Sonia maria Ferreira
Graduada em Psicologia (CRP 04/45317) pela Universidade de Santo Amaro (UNISA), possui também graduação em Letras, pela mesma universidade e curso de Pós graduação em Aconselhamento Familiar pelo Fresno Pacific College (antigo MBBS), este último cursado na Califórnia, nos Estados Unidos. Trabalhou como terapeuta na clínica de serviços sociais, Kingsview Counseling Services for Kings County em Hanford, California, atuando como psicoterapeuta para crianças e adultos em modalidade individual e grupal. Trabalhou como professora de inglês para crianças, adolescentes e adultos na Associação Alumni, em São Paulo e colégios regulares (Colégio Friburgo e Colégio Santo Américo) também em São Paulo. Trabalhou em consultório particular em São Paulo com foco de atendimento à estrangeiros. Participou na criação de uma empresa de eventos, palestras e oficinas em Belo Horizonte (Cominta) por meio da qual apresentou palestra sobre o desenvolvimento feminino. Trabalhou por dois anos como psicóloga no Projeto Conviver da Igreja do Carmo em Belo Horizonte, onde realizava atendimento psicológico de crianças de 6 a 13 anos em situação de vulnerabilidade bem como orientação para suas famílias e para os monitores do projeto. Trabalhou como free-lancer para o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) onde atuou como psicóloga em análise de perfil, testagem e visitas familiares de candidatos de escolas públicas para programa de bolsa de estudo em colégios de excelência em Belo Horizonte. Também trabalhou no CAT (Centro de Atendimento Terapêutico) da Igreja do Carmo de Belo Horizonte, como psicóloga voluntária e atende em consultório particular em Belo Horizonte com foco em crianças, adultos e casais (brasileiros e estrangeiros). Possui experiência em atendimento de crianças e adultos nas áreas de trauma e abuso e comunicação cross-cultural. Atualmente trabalha como psicóloga por meio de plataforma eletrônica remotamente para a plataforma Ifeel,(Plataforma espanhola) e em consultório particular; está listada no diretório ITD (International Therapists Directory e no ITC (It's Complicated - baseada em Berlin, Alemanha)
Informações coletadas do Lattes em 07/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Marriage and Family Counseling
1989 - 1991
Fresno Pacific University
Título: Mental Health and the poor, Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Alvin Dueck
Graduação em Psicologia
2011 - 2014
Universidade de Santo Amaro
Título: Motivos que levam à gravidez na adolescência
Orientador: Prof. Dr. Gilberto Mitsuo Ukita
Formação complementar
2021 -
Extensão universitária em Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica. (Carga horária: 138h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
2018 - 2018
Psicofarmacologia da depressão e ansiedade. (Carga horária: 8h). , Palavra e Companhia, PC, Brasil.
2016 - 2016
Terapia de Casal - Conflitos mais comuns e técnicas facilitadoras. (Carga horária: 8h). , Centro Mineiro de Terapia Breve, ABRANGENTE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Participação em eventos
VI Congresso Nacional de Psicanálise, direito e Literatura. 2019. (Congresso).
Ecos do Silêncio: reverberações to traumatismo sexual. 2017. (Simpósio).
O Apagamento do Incestuoso na Origem da Psicanálise com crianças. 2017. (Seminário).
Psicofarmacologia da depressão e da ansiedade. 2017. (Oficina).
VI CONPDL: Leituras sobre o racismo a partir de "Quarto de Despejo". 2017. (Congresso).
Terapia de casal - conflitos mais comuns e técnicas facilitadoras. 2016. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
FERREIRA, S. M. . De menina à mulher: transformações e construções. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultório Particular. , Rua Grão Mogol - 502, Carmo, 30310010 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 980512841
Experiência profissional
2016 - 2018
Projeto Conviver no CarmoVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Psicólogo Voluntário, Carga horária: 8
Outras informações:
Trabalho voluntário como psicóloga de crianças e adolescentes de 6 a 13 anos no Projeto Conviver da da Igreja do Carmo, em parceria com o Projeto Escola Integrada da escola Benjamin Jacob em Belo Horizonte com o objetivo de oferecer atendimento psicológico, diagnóstico para encaminhamentos e orientação aos pais das crianças e colaboradores do Espaço Conviver.
2018 - 2018
Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer TalentosVínculo: Free-lancer, Enquadramento Funcional: free-lancer
Outras informações:
Entrevistas individuais, testagem, dinâmica de grupo e visita domiciliar com as famílias de candidatos para bolsa de estudos do programa ISMART.
2018 - Atual
Consultório ParticularVínculo: psicólogo, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 25
Outras informações:
Atuação na qualidade de psicóloga clínica para crianças, adultos e casais. Atendimento em português e também inglês para casais e indivíduos estrangeiros.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sonia maria Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?