Edital Universal 14/2011 - Estratégias Colaborativas no Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores no Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alsones Balestrin em 20/08/2012., Descrição: O trabalho trata de estratégias colaborativas para o desenvolvimento da indústria brasileira de semicondutores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Alsones Balestrin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2010

    Análise de Empresas Associadas a Redes Empresariais, Descrição: Desenvolvimento de um instrumento que comtemple dois tipos de análise: individual e coletiva. No primeiro momento a análise individual da empresa, suas informações de gestão; e no segundo momento analise das ações da empresa enquanto membro da rede. O ojetivo é identificar pontos a serem desenvolvidos ou melhorados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Projeto Negócio a Negócio, Descrição: Consultor Projeto Negócio a Negócio - SEBRAE O projeto Negócio a Negócio compreende a elaboração de uma estratégia para o atendimento presencial, por parte do SEBRAE de 80.000 MPEs no estado do Rio Grande do Sul, durante o ano de 2010. Essa estratégia contempla um modelo de governança e o desenvolvimento de um método de atendimento às empresas. O projeto articulou o trabalho conjunto entre SEBRAE, UNISINOS e mais dez universidades gaúchas coveniadas, que cobrem todo o território do estado. Também contempla a contratação de aproximadamente 1000 profissionais durante 2010, envolvendo um orçamento total de aproximadamente R$10.000.000,00. As atividades principais incluem: desenvolvimento do modelo de governança dos parceiros, estratégia de dimensionamento de pessoal e empresas a serem atendidas, criação de metas e cronogramas, elaboração de processos de negócios por meio de tecnologia EPC, elaboração orçamentária, elaboração de manuais de treinamento e realização de seminário de capacitação para profissionais de coordenação das universidades participantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Integrante / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Coordenador / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Desenvolvimento do índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos, Descrição: O projeto intitulado índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos tem como objetivo estabelecer uma tecnologia de avaliação das características relacionais de pequenas empresas envolvidas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS. O projeto foi executado em seis meses e envolveu 411 empresas de 30 projetos coletivos de 15 cidades do Rio Grande do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Mariana delgado monteiro de araujo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2017 - 2018

    Desenvolvimento do índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos, Descrição: O projeto intitulado índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos tem como objetivo estabelecer uma tecnologia de avaliação das características relacionais de pequenas empresas envolvidas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS. O projeto foi executado em seis meses e envolveu 411 empresas de 30 projetos coletivos de 15 cidades do Rio Grande do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Mariana delgado monteiro de araujo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Desenvolvimento do índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos, Descrição: O projeto intitulado índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos tem como objetivo estabelecer uma tecnologia de avaliação das características relacionais de pequenas empresas envolvidas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS. O projeto foi executado em seis meses e envolveu 411 empresas de 30 projetos coletivos de 15 cidades do Rio Grande do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Mariana delgado monteiro de araujo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Desenvolvimento do índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos, Descrição: O projeto intitulado índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos tem como objetivo estabelecer uma tecnologia de avaliação das características relacionais de pequenas empresas envolvidas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS. O projeto foi executado em seis meses e envolveu 411 empresas de 30 projetos coletivos de 15 cidades do Rio Grande do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Mariana delgado monteiro de araujo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Desenvolvimento do índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos, Descrição: O projeto intitulado índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos tem como objetivo estabelecer uma tecnologia de avaliação das características relacionais de pequenas empresas envolvidas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS. O projeto foi executado em seis meses e envolveu 411 empresas de 30 projetos coletivos de 15 cidades do Rio Grande do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Mariana delgado monteiro de araujo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Desenvolvimento do índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos, Descrição: O projeto intitulado índice de Relacionamento de Empresas em Projetos Coletivos tem como objetivo estabelecer uma tecnologia de avaliação das características relacionais de pequenas empresas envolvidas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS. O projeto foi executado em seis meses e envolveu 411 empresas de 30 projetos coletivos de 15 cidades do Rio Grande do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Mariana delgado monteiro de araujo - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Tecnologias para Adensamento das Relações em Projetos Coletivos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Renato de Souza Verschoore Filho em 05/01/2017., Descrição: O projeto intitulado Tecnologias para Adensamento das Relações nos Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais para ampliar e aprimorar os relacionamentos entre empresas nos grupos de atuação setoriais promovidos pelo SEBRAE/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos com a Utilização da ARS, Descrição: O projeto intitulado Tecnologia de Acompanhamento da Evolução dos Relacionamentos em Projetos Coletivos tem como objetivo desenvolver uma tecnologia de acompanhamento da evolução do relacionamento entre empresas nos grupos de atuação do SEBRAE/RS com a utilização de software específico para a Análise de Redes Sociais (ARS).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / VERSCHOORE, JORGE RENATO - Integrante / Luciane Wolff - Integrante / Livia Garcez de Oliveira Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Construção de Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, Descrição: O projeto tem financiamento do Governo do Estado do RS e tem como objeto o desenvolvimento de um Modelo de Referência em Gestão de Redes de Cooperação, bem como a consolidação das melhores práticas empregadas pelas redes. Este projeto insere-se no contexto da necessidade de alavancagem dos negócios de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto tem como idéia central a noção de que a melhoria dos mecanismos de gestão das diversas Redes que constituem o Programa Redes de Cooperação é um vetor essencial para reduzir a vulnerabilidade dos empreendimentos e, simultaneamente, construir bases sólidas para promover a perenidade das empresas que atuam nas diferentes redes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ingridi Vargas Bortolaso - Coordenador / Jorge Renato de Souza Verschoore Filho - Integrante / José Antônio Valle Antunes Jr. - Integrante / Alsones Balestrin - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Santa Cruz do Sul, PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISC. , UNISC - Campus Universitário, Universitário, 96815900 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil, Telefone: (51) 37177300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional

Atividades

  • 08/2016

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Inovação, Gestão de Operações II, Orientação de Trabalho de Final de Curso I, Orientação de Trabalho de Final de Curso II, Orientação de Trabalho de Final de Curso III

  • 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Administração, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração de Montenegro.

  • 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISC, .,Linhas de pesquisa

2017 - Atual

OGF Assessoria Empresarial Ltda.

Vínculo: Sócia-Diretora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 4

2015 - 2016

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutorado, Carga horária: 40

2011 - 2015

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40

2010 - 2011

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2010 - 2011

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

2010 - 2011

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Analista Acadêmica, Enquadramento Funcional: Analista Acadêmica, Carga horária: 20

2009 - 2010

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista Acadêmica, Carga horária: 30

2007 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação na interface professor/empresa, desenvolvimento do relacionamento com a comunidade corporativa empresarial, identificação de demandas, acompanhamento e desenvolvimento de projetos corporativos e novos produtos.

Atividades

  • 10/2010 - 12/2010

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Plano de Negócio

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arranjos Interorganizacionais, Projeto de Redes logísticas

  • 08/2010 - 10/2010

    Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Empreendedorismo

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégia e Inovação

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Redes Logísticas

2003 - 2003

Universidade Franciscana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - PROBEX, Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolvimento do Projeto Implantação da departamentalização na empresa sistemas mecanizados verdes vales em Santa Maria - Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX

2002 - 2002

Universidade Franciscana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista PROBIC - Projeto "Capital Social a Diferença que pesa no balanço"sob orientação da professora Cláudia Carrano de Almeida, no curso de Ciências Contábeis.

2001 - 2001

Universidade Franciscana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita - PROADIS, Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades de complementação acadêmica, no projeto "Estudo para implantação de Programa 5s no curso de Ciências Contábeis". Carga horária de 12h semanais. Período do Programa: de abril a novembro de 2001.

2004 - 2007

Rede Brasil Esportes

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Executiva, Carga horária: 40

Outras informações:
Administração e gestão da rede, negociação com fornecedores, busca de associados, analise de perfil, confecção e execução de projetos, relatórios gerenciais, execução das rotinas administrativas, administração e organização de feiras e eventos.