Rodrigo Willian Costa de Oliveira

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Com mérito acadêmico. Possui pós-graduação em Ética. Foi convidado a lecionar nos cursos técnicos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. onde lecionou Bioética, Filosofia, Teologia, Relações pessoais e interpessoais. Também lecionou no - Colégio Estadual Des. Guilherme A. Maranhão e MIlton Carneiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente no seguinte tema: tabu - morte -capitalismo - consumo.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Fundamentos da ètica

2008 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Orientador: Cesar Augusto Ramos
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.

Graduação em Filosofia

2003 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Orientador: Neusa Vendramin Volpe

Formação complementar

2012 - 2012

III CONGRESSO DE CULTURA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, R. W. C. . VII Congresso Sul-Americano de Filosofia.. In: VII Congresso Sul-Americano de Filosofia., 2005, Curitiba. VII Congresso Sul-Americano de Filosofia.. Curitiba: PUC-PR, 2005. v. único.

  • OLIVEIRA, R. W. C. . O Tabu da Morte Na sociedade Ocidental Contemporânea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

OLIVEIRA, R. W. C. . O tabu da morte na sociedade ocidental comtemporânea. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    DESMISTIFICAÇÃO DO DIREITO COMO JUSTO E IGUALITÁRIO, Descrição: A Desmistificação do Direito Ocidental como Justo e Igualitário Rodrigo Willian Costa de Oliveira* Pós-Graduando em Ética PUCPR Entender os mecanismos ideológicos que mascaram o direito e criam à pretensa idéia de justiça e igualdade torna-se uma exigência na contemporaneidade. Mesmo porque, pôde-se perceber, até em escala mundial, que ainda existem muitos problemas, referentes à humanidade, que ainda urgem soluções. Como por exemplo, a fome, a desigualdade, a exclusão social, entre outros. Esses exemplos induzem a discutir um problema que está por traz dessas questões; é a idéia de Justiça. Sabe-se que, ao Estado cabe também, viabilizar meios para diminuir esses problemas sociais. Não limitando ao Estado somente a preocupação com os problemas da sociedade, mesmo porque, há outros meios também, para se atingir esse fim. Mas para tanto, torna-se necessário optar por uma análise sistemático-materialista e também crítica do real. Pois a perspectiva idealista não deu conta de explicar o subterrâneo do direito. Mas para compreender a problematização em torno do esgotamento do modelo jurídico formal positivista possibilitará a superação desse paradigma que reduziu a concepção de igualdade a uma mera positivação formal. Não atingindo com isso, a esfera concreta dos sujeitos. Gerando assim possíveis saídas para esse interdito instituído pela própria limitação desse monismo estatal tradicional. Sem a resolução dos problemas sociais, a convivência coletiva fica comprometida e inviável. Cabendo a Filosofia do Direito refletir sobre a finalidade do Estado e de seus membros para a constituição de uma sociedade mais justa e menos desigual. A problemática envolvida neste trabalho representa para os acadêmicos e docentes da área do direito apenas duas escolhas: Ou prossegue-se com o ofício de serem apenas técnicos da Justiça, aceitando como pressupostos os significados referentes ao direito e, constituindo-se assim meras marionetes do sistema capitalista e repro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Willian Costa de Oliveira - Coordenador / Cesar Augusto Ramos - Integrante.

Prêmios

2009

Covidado a lecionar no TECPUC, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ.

2006

Prêmio Marcelino Champagnat, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2006

Colégio Estadual Milton Carneiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionava Filosofia, História e Sociologia para Ensino Fundamental e Médio

2007 - 2008

Colégio Estadual Des. Guilherme A. Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Lecionei as disciplinas de História e Geografia para o Ensino Fundamental.

2009 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2012 - Atual

Colégio Estadual São Pedro Apóstolo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36

Outras informações:
Professor de Filosofia.