Diogo Souto Simões
Possui graduação em Letras (bacharelado em latim) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005-2010) e mestrado em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017-2019). É doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em Estudos Diacrônicos. Interessa-se pelos temas: Linguística Missionária, línguas africanas no Brasil e por questões de gêneros literários e tópicos culturais de relevância na Antiguidade. Contato: diogosoutosimoes@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 06/01/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Estudos Lingüísticos
2020 - Atual
Universidade Federal de Minas Gerais
Aléxia Teles Duchowny.
Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem
2017 - 2019
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: O quimbundo nas Américas: tecendo um fio diaspórico da presença das línguas africanas no Brasil,Ano de Obtenção: 2019
Kassandra da Silva Muniz.Bolsista do(a): Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. Palavras-chave: Quimbundo; Línguas africanas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas bantu.
Graduação em Letras Latim
2005 - 2010
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Edição Modernizada da Arte da Língua de Angola: gramática de uma língua africana falada no Brasil no Século XVII
Orientador: Profª. Drª. Aléxia Teles Duchowny
Formação complementar
2014 - 2014
Propostas de produção escrita baseadas em gêneros textuais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
História e Pensamento Judaico. (Carga horária: 30h). , Congregação Israelita Mineira, CIM, Brasil.
2007 - 2007
Noções de paleografia latina. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Historiografia Linguística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
Organização de eventos
SIMOES, D. S. . III SEMINÁRIO DE PESQUISAS DO POSLETRAS. 2017. (Outro).
Participação em eventos
X ENCONTRO DE SABERES.Línguas bantas no Brasil: entrelaçando fios diaspóricos. 2018. (Encontro).
XV Semana de Letras - II Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.Considerações sobre a "língua de Angola" a partir das práticas tradutológicas dos jesuítas. 2018. (Encontro).
XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELNE). Gentio de Angola: um olhar sobre práticas letradas na África Central no século XVII. 2018. (Congresso).
XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELNE). 2018. (Congresso).
III SEMPO - Seminário de Pesquisas do POSLETRAS.Línguas africanas no Brasil: o papel dos jesuítas no registro do quimbundo no século XVII. 2017. (Seminário).
II SEMINÁRIO RASURAS - RASURAS EPISTÊMICAS DAS (EST)ÉTICAS NEGRAS.O quimbundo no Brasil: tecendo fios diaspóricos. 2017. (Seminário).
Recepção de Calouros da Faculdade de Letras da UFMG.Leitura do Prólogo da Odisséia de Homero em grego clássico. 2011. (Outra).
Recepção de Calouros da Faculdade de Letras da UFMG.Leitura do poema V do poeta Catulo em latim. 2010. (Outra).
6 Congresso de Cultura e Tradição Sefaradi. Retenção linguística e extinção: os provérbios em raquetía. 2009. (Congresso).
IX Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG (SEVFALE).A haquetía no Brasil: provérbios. 2009. (Encontro).
XVIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da UFMG.Retenção linguística e extinção: os provérbios em raquetía. 2009. (Encontro).
VIII Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG (SEVFALE).O gênero proverbial no judeu-espanhol: um fator de retenção linguística em línguas em extinção. 2008. (Encontro).
COLÓQUIO HOMERO REVISITADO. 2007. (Outra).
VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG (SEVFALE). 2007. (Oficina).
5ª. Semana de Pós-Graduação em Estudos Clássicos da FALE-UFMG "LÍRICA GREGA E LATINA. 2006. (Encontro).
Simpósio de Estudos Clássicos. 2006. (Simpósio).
Outras produções
SIMOES, D. S. . Parecer ad-hoc junto à edição n 10 (maio/ago. 2013) da revista discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG - Temporalidades.. 2013.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
Instituto Internacional de Planeamiento de la EducaciónVínculo: Trabalhador autônomo, Enquadramento Funcional: Tradutor/revisor, Carga horária: 40
Outras informações:
Tradução e revisão de textos no âmbito do Programa de Revitalização e Reestruturação da Inspeção da Educação em Angola estabelecido entre entre o Ministério de Educação da República de Angola e o IIPE UNESCO Buenos Aires.
2012 - 2012
Instituto Internacional de Planeamiento de la EducaciónVínculo: Trabalhador autônomo, Enquadramento Funcional: Tradutor/revisor, Carga horária: 40
Outras informações:
Degravação de áudio, tradução e revisão de textos no âmbito do projeto Evaluación del Programa Escolas do Amanhã firmado entre UNESCO Brasilia (UBO) e a Secretaría Municipal de Educação do Río de Janeiro.
2011 - 2012
Instituto Internacional de Planeamiento de la EducaciónVínculo: Trabalhador autônomo, Enquadramento Funcional: Tradutor/revisor, Carga horária: 40
Outras informações:
Degravações, traduções e revisões de textos realizadas no âmbito do projeto Evaluación Institucional del Sistema Educativo Municipal de Enseanza de São José dos Campos - São Paulo financiado por UNESCO Brasilia (UBO) e pela Secretaría Municipal de Educação de São José dos Campos - SP.
2014 - 2014
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LEOPOLDO PEREIRAVínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Regente de Aulas - PEBSIA, Carga horária: 2
Atividades
-
09/2014 - 12/2014
Ensino,,Disciplinas ministradas, Aulas de Arte
-
02/2014 - 12/2014
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola
-
04/2014 - 04/2014
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diogo Souto Simões e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?