Wanda Medrado Abrantes
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Notre Dame (1979) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é integrante de grupo de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professora auxiliar da Universidade Estácio de Sá e pedagoga da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos.
Informações coletadas do Lattes em 06/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
1988 - 1991
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Orientador: Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
XV ENDIPE.A Formação Docente na EJA: os Desafios, as Tensões e as Possibilidades da Diversidade deste Campo. 2010. (Encontro).
17º COLE. Registro escrito dos saberes dos antigos colonos da cafeicultura fluminense: uma experiência de formação continuada de educadoras de pessoas jovens e adultas do campo. 2009. (Congresso).
Seminário de Formação de Pesquisadores. 2009. (Seminário).
Editora Moderna.Planejamento, currículo e conhecimentos em redes: práticas cotidianas no espaço escolar. 2009. (Outra).
IV Seminário Internacional "As redes de conhecimentos e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura".Imagens: narrando histórias instigantes, poéticas, sérias dos sujeitos (alunos) da educação de jovens e adultos. 2007. (Seminário).
Formação de Professores.Tecendo conhecimentos em redes: modos de aprender e de ensinar na educação de jovens e adultos. 2007. (Encontro).
Formação Continuada de Professores de Educação de Jovens e Adultos.Educação de jovens e adultos: seus sujeitos e suas práticas no cotidiano escolar. 2007. (Encontro).
Curso de Extensão - Formação de Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado.Pedagogia de projetos. 2006. (Outra).
Jornada Científica da Universidade Estácio de Sá.Trabalho monográfico: como se tece o discurso da aluna pesquisadora e autora do seu próprio texto?. 2005. (Seminário).
VII Seminário Estadual de Atuação Profissional do Magistério "Cidadania e inclusão social".Caminhos metodológicos na EJA. 2005. (Seminário).
Seminário de Alfabetizandos.Alfabetização de pessoas jovens e adultas: o que é isso?. 2001. (Seminário).
Formação de Professores de Educação de Jovens e Adultos.Currículo, ciclo, avaliação na educação de jovens e adultos: definindo o projeto político-pedagógico na escola. 2001. (Encontro).
IX Curso de Formação de Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária.Alfabetização/Letramento: novas questões sobre o antigo tema. 2001. (Encontro).
Curso de Formação Profissional.Educação e formação profissional frente à globalização excludente. 2001. (Encontro).
Encontro Estadual do PROLER.Leitura e escrita: campo de produção de múltiplos sentidos. 2000. (Encontro).
I Seminário de Formação de Educadores Populares do Programa Movimento de Alfabetização.Jovens e adultos: tecendo redes de leitura. 1999. (Seminário).
XX Encontro Nacional de Estudos da Linguagem.Leitura e escrita: práticas e representações de jovens e adultos no cotidiano escolar. 1999. (Encontro).
Encontro Nacional de Avaliação do Programa Alfabetização Solidária.Apontando pistas para conhecer uma experiência de alfabetização de pessoas jovens e adultas. 1999. (Encontro).
Programa de Qualificação do Trabalhador Metalúrgico.História e registro: puxando pela memória. 1998. (Oficina).
VI Semana da Educação na UERJ.Educação de jovens e adultos: a chave para o próximo milênio - Anotações para a V Conferência de Hamburgo. 1997. (Seminário).
Um Balanço das Pesquisas na UFF sobra a Condição Feminina.Vozaes da mulher professora. 1997. (Simpósio).
III Encontro Estadual de Educadores/as em Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas.Histórias de vida, narrativas, discursos: os muitos caminhos metodológicos da pesquisa. 1997. (Encontro).
Casa da Leitura.Professora: sua autoria, sua produção e sua voz. 1997. (Encontro).
Encontro de Professores.Pesquisa escolar: reprodução (cópia) ou produção de conhecimentos?. 1997. (Encontro).
I Seminário Formativo sobre a Educação de Jovens e Adultos.Educação de Jovens e Adultos: perspectivas e tendências atuais. 1996. (Seminário).
Seminário de Interdisciplinaridade.O uso do texto na Educação de Jovens e Adultos: uma prática interdiciplinar. 1996. (Seminário).
III Encontro Nacional do PROLER.Exigências de leitura e de escrita no mundo atual: uma questão para a educação de jovens e adultos. 1996. (Encontro).
10º Congresso de Leitura do Brasil. Linguagem lúdica: uma possibilidade de interferir nas representações sobre a mulher, presentes no imaginário infanti. 1995. (Congresso).
Seminário Estadual do Programa Rio Trabalhador Cidadão.Leitura e escrita: interpretação e construção de textos. 1995. (Seminário).
IV Congresso da Associação de Estudos da Linguagem. O que estão fazendo com os nossos filhos? Com a palavra, as mulheres da Baixada Fluminense. 1994. (Congresso).
Laboratório do Imaginário Social e Educação/UFRJ.Desvelando o olhar feminino das professoras. 1994. (Encontro).
IX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística.Produção textual no curso de Pedagogia: a busca de novas relações de comunicação. 1994. (Encontro).
9º Congresso de Leitura do Brasil. Oficina literária: desvendando um olhar feminino. 1993. (Congresso).
Curso de Extensão de Férias.Repensando a prática docente da pré-escola à 4ª série do 1º grau. 1993. (Oficina).
Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu da Faculdade de Eduacação da UFF.Educação básica de jovens e adultos. 1993. (Encontro).
II Jornada de Letras da UFF.Oficina literária: desvelando um olhar feminino. 1993. (Outra).
8º Congresso de Leitura do Brasil. A didática de Educação de Jovens e Adultos: uma construção a partir da prática do professor. 1991. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Alfabetização. Capacitação de professores via rádio. 1990. (Congresso).
I Seminário de Atualização Pedagógica.Avaliação de aprendizagem. 1989. (Seminário).
Seminário de Educação para Adultos.Aspectos metodológicos e estratégias de desenvolvimento de educação não-formal. 1989. (Seminário).
XX Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional ABT.Verso e reverso - educando o educador. 1988. (Seminário).
I Seminário Paranaense de Educação de Adultos.Educação de Jovens e Adultos. 1988. (Seminário).
Participação em bancas
ABRANTES, W. M.. Cotidiano escolar da educação de jovens e adultos: espaço de formação de identidade dos alunos (auto-estima). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Modos de aprender a ler e a escrever na educação de jovens e adultos: uma questão metodológica?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Indisciplina escolar: uma questão a ser repensada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Mudando valores para educar melhor. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Informática: sua importância no processo de aprendizagem de crianças portadoras de necessidades especiais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. O desafio das práticas sociais da leitura e da escrita no cotidiano escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Práticas de leitura e de escrita na educação de jovens e adultos: ainda um desafio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Jovens em conflito com a lei, privados de liberdade: um desafio para a educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Ensino religioso no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Brinquedo cantado: instrumento ultrapassado ou mal utilizado?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Informática no espaço escolar: vilã ou heroína?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Ler e escrever: direito de todos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Literatura infantil: sua importância na formação do leitor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Educação a distância: uma alternativa de formação continuada para professores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. O ritual de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: da brincadeira para a coisa séria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. A escola sem o conto só seria um local sem história. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. A importância das Literatura infantil na formação do leitor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. A utopia da formação de educadores de creche: que caminhos seguir?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Josgos cooperativos: superando a competitividade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Hiperatividade: implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Educação multicultural: a proposta curricular de uma escola pública. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. CREJA: uma proposta para a educação de jovens e adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. Educação de jovens e adultos: propostas educaionais à luz da realidade dos grandes centros urbanos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
ABRANTES, W. M.. A mportância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental para um desempenho dos alunos em língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.
Orientou
A importância da literatura infantil na formação do leitor; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
A escola sem o conto só seria um local sem história; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
O ritual de passagem da educação infantil para o ensino fundamental: da brincadeira para a coisa séria; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Jogos cooperativos: superandoa competitividade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Hperatividade: implicação no processo de ensino e aprendizagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
A utopia da formação de educadores de creche: que caminhos seguir?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Ler e escrever: direito de todos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Educação a distância: um alternativa de educação continuada para professores; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Literatura infantil: sua importância na formação do leitor; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Indisciplina escolar: uma questão a ser repensada; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Mudando valores para educar melhor; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Informática: sua importância no processo de aprendizagem de crianças portadoras de necessidades especiais; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Desafio das práticas sociais da leitura e da escrita no cotidiano escolar; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Práticas de leitura e de escrita na educação de jovens e adultos: ainda um desafio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Jovens em conflito com a lei, privados de liberdade: um desafio para a educação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Ensino religioso no ensino fundamental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Modos de aprender a ler e escrever na educação de jovens e adultos: uma questão metodológica?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Brinquedo cantado: instrumento ultrapassado ou mal utilizado?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Informática no espaço escolar: vilã ou heroína?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Cotidiano escolar da Educação de Jovens e Adultos: espaço de formação de identidade dos alunos (auto-estima); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Wanda Medrado Abrantes;
Produções bibliográficas
-
ABRANTES, W. M. . Oficina Literária: desvelando um olhar feminino. Leitura. Teoria & Prática (Campinas) , v. 13, p. 11, 1994.
-
LINHARES, E. ; MENDONÇA, M. A. G. ; ESTELLET, R. F. B. ; REZENDE, C. L. de. ; PEIXOTO, A. L. ; RIPPER, J. A. ; LOBIANCO, P. H. ; ABRANTES, W. M. . Práticas sociais de leitura e de escrita: em busca de caminhos metodológicos nos processos de formação de educadoras. In: LINHARES, Elizabeth Ferreira. (Org.). Saberes do cotidiano: uma experiência de pesquisa, ensino e registro patrimonial. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Trabalho e Cidadania, 2008, v. 1, p. 69-84.
-
ABRANTES, W. M. . Pedagogia do gesto, do corpo, da simbologia em imagens. In: Inês de Oliveira; Paulo Sgarbi. (Org.). Redes Culturais, Diversidade e Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, v. , p. 71-80.
-
ABRANTES, W. M. . O que os alunos e professores fazem com o acervo distribuído para a EJA pelo PNBE?. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. Campinas: Editora UNICAMP, 2007.
-
ABRANTES, W. M. . Imagens: narrando histórias instigantes, poéticas, sérias dos sujeitos (alunos) da educação de jovens e adultos. In: IV Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia: Práticas Educativas, Cotidiano e Cultura, 2007, Rio de Janeiro. IV Seminário Internacional As Redes de Conhecimentos e a Tecnologia: Práticas Educativas, Cotidiano e Cultura. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.
-
ABRANTES, W. M. . Formação de alfabetizadores: apontando caminhos metodológicos. In: VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005, Rio de Janeiro. VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, 2005.
-
ABRANTES, W. M. . Formação de alfabetizadores: caminhos metodológicos criados na dialética da negociação entre os diferentes sujeitos envolvidos na ação alfabetizadora. In: 10ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense, 2005, Niterói. 10ª Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense, 2005.
-
ABRANTES, W. M. . Postura do professor pesquisador: quem são meus alunos da EJA?. In: Congresso Internaconal UFF/CREAD - 2005 - A Pedagogia da Esperança e a Educação no século XXI: a socialização das oportunidades e as novas tecnologias, 2005, Niterói. Encontros com Paulo Freire - A Pedagogia da Esperança e a Educação no século XXI: a socialização das oportunidades e as novas tecnologias, 2005.
-
ABRANTES, W. M. . Como se forma o formador de educadores de educação de jovens e adultos?. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Pensem nas crianças mudas telepáticas. Campinas: Editora UNICAMP, 2005.
-
ABRANTES, W. M. . Uso da imagens: caminhos metodológicos dos processos de formação de professores. In: Seminário Internacional - As redes de conhecimentos e a tecnologia: imagem e cidadania, 2003, Rio de Janeiro. As redes de conhecimentos e a tecnologia: imagem e cidadania. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
-
ABRANTES, W. M. . Vida cotidiana: tempos e espaços formadores dos sujeitos da educação de jovens e adultos. In: VII Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense, 2002, Niterói. Educação: que país é este?, 2002.
-
ABRANTES, W. M. . Leitura e escrita: campo de produção de múltiplos sentidos. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil - Com todas as letras para todos os nomes, 2001, Campinas. Com todas as letras para todos os nomes. Campinas: Editora UNICAMP, 2001.
-
ABRANTES, W. M. . No campo da produção de sentidos, a presença dos discursos poéticos da mulher excluída. In: Seminário Internacional - As redes cotidianas de conhecimentos e a tecnologia: no espaço/tempo da escola e em outros espaços/tempos educativos, 2001, Rio de Janeiro. As redes cotidianas de conhecimentos e a tecnologia: no espaço/tempo da escola e em outros espaços/tempos educativos, 2001.
-
ABRANTES, W. M. . A pesquisa no cotidiano da escola: encontros de formação. In: X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos, 2000, Rio de Janeiro. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
-
ABRANTES, W. M. . Linguagem lúdica: uma possibilidade de interferir nas representações sobre a mulher, presentes no imaginário infantil. In: 10º Congresso de Leitura do Brasil, 1995, Campinas. Leituras no Brasil, 1995.
-
ABRANTES, W. M. . O que estão fazendo com os nossos filhos? Com a palavra, as mulheres da Baixada Fluminense. In: IV Congresso da Associação de Estudos da Linguagem, 1994, Niterói. IV Congresso da Associação de Estudos da Linguagem, 1994. v. 1. p. 214-218.
-
ABRANTES, W. M. . Produção textual no curso de Pedagogia: a busca de novas relações de comunicação. In: IX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 1994, Caxambú. IX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 1994.
-
ABRANTES, W. M. . A pedagogia do gesto, do corpo, da simbologia em imagens. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Igualdade e diversidade na educação, 2002, Goiânia. Igualdade e diversidade na educação, 2002.
-
ABRANTES, W. M. . Formação de professoras: redes de saberes tecidas nas relações do sujeito com o outro, a cultura, o tempo, o espaço. In: Congresso Internacional - Um Olhar sobre Paulo Freire, 2000, Évora - Portugal. Um Olhar sobre Paulo Freire, 2000.
Outras produções
ABRANTES, W. M. ; PAIVA, J. . Um Salto para o Futuro - Série Educação de Jovens e Adultos. 1997. (Programa de rádio ou TV/Outra).
ABRANTES, W. M. ; PAIVA, J. . Um Salto para o Futuro - Série Educação de Jovens e Adultos. 1995. (Programa de rádio ou TV/Outra).
ABRANTES, W. M. . Verso e Reverso - Educando o educador. 1988. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Prêmios
2009
II Concurso Interno Nacional de Produção Científica e Projetos de Extensão do Grupo Estácio, Universidade Estácio de Sá.
2008
I Concurso Interno Nacional de Produção Científica e Projetos de Extensão do Grupo Estácio, Universidade Estácio de Sá.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Fluminense, Pró-Reitoria de Extensão. , Praça Leoni Ramos S/N - Bloco E - 3 andar - sala 305, Gragoatá, 24210-200 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292759
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade Estácio de SáVínculo: Professora Auxiliar, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar
Atividades
-
03/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação de jovens e adultos, Projeto de pesquisa e educação V, Orientação de monografia, Concepção de educação continuada, Estágio supervisionado
-
06/2003 - 06/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Atividade de extensão realizada, Formação de Alfabetizadores.
1998 - 1998
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta
Atividades
-
03/2006 - 03/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado nas instituições e movimentos sociais, Educação continuada e as perspectivas em redes de conhecimento
-
03/1998 - 12/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processo de desnevolvimento da aprendizagem de jovens e adultos
1996 - 2000
Universidade Federal Fluminense - Angra dos ReisVínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 4
Atividades
-
08/1996 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa - Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa e habilitação
1995 - 1999
Universidade Federal FluminenseVínculo: Coordenadora de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa
Atividades
-
03/1996 - 07/1996
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia científica
-
03/1996 - 07/1996
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática dos Cursos de Licenciatura
1985 - 1990
Fundação EducarVínculo: Técnico Educacional, Enquadramento Funcional: Técnico Educacional
Atividades
-
01/1990 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Fundação Educar, .,Serviço realizado, Produção de material de educação a distância via rádio em apoio à capacitação de professores de educação de jovens e adultos.
-
06/1985 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Fundação Educar, .,Serviço realizado, Assessoramento técnico às coordenações estaduais da Fundação Educar.
-
06/1985 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Fundação Educar, .,Serviço realizado, Assessoramento à elaboração de projetos de capacitação de professores da educação de jovens e adultos.
1976 - 1984
Movimento Brasileiro de AlfabetizaçãoVínculo: Técnico Educacional, Enquadramento Funcional: Técnico Educacional
Atividades
-
08/1976 - 06/1985
Serviços técnicos especializados , MOBRAL, .,Serviço realizado, Assesssoramento técnico às coordenações estaduais da Fundação MOBRAL.
-
08/1976 - 06/1985
Serviços técnicos especializados , MOBRAL, .,Serviço realizado, Elaboração de projetos na área de formação de educadores.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wanda Medrado Abrantes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?