Ivan Gustavo Masselli dos Reis

Atua e tem experiência como pesquisador em temas relacionados a fisiologia aplicada na avaliação e treinamento físico. Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas "Júlio de Mesquita Filho" campus Rio Claro, mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual de Campinas "Júlio de Mesquita Filho", doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação Física

2011 - 2015

Universidade Estadual de Campinas
Título: EFEITO AGUDO DA INTENSIDADE E INTERMITENCIA DO EXERCÍCIO SOBRE A CINÉTICA DA EXPRESSÃO GENICA E CONTEÚDO PROTEÍCO DE MCT ISOFORMAS 1 e 4, PGC-1 e HIF-1, EM TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO, CARDÍACO E HEPÁTICO DE RATOS SUBMETIDOS A NATAÇÃO
Claudio Alexandre Gobatto. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: HIF-1alfa; MCT1; MCT4; PGC-1alfa.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades esportivas e de recreação e lazer.

Mestrado em Ciências da Motricidade

2008 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ANÁLISE DE PARÂMETROS DE FORÇA E PADRÃO DE NADO DE RATOS CONTROLES E OBESOS, A PARTIR DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE SINAIS EM NATAÇÃO ATADA. INFLUÊNCIA DA INTENSIDADE DO EXERCÍCIO E DA DENSIDADE CORPORAL.,Ano de Obtenção: 2010
Claudio Alexandre Gobatto.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em andamento em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2018 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Graduação em Bacharelado em Educação Física

2004 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Padronização de Métodos para Determinação da Densidade Corporal e da Sobrecarga no Modelo de Natação de Ratos
Orientador: Claudio Alexandre Gobatto
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Faculdade de Ciências Aplicadas, FCA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Ciências de Dados e Inteligência Artificial. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Introdução a programação de sistemas orientados a objetos com JAVA. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Introdução ao Python. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Introdução ao Ionic. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao Arduíno. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2018 - 2018

Controle Social com Python. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.

2014 - 2014

I workshop de sinalização celular. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Anestesia, analgesia e eutanasia em animais. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório, SBCAL/COBEA, Brasil.

2012 - 2012

Introdução ao MATLAB. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

I Curso sobre o uso de animais de laboratório. (Carga horária: 18h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

ADInstruments LabTutor. (Carga horária: 4h). , ADInstruments, ADI, Brasil.

2009 - 2009

Experimentação Animal. (Carga horária: 7h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Atletismo. , Unesp "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro, UNESP, Brasil.

2006 - 2006

Conceitos Básicos Aplicados Em Medidas E Avaliação. (Carga horária: 40h). , Laboratório de Atividade Física e Saúde, LAFES, Brasil.

2004 - 2006

Extensão universitária em Musculação. (Carga horária: 90h). , Unesp "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro, UNESP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Anatomia. (Carga horária: 30h). , Unesp "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia do Esforço.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

dos REIS, IGM . II International Meeting of Exercise Physiology. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso de Iniciação Científica USP - UNICAMP - UNESP. Avaliador. 2013. (Congresso).

II International Meeting in Exercise Physiology. Avaliador. 2011. (Congresso).

III Simpósio Internacional em Atividade Física, Esporte e Saúde. 2010. (Simpósio).

Simpósio de Estudos Avançados em Ciência e Tecnologia em Esportes. 2010. (Simpósio).

7 congresso de pós graduação da Universidade Metodista de Piracicaba. 2009. (Congresso).

31 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Máxima fase estável de lactato no modelo de natação para ratos com sobrecarga corrigida em função da densidade. 2008. (Simpósio).

VII Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCAR.Swimming rats model: influence of age and body density on the maximal lactate steady state test. 2008. (Outra).

V Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física. DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE CORPORAL EM RATOS WISTAR UTILIZANDO PESAGEM HIDROSTÁTICA. 2007. (Congresso).

XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. PADRONIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE CORPORAL E DA SOBRECARGA NO MODELO DE NATAÇÃO PARA RATOS. 2007. (Congresso).

XXX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE CORPORAL EM RATOS WISTAR POR UM MÉTODO DUPLAMENTE INDIRETO EM SITUAÇÕES ANESTESIADA E SACRIFICADA. 2007. (Simpósio).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIODINÂMICA DA UNESP. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Matheus Ubirajara Antunes Loureiro

FERRARI, H. G.GOBATTO, C. A.DOS REIS, I.G.M.. Comparação de diferentes sistemas para análise dinâmica de movimentos no treinamento resistido, para aplicação da avaliação de potência crítica.. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Matheus Ubirajara Antunes Loureiro

MANCHADO-GOBATTO, F. B.GOBATTO, C. A.dos REIS, IGM. Determinação de parâmetros aeróbios e anaeróbios a partir da mensuração de potência de esforços máximos realizados no exercício resistido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência do Esporte) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cainã Guilherme Nicoletti

dos REIS, IGM. Distâncias percorridas e níveis de velocidade de árbitros de basquetebol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência do Esporte) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Armando Florini Cecato e Lucas Dias Arruda

SOUZA, T. M. F.dos REIS, IGM. Otimizando a hipertrofia muscular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Jéssica Michelle Balthazar

SILVA, A. J.;dos REIS, IGM. Influência da atividade física no crescimento e desenvolvimento em meninas de 8 a 10 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Bruna Mesquita Torquato e Nani Michele Cantão

MUGNAINI, J. R.;dos REIS, IGM. A importância da prática do voleibol para desenvolvimento da força muscular e velocidade de reação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Larissa Pejon Baptista

Belli, T.SOUZA, T. M. F.dos REIS, IGM. Exercício físico e jejum: riscos x benefícios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Lucas Dias Arruda

Belli, T.SOUZA, T. M. F.dos REIS, IGM. Resposta Hipotensora à prática de exercício físico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Bianca Salviato

DE ARAUJO, G. G.dos REIS, IGM. A importância da atividade física na qualidade de vida dos comissários de bordo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Fabiana Ventura Sepulgna

DE ARAUJO, G. G.dos REIS, IGM. A influência da atividade física no desempenho sexual de homens com idade entre 30 e 50 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Laís Sanchez de Arruda e Vicente Soares da Costa Junior

Belli, T.SOUZA, T. M. F.dos REIS, IGM. Suplementação de carboidratos e exercícios físicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Renata Rubia

DE ARAUJO, G. G.dos REIS, IGM. O papel da atividade física no controle da obesidade infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Paulo Sérgio Cardoso e Elton Margiotta Fonseca

DE ARAUJO, G. G.dos REIS, IGM. Efeitos do treinamento em hidroginástica e musculação nos processos fisiológicos associados ao envelhecimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Thiago dos Santos Campos e Lucas Rodrigues Bosqueiro

Belli, T.dos REIS, IGM. O efeito do óxido nítrico na reabilitação da Distrofia Muscular de Duchenne. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Walter Hohne Junior

dos REIS, IGM; PELLEGRINOTTI, I. L.; GRECO, C. C.. Comparação e correlação das intensidades correspondentes a máxima fase estável de lactato sanguíneo e a potencia crítica no ciclismo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ELIETE LUCIANO

GOBATTO, C. A.LUCIANO, E.; BRENZIKOFER, R.. Análise de parâmetros de força e padrão de nado de ratos controles e obesos, a partir de um sistema de aquisição de sinais em natação atada. Influência da intensidade do exercício e da densidade corporal. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.LUCIANO, Eliete; BRENZIKOFER, René. Análise de parãmetros de força e padrão de nado de ratos controles obesos, a partir de um sistema de aquisição de sinais em natação atada. Influência da intensidade de exercício e da densidade corporal. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.; PEREZ, S. E. A.; MARTINS, L. E. B.; ARAUJO, G. G.; PAPOTI, M.. Efeito agudo da intensidade e intermitência do exercício sobre a cinética da expressão gênica e conteúdo protéico de MCT isoformas 1 e 4, PGC-1a e HIF-1a, em tecido muscular esquelético, cardíaco e hepático de ratos submetidos a natação. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.MELLO, Maria Alice Rostom deKOKUBUN, Eduardo. Padronização e Validação de um método para determinação da sbrecarga no modelo de natação de ratos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Gustavo Gomes de Araujo

PEREZ, S. E. A.; MARTINS, E. B.; Pauli, JR; de Araujo, G. Gomes; GOBATTO, C.. EFEITO AGUDO DA INTENSIDADE E INTERMITENCIA DO EXERCÍCIO SOBRE A CINÉTICA DA EXPRESSÃO GENICA E CONTEÚDO PROTEÍCO DE MCT ISOFORMAS 1 e 4, PGC-1 e HIF-1, EM TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO, CARDÍACO E HEPÁTICO DE RATOS SUBMETIDOS A NATAÇÃO. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudia Regina Cavaglieri

Gobatto, CAPEREZ, Sérgio Eduardo de Andrade; Pauli, J.R.;CAVAGLIERI, C. R.; Silva, A.B.. Efeito agudo da intensidade e intermitência do exercício sobre a cinética da expressão gênica e conteúdo proteico de MCT isoformas 1 e 4, PGC-1a, e HIF-1a, em tecido muscular esquelético, cardíaco e hepático de ratos submetidos a natação.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

José Rodrigo Pauli

Gobatto, C.A.; PEREZ, S. E. A.;Pauli, José R. Efeito agudo da intensidade e intermitência do exercício sobre a cinética da expressão gênica e conteúdo proteico de MCT isoformas 1 e 4, PGC1a e HNF1a, em tecido muscular esquelético, cardíaco e hepático de ratos submetidos a natação. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Pedro Paulo Menezes Scariot

Padronização de uma equação para determinação do volume corporal de ratos em diferentes idades; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ivan Gustavo Masselli dos Reis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sara Quenzer Matthiesen

Monitoria em Fundamentos do Atletismo; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró Reitoria de Extesão da Unesp; Orientador: Sara Quenzer Matthiesen;

Claudio Alexandre Gobatto

Análise de parâmetros de força e padrão de nado de ratos controles e obesos, a partir de um sistema de aquisição de sinais em natação atada; Influência da intensidade do exercício e da densidade corporal; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudio Alexandre Gobatto;

Claudio Alexandre Gobatto

Efeito agudo da intensidade e intermitência do exercício sobre a cinética da expressão gênica e conteúdo proteico de MCT isoformas 1 e 4, PGC-1 e HIF-1, em tecido muscular esquelético, cardíaco e hepático de ratos submetidos à natação; 2015; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudio Alexandre Gobatto;

Claudio Alexandre Gobatto

2017; Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Claudio Alexandre Gobatto;

Claudio Alexandre Gobatto

Padronização e Validação de um método para determinação da sbrecarga no modelo de natação de ratos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudio Alexandre Gobatto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCARIOT, PEDRO PAULO MENEZES ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA B. ; PROLLA, TOMAS A. ; MASSELLI DOS REIS, IVAN G. ; Gobatto, Claudio Alexandre . Housing conditions modulate spontaneous physical activity, feeding behavior, aerobic running capacity and adiposity in C57BL/6J mice. HORMONES AND BEHAVIOR , v. 115, p. 104556, 2019.

  • MESSIAS, LEONARDO HENRIQUE DALCHECO ; SOUSA, FILIPE ANTÔNIO DE BARROS ; dos Reis, Ivan Gustavo Masseli ; FERRARI, HOMERO GUSTAVO ; Gobatto, Claudio Alexandre ; SERRA, CAMILA CAPUTO SALDANHA ; PAPOTI, MARCELO ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA BARROS . Novel paddle stroke analysis for elite slalom kayakers: Relationship with force parameters. PLoS One , v. 13, p. e0192835, 2018.

  • PEREIRA, VANESSA H. ; GOBATTO, CLAUDIO A. ; LEWIS, THEODORE G. ; RIBEIRO, LUIZ F. P. ; BECK, WLADIMIR R. ; Dos Reis, Ivan G. M. ; SOUSA, FILIPE A. B. ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA B. . Computational and Complex Network Modeling for Analysis of Sprinter Athletes? Performance in Track Field Tests. Frontiers in Physiology , v. 9, p. 843, 2018.

  • BELLI, TAISA ; MACEDO, DENISE VAZ ; DE ARAÚJO, GUSTAVO GOMES ; DOS REIS, IVAN GUSTAVO MASSELLI ; SCARIOT, PEDRO PAULO MENEZES ; LAZARIM, FERNANDA LORENZI ; NUNES, LÁZARO ALESSANDRO SOARES ; BRENZIKOFER, RENÉ ; Gobatto, Claudio Alexandre . Mountain Ultramarathon Induces Early Increases of Muscle Damage, Inflammation, and Risk for Acute Renal Injury. Frontiers in Physiology , v. 9, p. 1368, 2018.

  • Dos Reis, Ivan G. M. ; MARTINS, LUIZ E. B. ; DE ARAUJO, GUSTAVO G. ; GOBATTO, CLAUDIO A. . Forced Swim Reliability for Exercise Testing in Rats by a Tethered Swimming Apparatus. Frontiers in Physiology , v. 9, p. 1839, 2018.

  • GAMA, MARIA CAROLINA TRAINA ; DOS REIS, IVAN GUSTAVO MASSELLI ; SOUSA, FILIPE ANTÔNIO DE BARROS ; Gobatto, Claudio Alexandre . The 3-min all-out test is valid for determining critical power but not anaerobic work capacity in tethered running. PLoS One , v. 13, p. e0192552, 2018.

  • BELLI, TAISA ; DE MACEDO, DENISE V. ; SCARIOT, PEDRO P.M. ; DE ARAÚJO, GUSTAVO G. ; DOS REIS, IVAN G.M. ; LAZARIM, FERNANDA L. ; NUNES, LÁZARO A.S. ; BRENZIKOFER, RENÉ ; GOBATTO, CLAUDIO A. . Glycemic Control and Muscle Damage in 3 Athletes with Type 1 Diabetes During a Successful Performance in a Relay Ultramarathon: A Case Report. WILDERNESS & ENVIRONMENTAL MEDICINE , v. junho, p. online, 2017.

  • SCARIOT, PEDRO P. M. ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA DE BARROS ; TORSONI, ADRIANA S. ; Dos Reis, Ivan G. M. ; BECK, WLADIMIR R. ; GOBATTO, CLAUDIO A. . Continuous Aerobic Training in Individualized Intensity Avoids Spontaneous Physical Activity Decline and Improves MCT1 Expression in Oxidative Muscle of Swimming Rats. Frontiers in Physiology , v. 7, p. p1, 2016.

  • DE ARAUJO, GUSTAVO G. ; PAPOTI, MARCELO ; DOS REIS, IVAN GUSTAVO MASSELLI ; DE MELLO, MARIA A. R. ; GOBATTO, CLAUDIO A. . Short and Long Term Effects of High-Intensity Interval Training on Hormones, Metabolites, Antioxidant System, Glycogen Concentration, and Aerobic Performance Adaptations in Rats. Frontiers in Physiology , v. 7, p. 30, 2016.

  • RODRIGUES, NATALIA ALMEIDA ; TORSONI, ADRIANA SOUZA ; FANTE, THAIS ; DOS REIS, IVAN GUSTAVO MASSELLI ; Gobatto, Claudio Alexandre ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA BARROS . LACTATE MINIMUM UNDERESTIMATES THE MAXIMAL LACTATE STEADY STATE IN SWIMMING MICE. Applied Physiology, Nutrition and Metabolism , v. 41, p. apnm-2016-0198, 2016.

  • GAMA, M. ; SOUSA, F.A. ; dos Reis, I.G. ; GOBATTO, C. . Reliability of the Three-minute All-out Test for Non-motorized Treadmill Tethered Running. International Journal of Sports Medicine , v. 37, p. eFirst, 2016.

  • FERRARI, HOMERO GUSTAVO ; MESSIAS, LEONARDO H.D. ; REIS, IVAN G.M. ; GOBATTO, CLAUDIO A. ; SOUSA, FILIPE A.B. ; SERRA, CAMILA C.S. ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA B. . Aerobic Evaluation in Elite Slalom Kayakers Using Tethered Canoe System: A New Proposal. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 5, p. 1-25, 2016.

  • MESSIAS, L. H. D. ; FERRARI, H. G. ; DOS REIS, I. G. M. ; Scariot, P. P. M. ; MANCHADO-GOBATTO, F. B. . Critical Velocity and Anaerobic Paddling Capacity Determined by Different Mathematical Models and Number of Predictive Trials in Canoe Slalom. Journal of Sports Science and Medicine , v. 14, p. 188-193, 2015.

  • SCARIOT, PEDRO PAULO MENEZES ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA DE BARROS ; TORSONI, ADRIANA SOUZA ; TORSONI, MARCIO ALBERTO ; DOS REIS, IVAN GUSTAVO MASSELLI ; BECK, WLADIMIR RAFAEL ; Gobatto, Claudio Alexandre . Wide housing space and chronic exercise enhance physical fitness and adipose tissue morphology in rats. Applied Physiology, Nutrition and Metabolism (Print) , v. 40, p. 150120143458002, 2015.

  • MESSIAS, L. ; FERRARI, H. ; SOUSA, F. ; DOS REIS, I. ; SERRA, C. ; GOBATTO, C. ; MANCHADO-GOBATTO, F. . All-out Test in Tethered Canoe System can Determine Anaerobic Parameters of Elite Kayakers. International Journal of Sports Medicine , v. 36, p. 1-6, 2015.

  • DE ARAUJO, G. G. ; PEREIRA, M. M. ; DOS REIS, I. G. M. ; VERLENGIA, R. ; GOBATTO, C. A. . Interval versus continuous training with identical workload physiological and aerobic capacity adaptations. Physiological Research (Print) , v. 64, p. 209-219, 2015.

  • SOUSA, FILIPE ; Reis, Ivan dos ; RIBEIRO, LUIZ ; MARTINS, LUIZ ; GOBATTO, CLAUDIO . Specific Measurement of Tethered Running Kinetics and its Relationship to Repeated Sprint Ability. Journal of Human Kinetics , v. 49, p. 245, 2015.

  • DE ARAUJO, G. G. ; GOBATTO, C.A. ; Manchado-Gobatto, F.B. ; TEIXEIRA, L. F. M. ; DOS REIS, I.G.M. ; CAPERUTO, L. C. ; PAPOTI, M. ; BORDIN, S. ; CAVAGLIERI, C. R. ; VERLENGIA, ROZANGELA . MCT1 and MCT4 Kinetic of mRNA Expression in Different Tissues After Aerobic Exercise at Maximal Lactate Steady State Workload. PHYSIOLOGICAL RESEARCH , v. 64, p. 513-522, 2015.

  • BECK, W. F. ; DE, G. G. ; MENEZESSCARIOT, P. P. ; MASSELLIDOSREIS, I. G. ; GOBATTO, C. A. . Time to exhaustion at anaerobic threshold in swimming rats: metabolic investigation. Bratislava Medical Journal , v. 115, p. 617-621, 2014.

  • BECK, W.R. ; RIBEIRO, L.F.P. ; SCARIOT, P.P.M. ; DOS REIS, I.G.M. ; GOBATTO, C.A. . Time of day effects on aerobic capacity, muscle glycogen content and performance assessment in swimming rats. Science & Sports , v. 29, p. 319-323, 2014.

  • CHAUSSE, BRUNO ; SOLON, CARINA ; CALDEIRA DA SILVA, CAMILLE C. ; MASSELLI DOS REIS, IVAN G. ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA B. ; GOBATTO, CLAUDIO A. ; VELLOSO, LICIO A. ; KOWALTOWSKI, ALICIA J. . Intermittent Fasting Induces Hypothalamic Modifications Resulting in Low Feeding Efficiency, Low Body Mass and Overeating. Endocrinology (Philadelphia) , v. 155, p. 2456-2466, 2014.

  • MESSIAS, L. H. D. ; DOS REIS, I. G. M. ; FERRARI, H. G. ; MANCHADO-GOBATTO, F. B. . Physiological, psychological and biomechanical parameters applied in canoe slalom training: a review. International Journal of Performance Analysis in Sport , v. 14, p. 24-41, 2014.

  • ZAGATTO, A.M. ; PAPOTI, M. ; DOS REIS, I.G.M. ; BECK, W.R. ; GOBATTO, C.A. . Analysis of cardiopulmonary and metabolic variables measured during laboratory and sport-specific incremental tests for table tennis performance prediction. Science & Sports , v. 29, p. 62-70, 2014.

  • ZAGATTO, ALESSANDRO MOURA ; MARCELO, PAPOTI ; dos Reis, Ivan Masselli ; BECK, WLADIMIR RAFAEL ; Gobatto, Claudio Alexandre . Avaliação da capacidade aeróbia determinada por respostas sanguíneas e ventilatórias em quatro diferentes ergômetros.. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 15, p. 350-360, 2013.

  • VERLENGIA, R. ; CARDOSO, L. C. ; DE ARAUJO, G. G. ; GONELLI, P. R. G. ; DOS REIS, I. G. M. ; GOBATTO, C. A. ; MONTEBELO, M. I. L. ; NEWSHOLME, P. ; CESAR, M. C. . Effect of Walking and Running on the Cardiorespiratory System, Muscle Injury, and the Antioxidant System after 30 Min at the Walk-Run Transition Speed. Journal of Exercise Physiology Online , v. 15, p. 40-48, 2012.

  • ARAUJO, GUSTAVO GOMES ; PAPOTI, MARCELO ; REIS, IVAN GUSTAVO MASSELLI ; MELLO, MARIA ALICE ROSTOM ; Gobatto, Claudio Alexandre . Physiological responses during linear periodized training in rats. European Journal of Applied Physiology (Print) , v. 112, p. 839-852, 2012.

  • ZAGATTO, A.M. ; PAPOTI, M. ; DOS REIS, I. G. M. ; GOBATTO, C.A. . Comparison of anaerobic threshold, oxygen uptake and heart rate between specific table tennis procedure and conventional ergometers. International Journal of Table Tennis Sciences , v. 8, p. 24-29, 2011.

  • DOS REIS, IVAN GUSTAVO MASSELLI ; de Araujo, Gustavo Gomes ; Gobatto, Claudio Alexandre . Maximal lactate steady state in swimming rats by a body density-related method of workload quantification. Comparative Exercise Physiology (Print) , v. 7, p. 179-184, 2010.

  • BOTEZELLI, J. D. ; DALIA, R. A. ; DOS REIS, I. G. M. ; Barbieri, R. A. ; Rezende, T. M. ; PELARIGO, J. G. ; Codogno, J. ; GONCALVES, R. ; MELLO, M. A. R. . Chronic consumption of fructose rich soft drinks alters tissue lipids of rats. Diabetology & Metabolic Syndrome , v. 2, p. 43, 2010.

  • Gobatto, Claudio Alexandre ; de Barros Manchado-Gobatto, Fúlvia ; Carneiro, Ligia Giuzio ; de Araujo, Gustavo Gomes ; Masselli dos Reis, Ivan Gustavo . Maximal lactate steady state for aerobic evaluation of swimming mice. Comparative Exercise Physiology (Print) , v. 6, p. 99-103, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DOS REIS, I. G. M. ; BECK, W. R. ; FERRARI, H. G. ; OLIVEIRA, T. P. ; BARBOSA, J. P. A. S. ; BRITO, L. C. . Triagem de risco cardiovascular para o exercício e Avaliações aeróbias invasivas e não invasivas para a prescrição do treinamento físico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DOS REIS, I.G.M. . Protocolos não invasivos para avaliação da aptidão aeróbia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DOS REIS, I. G. M. . Treinamento de alto rendimento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DOS REIS, I. G. M. . Avaliação física aplicada a academias e personal training. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DOS REIS, I.G.M. . Metabolismo energético envolvido no Handebol. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DOS REIS, I. G. M. . Fisiologia do exercício aplicada a modelos animais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DOS REIS, I. G. M. . Fisiologia do Exercício. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DOS REIS, I. G. M. . Metabolismo energético envolvido no Handebol. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Efeitos do treinamento físico aeróbio e espaço habitacional de camundongos sobre a atividade física espontânea e respostas metabólicas e moleculares centrais e periféricas., Descrição: Recente atenção tem sido dada ao papel da atividade física espontânea (AFE), a qual representa todas as atividades físicas não voluntárias da vida diária, tais como manutenção de postura, deambulação e inquietação muscular. Tendo em vista a forte influência da AFE sobre o metabolismo, é possível que animais com maior AFE possuam um eficiente controle energético e ácido-básico nos tecidos hipotalâmico e músculo esquelético os quais parecem cumprir, respectivamente, funções de controle e execução da AFE. Contudo, estudos envolvendo tal perspectiva sem o uso de manipulações genéticas ou farmacológicas ainda são inexistentes na literatura científica. Temos indícios de que a associação do treinamento físico aeróbio com a manutenção dos animais em gaiolas de amplo espaço habitacional possa provir interessante modelo experimental capaz de compreender como a AFE se manifesta em roedores e, assim, estabelecer melhor entendimento desenvolvimental, o que envolve, obviamente o desempenho e a longevidade. Dessa forma, nosso objetivo será investigar os efeitos do treinamento físico aeróbio e da disponibilidade de amplo espaço habitacional sobre a AFE e respostas metabólicas e moleculares centrais (hipotálamo) e periféricas (musculatura esquelética). Visando avaliar o controle central da AFE, serão determinados o conteúdo proteico dos receptores das orexinas denominados OX1R e OX2R em tecido hipotalâmico. Além disso, serão quantificadas as expressões proteicas (conteúdo) hipotalâmicas do neuropeptídio Y (NPY) e peptídeo relacionado ao Agouti (AgRP), os quais exercem regulação sobre o consumo alimentar e balanço energético. Ainda, nesse tecido, serão quantificados os conteúdos proteicos dos transportadores monocarboxílicos (MCTs), isoformas 1, 2 e 4, que exercem controle do equilíbrio ácido-básico. Em níveis periféricos, serão quantificadas as expressões proteicas de OX1R, OX2R, MCT-1 e MCT-4 nos músculos sóleo (oxidativo) e gastrocnêmio (porção branca, glicolítica). Por fim, será caracterizado o perfil lipídico, glicídico e biométrico dos animais. Desse modo, quarenta camundongos C57BL/6J serão divididos em dois tipos de alojamento: espaço habitacional padrão (HP, 166 cm2 per animal) ou espaço habitacional amplo (HA, 480 cm2 per animal). Para cada tipo de alojamento, camundongos serão subdivididos em dois grupos: controle (C) ou treinado (T). Os camundongos dos grupos T serão submetidos a um programa de treinamento aeróbio de corrida, que será executado em esteira a uma intensidade de 80% da velocidade crítica. Cada sessão de treinamento terá um volume diário de 40min com frequência semanal de cinco dias. Durante todo o experimento, serão avaliados o comportamento alimentar dos animais, bem como a AFE (in loco) por meio de um sistema gravimétrico (em ambos os alojamentos). Antes, após a 4ª semana e ao término do experimento (8ª semana), as capacidades aeróbia e anaeróbia serão avaliadas pelo protocolo de velocidade crítica. Ao final da 8ª semana, os camundongos serão eutanasiados para retirada de amostras do hipotálamo e dos músculos sóleo e gastrocnêmio. Hipotetizamos que animais alojados em um espaço habitacional amplo, em especial animais treinados, apresentarão: elevada AFE, maior conteúdo proteico dos receptores OX1R e OX2R, bem como dos MCTs 1, 2 e 4 e NPY e AgRP hipotalâmicos; aumento da ingestão alimentar e maior conteúdo proteico de OX1R, OX2R, MCT-1 e MCT-4 nos músculos esqueléticos; menores e maiores massas de tecido adiposo branco e marrom, respectivamente. Ainda maior massa magra e superiores capacidades aeróbia e anaeróbia, com estoques otimizados de glicogênio hepático e muscular, bem como de substratos energéticos circulantes. Considerando a relevância da AFE, é inegável a importância de obter um entendimento acerca das relações entre a AFE com respostas metabólicas e moleculares centrais e periféricas. (AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Gustavo Masselli dos Reis - Integrante / Pedro Paulo Menezes Scariot - Integrante / Claudio Alexandre Gobatto - Coordenador / Fúlvia de Barros Manchado-Gobatto - Integrante / Tomas Alberto Prolla - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Respostas moleculares frente à natação contínua e intervalada e à melatonina exógena em ratos: sinalizadores celulares do metabolismo intermediário e de vias inflamatórias e de estresse oxidativo, Descrição: O modelo animal com a utilização de ratos albinos vem sendo largamente utilizado no meio científico para o avanço de conhecimentos específicos em diversas áreas. Em duas décadas de estudos, nosso grupo desenvolveu tecnologia para determinar a intensidade de exercício em natação por meio da padronização de diversos protocolos de testes para a avaliação das capacidades aeróbia e anaeróbia em ratos e camundongos e, mais recentemente, produziu equipamentos de medida da força de propulsão do nato (sistema atado) e de pesagem hidrostática, relativizando a intensidade de esforço a partir da densidade corporal. Isso permitiu a profunda investigação dos efeitos do treinamento sistematizado e periodizado de natação em ratos. Apesar disso, investigações acerca da participação de proteínas envolvidas no metabolismo do lactato em exercício contínuo e intermitente necessitam elucidação, assim como das respostas inflamatórias e de estresse oxidativo. Outro cuidado é preservar, nesses modelos experimentais, as características biológicas do rato, garantindo a esses animais o período noturno como de vigília, em desenhos investigativos que possam fornecer condições cronobiológicas e de iluminação ambiental adequadas. Assim, em linhas gerais, o estudo abordará: 1) os efeitos do exercício contínuo e intervalado sobre a expressão gênica e conteúdo protéico dos MCTs 1 e 4, PGC-1alpha e HIF-1alpha nas fibras esqueléticas I e II; 2) as respostas da administração da melatonina associada ao exercício contínuo de natação (em máxima capacidade aeróbia) sobre a atividade da via IKK/NF-kB, em situações absolutamente controladas do ponto de vista circadiano e de intensidade de esforço, o que permitirá melhor entendimento das interações entre essas variáveis com o sistema imunológico e o estresse oxidativo. Nossa hipótese é que os diferentes regimes de exercício (contínuo vs intervalado) exerça influência sobre as respostas moleculares do metabolismo intermediário e que a melatonina exógena reduza o estresse e forneça melhores respostas imunológicas em nossas condições experimentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Ivan Gustavo Masselli dos Reis - Integrante / Claudio Alexandre Gobatto - Coordenador / Wladimir Rafael Beck - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Efeito agudo da intensidade e intermitência do exercício sobre a cinética da expressão gênica e conteúdo protéico de MCT isoformas 1 e 4, PGC-1alfa e HIF-1alfa, em tecido muscular esquelético, cardíaco e hepático de ratos submetidos a natação, Descrição: No músculo esquelético os principais transportadores monocarboxílicos (MCTs) responsáveis pelo dinamismo do lactato são as isoformas MCT1 e MCT4, associadas respectivamente à captação e extrusão de lactato. Sabe-se que o estresse físico exerce uma função moduladora na expressão e transcrissão dos MCTs 1 e 4 por meio de vias de sinalização moleculares aparentemente distintas envolvendo o co-ativador do receptor ativado proliferador de peroxissomo (PGC-1) e fator indizível por hipóxia (HIF-1) respectivamente. Apenas uma única sessão de exercício de resistência (endurance) está associada ao aumento na expressão do MCT1 e PGC-1, mas não do MCT4, no músculo esquelético vasto lateral de humanos, enquanto o exercício intermitente de alta intensidade parece afetar ambos MCTs 1 e 4 alem do PGC-1. No entanto não se conhece o efeito do estresse físico sobre o HIF-1 muscular e a associação desse e da PGC-1 com os MCTs 1 e 4 em diferentes tecidos e tipos de fibra. É provável que tanto a expressão quanto a transcrição dos co-ativadores e fatores de transcrição envolvidos na modulação dos MCTs 1 e 4 frente ao estresse físico sejam afetadas pelas características da atividade e ainda variem de acordo com o tipo e especificidade do tecido analisado. Dessa forma, o objetivo do presente projeto será verificar o efeito agudo da intensidade e da intermitência de uma sessão de natação na expressão gênica e transcrição do conteúdo protéico dos MCTs 1 e 4, PGC-1 e HIF-1, em vários tipos de tecidos responsáveis pelo metabolismo do lactato (fibras tipo I e IIb, coração e fígado), durante um período de 16 horas após o estímulo em ratos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Gustavo Masselli dos Reis - Integrante / Claudio Alexandre Gobatto - Coordenador., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Análise de parâmetros de força e padrão de nado de ratos controles e obesos, a partir de um sistema de aquisição de sinais em natação atada. influência da intensidade do exercício e da densidade corporal, Descrição: Nos protocolos de natação para ratos, estes são submetidos ao exercício juntamente com cargas atadas ao dorso, a fim de impor e quantificar diferentes intensidades de esforço. A metodologia mais utilizada, para a prescrição da sobrecarga, usa como parâmetro o peso corporal do animal. Tal metodologia de prescrição da sobrecarga pode ser passível de imprecisão em animais obesos uma vez que não são levados em consideração fatores que podem ser relevantes como a composição e a densidade corporais do animal. Desse modo, é possível que ratos com maior quantidade de tecido adiposo possuam uma menor densidade, facilitando sua flutuação e implicando em uma menor intensidade de trabalho em relação a animais com mais massa magra. No presente projeto propomos o desenvolvimento de uma nova linha de investigação para o modelo de natação de ratos. Trata-se de um nado atado para ratos, através do qual esperamos aperfeiçoar a avaliação, tanto em termos de sensibilidade na determinação de cargas (em função da densidade corporal), quanto em investigar novos parâmetros associados à natação animal. No novo modelo os animais nadarão atados, através de uma corda elástica, e conectados a um sistema de aquisição de sinais (strain gage, módulo de aquisição de dados - National Instrumentsâ, computador e software - Labviewâ) que permitirá o monitoramento em alta frequência (1000 Hz) da força de nado realizada pelo rato durante toda a duração do exercício. Pretendemos ainda, utilizar o novo aparato na avaliação da MFEL em ratos normais e induzidos à obesidade por meio da dieta de cafeteria, para determinar as possíveis diferenças entre animais com diferentes composições corporais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Gustavo Masselli dos Reis - Integrante / Claudio Alexandre Gobatto - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2007 - 2007

    Padronização de um método para determinação da densidade corporal e sobrecarga no modelo de natação em ratos wistar, Descrição: Apesar da grande aceitação encontrada na literatura (Gobatto et al., 1991 e 2001; Voltarelli et al., 2002), o modelo de natação para ratos não possui um método para determinação da sobrecarga, que caracteriza a intensidade do exercício, confiável. Em protocolos de natação para ratos a intensidade do esforço é obtida adicionando-se pesos, ao dorso do animal, relativos a uma porcentagem do peso corporal (PC), aumentando a sobrecarga em relação ao PC. Dessa maneira não é levada em consideração a composição corporal (CC), nem a densidade corporal (DC) do animal. Na natação pode-se supor que ratos apresentem diferentes densidades de acordo com a porcentagem de gordura individual. É provável que animais obesos possuam uma menor densidade e isso facilite na flutuação, implicando em menor intensidade de trabalho para estes em relação a outros mais magros. Por esse motivo o objetivo principal desse projeto é desenvolver um método para determinação da sobrecarga no modelo de natação de ratos que corrija esse fator causado pela densidade. Nesse modelo é proposta uma modificação da sobrecarga através da correção da densidade do rato para uma densidade ideal de 0,9963g/ml (água). A densidade dos animais será determinada, de forma duplamente indireta, por pesagem hidrostática através de um sistema pensado especialmente para tal, composto de uma balança de precisão, aquário, polias e pesos livres. Para a validação do método será feita uma máxima fase estável de lactato, adaptada para natação de ratos (Gobatto et al., 2001).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Gustavo Masselli dos Reis - Integrante / Gustavo Gomes de Araujo - Integrante / Claudio Alexandre Gobatto - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Resumo premiado no Simpósio Internacional de Patologia Experimental do Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP-USP DE 24 a 26 de fevereiro / 2010, Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ISSN 2176-7262.

2007

Menção honrosa na II Reuinião Regional da FESB, Federação de Sociedades de Fisiologia Experimental.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Capacitação Docênte PED B, Carga horária: 4

2011 - 2014

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Funadação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) processo: 11/08284-2

2012 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Capacitação Docênte PED B, Carga horária: 4

2009 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) processo: 08/03445-5

2009 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Não Remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário Docente, Carga horária: 4

2007 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Iniciação Científica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Funadação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) processo: 06/61189-0

2019 - 2019

Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16

2019 - Atual

Universidade São Francisco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor e pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.