Aline da Fonseca Fernandez

Licenciada em Geografia pela UERJ.Por três anos atuou como bolsista da pesquisa "Juventude e Educação no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro: as condições de escolarização". Participou como colaboradora da pesquisa "Percursos, trajetórias, modos de crescer: escola e trabalho na transição para a vida adulta". Terminou o bacharelado em Geografia na UERJ e ingressou no mestrado em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas na UERJ/FEBF. Desenvolveu trabalho de monografia sobre o tema "A desigualdade na distribuição de equipamentos escolares no município de São Gonçalo". Na dissertação, buscou compreender o impacto do território na transição para a vida adulta dos jovens do Município de São Gonçalo.

Informações coletadas do Lattes em 08/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação na Periferias Urba

2010 - 2012

UERJ- Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Orientador: Drª Mônica Dias Peregrino
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Graduação em andamento em bacharelado em Geografia

2009 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em licenciatura em geografia

2005 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Mônica Dias Peregrino Ferreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Geografia Escolar na Educação Básica: Ensino e Pes. (Carga horária: 56h). , Universidade Federal Fluminense.

2011 - 2011

Mini curso: O "fazer sociedade" na vida quotidiana. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Fluminense.

2010 - 2010

Jóvenes, juventudes y políticas públicas. (Carga horária: 56h). , Universidad de La Republica.

2008 - 2008

Extensão universitária em Mudanças Climáticas. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Introdução à Poluição Marinha. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Monitoramento da Dinâmica Hidrológica. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Metais Pesados. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Desafios na Inserção Universitária. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Juventudes X Território. 2011. (Congresso).

Youth, Inequalities and the Future of Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

V Encontro com Pesquisadores: Geração à rasca: jovens em contexto de crise. 2011. (Encontro).

I Seminário Violar: Problematizando as Juventudes na cOntemporaneidade.Juventudes na interfase escola/trabalho/território. 2010. (Seminário).

III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão. As relações entre desigualdades sociais e espaciais e a distribuição de equipamentos escolares no Município de São Gonçalo. 2009. (Congresso).

18ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Mapeamento das relações entre as desigualdades sociais e espaciais e a distribuição das escolas públicas no Município de São Gonçalo. 2009. (Seminário).

15o. Encontro Nacional de Geógrafos. Rússia: dilemas e perspectivas no mundo contemporâneo. 2008. (Congresso).

17a. Semana de Iniciação Científica da UERJ.Mapeamento da distribuição das escolas públicas no Município de São Gonçalo. 2008. (Seminário).

V Semana de Geografia UERJ/FFP. 2008. (Simpósio).

I Ciclo de Conferência do NUPPE (Núcleo de Pesquisas Políticas que Produzem Educação. 2008. (Simpósio).

16a. Semana de Iniciação Científica da UERJ.Condições de escolarização pública de jovens em periferias urbanas. 2007. (Seminário).

II Seminário FFP para todos.História: sociedade, Identidade e Lugares. 2007. (Seminário).

II Seminário FFP para todos.Geografia e Planejamento Territorial: contribuições para o ensino do direito à cidade. 2007. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa: por uma cultura da experimentação.Condições de escolarização no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro: notícias de uma investigação em curso. 2007.. 2007. (Seminário).

Fórum Mundial de Educação Alto Tietê.Condições de escolarização pública de jovens em periferias urbanas. 2007. (Encontro).

Encontro Internacional de Educação.Condições de escolarização pública de Jovens no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • FERNANDEZ, A. F. . Juventudes X Território. In: Associação Latino-Americana de Sociologia/ALAS, 2011, Recife. XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA, 2011.

  • FERNANDEZ, A. F. . As Relações entre desigualdades sociais e espaciais na distribuição de equipamentos escolares no Município de São Gonçalo. In: III Colóqio Educação, Cidadania e Exclusão, 2009, Rio de Janeiro. III Colóquio Educação, cidadania e Exclusão, 2009.

  • FERNANDEZ, A. F. ; RIOS, C. S. ; CASTRO, A. M. ; ALVES, E. C. M. . Rússia: Dilemas e Perspestivas no Mundo Contemporâneo. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos: o espaço não pára. Por uma AGB em movimento, 2008, São Paulo. XV ENG, 2008.

  • Ferreira, Mônica Dias Peregrino ; FERNANDEZ, A. F. ; Ferreira, Tatiane . Condições de escolarização no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro: notícias de uma investigação em curso.. In: VI Seminário de Pesquisa: por uma cultura da Experimentação, 2007, São Gonçalo. VI Seminário de Pesquisa: por uma cultura da Experimentação, 2007.

  • FERNANDEZ, A. F. . Juventudes na interfase escola/trabalho/território. In: I Seminário Violar- Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade, 2010, Campinas, SP. I Seminário Violar- Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade, 2010.

  • FERNANDEZ, A. F. . Mapeamento das relações entre as desigualdades sociais e espaciais e a distribuição das escolas públicas no município de São Gonçalo. In: 18º Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2009, Rio de Janeiro. 20ª UERJ Sem Muros, 2009.

  • FERNANDEZ, A. F. ; ROSENDO, S. ; Ferreira, Tatiane . Mapeamento da distribuição das escolas públicas no município de São Gonçalo. In: 17a. Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2008, Rio de janeiro. 19a. UERJ sem Muros, 2008.

  • FERNANDEZ, A. F. . Condições de Escolarização pública de Jovens no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. In: Encontro Internacional de Educação, 2007, Gravataí. na internet, 2007.

  • FERNANDEZ, A. F. . Condições de escolarização pública de Jovens em periferias Urbanas. In: 16a. Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2007, Rio de Janeiro. 16a. SEMIC UERJ, 2007.

  • FERNANDEZ, A. F. . Mapeamento das relações entre as desigualdades sociais e espaciais e a distribuição das escolas públicas no Município de São Gonçalo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDEZ, A. F. . As relações entre desigualdades sociais e espaciais na distribuição de equipamentos escolares no Município de São Gonçalo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDEZ, A. F. . Mapeamento da distribuição das escolas públicas no município de São Gonçalo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDEZ, A. F. ; CASTRO, A. M. ; ALVES, E. C. M. ; RIOS, C. S. . Rússia: dilemas e perspectivas no mundo contemporâneo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDEZ, A. F. . Geografia e Planejamento Territorial: contribuições para o Ensino de Direito à Cidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDEZ, A. F. ; RIOS, C. S. ; CASTRO, A. M. ; ALVES, E. C. M. . História: Sociedade, Identidade e Lugares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDEZ, A. F. . Condições de Escolarização Pública de Jovens em Periferias Urbanas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDEZ, A. F. . Condições de Escolarização Pública de Jovens em Periferias Urbanas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDEZ, A. F. . Condições de escolarização pública de Jovens em periferias Urbanas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDEZ, A. F. . Condições de escolarização pública de jovens em periferias urbanas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Ferreira, Mônica Dias Peregrino ; FERNANDEZ, A. F. ; Ferreira, Tatiane . Condições de escolarização no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro: notícias de uma investigação em curso.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDEZ, A. F. . Efeitos do território sobre processos de transição para a vida adulta: estudo de caso do Município de São Gonçalo 2012 (Dissertação).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Percursos, Trajetórias, modos de crescer: escola e trabalho na transição para a vida adulta, Descrição: Estudos sobre as formas de inserção de jovens no mundo do trabalho mostram que na Europa, a convivência entre os mundos do trabalho e da escola, juntamente com a precarização das formas de trabalho juvenis, novidades, numa região em que a principal instituição de socialização da juventude era a escola. No Brasil, a convivência entre as duas instituições também é nova, quando pensamos na socialização dos jovens, em especial dos jovens pobres. Aqui, quando tratamos destes jovens, porém, nova não é a socialização pelo trabalho . A novidade está na entrada da escola, em especial da escola de ensino médio, "franqueda" aos jovens dos grupos populares a partir de meados da década de 1990 . Investigando as trajetórias de escolarização e de trabalho de jovens participantes do Projeto "Projovem Trabalhador", do Ministério do Trabalho e Emprego, dinamizado pela Prefeitura de São Gonçalo, a presente pesquisa busca compreender as regularidades nestas trajetórias, as singularidades que as marcam, e os possíveis nexos entre os modos de escolarização abertos no processo de expansão da escola e os modos de inserção no mundo do trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline da Fonseca Fernandez - Integrante / Shyrlei Rosendo - Integrante / Mônica Dias Peregrino Ferreira - Coordenador / Gabriela Miranda - Integrante / Carina Boher - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Juventude e educação no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro: as condições de escolarização, Descrição: O projeto teve como objetivo o mapeamento preliminar das desigualdades que marcam as condições de escolarização de jovens no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro, a partir de levantamento de dados junto às Secretarias de Educação e de Assistência social dos municípios que compõem a região. Conta com financiamento da Faperj na forma de um "auxílio Instalação", e com duas bolsas de iniciação científica e uma bolsa PIBIC/CNPQ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Aline da Fonseca Fernandez - Integrante / Tatiane Ferreira - Integrante / Shyrlei Rosendo - Integrante / Mônica Dias Peregrino Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    Condições de Escolarização pública de Jovens em Periferias Urbanas, Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de indicadores regionais de desigualdades nos processos de escolarização de jovens. Busca, numa primeira etapa, aprofundar a compreensão das desigualdades embutidas nas condições de escolarização de tais sujeitos ... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline da Fonseca Fernandez - Integrante / Mônica Dias Peregrino Ferreira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

Prêmios

2009

Menção honrosa do Prêmio Iniciação à Ciência, UERJ.

2008

Menção honrosa do Prêmio Iniciação à Ciência, UERJ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação científica com bolsa PIBIC/UERJ na Pesquisa "Condições de Escolarização de Jovens em periferias Urbanas"

Atividades

  • 08/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , CNPq, .,Linhas de pesquisa

2012 - 2012

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Supervisora no projeto Incid, Carga horária: 80

2011 - 2011

Observatório de Favelas

Vínculo: Acompanhamento Pedagógico, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço, Carga horária: 40

Outras informações:
Realizamos o acompanhamento pedagógico em sete turmas do TELECURSO no Município de Itabira, Minas Gerais, durante sete dias do mês de novembro.

2010 - 2010

CENTRO EDUCACIONAL E.A.T.

Vínculo: Professora de Geografia, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 5