Fernanda Santiago Zacharias Buys

Possui pós-graduação em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (2007/2008) e graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Trabalha na Editora Abril Educação (Sistema de Ensino SER) como assistente editorial de Exatas e Ciências de todos os segmentos educacionais. Trabalhou na Editora Moderna como assistente editorial de Ciências Ensino Fundamental I. Trabalhou na Livraria Cultura, unidades de Brasília-DF, na área de venda de livros técnicos e infanto-juvenis. Foi mediadora de exposições itinerantes da Fundação Oswaldo Cruz no projeto Ciência Móvel. Tem experiência na área de Divulgação Científica, Educação Ambiental e na produção de jogos e edição de materiais didáticos.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Ensino de Ciências - ênfase em Biologia e Química

2007 - 2008

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ/Reitoria
Orientador: Margarete Pereira Friedrich

Graduação em Ciências Biológicas

2002 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Orientador: Claudia Eiko Yoshida
Bolsista do(a): Programa de Ensino Tutorial.

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Elaboração de materiais didáticos com recursos. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Senac.

2011 - 2011

Instrução para a Produção de Livros. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2011 - 2011

O 'passo a passo' da produção editorial. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende PoucoLê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências/Especialidade: Editoração de livros de Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Educação Ambiental.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Divulgação Científica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Museus de Ciências.

Participação em eventos

I Encontro Ncional de Ensino de Biologia; III Encontro Regional de Ensino de Biologia: RJ/ES.Educação Ambiental no distrito de Sousas (Área de Proteção Ambiental - APA de Campinas-SP): a conscientização ecológica como instrumento para a preservação do meio ambiente. 2005. (Encontro).

Amostra de Projetos de Extensão da PUC-Campinas.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESTUDO DO MEIO NO RESERVATÓRIO DE SALTO GRANDE - AMERICANA, SP. 2005. (Outra).

57a. Reunião Anual SBPC.DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E SAZONAL E ALIMENTAÇÃO DOS PEIXES Astianax altiparanae (GARUTTI &BRITSKI,2000) E Astyanax fasciatus (CUVIER,1819) (CHARACIFORMES: ACTINOPTERYGII) NO RESERVATÓRIO DE PAIVA CASTRO, SP. 2005. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ZACHARIAS, Fernanda Santiago ; FERREIRA, L. I. ; PERDIGAO, J. C. . Educação Ambiental no distrito de Sousas (Área de Proteção Ambiental - APA de Campinas-SP): a conscientização ecológica como instrumento para a preservação do meio ambiente. In: I Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Ncional de Ensino de Biologia; III Encontro Regional de Ensino de Biologia: RJ/ES. Rio de Janeiro: Gráfica UFRJ, 2005.

  • BOZZA, A. N. ; SAMPAIO, R. C. N. ; RIBEIRO, C. M. ; ZACHARIAS, Fernanda Santiago ; PEREIRA, F. A. F. ; NEVES, J. A. ; CARDOSO, J. M. K. ; CAMILO, M. ; BALAU, M. M. N. ; SOARES, M. M. S. R. . COLETA SELETIVA - PET. In: Amostra de Projetos de Extensão da PUC-Campinas, 2005, Campinas. Projetos de Extensão PUC-Campinas 2005, 2005.

  • ZACHARIAS, Fernanda Santiago ; SAMPAIO, R. C. N. ; BOZZA, A. N. ; FERREIRA, L. I. ; RIBEIRO NETO, F. B. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E SAZONAL E ALIMENTAÇÃO DOS PEIXES Astianax altiparanae (GARUTTI &BRITSKI,2000) E Astyanax fasciatus (CUVIER,1819) (CHARACIFORMES: ACTINOPTERYGII) NO RESERVATÓRIO DE PAIVA CASTRO, SP. In: DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E SAZONAL E ALIMENTAÇÃO DOS PEIXES Astianax altiparanae (GARUTTI &BRITSKI,2000) E Astyanax fasciatus (CUVIER,1819) (CHARACIFORMES: ACTINOPTERYGII) NO RESERVATÓRIO DE PAIVA CASTRO, SP, 2005, Fortaleza. Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005.

Outras produções

ZACHARIAS, Fernanda Santiago . WEBSITES SOBRE CORPO HUMANO: BASE DE INFORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

Penteado, Maíra Menezes ; ZACHARIAS, Fernanda Santiago ; Oliveira, Anderson Penavilla de . TABELIX - JOGO DA MEMÓRIA. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

ZACHARIAS, Fernanda Santiago . JOGO DAS DOENÇAS. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Editora Abril

Vínculo: Freelancer Interno, Enquadramento Funcional: assistente de editoração, Carga horária: 44

Outras informações:
Freelancer interno no editorial de Exatas e Ciências de todos os segmentos educacionais. Análise, correção, edição e formatação de originais de materiais didáticos e de guias e recursos didáticos para professores. Produção de pautas iconográficas e escolha de imagens. Correção de provas e produção de roteiros de jogos educacionais para tecnologias digitais. Edição de Avaliações Integradas de Aprendizagem, questionários e simulados. Análise, escolha, produção e edição de exercícios. Correção do esboço de imagens técnicas.

2011 - 2012

Editora Moderna

Vínculo: Freelancer Interno, Enquadramento Funcional: assistente de editoração, Carga horária: 40

Outras informações:
Freelancer interno no editorial de Ciências Ensino Fundamental I. Análise, correção, edição e formatação de originais de livros didáticos e de guias e recursos didáticos para professores. Produção de pautas iconográficas, pedidos de autorização para utilização de textos e escolha de imagens. Correção de provas e busca de artigos científicos como embasamento teórico para orientar a análise dos originais.

2008 - 2011

Livraria Cultura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: vendedora, Carga horária: 44

2006 - 2006

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: transcritora de áudio, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2006 - 06/2008

    Serviços técnicos especializados , Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro, .,Serviço realizado, Mediação nas exposições itinerantes do Ciência Móvel..

  • 07/2006 - 09/2006

    Serviços técnicos especializados , Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro, .,Serviço realizado, Digitalização e transcrição de fitas cassete e microcassete de entrevistas a respeito da Lei de Biossegurança no Brasil..

2006 - 2006

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: digitadora do acervo do Herbário, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2006 - 07/2006

    Serviços técnicos especializados , Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, .,Serviço realizado, Informatização do acervo de exsicatas do Herbário.

2004 - 2005

ONG Jaguatibaia

Vínculo: sócia, Enquadramento Funcional: monitora em estudos do meio, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2005 - 09/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental

  • 04/2004 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ONG Jaguatibaia, .,Cargo ou função, Atuante nas reuniões de planejamento da direção.

  • 10/2004 - 11/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental