Leandro Rogerio Violante

Graduado em Química Industrial - Faculdades Oswaldo Cruz (1997), Licenciado em Química pela Faculdades Oswaldo Cruz (1998), Pedagogia (2005), Especialista em Docência do Ensino Superior (2006). Atualmente sou professor de Ciências da Natureza, matemática, física, química, ciências e biologia. Posso elencar minhas competências e habilidades na função: Criatividade; Organização; Comunicação; Colaboração; Adaptabilidade; Receptividade a feedback; Negociação; Flexibilidade; Liderança e Trabalho em equipe. Atuo como docente e também na função de coordenador pedagógico por três anos e Diretor de Escola por um ano, iniciei minha carreira profissional na educação no ano de 1993 nas escolas públicas do Estado de São Paulo, onde estou até hoje, tenho experiência profissional na Rede Privada desde 1995 até 2018. Tenho a Educação dentro de mim, amo lidar com pessoas e exercer o dom de ensinar. Atualmente me dedico muito as metodologias ativas e faço delas meu diário de bordo. Crio movimento e faço a educação pulsar dentro de cada um. Projetos é meu forte, hoje estou desenvolvendo o Projeto 3V - Vivo, Vida e Valor, recebi vários prêmios pelo projeto por se referir a escolas sustentáveis e educação ambiental, projeto Robótica para Elegíveis. Faço parte da Rede Articulações UNIFESP/Diadema, ICTP/ SAIFR/UNESP e apresentações em Congressos.

Informações coletadas do Lattes em 07/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR

2005 - 2006

Universidade de Nova Iguaçu
Título: Despertando o gosto pela leitura em alunos do Ensino Fundamental

Graduação em pedagogia

2004 - 2006

Universidade Bandeirante de São Paulo

Graduação em Licenciatura em Química

1998 - 1998

Faculdades Oswaldo Cruz

Graduação em quimica industrial

1992 - 1998

Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Corrosão e Materiais para Corrosão
Orientador: Charlene Cristina Tamellini

Formação complementar

2001 - 2001

TEIA DO SABER. (Carga horária: 80h). , CENTRO DE ESTUDOS DE NORMAS PEDAGÓGICAS, CENP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Atômica e Molecular.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Participação em eventos

Rede Articulações - Congresso Acadêmico UNIFESP 2023. Rede Articulações - Rede Internacional de Parcerias Interinstitucionais. 2023. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • VIOLANTE, L. R. . Quimica para todos. Digital Evidence Journal , v. 26666, p. 1, 2009.

  • CRUZ, E. S. ; VIOLANTE, L. R. . Rede Articulações - Congresso Acadêmico UNIFESP 2023. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Projeto 3V - VIVO VIDA VALOR, Descrição: A transformação de valores tem contribuído com a degradação ambiental, e da vida no planeta, e pensando nessas modificações, criamos o Projeto 3V- Vivo-Vida-Valores, que tem por princípio desenvolver os argumentos relacionados ao ecossistêmico, transformando a visão dos estudantes, fazendo com que os mesmos possam aprender e fazer uso de seus conhecimentos, convertendo o mundo ao seu redor de forma ampla e contextualizada, levando fora do ambiente escolar, onde este desempenha um um relevante papel, privilegiado de atuação, construindo uma sociedade sustentável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Leandro Rogerio Violante - Coordenador / Andrea de Mello Tobias - Integrante.

  • 2012 - Atual

    PROJETO PIBID/SUBPROJETO QUÍMICA, Descrição: O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Leandro Rogerio Violante - Integrante / André Amaral Gonçalves Bianco - Coordenador / Barbara de Freitas Beserra - Integrante / Gabriela Carvalho Queiroz - Integrante / Jeissi da Silva Reis - Integrante / Karina Mayumi Mano - Integrante / Maria Lucia Schumacher Rocha - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2022 - Atual

    Tecnologia a favor dos Elegíveis na Educação Básica, Descrição: O projeto vem de encontro ao público que apresenta dificuldades ou deficiência podendo ser alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, gerando comprometimento. Entramos com o uso da Robótica para ajudar e auxiliar as pessoas a realizarem suas atividades e ações de forma mais facilitada, apresentamos grandes resultados com autistas e pessoas com restrição de locomoção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leandro Rogerio Violante - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Estadual Anecondes Alves Ferreira, secretaria estadual de educação. , Avenida Eldorado (Jd Ruyce), 252, Casa Grande, 09961470 - Diadema, SP - Brasil, Telefone: (11) 40513705

Experiência profissional

2023 - Atual

universidade estadual paulista

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - Atual

escola estadual anecondes alves ferreira

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2003 - 2008

Colégio Salete Uniban

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE QUÍMICA, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Química, física do Colégio Salete, trabalhando com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, através de aulas práticas e dinâmicas como robótica e laboratório e preparatório para as provas do ENEM e Vestibulares.

1993 - Atual

Secretária de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE QUÍMICA, Carga horária: 40

Outras informações:
Durante esse período atuei como professor de química para os alunos da Secretária de Educação do Estado de São Paulo, em Escolas Públicas. Considerando que o processo ensino aprendizagem é uma troca, logo, o método trabalhado é sempre trazer o dia a dia do aluno instigando o pesquisar e o conhecer através da realidade do mundo em que vivemos.

2005 - 2009

Universidade Bandeirante de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor na área de humanas e exatas, Carga horária: 25

Outras informações:
Professor para as disciplinas de aderência de minha formação Exatas: Cálculo, Química Geral, Matemática, Físico-Química, Química Analítica, Química Orgânica, Química Inôrganica; Humanas: Metodologia do Ensino, Didática, Legislação Educacional

2010 - 2018

Escola Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências da Natureza, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.