Maria de Fátima Coutinho Sousa
Possui Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo Espanhol pela Universidade Regional do Nordeste (1982), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Nordeste (1983), Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (1999). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nas áreas: cultura, intertexto, palimpsesto, crítica.
Informações coletadas do Lattes em 12/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
1997 - 1999
Universidade Estadual da Paraíba
Geralda Medeiros Nóbrega.Palavras-chave: Cultura. Intertertexto.Crítica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Especialização em Literatura Brasileira
1982 - 1983
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE
Orientador: Neuma Fechine Borges
Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo Espanhol
1979 - 1982
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.
Participação em eventos
I Simpósio de Enfermagem.Novos caminhos da Enfermagem: Por mudanças no Ensino e na Profissão. 2009. (Simpósio).
III Encontro de Produção Acadêmico- Científico.Gêneros Textuais e Trabalhos Acadêmicos: Como elaborá-los.. 2009. (Encontro).
Encontro de Produção Acadêmico- Científica. EnPAC.A Redação de Artigos Científicos. 2007. (Encontro).
Encontro de professores da Facisa e FCM.Professor gestor, empreendedor, agente de mudanças. 2007. (Encontro).
Congresso Internacional de Literatura de Cordel. A escritura feminina em Literatura de Cordel. 2005. (Congresso).
Cultura Popular em Foco: Manifestações Folclóricas da Paraíba.Literatura de Cordel. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
SOUSA, M. F. C.. Turismo de Eventos na Cidade de Campina Grande-PB: Um Estudo de caso da Cara Melada Buffet.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Turismo) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.
SOUSA, M. F. C.. Baia da Traição, Turismo, Recursos Naturais e Desenvolvimento: Um Estudo de Caso. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Turismo) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.
SOUSA, M. F. C.. O Rock Bar Como Atrativo Turístico na Cidade de Esperança-PB. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Turismo) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.
SOUSA, M. F. C.. Potencialidades Turísticas do Município de Sousa-PB. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Turismo) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.
SOUSA, M. F. C.. Hotel Village Campina Grande: A Influência do Marketing no Comportamento do Cliente. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Turismo) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.
SOUSA, M. F. C.. A Prostituição Feminina Como Face do Contrato Sexual: A Relação do Direito com as Teorias Feministas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Direito) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.
SOUSA, M. F. C.. Turismo Inclusivo: A Importância do Atendimento ao Deficiente Auditivo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Turismo) - Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas.
SOUSA, M. F. C.. Escola e leitura de texto de televisão. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. A poesia na sala de aula, em turmas de 5ª série. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. A (sub)missão da mulher, na família, em " Amor", de Clarice Lispector e " Ave do paraíso", de Nélida Piñon. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. Leitura da Literatura em sala de aula: Um diagnóstico nas séries iniciais do Ensino Médio. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. Incentivo à Leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. Manual do Direito Autoral aplicado à Literatura de Cordel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.
SOUSA, M. F. C.. A prática do turismo pedagógico: Um estudo de caso comparativo entre escolas públicas e privadas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.
SOUSA, M. F. C.. Turismo Inclusivo: A importância do atendimento ao deficiente auditivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.
SOUSA, M. F. C.. Surubim,PE- Um potencial cultural como fator de desenvolvimento turístico.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.
SOUSA, M. F. C.. Perfil e percepção do curso de turismo na visão de estudantes e professores turismólogos da Facisa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.
SOUSA, M. F. C.. A influência do turismo sobre a cultura: caso das quadrilhas juninas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.
SOUSA, M. F. C.. Levantamento das potencialidades turísticas do município de Princesa Isabel: patrimônio histórico-cultural em foco. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.
SOUSA, M. F. C.. Turismo com Educação ambiental: Um caminho para a sustentabilidade no litoral paraibano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento.
SOUSA, M. F. C.. Pablo Neruda e sua poesia: a figura da casa na (re)construção do Chile. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. Duas obras, dois autores e um universo: leitura comparativa entre os romances " A dama das camélias" e "Lucíola". 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. A paremiologia como visão de mundo popular. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. As condições de vida e relações sociais entre dominantes e dominados em Menino de Engenho, de José Lins do Rego. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. O perfil dialético de duas personagens femininas na obra de José de Alencar. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. A influência do aspecto natural sobre o social na obra " A Bagaceira", de José Américo nde Almeida. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. O dualismo entre memórias e romance nas obras de José Lins do Rego. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo) - Universidade Estadual da Paraíba.
SOUSA, M. F. C.. O imaginário da seca na visão de mundo de obras eruditas e populares. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo) - Universidade Estadual da Paraíba.
Orientou
O uso das novas tecnologias na implementação de projetos inovadores; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias na Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
O papel da Literatura Infantil no Desenvolvimento da Criança; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Indisciplina Escolar: Uma aquarela sem tintas definidas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Avaliaçao na aprendizagem: as concepçoes e praticas docentes do professor universitario; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Oralidade e escrita: inter-relaçoes; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Tenda dos Milagres: Um diálogo com a Resistência Afro-Relogiosa; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Fragmentos de Literatura no Jornalismo: Gêmeos em Busca de Harmonia; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
O Discurso Memorialista do Narrador Hatouniano em; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
A Marginalização na Obra de Lima Barreto; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
O Fluxo da Consciência em Agonia na Tumba; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
O Gênero no Cordel: Reproduzindo uma Ideologia Machista; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
A Dama das Camélias e Lucíola:Uma Dialética Intertextual; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
O Caráter Formador e Lúdico na obra Sangue Fresco, de João Carlos Marinho; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
O Fascínio da Personagem Emília: Do Pícaro ao Malandro; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Natal na Barca: Um Discurso de Encantamento; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Uma abordagem do universo feminino na perspectiva do conto; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Lobato, do narrador ao intertexto; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Linguística) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
A importância da língua estrangeira para o profissional di setor hoteleiro de Campina Grande-PB; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
O artesanato da comunidade do Tabuado: Atratico turístico cultural inexplorado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Turismo) - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
A incessante busca dp heroi problemático em " A Viuvinha"; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Vernáculo) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria de Fátima Coutinho Sousa;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, M. F. C. ; RODRIGUES, José Edmilson . Paraíba . Nomes do Século.Série Histórica.Nº 43. Virginius da Gama e Melo. A União. Superintendência de Imprensa e Editora, João Pessoa -PB, p. 08 - 44, 10 dez. 2000.
-
SOUSA, M. F. C. . A escritura feminina na Literatura de Cordel. In: Congresso Internacional de Literatura de Cordel, 2005, João Pessoa-Paraíba. Programação e Caderno de Resumos. João Pessoa-Paraíba: Editora Grafset, 2005.
-
SOUSA, M. F. C. . Uma leitura dos paratextos. In: Gelne- Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 1999, Fortaleza -Ceará. Gelne- Programa e resumos. Fortaleza: UFC - Universidade Federal do Ceará, 1999.
-
SOUSA, M. F. C. . O conto popular - Da teoria à prática. In: IX Semana de Letras, 1998, Campina Grande-Paraíba. Caderno de Resumos, 1998.
-
SOUSA, M. F. C. . Leitura, Mulher e Literatura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SOUSA, M. F. C. . Metodologia do Ensino Superior- Especialização em Direito Processual Civil.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUSA, M. F. C. . Metodologia do Ensino Superior- Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Histórico profissional
Experiência profissional
2004 - 2011
Faculdade de Ciencias Sociais AplicadasVínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40
1992 - 2000
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria de Fátima Coutinho Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?