Ricardo Rosa dos Anjos

Graduado em Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa - UnICESP (2006), é especialista em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade de Brasília - UNB (2010). Atualmente é Gerente de Projetos na empresa SOS Docs. Atuou no Governo federal de Out/2006 a Fev/2011, onde ocupou o cargo de Assessor do Ministro e Gerente de Projetos na Subsecretaria de Serviços Postais do Ministério das Comunicações. Trabalhou em diversas empresas de tecnologia da informação como engenheiro de software, analista de sistemas e programador. Exerce atividade docente deste 2009.

Informações coletadas do Lattes em 07/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação

2008 - 2010

Universidade de Brasília, UnB
Título: Sistema de Assessoria Parlamentar
Orientador: Robson Albuquerque

Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas WEB

2003 - 2006

INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO E PESQUISA
Título: Sistema de Gestão de Espaços Publicitários
Orientador: Ms. Eliana Pedrosa Juscelina

Formação complementar

2008 - 2008

Genesis. (Carga horária: 40h). , Summa Tecnologies, SUMMA, Brasil.

2008 - 2008

JAXB. (Carga horária: 40h). , Summa Tecnologies, SUMMA, Brasil.

2005 - 2005

Struts. (Carga horária: 40h). , Politec (DF), POLITEC, Brasil.

2005 - 2005

J2EE ? Enterprise JavaBeans. (Carga horária: 40h). , Politec (DF), POLITEC, Brasil.

2005 - 2005

J2EE ? Java 2 Enterprise Edition. (Carga horária: 20h). , Politec (DF), POLITEC, Brasil.

2005 - 2005

Design Patterns. (Carga horária: 20h). , Politec (DF), POLITEC, Brasil.

2004 - 2004

Modelagem de Dados. (Carga horária: 40h). , Politec (DF), POLITEC, Brasil.

2004 - 2004

Java Fundamental. (Carga horária: 44h). , Politec (DF), POLITEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Participação em eventos

FLISOL - 2010.Gestão Eletrõnica de Documentos: Uma abordagem Prática. 2011. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Wilson Flávio Dias

ANJOS, R. R.; LIMA, F. C.. Em busca do conhecimento. Como Aconteceu?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Associação Religiosa Beneficente Jesus Maria José.

Aluno: Camila Gomes da Silva

ANJOS, R. R.; LIMA, F. C.. SAMO - Sistema de Apoio a Manutenção e Operação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas para Internet) - Associação Religiosa Beneficente Jesus Maria José.

Aluno: Ricardo Rosa dos Anjos

ANJOS, R. R.. Sistema de Gestão de Espaços publicitários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas WEB) - Instituto Cientifico de Ensino e Pesquisa.

Produções bibliográficas

  • ANJOS, R. R. . GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS: TECNOLOGIA EFICAZ E SUSTENTÁVEL. REVISTA TECNOLOGIAS EM PROJEÇÃO , v. 2, p. 1, 2011.

  • ANJOS, R. R. . GED - Uma abordagem prática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANJOS, R. R. . Configuração do framework Struts. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ANJOS, R. R. . Solução Integrada de Automatização de Processos Admissionais. 2012.

ANJOS, R. R. . Sistema de Gerenciamento Financeiro. 2008.

ANJOS, R. R. . Sistema de Assessoria Parlamentar. 2007.

ANJOS, R. R. . Modelo Tecnológico de Infraestrutura de Rede Metropolitada do Projeto Um Computador Por Aluno (UCA). 2010.

ANJOS, R. R. . Sistema de Inscrição Online. 2006.

ANJOS, R. R. . eDoc - Treinamento para Arquivistas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Faculdade JK - Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

2012 - 2014

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 4

2012 - 2013

Anhanguera Educacional - Valinhos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2012 - 2012

União Educacional de Brasília

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
- Linguagem de Programação III (JAVA)

2011 - 2011

Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2004 - 2006

POLITEC (DF)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Interpretar diagramas e artefatos UML, codificar transações para a Internet Bank utilizando a linguagem Java e JSP.

2009 - 2010

Ministério das Comunicações

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor do Ministro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2010

Faculdade Jesus Maria e José

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Nível II, Carga horária: 12

2006 - 2011

Poliedro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Levantamento requisitos de software junto ao usuário, utilizando as técnicas de prototipagem rápida, reunião com usuários e workshop. Modelagem de Dados, Modelagem de sistemas embasados no RUP (Rational Unified Process). Programação de Sistemas Corporativos. JAVA.

2011 - 2012

CTIS Tecnologia - Matriz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Software, Carga horária: 40

2006 - 2006

CTIS Tecnologia - Matriz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software Pleno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

SOS Docs

Vínculo: Consultor - Gerente de Projeto, Enquadramento Funcional: Pessoa Jurídica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.