Ana Cristina Corrêa Fernandes

Possui graduação em Arquivologia e em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO,1996,2012), curso de atualização em Desenvolvimento Humano e Práticas Sociais:Linguagens e Aprendizagens pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP,2004), especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho e creche e pré escola e e Leitura:teoria e prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC/RJ 1996,1996), mestrado e doutorado em Educação pela Linha de Pesquisa: Estudos do Cotidiano e da Educação Popular pela Universidade Federal Fluminense ( UFF 2006,2018). Atuou por 30 anos na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro entre docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores. Desde de 2014 integra o corpo docente da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense ( Coluni/ UFF). Atuou como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Coluni/UFF no período de 2019 a 2023. Atualmente é docente em grupo multi idade da Educação Infantil do Coluni/UFF.Integrante do GEPAEP- Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação, Educação Popular e Escola Pública e do GRUPEGI - Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2014 - 2018

Universidade Federal Fluminense
Título: Avaliação na Educação Infantil:construindo sentidos com o cotidiano, a criança e suas infâncias - Reflexões de uma professora pesquisadora
Maria Teresa Esteban do Valle. Palavras-chave: Professora-pesquisadora; AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; educação infantil universitária.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2004 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: Avaliação, Registros de Classe e Professoras: escutamentos no CIEP Bento Rubião, Ano de Obtenção: 2006
Maria Teresa Esteban do Valle.Palavras-chave: avaliação; ciclo de formação; formação de professores; registros de classe.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Educação Infantill

1995 - 1996

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Escolas informais de educação infantil: solução ou problema para as camadas populares?
Orientador: Léa Tiriba

Especialização em Leitura: Teoria e prática

1995 - 1996

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Leitura e Sedução do Leitor
Orientador: Vera Lucia Roca Souza Lima

Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Humano e Práticas Sociais Linguagem e Aprendizagem

2003 - 2004

Universidade Estadual de Campinas
Título: Rodas de conversa com crianças. Ano de finalização: 2004

Graduação em Pedagogia

2008 - 2012

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Avaliação de crianças pequenas em creches da cidade do Rio de Janeiro: um estudo preliminar
Orientador: Mario Dias

Graduação em Arquivologia

1984 - 1986

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2024 - 2024

Extensão universitária em I CURSO DE RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Colégio Universitario Geraldo Reis da Universidad Federal Fluminensee, COLUNI UFF, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES ÉT. (Carga horária: 180h). , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS, UEMG, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a cons. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em Desenvolvimento Humano e Práticas Sociais:Linguage. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação.

Organização de eventos

FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; BERLE, S. ; Mata, A.S. . CELEBRANDO 25 ANOS DA CRECHE UFF/EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI UFF. 2022. (Outro).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . XX Jornada de Alfabetização: Educação, sujeitos e Saberes Sociais da Cidade do Rio de Janeiro. 2002. (Outro).

Participação em eventos

ALFA REDE OS OLHARES PARA ALFABETIZAÇÃO , LEITURA E ESCRITA:PESQUISA E VIVÊNCIAS DOCENTES.PROJETO DE INVESTIGAÇÃO :ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO COM CRIANÇAS PEQUENAS. 2024. (Seminário).

ALFA REDE OS OLHARES PARA ALFABETIZAÇÃO , LEITURA E ESCRITA:PESQUISA E VIVÊNCIAS DOCENTES.PROCESS FORMATIVO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AO ENCONTRO DAS CRIANÇAS E DE SUAS LINGUAGENS. 2024. (Seminário).

COLOQUIO DE EDUCACIÓN E INTERCULTURALIDAD ?Saberes y Prácticas Bioculturales Diversas?.PROCESSO FORMATIVO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL; QUAL O LUGAR DOS REGISTROS. 2024. (Outra).

IV Seminário do LOED ? "A escola pública se levanta em defesa da qualidade social: do discurso à ação".AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PODE SER QUALIDADE?. 2024. (Seminário).

PEDAGOGIAS DA INFÂNCIA: DOCÊNCIA, CRIANÇAS E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS.REGISTROS COMO INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI UFF. 2024. (Seminário).

4º CONGRESSO MUNDIAL DO SESC: O DESPERTAR DAS CONSCIÊNCIAS. FORMAÇÃO DOCENTE: REGISTROS E DESCOBERTAS. 2023. (Congresso).

8º GRUPECI Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e InfânciaS Tema: ?Infâncias e justiça social: perspectivas no contexto brasileiro?.FORMAÇÃO DOCENTE: RECOLOCANDO A PERGUNTA EM SEU LUGAR FORMATIVO. 2023. (Seminário).

III CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO. DOCENCIA COM INFÂNCIAS: ENTRE REGISTROS E REFLEXÕES. 2023. (Congresso).

IV Congresso de Estudos da Infância: poiesis e utopias. PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA E DEMOCRACIA: PRÁTICAS COTIDIANAS EM CONSTRUÇÃO. 2023. (Congresso).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO ? CONBALF ALFABETIZAÇÃO E DEMOCRACIA: DIREITO À LEITURA E À ESCRITA LF. Os adultos também aprendem: o lugar das crianças na formação de professores das infâncias. 2023. (Congresso).

VII Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. DOCÊNCIA COM INFÂNCIAS: entre registros e reflexões. 2023. (Congresso).

3º CONGRESSO MUNDIAL DO SESC :EU SOU PORQUE NÓS SOMOS. ESCREVE, PARTILHA E PROBLEMATIZA: REGISTROS DOCENTES E FORMAÇÃO DA PROFESSORA DAS INFÂNCIAS. 2022. (Congresso).

V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO COLUNI UFF.FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL : REGISTROS COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA. 2022. (Simpósio).

XI SICEA SEMINÁRIO DE INSTITUTOS, COLÉGIOS E ESCOLAS DE APLICAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.POR TRÁS DA IDADE: AGRUPAMENTOS DE CRIANÇAS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. (Seminário).

XI SICEA SEMINÁRIO DE INSTITUTOS, COLÉGIOS E ESCOLAS DE APLICAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.NARRAR, NARRAR-SE CONSTITUIR-SE PROFESSORA DE CRIANÇAS PEQUENAS: REGISTROS E FORMAÇÕ DOCENTE. 2022. (Seminário).

II Congresso Mundial de Educação Sesc Rio de Janeiro: Essa escola chamada vida. DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. (Congresso).

REMFA 2021 DIÁLOGOS ENTRE FREINET E PAULO FREIRE. 2021. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Alfabetização ? CONBAlf. ORALIDADE,LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas em debate. 2021. (Congresso).

V Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança.rianças E Participação: Desdobramentos Na Educação Infanti. 2020. (Simpósio).

II Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência. (Re) Encontros com a natureza no brincar: desvelando possibilidades com as crianças. 2019. (Congresso).

X Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação.intitulado "Ressignificando o fazer docente na Educação Infantil: tessituras entre (con)vivências e registros". 2019. (Seminário).

X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.Registros como instrumentos de investigação : constitir-se professora pesquisadora da própria prática. 2019. (Seminário).

IV Colóquio Latino Americano Colonialidade /Decolonialidade do Pode/ Saber /Ser.Avaliação Na Educacão Infantil: Construindo Sentidos No Cotidiano Com As Crianças E Suas Infâncias. 2018. (Outra).

VI GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.SER PROFESSORA DAS INFÂNCIAS: DESAFIOS DE EDUCAR E CUIDAR CRIANÇAS PEQUENAS. 2018. (Seminário).

IV Seminário Discente PPG-Educação/UFF, na Universidade Federal Fluminense.Avaliação Na Educacao Infantil: Construindo Sentidos No Cotidiano Com As Crianças E Suas Infâncias. 2017. (Seminário).

VIII Seminário Fala Outra Escola: ?Re-Existir nas pluralidades do cotidiano.Infâncias E Cotidiano Da Educação Infantil: Entre Currículos Inventados E Os Desafios Na Avaliação Da Criança Pequena. 2017. (Seminário).

VIII Seminário Fala Outra Escola: ?Re-Existir nas pluralidades do cotidiano.Docência na Educação Infantil da UFF: diálogos, fazeres e reflexões com o cotidiano.. 2017. (Seminário).

1º Congresso Internacional de Educação Infantil. Pedagogia da Educação Infantil: Ressignificando o Educar e Cuidar. 2016. (Congresso).

I Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe. Pedagogias da Educação Infnatil: Ressignificando o educar e cuidar. 2016. (Congresso).

III SEMINARIO DISCENTE PPGE/UFF.EDUCAÇÃO INFANTIL SESSÃO 2. 2016. (Seminário).

RODAS DE CONVERSAS SOBRE MULTI-IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.MULTI-IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Encontro).

RODAS DE CONVERSAS SOBRE MULTI-IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.MULTI-IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Encontro).

VI SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO 20 ANOS MEMÓRIAS, POLÍTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE.PROFESSORA PESQUISADORA E REGISTROS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ELEMENTO POTENCIAL NO PROCESSO FORMATIVO. 2016. (Seminário).

II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós Colonialismo.Infâncias e avaliação no cotidiano escolar: em busca de práticas descolonizadoras. 2015. (Seminário).

IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação.Desenvolvimento e aprendizagem na Educação infantil: meio, interações e vivências. 2015. (Outra).

VIII Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação.Educacao Infantil: Infâncias, Escuta e Participação. 2015. (Seminário).

19º Congresso de Leitura. Brincando de ler e escrever: ressignificações da biblioteca com crianças da educação infantil.. 2014. (Congresso).

II Simpósio Luso Brasileiro de Estudos da Criança.?Avaliação de crianças em creches: um estudo preliminar. 2014. (Simpósio).

ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.ENTRE PALAVRAS ESCRITAS E FAZERES DOCENTES: OS ENTREOLHARES DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. 2012. (Encontro).

Grupo de Estudos do Proinfantil/UFRJ.Planejamento na Educação e Infantil e Linguagens e Educação Infantil: Literatura, Artes Visuais, Corpo e Movimento. 2011. (Outra).

Grupos de Estudo.Relações entre adultos e bebês na creche / Matemática na EI / Projetos de Trabalho na EI. 2010. (Outra).

Grupos de Pesquisa sobre crianças e Infâncias, Tendências e Desafios Contemporâneos.Avaliação escolar: investigando o cotidiano da escola. 2010. (Seminário).

III Congresso Internacional do Cotidiano Diálogos sobre diálogos. Avaliação na Educação Infantil: o que dizem as crianças. 2010. (Congresso).

Congresso de Leitura - COLE. Avaliação emancipatória: práticas em (des)construção. 2009. (Congresso).

Projeto de Pesquisa.A reconstrução do saber docente sobre avaliação: desafios e possibilidades na escolaorganizada em ciclos. 2009. (Outra).

ANPED. 2008. (Outra).

II Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogos. 2008. (Congresso).

I Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias.Existem também as crianças. 2008. (Seminário).

Projeto de Pesquisa.A reconstrução do saber docente sobre avaliação: articulando a comunidade escolar na construção de práticas emancipatórias. 2008. (Outra).

XIV Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino.Avaliação na escola ciclada - desafios cotidianos. 2008. (Encontro).

3 Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica. 2007. (Congresso).

A importãncia das parcerias na Educação. 2007. (Congresso).

Ciclos na escola pública brasileira. 2007. (Outra).

ANPED. 2006. (Outra).

ANPED. 2005. (Outra).

Congresso Internacional - Cotidiano - Diálogos sobre diálogos. 2005. (Congresso).

14 Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).

Seminário Internacional da OMEP. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Denise maria Oliveira de Souza

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. A importância da escola comunitária no contexto educacional da Baixada Fluminense. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro FEBF.

Aluno: Gabriela Guidani da Silva e Andrea de Oliveira Santos

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa; MELO, I. L.. Avaliação na Educação Infantil: o contexto avaliativo no processo de desenvolvimento das crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro FEBF.

Aluno: Juliana Chaves de Almeida

MENEZES, L. B. D.;FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. A importância da brincadeira na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FEBF.

Aluno: Thamires de Oliveira Pinto Cruz

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa; ARAUJO, I. A.. Clássicos, família e formação de leitores: uma parceria que pode dá certo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FEBF.

Aluno: Bianca Gomes Fernandes Alonso

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Educação Infantil:Etapa básica da Educação Infantil ou luxo?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Bianca Neira Guimarães

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Gestão Democrática Escolar Brasileira: Numa perspectiva construtivista da Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA. ELABORADORA DE QUESTÕES PARA CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. INSTITUTO NACIONAL DE SELEÇÃO E CONCURSOS.

Mata, A.S.;FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA; BERLE, S.; VIANA, C. M.; LOPES, I. P.. Seleção Pública Simplificada para Professor EBTT na Área de Pedagogia do segmento Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis.. 2022. Colégio Universitario Geraldo Reis da Universidad Federal Fluminensee.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa; BERLE, S.; BORGES, J.. Concurso Público com Seleção Simplificada de provas e títulos para ingresso na carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico como Professor Substituto para Educação Infantil e/ou Anos Iniciais da Educação Básica do Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense. 2019. Colégio Universitário UFF.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. AVALIADOR PROVA DE AULA. 2013.

Mata, A.S.; RODRIGUES, A.; ENDLICH, A. R.;FERNANDES, Ana Cristina Corrêa; BERLE, S.. BANCA DE AVALIAÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO. 2023.

Mata, A.S.; RODRIGUES, A.;FERNANDES, Ana Cristina Corrêa; ENDLICH, A. R.; Melo, Cláudia Vianna; BERLE, S.. BANCA DE AVALIAÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO. 2022.

Mata, A. S.; RODRIGUES, A.;FERNANDES, Ana Cristina Corrêa; ENDLICH, A. R.; Melo, Cláudia Vianna; BERLE, S.. BANCA DE AVALIAÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO. 2020.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa; et., al.. Comissão Especial para Reconhecimento de Saberes e Competências. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa; BERLE, S.;ENDLICH, A. R. D. F. G.. Banca de avaliação de estágio interno não obrigatório.. 2019. Educação Infantil/COLUNI/UFF.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Comissão Especial de Reconhecimento de Saberes e Competências. 2018. Universidade Federal Fluminense.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Comissão Especial de Reconhecimento de Saberes e Competências. 2017. Universidade Federal Fluminense.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Comissão Especial de Reconhecimento de Saberes e Competências. 2015. Universidade Federal Fluminense.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Prêmio Anísio Teixeira. 2008. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Prêmio Anísio Teixeira. 2007. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Prêmio Anísio Teixeira. 2006. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa. Prêmio Anísio Teixeira. 2005. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Orientou

Bárbara Alves dos Santos,Samara Guedes da Silva, Raysa Nunes

Formação Inicial da Educação Infantil; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Juliana Chaves da Almeida

A importância da brincadeira na Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FEBF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Gabriela Guidani da Silva e Andreia Renata dos Santos Ferrei

Avaliação na Educação Infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FEBF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

ARTHUR FIBGER DE BORBOREMA

EU QUERO SABER POR QUE?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Básica) - Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Bernardo Velasco

EU QUERO SABER POR QUE?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Básica) - Colégio Universitario Geraldo Reis da Universidad Federal Fluminensee; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

CELINA PEREIRA RIBEIRO DE MATTOS

EU QUERO SABER POR QUE?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Básica) - Colégio Universitario Geraldo Reis da Universidad Federal Fluminensee; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

PEDRO NASCIMENTO DA SILVA STEELE

EU QUERO SABER POR QUE?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Básica) - Colégio Universitario Geraldo Reis da Universidad Federal Fluminensee; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Larissa Santos Martins; Yasmin Simões dos Santos

; Escuta e Olhar sensível com as crianças: vivências na Educação Infantil; 2019; Iniciação Científica - Educação Infantil/COLUNI/UFF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Fabiana Santiago de Sousa

Educação Infantil UFF: Registros e Formação docente - Experiências de Iniciação à Docência; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Educação Infantil/COLUNI/UFF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Juliana C

Morgado;Karoline P; Ribeiro;Milena A; Vivas; Perguntas e elaboração de projetos na Educação Infantil da UFF: qual o papel do educador?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Educação Infantil/COLUNI/UFF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

YASMIN MEIRELES LEAL DA SILVA

EU QUERO SABER POR QUE?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Básica) - Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Hugo dos Santos Neto

EU QUERO SABER POR QUE?; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Básica) - Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Jeniffer C

Araújo, Mateus P; Amorim, Yasmin S; dos Santos; O olhar e o registro como instrumentos de investigação da prática pedagógica na Educação Infantil/UFF; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Martim Bercovyte; Raphael Rocha

; A atuação do homem no magistério da Educação Infantil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Educação Infantil/COLUNI/UFF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Bárbara Alves dos Santos e Vanessa Fernandes de Moura Montes

A descoberta do adulto brincante nas experiências com as crianças da EI/UFF; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Educação Infantil/COLUNI/UFF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Bárbara A

dos Santos; Samara G; da Silva; Raysa N; F; Rosa; Multi -idade na Educação Infantil UFF: desenvolvimento, diferenças e constituição das identidades infantis; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Educação Infantil/COLUNI/UFF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Juliana C

Carneiro;Aghata S; Gonçalves;; O mundo roda e as rodas contam: o pulsar das rotinas na Educação Infantil; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Educação Infantil/COLUNI/UFF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Ingrid Santos de Carvalho; Matheus Dias Rocha Leite

Aprendizagem e desenvolvimento no cotidiano da Educação Infantil: entre /com crianças de idades diferentes em um mesmo grupamento; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Educação Infantil/COLUNI/UFF; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

ISABELA DE ANDRADE ALVES

RELATO DE EXPERIÊNCIA: REGISTROS COMO INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI/ UFF; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

JULIA DE OLIVEIRA ALVES TEIXEIRA

RELATO DE UMA ESTUDANTE BOLSISTA: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI/UFF; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

KAILANE DUTRA

EXPLORANDO A ORALIDADE, A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA JORNADA FORMATIVA; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Vanessa Freitas

CRIANÇAS, ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS FORMATIVOS; 2023; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Adriene Conceição Rosa de Souza

Educação Infantil e vivência das infâncias no pós pandemia; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Thais Ferreira de Souza

Educação Infantil e vivência das infâncias no pós pandemia; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

CLEIDE CHAVES

RODA DE CONVERSA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCANDO A ESCOLA; 2022; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

ISADORA DIAS LOPES

RODA DE CONVERSA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCANDO A ESCOLA; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Thaís Ferreira Souza

Relato de experiência : reflexões através da minha vivência como estudante bolsista na Educação Infantil do Coluni/UFF; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Adriene Conceição Rosa de Souza

Projeto registros como instrumento de investigação da prática pedagógica na educação infantil do Coluni/UFF ? relato de uma estudante bolsista; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

CLEIDE CHAVES

BRINCADEIRA E RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI/UFF; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

ISADORA DIAS LOPES

A Educação Infantil me educando pessoal e profissionalmente; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Juliana Morgado

CUDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

ANA CLARA MELLO MACEDO VIEGAS

CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI UFF NO PERÍODO DA PANDEMIA: CONSTRUINDO INÉDITOS VIÁVEIS; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Miriam Nogueira de Maltos

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Marcelly Donin de Araújo

CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI UFF NO PERÍODO DA PANDEMIA: CONSTRUINDO INÉDITOS VIÁVEIS; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Raíssa da Silva Rodrigues Pereira

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Marta Passos Burla

Brincar é resistir: interações infantil em encontros remotos; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Thaís Vitória Santos de Azevedo

Brincar é resistir: interações infantil em encontros remotos; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Karina dos Santos Ramos

Pandemia, telas e crianças: a imposrtância dos registros na Educação Infantil; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Stéfany Bicalho Fernandes

REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI UFF: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

KAMILA DA SILVA TELES

Pandemia, telas e crianças: a imposrtância dos registros na Educação Infantil; 2020; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Fabiana Santiago de Sousa

REGISTRO E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA; 2019; Orientação de outra natureza; (PEDAGOGIA) - Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Jenniffer Carvalho Araujo

O OLHAR E O REGISTRO COMO INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA PEDGAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UFF; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Samara Guedes da Silva

ISSO É UM BRINQUEDO! REFLEXÕES SOBRE MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFATIL; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

VITÓRIA RIZZOANTUNES

ISSO É UM BRINQUEDO! REFLEXÕES SOBRE MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS NA EDUCAÇÃO INFATIL; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Cristina Corrêa Fernandes;

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; MATA, A. D. S. . Perguntas de crianças como ponto de partida na iniciação científica: construindo sentidos nos processos de conhecer o mundo em tempos de pandemia. Revista Educação Básica em Foco , v. 2, p. 1-7-7, 2021.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; RELVA, A. . Espaços Habitados :infâncias e brincadeiras nos cotidianos da Educação Infantil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 6, p. 01, 2016.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; POLICARPO, R. . Brincando de ler e escrever: ressignificações da biblioteca com crianças da Educação Infantil. Linha Mestra , v. 24, p. 1, 2016.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . Oralidade, leitura e escrita na |E|ducação Infantil : concepções e práticas em debate. In: Resiane Paula de Oliveira. (Org.). ESTUDOS EM EDUCAÇÃO : INCLUSÃO, DOCENCIA E TECNOLOGIAS. 7ed.Formiga: UNISMERO, 2022, v. 7, p. 1-221.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; BERLE, S. . POR UM FIO INVISÍVEL: NOTAS SOBRE PERCURSOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLUNI-UFF DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. In: Viviane Ache Cancian, Janaína Silva Costa Antunes. (Org.). PERCORRENDO O BRASIL EDUCAÇÃO DAS INFANCIAS NAS IFES. 1ed.SANTA MARIA: FACOS UFSM, 2022, v. 1, p. 1-429.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MOTA, J. M. . (RE)ENCONTROS COM A NATUREZA NO BRINCAR: DESVELANDO POSSIBILIDADES COM AS CRIANÇAS. In: Antonio Salvador Jiménez Hernández; Otman Ghannami; Gabriel Ordaz Olais et al. (Org.). La Convención sobre los derechos del ninõ a debate 30 años después. 01ed.Huelva: CIPI EDICIONES, 2019, v. 1, p. 01-2649.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; OLIVEIRA, Miriam Macário de ; FERREIRA, Nayane O . COM CRIANÇAS E JOVENS: A ESCOLA DOS SONHOS ASSENTADA NA PARTICIPAÇÃO. In: Moacir Gadotti ; Ângela Antunes; Janaina Abreu ;Paulo Roberto Padilha,. (Org.). A Escola dos meus Sonhos. 1ed.São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018, v. 1, p. 07-318.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . PROFESSORA-PESQUISADORA E REGISTROS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ELEMENTO POTENCIAL NO PROCESSO FORMATIVO. In: Elaine Ferreira Rezende de Oliveira, Heloisa Josiele Santos Carreiro. (Org.). Seminário Vozes da Educação 20 anos : Memórias, Políticas e Formação Docente. 1ed.SÃO GONÇALO: UERJ SÃO GONÇALO, 2016, v. , p. 1-3900.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Espaços Habitados: Infâncias e brincadeiras nos cotidianos da Educação Infantil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA-RBGE -Dossiê ?GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 01 fev. 2018.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . Os adultos também aprendem :O lugar das crianças na formação de professores das infâncias. In: VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita, 2023. VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita. Belém, 2023. v. 1. p. 1.

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . ESCREVE, PARTILHA E PROBLEMATIZA: REGISTROS DOCENTES E FORMAÇÃO DA PROFESSORA DAS INFÂNCIAS. In: I Seminário Integrado Ação Docente entre Experiências e Infâncias, 2022, Rio de Janeiro. ANAIS DO I SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÃO DOCENTE ENTRE EXPERIÊNCIAS E INFÂNCIAS. Rio de Janeiro: IMPERIAL EDITORA, 2023. p. 01-129.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . Oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil: concepções e práticas em debate. In: V Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas, Práticas e Resistências Associação Brasileira de Alfabetização, 2021, On line. V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências. Florianópolis: UFSC, 2021.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; RELVA, A. ; Melo, Cláudia Vianna . Práticas Docentes Caminhos entre narrativas e formação. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA (VII CIPA), 2016, CUIABÁ. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica Narrativas (Auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos. MATO GROSSO, 2016.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Professora pesquisadora e registros: a prática pedagógica como elemento potencial no processo formativo. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 anos : Memórias, Políticas e Formação Docente, 2016, SAO GONÇALO. Seminário Vozes da Educação 20 anos : Memórias, Políticas e Formação Docente. SÃO GONÇALO: UERJ FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO, 2016. v. 1. p. 1-3900.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; VIANA, C. M. . Práticas Docentes: Caminhos Entre Narrativas e Formação. In: VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2016, Cuiabá. Narrativas (Auto) biográfica Conhecimento, experiências e sentidos, 2016.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Professora-Pesquisadora E Registros: A Prática Pedagógica Como Elemento Potencial No Processo Formativo. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: memórias, políticas e formação docente, 2016, SAO GONÇALO. VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: memórias, políticas e formação docente, 2016.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação de crianças em creches: um estudo preliminar.. In: Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança. III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança., 2016, Porto Alegre. Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança. Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança., 2016. v. 1. p. 1268-1.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . Professora pesquisadora : entre registros e reflexões. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: EDUMT, 2016.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Educacao Infantil: Infâncias, Escuta e Participação. In: VIII Seminário Internacional As redes Educativas e as Tecnologias; Movimentos Sociais e a Educação, 2015, Rio de Janeiro. Anais, 2014.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; OLIVEIRA, J. P. ; BRUNA, P. . Infâncias e avaliação no cotidiano escolar: em busca de práticas descolonizadoras. In: II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo, 2015, Campinas. Anais do II Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós- Colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras / II Seminário Internacional Sobre Infâncias e Pós - Colonialismo; 26 e 27 de outubro de 2015. Campinas: GEPEDISC linha Culturas Infantis, 2015., 2015. v. 02. p. 01-390.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação na Educação Infantil: meio, interações e vivências. In: VII COPEDI Congresso Paulista de Educação Infantil, 2015, São Carlos. ANAIS VII COPEDI, 2015. p. 01-2281.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Infâncias e Leituras: vivências em grupamentos multi-idade. In: XI Jogo do Livro e I Seminário Latino Americano Mediações de leitura Literária, 2015, Belo Horizonte. ANAIS XI Jogo do Livro e I Seminário Latino Americano Mediações de Leitura Literária, 2015.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação de crianças em creches: um estudo preliminar. In: II Seminário Luso Brasileiro de Estudos da Criança Pesquisa com crianças, 2014, Rio Grande de Sul. Anais eletrônicos Bianual, 2014, 2014.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; POLICARPO, R. . Brincando de ler e escrever: ressignificações da biblioteca com crianças da Educação Infantil. In: 19º Congresso de Leitura, 2014, Campinas. Revista Linha Mestra. Campinas: ABL, 2014. v. 24.

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ECKHARDT, F. ; ESTEBAN, M. T. . FORMAÇÃO DOCENTE:RECOLOCANDO A PERGUNTA EM SEU LUGAR FORMATIVO. In: 8º GRUPECI SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS - INFÂNCIAS E JUSTIÇA SOCIAL PERSPECTIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO, 2023, CURITIBA. Anais do 8º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2023. v. 01. p. 01.

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . Escreve, partilha e problematiza: registros docentes e formação da professora das infâncias. In: 3º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO DO SESC: EU SOU PORQUE NÓS SOMOS, 2022, Rio de Janeiro. 3º CONGRESSO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO DO SESC: EU SOU PORQUE NÓS SOMOS. Rio de Janeiro: Sesc, 2022. p. 1-240.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . Registros Docentes e formação da professora das infâncias. In: III Congresso Mundial de Educação Sesc Rio de Janeiro: Eu sou porque nós somos, 2022, Rio de Janeiro. Congresso Mundial de Educação Sesc RJ. Rio de Janeiro: Sesc, 2022. p. 1-240.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. ; TELES, K. S. ; SANTOS, K. . Narrativas: encontros de professoras e estudantes em formação, 2021.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. ; TELES, K. S. ; SANTOS, K. . Pandemia, telas e crianças: a imposrtância dos registros na Educação Infantil. In: X Fala outra Escola: Cá e Lá:pontes e rios que nos levam e nos aproximam? Escutas, diálogos, experiências, 2021, Campinas. Anais do Seminário Fala Outra Escola, 2021.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; COELHO, I. . Registros como instrumentos de investigação: constituir-se professora-pesquisadora da própria prática. In: X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2019, Rio de Janeiro. Anais X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias. Rio de Janeiro: UERJ, 2019. p. 1-5.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação na Educação Infantil: construindo sentidos no cotidiano com as crianças e as infâncias. In: IV Seminário discente - Pesquisa e educação em tempos de crise, 2017, NITERÓI. IV Seminário discente - Pesquisa e educação em tempos de crise, 2017.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Professora-Pesquisadora: Entre Registros E Reflexões. In: XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2016, CUIABÁ. XVIII ENDIPE,, 2016. v. 1.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Desenvolvimento e Aprendizagem na educação Infantil meio, interações e vivências. In: Desenvolvimento e Aprendizagem na educação Infantil meio, interações e vivências, 2015, Rio de Janeiro. IV Colóquio Internacional Educação Cidadania e Exclusão, 2015.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . Docência na Educação Infantil da UFF: diálogos, fazeres e reflexões com o cotidiano.. In: VIII Seminário Fala Outra Escola: ?Re-Existir nas pluralidades do cotidiano, 2017, CAMPINAS. Caderno do resumos - VIII Seminário Fala Outra Escola: ?Re-Existir nas pluralidades do cotidiano, 2017.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Infâncias E Cotidiano Da Educação Infantil: Entre Currículos Inventados E Os Desafios Na Avaliação Da Criança Pequena.. In: VIII Seminário Fala Outra Escola: ?Re-Existir nas pluralidades do cotidiano, 2017, CAMPINAS. - VIII Seminário Fala Outra Escola: ?Re-Existir nas pluralidades do cotidiano, 2017.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; RELVA, A. . Pedagogia da Educação Infantil: Ressignificando o Educar e Cuidar. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNICAMP E 1º CONGRESSO DE CRECHES UNIVERSITÁRIAS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE, 2016, CAMPINAS. ANAIS DO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNICAMP E 1º CONGRESSO DE CRECHES UNIVERSITÁRIAS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE. CAMPINAS: FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNICAMP, 2016. v. 1. p. 01.

  • ESTEBAN, MARIA TERESA ; LOUZADA, VIRGÍNIA ; FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA . Processos avaliativos e docência na Educação Infantil: diálogos cotidianos. EDUCAR EM REVISTA , 2021.

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Espaços Habitados: Infâncias e brincadeiras nos cotidianos da Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação em Geografia , 2016.

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA . ALFABETIZAÇÃO: MÚLTIPLOS CAMINHOS PARA LER E ESCREVER O MUNDO COM AS CRIANÇAS CONVERSA DE COM PROFESSORAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ENDLICH, A. R. . PROCESSO FORMATIVO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AO ENCONTRO DAS CRIANÇAS E DE SUAS LINGUAGENS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; Mata, A.S. . PROJETO DE INVESTIGAÇÃO :ENTRELAÇANDO EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO COM CRIANÇAS PEQUENAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PODE SER QUALIDADE ?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . ALFABETIZAÇÃO: MÚLTIPLOS CAMINHOS PARA LER E ESCREVER O MUNDO COM AS CRIANÇAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . OS ADULTOS TAMBÉM APRENDEM:O LUGAR DAS CRIANÇAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS INFAÂNCIAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . DOCÊNCIA COM INFÂNCIAS: entre registros e reflexões. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, V. E. ; DUTRA, K. ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; RELVA, A. . ESCUTANDO AS LINGUAGENS DA CRIANÇA: UM CAMINHO PARA O PLANEJAMENTO D EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, J. O. A. ; AIRES, I. A. ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A. S. . FORMAÇÃO DE GRUPO E PERTENCIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; RELVA, A. ; Mata, A.S. . Os adultos também aprendem: o lugar das crianças na formação de professores das infâncias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. . Participação da criança pequena e democracia: práticas cotidianas em construção. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . DOCÊNCIA COM INFÂNCIAS: entre registros e reflexões. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . FORMAÇÃO DOCENTE: REGISTROS E DESCOBERTAS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA PEQUENA E DEMOCRACIA: PRÁTICAS COTIDIANAS EM CONSTRUÇÃO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MATA, A. D. S. . ESCREVE, PARTILHA E PROBLEMATIZA: REGISTROS DOCENTES E FORMAÇÃO DA PROFESSORA DAS INFÂNCIAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS REGISTROS COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . Escreve, partilha e problematiza: registros docentes e formação da professora das infâncias. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ENDLICH, A. R. . DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . NARRATIVAS: ENCONTROS DE PROFESSORAS E ESTUDANTES EM FORMAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM CRIANÇAS: TRAÇANDO CAMINHOS INVESTIGATIVOS A PARTIR DE CURIOSIDADES INFANTIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; BERLE, S. ; ENDLICH, A. R. . HABITAR A EDUCAÇÃO INFANTILl: MARCAS DA VIDA COTIDIANA COM AS CRIANÇAScom crianças. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . PROFESSORA PESQUISADORA ,CRIANÇAS E AVALIAÇÃO :MOTIVAÇÕES PARA PRÁTICAS INVESTIGATIVAS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. ; Mata, A.S. . CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; RELVA, A. . DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MOTA, J. M. . (RE)Encontros com a natureza no brincar: desvelando possibilidades com as crianças. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; COELHO, I. . Registros como Instrumentos de Investigação: constituir-se professora-pesquisadora da própria prática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOTA, J. M. ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Educação Infantil e natureza:entre crianças e infâncias e o fazer docente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MOTA, J. M. . (RE)Encontros com a natureza no brincar: desvelando possibilidades com as crianças. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; COELHO, I. . Registros como instrumentos de investigação: constituir-se professora-pesquisadora da própria prátic. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; SANTIAGO, F. . 'Ressignificando o fazer docente na Educação Infantil: tessituras entre (con)vivências e registros'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOTA, J. M. ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Educação Infantil e Natureza: entre crianças, infâncias e o fazer docente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; NASCIMENTO, Raquel Marina . Ser professora das infâncias: desafios de educar e cuidar crianças pequenas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação Na Educacão Infantil: construindo sentidos no cotidiano com ss crianças s suas infâncias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Construindo uma proposta pedagógica com as crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . 'Infâncias e cotidiano da Educação Infantil: entre currículos inventados e os desafios na avaliação da criança pequena. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação na Educação Infantil: construindo sentidos no cotidiano com as crianças e suas infâncias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação na Educação Infantil: construindo sentidos no cotidiano com as criançs e suas infâncias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Metodologias Inventadas Avaliação na Educação Infantil: Observação, Escuta e Registros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; Mata, A.S. ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; Melo, Cláudia Vianna . Docência na educação Infantil da UFF: diálogos, fazeres e reflexões com o cotidiano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Pedagogias da Educação Infantil : ressifnificando o educar e cuidar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Professora -pesquisadora e registros; a prática pedagógica como elemento potencial no processo formativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Multi-idade na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; BRUNA, P. ; OLIVEIRA, J. P. . Bússola ou ampulheta? (re)pensar o fazer docente com as infancias:escutando as crianças no cotidiano da educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; Mata, A.S. ; Melo, Cláudia Vianna . Ressignificando o educar e cuidar na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; Mata, A.S. ; Melo, Cláudia Vianna ; AL., E. . Docência na educação infantil da UFF: diálogos , fazeres e reflexões com o cotidiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Pedagogia da Educação Infantil: Ressignificando o Educar e Cuidar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Conversas de/com educadores da Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . Pedagogia da Educação Infantil: Ressignificando o Educar e Cuidar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. . PROFESSORA-PESQUISADORA E REGISTROS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ELEMENTO POTENCIAL NO PROCESSO FORMATIVO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação na/da Educação Infantil : construindo possibilidades no cotidiano com crianças e infâncias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Projetos de Trabalho: construindo possibilidades no cotidiano com crianças e Infâncias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Educação Infantil: Infâncias, Escuta e Participação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil; meio, interações e vivências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Infâncias e avaliação no cotidiano escolar: em busca de práticas descolonizadoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, Corrêa ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Brincando de ler e escrever: ressignificações da biblioteca com crianças da educação infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação de crianças em creches: um estudo preliminar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Alfabetização sem Cartilha: Jogos e Brincadeiras na Sala de Aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Com Crianças e Infâncias a Brincadeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Infâncias e processos de Letramento: Práticas de Participação das Crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . 'Mamãe posso ir?' Quais os Passos? Educação Infantil: Contextos de Alfabetização Inicial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; RIBEIRO, L. A. ; Elizaqbeth Lucio ; VAJREJAO, J. D. S. F. . Entre Palavras escritas e fazeres docentes: os entreolçhares nas práticas de formação continuada de professores das escolas públicas brasileiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Alfabetizar e Letrar: construindo o sucesso escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação na Educação Infantil : o que dizem as crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Crer para ver: os desafios de uma prática avaliativa mais democrática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação escolar: investigando o cotidiano da escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, A. C. C. ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Reflexões sobre o Processo de Alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação Escolar:Investigando o Cotidiano da Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação emancipatória: práticas em (des) cosntrução. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação emancipatória: práticas em (des)construção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação na Escola Ciclada - Desafios Cotidianos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Existem também as crianças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação no Ciclo de Formação - Um Desafio para a Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Educar e Cuidar: Construindo uma Proposta Pedagógica para Crianças Pequenas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. C. ; SPALLA, F. T. ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . A formação de professores alfabetizadores na rede pública na cidade do Rio de Janeiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; Maria Cristina Lima . Explicadora: uma estratégia de sobrevivência escolar nas comunidades do Complexo de Faveias da Penha. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . ALFABETIZAR É AMAR COM LETRAS. SÃO GONÇALO, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; MENEZES, L. B. D. ; SOUZA, S. J. ; FERREIRA, E. R. ; GIL, M. . PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - CADERNOS PEDAGÓGICOS 2011 (DOCUMENTO).

  • SOUZA, S. J. ; FERREIRA, E. R. ; BARBOSA, A. ; ENDLICH, A. R. ; GIL, M. ; FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA . ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃ INFANTIL 2010 (DOCUMENTO).

Outras produções

FERNANDES, A. C. C. ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . PROGRAMA NOTA 10 SÉRIE ALFABETIZAÇÃO. 1999.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . EMISSÃO DE PARECER. 2023.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; AL., E. . FORMAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2019.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; Mata, A. S. ; CASTILHO, F. ; FLORES, R. ; Melo, Cláudia Vianna . FORMAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; Mata, A.S. ; FLORES, R. ; Melo, Cláudia Vianna ; CASTILHO, F. . FORMAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; RELVA, A. ; CASTILHO, F. ; FLORES, R. ; Mata, A.S. ; Melo, Cláudia Vianna . Formação Inicial da Educação Infantil. 2016.

SOUZA, S. J. ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; ENDLICH, A. R. D. F. G. ; AL., E. . Orientações Curriculares para a Educação Infantil. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).. 2010.

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa ; AZEVEDO, E. S. ; QUEIROZ, L. A. . AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : PRÁTICAS COTIDIANAS EM CONSTRUÇÃO. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERNANDES, ANA CRISTINA CORRÊA . AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Avaliação : um tema polêmico. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Alfabetização no Ciclo de Formação. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Alfabetização. 1999. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Com crianças e Infancias: caminhando na construção de uma proposta na/da avaliação para a Educação Infantil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Entrou por uma porta, saiu peal outra quem quiser que conte outra. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Formação Continuada com Professores da Escola Municipal Dr, Alvaro Alberto. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Políticas Públicas em Educação Infantil. 2007. .

Maria Teresa Esteban do Vale ; FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Professoras Encontram Professoras: diálogos sobre avaliação em ciclos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Programa Nova Baixada - Capacitação de Professores e Auxiliares de Creches Públicas e Comunitárias. 2003. .

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Programa Nova Baixada - Capacitação de Professores e Auxiliares de Creches Públicas e Comunitárias. 2002. .

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . 1º Ciclo de Formação. 2002. .

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . Letramento e Educação Infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . xx JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO EDUCAÇÃO SUJEITOS E SABERES SOCIAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2002. .

FERNANDES, Ana Cristina Corrêa . LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL. 2002. .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO SENTIDOS COM O COTIDIANO, A CRIANÇA E SUAS INFÂNCIAS REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA, Descrição: A tese, apresentada à Linha de Pesquisa Estudos do Cotidiano e da Educação Popular,procura compreender a constituição da professora pesquisadora (ESTEBAN; ZACCUR,2002) e, nesse processo, a produção do conhecimento docente sobre avaliação da criançapequena no cotidiano de uma unidade de Educação Infantil universitária. A trajetóriaprofissional da pesquisadora no magistério público e com crianças é tomada como objetode reflexão e compreensão. Os pressupostos do trabalho são a avaliação para aprendizagemcomo processo dialógico e investigativo (ESTEBAN, 1999) e a compreensão da criançacomo sujeito singular, historicamente situada, capaz de expressar suas necessidades,interesses e conquistas. A participação infantil na dinâmica pedagógica é compreendidacomo elemento potencial na construção de propostas que assentem a escola pública comoespaço propulsor no envolvimento da população em processos políticos e nas questões queenvolvem o reconhecimento da criança como sujeito de direitos (SARMENTO;ABRONHOSA; SOARES, 2007; AGOSTINHO, 2014, 2015, 2018). A pesquisa estáreferenciada teórico-metodologicamente nos estudos com/nos cotidianos(FERRAÇO,2003, CERTEAU, 1994), fundamentada na dimensão do lugar, do vividopelos sujeitos praticantes do cotidiano escolar. Sustenta a ação investigativa o paradigmaindiciário de Carlo Ginzburg (1989). Nas relações instauradas entre adulto-criança ecriança-criança, buscam-se pistas e indícios para pensar práticas de avaliação com acriança pequena. Com vistas a uma educação libertadora (FREIRE,1967,1981,2006.),toma-se a escuta da criança (RINALDI, 2012; ROCHA, 2008) no cotidiano educativo, odiálogo com ela (FREIRE, 1981) e questões que se evidenciam a partir dessa escuta edesse diálogo na organização e efetivação das práticas pedagógicas nas quais processos,linguagens, modos de ser das crianças ganham sentidos na relação dialógica com o adulto.Vinculam-se a essas ideias o saber de experiência feito, a educação problematizadora einacabamento humano, como postos por Freire (1981). A reflexão sobre o produzido nainteração com as crianças coloca-se em diálogo, também, com os princípios da abordagemhistórico-cultural (VYGOTSKY, 1983), segundo as quais a compreensão dos fenômenosse dá em sua historicidade, integrando o individual com o social e o cultural. Decorre dapesquisa a compreensão de que a participação da criança na dinâmica pedagógica,considerando sua voz e ações, subverte a lógica prescritiva na educação, potencializando aprimeira etapa da educação básica como lócus da cidadania. Aponta, ainda, para oreconhecimento de que que a professora que se constitui pesquisadora dos seus saberes efazeres e crianças, em seus cotidianos, criam conhecimentos que indicam possibilidades deação e transformação das práticas de avaliação na escola pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Corrêa Fernandes - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    Avaliação, Registros de Classe e Professoras: escutamentos no CIEP Bento Rubião, Descrição: Após implantação, parcial, da organização curricular em ciclo de formação na rede de ensino do município do Rio de Janeiro, evidencia-se uma necessidade de ampliar as discussões a respeito da avaliação em uma perspectiva não classificatória e seletiva dos alunos. Esta pesquisa se propôs a investigar as funções e os sentidos de avaliação que professoras do ciclo de formação estão a inscrever, cotidianamente, em suas práticas pedagógicas. Partiu, inicialmente, de um documento escolar específico: o Registro de Classe, adotado pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro em suas escolas quando implantado aquela organização curricular.Encontrou indícios, nos documentos e práticas das professoras investigadas, que apontam para a permanência de um modelo de avaliação que se afasta do proposto como política pública para as escolas da rede de ensino carioca. Tratou das ambivalências potenciais que circulam nas falas escritas ou oralizadas das professoras, favorecedoras da construção de práticas avaliativas mais consoantes com um projeto de escola que se quer pública, popular e democrática . Pretendeu ainda contribuir para o debate sobre formação continuada do corpo docente da rede municipal de ensino do Rio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Corrêa Fernandes - Coordenador.

Prêmios

2018

Prêmio Acadêmico Sueli Camargo Ferreira XVI Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica, Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, COLUNI Colégio Universitário Geraldo Reis/Educação Infantil (Creche UFF). , Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, São Domingos, 24210201 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292001

Experiência profissional

2015 - 2015

Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2013

Senac

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor em cursos técnicos, graduação e Pós

Outras informações:
Atuando na orientação profissional de estudantes do Ensino Médio

2003 - 2003

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Docente na graduação de Pedagogia nas disciplinas Alfabetização e Educação Infantil .

2023 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente em grupo multi-idade na primeira etapa da Educação Básica e em atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa etapa.

2019 - 2023

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Em 2019 Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (antiga Creche UFF) atuando na articulação do trabalho pedagógico institucional .Na função até dezembro de 2021. Retornando à função em agosto de 2022 permanecendo até maio de 2023.Atuação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

2020 - 2021

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
A disciplina Tópicos Especiais em Avaliação é coordenada pela professora Dra Maria Teresa Esteban do Valle, professora do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFF. A disciplina é oferecida aos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal Fluminense com o nome Tópicos Especiais em Avaliação Educacional e como curso de extensão livre aos professores da rede pública de Niterói como A construção de material para avaliação para as aprendizagens: um diálogo entre a universidade e a escola básica.No segundo semestre de 2020, assumo ,juntamente com a professora Maria Teresa Esteban do Valle e o grupo de pesquisa GEPAEP Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Avaliação,Educação Popular e Escola Pública a docência no Curso de Extensão A construção de material para avaliação para as aprendizagens: um diálogo entre a universidade e a escola básica, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.A partilha e articulação de saberes constituídos na minha trajetória docente com crianças pequenas e estudos realizados em doutoramento dão sua contribuição ao curso/disciplina que curso de extensão e a disciplina Tópicos Especiais em Avaliação acontecem conjuntamente.No ano de 2021 continuo no lugar de vice coordenadora do Curso de Extensão e divido, com a professora Maria Teresa Esteban do Valle , a docência da disciplina Tópicos Especiais em Avaliação Educacional na Faculdade de Educação.

2014 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Básico Ténico e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente em grupos multi-idade na Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense. Atuação em atividades de Ensino Pesquisa e Extensão.

Atividades

  • 07/2019

    Direção e administração, COLUNI Colégio Universitário Geraldo Reis/Educação Infantil (Creche UFF).,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica.

  • 02/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFF ATÉ JULHO DE 2019.

  • 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação da UFF.,Linhas de pesquisa

2011 - 2014

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica Anos Iniciais, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuando na formação de professores e gestores da Educação Infantil e de escolas com classes de alfabetização da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro na 2 Coordenadoria Regional de Educação - nível intermediário da Secretaria Municipal de Educação/SMERJ. .

1997 - 2010

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica Anos Iniciais, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuando - pelo nível central da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro/ SMERJ- na formação continuada de professores e gestores da Educação Infantil e de escolas com classes de alfabetização de crianças.

1984 - 1997

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica Anos Iniciais, Carga horária: 22

Outras informações:
Atuando como professora na Educação Infantil e em Classes de Alfabetização de escolas da da rede municipal do Rio de Janeiro localizadas em comunidades cariocas/SMERJ.

Atividades

  • 03/1984 - 02/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Atuando com professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental - Classes de Alfabetização e primeiro ano

2008 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FEBF

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Docência no curso de Pedagogia atuando nas disciplinas de estágio na Educação Infantil, Educação Infantil e Alfabetização I e II.

2008 - 2011

Faculdade São Judas Tadeu

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora na Graduação Pedagogia, Carga horária: 5

Outras informações:
Atuando com as disciplinas: Fundamentos da Educação Infantil; Processos de Alfabetização; Pedagogia da Educação Infantil - Corpo e Movimento; Abordagem Psicolinguisticas da Alfabetização: Pesquisa e Prática em Educação V; Conhecimento Teórico: Metodologias da Alfabetização. Atuando, ainda ,como professora convidada na Pós-graduação de Psicopedagogia Institucional e Clínica na disciplina Psicogênese da leitura e da escrita

2003 - 2007

Colégio Cruzeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof da Educação Infantil e Alfabetização, Carga horária: 25

Outras informações:
Docente em classe de alfabetização /1 ano do Ensino Fundamental.

2000 - 2002

Escola Suíço Brtasileira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil

Outras informações:
Professora - da seção brasileira - atuando na Educação Infantil.

2011 - 2012

Centro de Imagem Popular

Vínculo: Parceria SMERJ e CECIP, Enquadramento Funcional: Facilitadora de aprendizagem, Carga horária: 5

Outras informações:
Atuando como facilitadora de aprendizagem em curso de Formação para Gestores de Creches Municipais e Conveniadas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro /SMERJ em parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular/CECIP.

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora

Outras informações:
Atuação como tutora do PROINFANTIL - Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação InfantiL da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro vinculada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2021 - 2023

Ministério da Educação

Vínculo: Coordenador Adjunto do PNLD, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta do PNLD

Outras informações:
Atuando como Coordenadora Adjunta do PNLD- Programa Nacional do Livro e Material Didático das Obras Literárias da Educação Infantil de 2023, objeto 3 (Literário).

2016 - 2017

Ministério da Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora estadual PNAIC

Outras informações:
Atuando no programa, do Ministério da Educação - PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, como formadora de orientadores de estudos do município de Niterói/RJ, vinculada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.