Schelyne Ribas
Professora Adjunta no Departamento de Educação Física da FEF- UFMT e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF-UFMT. Doutora em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro pesquisador do Grupo de Estudos em Métodos de Ensino e Psicologia do Esporte GEMEPE- UFMT. Atua na Área do Desenvolvimento Motor, Psicologia do Esporte e Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento Técnico e Tático dos Jogos Esportivos Coletivos, Coordenação Motora e Avaliação de processos cognitivos relacionados ao esporte.
Informações coletadas do Lattes em 04/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências do Esporte
2015 - 2018
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA
, Ano de obtenção: 2018. Pablo Juan Greco.
Mestrado em Educacao Fisica
2007 - 2009
Universidade Estadual de Maringá
Título: DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA ATLÉTICA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE 8 a 10 ANOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
, Ano de Obtenção: 2009.Christi Noriko Sonoo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Desempenho motor; Crianças; Percepção de Competência.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Especialização em Atividade Física e Saúde
2002 - 2003
Faculdades Dom Bosco
Título: Obesidade infantil
Orientador: Wagner de Campos
Graduação em Educação Física
1998 - 2001
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Terceira Idade
Orientador: Luciano Panosso Silva
Formação complementar
2011 - 2011
Educacao fisica. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
2 Ciclo Nacional de Capacitação. (Carga horária: 30h). , Ministério do Esportes, MET, Brasil.
2006 - 2006
Portal de Periódicos da Capes. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2006 - 2006
Inglês- Introdutório. (Carga horária: 50h). , Liberty- Escola de Ingles, LIBERTY, Brasil.
2005 - 2005
Circuito de Musculacao e Voleibol. (Carga horária: 32h). , 20 Congresso Internacional de Educação Fisica, FIEP, Brasil.
2005 - 2005
Atividade Física e Saude. (Carga horária: 23h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Handebol. (Carga horária: 40h). , Confederacao Brasileira de Handebol, CBH, Brasil.
2005 - 2005
Flexibilidade e Alongamento. (Carga horária: 10h). , Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
2004 - 2004
Obesidade e Atividade Física. (Carga horária: 5h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.
2004 - 2004
Atividade Física e Saúde Cardiovascular. (Carga horária: 5h). , Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, CELAFISCS, Brasil.
2003 - 2003
Salto para o Futuro II. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Capacitação Salto Para o Futuro II. (Carga horária: 40h). , Secretaria do Estado da Educação, SEED, Brasil.
2002 - 2002
Step. (Carga horária: 20h). , Jornada Paranaense de Educação Física, JOPEF, Brasil.
2002 - 2002
Ginastica Laboral e Recreação. (Carga horária: 28h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2002 - 2002
Descentralizado da Educação Física Adaptada. (Carga horária: 24h). , Governo do Estado Sec da Educação, GOV, Brasil.
2002 - 2002
Mini Volei. (Carga horária: 10h). , Centro Rexona, REXONA, Brasil.
2001 - 2001
Org de Eventos Esportivos e Recreativos. (Carga horária: 40h). , Capacitação Projeto Verão 2001, PARANA ESPORTE, Brasil.
2001 - 2001
Terceira Idade e Atividade Física. (Carga horária: 20h). , Jornada Paranaense de Educação Física, JOPEF, Brasil.
2001 - 2001
Atividade Fisica Saude e Qualidade de Vida. (Carga horária: 15h). , 4 Meeting Sports Fitness Fisioterapia, MEETING, Brasil.
2001 - 2001
Arbitragem de Voleibol. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2000 - 2000
Acampamento. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2000 - 2000
Circuito de Aeróbica e Dança II. (Carga horária: 32h). , 20 Congresso Internacional de Educação Fisica, FIEP, Brasil.
2000 - 2000
Flexibilidade e Alongamento. (Carga horária: 20h). , Jornada Paranaense de Educação Física, JOPEF, Brasil.
2000 - 2000
Treinamento Desportivo e Recreação. (Carga horária: 32h). , 4 Meeting Sports Fitness Fisioterapia, MEETING, Brasil.
2000 - 2000
Musculacao Jogos Cooperativos g Laboral. , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2000 - 2000
Palestras do Encontro Educação Física Esporte e La. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividades de Academia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Aquisição e Desempenho de Habilidades Motoras.
Organização de eventos
RIBAS, SCHELYNE ; 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos (2º CBJEC). 2024. (Congresso).
RIBAS, SCHELYNE ; CASTRO, H. O. ; FROSSARD, M. L. . X Semana Acadêmica XIII Seminário de Socialização de Práticas de Estágio 2023-1. 2023. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . V SEMANA ACADÊMICA E VII SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMT. 2016. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . IV Semana acadêmica e VI Seminário de sociabilização de praticas de estagio da faculdade de educação física da UFMT.. 2015. (Outro).
COUTINHO, S. S. ; SILVA, Schelyne Ribas da . I Gincana de Integração do CAmpus CEDETEG. 2014. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . XXII JOSUEPAR- Delegação UNICENTRO.. 2014. (Outro).
QUEIROGA, Marcos Roberto ; SILVA, Schelyne Ribas da . Oficinas de Atividades para Professores de Educação Física de Escolas Publicas de Educação Básica de Guarapuava-Pr.. 2013. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . I Torneio de Futebol 7- UNICENTRO 2013.. 2013. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . I Torneio de Voleibol Misto- UNICENTRO 2013.. 2013. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . I Trinca de Basquete- UNICENTRO 2013.. 2013. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . XXII JOSUEPAR- Delegação UNICENTRO. 2013. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . I Torneio de Tênis de Mesa - UNICENTRO 2013.. 2013. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da ; QUEIROGA, Marcos Roberto ; SOUZA, J. ; FERREIRA, S. A. ; TARTARUGA, M. P. ; FASSHEBER, José Ronaldo Mendonça ; GRUPPI, Deoclecio Rocco ; COUTINHO, S. S. ; VULCZAK, Anderson ; VOLSKI, V. ; MATA, C. S. ; PORTELA, Bruno Sergio . ?V SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS?. 2013. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . XXI JOSUEPAR- Delegação UNICENTRO. 2012. (Outro).
QUEIROGA, Marcos Roberto ; SILVA, Schelyne Ribas da . ?OFICINAS DE ATIVIDADES PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE GUARAPUAVA-PR?. 2012. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . 1 CONVENÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL. 2011. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . FESTIVAL VOLEIBOL. 2010. (Festival).
SILVA, Schelyne Ribas da . ACAMPAMENTO RECREATIVO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2010. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . IV Simposio de Educação Física: Diversidade na Atuação do Profissional de Educação Física. 2009. (Outro).
SILVA, Schelyne Ribas da . FESTIVAL HANDEBOL. 2009. (Festival).
SILVA, Schelyne Ribas da . Festival Voleibol. 2009. (Festival).
Participação em eventos
VII Semana Acadêmica de Educação Física da FEF e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio.Correlação entre a coordenação motora com e sem bola em praticante s de handebol. 2019. (Seminário).
VII Semana Acadêmica de Educação Física da FEF e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio.Conhecimento Tático Processual: um estudo com os praticantes de basquetebol. 2019. (Seminário).
IX International Congress et XVI Brazilian Congress of Sport Psychology. Motivação e Carreira Esportiva de Atletas de Beisebol: uma trajetória de autonomia competência e boas relações sociais?. 2016. (Congresso).
Semana de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação.Temas atuais no Desenvolvimento Motor.. 2016. (Outra).
V SEMANA ACADÊMICA E VII SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DE PRATICAS DE ESTÁGIO DA FACULDADE DE EDUÇÃO FÍSICA DA UFMTDT..ESTÁGIO - BACHARELADO.. 2016. (Seminário).
V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico.. Nível do desempenho da coordenação motora de escolares participantes do projeto esportes sem fronteiras.. 2014. (Congresso).
Curso de Análise de Equações Estruturais. 2013. (Outra).
Curso de Formação e Capacitação de Lazer e Esporte.Jogos Esportivos de Raquete.. 2013. (Oficina).
III SIEPE- Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão..Nível de Aptidão Física Relacionada ao Desempenho em Praticantes de Escolinhas Esportivas.. 2013. (Outra).
REuniao Tecnica sobre o SACIR- Sistema de Acompanhamento e Integração em Rede do Programa de Desenvolvimento Educacional.. 2013. (Outra).
V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico.. Nível de desempenho da coordenação motora de escolares participantes do projeto Esporte Sem Fronteiras. 2013. (Congresso).
V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico.. (IN) Satisfação Corporal e Nível Sócio Econômico de Crianças e Adolescentes participantes do Programa Esportes Sem Fronteiras.. 2013. (Congresso).
V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico.. Características Ofensivas e Defensivas no Futsal.. 2013. (Congresso).
V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico.. 2013. (Congresso).
V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico.. Motivação de Paratletas de Basquete de Cadeira de Rodas Participantes do Campeonato Paranaense- Divisão A.. 2013. (Congresso).
V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico.. Motivação para a Prática Esportiva em Ingressantes do Programa Esportes Sem Fronteiras.. 2013. (Congresso).
V Semana de Educação Física - Educação Física e Esports no Contexto dos Megaeventos.. 2013. (Outra).
XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte.. A Percepção e a Tomada de Decisão no Tênis. 2013. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte.. Nível de Conhecimento Tático e Perfeccionismo no Futsal. 2013. (Congresso).
XXII Encontro Anual de Iniciação Científica..Nível de Coordenação Motora em Praticantes de Escolinhas Esportivas.. 2013. (Encontro).
I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. Ansiedade de traço e ansiedade-estado em atletas de futsal feminino de rendimento.. 2012. (Congresso).
I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. Nível de conhecimento tático de crinaças de 8 a 12 anos: orientação esportiva para os jogos coletivos.. 2012. (Congresso).
I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. Conhecimento tático delcarativo de atletas de futsal de rendimento. 2012. (Congresso).
I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. Ansiedade de traço e estado em atletas de goalball: campeonato brasileiro de goalball 2011.. 2012. (Congresso).
III Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro Oeste. A EFICIÊNCIA DO SAQUE SOBRE A PONTUAÇÃO DO JOGO NO TÊNIS PROFISSIONAL.. 2012. (Congresso).
3 CONGRESSO INTERNACIONAL DE JOGOS DESPORTIVOS. NIVEL DE CONHECIMENTO TATICO DECLARATIVO E AVALIAÇÃO SUBJETIVA DOS TREINADORES NO FUTEBOL. 2011. (Congresso).
3 CONGRESSO INTERNACIONAL DE JOGOS DESPORTIVOS. NIVEL DE CONHECIMENTO TATICO DECLARATIVO E AVALIAÇÃO SUBJETIVA DOS TREINADORES NO TENIS. 2011. (Congresso).
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE. AÇÕES TÉCNICO-TÁTICAS DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL.. 2011. (Congresso).
Encontro Nacional de Equipes Colaboradoras da SNEED/ Ministerio do Esporte. 2010. (Encontro).
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Desenvolimento Motor e Estado Nutricional de Escolares de 8 a 10 anos.. 2010. (Congresso).
Capacitação das Equipes Colaboradores do Programa Segundo Tempo. 2009. (Encontro).
Encontro Nacional das Equipes Colaboradoras e Consultores da SNEED/ME. 2009. (Encontro).
2º CICLO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE COORDENADORES DE NÚCLEOS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO. 2008. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Metabolism, Nutrição e Exercício. Desempenho Motor e Percepção de Competência: Um Estudo com Meninas da Ginástica Ritmica. 2008. (Congresso).
XII Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Escolas de Esportes: Uma análise da aptidão Fisica e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes. 2008. (Congresso).
22º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA IV CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO DA FIEP E IV CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DA FIEP. Estudo da Variação de força em trabalhadores de empresa privada na cidade de Irati-Pr. 2007. (Congresso).
6º CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. O impacto da silhueta ramdômica na avaliação da percepção corporal: um estudo com universitários.. 2007. (Congresso).
Coimbra Network of Sport Science and Physical Education.Self-regulation styles and its relation with aggresion variables and self-concept structures in high performance volleyball and indoor soccer female athletes.. 2007. (Outra).
III Congresso Internacional de Pedagodia do Esporte e XIX Semana de Educacao Fisica da Universidade Estadual de Maringá-Pr. PERFIL DO ESTADO DE CRESCIMENTO E DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.. 2007. (Congresso).
III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte. 2007. (Congresso).
III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e XIX Semana de Educacao Fisica da Universidade Estadual de Maringa-Pr. PERFIL DO ESTADO DE CRESCIMENTO E DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2007. (Congresso).
III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e XIX Semana de Educacao Fisica de Maringá-Pr. Aspectos Fisiológicos e Atividade Fisica e Saúde IV. 2007. (Congresso).
III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia.. Ansiedade Estado, Estado de Humor e Desempenho Motor: Um Estudo com Atletas de Futsal Feminino.. 2007. (Congresso).
CURSO PORTAL DE PERÓDICOS DA CAPES: RECURSOS PARA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2006. (Encontro).
V Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituicoes de Ensino Superior Brasileiras.V Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituicoes de Ensino Superior Brasileiras. 2006. (Encontro).
Curso Teórico e Prático de Flexibilidade e Alongamento. 2005. (Outra).
IV Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de Ensino Superior Brasileiras.. 2005. (Encontro).
V Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde.. 2005. (Congresso).
XVII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciaçã o.Dados Antropométricos neuro-motores da População Acadêmica da Unicentro/Cedeteg 2004.. 2005. (Seminário).
XVII Seminario de pesquisa, XII Semana de Iniciação Cientifica, I Jornada Regional Sul de Grupos PET.XVII Seminario de pesquisa, XII Semana de Iniciação Cientifica, I Jornada Regional Sul de Grupos PET. 2005. (Seminário).
XX Congresso Internacional de Educação Física. 2005. (Congresso).
XXVII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2004. (Seminário).
XXVII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2004. (Simpósio).
XXVII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. 2004. (Simpósio).
II Simposio de Cultura Corporal e Povos Indigenas.II Simposio de Cultura Corporal e Povos Indigenas. 2003. (Simpósio).
Participação em bancas
SILVA, S.R; GRECO, P. J.; ABURACHID, LAYLA M. C.. EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONSTRUTO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA ADOLESCENTES DE 13 A 15 ANOS.. 2023.
RIBAS, S.ABURACHID, Layla Maria Campos; FIORESE, L.. ?AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA E RESILIÊNCIA NOSCURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COMPARATIVO EM PERÍODO DE PANDEMIA".. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ABURACHID, L. M. C.; CASTRO, F. A. S.;RIBAS, S.; REVERDITO, R. S.. Evidências de Validade de um teste de aquaticidade para adolescentes em fase de aprendizagem da natação.. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
RIBAS, S.; GRECO, PABLO JUAN;ABURACHID, Layla Maria Campos. ?A DINÂMICA DOJOGO DE HANDEBOL APÓS ALTERAÇÕES DAS REGRAS 4:1 E 7:12. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Schelyne RibasABURACHID, Layla Maria Campos; MANRIQUE, D. C.. CARACTERIZAÇÃO DAS DEMANDAS TEMPORAIS E NOTACIONAIS EM ATLETAS JUNIORES DE NÍVEL PAN-AMERICANO NO BADMINTON. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
RIBAS, S.; ABURACHID, L. M. C.; FIORESE, L.. A AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA E RESILIÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ABURACHID, L. M. C.; CASTRO, F. A. S.;Schelyne Ribas; REVERDITO, R. S.. Evidências de Validade de um teste de aquaticidade para adolescentes em fase de aprendizagem da natação.. 2020.
CASTRO, H. O.; MIZOGUCHI, M. V.;RIBAS, SCHELYNE. ANALISE DO FUNDAMENTO PASSE DE JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS REDUZIDOS NOS TREINAMENTOS.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
MIZOGUCHI, M. V.; CASTRO, H. O.;RIBAS, SCHELYNE. - CARACTERÍSTICAS MOTIVACIONAIS DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
MIZOGUCHI, M. V.;SILVA, S.R; CASTRO, H. O.. ESTRATÉGIAS DE COPING E OS NÍVEIS MOTIVACIONAIS DE ATLETAS DO TÊNIS DE MESA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, S.R; MIZOGUCHI, M. V.; CASTRO, H. O.. Coordenação motora e índice de massa corporal: um estudo com escolares participantes e não participantes de escolinhas esportivas. 2023.
ABURACHID, Layla Maria CamposRIBAS, SCHELYNE; MIZOGUCHI, M. V.. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E CIENTOMÉTRICA DE ESTUDOS EM BADMINTON NO CONTEXTO ESCOLAR: UM PANORAMA DO BRASIL E DO MUNDO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
RIBAS, S.ABURACHID, Layla Maria Campos; CASTRO, H. O.. ?Jogos de badminton de simples masculina e feminina sub-13: uma comparação temporal e notacional entregames?.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ABURACHID, Layla Maria Campos; PRADO, A. K. G.;Schelyne Ribas. IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA EM PRATICANTES DE HANDEBOL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
MIZOGUCHI, M. V.;RIBAS, S.; PRADO, A. K. G.. ?Somos fanaticos ou apaixonados? estudo com torcedores de futebol". 2020.
Schelyne RibasABURACHID, Layla Maria Campos; MIZOGUCHI, M. V.. TRANSFERÊNCIA DE HABILIDADES DO ESPORTE PARA A VIDA E O DESENVOLVIMENTO POSITIVO DE JOVENS ESCOLARES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Schelyne Ribas; FETT, C.; MIZOGUCHI, M. V.. Desenvolvimento positivo em jovens atletas de Kungfu Wushu. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GRUNENNVALDT, J. T.; GRUNENNVALDT, A. C. R.;SILVA, Schelyne Ribas da. futebol uma proposta educativa para alem das quatro linhas, portanto para vida.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GRUNENNVALDT, J. T.;SILVA, Schelyne Ribas da; ARSA, G.. O que Motiva o atleta a iniciar e se manter como fisioculturista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, Schelyne Ribas daABURACHID, Layla Maria Campos; MIZOGUCHI, M. V.. ESTUDO COMPARTIVO DE NIVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES DO CAMPO E DA CIDADE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ABURACHID, L. M. C.;SILVA, Schelyne Ribas da; MIZOGUCHI, M. V.. DIFERENTES DISTRIBUICOES DE PRATICA NO BADMINTON CONSIDERANDO UM METODO HIBRIDO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O IMPACTO SOBRE A CAPACIDADE TÁTICO-TÉCNICA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, Schelyne Ribas da; GRUNENNVALDT, A. C. R.; GOMES, L. A.. Saude renovada e Abordagem Critico Emancipatória: um estudo comparativo entre abordagens na escola.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, Schelyne Ribas da; GRUNENNVALDT, A. C. R.; GRUNENNVALDT, J. T.. Saúde renovada na escola: uma investigação a cerca da utilização dessa proposta nas aulas de educação física nas escolas estaduais de Cuiabá MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, Schelyne Ribas da; VULCZAK, Anderson; SOUZA, J.. NÍVEL DE DEPENDÊNCIA DE EXERCÍCIO FÍSICO E DISTÚRBIO DA AUTOIMAGEM CORPORAL EM PRATICANTES DE ACADEMIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
POHL, L.; UMBURANAS, R. C.;SILVA, Schelyne Ribas da. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças de escola publica e privada de Guarapuava-Pr.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; MARTINS, M. V.; COUTINHO, S. S.. Correlação entre Somatotipo e Desempenho Motor de Adolescentes do Sexo Feminino Praticantes de uma Escola de Voleibol de Guarapuava.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
FERREIRA, S. A.;SILVA, Schelyne Ribas da; MARTINS, M. V.. Beneficio da prescrição de exercícios em intensidade auto-selecionada.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MARTINS, M. V.; BRONDANI, V.;SILVA, Schelyne Ribas da. : Nível de atividade física e insatisfação corporal de mulheres praticantes de ginástica.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; PEREIRA JUNIOR, A. A.; VOLSKI, V.. Nível de conhecimento tático e perfeccionismo no futsal feminino.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MARTINS, M. V.;SILVA, Schelyne Ribas da; FERREIRA, S. A.. Perfil antropométrico de árbitros de futsal de Guarapuava.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; PEREIRA JUNIOR, A. A.; VOLSKI, V.. Ansiedade e perfeccionismo: um estudo com atletas de futsal feminino.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LOPES, Wendell Arthur;SILVA, Schelyne Ribas da; PORTELA, Bruno Sergio. INFLUENCIA DA ORDEM DE EXERCICIO NOS PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS O FUNCIONAIS EM OBESOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LOPES, Wendell Arthur;SILVA, Schelyne Ribas da; PORTELA, Bruno Sergio. NIVEIS DE ATIVIDADE FISICA E ESTAGIO DE MUDANCA DE COMPORTAMENTO EM UNIVERSITARIOS DA AREA DA SAÚDE DA UNICENTRO/G. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LOPES, Wendell Arthur; PORTELA, Bruno Sergio;SILVA, Schelyne Ribas da. APTIDÃO CARDIO REPIRATORIA E COMPOSICAO CORPORAL DE ATLETAS DE RUGBY DE GUARAPUAVA-PR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BRONDANI, V.; SERVAT, Flavia Ângela;SILVA, Schelyne Ribas da. DIMENSÕES DA DANÇA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; PORTELA, Bruno Sergio; QUEIROGA, Marcos Roberto. CARBORNAR.APTIDÃO FISICA DE FORWARDS E BACKS DA EQUIPE FEMININA DO CURITIBA DE RUGBY CLUB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
LEMOS, L. C. A.; BRONDANI, V.;SILVA, Schelyne Ribas da. SIQUEIRA.COMPOSIÇÃO CORPORAL DE PRATICANTES E NAO PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; DAROS, Larissa Bobroff; PORTELA, Bruno Sérgio. Análise da prevalência de lesões no joelho em atletas femininos de futsal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
PORTELA, Bruno Sérgio;SILVA, Schelyne Ribas da; DAROS, Larissa Broboff. Estudo do desempenho motor de adolescentes do sexo feminino submetidas a um treinamento de futsal em Guarapuava ? PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
PORTELA, Bruno Sérgio;SILVA, Schelyne Ribas da; LOPES, Wendell Arthur. Níveis de equilíbrio de idosos praticantes e não praticantes de exercícios físicos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; LOPES, Wendell Arthur; ANTONIO, Marcelo Walter. Avaliação do desempenho motor de meninos matriculados na Escolinha de Futsal Kids.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; PORTELA, Bruno Sergio;STAREPRAVO, Fernando Augusto. Análise das atividades de lazer praticadas por acadêmicos do curso de Educação Física da Unicentro ? Guarapuava, PR ? comparadas às políticas públicas de lazer da cidade.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; ANTONIO, Marcelo Walter; PORTELA, Bruno Sergio. Análise do estado nutricional e nível de atividade física de adolescentes da rede pública e privada de ensino no município de Guarapuava.?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; DAROS, Larissa Broboff; ANTONIO, Marcelo Walter. Avaliação do perfil do gesto técnico do voleibol e da percepção de competência atlética de alunos do programa Esporte Cidadão Unilever do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava 2009.?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; LOPES, Wendell Arthur; PORTELA, Bruno Sérgio. Composição corporal de crianças de 11 a 14 anos de idade praticantes de escolas desportivas de futebol de campo do Município de Prudentópolis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; Sonoo, C.N; MAGRO, J. M. R.. VOLEIBOL DE ALTO RENDIMENTO: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA RECEPÇÃO E DO SAQUE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÂO FÍSICA) - Universidade Estadual de Maringá.
SILVA, Schelyne Ribas da; Sonoo, C.N;VIEIRA, Lenamar Fiorese. O IMPACTO DA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM ALUNOS DA ACADEMIA CEAF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÂO FÍSICA) - Universidade Estadual de Maringá.
SILVA, Schelyne Ribas da; Sonoo, C.N; MAGRO, J. M. R.. RELAÇÃO TÉCNICO-ATLETA: O IMPACTO DO ESTILO DE LIDERANÇA NA PERMANÊNCIA E ABANDONO DO CONTEXTO ESPORTIVO COMPETITIVO DE ATLETAS E EX-ATLETAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÂO FÍSICA) - Universidade Estadual de Maringá.
SILVA, Schelyne Ribas da; Sonoo, C.N; GAION, P.. RELAÇÃO ENTRE A INSATISFAÇÃO CORPORAL E PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MARINGÁ. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÂO FÍSICA) - Universidade Estadual de Maringá.
SILVA, Schelyne Ribas da. INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NA AUTONOMIA DE IDOSOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÂO FÍSICA) - Universidade Estadual de Maringá.
DAROS, Larissa Bobroff;SILVA, Schelyne Ribas da; NUNES, KLEBER. Avaliacao do Nivel de Flexibilidade em Jovens e 12 a 14 nos praticantes de Capoeira na Cidade de Guarapuava. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
DAROS, Larissa Bobroff; NUNES, KLEBER;SILVA, Schelyne Ribas da. Aptidao Fisica de Forwarsd e Backs da Equipe Feminina de Curitiba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; DAROS, Larissa Bobroff; DOURADO, Antonio Carlos. Análise das Alterações de Velocidade e Potência de Membros Inferiores Durante o Período de Treinamento em Atletas de Futsal Feminino.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; CAROS, Larissa Bobroff; DOURADO, Antonio Carlos. A Influência de 16 Semanas de Pratica do Aero Jump na Composição e Gordura Corporal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; GRUPPI, Deoclecio Rocco; SILVEIRA, Julio Cezar Fernandes. Estudo da Evolução da Dança folclórica no distrito de Entre Rios- Guarapuava. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; GRUPPI, Deoclecio Rocco; SILVEIRA, Julio Cezar Fernades da. A Dança com Instrumento Estimulador da Criatividade nas Aulas de Educação Física. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; GRUPPI, Deoclecio Rocco; FASSHEBER, José Ronaldo Mendonça. As Lutas Marciais na Cidade de Guarapuava: a posicao social dos praticantes de lutas marciais, judô, jiu-jitsu, muay thai na cidade de guarapuava desde a década de 1960 até 2005.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; GRECA, Juliana Maria; GRUPPI, Deoclecio Rocco. Dança- Educação: o conteúdo dança na disciplina de educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; DOURADO, Antonio Carlos; DAROS, Larissa Broboff. Araújo.Capacidade Cardiorespiratória dos atletas de Rugby de Guarapuava. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; DAROS, Larissa Broboff; GRUPPI, Deoclecio Rocco. Nunes.Beneficio da Natação na Redução de Gordura Corporal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; SILVEIRA, Julio Cezar Fernandes; GRUPPI, Deoclecio Rocco. Finger.A importancia da Atividade Fisica para o Grupo Despertar para Viver d Prudentópolis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; DAROS, Larissa Broboff; BIM, Cintia Raquel. Benefício da Hidroginástica para Gestante. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
RIBAS, SCHELYNE. Comissão Científica no 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos (2º CBJEC). 2024. Universidade Federal de Mato Grosso.
RIBAS, SCHELYNE. Comissão Científica no 13o Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7a Região.. 2023.
RIBAS, SCHELYNE. Comissão Científica no 12o Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7a Região.. 2022. Conselho Regional de Educação Física-7 (DF).
SILVA, Schelyne Ribas da. Comissao Cientifica da IV Semana Academica e VI Seminário de Socialização de Praticas de Estagio da Faculdade de Educação Física da UFMT. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, Schelyne Ribas da. Avaliadora de Pôsteres da IV Semana Academica e VI Seminário de Socialização de Práticas de Estagio da Faculdade de Educação Física da UFMT. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, Schelyne Ribas da; PORTELA, Bruno Sergio; GRUPPI, Deoclecio Rocco. Esportes Individuais e Coletivos RT-10. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, Schelyne Ribas da; PORTELA, Bruno Sergio; GRUPPI, Deoclecio Rocco. Fundamentos da Educação Física - RT 10. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SUZUKI, Claudio Shigueki;SILVA, Schelyne Ribas da; CAROS, Larissa Bobroff. Teste Seletivo para Professor Colaborador- Esportes Coletivos e Individuais - RT 16. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SUZUKI, Claudio Shigueki;SILVA, Schelyne Ribas da; CAROS, Larissa Bobroff. Teste Seletivo para Professor Colaborador-Fundamentos da Educação Física - RT 40. 2012. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Orientou
Validade concorrente entre os testes KTK e TCMB para avaliação da coordenação motora; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Nível de conhecimento tático processual de universitários praticante de futsal; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Conhecimento Tático Declarativo: um estudo com praticantes de Voleibol; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
CCoordenação motora com bola e satisfação para prática esportiva: um estudo com escolares praticantes de esportes; ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Proposta Pedagógica para o desenvolvimento das lutas no contexto escolar; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Coordenação motora com bola: um estudo comparativo com escolares praticantes de basquetebol 5x5 e 3x3 de escolas vocacionadas ao esporte; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Nível de conhecimento tático declarativo e processual de Universitários praticantes de futsal; ; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);
Coordenação motora com bola: um estudo com jogadores de futsal; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Coordenação motora com bola: um estudo com jogadores de basquetebol; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Nível de conhecimento tático declarativo e processual em diferentes categorias no futsal; ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
EVIDÊNCIAS DE CONFIABILIDADE E VALIDADE DE CONSTRUTO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA ADOLESCENTES DE 13 A 15 ANOS; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Schelyne Ribas;
COORDENAÇÃO MOTORA, NÍVEL SOCIOECONÔMICO E A PRÁTICA ESPORTIVA EXTRACLASSE: UM ESTUDO COM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Centro Universitário Guairacá; Orientador: Schelyne Ribas;
Coordenação motora e percepção de competência: um estudo com escolares masculinos praticantes e não praticantes de escolinhas esportivas; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Schelyne Ribas;
Nível de conhecimento tático declarativo de atletas de futsal categoria sub 17; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Schelyne Ribas;
CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PROCESSUAL DE ATLETAS DE FUTSAL; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Schelyne Ribas;
NÍVEL DE DEPENDÊNCIA DE EXERCÍCIO FÍSICO E DISTÚRBIO DA AUTOIMAGEM CORPORAL EM PRATICANTES DE ACADEMIA; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Nível de Coordenação Motora e Índice de Massa Corporal em Praticantes de Atividades Físicas; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Desempenho Técnico Tático No Voleibol Feminino de Rendimento SUB-18; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Ansiedade e perfeccionismo: um estudo com atletas de futsal feminino; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Conhecimento tático delcarativo de atletas de futsal de rendimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
ESTUDO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM ESCOLARES E PRATICANTES DE ESCOLINHA ESPORTIVA NA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Ações técnico-táticas do Contra-ataque no futsal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
INSATISFAÇÃO CORPORAL EM ACADÊMICOS DO CENTRO DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL CENTRO OESTE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
PERFIL DE APTIDÃO FÍSICA E AUTO-PERCEPÇÂO DE BEM-ESTAR DE IDOSAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Avaliação da Aptidão física em alunos de uma escola de Futsal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Carbornar; Aptidão de Forwards e backs da equipe femminina do Curitiba Rugby Club; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Idosos, Atividade Fisica e Satisfação com Imagem Corporal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Análise das atividades de lazer praticadas por acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde da UNICENTRO - Guarapuava - Pr, comparadas às políticas públicas de lazer da cidade; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Análise do estado nutricional e nível de atividade física de adolescentes de rede pública e privada de ensino do município de Guarapuava; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR COM CRIANÇAS MATRICULADAS NA ESCOLINHA FUTSAL KIDS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Avaliação do perfil do gesto técnico do Voleibol e da percepção e competência atlética de alunos do Programa Esporte Cidadão Unilever do Colégio Visconde de Guarapuava 2009; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Orientação Esportiva e Nível de Coordenação: a Influencia de um Programa Interventivo em Escolares; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
A influência de Programa interventivo em escolares; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Orientação Esportiva e Nível de Coordenação: A influência de um programa interventivo em escolares; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EM ACADEMIA; 2016; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividades Físicas e Esportes para Crianças e Adolescentes / UNICENTRO; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Jogos para desenvolvimento da inteligência e criatividade tática: uma forma incidental de ensino; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - SEED; Orientador: Schelyne Ribas;
Esportes Sem Fronteiras; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
A Prática esportiva como Programa de Lazer na UNICENTRO; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
A Prática esportiva como Programa de Lazer na UNICENTRO; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividades Físicas e Esportes para Crianças e Adolescentes / UNICENTRO; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividades Físicas e Esportes para Crianças e Adolescentes / UNICENTRO; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividades Físicas e Esportes para Crianças e Adolescentes / UNICENTRO; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, SETI; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividades Físicas e Esportes para Crianças e Adolescentes / UNICENTRO; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Schelyne Ribas;
Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Secretaria Municipal de Esportes -; Orientador: Schelyne Ribas;
Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Academia Performance Life- CIEE; Orientador: Schelyne Ribas;
Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Secretaria Municipal de Esportes -; Orientador: Schelyne Ribas;
Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, CIEE; Orientador: Schelyne Ribas;
Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Oliveira; Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Estágio não Obrigatório; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
A influência do estilo de ensino por solução de problema na prática do toque e manchete no voleibol; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - SEED; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividade Fisica e Esportes para Criancas e Adolescentes/ UNICENTRO; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividade Fisica e Esportes para Criancas e Adolescentes/ UNICENTRO; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Voleibol na escola; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Esportes de Raquete; 2013; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - SEED; Orientador: Schelyne Ribas;
Metodologia do Handebol; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividade Fisica e Esportes para Criancas e Adolescentes/ UNICENTRO; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividade Fisica e Esportes para Criancas e Adolescentes/ UNICENTRO; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividade Fisica e Esportes para Criancas e Adolescentes/ UNICENTRO; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividade Fisica e Esportes para Criancas e Adolescentes/ UNICENTRO; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividade Fisica e Esportes para Criancas e Adolescentes/ UNICENTRO; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividade Fisica e Esportes para Criancas e Adolescentes/ UNICENTRO; 2012; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro; Orientador: Schelyne Ribas;
Trabalhos no Progrma de Desenvolvimento Educacional 2010; 2010; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
A Contribuição da Educação Fisica para a Aprendizagem Escolar através da utilização das Inteligências Multiplas; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Atividades físicas e esportes para crianças e adolescente / UNICENTRO; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Schelyne Ribas;
Produções bibliográficas
-
LIMA, IGOR MENDES ; MAZZARDO, T. ; GRECO, P. J. ; ABURACHID, Layla Maria Campos ; SILVA, Schelyne Ribas da . Evidence of reliability and construct validity of a motor coordination test with ball (MCTB) for adolescents aged 13 to 15.. RETOS , v. 66, p. 667-679, 2025.
-
ABREU, C. O. ; ABURACHID, L. M. C. ; LIMA, I. M. ; MOURA, F. A. ; BEDO, B. L. ; RIBAS, S. ; PRACA, G. M. . Impact of implicit vs. explicit Instructions on tactical performance in under-20 soccer players. Frontiers In Sports And Active Living , v. 6, p. 1-12, 2024.
-
SPORL BOECK, RAISSA ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da ; DE OLIVEIRA CASTRO, HENRIQUE ; VINICIUS MIZOGUCHI, MARCUS ; MAZZARDO, TATIANE ; MARIA CAMPOS ABURACHID, LAYLA . A trajetória de formação de treinadores brasileiros de atletismo considerando seu contexto evolutivo. RETOS , v. 52, p. 323-332, 2024.
-
MOURA, R. R. S. ; RODRIGUES, M. C. J. ; LIMA, R. F. ; FIGUEIREDO, L. S. ; SILVA, F. E. L. ; FREITAS, F. N. ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da ; COSTA, G. C. T. ; CASTRO, H. O. . Manipulating net height in volleyball small-sided games: effects on professional female athletes? tactical-technical performance. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 46, p. 1-7, 2024.
-
LIMA, I. M. ; ABURACHID, L. M. C. ; GRECO, P. J. ; SILVA, S.R . COMPETÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS AVALIADAS PELO TESTE KTK E TCMB: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR , v. 27, p. 2732-2759, 2023.
-
SILVA, W. J. B. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; MIZOGUCHI, M. V. ; MAZZARDO, T. ; ARAUJO, N. D. ; CASTRO, H. O. ; ABURACHID, Layla Maria Campos . Objective and subjective assessment of declarative tactical knowledge among young female basketball athletes throughout a season. JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION AND SPORT , v. 23, p. 1501-1508, 2023.
-
MORAES, LUIZ FELIPE SOUZA ; ABURACHID, Layla Maria Campos ; LIMA, IGOR MENDES ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da . COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS DE FUTSAL. REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA (ELETRÔNICA) , v. 27, p. e16592-1-14, 2023.
-
ARAUJO, N. D. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; COSTA, J. E. ; MAZZARDO, T. ; MIZOGUCHI, M. V. ; CASTRO, H. O. ; ABURACHID, Layla Maria Campos . Iniciação esportiva universal + escola da bola: impactos no conhecimento tático processual de escolares. JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION (ONLINE) , v. 34, p. 1-12, 2023.
-
FRANCO, ALEXSANDRO WILLIAM DOS SANTOS ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da ; FRANCISCO, PAULA SOARES ; MAZZARDO, TATIANE ; ABURACHID, Layla Maria Campos . O CONHECIMENTO TÁTICO DE PRATICANTES DE FUTEBOL CONSIDERANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DO ENSINO TRADICIONAL. REVISTA CORPOCONSCIÊNCIA (ELETRÔNICA) , v. 27, p. e16593-1-17, 2023.
-
RIBAS, SCHELYNE ; ABURACHID, LAYLA M. C. ; MARÔCO, JOÃO ; MAZZARDO, TATIANE ; DE OLIVEIRA CASTRO, HENRIQUE ; GRECO, PABLO JUAN . Construct Validity Evidence in the Motor Coordination Test with Ball - MCTB. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS , v. 00, p. 003151252210983-17, 2022.
-
FRANCISCO, P. S. ; PRADO, A. K. G. ; VARVERI, D. ; CASTRO, F. A. S. ; RIBAS, S. ; ABURACHID, L. M. C. . Evidence of the face, content, and ecological validity of the Aquaticity Assessment Test-Brazil for adolescents. JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION AND SPORT , v. 22, p. 2238-2245, 2022.
-
OLIVEIRA, V. M. ; BRASIL, M. R. ; MATTES, V. V. ; MENEGALDO, P. H. I. ; BADARO, L. F. ; REIS, R. A. M. ; SOUZA, N. B. S. ; RIBAS, S. . A motivação para a prática desportiva em escolares: implicações entre ensino diurno e noturno. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 36, p. e36173260, 2022.
-
CASTRO, H. O. ; GOMES, S. A. ; AGUIAR, S. S. ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da ; MIZOGUCHI, M. ; ABURACHID, L. M. C. ; FIGUEIREDO, L. S. . Is the Relative Age Effect prevalent in elite Brazilian male futsal? An investigation based on age categories and playing positions.. Kinesiology , v. 54, p. 299-306, 2022.
-
GOES, A. D. G. ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da ; FIORESE, L. ; MAZZARDO, T. ; ABURACHID, Layla Maria Campos . Autopercepção de competência e resiliência de estagiários e profissionais formados em Educação Física em período de isolamento social. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte , v. 17, p. 80-86, 2022.
-
MAZZARDO, T. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GRECO, P. J. ; MONTEIRO, G. N. ; SILVA, W. J. B. ; ARAUJO, N. D. ; ABURACHID, Layla Maria Campos . TGfU in the teaching of handball at school: impacts on the motor coordination and technique in the game. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 28, p. 1-7, 2022.
-
OLIVEIRA, V. M. ; BRASIL, Marcos Roberto ; MATTES, Verônica Volski ; SILVA, Schelyne Ribas da . A MOTIVAÇÃO ESPORTIVA ENTRE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO URBANA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 29, p. 1-16, 2021.
-
ABURACHID, L. M. C. ; RIBAS, S. ; SOUZA, V. S. ; MONTEIRO, G. N. ; MAZZARDO, T. ; SILVA, W. J. B. . COORDENAÇÃO MOTORA DE PRATICANTES DE FUTEBOL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LOCAIS DE PRÁTICA. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL , v. 13, p. 339-348, 2021.
-
MONTEIRO, G. N. ; ARAUJO, N. D. ; MAZZARDO, T. ; FRANCISCO, P. S. ; RIBAS, S. ; ABURACHID, L. M. C. . Practice schedule analysis and pedagogical feedback in swimming classes. JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION AND SPORT , v. 21, p. 1950-1957, 2021.
-
CHUMLHAK, Z. ; OLIVEIRA, V. M. ; BRASIL, MARCOS ROBERTO ; MENEGALDO, P. H. I. ; RIBAS, S. . Nível de aptidão física, imagem corporal e desempenho escolar em escolares de séries iniciais do ensino fundamental. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 178973558-21, 2020.
-
MONTEIRO, G. N. ; RIBAS, S. ; JIMENEZ, F. J. ; MAZZARDO, T. ; ARAUJO, N. D. ; ABURACHID, L. M. C. . Development process of content validity of pedagogical knowledge assessment in swimming. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano , v. 22, p. 1-12, 2020.
-
MAZZARDO, T. ; MONTEIRO, G. N. ; SILVA, W. J. B. ; ARAUJO, N. D. ; RIBAS, S. ; ABURACHID, L. M. C. . TGFU E COORDENAÇÃO MOTORA: OS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE ENSINO NO DESEMPENHO TÁTICO-TÉCNICO NO HANDEBOL. JOURNAL OF PHYSICAL EDUCATION (ONLINE) , v. 31, p. 1-12, 2020.
-
CASTRO, H. O. ; AGUIAR, S. S. ; CLEMENTE, F. M. ; LIMA, R. F. ; OLIVEIRA, V. ; RIBAS, S. ; PEDROSA, G. F. ; LAPORTA, L. ; COSTA, G. C. T. . Association between motivation and decision-making in under-18 male volleyball players. TRENDS in Sport Sciences , v. 27, p. 183-189-189, 2020.
-
SILVA, SCHELYNE RIBAS DA ; OLIVEIRA, VINICIUS MACHADO DE ; MATTES, VERÔNICA VOLSKI ; BRASIL, MARCOS ROBERTO . Nível motivacional para a prática esportiva em escolares: fatores de influência. EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIA , v. 22, p. e133, 2020.
-
OLIVEIRA, V. M. ; BRASIL, Marcos Roberto ; MATTES, Verônica Volski ; MENEGALDO, Pedro Henrique Iglesiaz ; SOUZA, Neidiana Braga da Silva ; SILVA, Schelyne Ribas da . Influência do ambiente na motivação esportiva: comparação entre espaços sistematizados e não sistematizados de prática. Motricidade , v. 16, p. 1-23, 2020.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, Layla Maria Campos ; MORALES, J. C. P. ; MONTEIRO, G. N. ; PRACA, G. M. ; CASTRO, H. O. ; GRECO, P. J. . Content validity evidences in the motor coordination test with ball. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano , v. 22, p. 1-11, 2020.
-
ABURACHID, Layla Maria Campos ; FRANCISCO, P. S. ; RIBAS, S. ; FERREIRA, T. ; GRECO, PABLO JUAN . O DESAFIO DE ENSINAR ESPORTES: ASPECTOS PEDAGÓGICOS A SEREM CONSIDERADOS NA PRÁXIS. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO) , v. 23, p. 122-133, 2019.
-
ABURACHID, Layla Maria Campos ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ARAUJO, N. D. ; GRECO, P. J. . Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar. Revista da Educação física/UEM (Online) , v. 30, p. 3055, 2019.
-
MONTEIRO, G. N. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; MAZZARDO, T. ; ARAUJO, N. D. ; ABURACHID, L. M. C. . NÍVEL DE (IN)SATISFAÇÃO CORPORAL DE MULHERES PRATICANTES DE TREINAMENTO EM CIRCUITO. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 21, p. 41-52, 2018.
-
OLIVEIRA, VINICIUS MACHADO ; SILVA, T. R. ; BRASIL, M. R. ; ESTEVÃO, BRUNA JANAINA ; CHUMLHAK, Z. ; SILVA, S.R . NÍVEL DE MOTIVAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA EM ESCOLARES INGRESSANTES EM UM PROJETO DE FUTSAL. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL , v. 9, p. 42-52, 2017.
-
CASTRO, T. P. ; MORALES, J. C. P. ; SILVA, S.R ; GRECO, P. J. . Coordenação com Bola e Conhecimento Tático Processual de Crianças Praticantes de Futsal. CORPOCONSCIÊNCIA (SÃO PAULO) , v. 21, p. 52-66, 2017.
-
OLIVEIRA, VINICIUS MACHADO DE ; BRASIL, MARCOS ROBERTO ; CHUMLHAK, ZACARIAS ; CORDEL, PATRÍCIA TAÍS ; CZUY, GUILHERME HENRIQUE BUENO ; SILVA, SCHELYNE RIBAS DA . Nível de aptidão física em escolares: influência do índice de massa corporal, sexo e quantidade de sono. Saúde e Meio Ambiente - Revista Interdisciplinar , v. 6, p. 4, 2017.
-
OLIVEIRA, V. M. ; BRASIL, MARCOS ROBERTO ; GRUPPI, Deoclecio Rocco ; SILVA, SCHELYNE RIBAS DA . A (in)satisfação da imagem corporal e aptidão física em escolares do primeiro ciclo estudantil.. Revista Brasileira de Qualidade de Vida (RBQV) , v. 9, p. 80-100, 2017.
-
BRASIL, MARCOS ROBERTO ; OLIVEIRA, VINICIUS MACHADO DE ; CHUMLHAK, ZACARIAS ; ESTEVÃO, BRUNA JANAINA ; SILVA, THAIS RENATA DA ; SILVA, SCHELYNE RIBAS DA . ASSOCIAÇÃO ENTRE (IN) SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL, ESTADO NUTRICIONAL E NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE PROJETOS ESPORTIVOS. Cinergis , v. 16, p. 82-86, 2015.
-
GRECO, P. J. ; MORALES, J. C. P. ; ABURACHID, Layla Maria Campos ; SILVA, Schelyne Ribas da . Evidencia de Validade do Teste de Conhecimento Tático Processual para Orientação Esportiva ? TCTP: OE. Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte , v. 29, p. 313-324, 2015.
-
ABURACHID, Layla Maria Campos ; GRECO, PABLO JUAN ; CLARO, J. N. ; SILVA, Schelyne Ribas da . O Nível de Coordenação Motora após um Programa de Treino em Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol , v. 7, p. 25-32, 2015.
-
CAVAZZOTTO, TIMOTHY GUSTAVO ; BRASIL, MARCOS ROBERTO ; OLIVEIRA, VINICIUS MACHADO ; SILVA, SCHELYNE RIBAS DA ; RONQUE, ENIO RICARDO V. ; QUEIROGA, Marcos Roberto ; SERASSUELO JUNIOR, HELIO . Nutritional status of children and adolescents based on body mass index: agreement between World Health Organization and International Obesity Task Force. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , v. 32, p. 44-49, 2014.
-
BRASIL, MARCOS ROBERTO ; OLIVEIRA, V. M. ; SILVA, T. R. ; ESTEVAO, B. J. ; CHUMLHAK, Z. ; MONTANI, S. K. ; ZAVADSKI, F. ; DEMARIO, :. R. L. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Percepção da imagem corporal em crianças e adolescentes participantes do programa Esporte Sem Fronteiras.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 19, p. 1-6, 2014.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ARAUJO, A. J. ; ABURACHID, Layla Maria Campos . Nível de coordenação motora e índice de massa corporal em adolescentes praticantes de esportes. Cinergis , v. 14, p. 193-198, 2014.
-
ABURACHID, Layla Maria Campos ; GRECO, P. J. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; MORALES, J. C. P. . Validação de conteúdo de ações tático-técnicas do Teste de Conhecimento Tático Processual - Orientação Esportiva. Motricidade , v. 10, p. 38-48, 2014.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, Layla Maria Campos ; CAMARGO, R. D. ; GRECO, P. J. . NÍVEL DE CONHECIMENTO TÁTICO E PERFECCIONISMO NO FUTSAL. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) , v. 2, p. 774-788, 2014.
-
ABURACHID, Layla Maria Campos ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GRECO, P. J. . A influência da prática esportiva sobre o conhecimento tático no tênis. Revista da Educação física/UEM (Online) , v. 25, p. 15-22, 2014.
-
ABURACHID, Layla Maria Campos ; SILVA, Schelyne Ribas da ; LUSTOSA, F. T. L. ; ARAUJO, N. D. ; NUNES, A. P. ; SCHULLER, J. A. P. ; GRECO, P. J. . PERFIL DO CONHECIMENTO TÁTICO DE CRIANÇAS DE 8 A 12 ANOS NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS. Coleção Pesquisa em Educação Física , v. 13, p. 91-98, 2014.
-
ABURACHID, Layla Maria Campos ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GRECO, P. J. . NÍVEL DE CONHECIMENTO TÁTICO DE JOGADORES E AVALIAÇÃO SUBJETIVA DOS TREINADORES DE FUTEBOL. Revista Brasileira de Futsal e Futebol , v. 5, p. 322-330, 2013.
-
OLIVEIRA, A. A. B. ; TEIXEIRA, C. A. ; RECHENCHOSKY., L.. ; OLIVEIRA FILHO, A. ; Luciane Arantes da Costa ; GAION, P. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; LIMA, S. T. ; PEREIRA, Vanildo Rodrigues . Programa Segundo Tempo: ações de acompanhamento da equipe colaboradora 16, Região Sul, Paraná, Brasil. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 1-1, 2011.
-
ABURACHID, Layla Maria Campos ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SOARES, Vinicius de Oliveira Viana ; SANTOS, Humberto Felipe de Sousa ; GRECO, P. J. . O comportamento tático em diferentes categorias na execução do contra-ataque no futsal. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Impresso) , v. 14, p. 133-137, 2011.
-
Sonoo, C.N ; GOMES, Anderson Luiz ; DAMASCENO, Mara Laiz ; SILVA, Schelyne Ribas da ; LIMANA, Mirieli Denardi . Ansiedade e desempenho: um estudo com uma equipe infantil de voleibol feminino. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 6, p. 1-13, 2010.
-
MAYER, Marluci ; STAREPRAVO, Fernando Augusto ; SILVA, Schelyne Ribas da . Atividades de lazer de acadêmicos de um curso de educação e as políticas públicas de lazer na cidade de Guarapuava, PR.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 149, 2010.
-
OLIVEIRA, A. A. B. ; TEIXEIRA, C. A. ; RECHENCHOSKY., L.. ; OLIVEIRA FILHO, A. ; PRATI, A. C. ; Luciane Arantes da Costa ; SILVA, Schelyne Ribas da ; LIMA, S. T. ; PEREIRA, Vanildo Rodrigues . Motivação para a prática esportiva: Programa Segundo Tempo, Região 16. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 150, p. 1-1, 2010.
-
ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SOARES, V. O. V. ; SANTOS, H. F. S. ; GRECO, P. J. . O COMPORTAMENTO TÁTICO EM DIFERENTES CATEGORIAS NA EXECUÇÃO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL.. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Impresso) , v. 14, p. 133-137, 2010.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; OLIVEIRA, Leonardo Pestillo ; Sonoo, C.N ; VIEIRA, José Luiz ; VIEIRA, Lenamar Fiorese ; PEREIRA, Vanildo Rodrigues . Self-regulation styles and its relation with aggression variables and self-concept structures in high performance volleyball and indoor soccer females athletes. Journal of Coimbra Network on Exercise Sciences , v. 4, p. 3-9, 2008.
-
GRECO, P. J. ; PRACA, G. M. ; CASTRO, H. O. ; MORALES, J. C. P. ; ABURACHID, L. M. C. ; BREDT, S. G. T. ; RIBAS, S. . Metodología de la enseñanza de los deportes de invasión: aprendizaje incidental?enseñanza intencional, un camino para transitar.. In: Pablo Esper Di Cesare. (Org.). Iniciación, formación y desarrollo de los deportes de equipo.. 1ed.Salta: EUCASA, 2022, v. 1, p. 563-628.
-
GRECO, P. J. ; MORALES, J. C. P. ; ABURACHID, L. M. C. ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da ; RIBEIRO, L. C. ; MAZZARDO, T. ; BREDT, S. G. T. . La iniciación al balonmano: jugar para aprender y aprender jugando, una secuencia pedagógica de lo incidental a lo intencional.. In: Pablo Esper Di Cesare. (Org.). Iniciación, formación y desarrollo de los deportes de equipo.. 1ed.Salta: EUCASA, 2022, v. 1, p. 844-901.
-
GRECO, P. J. ; ABURACHID, L. M. C. ; ANDRADE, R. L. ; RIBAS, S. ; MORALES, J.C.P. . Conhecimento tático em esportes: saber "o que fazer" e saber "como fazer": importância para o treinamento e avaliação.. In: Leonardo de Sousa Fortes; Lenamar Fiorese.. (Org.). Psicologia do esporte: uma abordagem aplicada para atletas e treinadores.. 1ed.Belo Horizonte: Editora Ampla, 2022, v. 1, p. 295-319.
-
GRECO, PABLO JUAN ; RIBAS, S. ; ABURACHID, L. M. C. ; PRACA, G. M. ; MORALES, J.C.P. . Fundamentos técnicos ou coordenação motora? A indissociável relação coordenação-técnica: as chaves para a formação esportiva.. In: Douglas dos Santos Taborda; Cristal Lemos Guimarães Rocha.. (Org.). Basquete 3x3: uma proposta de ensino-aprendizagem-treinamento ao desenvolvimento esportivo de atletas.. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 73-102.
-
MORALES, J.C.P. ; GRECO, PABLO JUAN ; ABURACHID, L. M. C. ; PRACA, G. M. ; RIBAS, S. . Modelos de ensino dos esportes: apresentação e organização do ensino a partir dos modelos de iniciação esportiva universal e de competências nos jogos de invasão.. In: Douglas dos Santos Taborda; Cristal Lemos Guimarães Rocha.. (Org.). Basquete 3x3: uma proposta de ensino-aprendizagem-treinamento ao desenvolvimento esportivo de atletas.. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 103-131.
-
PRACA, G. M. ; GRECO, P. J. ; ABURACHID, L. M. C. ; RIBAS, S. ; MORALES, J. C. P. . Teoria da cognição-ação: como o desenvolvimento do pensamento tático contextual na iniciação esportiva pode contribuir para a formação de atletas experts a longo prazo?. In: Douglas dos Santos Taborda; Cristal Lemos Guimarães Rocha.. (Org.). Basquete 3x3: uma proposta de ensino-aprendizagem-treinamento ao desenvolvimento esportivo de atletas.. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 39-72.
-
GRECO, PABLO JUAN ; PRACA, G. M. ; MORALES, J. C. P. ; ABURACHID, L. M. C. ; RIBAS, S. . Vinte anos de iniciação esportiva universal: o conceito de jogar para aprender e aprender jogando, um pedagógico ABC-D.. In: Daniel Boullosa; Larissa Lara; Pedro Athayde.. (Org.). Treinamento esportivo: um olhar multidisciplinar.. 1ed.NATAL: EDFRN, 2020, v. 12, p. 43-63.
-
GRECO, P. J. ; PRACA, G. M. ; MORALES, J. C. P. ; ABURACHID, L. M. C. ; RIBAS, S. . Avaliação de indicadores técnico-táticos do potencial esportivo.. In: Francisco Zacaron Werneck; Emerson Filipino Coelho; Renato Melo Ferreira.. (Org.). MANUAL DO JOVEM ATLETA: da escola ao alto rendimento.. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 169-188.
-
ABURACHID, L. M. C. ; GRECO, P. J. ; RIBAS, S. . Fatores que interferem no desenvolvimento do conhecimento tático.. In: Caio Corrêa Cortela; Carlos Adelar Abaide Balbinotti; Janice Zarpellon Mazo; Juan Pedro Fuentes García.. (Org.). Tênis um olhas multidisciplinar.. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2020, v. 1, p. 305-322.
-
GRECO, P. J. ; MATIAS, C. J. A. S. ; PRACA, G. M. ; MORALES, J. C. P. ; ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, S.R . O ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos esportivos: aprendizado incidental, ensino intencional. In: Jarbas Gomes Remonte; Luis Felipe Tubagi Polito (Org.). (Org.). Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo?. 1ed.Várzea Paulista [SP]: Fontoura, 2018, v. 1, p. 161-194.
-
GRECO, PABLO JUAN ; MORALES, J.C.P. ; ABURACHID, L. M. C. ; LOPES, M. C. ; SILVA, S.R ; BENDA, R. N. . Iniciacao Esportiva Universal: O Jogo do "ABC" na Alfabetização Esportiva. In: Katia Lucia Moreira Lemos ; Pablo Juan Greco; Juan Carlos Pérez Morales. (Org.). 5 Congresso Internacional dos Jogos Desportivos. 1ed.Belo Horizonte: EEFFTO-UFMG, 2015, v. 1, p. 335-359.
-
ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Capítulo 9: Esportes de Raquete. In: Pablo Juan Greco; Juan Carlos P. Morales; Gustavo de Conti T. Costa. (Org.). Manual das Praticas dos Esportes no Programa Segundo Tempo. 1ed.Maringá: Eduem, 2013, v. , p. 397-438.
-
ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Badminton. In: Amauri A. B. de Oliveira; Claudio Kravchychyn; Evando Carlos Moreira; Raquel S. Pereira. (Org.). Ensinando e Aprendendo Esportes no Programa Segundo Tempo. 1ed.Maringá: Eduem, 2011, v. 01, p. 319-358.
-
ESTEVAO, B. J. ; JASKULSKI, G. W. ; BRASIL, MARCOS ROBERTO ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SILVA, T. R. ; OLIVEIRA, V. M. ; CHUMLHAK, Z. . MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA ENTRE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO URBANA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: 7° SALÃO DE EXTENSÃO E CULTURA - EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL., 2014, Guarapuava. 7° SALÃO DE EXTENSÃO E CULTURA, 2014.
-
ESTEVAO, B. J. ; JASKULSKI, G. W. ; BRASIL, M. R. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SILVA, T. R. ; OLIVEIRA, V. M. ; CHUMLHAK, Z. . COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO.. In: 7° SALÃO DE EXTENSÃO E CULTURA - EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, 2014, Guarapuava. 7° SALÃO DE EXTENSÃO E CULTURA, 2014.
-
CHUMLHAK, Z. ; SILVA, Schelyne Ribas da . AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO. In: 23.o Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. 23.o Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014.
-
ARAUJO, A. J. ; WITONSKI, G. ; CHUMLHAK, Z. ; SILVA, Schelyne Ribas da . NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA EM PRATICANTES DE ESCOLINHAS ESPORTIVAS. In: 22° Encontro Anual de Iniciação Científica - 22° EAIC e 3° Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação - 3° EAITI, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do 22° Encontro Anual de Iniciação Científica - 22° EAIC e 3° Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação - 3° EAITI,, 2013.
-
OLIVEIRA, V. M. ; BRASIL, M. R. ; ESTEVAO, B. J. ; CHUMLHAK, Z. ; SILVA, T. R. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Percepção da imagem corporal em crianças e adolescentes participantes do Programa Esporte Sem Fronteiras. In: I Seminário Internacional 'Estado, Violência e Luta de Classes' e I Mostra Científica, 2013, Guarapuava. Anais do I Seminário Internacional, 2013.
-
ESTEVAO, B. J. ; SILVA, T. R. ; BRASIL, M. R. ; OLIVEIRA, V. M. ; CHUMLHAK, Z. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Nível de desempenho da coordenação motora de escolares participantes do projeto Esporte Sem Fronteiras. In: V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico, 2013, Maringá. Papel da Universidade na Garantia dos Legados dos Megaeventos, 2013.
-
BRASIL, M. R. ; OLIVEIRA, V. M. ; CHUMLHAK, Z. ; ESTEVAO, B. J. ; SILVA, T. R. ; SILVA, Schelyne Ribas da . (IN) SATISFAÇÃO CORPORAL E NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA ESPORTES SEM FRONTEIRAS. In: V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Ollímpico, 2013, Maringá. Papel da Universidade na Garantia dos Legados dos Megaeventos, 2013.
-
ABURACHID, L. M. C. ; PORTELA, C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GRECO, P. J. . A Percepção e a Tomada de Decisão no Tênis. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2013, Brasilia. XVIII COMBRACE, 2013.
-
SILVESTRE, A. L. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; BOBATO, A. H. S. . Aptidão física de idosas para praticantes e não praticantes de exercícios resistidos.. In: XVII Semana de Iniciação Científica., 2012, guarapuava. XVII Semana de Iniciação Científica., 2012.
-
AVILA, A. C. ; BOBATO, A. H. S. ; SILVA, Schelyne Ribas da . INSATISFAÇÃO CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS.. In: XVII Semana de Iniciação Científica., 2012, guarapuava. XVII Semana de Iniciação Científica., 2012.
-
ARAUJO, A. J. ; CHUMLHAK, Z. ; OLIVEIRA, A. F. ; SILVA, Schelyne Ribas da . NÍVEL DE CAPACIDADE FÍSICA RELACIONADAS A SAÚDE EM ESCOLARES PARTICIPANTES DE ESCOLINHAS ESPORTIVAS. In: III Encontro dos Extensionistas da Unicentro, 2012, Guarapuava. Anais da XVII Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO, 2012.
-
MAYER, Marluci ; SILVA, Schelyne Ribas da ; STAREPRAVO, Fernando Augusto . ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LAZER PRATICADAS POR ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNICENTRO GUARAPUAVA ? PR. COMPARADAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER DA CIDADE.. In: IV Simposio de Educação Física: diversidade na atuação do profissional de Educação Física., 2010, GUARAPUAVA. IV Simposio de Educação Física: diversidade na atuação do profissional de Educação Física.. GUARAPUAVA, 2010.
-
DELALÍBERA, Heloísa Peron ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ROLOFF, Antonio Francisco ; MARTINS, Leandro Beraldo . ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES DE REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA. In: IV Simpósio de Educação Física: diversidadena atuação do profissional de Educação Física., 2009, Guarapuava. IV Simpósio de Educação Física: diversidadena atuação do profissional de Educação Física.. Guarapuava, 2009.
-
ROLOFF, Antonio Francisco ; SILVA, Schelyne Ribas da ; MARTINS, Leandro Beraldo ; OLIVEIRA, Tauana Aparecida . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR COM MENINOS MATRICULADOS NA ESCOLINHA FUTSAL KIDS. In: IV Simposio de Educação Física: diversidade na atuação do profissional de Educação Física, 2009, Guarapuava. IV Simposio de Educação Física: diversidade na atuação do profissional de Educação Física. Guarapuava, 2009.
-
ROCHA, Gilnei Bini ; SILVA, Schelyne Ribas da . AVALIAÇÃO DO PERFIL DO GESTO TÉCNICO DO VOLEIBOL E DA PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA ATLETICA DE ALUNOS DO PROGRAMA ESPORTE CIDADÃO UNILEVER DO COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA 2009. In: IV Simpósio de Educação Física: diversidade na atuação do Profissional de Educação Física, 2009, Guarapuava. IV Simpósio de Educação Física: diversidade na atuação do Profissional de Educação Física. Guarapuava, 2009.
-
PRIMON, A. ; MAZZARDO, T. ; MARQUES, L. H. S. ; AMORIM, A. N. ; RIBAS, S. ; ABURACHID, L. M. C. . O ESTADO DA ARTE SOBRE O TIRO DE META NO FUTEBOL.. In: II Meeting de Educação Física, 2025, Goiânia. II Meeting de Educação Física: Da teoria à prática: o conhecimento como precursor da atuação profissional. Goiânia: SESC, 2025. v. 1. p. 1.
-
TEIXEIRA, G. L. M. ; LIMA, I. M. ; ABURACHID, L. M. C. ; BEZERRA, E. B. ; PENNA, M. ; RIBAS, S. . AVALIAÇÃO OBJETIVA E SUBJETIVA DO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO DE ATLETAS DE FUTSAL. In: 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos - CBJEC, 2024, CUIABÁ. ANAIS do 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos - CBJEC. CUIABÁ: UFMT, 2024. v. 1. p. 1-116.
-
SILVA, F. E. L. ; MOURA, R. R. S. ; FIGUEIREDO, L. S. ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da ; COSTA, G. C. T. ; CASTRO, H. O. . EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PEQUENOS JOGOS NO VOLEIBOL FEMININO ADULTO: ANÁLISE DO DESEMPENHO TÉCNICO CONSIDERANDO O AJUSTAMENTO E A EFICIÊNCIA. In: 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos - CBJEC, 2024, CUIABÁ. ANAIS do 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos - CBJEC. CUIABÁ: UFMT, 2024. v. 1. p. 60-60.
-
LIMA, I. M. ; ABURACHID, L. M. C. ; BEZERRA, E. B. ; GRECO, P. J. ; RIBAS, S. . EVIDÊNCIAS DE CONFIABILIDADE E VALIDADE DE CONSTRUTO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA ADOLESCENTES DE 13 A 15 ANOS. In: 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos - CBJEC, 2024, CUIABÁ. ANAIS do 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos - CBJEC. CUIABÁ: UFMT, 2024. p. 68-68.
-
FREITAS JR, E. A. ; RIBAS, S. . Relação entre Coordenação motora com bola e índice de massa corporal: um estudo com escolares participantes e não participantes de escolinhas esportivas. In: IX Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e XII Seminário de Socialização de Práticas de Estágio., 2023, Cuiabá. Anais IX Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e XII Seminário de Socialização de Práticas de Estágio., 2023. p. 17-17.
-
LIMA, I. M. ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da . EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONSTRUTO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA ADOLESCENTES DE 13 A 15 ANOS.. In: XIII MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO- UFMT, 2022, Cuiabá. Anais da XIII MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO.. Cuiabá: Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação ? UFMT, 2022. p. 299-299.
-
RIBAS, S. ; FRANCO, A. W. S. ; AMARAL, S. G. ; ABURACHID, L. M. C. . Associação da capacidade de jogo de jovens no futebol via avaliação subjetiva do treinador e conhecimento tático processual.. In: In: ICFutsal, 2021, Brasília. Anais internacional congress of futsal. Brasilia, 2021. v. 1. p. 58-58.
-
LIMA, I. M. ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da . EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONSTRUTO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA ADOLESCENTES. In: XII MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO, 2021, Cuiaba. XII MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Cuiabá: UFMT, 2021. p. 352-352.
-
SILVA, C. C. ; RIBAS, S. . EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA CRIANÇAS DE 8 A 10 ANOS. In: XII MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO- UFMT, 2021, Cuiabá. XII MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Cuiabá: UFMT, 2021. p. 351-351.
-
SANTOS, P. ; ALVES, J. C. A. ; RIBAS, S. . Conhecimento Tático Processual: um estudo com os praticantes de basquetebol. In: VII Semana Acadêmica de Educação Física da FEF e X Seminário de praticas de estágio, 2019, Cuiabá. VII Semana Acadêmica de Educação Física da FEF e X Seminário de praticas de estágio. Cuiabá: FEF UFMT, 2019. p. 18-18.
-
SILVA, F. E. F. ; ABURACHID, Layla Maria Campos ; RIBAS, S. . Correlação entre a coordenação motora com e sem bola em praticante s de handebol. In: VII Semana Acadêmica de Educação Física da FEF e X Seminário de praticas de estágio, 2019, Cuiabá. VII Semana Acadêmica de Educação Física da FEF e X Seminário de praticas de estágio. Cuiabá: FEF UFMT, 2019. p. 25-25.
-
SILVA, S.R ; CORDOVIL, M. S. P. ; NEVES, E. P. S. ; BARROS, F. C. ; DUARTE, J. D. R. S. ; GRECO, P. J. . VALIDADE DE CONTEÚDO DO TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA. In: V Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, 2017, Cuiabá. V Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste II Congresso Internacional de Educação Física do Centro-Oeste I Simpósio Internacional de Pedagogia do Esporte do Centro-Oeste, 2017. v. 21. p. 43-44.
-
SILVA, S.R ; MORALES, J. C. P. ; VICENTIN JUNIOR, C. R. ; CAMOLESI, F. S. ; SILVA, P. H. M. E. ; GRECO, P. J. . VALIDADE INTERNA E ÍNDICE DE DIFICULDADE DAS TAREFAS DO TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA. In: V Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, 2017, Cuiabá. V Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste II Congresso Internacional de Educação Física do Centro-Oeste I Simpósio Internacional de Pedagogia do Esporte do Centro-Oeste, 2017. v. 21. p. 44-45.
-
SILVA, SCHELYNE RIBAS DA ; MORALES, J. C. P. ; ABURACHID, Layla Maria Campos ; GRECO, PABLO JUAN . Teste de coordenacao motora com bola: evidencias de validade de conteudo. In: 6 Congresso Internacional dos Jogos Desportivos, 2017, Porto, Portugal. 6 Congresso Internacional dos Jogos Desportivos. Porto, Portugal: Universidade de desporto do Porto, 2017. v. 1. p. 34-34.
-
MIZOGUCHI, M. V. ; VISSOCI, J. R. N. ; ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, S.R ; ROSA, C. M. ; VIEIRA, L. F. . Motivação e Carreira Esportiva de Atletas de Beisebol: uma trajetória de autonomia competência e boas relações sociais?. In: IX International Congress et XVI Brazilian Congress of Sport Psychology, 2016, Belo Horizonte. IX International Congress et XVI Brazilian Congress of Sport Psychology, 2016.
-
ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, S.R ; ARAUJO, N. D. ; ESTEVAO, B. J. ; GRECO, P. J. . O IMPACTO DO MODELO DE ENSINO INTEGRATIVO SOBRE A APRENDIZAGEM TÁTICO-TÉCNICA DE JOVENS ESCOLARES NO BADMINTON. In: 5o Congresso internacional de Jogos Desportivos, 2015, Belo Horizonte. 5o Congresso internacional de Jogos Desportivos, 2015. v. 1. p. 159-162.
-
SILVA, S.R ; ABURACHID, L. M. C. ; MORALES, J. C. P. ; ALVES, K. C. R. ; GRECO, P. J. . NÍVEL DE CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.. In: 5o Congresso internacional de Jogos Desportivos, 2015, Belo Horizonte. 5o Congresso internacional de Jogos Desportivos, 2015. p. 432-436.
-
SILVA, S.R ; ABURACHID, L. M. C. ; CAMARGO, R. D. C. ; ESTEVAO, B. J. ; GRECO, P. J. . NÍVEL DE CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO E PERFECCIONISMO NO FUTSAL.. In: 5o Congresso internacional de Jogos Desportivos, 2015, Belo Horizonte. 5o Congresso internacional de Jogos Desportivos, 2015.
-
ARAUJO, N. D. ; CLARO, J. N. ; SILVA, W. J. B. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. . AÇÕES TÁTICAS OCORRIDAS NO FUTSAL: AS FASES DO JOGO E OS RESULTADOS OBTIDOS EM COMPETIÇÃO.. In: I Semana Acadêmica da FEF., 2014, Cuiabá. CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, PROJETOS DE PESQUISA, EXTENSÃO E ESTÁGIO.. Cuiabá: UFMT, 2014. v. 1. p. 67-67.
-
COSTA, J. E. ; ARAUJO, N. D. ; SILVA, W. J. B. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. . ANÁLISE DEFENSIVAS E OFENSIVAS EM COMPETIÇÕES DE FUTSAL.. In: I Semana Acadêmica da FEF., 2014, Cuiabá. CADERNO DE RESUMOS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, PROJETOS DE PESQUISA, EXTENSÃO E ESTÁGIO.. Cuiabá: UFMT, 2014. v. 1. p. 114-114.
-
CHUMLHAK, Z. ; ARAUJO, A. J. ; LARA, K. K. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Nível de Aptidão Física Relacionada ao Desempenho em Praticantes de Escolinhas Esportivas.. In: lll SIEPE- Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão., 2013, Guarapuava. Anais da III SIEPE- Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. Guarapuava, 2013. v. 2.
-
AMARAL, S. G. ; ARAUJO, N. D. ; PEREIRA, M. D. ; SILVA, W. J. B. ; CLARO, J. N. ; COSTA, J. E. ; BRAZ, E. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. . Características Ofensivas e Defensivas no Futsal. In: V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Ollímpico, 2013, Maringá. Papel da Universidade na Garantia dos Legados dos Megaeventos, 2013.
-
OLIVEIRA, V. M. ; BRASIL, M. R. ; ESTEVAO, B. J. ; SILVA, T. R. ; CHUMLHAK, Z. ; MONTANI, S. K. ; ZAVADSKI, F. ; DEMARIO, :. R. L. ; SILVA, Schelyne Ribas da . MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA EM INGRESSANTES DO PROGRAMA ESPORTES SEM FRONTEIRAS. In: V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Ollímpico, 2013, Maringá. Papel da Universidade na Garantia dos Legados dos Megaeventos, 2013.
-
ESTEVAO, B. J. ; SILVA, Schelyne Ribas da . MOTIVAÇÃO DE PARATLETAS DE BASQUETE DE CADEIRA DE RODAS PARTICIPANTES DO CAMPEONATO PARANAENSE DIVISÃO A. In: V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, II Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Ollímpico, 2013, Maringá. Papel da Universidade na Garantia dos Legados dos Megaeventos, 2013.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; CAMARGO, R. D. C. ; GRECO, P. J. . Nivel de conhecimento tático e perfeccionismo no futsal. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte e V Congresso Internacional de Ciencias do Esporte., 2013, Brasilia. XVIII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte e V Congresso Internacional de Ciencias do Esporte., 2013.
-
ESTEVAO, B. J. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. . Ansiedade traço e ansiedade-estado em atletas de futsal feminino de rendimento.. In: I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício., 2012, Maringá. I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício., 2012.
-
CAMARGO, R. D. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; GRECO, P. J. . Conhecimento tático delcarativo de atletas de futsal de rendimento. In: I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício., 2012, Maringá. I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício., 2012.
-
SCHULLER, J. P. ; ABURACHID, L. M. C. ; SANTOS, E. S. O. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Ansiedade de traço e estado em atletas de goalball: campeonato brasileiro de goalball 2011.. In: I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício., 2012, Maringá. I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício., 2012.
-
ABURACHID, L. M. C. ; ALVES, P. H. F. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SCHULLER, J. P. ; LOPES, F. T. T. . A EFICIÊNCIA DO SAQUE SOBRE A PONTUAÇÃO DO JOGO NO TÊNIS PROFISSIONAL.. In: III Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, 2012, 2012, Cuiabá. III Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, 2012. p. 48-48.
-
LUSTOSA, F. T. L. ; ABURACHID, L. M. C. ; SCHULLER, J. P. ; LOPES, T. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GRECO, P. J. . Nível de conhecimento tático de crianças de 8 a 12 anos: orientação esportiva para os jogos coletivos.. In: I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício., 2012, Maringá. I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício., 2012.
-
ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GUIMARÃES, G.A. ; MORALES, J.C.P. ; GRECO, P. J. . NIVEL DE CONHECIMENTO TATICO DECLARATIVO E AVALIAÇÃO SUBJETIVA DOS TREINADORES NO TENIS. In: 3 CONGRESSO INTERNACIONAL DE JOGOS DESPORTIVOS, 2011, PORTO. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. PORTO: FACULDADE DE DESPORTO, 2011. v. 11. p. 32-32.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; ZABLOCKI, J. R. ; GRECO, P. J. . CARACTERISTICAS DO COMPORTAMENTO TATICO NA EXECUÇÃO DO CONTRA-ATAQUE EM UMA EQUIPEDE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO. In: 3 CONGRESSO INTERNACIONAL DE JOGOS DESPORTIVOS, 2011, PORTO. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. PORTO: FACULDADE DE DESPORTO, 2011. v. 11. p. 93-94.
-
ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GUIMARÃES, G.A. ; MORALES, J.C.P. ; GRECO, P. J. . NIVEL DE CONHECIMENTO TATICO DECLARATIVO E AVALIAÇÃO SUBJETIVA DOS TREINADORES NO FUTEBOL. In: 3 CONGRESSO INTERNACIONAL DE JOGOS DESPORTIVOS, 2011, PORTO. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. PORTO: FACULDADE DO DESPORTO, 2011. v. 11. p. 32-33.
-
ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GUIMARÃES, G.A. ; MORALES, J.C.P. ; GRECO, P. J. . O NIVEL DE EXPERIÊNCIA DE TENISTAS E O CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO. In: 3 CONGRESSO INTERNACIONAL DE JOGOS DESPORTIVOS, 2011, PORTO. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. PORTO: FACULDADE DE DESPORTO, 2011. v. 11. p. 33-33.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; ZABLOCKI, J. R. . Ações técnico-táticas do Contra-ataque no futsal. In: IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011, Maringá. IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; LUZ, R. M. F. ; PEREIRA, Vanildo Rodrigues ; ABURACHID, L. M. C. ; ESTEVAO, B. J. . COORDENAÇÃO MOTORA, NÍVEL SOCIOECONÔMICO E PRÁTICA ESPORTIVA EXTRACLASSE: UM ESTUDO COM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.. In: IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011, Maringá. IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, 2011.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N . Desenvolvimento Motor e Estado Nutricional de Escolares de 8 a 10 anos. In: Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2010, Londrina. Brazilian Journal Of Motor Behavior. Porto Alegre: socibracom, 2010. v. 5. p. 52-52.
-
LAGO, C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; EGLES, K. R. . ANSIEDADE TRAÇO EM JUDOCAS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO DA FACULDADE GUAIRACÁ. In: VI SEMANA DE EDUCACAO FISICA, 2010, GUARAPUAVA. HOMO SPORTIVUS - Revista Eletrônica de Educação Física da Faculdade Guairacá, 2010.. GUARAPUAVA: MEGA-EVENTOS, 2010.
-
EGLES, K. R. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; LAGO, C. . SATISFAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL EM IDOSAS. In: VI SEMANA DE EDUCACAO FISICA, 2010, GUARAPUAVA. HOMO SPORTIVUS - Revista Eletrônica de Educação Física da Faculdade Guairacá, 2010. GUARAPUAVA: MEGA-EVENTOS, 2010.
-
MAYER, Marluci ; STAREPRAVO, Fernando Augusto ; SILVA, Schelyne Ribas da . ATIVIDADES DE LAZER DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER NA CIDADE DE GUARAPUAVA‐PR. In: VI SEMANA DE EDUCACAO FISICA, 2010, GUARAPUAVA. HOMO SPORTIVUS - Revista Eletrônica de Educação Física da Faculdade Guairacá, 2010. GUARAPUAVA: MEGA-EVENTOS, 2010.
-
ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SOARES, V. O. V. ; SANTOS, H. F. S. ; GRECO, P. J. . CARACTERISTICAS DA TOMADA DE DECISÃO DOS GOLPES DE DEFINIÇÃO DE FUNDO DE QUADRA NO TÊNIS DE PERITOS E JOGADORES PROFISSIONAIS.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO- OESTE, 2010, CUIABÁ. II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO- OESTE. CUIABÁ: FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO., 2010. p. 150-151.
-
BACKES, R. M. ; ABURACHID, L. M. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SOARES, V. O. V. ; SANTOS, H. F. S. ; GRECO, P. J. . EFEITO DE UM PROCESSO DE ENSINO DAS HABILIDADES TÉCNICAS DO FUTSAL PELA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS GLOBAL E SITUACIONAL.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO- OESTE, 2010, CUIABÁ. II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO- OESTE. CUIABÁ: FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, 2010. p. 152-153.
-
ABURACHID, L. M. C. ; LEAO, T. W. S. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SOARES, V. O. V. ; SANTOS, H. F. S. ; GRECO, P. J. . O COMPORTAMENTO TÁTICO EM DIFERENTES CATEGORIAS COMPETITIVAS NA EXECUÇÃO DO CONTRA- ATAQUE DO FUTSAL. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO- OESTE, 2010, CUIABÁ. II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO- OESTE. CUIABÁ: FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, 2010. p. 153-154.
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Estudo da Ansiedade Traço e Ansiedade Estado em Atletas de Voleibol Feminino. In: FIEP- FEderação Internacional de Educação Física. V Congresso Cientifico Latino Americano, 2010, Foz do Iguaçu. V Congresso Cientifico Latino Americano., 2010.
-
CARBORNAR, A. C. M. ; SILVA, Schelyne Ribas da . PERFIL DE ANSIEDADE ESTADO PRE COMPETITIVA E ESTADO DE HUMOR EM ATLETAS DE RENDIMENTO.. In: EAIC- XIX Encontro Anual de Iniciação Científica., 2010, GUARAPUAVA. EAIC- XIX Encontro Anual de Iniciação Científica., 2010.
-
AGUIAR, P.P ; Sonoo, C.N ; SILVA, Schelyne Ribas da . Insatisfação Corporal em Escolares da rede Pública de Ensino de Maringá. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008, Londrina. II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; TEIXEIRA, C. A. ; MAGRO, J. M. R. ; PEREIRA, Vanildo Rodrigues . Desempenho Motor e a Percepção de Competência: um estudo com meninas da Ginástica Ritmica. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício., 2008, Londrina. II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2008.
-
Viviane Aparecida Pereira dos Santos ; SILVA, Schelyne Ribas da ; PEREIRA, Vanildo Rodrigues ; VIEIRA, José Luiz . Natação e Proficiência Motora de escolares de 7 anos de idade: estudo diagnóstico comparativo.. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008, Sao Paulo. IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008. v. 3. p. 60-61.
-
Viviane Aparecida Pereira dos Santos ; SILVA, Schelyne Ribas da ; VIEIRA, José Luiz ; PORCU, M. . Transtorno de Ansiedade e Exercício Físico: A Prática da Hidroginástica como Tratamento complementar. In: XII Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2008, Porto Alegre. XII Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Desporto: Paz, Direitos,humanos e Inclusão Social.. Porto Alegre: CDcopy Comunicação Digital Ltda., 2008. p. 792-792.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N . Escolas de Esportes: Uma Análise da Aptidão Física e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes. In: XII Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Desporto: Paz, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2008, Porto Alegre. XII Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Porto Alegre: CDcopy Comunicacao Digital Ltda, 2008.
-
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo ; VIEIRA, José Luiz ; SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N ; Viviane Aparecida Pereira dos Santos . Sobrepeso, distúrbios alimentares e distorção da auto-imagem corporal: um estudo correlacional em universitários. In: IX Congresso Sul-Americano de Psicologia do Esporte XIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte, 2008, Belo Horizonte. IX Congresso Sul-Americano de Psicologia do Esporte XIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte. Belo Horizonte, 2008.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ROIK, Peterson ; SUZUKI, Claudio Shigueki . Estudo da Variação da Força em Trabalhadores de Empresa Privada na Cidade de Irati-Pr. In: 22 congresso Internacional de Educacao Fisica- FIEP, 2007, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2007. v. 77. p. 84-84.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N ; TEIXEIRA, C. A. ; Broch, C. ; SILVA, F. C. E. . PERFIL DO ESTADO DE CRESCIMENTO E DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.. In: III Congresso Internacional de Pedagodia do Esporte e XIX Semana de Educacao Fisica da Universidade Estadual de Maringá-Pr, 2007. III Congresso Internacional de Pedagodia do Esporte e XIX Semana de Educacao Fisica da Universidade Estadual de Maringá-Pr. Maringá: Uem, 2007. v. cd.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Priscila Garcia Marques da Rocha ; Sonoo, C.N ; OLIVEIRA, Leonardo Pestillo ; VIEIRA, José Luiz . O Impacto da silhueta randomica na avaliacao da imagem corporal: um estudo com universitarios. In: Congresso Brasileiro de Atividade Fisica & Saude, 2007. Revista Brasileira de atividade fisica & Saude. v. 12. p. 164-164.
-
SOUZA, Vania de Fatima Matias ; AIRES, Antonio Augusto ; SILVA, Schelyne Ribas da ; PEREIRA, Vanildo Rodrigues . obesidade na infancia e na adolescencia: interesse e motivacao de criancas e adolescentes com sobrepeso em relacao a atividade fisica. In: 6 Congresso Brasileiro de Atividade Fisica & Saude, 2007, Florianopolis. Revista Brasileira de Atividade Fisica & Saude, 2007. v. 12. p. 119-119.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N ; VIEIRA, Lenamar Fiorese ; Priscila Garcia Marques da Rocha . Ansiedade- estado, Estado de Humor e Desempenho motor: um estudo com atletas de futsal feminino. In: III Congresso internacional e IX Semana de Psicologia: coletividade e subjetividade na sociedade comtemporanea, 2007, Maringa. III Congresso internacional e IX Semana de Psicologia: coletividade e subjetividade na sociedade comtemporanea, 2007.
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Perfil do Estado de Crescimento e da aptidão Física Relacionada ao Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes.. In: III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte., 2007, Maringá. III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte., 2007.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; VULKZAK, Anderson ; PORTELA, Bruno Sergio . Dados Antropométricos e Neuro-motores da População Academicada Unicentro/ Cedeteg em 2004. In: XVII Seminario de pesquisa, XII Semana de Iniciação Cientifica, I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005, Guarapuava. XVII Seminario de pesquisa, XII Semana de Iniciação Cientifica, I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; VULCZAK, Anderson ; Perfil Antropométrico de Atletas de Futsal Masculino da Cidade de Guarapuava. In: XII Semana ed Iniciaçao Científica, I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005, Guarapuava. Anais ... Seminário de Pesquisa ... Semana de Iniciação Científica (Guarapuava. CDRom), 2005.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; PORTELA, Bruno Sérgio ; VULCZAK, Anderson ; ANDRADE, Vanessa de ; GOMES, Damiane Carneiro ; ANDRADE, Vinícius de ; SERVAT, Flavia Ângela ; ARAÚJO, Luís Eduardo E. ; MIRANDA, José Renato O. ; QUEIROGA, Marcos Roberto . CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE ATLETAS DE KARATÊ-DÔ TRADICIONAL. In: Celafiscs, 2004, Sao Paulo. XXVII Simposio de Ciencias do esporte, 2004. p. 253-254.
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; PORTELA, Bruno Sérgio ; VULCZAK, Anderson ; ANDRADE, Vanessa de ; GOMES, Damiane Carneiro ; ANDRADE, Vinícius de ; SERVAT, Flavia Ângela ; ARAÚJO, Luís Eduardo E. ; MIRANDA, José Renato O. ; QUEIROGA, Marcos Roberto . COMPORTAMENTO DA FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E DA FLEXIBILIDADE DO QUADRIL EM ATLETAS DE KARATÊ-DÔ TRADICIONAL. In: Celafiscs, 2004, Sao Paulo. XXVII SIMPOSIO Internacional de Ciencias do Esporte, 2004. p. 253-254.
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Obesidade Infantil. In: II Simposio de Cultura Corporal e Povos Indigenas- Esporte, Saude e Identidade, 2003, guarapuava. II anais do Simposio indigena, 2003.
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Terceira Idade. In: II Simposio de Cultura Corporal e Povos Indigenas- Esporte, Saude e Identidade, 2003, guarapuava. II anais do Simposio Indigena, 2003.
-
RIBAS, SCHELYNE ; Coordenação Motora com bola e sua aplicabilidade prática. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBAS, SCHELYNE ; Aplicação Teste Coordenação Motora com Bola. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBAS, SCHELYNE ; Metodologia para o Ensino dos Esportes. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBAS, S. . Capacidades Coordenativas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBAS, S. . Treinamento Sobre Teste de Coordenação Motora Com Bola. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS JR, E. A. ; RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, Schelyne Ribas da . RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL: UM ESTUDO COM ESCOLARES PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE ESCOLINHAS ESPORTIVAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, I. M. ; SILVA, S.R . EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONSTRUTO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA ADOLESCENTES DE 13 A 15 ANOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBAS, SCHELYNE ; SILVA, W. J. B. ; AMARAL, S. G. ; ABURACHID, LAYLA M. C. . Associação da capacidade de jogo de jovens no futebol via avaliação subjetiva do treinador e conhecimento tático processual. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, I. M. ; SILVA, S.R . EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONSTRUTO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA ADOLESCENTES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. C. ; RIBAS, S. . EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA CRIANÇAS DE 8 A 10 ANOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, P. ; ALVES, J. C. A. ; RIBAS, S. . Conhecimento Tático Processual: um estudo com os praticantes de basquetebol. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, F. E. F. ; ABURACHID, L. M. C. ; RIBAS, S. . Correlação entre a coordenação motora com e sem bola em praticante s de handebol. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIZOGUCHI, M. ; VISSOCI, J. R. N. ; ABURACHID, Layla Maria Campos ; SILVA, S.R ; ROSA, C. M. ; VIEIRA, L. F. . Motivação e Carreira Esportiva de Atletas de Beisebol: uma trajetória de autonomia competência e boas relações sociais?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHUMLHAK, Z. ; SILVA, Schelyne Ribas da . AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; CHUMLHAK, Z. ; JASKULSKI, G. W. ; SILVA, T. R. ; BRASIL, M. R. ; ESTEVAO, B. J. ; OLIVEIRA, V. M. . COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESTEVAO, B. J. ; JASKULSKI, G. W. ; BRASIL, MARCOS ROBERTO ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SILVA, T. R. ; OLIVEIRA, VINICIUS MACHADO ; CHUMLHAK, Z. . MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA ENTRE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO URBANA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ESTEVAO, B. J. ; JASKULSKI, G. W. ; BRASIL, MARCOS ROBERTO ; SILVA, T. R. ; OLIVEIRA, VINICIUS MACHADO ; CHUMLHAK, Z. . COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHUMLHAK, Z. ; ARAUJO, A. J. ; LARA, K. K. ; SILVA, Schelyne Ribas da . NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO EM PRATICANTES DE ESCOLINHAS ESPORTIVAS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESTEVAO, B. J. ; SILVA, T. R. ; BRASIL, M. R. ; OLIVEIRA, V. M. ; CHUMLHAK, Z. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Nível do desempenho da coordenação motora de escolares participantes do projeto esportes sem fronteiras.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRASIL, M. R. ; OLIVEIRA, V. M. ; CHUMLHAK, Z. ; ESTEVAO, B. J. ; SILVA, T. R. ; SILVA, Schelyne Ribas da . (IN) Satisfação corporal e nível sócio econômico de crianças e adolescentes participantes do programa esportes sem fronteiras.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ABURACHID, L. M. C. ; PORTELA, C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GRECO, P. J. . A Percepção e a Tomada de Decisão no Tênis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; CAMARGO, R. D. C. ; GRECO, P. J. . Nível de conhecimento tático e perfeccionismo no futsal.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMARAL, S. G. ; ARAUJO, N. D. ; PEREIRA, M. D. ; SILVA, W. J. B. ; CLARO, J. N. ; COSTA, J. E. ; BRAZ, E. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. . Caracteristicas Ofensivas e Defensivas no futsal.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, V. M. ; BRASIL, M. R. ; ESTEVAO, B. J. ; SILVA, T. R. ; CHUMLHAK, Z. ; MONTANI, S. K. ; ZAVADSKI, F. ; DEMARIO, :. R. L. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Motivação para Prática Esportiva em Ingressante do Programa Esportes Sem Fronteiras.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ESTEVAO, B. J. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Motivação para praticantes de basquete de cadeira de rodas participantes do campeonato paranaense.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, A. J. ; JASKULSKI, G. W. ; CHUMLHAK, Z. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Nível de Coordenação Morota em Praticantes de Escolinha Esportiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESTEVAO, B. J. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. . Ansiedade de traço e ansiedade-estado em atletas de futsal feminino de rendimento.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMARGO, R. D. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; GRECO, P. J. . Conhecimento tático declarativo de atletas de futsal de rendimento.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; OLIVEIRA, A. F. ; ARAUJO, A. J. ; CHUMLHAK, Z. . Nível de Capacidade Física relacionada a Saúde em Escolares Participantes de Escolinhas Esportivas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SCHULLER, J. P. ; ABURACHID, L. M. C. ; SANTOS, E. S. O. ; ARAUJO, N. D. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Ansiedade de traço e ansiedade-estado em atletas de goalball: campeonato brasileiro de goalball 2011.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUSTOSA, F.T.T ; ABURACHID, L. M. C. ; SCHULLER, J. P. ; LOPES, T. C. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; GRECO, P. J. . Nível de conhecimento tático de crianças de 8 a 12 anos: orientação esportiva para os jogos coletivos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ABURACHID, L. M. C. ; ALVES, P. H. F. ; SILVA, Schelyne Ribas da ; SCHULLER, J. P. ; LUSTOSA, F. T. L. . A Eficiência do saque sobre a pontuação de jogo no tênis profissional.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. ; ZABLOCKI, J. R. . Ações técnico-táticas do contra ataque no futsal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Caracteristicas do comportamento tático na execução do contra ataque em uma equipe de futsal de alto rendimento.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; LUZ, R. M. F. ; PEREIRA, V. R. ; ABURACHID, L. M. C. . Coordenação motora, nível socioeconômico e pratica esportiva extraclasse: um estudo com escolares da rede publica de ensino.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Nível de conhecimento tático declarativo e avaliação subjetiva dos treinadores no futebol.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Nível de conhecimento tático declarativo e avaliação subjetiva dos treinadores no tênis.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da . O nível de experiencia de tenistas e o conhecimento tático declarativo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARBORNAR, A. C. M. ; SILVA, Schelyne Ribas da . PERFIL DE ANSIEDADE ESTADO PRE COMPETITIVA E ESTADO DE HUMOR EM ATLETAS DE RENDIMENTO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N . Desenvolvimento Motor e estado nutricional de escolares de 8 a 10 anos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Estudo da Ansiedade Traço e Ansiedade Estado em Atletas de Voleibol Feminino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROLOFF, Antonio Francisco ; SILVA, Schelyne Ribas da ; MARTINS, Leandro Beraldo ; OLIVEIRA, Tauana Aparecida . Avaliacao do desempenho motor de meninos matriculados na escolinha Futsal Kids. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; TEIXEIRA, C. A. ; MAGRO, J. M. R. ; PEREIRA, V. R. . Desempenho motor e percepção de competência: em estudo com meninas da Ginastica Rítmica.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N . Escolas de Esportes: uma analise da aptidão física e desempenho motor de crianças e adolescentes.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AGUIAR, P.P ; Sonoo, C.N ; SILVA, Schelyne Ribas da . Insatisfação Corporal em Escolares da Rede Publica de Ensino de Maringá.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Viviane Aparecida Pereira dos Santos ; VIEIRA, José Luiz ; PORCU, M. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Transtorno de Ansiedade e Exercício Físico: a pratica de hidroginástica como tratamento complementar.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Perfil do Estado de Crescimento e da aptidão Física Relacionada ao Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Perfil do Estado de Crescimento e da aptidão Física Relacionada a Saúde de Crianças e Adolescentes.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da . Estudo da Variação da Força em Trabalhadores de Empresa Privada na Cidade de Irati-Pr. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N ; VIEIRA, José Luiz ; OLIVEIRA, L. P. ; Priscila Garcia Marques da Rocha . O Impacto da Silhueta Randômica na Avaliação da Percepção Corporal: um Estudo com Universitários.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Schelyne Ribas da ; Sonoo, C.N ; VIEIRA, L. F. ; Priscila Garcia Marques da Rocha . Ansiedade Estado, Estado de Humor e Desempenho Motor: Um Estudo com Atletas de Futsal Feminino.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VULCZAK, Anderson ; SILVA, Schelyne Ribas da ; PORTELA, Bruno Sergio . Dados Antropométricos neuro-motores da População Acadêmica da Unicentro/Cedeteg 2004.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
RIBAS, S. ; ABURACHID, L. M. C. ; MORALES, J. C. P. ; MONTEIRO, G. N. ; PRACA, G. M. ; CASTRO, H. O. ; GRECO, P. J. . Teste de Coordenação Motora com Bola. 2018.
SILVA, Schelyne Ribas da . Tenis de mesa. 2000.
SILVA, S.R . Temas Atuais no Desenvolvimento Motor. 2016. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Metodologia de ensino e conteúdos especificos na àrea de educação física.. 2014. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Curso de Formacao e Capacitacao de Lazer e Esporte.. 2013. .
SILVA, Schelyne Ribas da ; ABURACHID, L. M. C. . Curso de Formacao e Capacitacao de Lazer e Esporte.. 2013. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Metodologia do Ensino de Esportes com ênfase em esportes de raquete.. 2013. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Estilos de Ensino, Avaliação da Aptidão fisica e Habildiade Motoras de escolres. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, Schelyne Ribas da . Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, Schelyne Ribas da . Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, Schelyne Ribas da . Estilos de Ensino, Avaliação da Aptidão Física e das Habilidades Motoras em Escolares. 2011. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Oficina de Peteca. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Schelyne Ribas da . Atividades de Raquete: Badminton, Tênis de Mesa e Frescobol.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Schelyne Ribas da . Estilos de Ensino e Aprendizagem Motora.. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Estilos de Ensino e Aprendizagem Motora. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Projeto Esporte Brasil. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Experiencias Praticas. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Avaliação da Aptidão Física de Escolinhas. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Programa Segundo Tempo- Maringá- Estilos de Ensino e Aprendizagem Motora. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Programa Segundo Tempo- Praia de Leste- Estilos de Ensino e Aprendizagem Motora. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da ; PEREIRA, V. R. ; TEIXEIRA, C. A. ; RECHENCHOSKY., L.. ; Luciane Arantes da Costa . Programa Segundo Tempo- Maringá- Experiências Práticas. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da ; PEREIRA, V. R. ; TEIXEIRA, C. A. ; Luciane Arantes da Costa ; RECHENCHOSKY., L.. ; PRATI, A. C. . Programa Segundo Tempo- Praia de Leste - Experiências Práticas. 2010. .
SILVA, Schelyne Ribas da ; PORTELA, Bruno Sergio ; ANTONIO, Marcelo Walter ; BRONDANI, V. . COMISSÃO INTERNA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA. 2010. (CIEPE).
PEREIRA, V. R. ; SILVA, Schelyne Ribas da . Programa Segundo Tempo- Maringá- Fundamentos do Programa Segundo Tempo.. 2009. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Programa Segundo Tempo- Maringá- Proesp. 2009. .
SILVA, Schelyne Ribas da ; PEREIRA, V. R. ; TEIXEIRA, C. A. ; PRATI, A. C. ; OLIVEIRA FILHO, A. ; GAION, P. ; RECHENCHOSKY., L.. ; Luciane Arantes da Costa . Programa Segundo Tempo- Maringá- Experiências Práticas. 2009. .
PEREIRA, Vanildo Rodrigues ; SILVA, Schelyne Ribas da . Fundamentos do Programa Segundo Tempo: Entrelaçamentos do Esporte, do Desenvolvimento Humano, da Cultura e da Educação.. 2009. .
SILVA, Schelyne Ribas da . PROESP. 2009. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Avaliação da Aptidão Física de Escolares. 2009. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Desenvolvimento Motor- Teste TGMD (Análise do Teste). 2008. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Desenvolvimento Motor- Teste TGMD (Prática do Teste). 2008. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Composição Corporal. 2008. .
SILVA, Schelyne Ribas da . Desenvolvimento Motor- Teste TGMD (Prática do Teste ). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Schelyne Ribas da . Desenvolvimento Motor- Teste TGMD (Análise Teste). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Schelyne Ribas da . Composição Corporal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Teoria da autodeterminação e Educação Física: relações entre estilos docentes e motivação na produção de ambientes de ensino e aprendizagem em escolas regulares e especiais, Descrição: O estilo de ensino adotado pelos professores é um importante fator que interfere na motivação dos estudantes para a aprendizagem, sendo a Teoria da Autodeterminação (TAD) uma das mais utilizadas, nas últimas décadas, para analisar a motivação em diferentes espaços físicos e contextos educacionais. Tem-se como objetivo geral do estudo, analisar estilos docentes e comportamentos motivados ou desmotivados de professores em serviço de diferentes disciplinas curriculares da Educação Básica, para a atuação docente no contexto escolar, bem como, compreender junto aos alunos, como se manifesta a motivação para a participação ativa nas aulas de Educação Física. Para tanto, através da TAD, utilizando-se do modelo circumplexo, o Questionário Situação na Escola será respondido por professores e alunos. Outras variáveis correlacionadas serão avaliadas. Os objetivos específicos do estudo consistem em traduzir para o português com adaptação à cultura brasileira, bem como analisar a validade de conteúdo para utilização no contexto educacional brasileiro, sete instrumentos de pesquisa. A amostra, será constituída por aproximadamente 1000 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação Básica (11 a 14 anos) e 500 professores, de escolas regulares e escolas especiais, das Regiões Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil. A proposta de investigação se constitui em um projeto conjunto que estabelece a parceria entre a IES proponente, no caso a UNICENTRO/PR, com quatro Universidades Públicas Internacionais de excelência, no caso Universidades de Almería, Málaga e Huelva, da Espanha, e o Instituto Politécnico de Beja ? IPB, de Portugal, com comprovada articulação entre os grupos já estabelecida. O tratamento estatístico seguirá protocolo, e análises serão realizadas por meio dos programas software SPSS e Mplus. A percepção do docente, de estilos de ensino adotados, pode influenciar na atuação docente e motivação de professores e alunos nas aulas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / Khaled Omar Mohamad El Tassa - Coordenador / Diego Grasel Barbosa - Integrante / Felipe Canan - Integrante / Gilmar de Carvalho Cruz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Remuneração.
-
2024 - Atual
Avaliação do Desenvolvimento Positivo de Variáveis Psicológicas no Contexto Esportivo, Descrição: O objetivo do presente projeto é avaliar o desenvolvimento positivo de variáveis psicológicas no contexto esportivo. Destaca-se que o trabalho será realizado em diferentes momentos de forma atemporal, envolvendo revisões sistemáticas do estado da arte abordando temas da psicologia positiva, desenvolvimento positivo de jovens e habilidade para vida, análise de relações entre variáveis psicológicas positivas e metodologias de ensino dentro do contexto esportivo e análise de propriedades psicométricas de questionários das variáveis em estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / MARCUS VINICIUS MIZOGUCHI - Coordenador / LUAN RAFAEL DA SILVA LINO - Integrante.
-
2022 - Atual
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO MOTORA DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS, Descrição: Descrição: O Objetivo do estudo é desenvolver e validar um instrumento para avaliação da coordenação motora, com bola, para crianças e adolescentes. A metodologia da pesquisa se subdividirá em quatro etapas: na primeira etapa elaborar-se-á três baterias de testes com sete tarefas, considerando as exigências das pressões coordenativas (pressão precisão, tempo, complexidade/sequência; organização/simultaneidade, variabilidade e carga) e o índice progressivo da dificuldade da tarefa por faixa etária. Na segunda etapa avaliar-se-á o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC).Na terceira etapa, experimental, avaliar-se-á cerca de 4.500 escolares, com faixa etária de 6 a 16 anos de idade, de ambos os sexos, praticantes e não praticantes de escolinhas esportivas. Na última etapa realizar-se-ão os procedimentos analíticos, a fim de adequar as análises psicométricas pertinentes para normatizações dos escores, definir os pontos de corte e a classificação do instrumento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / Schelyne Ribas da Silva - Coordenador / Igor Mendes Lima - Integrante / Carolina Costa Silva - Integrante / Elivelton Barbosa Bezerra - Integrante / Gisele Wmayma Pinheiro dos Santos - Integrante / RENATA RODRIGUES BUDIN - Integrante / GABRIEL KAUE NUNES DE ARRUDA - Integrante.
-
2021 - Atual
Efeito da Idade Relativa nos esportes, Descrição: Objetiva investigar o efeito da idade relativa (EIR) em diferentes modalidades esportivas de acordo com os diferentes níveis competitivos, categorias, comparação entre gêneros, posição de jogo e desempenho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / Schelyne Ribas da Silva - Integrante / Layla Maria Campos Aburachid - Integrante / Henrique de Oliveira Castro - Coordenador / SAMUEL DA SILVA AGUIAR - Integrante / VIVIAN DE OLIVEIRA - Integrante / Sérgio Adriano Gomes - Integrante.
-
2020 - Atual
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS EM ESPORTES: DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO POR MÉTODOS TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEOS, Descrição: Estudos de diagnóstico e intervenção pedagógica de variáveis relacionadas a aprendizagem esportiva têm sido amplamente realizados, a fim de fomentar informações referentes a como os sujeitos aprendem, ao longo de quanto tempo e o quanto uma capacidade pode interferir sobre outras. O processo de ensino dos esportes é delimitado por metodologias de ensino tanto tradicionais com contemporâneas, sendo estas aplicadas conforme a faixa etária, os objetivos traçados, a modalidade esportiva e os níveis para o desenvolvimento da formação geral do indivíduo ou do rendimento que se almeja alcançar. Assim, o estudo que será composto por subprojetos, objetiva avaliar o desenvolvimento motor e cognitivo desde crianças até a fase adulta, considerando os métodos tradicionais e contemporâneos, aplicados pelos pesquisadores ou pelos professores/treinadores em seu contexto de prática. Além disso, visa-se também verificar distintas competências psicológicas que influenciam no comportamento dos indivíduos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / Schelyne Ribas da Silva - Integrante / Layla Maria Campos Aburachid - Coordenador / Enio Antono de Freitas Jr - Integrante / Guilherme Bruno B. Pires - Integrante.
-
2017 - 2021
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Descrição: O Objetivo do estudo é desenvolver e validar um instrumento para avaliação da coordenação motora, com bola, para crianças e adolescentes. A metodologia da pesquisa se subdividirá em quatro etapas: na primeira etapa elaborar-se-á três baterias de testes com sete tarefas, considerando as exigências das pressões coordenativas (pressão precisão, tempo, complexidade/sequência; organização/simultaneidade, variabilidade e carga) e o índice progressivo da dificuldade da tarefa por faixa etária. Na segunda etapa avaliar-se-á o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC).Na terceira etapa, experimental, avaliar-se-á cerca de 3.024 escolares, com faixa etária de 6 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, praticantes e não praticantes de escolinhas esportivas. Na última etapa realizar-se-ão os procedimentos analíticos, a fim de adequar as análises psicométricas pertinentes para normatizações dos escores, definir os pontos de corte e a classificação do instrumento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / Schelyne Ribas da Silva - Coordenador / Layla Maria Campos Aburachid - Integrante / Enio Antono de Freitas Jr - Integrante / Carla Danielly dos Santos - Integrante.
-
2015 - 2018
Validação de um teste de coordenação motora com bola para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos., Descrição: Coordenação motora é uma capacidade constitutiva inerente às capacidades do rendimento esportivo. Atualmente os instrumentos existentes na literatura não atendem satisfatoriamente a mensuração da coordenação motora na prática. Nesta perspectiva, a construção de um teste de fácil aplicação e interpretação para avaliar os condicionantes coordenativos, com bola, contribuirá para a elaboração e controle do processo de ensino-aprendizagem- treinamento nos jogos esportivos. O objetivo do estudo será validar um instrumento para avaliação da coordenação motora com bola para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. A validação seguirá os três passos do modelo para elaboração de instrumentos psicométricos proposto por Pasquali (2010). O primeiro será o procedimento da validação teórica, para isso será realizado o coeficiente de validade de conteúdo, composta por três peritos da área (HERNÁNDEZ-NIETO, 2002). O segundo procedimento experimental será composto pela aplicação das tarefas validadas no processo anterior. A amostragem será estratificada de forma aleatória dividida por faixas etárias (6 a 14 anos), sexo, praticantes e não praticantes de escolinha esportiva. Serão 10 sujeitos por item ou comportamento analisado totalizando 2.160 avaliados. O terceiro procedimento denominado analítico consistirá na aplicação estatística dos resultados para as validações de construto e critério. Os tratamentos estatísticos serão: Análise Fatorial Exploratória (objetivo desse método é descobrir quais variáveis hipotéticas ou fatores (variáveis latentes ou construtos) subjazem às variáveis empíricas); Análise Fatorial Confirmatória (possibilitará a comprovação de teorias ou hipóteses a respeito de fatores teoricamente existentes); Coeficiente Kappa médio ou coeficiente de correlação intraclasse para confiabilidade teste-reteste dos peritos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / Schelyne Ribas da Silva - Integrante / PABLO JUAN GRECO - Coordenador.
-
2007 - 2009
DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA ATLÉTICA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS ENTRE 8 e 10 ANOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO., Descrição: O objetivo desta pesquisa, de delineamento transversal, foi investigar o nível da competência motora, da percepção de competência atlética e do estado nutricional de escolares entre 8 e 10 anos e suas possíveis relações. A amostra do estudo foi composta por 481 escolares (250 meninos e 231 meninas) na faixa etária entre 8 e 10 anos, da rede pública de ensino da cidade de Maringá- PR. Como instrumentos utilizou-se o teste motor Teste of Gross Motor Development 2 (TGMD-2) de Ulrich (2000), o questionário de Percepção de Competência- Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance (HARTER, 1985), e avaliação do estado nutricional (IMC) por meio do peso e estatura, tomando como referência Cole (2000). Para a análise dos dados utilizou-se a análise descritiva de mediana e intervalo interquartílico, freqüência absoluta e relativa, e os testes: Shapiro-Wilk, Mann-Whitney, Qui- quadrado, Exato de Fisher, correlação de Spearman e análise de variância One Way ANOVA com post hoc Bonferroni, adotando p< 0,05. Conclui-se que a estimulação motora proporcionada às crianças do estudo, parece ter sido ineficaz, até o momento, para melhora do desenvolvimento motor, da percepção real da sua competência atlética e o estado nutricional adequado às idades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / Christi Noriko Sonoo - Coordenador.
-
2006 - 2009
Escolas de esportes: análise do nível de aptidão física de crianças de Maringá-Pr., Descrição: O presente projeto integrado ao PRÓ-ESPORTE do Departamento de Educação Física tem como objetivo principal identificar o perfil do estado de crescimento, aptidão física e o desempenho motor de crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 a 17 anos, participantes do projeto Programa de estudo do PRÓ-ESPORTE. A população-alvo do estudo será constituída por crianças e adolescentes participantes do projeto PRÓ-ESPORTE nas diferentes modalidades esportivas. Como instrumento de medida serão utilizados a bateria de medidas e testes somatomotores do PROESP-BR (2006). Espera-se como resultado principal, estabelecer o perfil de aptidão física das crianças e adolescentes participantes nas atividades esportivas com intuito de avaliar a contribuição do projeto no que diz respeito ao estado de crescimento, aptidão física e desempenho motor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Schelyne Ribas - Integrante / Christi Noriko Sonoo - Coordenador / Clarice Alves Teixeira - Integrante / VIEIRA - Integrante / VIEIRA, Jose Luiz - Integrante / Dourival Teixeira - Integrante / Luciane Arantes da Costa - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA. , Universidade Federal de Mato Grosso, Boa Esperança, 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 36158802, Fax: (65) 4299072525
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Representante da Faculdade de Educação Fisica na Câmara de Extensão da UFMT do Câmpus Cuiabá
2015 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas:
Basquete
Futsal
Estágio em Esportes
Atividades
-
03/2020
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Educação Física
-
11/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA.,Cargo ou função, MEMBRO NÃO NATO DE COLEGIADO DE CURSO DA FEF-UFMT.
-
05/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino do Futsal; Metodologia do ensino do Basquetebol; Estágio Supervisionado em Esportes
-
12/2015 - 02/2017
Estágios , FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA.,Estágio realizado, COORDENADORA DE ESTÁGIO FORMAL E NÃO FORMAL DA FEF- UFMT.
2006 - 2007
Academia Andrea LeiteVínculo: Professor de Musculação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2000 - 2007
Colegio AliançaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Atividades
-
05/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO FÍSICA
2006 - 2006
Faculdade do Centro do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Prática da Educação Física
2008 - 2012
Ministério do EsportesVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 10, Carga horária: 10
Outras informações:
Membro avaliador da Equipe Colaboradora do Projeto de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segndo Tempo, da Secretaria Nacional de Esporte Educacional- SNEED e Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.
2002 - 2002
Serviço Para EmpresasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor para treinamento da Ginastica Laboral nas empresas
Atividades
-
06/2002 - 12/2002
Treinamentos ministrados , Serviço Para Empresas.,Treinamentos ministrados, Ginastica Laboral
2007 - 2009
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2018
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: doutoranda, Enquadramento Funcional: doutoranda, Carga horária: 2
2012 - 2015
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2012
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2007
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Schelyne Ribas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?