Leda Solano de Freitas Souza

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1972), Mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1977) e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1999). Especialização em Pneumologia Pediátrica na Universidade de Londres (Royal Postgraduate Medical School), em 1979 e 1980. Pesquisadora principalmente nos seguintes temas: asma, rinite alérgica, infecções respiratórias, educação médica. Professora de Pediatria, na Faculdade de Medicina da UFBA de 1975 a 2004, onde criou o Centro de Estudos de Doenças Respiratórias da Crianaça (CEDREC) e o Serviço de Pneumologia Pediátrica. De 2002 a 2004, coordenou o grupo de professores que elaborou o projeto e implantou o Curso de Medicina da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências - em Salvador), aprovado pelo MEC em 2004. Coordenadora do Curso de Medicina da FTC no período de fevereiro de 2005 a junho de 2018. Docente no Curso de Medicina da FTC no período de 2005 a 2018, atuando em Iniciação à Pesquisa, Propedêutica, Emergência Pediátrica, no atendimento ambulatorial em Pneumologia Pediátrica e em sessões tutoriais. Elaborou o projeto pedagógico do Curso de Medicina do Centro Universitário D. Pedro II, aprovado pelo MEC em dezembro de 2021. Coordenadora e professora desse Curso de Medicina de março de 2021 a agosto de 2023. Elaborou projeto de Curso de Medicina atendendo ao Edital de Chamada Pública para Seleção de Propostas para Autorização de Funcionamento de Cursos de Medicina no âmbito do Programa Mais Médicos (de 04 de outubro de 2023).

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina e Saúde

1995 - 1999

Universidade Federal da Bahia
Título: Incidência de Infecções Respiratórias Virais em Crianças de uma Creche
Orientador: Fernando Martins Carvalho
Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Medicina e Saúde

1973 - 1977

Universidade Federal da Bahia
Título: Alterações da Função Pulmonar em Portadores de Hipertensão Portal Equistossomótica, Ano de Obtenção: 1977
Armênio Costa Guimarães.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Pediatric Respiratory Diseases

1979 - 1980

University of London

Graduação em Medicina

1967 - 1972

Universidade Federal da Bahia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Pediatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil/Especialidade: Pneumologia Pediátrica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.

Organização de eventos

FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; RAMOS, R. T. T. . Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e Jornada Brasileira de Fibrose Cística. 1999. (Congresso).

FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz . 3 Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia. 1995. (Congresso).

FREITAS SOUZA, L. S ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de . 2 Simpósio de Pneumologia Pediátrica. 1992. (Congresso).

FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz . 1 Simpósio de Pneumologia Pediátrica. 1990. (Congresso).

Participação em eventos

I Colóquio Estratégias Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior.Nova Forma de Aprendizagem de Clínica e Semiologia, na Metodologia PBL.. 2018. (Encontro).

II Curso Teórico-Prático de Semiologia Médica.Semiologia Respiratória. 2017. (Encontro).

I Curso Teórico-Prático de Semiologia Médica.Semiologia Respiratória. 2016. (Encontro).

IX Jornada de Pediatria do Hospital da Criança - Hospital Santo Antonônio.Asma Grave - como conduzir. 2012. (Encontro).

1 Curso Itinerante de Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.Simpósio GINA - Reduzir as Hospitalizações por Asma em 50% até 2015. Esta é a meta!. 2011. (Simpósio).

35 Congresso Brasileiro de Pediatria. Estudo dos Casos de Infecção Respiratória Aguda em Crianças de 0 a 5 anos, atendidas em duas unidades de emergência da Região Metropolitana de Salvador. 2011. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia. Inaloterapia: Inaladores de pó.. 2010. (Congresso).

11 Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria. Inaloterapia: o desafio da deposição pulmonar em crianças. 2010. (Congresso).

Curso Teórico-Prático de Asma na Infância e Adolescência.Fisiopatologia da Asma. 2010. (Oficina).

I Forum de Ensino Médico. 2010. (Simpósio).

12 Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e 12ª Jornada Brasileira de Fibrose Cística - Atualização em função pulmonar de lactentes, crianças e adolescentes.. 2009. (Congresso).

46 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Como desenvolver as competências gerais definidas pelas Diretrizes Curriculares.. 2008. (Congresso).

6 Congresso Paulista de Educação Médica. 2008. (Congresso).

Oficina Pedagógica - Mobilização Pedagógica 2008.2 - FTC.Estratégia de Ensino: PBL. 2008. (Oficina).

I Congresso Brasileiro de Fundações. 2007. (Congresso).

I Oficina Estadual sobre Diretrizes Curriculares: Sensibilização para implementação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde do Estado da Bahia. 2007. (Oficina).

Jornada de Atualização em Pneumologia Pediátrica.Infecção viral no início da vida e desenvolvimento de sibilância e asma na infância. 2007. (Simpósio).

VII Congresso de Pneumologia da Bahia. Abordagem diagnóstica e terapêutica da pneumonia na infância. 2007. (Congresso).

33 Congresso Brasileiro de Pediatria. Prevalência de infecção respiratória por Chlamydia trachomatis em lactentes internados em um hopital universitário de Salvador. 2006. (Congresso).

33 Congresso Brasileiro de Pediatria. Características clínicas e laboratoriais de lactentes com bronquiolite. 2006. (Congresso).

5 Congresso Baiano de Pediatria. Apresentação do tema Lactente Sibilante.. 2004. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Apresentação do tema: Sensibilidade do Pneumococo e do H. influenzae no Brasil e no mundo - na mesa redonda Resistência Antimicrobiana em Pneumonias.. 2004. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Prevalência de Asma em escolares na cidade de Feira de Santana.. 2004. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Estudo da Prevalência da Asma e da Rinite Alérgica - resultados da cidade de Vitória da Conquista - Bahia, em 2002, como participante do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Children. 2004. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Comparação das prevalências de asma e rinite de três cidades participantes do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Children), no Estado da Bahia. 2004. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Prevalência de Asma em adolescentes na cidade de Feira de Santana. 2004. (Congresso).

Asma na InfânciaEncontro sobre Asma.Epidemiologia da Asma. 2002. (Encontro).

Ciclo de Palestras - Pediatria - Educação Continuada..Crise Aguda de Asma. 2002. (Seminário).

Curso sobre Saúde da Família.Pneumonia na Criança. 2002. (Oficina).

I Curso de Extensão do Departamento de Pediatria.Pneumonia na Criança. 2002. (Seminário).

IV Congresso Baiano de Pediatria. Bebê chiador - quando e como investigar. 2002. (Congresso).

XIII COngresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. Critérios Diagnósticos e Terapia Empírica das Infecções Respiratórias - colóquio. 2002. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Pediatria. Infecções das Vias Aéreas Superiores. 2002. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Asma. Interrelação entre rinossinusite e asma (moderadora). 2001. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Pneumonias bacterianas comunitárias. 2001. (Congresso).

Taller anual Latin-American multicentre study on antibiotic resistance of Streptococcus pneumoniae isolated from children with severe pneumonia..Apresentação dos resultados parciais do estudo sobre resistência do pneumococo e resposta clínica da pneumonia em menores de 5 anos à penicilina. 2001. (Oficina).

1 Congresso Nacional de Pediatria - Região Nordeste. Tuberculose. 1998. (Congresso).

1 Congresso Nacional de Pediatria - Região Nordeste. Pneumonia de repetição. 1998. (Congresso).

1 Simpósio Internacional Ítalo-Brasileiro de Pediatria.Tuberculose na infância. 1998. (Simpósio).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Asma. 1998. (Encontro).

II Congresso Baiano de Pediatria. Avanços na terapia inalatória na asma. 1998. (Congresso).

III Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia.Terapia inalatória em Asma. 1998. (Simpósio).

III Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia.Ressuscitação cardiorrespiratória - suporte básico. 1998. (Simpósio).

III Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia.Diagnóstico diferencial da asma. 1998. (Simpósio).

III Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia.Asma - colóquio. 1998. (Simpósio).

III Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia.Obstrução nasal do lactente. 1998. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de Alergia e Imunologia Clínica.Parâmetros de monitorização da resposta terapêutica no tratamento na infância. 1998. (Simpósio).

Seminário de Atualização em Asma.Prevalência da Asma no Brasil. 1998. (Seminário).

XXIX Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia. Pneumonia de repetição e asma - controvérsias. 1998. (Congresso).

Curso de Atualização em Asma na Criança.Terapia Inalatória na asma. 1997. (Oficina).

II Congresso Baiano de Pediatria. Tratamento da intercrise da asma. 1997. (Congresso).

II Jornada Baiana de Infectologia Pediátrica.Atualização em Tuberculose. 1997. (Seminário).

II Simpósio Internacional de Alergia e Imunologia Clínica.Diagnóstico diferencial da asma na infância. 1997. (Simpósio).

Condutas Práticas em Pediatria.Tuberculose. 1996. (Seminário).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Asma. 1996. (Encontro).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Asma. 1996. (Encontro).

I Jornada Baiana de Infectologia Pediátrica.Pneumonia de repetição. 1996. (Seminário).

I Jornada de Fisioterapia do Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira.Métodos diagnósticos na fibrose cística. 1996. (Encontro).

Jornada Médica de Alagoinhas.Infecções agudas do trato respiratório em crianças. 1996. (Seminário).

XXVIII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia. Aerossolterapia - princípios, na asma na infância. 1996. (Congresso).

52 Curso Nestlé de pediatria.Tuberculose na criança e no adolescente. 1995. (Seminário).

Curso de Atualização Metodológica do Pronto-Atendimento do Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira.Ressuscitação cardiorrespiratória. 1995. (Oficina).

Curso de Atualização Metodológica do Pronto-Atendimento do Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira.Asma. 1995. (Oficina).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Asma. 1995. (Encontro).

II Simpósio Multidisciplinar de Ressuscitação Cardiorrespiratória Cerebral.Ressuscitação cardiorrespiratória cerebral - curso prático do suporte básico da vida. 1995. (Simpósio).

I Jornada de Atualização em Pediatria de Feira de Santana.Bebê Chiador. 1995. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Aperfeiçoamento da terapia com aerossóis e sua aplicação nas crianças. 1995. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Pneumonias de repetição - workshop. 1995. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Asma - colóquio. 1995. (Congresso).

VI Jornada de Pediatria de Mossoró.Ressuscitação. 1995. (Seminário).

VI Jornada de Pediatria de Mossoró.Bebê Chiador. 1995. (Seminário).

VI Jornada de Pediatria de Mossoró.Asma - profilaxia. 1995. (Seminário).

VI Jornada de Pediatria de Mossoró.Asma - tratamento. 1995. (Seminário).

X Jornada Médica de Santo Antônio de Jesus.Pneumonia na infância. 1995. (Seminário).

XXIX Congresso Brasileiro de Pediatria. Etiologia e diagnóstico das pneumonias. 1995. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Pediatria. Tratamento das infecções respiratórias agudas e análise crítica da proposta do Ministério da Saúde. 1995. (Congresso).

Curso de atualização: Imaginologia para Pediatras.Avaliação das lesões das vias aéreas inferiores. Utilização da tomografia computadorizada e da ressonância magnética na avaliação das massas mediastinais.. 1994. (Encontro).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Asma. 1994. (Encontro).

I Jornada de Pneumologia Pediátrica de Feira de Santana.Pneumologia como especialidade pediátrica. 1994. (Seminário).

I Simpósio de Emergências Pediátrocas da Bahia.Fisiopatologia da insuficiência respiratória. 1994. (Simpósio).

Jornada Como eu faço/Como eu trato em Clínica e Cirurgia Pediátricas.Crise aguda de asma. 1994. (Encontro).

XXVII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia. Lactente sibilante - manejo de situações comuns no consultório. 1994. (Congresso).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Asma. 1993. (Encontro).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Infecções de vias aéreas e bronquiolite. 1993. (Encontro).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Mucoviscidose. 1993. (Encontro).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Pneumopatias agudas. 1993. (Encontro).

II Encontro de Saúde Brasil Nordeste/Cuba. Prevenção da asma brônquica. 1993. (Congresso).

II Jornada Médica da Chapada Diamantina.Infecção respiratória e asma na infância - normas da OMS. 1993. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria. Pneumonias de repetição e asma. 1993. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria. Tabus em Alergia: natação e asma, emoção e asma (mesa redonda para leigos). 1993. (Congresso).

Jornada de Educação para a Saúde.Asma leve. 1993. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Pneumonia Aguda - conduta frente a falha do primeiro esquema terapêutico. 1993. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Infecção Viral das Vias Aéreas - Diagnóstico e conduta nas complicações. 1993. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Infecção viral das vias aéreas - debate. 1993. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Pediatria. Conduta profilática na criança asmática. 1993. (Congresso).

1ª Jornada de Debates sobre Medicina Preventiva de Feira de Santana.Alergia - Prevenção. 1992. (Seminário).

1 Seminário de Ressuscitação Cardiorrespiratória-Cerebral da Criança.Bases teóricas do suporte básico da vida. 1992. (Seminário).

II Encontro Médico do Oeste Baiano.Pneumonias e broncopneumonias na infância. 1992. (Encontro).

II Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia.Mecanismo de defesa do aparelho respiratório. 1992. (Simpósio).

II Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia.Controle do Ambiente - Asma Brônquica. 1992. (Simpósio).

VIII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. Viroses respiratórias - Surto hospitalar de doenças infecciosas. 1992. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. Infecções das vias aéreas inferiores - Enfoques práticos em doenças infecciosas. 1992. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica. Infecção por Mycoplasma - Como eu trato. 1992. (Congresso).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Pneumonias agudas. 1991. (Encontro).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Mucoviscidose. 1991. (Encontro).

Curso de Reciclagem em Pediatria.Asma Brônquica. 1991. (Encontro).

Emergências Respiratórias em Pediatria.Crise Asmática. 1991. (Encontro).

I Simpósio Médico do Sudoeste Baiano.Pneumonia de Repeticção. 1991. (Simpósio).

VI Congresso Médico-Social da Bahia. Asma na criança - Alergia e Ambiente. 1991. (Congresso).

1 Simpósio de Pneumologia Pediátrica da Bahia.Fatores etiopatogênicos da asma brônquica. 1990. (Simpósio).

Jornada de Asma na Infância.Crise aguda de asma. 1990. (Simpósio).

1 Encontro de Saúde Brasil Nordeste/Cuba. Recursos diagnósticos atuais nas doenças respiratórias. 1989. (Congresso).

Jornada Baiana de Pediatria.Infecções das Vias Aéreas Superiores. 1988. (Seminário).

Jornada Baiana de Pediatria.Asma Induzida pelo Exercício. 1988. (Seminário).

II Congresso Médico-Social da Bahia. Asma Brônquica: Intercrise na Infância. 1983. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Pediatria. Manifestações pulmonares de patologias prevalentes em Pediatria. 1983. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Heli Vieira Brandão

FREITAS SOUZA, L. S; Cruz, A; GUIMARÃES, A. C.. Impacto da Implantação do Programa de Controle da Asma e Rinite Alérgica nas Hospitalizações por Asma em Feira de Santana - Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Jaqueline Petroni Faria

Machado, AS; CUNHA, S.;FREITAS SOUZA, L. S; Cruz, A; DOLIVEIRA, A.. Tradução e Validação para o Português do Brasil do Teste de Controle da Asma (ACT). 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lívia Fonsêca Santana

FREITAS SOUZA, L. S; PEIXINHO, André Luiz; CARVALHO, Cristiana Maria Costa Nascimento; RIBEIRO, Guilhardo Fontes. Intervenções educativas em asma na infância e na adolescência. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcia Maria Peixoto Leite

LEMOS, A. C. M.; RIBEIRO, Guilhardo Fontes;MENDES, C. M. C.FREITAS SOUZA, L. S. Pressões Respiratórias em Recém-Nascidos Saudáveis. 2004. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Liana Consuelo Santana Vilarinho

FREITAS SOUZA, L. S. Nebulização ou aerossol pressurizado no tratamento da crise asmática em crianças?. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Assistência Materno Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edna Lúcia Santos de Souza

FREITAS SOUZA, L. S; BARROS, N. C. A.;CARVALHO, F. M.. Estudo clínico e laboratorial de pneumonia em crianças em um hospital de Salvador. 1997. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Assistência Materno Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Cristina Campos Borges Ramos

FREITAS SOUZA, L. S. Evolução clínica de um grupo de crianças em um ambulatório de profilaxia de asma. 1997. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Assistência Materno Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria do Socorro Fontoura

FREITAS SOUZA, L. S. Mortalidade por infecção respiratória aguda em menores de 5 anos: análise da distribuição espacial e de algumas variáveis específicas. 1995. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Assistência Materno Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho

FREITAS SOUZA, L. S; ROCHA, H.; CAMARGOS, Paulo; BADARÓ, R.. Aspectos clínicos e bacteriológicos das pneumonias adquiridas na comunidade em crianças e adolescentes na cidade de Salvador. 2001. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Amanda Frois Pimentel Lima

FREITAS SOUZA, L. S; CARDOSO, T. M. S.; AZI, L. M. T. A.. Percepção dos Pacientes sobre Utilização de Música no Intraoperatório de Cirurgias Ortopédicas sob Raquianestesia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Matheus Antônio de Melo Viana

FREITAS SOUZA, L. S; CARDOSO, T. M. S.; AZI, L. M. T. A.. Benefício da Música no IntraOperatório de Cirurgias Ortopédicas sob Raquianestesia: Ensaio Clínico Randomizado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Roanna Esteves Reis'

FREITAS SOUZA, L. S; AZI, L. M. T. A.; CARDOSO, T. M. S.. Relação entre Estado Atópico e Manifestações da Febre Reumática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: BRUNA SILVA CORDEIRO

Silva LN;FREITAS SOUZA, L. S; Cruz RCC. Necessidade de cuidados paliativos em pacientes internados em um hospital pediátrico de Salvador - Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Daiane de Souza Góis

Pinheiro de Lemos MM;FREITAS SOUZA, L. S; Sampaio MC. Perfil clínico e terapêutico dos pacientes diagnosticados com bronquiolite em hospital pediátrico de referência na cidade do Salvador - Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Lucas Correia Brandão

Pinheiro de Lemos MM;FREITAS SOUZA, L. S; Sampaio MC. Perfil epidemiológico da diarreia em um hospital de referência na cidade do Salvador - Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Marcos Arthur Oliveira da Silva Pereira

Souza LS;FREITAS SOUZA, L. S. Perfil Epidemiológico de Pneumonia Adquirida na Comunidade em Hospital de Referência da Cidade do Salvador - Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Priscila Ulysses Medeiros

FREITAS SOUZA, L. SSANTANA, L. F. DA S. C. DE A.; Silva LN. Determinação do Tempo de Diagnóstico e Início de Tratamento do Câncer Infantil em um Centro de Referência em Oncopediatria.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Gabriella Aguiar Santos Faria

FREITAS SOUZA, L. S; Silva LN; MENDONCA, M. C.. Infecções por Candida sp. em Pacientes Pediátricos Portadores de Neoplasias em Hospital de Referência em Salvador-Ba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Rafaela Lopes Maia

MACHADO NETO, A. S.;FREITAS SOUZA, L. S. Prevalência de Anemia em Pacientes Ambulatoriais com DPOC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: BRUNA LUDMILA ALVES DE OLIVEIRA BOAVENTURA

FREITAS SOUZA, L. S; MACHADO NETO, A. S.. Prevalência de Níveis Elevados de PCR em Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Patrícia da Cunha Cavalcanti Alarcão

RIBEIRO, Guilhardo Fontes;FREITAS SOUZA, L. S. Avaliação de Efetividade do Omalizumabe em Pacientes com Asma de Difícil Controle e Acompanhamento em Programa de Medicamento de Alto Custo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Roosevelt Santos Oliveira Júnior

GUEDES, H. T. V.;FREITAS SOUZA, L. S. Perfil das Internações por Pneumonia em Crianças Portadoras de Anemia Falciforme - Estudo Ambispectivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Maria Júlia de Mendonça Bastos Martini

GUEDES, H. T. V.;FREITAS SOUZA, L. S. Avaliação de Peso e Altura de Crianças Alérgicas Acompanhadas em Serviços de Referência em Alergia Pediátrica em Salvador - Ba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Daniel Leite de Mesquita

GUEDES, H. T. V.;FREITAS SOUZA, L. S. Tratamento da Asma Grave - Terapia Anti IgE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

MARTINELLI, R. P.; Andrade, LJO;FREITAS SOUZA, L. S; Reis, MG; Menezes, MS. Promoção a Professor Titular de Iraci Lucia Costa Oliveira. 2016. Universidade Federal da Bahia.

MARTINELLI, R. P.;FREITAS SOUZA, L. S; Fahel, E; Lobo, J.C.; Andrade, A.S.. Promoção a professor titular do Departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico, da Profa. Elvira Barbosa Quadros Cortes. 2015. Universidade Federal da Bahia.

Anastácio, S. M. G.; Andrade, A.S.; Castro, B.G.; Lobo, J.C.;FREITAS SOUZA, L. S. Promoção para professor titular do Departamento de Neurociências e Saúde Mental, da Profa. Wania Marcia de Aguiar. 2015. Universidade Federal da Bahia.

Anastácio, S. M. G.; Andrade, A.S.; Castro, B.G.; Lobo, J.C.;FREITAS SOUZA, L. S; Anastácio, S. M. G.. Promoção para Professor Titular do Departamento de Neurociências e Saúde Mental, do Prof. William Azevedo Dunningham. 2015. Universidade Federal da Bahia.

Anastácio, S. M. G.; Andrade, A.S.; Castro, B.G.; Lobo, J.C.;FREITAS SOUZA, L. S. Promoção para Professor Titular do Departamento de Neurociências e Saúde Mental, da Profa. Celia Nunes Silva. 2015. Universidade Federal da Bahia.

CARVALHO FILHO, E. M.; GUIMARÃES, A. C.;FREITAS SOUZA, L. S; PEREIRA, L. M. M. B.; CERQUEIRA, E. M. M.. Processo de progressão do cargo de Professor Associado IV para Professor Titular, do Prof. Raymundo Paraná Ferreira Filho. 2014. Universidade Federal da Bahia.

MARTINELLI, R. P.;FREITAS SOUZA, L. S; PEREIRA, L. M. M. B.; CERQUEIRA, E. M. M.; BARRETO, N. D. M.. Processo de progressão do cargo de Professor Associado IV para Professor Titular, da Profa. Leila Maria Batista Araujo. 2014. Universidade Federal da Bahia.

LYRA, P. P. R.; GURGEL, R. Q.;FREITAS SOUZA, L. S. Concurso Público para Professor Auxiliar do Departamento de Pediatria, MED245 Internato II com ênfase em Atenção Primária à Saúde e em Neonatologia). 2011. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Seleção de Internos-Estagiários para o Setor de Pronto-Atendimento do Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira - Programa Bolsa de Trabalho - UFBA. 1998. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Seleção de Internos-Estagiários para o Setor de Pronto-Atendimento do Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira - Programa Bolsa de Trabalho - UFBA. 1997. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Seleção de Internos-Estagiários para o Setor de Pronto-Atendimento do Centro Pediátrico Prof. Hosannah de Oliveira - Programa Bolsa de Trabalho - UFBA. 1996. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Edna Lúcia Santos de Souza - Departamento de Pediatria. 2002. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Avaliação de Alteração de Regime de Trabalho da Profa. Maria Betânia Pereira. 2001. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Edna Lúcia Santos de Souza - Departamento de Pediatria. 1996. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Avaliação do Processo de Alteração do Regime de Trabalho da Professora Olga Bahiana Lopo - Departamento de Pediatria. 1996. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Avaliação da Criação da Disciplina Nutrição e Metabolismo. 1996. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS SOUZA, L. S. Membro da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional da Professora Círia Santana e Sant'Anna (Departamento de Pediatria - Faculdade de Medicina - UFBA. 1995. Universidade Federal da Bahia.

Orientou

Caroline Oliuza

Síndrome rinítica em lactentes: descrição de uma série de casos; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; (Orientador);

Juliana Teixeira Ferreira

PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS EM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS EM UMA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA DE SALVADOR-BA; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; (Orientador);

Lívia Fonseca da Silva Carvalho de Azevedo Santana

Intervenções educativas em asma na infância e na adolescência; 2004; 248 f; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Márcia Maria Peixoto Leite

Pressões respiratórias em recém-nascidos; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Regina Terse Trindade Ramos

Síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono em crianças: um estudo do perfil clínico e dos índices respiratórios polissonográficos; 2004; 131 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Púb) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Lívia Fonseca da Silva Carvalho de Azevedo Santana

Papel das Ações Educativas em Asma - uma revisão da literatura; 2003; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Márcia Peixoto Leite

Padrão de normalidade de pressões inspiratórias e expiratórias máximas em recém-nascidos; 2003; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Liana Consuelo Santana Vilarinho

Nebulização ou aerossol pressurizado no tratamento da crise asmática em crianças; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Edna Lúcia Santos de Souza

Estudo clínico e laboratorial de pneumonia em crianças, em um hospital de salvador; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Maria Cristina Campos Borges Ramos

Evolução clínica de um grupo de crianças em um ambulatório de profilaxia de asma; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Maria do Socorro Heitz Fontoura

Mortalidade por infecção respiratória aguda em menores de 5 anos: análise da distribuição espacial e de algumas variáveis específicas; ; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Hermila Tavares Vilar Guedes

Aparecimento de sintomatologia alérgica em crianças eutróficas no primeiro ano de vida; ; 1994; Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde (Curso Novo)) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Hermila Tavares Vilar Guedes

Influência de aleitamento materno exclusivo e de tabagismo passivo nas manifesta;óes de asma e rinite alergica em crian;as de 6 e 7 anos de idade; ; 2007; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Hermila T

Vilar Guedes; Prevalência de asma, rinite alérgica e dermatite atópica em crianças e adolescentes da área urbana de Salvador - estudo populacional utilizando o questionário ISAAC; 2003; Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Roanna Esteves Reis

Estudo da Relação entre Estado Atópico e Manifestações da Febre Reumática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Juliana Teixeira Ferreira

Estudo dos casos de infecção respiratória aguda em crianças de 0 a 5 anos, atendidas em duas unidades de emergência da Região Metropolitana de Salvador - BA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Adriana Couto Leitão Guerra

RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIA ATUAL DE ASMA E PASSADO DE INFECÇÃO RESPITARÓRIA VIRAL, EM UM GRUPO DE CRIANÇAS ACOMPANHADAS DURANTE OS PRIMEIROS 12 ANOS DE VIDA; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Medicina) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Diana Solano de Freitas Souza

Estudo Clínico-Radiológico de Casos de Óbitos Infantis por Pneumonia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Matheus Antônio Melo Viana

Prevalência de Atopia (Dermatite, Asma e Rinite) em Pacientes com Artrite ou Valvulopatia Reumática; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade de Tecnologia e Ciências, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Leda Solano de Freitas Souza;

Produções bibliográficas

  • Mallol J ; SOLÉ, Dirceu ; Baeza-Bacab M ; Aguirre-Camposano V ; Soto-Quiros M ; Baena-Cagnani C ; FREITAS SOUZA, L. S ; ROSÁRIO FILHO, N. A. ; Soares FJP . Regional Variation in asthma symptoms in Latin American children.. The Journal of Asthma , v. 46, p. 644-650, 2010.

  • SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; Ramos JG ; Proença-Módena JL ; Diniz A ; Carvalho Gerson ; Ciuffo I ; Araújo Neto CA ; ANDRADE, Sandra Cristina de Souza ; FREITAS SOUZA, L. S ; ARRUDA, E. ; Silva Luciana . Human Bocavirus in very young infants hospitalized with acute respiratory infection in Northeast Brazail. Journal of Tropical Pediatrics (1980) , v. 56, p. 125-127, 2010.

  • GUEDES, H. T. V. ; FREITAS SOUZA, L. S . Exposure to maternal smoking in the first year of life interferes in breast-feeding protective effect against the onset of respiratory allesrgy in children from birth to 5 yr.. Pediatric Allergy and Immunology , v. 20, p. 30-34, 2009.

  • SOLÉ, Dirceu ; Camelo-Nunes, I.C. ; Wandalsen GF ; MALLOZI, Márcia ; NASPITZ, Charles K ; FREITAS SOUZA, L. S . Is the prevalence of asthma and related symptoms among Brazilian children related to socialeconomic status?. The Journal of Asthma , v. 45, p. 19-25, 2008.

  • VILARINHO, L. C. S. ; MENDES, C. M. C. ; FREITAS SOUZA, L. S . Avaliação do número ideal de doses iniciais de beta2-agonistas na crise aguda de asma por escore clínico e oximetria em crianças. Revista Baiana de Pediatria , v. 3, p. 20-26, 2007.

  • VILARINHO, L. C. S. ; MENDES, C. M. C. ; FREITAS SOUZA, L. S . Comparação entre o escore obtido por tabela de pontos e oximetria na avaliação da gravidade da crise asmática. Revista Baiana de Pediatria , v. 3, p. 15-19, 2007.

  • SOLÉ, Dirceu ; Camelo-Nunes, I.C. ; Wandalsen GF ; NASPITZ, Charles K ; FREITAS SOUZA, L. S . Prevalence of rhinitis among Brazilian schoolchildren: ISAAC phase 3 results.. Rhinology (Leiden) , v. 45, p. 122-128, 2007.

  • SOLÉ, Dirceu ; Melo, K.C. ; Camelo-Nunes, I.C. ; FREITAS SOUZA, L. S ; BRITO, M ; ROSÁRIO FILHO, N. A. ; JONES, M. ; FiSHER, G.B. ; NASPITZ, Charles K . Changes in prevalence of asthma and allergic diseases among Brazilian schoolchildren (13-14 years old): Comparison between ISAAC phases one and three. Journal of Tropical Pediatrics , v. 53, p. 13-21, 2006.

  • SOUZA, Diana Solano de Freitas ; SANTOS, Deise Almeida ; RODRIGUES, Alexandra Cavalcante ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; FREITAS SOUZA, L. S . Aspectos clínicos e radiológicos de casos de óbitos por pneumonia em crianças. Revista Baiana de Pediatria , v. 2, p. 5-15, 2006.

  • SOUZA, Diana Solano de Freitas ; SANTOS, Deise Almeida ; COSTA, Davi Tanajura ; ANDRADE, Sandra Cristina de Souza ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; FREITAS SOUZA, L. S . Grau de concordância entre examinadores na análise de radiografias de tórax de crianças com pneumonia. Revista Baiana de Pediatria , v. 2, p. 16-23, 2006.

  • SOUZA, Diana Solano de Freitas ; SANTOS, Deise Almeida ; ANDRADE, Sandra ; ANDRADE, Sandra Cristina de Souza ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; FREITAS SOUZA, L. S . Padrões radiológicos de casos de óbitos hospitalares de crianças com pneumonia. Revista Baiana de Pediatria , v. 2, p. 38-45, 2006.

  • RAMOS, R. T. T. ; DALTRO, C. H. C. ; Gregório, P.B. ; FREITAS SOUZA, L. S ; ANDRADE, N.A. ; ANDRADE FILHO, A.S. ; MACHADO JR., A.S. . SAHOS em crianças: perfil clínico e respiratório polissonográfico. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia , v. 72, p. 355-361, 2006.

  • SOLÉ, Dirceu ; Camelo-Nunes, I.C. ; Wandalsen GF ; Malozzi MC ; NASPITZ, Charles K ; FREITAS SOUZA, L. S . Prevalence of atopic eczema and related symptoms in Brazilian schoolchildren: results from the International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) phase 3.. Journal of Investigational Allergology & Clinical Immunology , v. 16, p. 367-376, 2006.

  • BRITO, M ; SOLÉ, Dirceu ; Camelo-Nunes, I.C. ; WANDALSEN, Neusa F ; SARINHO, Emanuel ; Sarinho, S. ; ROSÁRIO FILHO, N. A. ; FREITAS SOUZA, L. S ; STEIN, Renato T ; FiSHER, G.B. ; NASPITZ, Charles K . Ecological correlation among prevalence of asthma symptoms, rhinoconjunctivitis and atopic eczema with notifications of tuberculosis and measles in the Brazilian population.. Pediatric Allergy and Immunology , v. 16, p. 582-586, 2005.

  • SANTANA, L. F. DA S. C. DE A. ; BASTOS, R.C.S. ; MARTINEZ-SILVEIRA, M. S. ; FREITAS SOUZA, L. S . Intervenções educativas em asma na infância: uma revisão analítica da literatura.. Jornal Brasileiro de Pneumologia , v. 31, p. 445-458, 2005.

  • SOUZA, É. L. S. ; BARRETTO, M. R. R. ; NUNEZ, Geila Ribeiro ; CARVALHO, Igor Fernando da Silva ; FREITAS SOUZA, L. S . Avaliação de alunos de graduação após treinamento na Estratégia AIDPI. Revista de Ciências Médicas e Biológicas , v. 4, p. 7-14, 2005.

  • SOLÉ, Dirceu ; Nunes ICC ; Wandalsen GF ; SARINHO, E. S. ; Sarinho S ; Britto M ; ROSÁRIO FILHO, N. A. ; FREITAS SOUZA, L. S ; STEIN, Renato T ; FiSHER, G.B. ; NASPITZ, Charles K . Ecological correlation between prevalence of asthma symptoms, rhinoconjunctivitis and atopic eczema and notifications of tuberculosis and measles in the Brazilian population. Pediatric Allergy and Immunology , v. 16, p. 582-586, 2005.

  • LEITE, Márcia Maria Peixoto ; SANTOS FILHO, Wilton Andrade ; FREITAS SOUZA, L. S . Dispositivos lúdicos de baixo custo geradores de Pressão Expiratória Positiva (PEP). Revista Baiana de Pediatria , Salvador - Bahia, v. 1, n.1, p. 28-30, 2004.

  • NASPITZ, Charles K ; SOLÉ, Dirceu ; AGUIAR, Maria Cecília ; CHAVARRIA, Maria Letícia ; ROSÁRIO FILHO, Nelson ; ZULIANI, Antonio ; TOLEDO, Eliana Cristina ; BARRETO, Bruno A Paes ; FREITAS SOUZA, L. S ; PROAL, Grupo . Phadiatop in the diagnosis of respiratory allergy in children: Allergy project - PROAL. Jornal de Pediatria , Rio de Janeiro, v. 80, n.3, p. 217-222, 2004.

  • SOLÉ, Dirceu ; NUNES, J C Camelo ; VANA, A T ; YAMADA, e ; WERNECK, F ; FREITAS SOUZA, L. S ; SOLOGUREN, M J ; BRITO, M ; ROSÁRIO FILHO, Nelson ; STEIN, Renato T ; NASPITZ, Charles K . Prevalence of rhinitis and related-symptoms in school children from different cities in Brazil. Allergol Immunopathol, Madrid, v. 32, n.1, p. 7-12, 2004.

  • NASPITZ, Charles K ; SOLÉ, Dirceu ; JACOB, Cristina ; SARINHO, Emanuel ; SOARES, Francisco ; DANTAS, Vera ; MALLOZI, Márcia ; WANDALSEN, Neusa F ; BORGES, Wellington ; ROCHA FILHO, Wilson ; ARRUDA, Luiza Karla de Paula ; VILELA, Maria Marluce S ; SILVA, Paulo S da ; BARBA, Thales ; ARRUDA, Judith ; AGUIAR, M Cecília ; CHAVARRIA, M Letícia ; ZULIANI, Antonio ; TOLEDO, Eliana Cristina ; FREITAS SOUZA, L. S . Sensibilização a alérgenos inalantes e alimentares em crianças brasileiras atópicas, pela determinação in vitro de IgE total e específica: Projeto Alergia - PROAL.. Jornal de Pediatria (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 80, n.3, p. 203-210, 2004.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; RAMOS, E. A. G. ; CARVALHO, F. M. ; GUEDES, V. M. C. R. ; SOUZA, L. S. ; ROCHA, C. M. ; SOARES, A. B. ; VELLOSO, L. F. ; MACEDO, I. S. ; MOURA, F. E. A. ; SIQUEIRA, M. ; JESUS, C. C. ; SANTIAGO, C. M. G. ; CARVALHO, A. M. S. ; ARRUDA, E. . Viral respiratory infections in young children attending day care in urban Northeast Brazil. Pediatric Pulmonology , Estados Unidos, v. 35, n.3, p. 184-191, 2003.

  • MOURA, F. E. A. ; BORGES, L. C. ; FREITAS SOUZA, L. S ; RIBEIRO, D. H. ; SIQUEIRA, M. M. ; RAMOS, E. A. G. . Estudo de infecções respiratórias agudas virais em crianças atendidas em um centro pediátrico em Salvador - Bahia. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial , Rio de Janeiro, v. 39, n.3, 2003.

  • CARVALHO, C. N. ; FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, O. M. ; ALVES, N. ; CALDAS, R. M. ; BARBERINO, M. G. ; DUARTE, J. ; BRANDÃO, M. A. ; MENDONÇA, D. R. ; SILVA, A. ; GUERRA, M. L. ; BRANDILEONE, Maria Cristina ; FABIO, J. L. . Cepas invasivas de pneumococo isoladas de crianças e adolescentes em Salvador. Jornal de Pediatria (Impresso) , Brasil, v. 79, n.3, p. 209-214, 2003.

  • VILARINHO, L. C. S. ; MENDES, C. M. C. ; FREITAS SOUZA, L. S . Inalador dosimetrado com espaçador artesanal versus nebulizador no tratamento da crise de sibilância na criança. Jornal de Pediatria , v. 79, n.5, p. 403-412, 2003.

  • SOLÉ, Dirceu ; YAMADA, e ; VANA, A T ; WERNECK, G. ; FREITAS SOUZA, L. S ; SOLOGUREN, M. ; BRITO, M ; ROSÁRIO FILHO, N. A. ; STEIN, Renato T . International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC): prevalence of asthma and asthma-related symptoms among Brazilian school children. Journal of Investigative Allergology and Clinical Immunology, Estados Unidos, v. 11, n.2, p. 123-128, 2001.

  • FREITAS SOUZA, L. S . Aerossolterapia na asma da criança. Jornal de Pediatria , Rio de Janeiro, v. 74, n.3, p. 189-204, 1998.

  • FORMIGLI, V. L. A. ; SILVA, L. M. V. ; CERDEIRA, A. J. P. ; PINTO, C. M. F. ; CALDAS, A. C. ; VILAS BOAS, M. J. B. ; FONSECA, A. C. ; FREITAS SOUZA, L. S ; SILVA, L. R. ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz . Avaliação da atenção à saúde através da investigação de óbitos infantis. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 12, n.2, p. 33-41, 1998.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; MENDES, C. M. C. . Avaliação da faculdade de medicina da universidade federal da Bahia , a partir de questionário aplicado aos formandos de 1997. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Salvador, v. 11, p. 91-111, 1998.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; PINHO, S. R. ; VILAS BOAS, C. ; SILVA, E. C. ; BORGES, A. P. V. ; COUTINHO, C. S. ; GADELHA, C. ; SOUZA, José Antônio de Almeida . Expectativa dos alunos ingressos na Faculdade de Medicina da UFBA em 1998 sobre a faculdade, o curso e a profissão médica.. Anais da Academia de Medicina da Bahia, Salvador, v. 11, p. 77-89, 1998.

  • SANTORO JÚNIOR, M. ; ROSÁRIO FILHO, N. A. ; KOVALHUK, L. ; SILVA, P. R. S. ; REIS, F. C. ; SOLÉ, Dirceu ; SARINHO, E. S. ; OURICURI, A. L. ; NUDELMAN, V. ; FREITAS SOUZA, L. S ; PINTO, V. M. F. . Avaliação da eficácia e tolerabilidade da azelastina spray nasal em crianças com rinite alérgica perene.. Pediatria Moderna , v. XXXII, n.6, p. 691-696, 1996.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; BARRETTO, M. R. R. ; RAMOS, R. T. T. ; MACEDO, J. J. B. ; SERRA, C. R. ; FERNANDES, C. E. . Determinantes do êxito do aleitamento natural .. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 67, n.1/2, p. 41-50, 1991.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; GOMES, M. C. . Malformação adenomatóide cística congênia pulmonar. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 65, n.10, p. 407-412, 1989.

  • ROCHA, H. ; MARTINELLI, R. ; FREITAS SOUZA, L. S . Causas de erro no diagnóstico de pielonefrite num hospital geral em nosso meio.. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 19, n.12, p. 517-522, 1973.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; GUIMARÃES, A. C. . Estudo da função pulmonar em portadores da síndrome de hipertensão portal esquistossomótica.. Revista Médica da Bahia, Salvador, v. 23, n.1, p. 11-25, 1973.

  • FREITAS SOUZA, L. S . Enfrentando o Desafio da Educação Médica. 1ª. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 255p .

  • FREITAS SOUZA, L. S ; BARICHVICH, A. R. M. ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; BRANDÃO, H. V. ; MACEDO, J. J. B. ; BARRETTO, M. R. R. ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; RAMOS, R. T. T. ; LOPES, S. G. . Doenças respiratórias na criança - Manual de abordagem diagnóstica e terapêutica.. São Paulo: , 1991. v. 1. 84p .

  • SOUZA, É. L. S. ; FREITAS SOUZA, L. S ; BARRETTO, M. R. R. ; NUNEZ, Geila Ribeiro ; CARVALHO, Igor Fernando da Silva . Experiência de alunos de graduação em medicina com a estratégia AIDPI.. In: Cunha, A.L.A.; Benguigui, Y.; Fontenele e Silva, M.A.S.. (Org.). Experiência de AIDPI no Brasil. 1ªed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006, v. 1, p. 243-277.

  • FREITAS SOUZA, L. S . Crise de Asma. In: Carvalho, C.M.N; Miranda V.M.M.; Fontoura, M.S.H.; Fonseca, S.F.; Acosta, A.X.. (Org.). Manual de Condutas Médicas. : , 2005, v. , p. 63-71.

  • FREITAS SOUZA, L. S . Tratamento da crise aguda de asma. In: Tatiana Rozov. (Org.). Doenças pulmonares em pediatria - diagnóstico e tratamento.. Ied.São Paulo: , 1999, v. 1, p. 514-525.

  • FREITAS SOUZA, L. S . Pneumonia na criança : diagnóstico e tratamento.. In: José Tavares Neto. (Org.). Guia prático de condutas do hospital Couto Maia. Ied.Salvador: , 1995, v. 1, p. 491-506.

  • FREITAS SOUZA, L. S . Rinofaringites virais .. In: Clemax Couto Santanna; Álvaro Jorge Madeiro Leite. (Org.). Manual de doenças respiratórias na infância.. Ied.Rio de Janeiro: , 1995, v. 1, p. 2-8.

  • FREITAS SOUZA, L. S . Tuberculose pulmonar na criaça no adolescente.. In: Nestlé. (Org.). 52 Curso Nestlé de Atualização em Pediatria. Ied.: , 1995, v. 1, p. 13-16.

  • FREITAS SOUZA, L. S . Crise asmática. Boletim Informativo da Sobape, Salvador, , v. 10 (4), p. 5 - 5.

  • GUEDES, H. T. V. ; FREITAS SOUZA, L. S . Tabagismo materno interfere no efeito protetor do aleitamento materno exclusivo contra o aparecimento de alergia respiratória até 5 anos de idade.. In: X Congresso Brasileiro e VI Latino-Americano de Alergia e Imunologia em Pediatria, 2006, Porto Alegre. Anais do X Congresso Brasileiro e VI Latino-Americano de Alergia e Imunologia em Pediatria, 2006. p. 54-54.

  • SOUZA, É. L. S. ; FREITAS SOUZA, L. S ; MENDES, C. M. C. ; Bastos, C.A.M. ; Sá, A.C.S. ; SIMOES, J.M. ; Ribeiro, P.C. ; Esteves, L.P.O. ; ANDRADE, Sandra Cristina de Souza ; ARAUJO NETO, C. ; SILVA, L. R. . Infeccion respiratoria por Chlamydia trachomatis en lactentes internados en el Hospital Universitário de Salvador, Brasil. In: V Congresso da ALAT, LXV Congreso de la Sociedad Mexicana de Neumologia de Torax, XIV Congreso de la Associación Sudamericana Toracica, 2006, Cancun. Anais doV Congresso da ALAT, 2006.

  • GUEDES, H. T. V. ; Bendicho, M.J.F. ; AGUIAR, Wânia Márcia ; FREITAS SOUZA, L. S . Avaliação de alunos no Laboratório de Habilidades. In: Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2005, Natal. Revista de Educação Médica, 2005. v. 29. p. 220-220.

  • CARVALHO, Cristiana Maria Costa Nascimento ; AGOSTI, M ; BENGUIGUI, Yehuda ; BEREZIN, Eitan ; BRANDILEONE, Maria Cristina ; CAMARGOS, Paulo ; CARDOSO, Maria Regina Alves ; COCIGLIO, R ; DIAZ, M ; FERIS, J ; FERRERO, Fernando ; GRENON, S ; MAGGI, R ; MARCH, Maria de Fátima Pombo ; MARTEARENA, C ; PASCUA, C ; REGUEIRA, M ; RUVINSKY, Raul ; SANCHEZ, J ; FREITAS SOUZA, L. S . Pneumococcus pneumonia: a prospective multicentre study of young children in Latin America. In: 4th International Symposium on Pneumococci and Pneumococcal Diseases, 2004, Helsinki. Anais do 4th International Symposium on Pneumococci and Pneumococcal Diseases, 2004. p. 123-123.

  • CARVALHO, Cristiana Maria Costa Nascimento ; AGOSTI, M ; BENGUIGUI, Yehuda ; BEREZIN, Eitan ; BRANDILEONE, Maria Cristina ; CAMARGOS, Paulo ; CARDOSO, Maria Regina Alves ; COCIGLIO, R ; DIAZ, M ; FERIS, J ; FERRERO, Fernando ; GRENON, S ; MAGGI, R ; MARCH, Maria de Fátima Pombo ; MARTEARENA, C ; PASCUA, C ; REQUEIRA, M ; RUVINSKY, Raul ; SANCHEZ, J ; FREITAS SOUZA, L. S . Estudo Latino-Americano Multicêntrico sobre Resistência Antibiótica do Pneumococo Isolado de Crianças com Pneumonia Grave. In: 5 Congresso Baiano de Pediatria, 2004, Salvador. Anais do 5 Congresso Baiano de Pediatria, 2004. p. 41-41.

  • SOUZA, Diana Solano de Freitas ; COSTA, Davi Tanajura ; RODRIGUES, Alexandra Cavalcante ; SANTOS, Deise Almeida ; ANDRADE, Sandra ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; FREITAS SOUZA, L. S . Análise de radiografias de tórax de crianças com pneumonia, por três examinadores independentes. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 025-025.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; ALMEIDA, Luis ; BRANDÃO, Heli Vieira . Estudo da prevalência da asma e da rinite alérgica - resultados da cidade de Vitória da Conquista - Bahia, em 2002, como participante do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Children). In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 045-045.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; SOUZA, Diana Solano de Freitas . Estudo da prevalência da asma: resultados da cidade do Salvador - Bahia, em 2002, como participante do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Children). In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 046-046.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; SOUZA, Diana Solano de Freitas . Estudo da prevalência da rinite alérgica: resultados da cidade do Salvador - Bahia, em 2002, como participante do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Children. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 047-047.

  • SOUZA, Diana Solano de Freitas ; COSTA, Davi Tanajura ; RODRIGUES, Alexandra Cavalcante ; SANTOS, Deise Almeida ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; ANDRADE, Sandra Cristina de Souza ; FREITAS SOUZA, L. S . Padrões radiológicos de 24 casos de óbitos hospitalares por pneumonia. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 056-056.

  • SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Diana Solano de Freitas ; NUNES, Geila Ribeiro ; CARVALHO, Igor Fernando da Silva ; BARBOSA, Zilda Maria Braid Arleo . Pesquisa da associação entre asma ou rinite alérgica e prurigo estrófulo em escolares de escolas públicas e particulares de Salvador. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 059-059.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; ALMEIDA, Luis ; BRANDÃO, Heli Vieira ; SOUZA, Diana Solano de Freitas . Comparação das prevalências de asma e rinite de 3 cidades participantes do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Children), no Estado da Bahia. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 067-067.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; BRANDÃO, Heli Vieira ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de . Citologia nasal em pequenos lactentes com obstrução nasal crônica. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 185-185.

  • SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Diana Solano de Freitas ; NUNEZ, Geila Ribeiro ; CARVALHO, Igor Fernando da Silva ; ANDRADE, Marcony Queiroz ; BARBOSA, Zilda Maria Braid Arleo . Pesquisa da associação entre asma ou rinite alérgica e prurigo estrófulo em adolescentes de escolas públicas e particulares de Salvador. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. p. 322-322.

  • BRANDÃO, Heli Vieira ; FREITAS SOUZA, L. S ; ERBANO, Pierina ; NOGUEIRA, Patrícia ; FERREIRA, Patrícia Alves . Prevalência da asma em adolescentes na cidade de Feira de Santana. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 325-325.

  • BRANDÃO, Heli Vieira ; FREITAS SOUZA, L. S . Prevalência da asma em escolares na cidade de Feira de Santana. In: X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2004. p. 326-326.

  • SILVA, Luciana Sobral da Silveira ; FREITAS SOUZA, L. S ; WERNECK, Denise Mattedi Furquim ; CERQUEIRA, Marcia Cardoso Pereira de ; COSTA, Marilu Melo . Proteinose alveolar: relato de caso. In: 5 Congresso Baiano de Pediatria, 2004, Salvador. Anais do 5 Congresso Baiano de Pediatria, 2004. p. 72-72.

  • GUEDES, H. T. V. ; SOUZA, C. A. M. ; FREITAS SOUZA, L. S . Appearance of allergic symptomatology in a group of Brazilian infants: a prospective study.. In: World Allergy Organization Congress - XVIII International Congress on Allergy and Clinical Immunology, 2003, Toronto. Abstracts of the World Allergy Congress - XVIII International Congress on Allergy and Clinical Immunology. Toronto: Hogrefe & Huber Publications, 2003.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; MOTA, J. G. C. ; OLIVEIRA, I. R. B. ; MATOS, T. G. N. ; ANDRADE, Sandra Cristina de Souza . Recurso Educacional em Multimídia sobre Pneumonia em Crianças. In: XX Seminãrio Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. RESUMOS XX Seminário Estudantil de Pesquisa. Salvador - Bahia: EDUFBA, 2002. p. 108-108.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SANTOS, A. S. ; CARVALHO, C. M. C. N. . Estudo da sensibilidade antimicrobiana e da resposta terapêutica em casos de pneumonia na infância. In: XX Seminãrio Estudantil de Pesquisa, 2002, Salvador. Resumos XX Seminãrio Estudantil de Pesquisa. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 109-109.

  • CARVALHO, Cristiana Maria Costa Nascimento ; FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, O. A. M. ; ALVES, N. N. ; CALDAS, R. M. ; BARBERINO, M. G. ; DUARTE, J. ; BRANDÃO, M. A. ; MENDONÇA, D. R. ; SILVA, A. ; GUERRA, M. L. ; BRANDILEONE, M. C. ; FABIO, J. L. . Cepas invasivas de pneumococo isoladas de crianças e adolescentes em Salvador.. In: XIII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, 2002, Salvador. XIII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica: Programa/Anais, 2002. p. 63-63.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, Cristiana Maria Costa Nascimento ; SANTOS, A. S. . Estudo da Sensibilidade Antimicrobiana e da Resposta Terapêutica em Casos de Pneumonia na Infância. In: XIII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, 2002, Salvador. XIII Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica: Programa/Anais, 2002. p. 132-132.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, F. M. ; RAMOS, E. A. G. ; ARRUDA NETO, E. ; GUEDES, V. M. C. R. ; VELLOSO, L. F. . Impacto de infecções virais sobre a morbidade respiratõria em lactentes de uma creche em Salvador. In: IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001, Florianópolis. Anais do Congresso IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001. p. 44-44.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; BRANDÃO, Heli Vieira ; OLIVEIRA, J. R. ; CARVALHO, C. F. ; SANTOS, A. F. ; SILVA, Luciana Sobral da Silveira . Obstrução nasal no lactente. In: IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001, Florianópolis. Anais do Congresso IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001. p. 102-103.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, F. M. ; RAMOS, E. A. G. ; ARRUDA NETO, E. ; SOUZA, L. S. ; VELLOSO, L. F. . Relação entre tipo de sintomatologia respiratória e detecção de agentes virais em lactentes de uma creche em Salvador. In: IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001, Florianópolis. Anais do Congresso IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001. p. 54-54.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, F. M. ; RAMOS, E. A. G. ; ARRUDA NETO, E. ; SOUZA, L. S. ; VELLOSO, L. F. . Associação entre sibilância e infecções virais em lactentes de uma creche em Salvador. In: IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001, Florianópolis. Anais do Congresso IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001. p. 52-52.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, F. M. ; RAMOS, E. A. G. ; ARRUDA NETO, E. ; GUEDES, V. M. C. R. ; VELLOSO, L. F. . Identificação de agentes virais em secreções nasofaríngeas de lactentes com infecções respiratórias em uma creche em Salvador - Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001, Florianópolis. Anais do Congresso IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001. p. 53-53.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; ANDRADE, Sandra Cristina de Souza ; MOTA, J. G. C. ; PIRES, D. R. ; MATOS, T. G. N. ; OLIVEIRA, I. R. B. . Recurso Educacional em Multimídia sobre Pneumonia em Crianças. In: IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001, Florianópolis. Anais do Congresso IX Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 2001. p. 46-46.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; BRANDÃO, Heli Vieira ; OLIVEIRA, J. R. ; SILVA, Luciana Sobral da Silveira ; SANTOS, A. F. ; CARVALHO, C. F. ; CRUZ, L. C. P. . Obstrução nasal no lactente: Estudo clínico-epidemiológico. In: III Congresso Brasileiro de Asma, 2001, Salvador. Jornal de Pneumologia (Soc. Bras. de Pneumologia e Tisiologia). São Paulo: Redprint Editora Ltda. v. 27. p. S3-S3.

  • RAMOS, M. C. C. B. ; FREITAS SOUZA, L. S . Características de crianças asmáticas em um ambulatório especializado.. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA., 1999, Salvador. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1999.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; VILARINHO, L. C. S. ; MENDES, C. M. C. . Correlação entre tabela de pontos e oximetria na avaliação da gravidade da crise asmática.. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA, 1999, Salvador- Ba. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1999.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; RIBEIRO, D. H. A. ; BARRETO, J. R. ; ROCHA, L. C. ; MOURA, F. E. A. ; RAMOS, E. A. G. . Estudo clínico-virológico de lactentes com dispnéia.. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA, 1999, Salvador -Ba. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1999.

  • VILARINHO, L. C. S. ; FREITAS SOUZA, L. S ; MENDES, C. M. C. ; LOBO, F. S. ; VARELA, D. G. . Inalador pressurizado ou nebulizador , na administração de beta-2 agonista, no tratamento da crise de asma da criança.. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA, 1999, Salvador- Ba. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1999.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; RAMOS, E. A. G. ; CARVALHO, F. M. ; ARRUDA NETO, E. ; MOURA, F. E. A. ; MENDES, C. M. C. ; SOUZA, L. S. ; RIBEIRO, V. M. C. ; ROCHA, C. M. ; SOARES, A. ; VELLOSO, L. F. ; ALVES, R. . Infecções respiratórias virais em uma creche em Salvador. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA, 1999, Salvador - Ba. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1999.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, F. M. ; GUEDES, V. M. C. R. ; SOUZA, L. S. ; ROCHA, C. M. ; SOARES, A. ; VELLOSO, L. F. ; ALVES, R. . Informação materna versus exame clínico em lactente com doença respiratória.. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA, 1999, Salvador - Ba. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1999.

  • SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; FREITAS SOUZA, L. S ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; VOSNAKIS, E. ; ROCHA, A. E. L. ; CRUZ, L. C. P. . Pneumonia lipoídica : Relato de caso. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA, 1999, Salvador - Ba. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1999.

  • VILARINHO, L. C. S. ; FREITAS SOUZA, L. S ; MENDES, C. M. C. ; MENDONÇA, D. R. ; SOARES, A. ; ZURITA, A. P. ; VALENTE, Â. C. M. ; MACEDO, C. L. ; LOBO, F. S. ; ROCHA, L. C. ; FERREIRA, E. M. . Resposta ao salbutamol na crise asmática moderada em crianças. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA, 1999, Salvador - Ba. VIII Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1999.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; VILARINHO, L. C. S. ; MENDES, C. M. C. ; LOBO, F. S. ; VARELA, D. G. . Beta-2 agonista no tratamento da criança em crise de asma: qual o melhor método de administração.. In: XVII SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTUDANTIL (UFBA), 1998, Salvador - Ba. XVII Semminário de Pesquisa Estudantil (Ufba), 1998. p. 115-116.

  • PINHO, S. R. ; FREITAS SOUZA, L. S ; VILAS BOAS, C. ; SOUZA, José Antônio de Almeida . Características de personalidade dos ingressos na faculdade de medicina da UFBA em 1998. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 1998, Recife - Pe. XXXVI Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1998.

  • VILARINHO, L. C. S. ; FREITAS SOUZA, L. S ; MENDES, C. M. C. . Comparação entre o tratamento de crise asmática em crianças utilizando beta 2 agonista por nebulizador ou por inalador pressurizado.. In: IV CONGRESO DE LA SOCIEDAD LATINOAMERICANA DE NEUMOLOGÍA PEDIÁTRICA, 1998, Mar Del Plata. IV Congreso de La Sociedad Latinoamericana de Neomonologia Pediátrica - Libro de Resumenes. Buenos Aires, 1998. p. 94.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; RAMOS, E. A. G. ; CARVALHO, F. M. . Infecções respiratórias virais em crianças de uma creche.. In: IV CONGRESO DE LA SOCIEDAD LATINOAMERICANA NEUMONOLOGÍA PEDIÁTRICA, 1998, Mar Del Plata. IV Congreso de la sociedad Latinoamericana de neumología Pediátrica Libro de Resumenes. Buenos AIres, 1998. p. 1.

  • SOUZA, José Antônio de Almeida ; FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, F. S. F. ; SOUZA, J. A. A. ; SILVA, A. J. N. ; URPIA, A. C. . Semper - educação comunitária em ressuscitação na Bahia. In: x congresso baiano de cardilogia, 1998, Salvador. X Congresso Baiano de Cardilogia, 1998.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; RAMOS, E. A. G. ; SIQUEIRA, M. M. ; CARVALHO, F. M. ; SANTIAGO, C. M. G. ; CARVALHO, A. M. ; PORTES, S. A. R. . Viral respiratory infections in a day-care facility of Salvador. In: IX Encontro Nacional de Virologia, 1998, São Lourenço - Mg. IX Encontro Nacional de Virologia, 1998. p. 136-137.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; MENDES, C. M. C. ; VELLOSO, L. F. . Comparação entre o currículo oferecido pela faculdade de medicina na etapa profissionalizante , segundo a percepção dos alunos , e o currículo por estes idealizado. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1997, Uberaba - Mg. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Cooperativa e Editora de Cultura Médica, 1997. v. 22. p. 35-36.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; MENDONÇA, D. R. ; RIBEIRO, V. M. C. ; ROCHA, C. M. ; SOARES, A. . Estudo clínco de uma série de casos de parada cardiorrespiratória. In: II Congresso Baiano de Pediatria, 1997, Salvador. II Congresso Baiano de Pediatria, 1997. p. 27.

  • RAMOS, M. C. C. B. ; FREITAS SOUZA, L. S . Evolução clínica de um grupo de crianças em um ambulatório de profilaxia de asma. In: II Congresso Baiano de Pediatria ., 1997, Salvador. II Congresso Baiano de Pediatria ., 1997. p. 28.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, J. A. A. ; VELLOSO, L. F. ; MENDES, C. M. C. . Impacto do curso médico sobre o estudante.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1997, Uberaba - Mg. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Cooperativa e Editora de Cultura Médica, 1997. v. 22. p. 37.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; MENDES, C. M. C. ; VELLOSO, L. F. . Integração dos conhecimentos adquiridos no curso básico e no curso profissionalizante por estudantes de medicina. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1997, Uberaba-Mg. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Cooperativa e Editora de Cultura Médica, 1997. v. 22. p. 37-38.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; MENDES, C. M. C. ; VELLOSO, L. F. . Perfil do formando 1997- Projetos e concepções. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1997, Uberaba-Mg. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Cooperativa e Editora de Cultura Médica, 1997. v. 22. p. 38.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; MENDES, C. M. C. ; VELLOSO, L. F. . Sistema de avaliação discente analisado por alunos da Faculdade de Medicina. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educação Médica, 1997, Uberaba. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Cooperativa e Editora de Cultuira Médica, 1997. v. 22. p. 36-36.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; MENDONÇA, D. R. ; RIBEIRO, V. M. C. ; SOARES, A. ; ZURITA, A. P. ; RAMOS, M. C. C. B. . Testes cutâneos com alérgenos inaláveis em crianças com asma ou rinite crônica. In: II Congresso Baiano de Pediatria, 1997, Salvador. II Congresso Baiano de Pediatria, 1997. p. 47.

  • RAMOS, E. A. G. ; FREITAS SOUZA, L. S ; RIBEIRO, D. H. A. ; VILLAR, H. T. ; SANTIAGO, C. M. G. ; JESUS, C. C. ; CARVALHO, A. M. ; OLIVEIRA, J. P. ; VELLOSO, L. F. ; SAMPAIO, G. F. . Acute respiratory infection associeted with respiratory syncytial virus (rsv) in children from Salvador- Bahia. In: VIII Encontro Nacional de Virologia, 1996, São Lourenço- Mg. VIII Encontro Nacional de Virologia- Programa e Resumos, 1996. p. H43.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; FERREIRA, E. M. ; COSTA, F. M. ; LOBO, F. S. ; PALMA, L. C. L. . Análise dos casos de parada cardiorrespiratória em crianças em um hospital-escola.. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Educação Médica., 1996, Salvador -Ba. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Educação Médica.. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 1996. p. 27-28.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; RAMOS, E. A. G. ; CARVALHO, F. M. ; RIBEIRO, V. M. C. ; SOUZA, L. S. ; ROCHA, C. M. ; VELLOSO, L. F. ; SANTIAGO, C. M. G. ; JESUS, C. C. ; CARVALHO, A. M. ; OLIVEIRA, J. P. . Clinical-virological correlation study of respiratory infections in children of a day-care facility in Salvador-Bahia .. In: VIII Encontro Nacional de Virologia, 1996, São Lourenço -Mg. VIII Encontro Nacional de Virologia -Program e Resumos, 1996. p. H42.

  • GUEDES, H. T. V. ; SOUZA, C. A. M. ; FREITAS SOUZA, L. S . Aparecimento de sintomatologia alérgicas em crianças eutróficas no primeiro ano de vida - Um estudo Prospectivo.. In: I Congress of International Pediatric Allergy and Respiratory Federation, 1995, São Paulo. V Brazilian Congress of Pediatric Allergy and Imunology I Congress of International Pediatric Allergy and Respiratory Federation II Panamerican Congress of Pediatric Allergy and Imunology III Internat Ped. Consensus On The Management of Asthma. São Paulo: B G Cultural, 1995. p. 33.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; RAMOS, E. A. G. ; RIBEIRO, D. H. A. ; GUEDES, H. T. V. ; SANTIAGO, C. M. G. ; JESUS, C. C. . Diagnóstico de Infecções Agudas Virais em Salvador. In: XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1995, São Paulo. XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. São Paulo, 1995.

  • FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; PAIM, J. S. ; CERCATO, C. ; CERQUEIRA, B. ; FREITAS SOUZA, L. S . Mortalidade por infecção respiratória aguda em crianças menores de 5 anos, em Salvador. In: VI Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1995, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Pediatria. Rio de Janeiro: ECN -Editora Cientific Nacional Ltda, 1995. v. 2. p. 63.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, F. M. ; VELLOSO, L. F. ; MONTE, G. U. ; MELLO, V. B. ; CUNHA, S. M. C. F. ; ANDRADE, R. E. A. ; NEVES, A. V. C. ; MORAIS, R. M. O. ; OLIVEIRA NETO, R. R. ; NUNES, A. A. S. C. . Perfil respiratório das crianças de uma creche .. In: VI Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1995, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Pediatria. Rio de Janeiro: ECN-Editora Cientific Nacional Ltda, 1995. v. 2. p. 81-82.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; CARVALHO, I. F. . Prevalência de asma e outras doenças em alunos de uma escola de Salvador.. In: V Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1993, Recife. VI Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, 1993. v. 49. p. A-10.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; GUIMARÃES, A. C. . Alterações da função pulmonar em portadores de hipertensão portal esquistossomótica. In: II Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, 1976, Salvador, 1976.

  • ESTEVES, J. P. ; GUIMARÃES, A. C. ; SANTOS FILHO, A. ; FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; ABREU, W. N. . Bloqueio átrio-ventricular chagásico- Avaliação da funçao do ventrículo esquerdo através da estimulação com marca-passo artificial. In: XXXI Congresso Brasileiro de Cardioogia, 1975, Salvador. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1975. p. 222.

  • SANTOS FILHO, A. ; GUIMARÃES, A. C. ; ABREU, W. N. ; VINHAES, L. A. ; ESTEVES, J. P. ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; BINA, J. C. ; PRATA, A. R. ; FREITAS SOUZA, L. S . Efeitos agudos da reserpina sobre a circulação pulmonar em portadores de hipertensão portal esquistossomótica. In: XXXI Congresso Brasileiro de Cardiologia, 1975, Salvador - Ba. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1975. p. 374.

  • SOUZA, José Antônio de Almeida ; GUIMARÃES, A. C. ; ESTEVES, J. P. ; SANTOS FILHO, A. ; ABREU, W. N. ; VINHAES, L. A. ; FREITAS SOUZA, L. S . Efeitos da digital sobre a arritmia extrassistólica ventricular de pacientes chagásicos. In: XXXI Congresso Brasileiro de Cardiologia, 1975, Salvador - Ba. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1975. p. 230.

  • ROCHA, H. ; MARTINELLI, R. ; FREITAS SOUZA, L. S . Causas de erro no diagnóstico de pielonefríte num hospital geral em ,nosso meio. In: VI Congresso Brasileiro de Nefrologia, 1972, Recife. VI Congresso Brasileiro de Nefrologia, 1972.

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SILVERMAN, M. . Prostaglandins in exercise-induced asthsma.. Clinicall Allergy, Inglaterra, v. 11, n.5, p. 506-507, 1981.

  • Ferreira JT ; FREITAS SOUZA, L. S . Estudo dos casos de infecção respiratória aguda em crianças de 0 a 5 anos atendidas em duas unidades de emergëncia da Região Metropolitana de Salvador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS SOUZA, L. S . Coordenadora da Sessão de Temas Livres no 13o Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, É. L. S. ; Bastos CM ; Sá ACS ; Esteves LP ; FREITAS SOUZA, L. S . Características clínicas e laboratoriais de lactentes com bronquiolite. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, É. L. S. ; Simões JM ; Bastos CM ; Sá ACS ; Ribeiro PC ; FREITAS SOUZA, L. S . Prevalência de infecção respiratória por Chlamydia trachomatis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS SOUZA, L. S ; ALMEIDA, Luis ; BRANDÃO, H. V. . Estudo da prevalência da asma e da rinite alérgica - resultados da cidade de Vitória da Conquista - Bahia, em 2002, como participante do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Children. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, H. V. ; FREITAS SOUZA, L. S . Prevalência de asma em escolares na cidade de Feira de Santana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, Edna Lúcia Santos de ; ALMEIDA, Luis ; BRANDÃO, H. V. ; SOUZA, Diana Solano de Freitas . Comparação das prevalências de asma e rinite de três cidades participantes do ISAAC (International Study of Asthma and Allergies in Children), no Estado da Bahia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDÃO, H. V. ; FREITAS SOUZA, L. S ; ERBANO, Pierina ; NOGUEIRA, Patrícia ; FERREIRA, Patrícia Alves . Prevalência de asma em adolescentes na cidade de Feira de Santana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS SOUZA, L. S ; MENDONÇA, D. R. ; RIBEIRO, V. M. C. ; RAMOS, M. C. C. B. ; SOARES, A. ; VOSNAKIS, E. . Tratamento da crise asmática 1998 (Cartaz).

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, F. S. F. . Ressuscitação (Curso de Atualização Continuada). Rio de Janeiro: Vídeo Line, 1997 (Gravação em fita de vídeo).

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida ; SOUZA, F. S. F. . Ressuscitação Cárdio Respiratória: Suporte Básico e Avançado.. Salvador 1997 (Apostila).

  • FREITAS SOUZA, L. S ; OKUMURA, A. ; SILVA, H. R. ; RIBEIRO JÚNIOR, H. ; QUEIROZ, I. M. L. P. ; FONSECA, I. C. ; SOUZA, L. S. ; SILVA, L. R. ; FONTOURA, Maria Do Socorro Heitz ; LUCENA, R. ; SOBRAL, R. ; SÁ, E. . Manual de rotinas terapêuticas do Centro Pediátrico prof. Hosannah de Oliveira 1996 (Apostila).

  • FREITAS SOUZA, L. S . Aperfeiçoamento da terapia com aerossóis e sua aplicação na criança: TV Med - Instituto de Video-Medicina (fita n. 025) 1995 (Gravação em fita de vídeo).

  • FREITAS SOUZA, L. S . Tratamento das infecções respiratórias agidas e análise crítica da proposta do Ministério da Saúde (fita 064). Rio de Janeiro: TV Med - Instituto de Vídeo-Medicina. 1995 (Gravação em fita de vídeo).

  • FREITAS SOUZA, L. S ; SOUZA, José Antônio de Almeida . Ressicitação cárdio-respiratória: suporte básico (apostila para leigos).. Salvador 1992 (Apostila).

Outras produções

FREITAS SOUZA, L. S ; MARTINS, V. F. . Construção do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina do Centro Universitário Dom Pedro II. 2019.

FREITAS SOUZA, L. S ; AGUIAR, Wânia Márcia ; GUEDES, H. T. V. . Manual do Aluno do Curso de Medicina da FTC. 2005.

FREITAS SOUZA, L. S ; GUEDES, Jorge ; AGUIAR, Wânia Márcia ; DUNNINGHAN, William ; REGO, Rita ; SADIGURSKY, Moysés ; COSTA, José Carlos de Souza ; SOUZA, José Antônio de Almeida . Medicina - Projeto Curricular. 2003.

FREITAS SOUZA, L. S . Enfrentando o Desafio da Educação Médica. 2019.

FREITAS SOUZA, L. S . Ensinando crianças asmáticas a usarem medicamentos por via inalatória. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - filme em DVD).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Perfil clínico e laboratorial de lactentes com rinite crônica, Descrição: Estudo de série de casos de lactentes com rinite crônica iniciada nos primeiros 6 meses de vida, com descrição dos achados clínicos e laboratoriais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leda Solano de Freitas Souza - Coordenador / Caroline Oliuza - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Estudo dos casos de infecções respiratórias agudas em crianças de 0 a 5 anos atendidos em duas emergências pediátricas da Região Metropolitana de Salvador - Bahia, Descrição: Estudo transversal da população infantil atendida em um serviço de emergência, visando a determinar a prevalência de infecções respiratórias agudas, os tipos de infecção e etiologias prováveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leda Solano de Freitas Souza - Coordenador / Juliana Teixeira Ferreira - Integrante.

  • 2007 - 2009

    RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIA ATUAL DE ASMA E PASSADO DE INFECÇÃO RESPITARÓRIA POR RINOVÍRUS, EM UM GRUPO DE CRIANÇAS ACOMPANHADAS DURANTE OS PRIMEIROS 10 ANOS DE VIDA, Descrição: Uma coorte de crianças foi constituída em 1996 e acompanhada por um ano, com detecção de infecções respiratórias virais e diagnóstico virológico através de IFI e de PCR. Reavaliação da coorte em 2008 para observação da ocorrência de asma entre os que tiveram e os que não tiveram infecção por rinovirus no passado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Leda Solano de Freitas Souza - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Prêmios

2019

Patronesse da turma de Medicina da FTC de 2019.2, Formandos de 2019.2.

2018

Nome da Turma de Medicina 2018.2 da FTC, Formandos de 2018.2.

2015

Professora Homenageada pela turma de Medicina de 2015.2 da FTC, Formandos de 2015.2.

2014

Professora Homenageada pela turma 2014.1 do Curso de Medicina da FTC, Formandos de 2014.1.

2013

Patronesse da turma de Medicina da FTC 2013.1, Formandos de 2013.1.

2013

Professora Homenageada pela turma de Medicina 2013.2 da FTC, Formandos de 2013.2.

2012

Comenda Maria Quitéira, Câmara Municipal da Cidade do Salvador.

2011

Nome da Turma de Medicina da FTC de 2010.2, Formandos de 2010.2.

Histórico profissional

Experiência profissional

2005 - 2018

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Medicina, Carga horária: 40

2005 - 2018

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2015 - 06/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Medicina.,Linhas de pesquisa

  • 02/2005 - 06/2018

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sessão Tutorial (PBL), Propedêutica, Pneumologia Pediátrica, Emergência Pediátrica

2004 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor aposentado, Enquadramento Funcional: aposentado, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 2004

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1983 - 1996

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

1980 - 1982

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40

1975 - 1980

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar de ensino, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Membro de bancas examinadoras de Teses de Mestrado..

  • 01/1981 - 01/2004

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria.,Serviço realizado, Atendimento Ambulatorial e em Enfermaria.

  • 02/1975 - 01/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria.,Linhas de pesquisa

  • 02/1975 - 01/2004

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pediatria Preventiva e Social

  • 05/1992 - 12/2003

    Treinamentos ministrados , Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria.,Treinamentos ministrados, Atenção à criança com infecção respiratória aguda., Ressuscitação Cardiorrespiratória, Terapia inalatória na Asma(inaladores pressurizados).

  • 01/1990 - 12/1997

    Ensino, Mestrado Em Assistência Materno Infantil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pneumologia Pediátrica

  • 08/1993 - 11/1994

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria.,Atividade de extensão realizada, Treinamento em Ações Básicas de Saúde em Pediatria..

2019 - Atual

CENTRO UNIVERSITARIO DOM PEDRO II, Unidompedro

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso em processo de autoriza, Carga horária: 40