Dimas de Oliveira Estevam

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2009. Realizou estágio de pós-doutoramento pelo Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS) vinculado ao Instituto Superior se Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Lisboa (ULisboa) em 2017. Mestre em Administração e Bacharel em Economia pela UFSC. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS/Unesc) e professor do PPGDS e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/Unesc). No âmbito da Educação Superior exerce as seguintes funções: Editor-Chefe da Ediunesc e Presidente do Conselho Editorial da Editora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Ediunesc). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Socioeconômico, Agricultura Familiar e Educação do Campo (GIDAFEC). Professor do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Unesc. Foi Presidente da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC) entre 2013 a 2017. Foi Coordenador do Programa de Ações em economia solidária (Paes/Unesc) de 2013 a 2023. Foi Coordenador-Adjunto do PPGDS/Unesc de 2020 a 2023. Foi Coordenador do Minter sobral/CE entre PPGDS/UNESC/UNINTA de 2022 a 2024. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nos seguintes temas: economia solidária, cooperativismo, políticas públicas, agricultura familiar e desenvolvimento rural. ORCID 0000-0002-8116-2209.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia Política

2005 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Os significados sociais e políticos da formação por alternância: um estudo de caso em duas experiências no estado de Santa Catarina
, Ano de obtenção: 2009. Maria Soledad Etcheverry Orchard. Palavras-chave: Casa Familiar Rural; Jovem do Campo; Pedagogia da Alternância.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Educação; Atividades de organizações associativas.

Mestrado em Administração

2000 - 2001

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Casa Familiar Rural: a formação com base na Pedagogia da Alternância em Santa Catarina
, Ano de Obtenção: 2001.Clarilton Cardoso Ribas.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia. Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral; Desenvolvimento Rural.

Graduação em Economia

1987 - 1995

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Cooperação Agrícola: Desafios e Perspectivas
Orientador: Prof. Armando de Melo Lisboa

Pós-doutorado

2017 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico / Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Formação complementar

2005 - 2006

economia. (Carga horária: 50h). , Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

Organização de eventos

ESTEVAM, Dimas de O. ; GOULARTI FILHO, A. ; MACIEL, R. O. ; MORAES, F. F. . XVII Encontro de Economia Catarinense. 2025. (Concurso).

MACHADO, R. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Comissão Organizadora da XIV SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2023. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, Rossandra . ST09 - Gestão social, políticas sociais e participação popular. 2022. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. . V Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP). 2022. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, Rossandra . ST09 - Gestão social, políticas sociais e participação popular. 2022. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. . Uma árvore pelo futuro - Dia Mundial da Terra. 2021. (Outro).

ESTEVAM, Dimas de O. ; SANTOS, M. J. ; JACQUES, C. G. . IV Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social (CRIARS). 2019. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. ; VARGAS, T. A. V. . XIII Encontro de Economia Catarinense. 2019. (Congresso).

VARGAS, T. A. V. ; LINS, H. N. ; ESTEVAM, Dimas de O. . XII Encontro de Economia Catarinense. 2018. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. . Cooperativismo tradicional e a dualidade entre sócios e a contratação de trabalhadores contratados. 2017. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. ; HAAG, A. . IX Encontro de Economia Catarinense. 2015. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. . IX Encontro de Economia Catarinense. 2015. (Outro).

ESTEVAM, Dimas de O. ; NEVES, L. . VIII Encontro de Economia Catarinense. 2014. (Congresso).

ESTEVAM, Dimas de O. ; GOULARTI FILHO, A. ; WATANABE, M. . IV Seminário de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

7º Seminário de Edição Universitária e Acadêmica & 37ª Reunião Anual da ABEU.Edição Universitária e a Academia em Transformação. 2025. (Encontro).

XVII Encontro de Economia Catarinense.Desenvolvimento e Cooperativismo. 2025. (Encontro).

XVII Encontro de Economia Catarinense.Desenvolvimento e Cooperativismo em Santa Catarina. 2025. (Encontro).

62º Congresso da SOBER. Relações de estado e agricultura à gênese do programa nacional de aproveitamento racional de várzeas irrigáveis (Provárzeas) no Brasil. 2024. (Congresso).

Coloquio Internacional de Gestión Universitária - CIGU. RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: AS TRANSFORMAÇÕES NA EDITORA DA UNESC - EDIUNESC. 2024. (Congresso).

Curso de Formação de Conselheiros/as de Saúde.A importância dos conselhos de saúde na defesa e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde. 2024. (Oficina).

II Jornadas Argentinas de SOCIOLOGÍA RURAL. A produção agroecológica no Brasil e os desafios da certificação participativa no âmbito da Rede Ecovida. 2024. (Congresso).

IV CONPES. Participação social, economia solidária e questão ambiental. 2024. (Congresso).

IV CONPES. Coordenador de GT -. 2024. (Congresso).

SEMINÁRIO DE GESTÃO E NEGÓCIOS ? CEDUP ABÍLIO PAULO 2024.Socialização do Plano de Negócio - Arabella. 2024. (Seminário).

Seminario Educação no campo: desafios e oportunidades para o desenvolvimento local.Educação no campo: desafios e oportunidades para o desenvolvimento local. 2024. (Seminário).

Seminario Permanente de Estudios Sociales del INES (CONICET- UNER).Economia Solidária no Brasil. 2024. (Seminário).

XXXIV Congreso Internacional ALAS. A produção agroecológica no Brasil e os desafios da certificação participativa no âmbito da Rede Ecovida. 2024. (Congresso).

XXXIV Congreso Internacional ALAS. Envelhecimento populacional e a Política Nacional do Idoso: os desafios na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). 2024. (Congresso).

XXXIV Congresso Internacional de Sociologia ? ALAS. A produção agroecológica no Brasil e os desafios da certificação participativa no âmbito da Rede Ecovida. 2024. (Congresso).

35ª Reunião Anual da ABEU. Representante da Ediunesc. 2023. (Exposição).

Segunda Jornadas CEUR.Retratos da agricultura familiar no Brasil com base nos Censo Agropecuário de 2006 e 2017. 2023. (Simpósio).

V Seminário Internacional de Direitos Humanos e Sociedade.Direito Internacional dos direitos humanos, democracia e políticas públicas e Direitos Humanos e desenvolvimento sustentável. 2023. (Seminário).

XIV Postgraduate Conference ESGHT & ISCAL. SUSTENTABILIDADE e O. D. S.. 2023. (Congresso).

XIV Semana de Ciência e Tecnologia.Workshop: Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável: contribuições para a inclusão social e produtiva. 2023. (Seminário).

XIV Semana de Ciência e Tecnologia e 23 Seminário de Iniciação Científica,.Avaliador da 23o Seminário de Iniciação Científica,. 2023. (Seminário).

XVI Encontro de Economia Catarinense. Mesa 10 - Florestan Fernandes. 2023. (Congresso).

XVI Encontro de Economia Catarinense. A TRAJETÓRIA DA COOPERATIVA PRIMA DO RIO MAIOR DE URUSSANGA ESTADO DE SANTA CATARINA. 2023. (Congresso).

XV Semana de Ciência e Tecnologia.Workshop: Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável: contribuições para a inclusão social e produtiva. 2023. (Simpósio).

34ª Reunião Anual da ABEU.As transformações na editora e livraria da Unesc - Ediunesc. 2022. (Seminário).

5o Encontro Anual de Economia Política.A relação professor-aluno em contexto de pandemia, numa escola de ensino médio no sul de Santa Catarina/Brasil. 2022. (Encontro).

V Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales ?. ?Passando a boiada?: a Emenda Constitucional no 106. 2022. (Congresso).

V Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP).ST09 - Gestão social, políticas sociais e participação popular. 2022. (Encontro).

X Congresso da ALAST. Dinâmicas Territoriais da questão agrária no Projeto de Assentamento de Populações - PAP. 2022. (Congresso).

XXXIII CONGRESO LATINOAMERICANO ALAS. Economia solidária e a saúde mental de participantes da Feira de Economia Solidária da Unesc. 2022. (Congresso).

59º Congresso da SOBER & 6º EBPC 2021. Cooperativismo e geração de trabalho no município de Turvo/SC. 2021. (Congresso).

III Jornada Nacional de Desenvolvimento e Políticas Públicas.GT - Desenvolvimento socioeconômico, cooperativismo e conexões possíveis com os ODS. 2021. (Seminário).

Projeto de extensão da Feira de Economia Solidária da Unesc.Compreendendo a economia solidária nas ações de extensão da Unesc. 2021. (Oficina).

Seminário "Proteger a vida terrestre".Vida terrestre e o uso sustentável dos recursos. 2021. (Seminário).

VI SIRSO.ENSAIO SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR, COOPERATIVISMO DE CRÉDITO E ODS. 2021. (Seminário).

XIII Bienal do Colóquio de Transformações Territoriais. O setor leiteiro em transformação: em âmbito nacional e regional, com enfoque no município de Rio Fortuna, Santa Catarina, Brasil. 2021. (Congresso).

XII Postgraduate Conference: Management, Hospitality & Tourism. Agenda 2030 e o Desenvolvimento Socioeconómico. 2021. (Congresso).

XIV Encontro de Economia Catarinense.Coordenação de mesa. 2021. (Encontro).

Encontro anual da Câmara Sul do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Ensino Superior ? ForExt.Guia para Feirantes em Tempos de COVID-19. 2020. (Encontro).

IV Encontro Catarinense das Instituições de Ensino Superior na Economia Solidária. 2020. (Encontro).

International Conference: The Lusophone World: Global and Local Communities. Os desafios para inserção de mulheres no mercado de trabalho em Angola. 2019. (Congresso).

IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Trabajo (Alast). A divisão sexual do trabalho na docência do ensino superior no brasil. 2019. (Congresso).

Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales. Implicações socioeconômicas das inovações na produção leiteira no sul de Santa Catarina - Brasil. 2019. (Congresso).

Trabajo Decente y Cooperativismo.Trabajo Decente y Cooperativismo en Brasil. 2019. (Simpósio).

Workshop Economia Circular e Sustentabilidade.Resíduos orgânicos na economia circular: um estudo de caso sobre a ADUBOO. 2019. (Simpósio).

Conferência Internacional Mulheres mundos do trabalho e cidadania. Trabalho associativo feminino no meio rural: a emancipação das mulheres rurais no sul do estado de Santa Catarina - Brasil. 2018. (Congresso).

XII CIER - Congreso Iberoamericano de Estudios Rurales. Programas de compras institucionais da agricultura familiar: um estudo do município de Criciúma - Santa Catarina - Brasil (2010-2015). 2018. (Congresso).

4th. Annual Conference - rede Agro ULisboa. Strategies for insertion of the production and marketing of family farming. 2017. (Congresso).

A Desmaterialização da Economia nas Ciências Sociais e Humana. 2017. (Seminário).

Brasil - Desenvolvimento e Sustentabilidade: Quais os Desafios?". 2017. (Seminário).

International Conference on "Democracy and Participation in the 21st Centuri". Strategies for insertion of the production and marketing of family farming. 2017. (Congresso).

Mudanças e Continuidades na Finança Europeia Pós-2008. 2017. (Seminário).

O Conhecimento ao Serviço do Desenvolvimento Económico e Social. 2017. (Seminário).

O Futuro da Agricultura Nacional: A Política Agrícola Portuguesa no Quadro das Políticas Públicas?. 2017. (Seminário).

XI Encontro de Economia Catarinense.Coordenador do evento. 2017. (Encontro).

XI Encontro de Economia Catarinense.O trabalho formal nas cooperativas catarinense. 2017. (Encontro).

III Congreso Ciencias sociales Agrarias. As transformações na agricultura familiar: as experiências das cooperativas descentralizadas no sul de Santa Catarina - Brasil. 2016. (Congresso).

Semana Acadêmica de Administração pública da Esag/Udesc.A descentralização politico-administrativa em Santa Catarina: um estudo de caso. 2016. (Seminário).

VII Encontro da Rede de Estudos Rurais.Inovações na agricultura familiar: considerações sobre a divisão sexual do trabalho. 2016. (Encontro).

VII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.Painel de Pesquisa sobre a noção de autoria na pesquisa acadêmica. 2016. (Outra).

V Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas e I Conferência Internacional RILESS-EMES: Economia Solidária e Empresas Sociais. O desafio da gestão democrática em organizações cooperativas no sul catarinense. 2016. (Congresso).

XI CIER. A fronteira entre o mercado (in)formal de produtos da agricultura familiar no sul de Santa Catarina − Brasil. 2016. (Congresso).

XI Iberian Conference on Rural Studies. A fronteira entre o mercado (in)formal de produtos da agricultura familiar no sul de Santa Catarina − Brasil. 2016. (Congresso).

XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea.Cooperativa de Crédito Rural Solidário (CRESOL): considerações a respeito do posto de atendimento de Lauro Müller ? SC. 2016. (Seminário).

XXVIII Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS. 2016. (Outra).

Colloque international Economie sociale et solidaire dans un contexte de multiculturalité, diversité et développement territorial. Os pressupostos da economia solidária e seus aprendizados: estudo de caso da Cooperativa Nosso Fruto de Criciúma ? SC - Brasil. 2015. (Congresso).

I CONPES ? Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária. Feira de Economia Solidária da Unesc (FES/UNESC). 2015. (Congresso).

IX Encontro de Economia Catarinense.As relações de trabalho numa perspectiva de genêro na produção de leite no sul catarinense. 2015. (Encontro).

IX Encontro de Economia Catarinense.Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. 2015. (Encontro).

IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales. As mudanças tecnológicas na aplicação da legislação tributária e seus efeitos para os rizicultores de Torres ? RS ? Brasil. 2015. (Congresso).

IX Módulo "Políticas Públicas e Extensão Universitária".Políticas Públicas e Extensão Universitária. 2015. (Oficina).

Seminário Informação e Conhecimentos Socioeconômicos para o Desenvolvimento Rural.Moderador de mesa. 2015. (Seminário).

XII CONLAB - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. o programa de aquisição de alimentos (paa) na composição da renda dos/as agricultores familiares no município de Içara ? SC - Brasil. 2015. (Congresso).

XII ENEDS - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social.Comissão avaliadora. 2015. (Encontro).

XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Inovações na agricultura familiar: as Cooperativas Descentralizadas no Sul Catarinense. 2015. (Congresso).

XXX CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA - ALAS 2015. As estratégias coletivas dos/as agricultores/as familiares para acessar o mercado: estudo das cooperativas de leite do Sul de Santa Catarina ? Brasil. 2015. (Congresso).

9a Semana do meio ambiente e valores humanos.Economia Solidária, Agricultura Familiar e Meio Ambiente. 2014. (Seminário).

IX Congreso Sociedades Rurales Latinoamericanas. Espaços de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar: as cooperativas descentralizadas da região Sul de Santa Catarina - Brasil. 2014. (Congresso).

VIII Encontro de Economia Catarinense.Desenvolvimento Rural em Santa Catarina. 2014. (Encontro).

V Semana de Ciência e Tecnologia, XVI Seminário de Iniciação Científica, VI Salão de Extensão e o IV Salão de Ensino.Feira de Economia Solidária da Unesc (FES/UNESC). 2014. (Seminário).

X Bienal del Coloquio Transformaciones Territoriales. A trajetória de modernização da cultura do arroz no município de Turvo ? Santa Catarina - Brasil. 2014. (Congresso).

VIII Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales.Cooperativas descentralizadas (ou virtuais) e mercados de proximidades: construção de espaços coletivos de produção e comercialização no Sul do Estado de Santa Catarina - Brasil. 2013. (Seminário).

XXIX Congreso ALAS. Revitalização e diversificação no campo: estudo de caso das Cooperativas Rurais Descentralizadas de Santa Catarina - Brasil. 2013. (Congresso).

9a Bienal del coloquiode Transformaciones Territoriales - huellas e incertidumbres en los procesos de desarrollo territorial. Cooprativas virtuais e o dificil caminho da legalidade. 2012. (Congresso).

II Semana Acadêmica da Faculdade Sagrada Família.Sociologia Rural, Educação e Juventudes. 2012. (Encontro).

VI Encontro de Economia Catarinense.Previdência Social Rural no Brasil: uma pesquisa sobre as publicações de dissertações e teses no banco de teses da Capes (1987-2010). 2012. (Encontro).

VII Encontro de Economia Catarinense.Temas Especiais. 2012. (Encontro).

XVI ERECO SUL: a formação do economista em crise.Aspectos da Economia Rural. 2012. (Encontro).

7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. 2011. (Outra).

Formação Continuada dos docentes da Unesc. 2011. (Outra).

V Encontro de Economia Catarinense.Comissão avaliadora de artigos. 2011. (Encontro).

V Encontro de Economia Catarinense.ANÁLISE DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E O PERFIL DOS ASSOCIADOS DA COOPERALIANÇA DE IÇARA/SC NA TEMPORADA DE VERÃO DOS ANOS DE 2009 E 2010. 2011. (Encontro).

V Encontro de Economia Catarinense.Economia Rural e Agricultura Familiar e Políticas Públicas. 2011. (Encontro).

VI Encontro de Economia Catarinense.Desenvolvimento e Meio Ambiente. 2011. (Encontro).

VI Encontro de Economia Catarinense.Finanças e Economia do Setor Público. 2011. (Encontro).

XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais:. COOPERATIVISMO VIRTUAL OU NÃO PATRIMONIAL NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: Estudo do caso da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara - SC (Coopafi). 2011. (Congresso).

13th International Congress of the Basic Income Earth Network. A Previdência Social Rural e o seu papel na manutenção dos jovens e de seus familiares no campo: o caso da CFR de Armazém - Santa Catarina ? Brasil. 2010. (Congresso).

II Seminário das Ciências Sociais Aplicadas.Trabalho e políticas Sociais: revisitando conceitos. 2010. (Seminário).

II Seminário das Ciências Sociais Aplicadas da UNESC.Avaliação de artigos. 2010. (Seminário).

II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas.A contínua descontinuidade administrativa e de políticas públicas. 2010. (Seminário).

II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas.COOPERATIVA VIRTUAL: O CASO DA COOFANOVE DE NOVA VENEZA-SC. 2010. (Seminário).

II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas.Economia Popular Solidária. 2010. (Oficina).

II Seminário Nacional Sociologia Política. A situação dos jovens egressos da Casa Familiar Rural de Armazém (SC) e de seus Projetos Profissionais e de Vida: um estudo de caso. 2010. (Congresso).

IV Encontro de Economia Catarinense.As dificuldades de acesso ao crédito das micro e pequenas empresas do setor de confecção da cidade de Criciúma/SC. 2010. (Encontro).

IX Congreso Mundial de la AIMFR. Convidado para participar. 2010. (Congresso).

X Seminário de Iniciação Científica; I Salão de Extensão.Avaliador de trabalhos apresentados. 2009. (Seminário).

II Seminário Nacional ?Movimentos sociais, participação e democracia?. 2007. (Seminário).

Programa de formação continuada dos docentes da UNESC. 2007. (Outra).

VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária.VII Colóquio sobre Gestão Universitária na América do Sul. 2007. (Outra).

VII Seminário de Iniciação Científica promovido pela UNESC.A formação de jovens rurais no Sul Catarinense. 2007. (Seminário).

Curso de Recuperação Sócio-Econômico- Ambiental da Agricultura Familiar no Extremo Sul Catarinense.Recuperação Sócio-Econômico- Ambiental da Agricultura Familiar no Extremo Sul Catarinense. 2006. (Outra).

Formação Continuada dos Docentes da Unesc: Diferenças, Desigualdades e Inclusão no Ensino Superior. 2006. (Seminário).

I Encontro Catarinense de Estágio. 2006. (Encontro).

Programa de Formação Continuada dos Docentes da Unesc- Princípios Norteadores das Diretrizes Curriculares: Interdisciplinaridade,Contextualização, Flexibilização e Inclusão. 2006. (Seminário).

Programa de Formação Continuada dos Docentes da Unesc- Professores Recém-Contratados II. 2006. (Seminário).

VI Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul. A Formação Superior como instrumento de ascensão social: um estudo de caso dos egressos do curso de Economia da Unesc. 2006. (Congresso).

VI Congreso Latinoamericano de Sociología Rural. VI Congreso Latinoamericano de Sociología Rural. 2006. (Congresso).

VII Congreso Latinoamericano de Sociología Rural. 2006. (Congresso).

VI Seminário de Grupos de Pesquisa e II Seminário de Iniciação Científica da ACAFE.VI Seminário de Grupos de Pesquisa e II Seminário de Iniciação Científica da ACAFE. 2006. (Seminário).

XI ECCE-Encontro dos cursos de ciências econômicas do estado de Santa Catarina. 2006. (Encontro).

Programa de Formação Continuada dos Docentes da Unesc- O Processo nvestigativo e as relações de poder na construção da autonomia. 2005. (Encontro).

V Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur.Instituições de Ensino Superior: Os desafios no desenvolvimento da administração contemporânea-perspectivas e realidades. 2005. (Outra).

VIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. 2005. (Encontro).

VIII Congresso Internacional da A.I.M.F.R Família, Alternância e Desenvolvimento- Promoção pessoal e coletiva: chaves para o desenvolvimento rural sustentável. 2005. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Economistas: "Políticas públicas e desenvolvimento: a armadilha do endividamento interno e externo". 2005. (Congresso).

Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na America do Sul. 2003. (Seminário).

Curso de Capacitação dos Agentes Prisionais do Estado de Santa Catarina.Ética Profissional;Capital Humano. 2003. (Outra).

I Congresso Internacional da Pedagogia da Alternância. 2003. (Congresso).

III Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na America do Sul. 2003. (Congresso).

Palestra: Criatividade e Inovação. 2003. (Outra).

VI Seminário Sul Brasileiro das Casas Familiares Rurais da Região Sul. 2003. (Seminário).

II Seminário de Responsabilidade Social e Ambiental. 2002. (Seminário).

II Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. 2002. (Seminário).

II Seminário Nacional de Responsabilidade Social e Ambiental.II Seminário Nacional de Responsabilidade Social e Ambiental. 2002. (Seminário).

V Encontro de Economia da Região Sul. 2002. (Encontro).

Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária. 2000. (Outra).

Curso extra-curricular de Inglês leitura/administração 2. 2000. (Outra).

Curso extra-curricular de leitura em inglês 1 E. 2000. (Outra).

Curso de Economia Política Brasileira. 1999. (Encontro).

I Colóquio Intenacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. 1999. (Congresso).

IV Seminário Estadual de Adminstração Rural. 1998. (Seminário).

V Seminário Sul Brasileiro de Associações das Casas Familiares Rurais. 1998. (Seminário).

Séminare sur la Pedagogie de l'Alternance des MFRs.. 1997. (Seminário).

Curso de Capacitação nas áreas do conhecimento para monitores que atuam nas C.F.R.de SC. 1996. (Outra).

I Fórum Sul de Secretários Municipais de Transportes Públicos. 1995. (Outra).

VI Encontro Regional de Estudantes de Economia - Sul. 1995. (Encontro).

Oficina de Oratória. 1994. (Oficina).

Seminário Cenários para o Século XXI.Seminário Cenários para o Século XXI. 1994. (Seminário).

Potencialidades e Entraves do Desenvolvimento Brasileiro. 1993. (Encontro).

VIII Congresso Nacional da ANGE. 1993. (Congresso).

XX ENECO. 1993. (Encontro).

Curso "Custos para pequenas empresas". 1992. (Encontro).

Desafios do Cooperativismo Ibero-Americano. 1992. (Encontro).

II Encontro Nacional de Sindicatos de Economistas, ENSE. 1992. (Encontro).

IX Fórum Estatuinte: Universidade Pública e Financiamento. 1992. (Outra).

Seminário de Monografia e o Ensino de Economia. 1992. (Seminário).

VIII Encontro Estadual de Economistas. 1992. (Encontro).

XI Semana de Economia. 1992. (Seminário).

XIV Simpósio Nacional de Economia- SINCE. 1992. (Encontro).

XIX ENECO e VII Congresso da ANGE. 1992. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Economistas. IX Congresso Brasileiro de Economistas. 1991. (Congresso).

IX Semana de Economia. 1991. (Encontro).

II Encontro de Regional de Estudantes de Economia - ERECO. 1988. (Encontro).

VIII Semana de Economia: O Estado e a Economia. 1987. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Anderson da Silva Maravai

PICOLO, J. D.; WATANABE, M.; TEIXEIRA, J. C. M.;ESTEVAM, Dimas de O.. A influência da resiliência do agricultor no engajamento geracional: o papel da orientação empreendedora e da riqueza socioemocional no agronegócio. 2025. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Jeciane Lima da Silva

PICOLO, J. D.; WATANABE, M.; YAMAGUCHI, C. K.;ESTEVAM, Dimas de O.. Influência das dimensões do capital psicológico (psycap) na proatividade na carreira. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Messias Aguiar Alcântara

GOULARTI FILHO, A.; ZANELATTO, J. H.; GOULARTI, J. G.;ESTEVAM, Dimas de O.. Políticas públicas de fomento ao Desenvolvimento Socioeconômico: Um Estudo sobre o Programa De Desenvolvimento Econômico (Prodecon) em Sobral/CE. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Filipe Leão Ferro

CAMILO, S. P. O.; WATANABE, M.; YAMAGUCHI, C. K.;ESTEVAM, Dimas de O.. Práticas de Responsabilidade Social Universitária: análise de percepção em uma instituição de ensino superior privada. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: CAMILA FERREIRA CÂNDIDO

PICOLO, J. D.; GEREMIAS, R. H. L.; SOUZA, J. C. L.;ESTEVAM, Dimas de O.. Relação entre envolvimento com o estudo, proatividade na carreira e propensão ao planejamento financeiro pessoal. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marina Kikusa Mendes

CARDOSO, M. G.;SALVARO, G. I. J.ESTEVAM, Dimas de O.; STAKONSKI, M. M.. Trabalho informal feminino no setor de comércio em Luanda no período da pandemia da Covid-19. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: José Ramon dos Santos Gomes

CAMILO, S. P. O.; ALVES, I. G.;ESTEVAM, Dimas de O.; DAMINELLI, C. S.. A formação da educação à distância (EaD) no Brasil: contexto histórico, legislação, avanços e desafios. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Rafaella Ferreira Melo Costa

VIEIRA, R. S.;SALVARO, G. I. J.; TAHINES, A. H.;ESTEVAM, Dimas de O.. A participação da mulher na política legislativa e suas implicações no seu protagonismo no município de Sobral-CE de 1988 até 2020. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Hiury Machado Melo

VIEIRA, R. S.;ESTEVAM, Dimas de O.; TAHINES, A. H.; CAMILO, S. P. O.. A pessoa com deficiência no mercado de trabalho: uma análise da aplicação das políticas públicas de inclusão nas ies particulares de ensino presencial em Sobral/CE. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ricardo Oliveira Azevedo

VIEIRA, R. S.; CAMILO, S. P. O.; VENERIO, C. M. S.; TAHINES, A. H.;ESTEVAM, Dimas de O.. A pessoa com deficiência no mundo do trabalho: um estudo sobre a inclusão de PcD em empresas supermercadistas da microrregião de Criciúma ? Santa Catarina. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Nicolas Wolff de Farias

BURIGO, F. L.;ESTEVAM, Dimas de O.; MAGNANTI, N. J.; CAZELLA, A. A.. Cooperativas Descentralizadas da Agricultura Familiar: um estudo das contribuições para o Desenvolvimento Territorial Sustentável da Serra Catarinense. 2024. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paola Aragão Ferreira Silva

WATANABE, M.; PICOLO, J. D.; YAMAGUCHI, C. K.;ESTEVAM, Dimas de O.. Liderança feminina: uma análise sobre o impacto da pandemia da Covid 19 no trabalho das mulheres em um centro universitário no interior do estado do Ceará. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Benedito Pereira Andrade Junior

WATANABE, M.; PICOLO, J. D.;ESTEVAM, Dimas de O.; YAMAGUCHI, C. K.. Habilidades e competências empreendedoras desenvolvidas nas empresas juniores em Instituições de Ensino Superior. 2024. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Dhieyla Soares de Sousa

SANTOS, M. J.ESTEVAM, Dimas de O.; JERONIMO, N. H. M.. A utilização da inteligência artificial na Gestão de Recursos Humanos: Benefícios, desvantagens e nível de aceitação dos profissionais de Gestão de Recursos Humanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão em Recursos Humanos) - Instituto Superior de Economia e Gestão.

Aluno: Mariana Soares Costa

SANTOS, M. J.ESTEVAM, Dimas de O.; JERONIMO, N. H. M.. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: estudo de caso Câmara Municipal de Rio Maior. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão em Recursos Humanos) - Instituto Superior de Economia e Gestão.

Aluno: Manuel Augusto Lima Cardoso

SANTOS, M. J.ESTEVAM, Dimas de O.; JERONIMO, N. H. M.. O processo de recrutamento e seleção - Michael Page. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão em Recursos Humanos) - Instituto Superior de Economia e Gestão.

Aluno: Mayara Pereira de Souza

ESTEVAM, Dimas de O.; ZANELATTO, J. H.;GOULARTI FILHO, A.; MACIEL, R. O.. A trajetória das tentativas de emancipação do distrito de Rio Maina, Criciúma (SC). 2021. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Patrícia Jovita Domingos Miguel

DALLEMOLE, D.;ESTEVAM, Dimas de O.; OLIVEIRA, F. R.. Uma análise do processo de diversificação da economia angolana partindo do setor agrícola. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gabriel Crozetta Mazon

GOULARTI FILHO, A.; ZANELATTO, J. H.;ESTEVAM, Dimas de O.; MOTA, F. C. M.. Serviço social postal: a universalização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a promoção da inclusão social. 2020. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ingrid Brandão Sartor Dario

MAY, Y. O.; FURLAN, F. M.; GOLDSCHIMIDT, R.;ESTEVAM, Dimas de O.. A moeda social como instrumento de efetivação do direito à inclusão socioeconômica no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: André Scholl de Almeida

MUELLER, R. R.;SALVARO, G. I. J.; FORTES, R. V.;ESTEVAM, Dimas de O.. O trabalho como fundamento da consciência, da sociabilidade e do fenômeno humano em geral nas obras de Karl Marx e Álvaro Vieira Pinto. 2019. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Bruno de Farias Favaro

LEAL, M. C. H.; VIEIRA, R. S.; BORGES, G. S.;ESTEVAM, Dimas de O.. A tutela coletiva do direito a saúde: um estudo de caso sobre a ação civil pública das insulinas na justiça federal de Criciúma/SC. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: André Alves dos Santos

GOULARTI FILHO, A.; GIANEZINI, M.; RUSSO, C.;ESTEVAM, Dimas de O.. A retomada do crescimento da indústria naval brasileira e argentina - 2003 a 2015. 2019. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Laís Trajano Alves

MUELLER, R. R.;SALVARO, G. I. J.; FERRAZ, D. L.;ESTEVAM, Dimas de O.. Alienação das sociedades mercantis e as panaceias contemporâneas: o Coaching e sua função social alienante. 2019. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fabricio Trevisol Bordignon

GOULARTI FILHO, A.; MUELLER, R. R.; THEISS, Ivo m.;ESTEVAM, Dimas de O.. Crédito e desenvolvimento em Santa Catarina: a atuação do BNDES, BRDE e BADESC. 2018. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: João Vânio Mendonça

CAMILO, S. P. O.; GIANEZINI, M.; MARTIGNAGO, G.;ESTEVAM, Dimas de O.. Cooperativismo e regulação: análise de desempenho das cooperativas de eletrificação do sul do Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Giovani Gamba Pagani

GIANEZINI, M.; WATANABE, M.; RUVIARO, C. F.;ESTEVAM, Dimas de O.. Desenvolvimento da cadeia produtiva da carne bovina no sul de Santa Catarina. 2018. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Vandreça Vigarani Dorregão

SALVARO, Giovana I. J.ESTEVAM, Dimas de O.; CORDEIRO, R. L. M.; ALVES, I. G.. A participação de mulheres na atividade leiteira: um estudo do município de Orleans/SC. 2018. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Hermínia da Conceição Matola

SANTOS, M. J. F. N.ESTEVAM, Dimas de O.; JERONIMO, H.. Perceções dos colaboradores quanto à adoção das estratégias de conciliação entre a vida profissional e pessoal. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão em Recursos Humanos) - Instituto Superior de Economia e Gestão.

Aluno: Marta Sofia Vieira Saramago

JERONIMO, N. H. M.;ESTEVAM, Dimas de O.SANTOS, M. J. F. N.. Timekeeping na Ikea Loures. 2018. Dissertação (Mestrado em Gesto de Recursos Humanos) - Instituto Superior de Economia e Gestão.

Aluno: Adriana Toledo Pereira

JERONIMO, N. H. M.;ESTEVAM, Dimas de O.SANTOS, M. J. F. N.. A relação entre os estilos de liderança e a perceção da Responsabilidade Social Empresarial. 2018. Dissertação (Mestrado em Gesto de Recursos Humanos) - Instituto Superior de Economia e Gestão.

Aluno: Daniela Arnold Mader

MUELLER, R. R.;SALVARO, G. I. J.; SIEWERD, M.;ESTEVAM, Dimas de O.. Racionalidade neoliberal e as Políticas para a educação superior do estado de santa Catarina: um estudo do artigo 170. 2018. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Patrícia dos Santos Bonfante

VIEIRA, R. S.; ZANELATTO, J. H.; CUSTODIO, A. V.;ESTEVAM, Dimas de O.. Conselhos de direitos e a atuação do movimento social das pessoas com deficiência: experiências do município de Criciúma/SC. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGDS) - Universidade do Extremo Sula Catarinense.

Aluno: Mara Almeida Sousa

SANTOS, M. J.; SILVA, J. A. R.;ESTEVAM, Dimas de O.. Gender diversity and equality in the boardroom: impacts of gender quota implementation in Portugal. 2017. Dissertação (Mestrado em Master: International Economics And European Studies) - Lisbon School of Economics & Manangement.

Aluno: Patrícia Raquel Alves Morgado

SANTOS, M. J. F. N.; MARTO, R. C. C. M. S. R.;ESTEVAM, Dimas de O.. O empenhamento organizacional e a satisfação com o trabalho ? estudo de caso na distribuição alimentar. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado - Gestão de Recursos humanos) - Lisbon School of Economics & Manangement.

Aluno: João Miguel Sobral Guimarães

SANTOS, M. J. F. N.; MARTO, R. C. C. M. S. R.;ESTEVAM, Dimas de O.. Recrutamento nas agências de trabalho temporário: o caso da Egor. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado - Gestão de Recursos Humanos) - Lisbon School of Economics & Manangement.

Aluno: Carolina Biz

GOULARTI FILHO, A.; MUELLER, R. R.; CARIO, S. A. F.;ESTEVAM, Dimas de O.. O desenvolvimento conservador catarinense de 2007 a 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Adriane Bandeira Rodrigues

VIEIRA, R. S.;ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA; CANUT, L.;SALVARO, Giovana I. J.; LIMA, F. S.. A judicialização do fornecimento de medicamentos frente a universalidade do Sistema Único de Saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fernanda Zanette de Oliveira

SALVARO, G. I. J.; RABELO, G.; GRAZZIOTIN, L. S. S.;ESTEVAM, Dimas de O.; MUELLER, R. R.. Projetos profissionais de jovens universitárias e a reprodução da agricultura familiar: uma análise de gênero. 2016. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Juliana Paganini

VIEIRA, R. S.;SALVARO, G. I. J.; CUSTODIO, A. V.;ESTEVAM, Dimas de O.; LIMA, F. S.. A cidadania participativa no Conselho Municipal de Assistência Social de Criciúma/SC no contexto da Política Nacional de Assistência Social. 2016. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fernanda Zanette de Oliveira

SALVARO, G. I. J.; RABELO, G.; GRAZZIOTIN, L. S. S.;ESTEVAM, Dimas de O.; MUELLER, R. R.. Projetos profissionais de jovens universitárias e a reprodução da agricultura familiar: uma análise de gênero. 2016. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Rossandra Oliveira Maciel

DALTO, F. A. S.;ESTEVAM, Dimas de O.; PESSALI, H. F.. A internalização da Previdência Social Rural na vida dos idosos em município pertencentes a região da Amrec. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Raquel de Souza Felicio

ZANELATTO, J. H.; MUELLER, R. R.; MIRANDA, A. L.; ALVES, I. G.;ESTEVAM, Dimas de O.. Sindicalismo no Serviço Público: a experiência do município de Criciúma/SC (1979 - 2014). 2015. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Márcia Füchter

AUMOND, J. J.;ESTEVAM, Dimas de O.. Acolhida na Colônia como uma alternativa de desenvolvimento territorial sustentável: a experiência da Regional de Rio do Sul - SC (3006-2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Reginaldo Ghellere

FIALHO, M. A. V.;ESTEVAM, Dimas de O.; SILVEIRA, V. C. P.. Redes de cooperação da agricultura familiar do Sul de Santa Catarina. 2014. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciane Maria Serrer de Mattos

BERNARTT, M. L.; LIMA, A. P.;ESTEVAM, Dimas de O.; OLIVEIRA, M. R.; TEIXEIRA, E. S.. O Plano de Formação no contexto da Pedagogia da Alternância: a articulação entre os temas geradores e os conteúdos do Ensino Médio na Casa Familiar de Cruz Machado - PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ivonete Terezinha Tremea Plein

SCHLOSSER, M. T. S.;ESTEVAM, Dimas de O.; FRANCISCHETT, M. N.; LEME, R. C. B.. Não é escola, é Casa!? A Pedagogia da Alternância nas Casas Familiares Rurais do Sudoeste do Pararná. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Joélia Walter Sizenando

Montibeller Filho;ESTEVAM, Dimas de O.; MACHADO, M.. Mineração e espacialidade socioambiental: exploração carbonífera e ocupação territorial em Criciúma, SC. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Valéria Rodineia Zanette

VIEIRA, R. S.;SALVARO, G. I. J.; REBOUCAS, G. M.; NETTO, L. C. P. E.; THAINES, A. H.;ESTEVAM, Dimas de O.; ZANELATTO, J. H.. Direitos humanos e políticas públicas: uma contribuição interdisciplinar de parâmetros para mecanismo no estado brasileiro frente sentença de não-repetição da corte interamericana de direitos humanos. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Rafael Bianchini Glavam

WATANABE, M.; PICOLO, J. D.; YAMAGUCHI, C. K.; DANDOLINI, G.;ESTEVAM, Dimas de O.; FRANCISCO, T. H. A.. Relação entre a Educação Empreendedora (EE) e a Intenção Empreendedora (IE): um estudo multicaso no Ensino Superior. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: PAULA ROSANE VIEIRA GUIMARÃES

GOULARTI FILHO, A.; MACHADO, G. C.; LOCHER, V.; SILVA, M. A.; VASCONCELOS, F.;ESTEVAM, Dimas de O.. A produção agroindústrial em pequena escala e segurança alimentar e nutricional no sul catarinense. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: João Vânio Mendonça Cardoso

CAMILO, S. P. O.; PICOLO, J. D.; CARVALHO, C. E.; YAMAGUCHI, C. K.; WATANABE, M.;ESTEVAM, Dimas de O.. Inovações tecnológicas, capacidades dinâmicas e absortivas: um estudo em cooperativas de eletricidade. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thayara Heitich Pedro

SALVARO, G. I. J.; ALVES, I. G.; LAGO, M. C. S.; CORTINA, M. O. C.;ESTEVAM, Dimas de O.; CARDOSO, M. G.. Trabalho (re)produtivo e projeto de vida de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família de Urussanga/SC. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Michel Alisson da Silva

WATANABE, M.; CAMILO, S. P. O.; PILAU, N.; LIPPSTEIN, D.; VIEIRA, R. S.;ESTEVAM, Dimas de O.. Teorias econômicas da regulação e a ética (moralidade): análise dos alimentos geneticamente modificados no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thaise Arnold Policarpo

ALVES, I. G.;GOULARTI FILHO, A.; CARDOSO, M. G.;ESTEVAM, Dimas de O.; GUIMARAES, V. N.; CECHINEL, A.. Permanências e rupturas entre a educação rural e a educação do campo no estado de Santa Catarina (1990 ? 2023). 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Abel Corrêa de Souza

BERNARDIN, A. M.;ESTEVAM, Dimas de O.; KLEN, E.; CAMILO, S. P. O.; ASSUNCAO, V. K.; ZOCCHE, J. J.. Responsabilidade social e os objetivos de desenvolvimento sustentável: A contribuição dos programas e projetos de extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense para a melhoria da qualidade do ambiente de vida. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Izabel Regina de Souza

CAMILO, S. P. O.; WATANABE, M.;ESTEVAM, Dimas de O.; MACHADO, R.; JORGE, J. P. C. S.; DALONSO, Y. S.. Estratégias fundamentadas na ótica das capacidades dinâmicas ao geoturismo: proposições ao desenvolvimento socioeconômico do geoparque caminhos dos cânions do Sul. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Alfonso Manuel Estragó

VUOTTO, M. H.;ESTEVAM, Dimas de O.; CARUANA, M. E. C.; BARRIENTO, J. W.. La diversidad en los estilos de gestión de las PyMEs del software en Argentina. Tradición, agilidad, democracia y horizontalidad. 2021. Tese (Doutorado em Facultad de Ciencias Económicas Doctorado) - Universidad de Buenos Aires.

Aluno: ROSSANDRA OLIVEIRA MACIEL DE BITENCOURT

ESTEVAM, Dimas de O.; VIDIGAL, A. C.; PESSALI, H. F.; PAULA, N. M.. Políticas de Assistência e Previdência Social voltadas à pessoa idosa: um estudo de caso nos municípios do Corede Litoral ? Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral Norte/RS. 2020. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: António Mira Marques Mendes

VALERIO, N. J. O.;ESTEVAM, Dimas de O.; SANTOS, R. M. L. S.; SOUZA, R. C. C. M.; MACHADO, C. F. S. C.;SANTOS, M. J. F. N.. Responsabilidade Social Empresarial (RSE): Integração e maturidade da RSE estratégica em empresas do PSI-20. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações) - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Aluno: FERNANDO BARROS MARTINHAGO

VIEIRA, R. S.; LAURENTIS, L. C.;SALVARO, G. I. J.; PIZZETTE, F.;ESTEVAM, Dimas de O.. Democracia na era digital: caminhos necessários para a construção de uma ágora digital participativa e inclusiva. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: PAULA ROSANE VIEIRA GUIMARÃES

GOULARTI FILHO, A.; OLIVEIRA, A. R.; SILVA, M. A.;ESTEVAM, Dimas de O.. A indústria frigorifica e a questão da segurança alimentar e nutricional em Santa Catarina. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Valéria R

VIEIRA, R. S.;SALVARO, G. I. J.ESTEVAM, Dimas de O.; THAINES, A. H.; FERRAZZO, D.; ZANELATTO, J. H.. Zanette. O estado brasileiro frente decisão de não-repetição na corte interamericana de direitos humanos: uma contribuição para a efetividade de direitos humanos e políticas públicas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thayara Heitich Pedro

SALVARO, Giovana I. J.; ALVES, I. G.; LAGO, M. C. S.;ESTEVAM, Dimas de O.. Trabalho (re)produtivo e projeto de vida de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família de Urussanga/SC. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fabricio Trevisol Bordignon

GOULARTI FILHO, A.; GOULARTI, J. G.;ESTEVAM, Dimas de O.. Metamorfoses no padrão de financiamento público em Santa Catarina: a trajetória do Badesc (1975-2020). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Thaise Arnold Policarpo

ALVES, I. G.;GOULARTI FILHO, A.; GUIMARAES, V. N.;ESTEVAM, Dimas de O.. Movimentos sociais, reconhecimento e inclusão social: permanências e rupturas entre a educação rural e a educação do campo. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Anderson da Silva Maravai

PICOLO, J. D.; WATANABE, M.; YAMAGUCHI, C. K.;ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA. Influência da orientação empreendedora, riqueza socioemocional e resiliência agrícola no engajamento geracional no agronegócio. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Lucene Cândido Magnus

GOULARTI FILHO, A.ESTEVAM, Dimas de O.; MESSIAS, T. A.; ZANELATTO, J. H.. Ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina: a trajetória e as contradições do investimento nos últimos 20 anos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Saulo Furtado Barroso

WATANABE, M.; CAMILO, S. P. O.;ESTEVAM, Dimas de O.; MENEZES, C. T. B.. Impasses no procedimento de licenciamento ambiental da mina de Itatiaia (Santa Quitéria - CE). 2023. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Filipe Leão Ferro

CAMILO, S. P. O.; WATANABE, M.;ESTEVAM, Dimas de O.; YAMAGUCHI, C. K.. Práticas de responsabilidade social universitária: um estudo de caso sobre a percepção dos colaboradores de uma instituição de ensino superior privada. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Messias Aguiar Alcântara

GOULARTI FILHO, A.; ZANELATTO, J. H.; GOULARTI, J. G.;ESTEVAM, Dimas de O.. Políticas públicas para o fomento do empreendedorismo: um estudo sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico (PRODECON) em Sobral/CE. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: José Ramon dos Santos Gomes

CAMILO, S. P. O.; ALVES, I. G.; DAMINELLI, C. S.;ESTEVAM, Dimas de O.. A formação da educação à distância (EaD) no Brasil: contexto histórico, legislação, avanços e desafios. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ricardo Oliveira Azevedo

VIEIRA, R. S.; CAMILO, S. P. O.; TAHINES, A. H.;ESTEVAM, Dimas de O.. Gestão de carreira da pessoa com deficiência: um recorte dos(as) trabalhadores(as) que atuam em supermercados da região de Criciúma/SC. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Tainá Agostinho Cardoso

ZANELATTO, J. H.; VIEIRA, R. S.;ESTEVAM, Dimas de O.; GONCALVES, L. P.. O neointegralismo entre as permanências e atualizações de um ?projeto? de nação. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: João Vânio Mendonça Cardoso

CAMILO, S. P. O.; GIANEZINI, M.; XAVIER, W. G.;ESTEVAM, Dimas de O.. Desempenho das Cooperativas de Eletrificação Rural do Sul do Brasil: análise de suas características homogêneas e heterogêneas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sula Catarinense.

Aluno: Daniela Arnold Mader

GIANEZINI, K. J. M. D.; MUELLER, R. R.; ALMEIDA, C. A. L.;ESTEVAM, Dimas de O.. Políticas Públicas e ciência: o papel do Estado e da Universidade na formação científica dos estudantes do curso de direito. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Patrícia dos Santos Bonfante

VIEIRA, R. S.; ZANELATTO, J. H.;ESTEVAM, Dimas de O.; CUSTODIO, A. V.. Conselhos de direitos e a atuação do movimento social das pessoas com deficiência: experiências do município de Criciúma. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Patrícia dos Santos Bonfante

VIEIRA, R. S.; ZANELATTO, J. H.;ESTEVAM, Dimas de O.; CUSTODIO, A. V.. Conselhos de direitos e a atuação do movimento social das pessoas com deficiência: experiências do município de Criciúma/SC. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fábio Visintin

ESTEVAM, Dimas de O.; VIEIRA, R. S.; GIANEZINI, M.; BORGES, G. S.. Cooperativismo a luz da gestão social e democrática. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Edenilson Teixeira Custodio

OLIVEIRA, Alex Sander Bristot de;ESTEVAM, Dimas de O.; PEREIRA, L. L.. A produção fumageira no município de Sombrio entre os anos de 2012 e 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization.

Aluno: TAÍSE DE OLIVEIRA FERREIRA

FABRIS, T. R.;ESTEVAM, Dimas de O.; CITTADIN, I.. A relação de curto e médio prazos existente entre crédito e emprego para a economia de Santa Catarina: uma análise para o período de 2009 a 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Laércio Sardo

CARIO, S. A. F.; CARVALHO JR, L. C.;ESTEVAM, Dimas de O.. Análise das condições competitivas do sistema agroindustrial da fumicultura: um estudo de caso no elo produtor na região de Pouso Redondo - SC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Gabriel Niotti Pereira

CITTADIN, I.;ESTEVAM, Dimas de O.; RAMPINELLI, R. C.. Impacto socioeconômico das cooperativas de crédito nos municípios da Região Sul do Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Marina Kikusa Mendes

SALVARO, Giovana I. J.ESTEVAM, Dimas de O.; FABRIS, T. R.. A participação de mulheres no setor de comércio informal em Luanda. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Rosana Martinello Cechinel

ESTEVAM, Dimas de O.VERGINIO, M. R. C.; ALMEIDA, D. A.. A trajetória do gasto público federal com saúde no Brasil de 2000 A 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Grasiela Cristina Tereza de Oliveira

SILVA, M. A.;FABRIS, F. M.ESTEVAM, Dimas de O.. Avaliação da condições higiênico-sanitário de unidades de panificação de uma Cooperativa da Agroindústria Familiar do Sul Catarinense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Mayara Pereira de Souza

FABRIS, T. R.;ESTEVAM, Dimas de O.; MACIEL, R. O.. Viabilidade socioeconômica de emancipação municipal do Distrito de Rio Maina, Criciúma/SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ana Lúcia Lopes Nunes

ESTEVAM, Dimas de O.. Acolhida da Colônia: análise do agroturismo em Santa Rosa de Lima/SC como alternativa de renda dos agricultores familiares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencia política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cléo Fortunato Vieira

ESTEVAM, Dimas de O.. A trajetória recente da dívida líquida externa do setor público: as escolhas dos governos FHC e Lula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNESC.

Aluno: Michel Mariano Pizzetti

ESTEVAM, Dimas de O.. Do caos à estabilização: a retomada do crescimento econômico da Argentina 2003-2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNESC.

Aluno: FELLIPE NETTO CANCELLIER

ESTEVAM, Dimas de O.. Uma abordagem sobre a principal atividade econômica e seus impactos ambientais no município de Morro da Fumaça. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNESC.

Aluno: Luiz Augusto Faraco Wasniewski

ESTEVAM, Dimas de O.. Análise dos cursos profissionalizantes de nível técnico da SATC: um enfoque voltado para o mercado de trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNESC.

Aluno: Mário Sérgio Bortolotto

ESTEVAM, Dimas de O.. O desempenho e a volatilidade da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) no período de 1997 a 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNESC.

Aluno: Ana Paula Casagrande Tomasi

ESTEVAM, Dimas de O.. O uso do seguro desemprego em Criciúma no período de 2000 a 2007. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - UNESC.

Aluno: Rosinete Bento da Silva

ESTEVAM, Dimas de O.. Orçamento Público com Recorte de Gênero- Caso de Criciúma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Cristina Guidi Anzolin

ESTEVAM, Dimas de O.. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e a Utilização dos Recursos para o Desenvolvimento Urbano no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Juliana Maria da Silva

ESTEVAM, Dimas de O.. Análise das Transferências Unilaterais dos Emigrantes Brasileiros em Criciúma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Jeantener da Silva

ESTEVAM, Dimas de O.. A Importância da Fumicultura no Município de Santa Rosa do Sul. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ester Benedet

ESTEVAM, Dimas de O.. Sistemas Integrados de Produção: Um Estudo de Caso entre os Avicultores do Município de Lauro Müller. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Joelcy Lazarini

ESTEVAM, Dimas de O.. O Processo de Desconcentração e Pulverização dos Investimentos e a Popularização de Mercado de Ações Brasileiro Pós 2001. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: André de Barros

ESTEVAM, Dimas de O.. Estrutura de Mercado e Padrão de Concorrência da Indústria de Temperos e Condimentos no Sul Catarinense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ricardo da Silva

ESTEVAM, Dimas de O.. Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Exploração e Industrialização de Água Mineral no Município de São Martinho-Estudo de Caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: João Ricardo Silvestre

ESTEVAM, Dimas de O.. Acessibilidade de Crédito para Micros e Pequenas Empresas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Eduardo Just

ESTEVAM, Dimas de O.. Beneficiamento e Explotação do Carvão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Amanda Velho

ESTEVAM, Dimas de O.. A Percepção do Cidadão de Lauro Müller sobre o Crescimento Municipal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: JOSÉ RODOLFO SCHIMINSKI DE LUCA

ESTEVAM, Dimas de O.. Renúncia de Receita como Desenvolvimento Econômico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: JADNA COLOMBO

ESTEVAM, Dimas de O.. Sistema de Controle Interno na Gestão Pública: Um Estudo de Caso na Prefeitura Municipal de Forquilhinha/ SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Amanda Carli Velho

ESTEVAM, Dimas de O.. Passado e Presente na Economia no Município de Lauro Müller. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Aroldo Bittencourt Rabello

ESTEVAM, Dimas de O.. Captação de Recursos no Mercado de Trabalho Brasileiro: Mitos e Verdades. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Alex Sander Bristot de Oliveira

ESTEVAM, Dimas de O.. O Plantio de Arroz Orgânico da Região da AMESC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Gracieli Alice Trento

ESTEVAM, Dimas de O.. Análise do Comportamento do ICMS no município de Criciúma entre os anos 1995-2003. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Robson Rodrigo de Carvalho

ESTEVAM, Dimas de O.. Análise das vendas a prazo e da inadimplência na loja Robson. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Augusto Puhl Piazza

ESTEVAM, Dimas de O.. Viabilidade de abertura de uma franquia Mini Kalzone. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexandre Marino Costa

ESTEVAM, Dimas de O.. Levantamento de Necessidades de Treinamento dos Servidores Técnico-Administrativos da Prefeitura de Sombrio - SC. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

ESTEVAM, Dimas de O.; CARVALHO, Luiz C.. Comissão de Avaliadora de Reconhecimento do curso de Ciências Econômicas. 2014. Universidade do Sul de Santa Catarina.

ESTEVAM, Dimas de O.; THEISS, Ivo m.. Comissão Verificadora com vistas à Renovação de Reconhecimento do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Unidavi. 2012. Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

ESTEVAM, Dimas de O.; THEISS, Ivo m.. Comissão Verificadora com vistas à Renovação de Reconhecimento do Curso de Graduação em Ciências Econômicas (modalidade a distância) da Unisul. 2012. Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL.

ESTEVAM, Dimas de O.; CARVALHO, Luiz C.. Comissão Verificadora com vistas a Renovação de Reconhecimento do Curso de Ciências Econômicas da Unochapecó. 2011. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

ESTEVAM, Dimas de O.; CARVALHO, Luiz C.. Comissão Verificadora com vistas à Renovação de Reconhecimento do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da FURB. 2011. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

ESTEVAM, Dimas de O.; CARVALHO, Luiz C.. Comissão Verificadora com vista a renovação do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas de Joinville - SC. 2011. Universidade da Região de Joinville.

ESTEVAM, Dimas de O.. Avaliador Externo do processo de Seleção dos Projetos de Extensão. 2022. Universidade Católica Dom Bosco.

ESTEVAM, Dimas de O.. Comité Científico Internacional Del VI SIRSO. 2021. Universidad Nacional de La Plata.

ESTEVAM, Dimas de O.. VII Encontro de Economia Catarinense. 2013. Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense.

ESTEVAM, Dimas de O.. Consultor ad hoc. 2012. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

ESTEVAM, Dimas de O.. Comissão científica do V Encontro de Economia Catarinense. 2011. Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense.

ESTEVAM, Dimas de O.. Comissão de avaliação do IV Encontro de Economia Catarinense. 2010. Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense.

Orientou

Graziela Cardoso Machado

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o desenvolvimento socioeconômico: uma análise dos efeitos do programa para agricultores(as) familiares do município de Santa Rosa do Sul - SC; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Suelen Martins Coelho

Cidade, cultura e sociedade: políticas públicas culturais-urbanas no sul de Santa Catarina; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Hiury Machado Melo

A pessoa com deficiência no mercado de trabalho: uma análise da aplicação das políticas públicas de inclusão nas IES particulares de ensino presencial em Sobral/CE; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Manoel Vilsonei Menegali

Intercooperativismo entre as cooperativas agropecuárias rizicultoras de Santa Catarina; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Egar Preis Junior

O turismo etnico-cultural e seus impactos socioeconômicos em Nova Veneza ? SC (1991 - 2020);; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Mayara Pereira de Souza

A trajetória das tentativas de emancipação do distrito de Rio Maina, Criciúma (SC); Início: 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Samuel Henrique Colombo Da Luz

A trajetória da companhia de gás de Santa Catarina na formação do sistema estatal catarinense: (1994 - 2020); Início: 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Rayane Layra de Souza

Os trabalhadores rurais e o cultivo de tabaco em Içara de 1990 - 2018; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Danieli Cristina de Souza

Analisar a trajetória sociopolítica e econômica de um assentamento rural na região Sul de SC; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em PPGDS) - Universidade do Extremo Sula Catarinense, Capes; (Orientador);

Suzane Grimm

Protagonismo feminino na cooperativa de mulheres agricultoras e artesãs de São Ludgero/SC; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; (Orientador);

Flavio Schlickmann

O modelo regulatório do setor elétrico e os impactos sobre as Cooperativas de eletrificação: estudo da Cooperativa de eletricidade de São Ludgero/SC; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior

Direito Social Fundamental ao transporte:uma análise da inclusão social no transporte coletivo urbano por ônibus no Município de Criciúma/SC; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Mario Sérgio Rosso Bortolatto

trajetória da cooperativa de extração mineral no sul catarinense - Coopemi; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Adriane Bandeira Rodrigues

A judicialização do fornecimento de medicamentos frente à universalidade do Sistema Único de Saúde; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Luiz Orencio Figueredo

Migração haitiana me Território Barriga Verde: experiências de trabalhadores do Haiti na Amrec; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Fabiane Maciel Fabris

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no sul catarinense: possibilidades e desafios; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Mário Nazzari Westrup

Conflito de agência entre tomadores e e poupadores nas Cooperativas de Crédito; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Juliane Possamai Gonçalves

Politicas sociais habitacionais rurais no Extremo Sul de Santa Catarina; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Ana Cláudia Figeiredo

Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): a interseção entre a base legal e a oferta no município de Criciúma/SC; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Cibeli Borba Machado

Trabalho de cuidados realizado pelas mulheres na agricultura familiar: um olhar sobre a política de creches no campo em Jacinto Machado/SC; Início: 2025; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Roberto Carlos Grillo Ragagnin

Políticas públicas para preservação do bioma Mata Atlântica no Estado de Santa Catarina - Brasil e o bioma pampas na Provincia de Entre Rios ? Argentina; Início: 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Debora Aparecida Almeida

Divisão sexual do trabalho nos cargos de liderança das grandes empresas: expectativas e obstáculos nas carreiras das mulheres; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Michele Domingos Schneider

Tendências tecnológicas e de mercado na produção de alimentos em Santa Catarina e no brasil: um estudo a partir do universo das Agtechs; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Luiz Messias de Souza Neto

Micro e pequenas empresas do setor do vestuário nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais ante as políticas industriais dos governos Lula e Dilma; Início: 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Meline Vitali Duminelli

Análise das relações de gênero e da divisão sexual do trabalho em produções avícolas no município de Forquilhinha/SC; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Eunice Machado de Oliveira

Um novo olhar para competências e habilidades na formação acadêmica e profissional nas engenharias; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Gabriela Rech Salib

Experiências dos trabalhadores migrantes dos frigoríficos de processamento de aves, no sul de Santa Catarina; Início: 2021; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Coorientador);

Max Richard Coelho Verginio

Trabalho formal nas cooperativas do sul catarinense; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Debora Aparecida Almeida

A divisão sexual do trabalho em cargos de liderança: obstáculos e expectativas para mulheres em Santa Catarina/Brasil e Granada na Espanha; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Meline Vitali Duminelli

gricultura familiar, gênero e divisão sexual do trabalho em produções avícolas no município de Forquilhinha/SC; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Elizabeth Macedo Fagundes

A pedagogia da alternância na educação do campo: a prática docente na Casa Familiar Rural, na cidade de Pitanga - Paraná (2015-2017); Início: 2017; Tese (Doutorado em Doctorado en Ciencias de la Educación) - Universidade Nacional De La Plata; (Coorientador);

Athur Melgarejo Zandonadi

A trajetória da Cooperativa Prima do Rio Maior (Cooperprima) de Urussanga Estado de Santa Catarina; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; (Orientador);

Gabriela Miguel de Medeiros

A relação entre trabalho decente e trabalho formal em cooperativas no Sul Catarinense; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Economia) - UNESC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

George Aguiar Dias

A judicialização no fornecimento de medicamentos: um estudo a partir da atuação da Defensoria Pública Estadual em Sobral/CE no ano de 2022; 2024; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Jonathas Nunes Roberge

Da informalidade ao Microempreendedorismo Individual (MEIs): um estudo dos MEIs do município de Criciúma ? SC; 2024; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Hiury Machado Melo

A pessoa com deficiência no mercado de trabalho: uma análise da aplicação das políticas públicas de inclusão nas IES particulares de ensino presencial em Sobral/CE; 2024; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rafael Piaia

A defensoria pública como garantia de acesso a políticas públicas na esfera da saúde em tempo de pandemia na cidade se Sobral/CE; 2024; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Manoel Vilsonei Menegali

O princípio do intercooperativismo sob a ótica contingencial: análise das cooperativas rizicuturas de Santa Catarina; 2023; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

João Carlos Mazzini Juliano

Cooperativismo financeiro no setor da construção civil: desafios e possibilidades para Criciúma e região; 2023; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rafael Borges Manenti

Cooperativismo de crédito e desenvolvimento regional: um estudo de caso da Cooperativa de Crédito Litorânea na Região Sul Catarinense; 2022; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Egar Preis Junior

Etnicidade turística e suas implicações: políticas públicas e territorialidades em Nova Veneza - SC (1991-2021); 2022; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Mayara Pereira de Souza,

A trajetória das tentativas de emancipação do distrito de Rio Maina, Criciúma (SC); 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rayane Layra de Souza

Os trabalhadores rurais e o cultivo de tabaco em Içara de 1990 - 2018; 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Daniela Tezza Canever

Relações de trabalho e de gênero na produção de tabaco no município de Orleans/SC; 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Danieli Cristina de Souza

Planejamento estatal e o plano de assentamento de populações na formação socioespacial do extremo sul catarinense: propostas nacionais às especificidades regionais (1976-1996); 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Samuel Henrique Colombo Da Luz

A trajetória da companhia de gás de Santa Catarina na formação do sistema estatal catarinense: (1994 - 2010); 2021; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Suzane Grimm

Cooperativa de mulheres agricultoras e artesãs de São Ludgero/SC: desconstrução e continuidades nas desigualdades de gênero em contextos de divisão sexual do trabalho; 2020; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Max Richard Coelho Verginio

Cooperativismo e agenda do trabalho decente: análise do emprego formal gerado por cooperativas no sul catarinense; 2020; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

MARIA IZANETE DA ROSA MARTINS

A horta escolar em escolas públicas do sul de Santa Catarina: um espaço educativo para além da produção e do consumo de alimentos; 2020; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Lucas Lima Pereira

Evolução e perspectivas para o desenvolvimento da fruticultura em municípios do sul de Santa Catarina; 2019; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Mario Ségio Rosso Bortolato

Cerâmica vermelha no sul catarinense: da expansão a organização da cooperativa; 2018; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior

Direito Fundamental: uma análise da inclusão social no transporte coletivo urbano por ônibus no município de Criciúma/SC; 2018; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Flavio Schlickmann

As mudanças no marco regulatório do setor elétrico brasileiro e os impactos sobre as cooperativas de eletrificação: o caso da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (CEGERO); 2018; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Joelcy José Sá Lanzarini

Cooperativas descentralizadas de agricultores familiares: aspectos do contrato de comodato; 2017; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Vandreça Vigarini Dorregão

A participação de mulheres na atividade leiteira: um estudo do município de Orleans/SC; 2017; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Leonel Luiz Pereira

A trajetória socioeconômica e política do município de Imaruí-SC e o processo de migração nas últimas décadas; 2016; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Fábio Vizintin

Cooperativismo à luz da gestão social democrática: um estudo de caso da cooperja; 2016; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Fabiane Maciel Fabris

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na interface com a Agricultura Familiar no Município de Criciúma/SC: Possibilidades e Desafios; 2016; Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Max Richard Coelho Verginio

A influência do cooperativismo no desenvolvimento socioeconômico brasileiro; 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Eunice Machado de Oliveira

Percepções dos egressos sobre competências curriculares em cursos de graduação em engenharia de produção nas universidades comunitárias catarinenses; 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior ? FUM; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Gabriela Rech Salib

Trabalho, migração e vulnerabilidade: experiências de migrantes nos frigoríficos de Forquilhinha e Nova Veneza; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Meline Vitali Duminelli

Relações de gênero e divisão sexual do trabalho em produções avícolas no município de Forquilhinha/SC; 2023; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Debora Aparecida Almeida

A divisão sexual do trabalho em cargos de liderança: obstáculos e expectativas para mulheres em Santa Catarina/Brasil e Granada na Espanha; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Luiz Messias de Souza Neto

Micro e pequenas empresas do setor de vestuário nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais ante as políticas industriais dos governos Lula e Dilma; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Michele Domingos Schneider

Novos mercados e tendências tecnológicas na produção de alimentos em Santa Catarina e no Brasil; 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNIEDU/FUMDES; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Elizabeth Macedo Fagundes

La pedagogía de la alternancia en la educación del campo: un estudio de caso en el curso de técnico en agroecología de la Casa Familiar Rural Vitor Mariano Castro, Pitanga, Paraná ? Brasil (2016- 2018); 2022; Tese (Doutorado em FACULTAD DE HUMANIDADES Y CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN ? FAHC) - Universidad Nacional de La Plata, ; Coorientador: Dimas de Oliveira Estevam;

ANDRESSA CARDOSO DE JESUS

A percepção dos associados da cooperativa de crédito Sul Catarinense perante as instituições financeiras; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em MBA Gestão em Cooperativismo) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Ricardo Medeiros Laurentina

Endomarketing: comunicação voltada para o cliente interno; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação para o megisterio superior) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Henrique Guglielmi

A Percepção (ou Visão) dos Acadêmicos do Curso de Administração da Esucri em Relação às Disciplinas de Economia; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática e Metodologia da Educação Superior) - ESUCRI; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Charles Bortoluzzi

Análise socioeconômica do município de Cocal do Sul/SC no período de 1990-2022: foco na distribuição econômica setorial; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Alan Borges Barros

Impactos da Covid-19 no mercado de trabalho de Criciúma - SC; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Ruan Barbosa Ferreira

Uma análise dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no setor de comércio e serviços de Araranguá entre 2010-2019; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Vinicius Matinhago Cadorin

Empresas familiares: a importância de um planejamento sucessório; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rui Ghedin

Cooperativismo médico no mercado de saúde suplementar em Santa Catarina; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Engrácia Vulo Paulo

Políticas públicas de acesso a energia elétrica das famílias de baixa renda em Angola; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Davi Inácio Nazário

A participação do poder legislativo nas finanças públicas do município de Içara/SC; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Paloma Candiotto Rocha

Desigualdade social e políticas compensatórias de renda: o Programa Bolsa Família no município de Siderópolis-SC; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Jaqueline Fortuna

Divisão sexual do trabalho nas unidades prisionais femininas do Sul de Santa Catarina; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Mikaela Fenali Corrêa

O cooperativismo e desenvolvimento socioeconômico no município de Turvo/SC, durante os anos 2005-2018; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Fernanda Fermo Bif

A contribuição socioeconômica da Cooperativa da Agricultura e pesca familiar de Içara (Coopafi) para unidades de produção familiares; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Samoel Benedet Citadin

Aspectos sociais e econômicos do turismo no município de Praia Grande/SC; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Jeferson Tenfen

Impactos socieconômicos da produção leiteira para o município de Rio Fortuna/SC; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rosana Martinello Cechinel

A trajetória do gasto público federal com saúde no Brasil de 2000 A 2018; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Patrícia Jovita Domingos Miguel

Cooperativismo e desenvolvimento rural em Angola: o caso do município de Cacula /Província da Huíla; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Eliane Domingas Massala Damião

Distribuição e aplicação de recursos na promoção de políticas públicas de habitação em Angola, no período de 2009 ? 2017; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Emanuel Agostinho Manuel Biunda

Análise sobre a arrecadação tributária em Angola, por natureza econômica, no período de 2007-2017; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Marta da Conceição Binza Quilobo

A comercialização informal de produtos hortícolas no mercado do Catinton em Luanda; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Vanda Jandira Dala Dos Santos

Políticas públicas para o setor rural em Angola no período 2008-2012; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Max Richard Coelho Verginio

Cooperativismo: estudo comparativo do mercado formal de trabalho entre cooperativas e não-cooperativas no extremo sul catarinense de 2006 a 2015; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rod Romano

Os aspectos determinantes do desenvolvimento socioeconômico em Bom Jardim da Serra/SC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Carolina Burin Magnus

A trajetória do endividamento público do Rio Grande do Sul e os impactos do Plano Real; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Gemima Débora Elles Gime

Os pontos de estrangulamentos e potencialidades do setor agrícola de Angola no período recente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Larissa Dondossola Brovedan

Aplicação dos recursos públicos no período de 2003-2015: um estudo do município de Morro Grande/SC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Jackson Darolt

Crescimento e desenvolvimento socioeconômico no município de Maracajá/SC (2002-2012); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Bruna Constant Evaldt

Os efeitos da nota fiscal eletrônica para os rizicultores de Torres (RS); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Lore Hellen da Boit Nicoleit

Aspectos socioeconômicos da rizicultura para os municípios de Jacinto Machado, Meleiro e Turvo, nos anos de 2004 a 2013; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

José Rodrigo Penteado Pires

Mercado de trabalho brasileiro: a geração de emprego e seus resultados a partir da implementação de políticas públicas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Juliana Vasconcelos Cardoso

A relevância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na composição da renda dos agricultores familiares no município de Içara ? SC, cooperados da COOPAFI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Franciele de Fátima da Rocha Medeiros

A inserção de jovens rurais no mercado de trabalho não agrícola: um estudo dos/as jovens do município de Maracajá/SC; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Stefano Mattei Inácio

Limites e possibilidades do crescimento econômico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Renata Backes Tiscoski

Perspectivas e tendências sobre a participação do cidadão na administração pública; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Dênis Feltrin

A trajetória da modernização do setor orizícola no município de Turvo/SC e suas atuais perspectivas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Keite Weber Laurindo

Desenvolvimento Regional em Santa Catarina: estudo de caso sobre A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Cristina Pierini de Lucca

O pregão eletrônico e os impactos para a economia do setor público: estudo de caso do INSS de Criciúma/SC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rafaela Brembati

A relação entre os pressupostos da economia solidária com a prática nas cooperativas descentralizadas ou virtuais: estudo de caso da Cooperativa Nosso Fruto de Criciúma - SC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Dionatam Damiani Rodrigues

A Cooperja como fator de desenvolvimento social e econômico no município de Jacinto Machado-SC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Jessica Bernardo Trombim

A produção de arroz no município de Forquilhinha e as expectativas sobre o futuro do setor na visão dos agricultores; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

André Scholl de Alemeida

Metodologia e Filosofia da economia política: revisão genealógica e metodológica crítica do pensamento em Marx; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rossandra Oliveira Maciel

A inserção da Previdência Social Rural na vida dos idosos residentes no campo do município de Forquilhinha - SC; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Wagner Padoin

Estudo da viabilidade de implantação da modalidade de licitação pregão eletrônico em pequenos municípios: o caso da prefeitura municipal de Morro da Fumaça-SC; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Tiago Pereira Jorge

Características econômicas e sociais da região da AMESC: uma análise entre o rural e o urbano; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Aline Formentin de Souza

Análise da motivação dos funcionários concursados e comissionados da prefeitura municipal de Criciúma - SC; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Camila Bortolotto Spillere

Análise da (des) motivação dos servidores públicos da Secretaria do Sistema Econômico no desempenho de suas atribuições na prefeitura municipal de; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Jádna Bilésimo Biz

O processo de modernização da cultura de arroz no município de Turvo - SC; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rui Leandro Cêm e Silveira da Costa

Representatividade da Angola na balança comercial brasileira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

MARIANA BRUNEL DAL PONTE

Estudo sobre o desenvolvimento socieconômico do município de Içara - SC: período de 1999 a 2009; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

FLÁVIO PATRICIO AFONSO ANTONIO

Estudo da Geografia Econômica para o Planejamento de Angola; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

ANDERSON MIGUEL PINTO

Redução de Vereadores: impacto nas despesas com pessoal da Câmara Municipal de vereadores de Criciúma-SC; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Fernando Copetti

Política salarial do Brasil: a trajetória do setor público; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Kátia Silva

A trajetória dos Portos no Brasil: um estudo de caso do Porto de Imbituba ? SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Ismael Pereira Gomes

O transporte coletivo no Brasil: o dilema entre automóveis e ônibus; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Juliana Marcolino

Cooperativa Virtual: o caso da Coofanove de Nova Veneza/SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Camila Bez Batti

A Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) na perspectiva da Economia Solidária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Gean Albino Duarte

O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS MARGINALIZADAS: O ESTUDO DO CASO DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO - SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Júlio César de Oliveira

OS REFLEXOS NA ECONOMIA DE UM PEQUENO MUNICÍPIO A PARTIR DA INSTALAÇÃO DE UMA GRANDE EMPRESA AGROINDUSTRIAL: O ESTUDO DO CASO DO MUNÍCIO DE MORRO GRANDE/SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Fábio Fontanella

A INDÚSTRIA MADEREIRA COMO PARTE INTEGRANTE DA ECONOMIA LAUROMULLENSE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Gabriel Felício Villain

ESTUDO DAS IDEOLOGIAS E CONJUNTURAS RESPONSÁVEIS PELO SISTEMA POLÍTICO NACIONAL SOCIALISMO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

ANA PAULA MACCARI

Estudo das contas públicas do municipio de Morro da Fumaça/SC nas gestões de 2001 - 2004 e 2005 -2008; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Luciano Novak Inácio

Análise do sistema de crédito rural para agricultura familiar no município de Içara; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Mariana Schlickann

Gasto público direcionado a educação no municipio de Crciúma; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

João Barbosa

A virtualização da moeda: das transações mercantis as transações; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Edson Luiz Farias

Um perfil recente do segmento calçadista no municipio de Sombrio: sua evolução e suas perspectivas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Clóvis Pelegrin da Silva

A prefeitura municipal de Criciúma nos caminhos da inovação tecnológica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Francis Stopassoli

A evolução da dívida pública brasileira no período pós-real; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Natália de Melo Herr

A Casa Familiar Rural de Armazém como instrumento de melhoria da qualidade de vida; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Edianez Possoli de Souza

A implantação do Simples Nacional e seus efeitos para as empresas e para o setor público; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Moacri Laerte Milanez

O setor metal-mecânico do município de Nova Veneza e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico local; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Raquel Bettiol Casagrande

Estudo sobre a possibilidade da reativação das pequenas agroindústrias canasvieiras em Jacinto Mchado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Josiane Recco Tramontin

O mundo rural e urbano na perspectiva da juventude rural no município de Jacinto Machado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

CHEILA DE OLIVEIRA PEREIRA

Receitas Públicas Municipais, com Enfoque a Arrecadação própria de Sombrio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

JUCÉLIA SANGALETTI

O Equilíbrio Orçamentário e Finaceiro entre Receitas Públicas no Município de Treviso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Jaison Velho

O Impacto Econômico e Social do Turismo Rural no Município de São José dos Ausentes- RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Joseane Cipriano

Análise de Crédito e do Indice de Inadimplência no Comércio Varejista de Morro da Fumaça; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Ricardo Medeiros

Negros no Mercado de Trabalho Brasileiro: Grande Contribuição x Predominante Discriminação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Carlos Roberto Roncaglio

A Evolução do Setor de Serviços no Brasil após o Ano de 1994; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Denise Spilere Pisoni Nunes

A Formação Superior como Instrumento de Ascensão Social: Um Estudo de Caso dos Egressos do Curso de Economia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Charlene Piva Mosarle

As Diferenças Salariais entre Gênero no Mundo do Trabalho em Criciúma-SC: Nos anos 1990- 2003; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Reginaldo Costa

Orçamento Participativo em Criciúma; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Ana Paula Ferreira Ronchi

Análise da Importância da Rádio Eldorado para Criciúma e Região na Visão dos Patrocinadores; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Patricia Fritzen

Uma Análise da Inadimplência no Comércio Varejista do Município de Siderópolis na Visão dos Empresários; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Gabriela Miguel de Medeiros

A relação entre trabalho decente e trabalho formal em cooperativas no Sul Catarinense; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Jaqueline Fortuna

Inovações na produção de leite no Sul de Santa Catarina; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Mônica da Rosa Mendonça

Estudos interdisciplinares sobre cooperativas descentralizadas em contextos rurais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Max Richard Coelho Verginio

O trabalho formal nas cooperativas do sul catarinense; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Vanda Jandira Dala Dos Santos

Os desafios da inserção formal de agricultores familiares ao mercado: um estudo sobre o sul catarinense; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Suelen Darabas Ronçani

As transformações na agricultura familiar: as experiências das cooperativas descentralizadas no sul de Santa Catarina  Brasil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Fernando Lidório Maria

Estudar as relações de trabalho numa perspectiva de gênero na produção de leite dos/as cooperados/as das Cooperativas de agricultores familiares na região sul catarinense; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Naiane Ramos Cardoso

Estudar as Cooperativas de produção de leite da Região sul de Santa Catarina; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Carla Spillere Busarello

Analisar os espaços de comercialização de produtos das cooperativas rurais descentralizadas (ou virtuais); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Carla Spillere Busarello

Analisar os impactos econômicos e sociais da Previdência Social Rural nos municípios da Amrec; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Daiane Fernandes Felipe

Estudar as experiências de Cooperativas Virtuais da Região da Amrec; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Rossandra Oliveira Maciel

Analisar os impactos econômicos e sociais da Previdência Social Rural na manutenção dos/as agricultores/as familiares no campo nos municípios da Amrec; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Daiane Fernandes Felipe

A formação como instrumento para o empreendedorismo do jovem do campo: o caso dos jovens egressos da CFR de Armazém - SC; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Francine Nazário da Silva

A formação como instrumento para o empreendedorismo do jovem do campo: o caso dos jovens egressos da CFR de Armazém - SC; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Clayton Nunes Silva

O papel da família na emancipação do jovem rural numa perspectiva interdisciplinar: a experiência do CEDEJOR; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Max Richard Coelho Verginio

O mercado formal de trabalho entre cooperativas e não-cooperativas no extremo sul catarinense; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Patrícia Jovita Domingos Miguel

Ações para fortalecimento da Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-Unesc); 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Giovana Coral Lanzarini

Ações para continuidade da Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-UNESC); 2016; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Giovana Coral Lanzarini

Ações para fortalecimento da Feira de Economia Solidária da Unesc (Fes-Unesc); 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Josiane Brognolli

Ações para fortalecimento da Feira de Economia Solidária da Unesc (Fes-Unesc); 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

André Schol Almeida

Redes, Agricultura familiar, cooperativismo descentralizado, Desenvolvimento rural; 2012; Orientação de outra natureza; (Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

LIARA DARABAS RONÇANI

Apoiar e desenvolver ações para fomentar a formação de rede colaborativa entre as Cooperativas Virtuais na Região da Amrec; 2012; Orientação de outra natureza; (Economia) - UNESC; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Daniel Coral

Ações de extensão em Economia Solidária como forma de emancipação e autonomia de jovens do campo e familiares; 2010; Orientação de outra natureza; (Marketing) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Renata Tiscoski

Ações de extensão em Economia Solidária como forma de emancipação e autonomia de jovens do campo e familiares; 2010; Orientação de outra natureza; (Administração) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Keite Weber Laurindo

Ações de extensão em Economia Solidária como forma de emancipação e autonomia de jovens do campo e familiares; 2010; Orientação de outra natureza; (Economia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Dimas de Oliveira Estevam;

Produções bibliográficas

  • MUZEKA, DANIELI CRISTINA DE SOUZA ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA . Estratégias de desenvolvimento regional: proposta nacional a formação de assentamento de população no Extremo Sul Catarinense. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e3843-24, 2024.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; CORREA, M. F. ; VERGINIO, M. R. C. . Cooperativismo e geração de trabalho no município de Turvo/SC. REVISTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS , v. 10, p. 1-29, 2024.

  • ZANELATTO, JOÃO HENRIQUE ; RECH SALIB, GABRIELA ; DE OLIVEIRA ESTEVAM, DIMAS . Motivações para migrar: as redes sociais e o processo decisório do migrante contemporâneo. INTERAÇÕES , v. 25, p. e2534133-13, 2024.

  • DUMINELLI, M. V. ; SALVARO, G. I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Trabalho produtivo e reprodutivo em produções avícolas no município de Forquilhinha­-SC: uma análise de gênero e divisão sexual do trabalho. Revista latino-americana de Geografia e Gênero , v. 15, p. 24-48, 2024.

  • JULIANO, J. C. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . O desenvolvimentismo Norte-Americano. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 197-217, 2023.

  • DUMINELLI, M. V. ; SALVARO, G. I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Avicultura e Sistemas Integrados: Cenário Brasileiro e Catarinense da Produção de Aves. DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM DEBATE , v. 1, p. 137-151, 2023.

  • JACQUES, C. G. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . O perfil dos/as consumidores/as da feira de economia solidária da Universidade do Extremo Sul Catarinense ?UNESC. REVISTA CARIBEÑA DE CIENCIAS SOCIALES , v. 12, p. 527-541, 2023.

  • CANEVER, D. T. ; SALVARO, G. I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Relações de trabalho e de gênero na produção de tabaco em um município de Santa Catarina. INTERAÇÕES , v. 24, p. 621-634, 2023.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. . Entre a casa e a sala de ordenha: a dupla jornada de trabalho de mulheres na produção leiteira no sul catarinense. Revista Cadernos de Gênero e Tecnologia (UTFPR) , v. 16, p. 108-121, 2023.

  • JACQUES, CAROLINE ; DE OLIVEIRA ESTEVAM, DIMAS . CONTRIBUIÇÃO DE PAUL SINGER PARA A TEORIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA. P2P & INOVAÇÃO , v. 9, p. 40-54, 2023.

  • DE SOUZA, RAYANE LAYRA ; ZANELATTO, JOÃO HENRIQUE ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; DA COSTA, LUCAS DE CASTRO ITAPOAN . A fumicultura brasileira e catarinense: da diminuição do mercado interno ao crescimento do externo. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 11988-12006, 2023.

  • JACQUES, CAROLINE DA GRAÇA ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; BOZZANO, GABRIEL DE SOUZA . A TRAJETÓRIA DA COOPERATIVA PRIMA DO RIO MAIOR DE URUSSANGA ESTADO DE SANTA CATARINA. Revista Catarinense de Economia , v. 6, p. 73-81, 2023.

  • VISINTIN, F. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Cooperativismo e a gestão social democrática como forma de desenvolvimento socioeconômico. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 13444-13445, 2023.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BITTENCOURT, I. ; MARINS, L. M. ; SOUVERAL, J. C. ; JACQUES, C. G. . FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA UNESC EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19:. REVISTA DE EXTENSÃO , v. 8, p. 1-14, 2023.

  • JACQUES, C. G. ; MARINS, L. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . SAÚDE MENTAL DO(A) TRABALHADOR(A) E ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E RECONHECIMENTO SOCIAL NO EXTREMO SUL CATARINENSE. Revista do Edicc , v. 9, p. 1-10, 2023.

  • GRIMM, S. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. . Protagonismo feminino no meio rural: as mulheres da cooperação no sul de Santa Catarina ? Brasil. REVISTA ÁRTEMIS , v. XXXIII, p. 198-216, 2022.

  • GRIMM, S. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A divisão sexual do trabalho em unidades de produção familiar de uma cooperaƟ va organizada por mulheres rurais. MULTITEMAS (UCDB) , v. 27, p. 5-27, 2022.

  • MIGUEL, PATRÍCIA JOVITA DOMINGOS ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; VIRGINIO, MAX RICHARD COELHO . COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO RURAL EM ANGOLA: O CASO DO MUNICÍPIO DE CACULA /PROVÍNCIA DA HUÍLA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 2, p. 893-922, 2022.

  • DE SOUZA, DANIELI CRISTINA ; DE OLIVEIRA ESTEVAM, DIMAS . PANORAMA DOS ASSENTAMENTOS RURAIS EM SANTA CATARINA. REVISTA GRIFOS , v. 30, p. 267-291, 2021.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. ; JACQUES, C. G. . Trabajo decente y cooperativismo en Brasil. Revista del Centro de Estudios de Sociología del Trabajo , v. 13, p. 07-30, 2021.

  • SOUZA, DANIELI CRISTINA DE ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; GIANEZINI, KELLY . Interlocuções formativas contidas nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas/Agrárias no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 6, p. 1-27, 2021.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . A diversidade do cooperativismo brasileiro e catarinense. Revista Catarinense de Economia , v. 1, p. 72-93, 2020.

  • JACQUES, C. G. ; VERGINIO, M. R. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Cooperativismo: Geração de empregos formais em cooperativas no Brasil e Trabalho Decente. DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO EM DEBATE , v. 6, p. 34-55, 2020.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Celso Furtado e a formação de economistas. Revista Catarinense de Economia , v. 3, p. 4-22, 2020.

  • AZEVEDO, P. ; LEMOS, D. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; VIEGA, T. ; FURNALETT, B. ; SONZA, L. ; SOARES, G. ; GAMA, M. E. C. ; FLORIANO, J. ; ROCHA, T. C. . Ações de internacionalização das atividades das universidades catarinenses: ensaio introdutório. Revista Catarinense de Economia , v. 4, p. 164-204, 2020.

  • DORREGAO, V. V. ; SALVARO, GIOVANA ILKA JACINTO ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA . Contribuições da atividade leiteira para o desenvolvimento rural e para a reprodução da agricultura familiar em um município do sul catarinense. INTERAÇÕES , v. 22, p. 973-985, 2019.

  • SCHLICKMANN, F. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Políticas públicas de eletrificação rural no Brasil: a trajetória da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero/SC. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 1, p. 1-13, 2019.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . La formación del profesional en Ciencias Económicas en Brasil. Revista Catarinense de Economia , v. 03, p. 16-36, 2019.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. ; JACQUES, C. G. . O desafio da gestão democrática em organizações cooperativas no sul catarinense. Otra Economia Revista Latinoamericana de Economía Social y Solidaria , v. 12, p. 69-79, 2019.

  • JACQUES, C. G. ; VERGINIO, M. R. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . The Connection between Cooperativism and Decent Work. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 7, p. 678-688, 2019.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; JACQUES, C. G. . A fronteira entre o mercado (in)formal de produtos da agricultura familiar no sul de Santa Catarina - Brasil. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 28493-28500, 2019.

  • FABRIS, F. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; RABELO, G. ; SALVARO, Giovana I. J. . Familiar Agriculture Institutional Purchasing Programs: A Study Focused on Criciuma County, Brazil. JOURNAL OF BUSINESS AND ECONOMICS , v. 10, p. 944-953, 2019.

  • GONCALVES, J. P. ; GIANEZINI, M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Políticas sociais habitacionais rurais no extremo sul de Santa Catarina. Revista de Politica Públicas da UFMA , v. 22, p. 565-595, 2018.

  • WESTRUP, M. N. ; CAMILO, S. P. O. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Dominância de membros tomadores ou poupadores de recursos nas cooperativas de crédito e o desempenho: análise sob a ótica da teoria de agência. NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia , v. 8, p. 27-42, 2018.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. ; SANTOS, V. J. D. . Os desafios da inserção formal de produtos da agricultura familiar no mercado. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE) , v. 23, p. 261-281, 2018.

  • ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; SANTOS, M. J. . The trajectory of the Common Agricultural Policy and its impact on portuguese agriculture following accession to the European Union. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 08, p. 19500-19510, 2018.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SANTOS, M. J. . The challenges of concentration in the agricultural product supply chain: a study of Producer Organizations in Portugal. Revista Catarinense de Economia , v. 5, p. 208-218, 2018.

  • SALVARO, GIOVANA ILKA JACINTO ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA . CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NA AGRICULTURA FAMILIAR DO SUL CATARINENSE. Revista Catarinense de Economia , v. 3, p. 146-160, 2017.

  • SALVARO, GIOVANA ILKA JACINTO ; QUADROS, SAMANTHA MACIEL DE ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA . PROJETOS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA. Psicologia & Sociedade (Online) , v. 28, p. 309-319, 2016.

  • ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA . Feira de economia solidária da UNESC (FES-UNESC): espaços coletivos de trocas de sabores e saberes. Revista Catarinense de Economia , v. 3, p. 83-92, 2016.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BIZ, J. B. ; SALVARO, G. I. J. . A trajetória de modernização da cultura do arroz no município de Turvo ? Santa Catarina, Brasil. AGROALIMENTARIA (CARACAS) , v. 22, p. 135-150, 2016.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; SALVARO, G. I. J. . O processo de construção da feira de economia solidária da Unesc (FES-Unesc). Cataventos , v. 1, p. 222-242, 2016.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; SALVARO, G. I. J. . O custo operacional das cooperativas descentralizadas da região sul de Santa Catarina. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online) , v. 20, p. 36-46, 2015.

  • ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; SALVARO, GIOVANA ILKA JACINTO ; BUSARELLO, CARLA SPILLERE . Espaços de produção e comercialização da agricultura familiar: as cooperativas descentralizadas do Sul Catarinense. Revista Catarinense de Economia , v. 16, p. 289-299, 2015.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BREMBATI, R. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; SALVARO, Giovana I. J. . Cooperativa Nosso Fruto e economia solidária: aprendizados e desafios. Otra Economía , v. 9, p. 249-258, 2015.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. ; MACIEL, R. O. ; RONÇANI, L. D. . Educação do campo: a trajetória das casas familiares rurais em Santa Catarina - avanços e desafios da experiência. Revista Electrónica de Investigación y Docencia , v. 11, p. 29-48, 2014.

  • SALVARO, GIOVANA ILKA JACINTO ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; FELIPE, DAIANE FERNANDES . Mulheres em cooperativas rurais virtuais: reflexões sobre gênero e subjetividade. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso) , v. 34, p. 390-405, 2014.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; JORGE, T. P. ; SALVARO, GIOVANA ILKA JACINTO . Características socioeconômicas da Região do Extremo Sul Catarinense: uma análise entre o rural e o urbano. Revista NECAT , v. 3, p. 31-56, 2014.

  • BUSARELLO, C. S. ; WATANABE, M. ; MUELLER, R. R. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Microempreendedor individual e cooperativas rurais descentralizadas: complementaridade e discrepâncias à luz da agricultura familiar. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O ENVELHECIMENTO , v. 8, p. 143-160, 2014.

  • MACIEL, Rossandra ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. ; BUSARELLO, C. S. . A relação entre a Previdência Social Rural e a permanência dos/as idosos/as no campo residentes nos municípios da região da Amrec ? Associação dos Municípios da Região Carbonífera. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento , v. 19, p. 621-638, 2014.

  • ZILLI, J. C. ; SPILLERE, M. E. A. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; PIERI, R. . Sucessão familiar: um enfoque na terceira geração de uma indústria metalúrgica do Sul de Santa Catarina. Conhecimento Interativo , v. 8, p. 66-86, 2014.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, Rossandra ; RONÇANI, Liara D. . Desenvolvimento rural através da educação do campo e do cooperativismo não patrimonial: o caso da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Rio Capivari ? Cooperrica. Sociedade e Desenvolvimento Rural , v. 7, p. 16-30, 2013.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, R. O. ; RONÇANI, L. D. . Cooperativismo Não Patrimonial e desenvolvimento regional: a criação da Cooperrica. RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico , v. 15, p. 134-142, 2013.

  • CASAGRANDE, D. P. ; SALVARO, Giovana I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Projetos profissionais de jovens universitários/as que residem no meio rural: estudo de caso dos/as jovens do município de Meleiro, SC. Interações (UCDB) , v. 13, p. 261-271, 2012.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; BUSARELLO, R. J. . Cooperativas rurais não-patrimoniais (ou virtuais) e o difícil caminho da formalidade: o caso dos agricultores familiares da região sul do estado de Santa Catarina. REDD - Revista Espaço de Diálogo e Desconexão , v. 5, p. 1-19, 2012.

  • JUNKES, A. ; ZILLI, J. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SANTOS, M. H. S. . A gestão portuária na movimentação de cargas conteinerizadas via porto de São Francisco do Sul ?Santa Catarina. REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CRICIÚMA) , v. 10, p. 33-47, 2012.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; KULKAMP, R. . Estudo do caso da Cooperativa de Produção Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Forquilhinha ? SC (COONAFOR). Sociedade e Desenvolvimento Rural , v. 5, p. 33-58, 2011.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MARCOLINO, Juliana ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; MADEIRA, K. . Cooperativismo Virtual: o caso da Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (COOFANOVE), em Santa Catarina. Cadernos de Ciência & Tecnologia , v. 2, p. 485-507, 2011.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; MACIEL, Rossandra ; RONÇANI, L. D. . Ações de extensão em economia solidária como forma de emancipação e autonomia de jovens do campo e familiares. REVISTA TÉCNICO-CIENTÍFICA (IFSC) , v. 1, p. 1-1, 2011.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A Alternância na formação do jovem rural. Marco Social (Rio de Janeiro) , v. 07, p. 26-31, 2005.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; COLOSSI, N. . Casas Familiares Rurais: uma aletrnativa para a formação de jovens agricultores. Revista de Administração (URI. Frederico Westphalen) , v. 2, p. 15-42, 2003.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SANTOS, M. J. ; JACQUES, C. G. ; SEABRA, F. M. H. . Responsabilidade Social e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Conexões e Diálogos. 1. ed. Criciúma: Ediunesc, 2021. v. 100. 156p .

  • GONCALVES, J. P. ; GIANEZINI, M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Habitação Rural e Desenvolvimento: políticas habitacionais e gestão social no extremo sul de Santa Catarina. 1. ed. Riga: Novas Edições Acadêmicas/OmniScriptum Publishing, 2018. v. 1. 77p .

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; FABRIS, T. R. (Org.) . Ensaios sobre a Economia Sul Catarinense - Volume III. 1. ed. Criciúma: Editora da Unesc, 2017. v. 200. 306p .

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LINS, H. N. (Org.) . A descentralização das ações públicas em debate: contornos da problemática e experiências catarinenses. 1. ed. Florianópolis - SC: Editora Insular, 2016. v. 1. 232p .

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MIOR, L. C. (Org.) . Inovações na agricultura familiar: as cooperativas descentralizadas em Santa Catarina. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2014. v. 1000. 296p .

  • ZANELATTO, J. H. (Org.) ; ESTEVAM, Dimas de O. (Org.) . Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional: Ensaios Temáticos em Ciências Sociais Aplicadas. 1. ed. Criciúma - SC: Editora da Unesc, 2013. v. 500. 182p .

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; GOULART, Patrícia M. (Org.) . Economia Solidária no Sul Catarinense: ações e perspectivas. 1. ed. Criciúma - SC: Ediunesc, 2013. v. 500. 295p .

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Casa Familiar Rural: a formação com base na Pedagogia da Alternância - Segunda Edição Revista, Ampliada e atualizada. 2. ed. Florianópolis - SC: Insular, 2012. v. 1000. 232p .

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Casa Familiar Rural: a formação com base na Pedagogia da Alternância. 1. ed. Florianópolis-SC: Insular, 2003. v. 500. 126p .

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Cenários para o século XXI - seminário da AMESC 15 anos. 1. ed. Florianópolis - SC: Editora da UFSC, 1996. v. 500. 198p .

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LOCATELLI, A. P. . Transformação editorial da Ediunesc: novos selos e a ampliação do acesso à publicação. In: Antonio Marcos Myskiw Carlos Alberto Gianotti Rosane Natalina Meneghetti Valdir Prigol (Orgs.). (Org.). Editoras universitárias do Brasil meridional : memórias e reflexões. 1ed.Chapecó: Argos, UFFS, 2025, v. 1, p. 138-150.

  • SOUZA, D. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A trajetória da Cooperativa de Irrigação de Jacinto Machado (COOIJAM) e as relações com as Políticas Nacionais de Desenvolvimento Regional. In: Benilson Borinelli, Rogério Santos da Costa, Gilnei Machado. (Org.). Água: Gestão, conflitos e desigualdades. 1ed.Criciúma: UNESC, 2024, v. 1, p. 47-79.

  • ALMEIDA, D. A. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; VIEIRA, R. S. . Desempenho dos hospitais no enfrentamento à Covid-19 em Santa Catarina por meio do método da Análise Envoltória de Dados (DEA). In: Reginaldo de Souza Vieira ... [et al.]. (Org.). Temas em direito sanitário & saúde coletiva. 1ed.Curitiba/PR: Íthala, 2023, v. 1, p. 177-251.

  • CRUZ, K. M. ; JACQUES, C. G. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Cicloturismo e paisagem a partir do município de Nova Veneza (Santa Catarina, Brasil). In: Nilzo Ivo Ladwig, Juliana Debiasi Menegasso. (Org.). Áreas protegidas e turismo. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena, 2022, v. 1, p. 177-189.

  • GRIMM, S. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Trabalho cooperativo e emancipação de mulheres no sul do estado de Santa Catarina ? Brasil. In: Elisandra Forneck, Leandro Mayer e Gilvane Kern. (Org.). Cooperativismo e associativismo em Santa Catarina no contexto da imigração alemã para o sul do Brasil. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2022, v. 1, p. 252-266.

  • ALMEIDA, D. A. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Muito além das castanholas: trabalho formação, e ocupação das mulheres espanholas. In: Nikolas Corrent. (Org.). Ciências sociais aplicadas: Estado, organizações e desenvolvimento regional 2. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena, 2022, v. 2, p. 158-175.

  • ALMEIDA, D. A. ; ESTEVAM, Dimas de O. . MULHERES, GÊNERO E A INFLUÊNCIA DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS NO AMBIENTE DO TRABALHO. OPEN SCIENCE RESEARCH IX. 1ed.Guarujá-SP: científica digital, 2022, v. 1, p. 1490-1504.

  • Pereira, Adriana Toledo ; Santos, Maria João ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA . Styles of Leadership and Perceptions of Corporate Social Responsibility. In: MACHADO, Carolina Feliciana; DAVIM, J. Paulo. (Org.). Sustainable Management for Managers and Engineers. 1ed.London/UK and New Jersey/USA: Wiley, 2021, v. 1, p. 89-107.

  • JACQUES, C. G. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SANTOS, M. J. . Resíduos sólidos orgânicos na economia circular: um estudo de caso da Adubooo de Criciúma/SC, Brasil. In: Ferreira, José Maria Carvalho. (Org.). Economia Circular e Sustentabilidade. 1ed.Lisboa: Clássica Editora, 2021, v. 1, p. 105-120.

  • MONTEFUSCO, C. ; SANTOS, M. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Catadores de Materiais Recicláveis no Brasil: entre o protagonismo e a estigmatização social. In: Ferreira, José Maria Carvalho. (Org.). Economia Circular e Sustentabilidade. 1ed.Lisboa: Clássica Editora, 2021, v. 1, p. 247-258.

  • JACQUES, C. G. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SANTOS, M. J. ; SEABRA, F. M. H. . Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social das Organizações. In: Dimas de Oliveira Estevam, Maria João dos Santos, Caroline da Graça Jacques, Fernando Miguel Henriques Seabra. (Org.). Responsabilidade Social e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Conexões e Diálogos. 1ed.Criciúma: Ediunesc, 2021, v. 1, p. 19-30.

  • SOUZA, M. P. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Comparativo na geração de empregos na indústria têxtil nas mesorregiões de Campinas-SP e Vale do Itajaí-SC. In: Auristela Correa Castro. (Org.). Administração: princípios de administração e suas tendência. 1ed.: Editora Científica, 2021, v. 2, p. 375-388.

  • MONTEFUSCO, C. ; SANTOS, M. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . The Activities of Recyclable Material Pickers in Brazil and Building Circular Economy Strategies. In: Carolina Machado; J. Paulo Davim. (Org.). Circular Economy and Engineering: A New Ecologically Efficient Model. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020, v. 1, p. 1-12.

  • VISINTIN, F. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A Importância da pesquisa interdisciplinar no estudo sobre o desenvolvimento socioeconômico das cooperativas agropecuárias na Região da AMESC. In: Silvio Parodi Oliveira Camilo. (Org.). Desenvolvimento e Gestão social:Ensaios, proposições e intensões de pesquisa. 1ed.Curitiba: Brazil Publisching, 2020, v. 1, p. 27-39.

  • UGGIONI, H. P. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; FABRIS, T. R. . Receitas tributárias próprias, com ênfase no ISSQN, nos principais municípios catarinense: um enfoque no município de Criciúma. In: Dimas de Oliveira Estevam e Thiago Rocha Fabris. (Org.). Ensaios Sobre a Economia Sul Catarinense - Volume III. 1ed.Criciúma: Editora da Unesc, 2017, v. 1, p. 141-163.

  • ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; BREMBATI, R. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; SALVARO, G. I. J. . Las premisas de la Economía Solidaria y sus aprendizajes: estudio de caso de la Cooperativa Nuestro Fruto de Criciúma ? SC ? Brasil. In: GUDIÑO, Maria E. e MAFFET, Gloria. (Org.). Interculturalismo y territorio: Ejes fundamentales de la Economía Social y Solidaria. 7ed.Mendoza-Argentina: Ediunc, 2017, v. 1, p. 187-199.

  • LAURINDO, K. W. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Descentralização em Santa Catarina: estudo da 36a SDR de Braço do Norte/SC. In: Dimas de Oliveira Estevam; Hoyêdo Nunes Lins. (Org.). A descentralização das ações públicas em debate: contornos da problemática e experiências catarinenses. 1ed.Florianópolis/SC: Editora Insular, 2016, v. 1, p. 181-204.

  • GONCALVES, J. P. ; GIANEZINI, M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Políticas Sociais no meio rural: proposta de ações para cooperativas habitacionais no extremo sul catarinense. In: Kelly Gianezini; Paulo José Libardoni. (Org.). Estudos contemporâneos em ciências jurídicas e sociais. 1ed.Curitiba/PR: Editora CRV, 2016, v. 3, p. 167-185.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BUSARELLO, CARLA SPILLERE . Espaços de comercialização de produtos das Cooperativas Descentralizadas da AMREC. In: COELHO, Gisele, S. C.; CERETTA, Luciane, B.; VIEIRA, Reginaldo S.. (Org.). Temas Contemporâneos em Pesquisa. 1ed.Curitiba/PR: Multideia, 2016, v. 2, p. 35-48.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. . Trajetória do Grupo de Pesquisa e Extensão Interdisciplinar em desenvolvimento Socioeconômico, Agricultura Familiar e Educação do Campo (GIDAFEC). In: Daniel Ribeiro Preve, Miguelangelo Gianezini, Rafael Rodrigo Mueller. (Org.). Temas Contemporâneos em Pesquisa. 1ed.Curitiba: Multideia, 2016, v. 3, p. 123-131.

  • LANZARINI, Joelcy J. S. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; BATISTA, B. ; PEREIRA, M. C. . Projeto de Extensão na prática: estudo de caso da Feira de Economia Solidária da Unesc. In: PREVE, D R.; SOUZA, I. F.; GUIMARÃES, M. L. F.. (Org.). Práticas e saberes da extensão. 1ed.Curitiba: Multideia, 2015, v. 2, p. 93-110.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; RONÇANI, L. D. . Cooperativas rurais descentralizadas como forma de legalizar a produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar. In: Cristina Keiko Yamaguchi; Melissa Watanabe. (Org.). Temas contemporâneos em Ciências Sociais Aplicadas. 1ed.Criciúma - SC: Ediunesc, 2015, v. 1, p. 225-238.

  • SALVARO, G. I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; Fernandes, Daiane F. . Mulheres e Trabalho Feminino Rural: pesquisa no Banco de Teses da Capes (1987 - 2010). In: Cristina Keiko Yamaguchi; Melissa Watanabe. (Org.). Temas contemporâneos em Ciências Sociais Aplicadas. 1ed.Criciúma - SC: Ediunesc, 2015, v. 1, p. 239-258.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BUSARELLO, C. S. . Os espaços de comercialização de produtos das cooperativas descentralizadas da Amrec. In: Gisele Silveira Coelho Lopes; Luciane Bisognin Ceretta; Reginaldo de Souza Vieira. (Org.). Temas contemporâneos em pesquisa. 1ed.Curitiba: Multideia, 2015, v. 2, p. 49-62.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; BUSARELLO, R. J. . Feiras livres e mercados de proximidades: estudo sobre o perfil dos/as consumidores/as na Região Sul Catarinense. In: Dimas de Oliveira Estevam; Luiz Carlos Mior. (Org.). Inovações na agricultura familiar: as cooperativas descentralizadas em Santa Catarina. 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. 1000, p. 161-186.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. ; RONÇANI, Liara D. ; BUSARELLO, C. S. . Cooperativas descentralizadas: (re)conectando pessoas, produtos e o lugar em cadeias curtas de produção e comercialização. In: Dimas de Oliveira Estevam; Luiz Carlos Mior. (Org.). Inovações na agricultura familiar: as cooperativas descentralizadas em Santa Catarina. 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. 1000, p. 261-287.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A contínua descontinuidade administrativa e de políticas públicas. In: João Henrique Zanelatto e Dimas de Oliveira Estevam. (Org.). Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional: Ensaios Temáticos em Ciências Sociais Aplicadas. 1ed.Criciúma - SC: Editora da Unesc, 2013, v. 1, p. 63-78.

  • LANZARINI, Joelcy J. S. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; BUSARELLO, R. J. ; KULKAMP, R. . Cooperativismo e multifuncionalidade no campo: um estudo do caso da Cooperativa de Produtores Agroindustrial Familiares de Forquilhinha (COONAFOR). In: ESTEVAM, Dimas de O.; GOULART, Patrícia, M. (Org.). (Org.). Economia Solidária no Sul Catarinense: ações e perspectivas. 1ed.Criciúma - SC: Editora da Unesc, 2013, v. 1, p. 103-130.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; CORAL, Daniel ; TISCOSKI, Renata . Economia solidária como forma de emancipação e autonomia de agricultores familiares e jovens do campo: o processo de criação da Cooperrica. In: ESTEVAM, Dimas de O.; GOULART, Patrícia, M. (Org.). (Org.). Economia Solidária no Sul Catarinense: ações e perspectivas. 1ed.Criciúma - SC: Editora da Unesc, 2013, v. 1, p. 131-154.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MARCOLINO, Juliana ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; MADEIRA, K. . Cooperativismo virtual ou não patrimonial: o caso da Cooperativa de Produção Agroindustrial de Nova Veneza (COOFANOVE). Economia Solidária no Sul Catarinense: ações e perspectivas. 1ed.Criciúma - SC: Editora da Unesc, 2013, v. 1, p. 155-178.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BATTI, C. B. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; MADEIRA, K. . Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (COOPAFI): na perspectiva da economia solidária. Economia Solidária no Sul Catarinense: ações e perspectivas. 1ed.Criciúma - SC: Editora da Unesc, 2013, v. 1, p. 179-209.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. . A Previdência Social Rural e sua contribuição na manutenção das famílias do campo: um estudo de aspectos socioeconômicos de jovens egressos da CFR de Armazém - SC e de suas famílias. In: VIEIRA, Reginaldo S. & SOUZA, Ismael F.. (Org.). Estado, Política e Direito. 1ed.Criciúma - SC: Unesc, 2013, v. 4, p. 209-236.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . O papel da Casa Familair Rural de Armazém (SC) frente ao desenvolvimento socioeconômico na perspectiva das famílias envolvidas. In: MARTINS GOULARTI, Patrícia; MONTIBELLER FILHO, Gilberto. (Org.). Organizações, Inovações e desenvolvimento: ensaios temáticos em Ciências sociais Aplicadas. 1ed.Criciúma - SC: Editora Unesc, 2011, v. 500, p. 139-162.

  • REBELO, L. M. B. ; COLOSSI, N. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Avaliação da Universidade pela sociedade: o caso do Curso de Administração da Universidade do Amazonas. In: MELO, Pedro A.; COLOSSI, Nélson. (Org.). Cenário da Gestão Universitária na contemporaneidade. 1ed.Florianópolis: Insular, 2004, v. 1, p. 385-399.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A importância da leitura. Jornal A Tribuna, Criciúma, p. 8 - 8, 06 abr. 2017.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A trajetória da Feira de Economia Solidária da Unesc. Jornal da Manhã, Criciúma/SC, p. 04 - 04, 25 jun. 2015.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Dia nacional do livro: do impresso ao digital. Jornal A Tribuna.

  • MUZEKA, DANIELI CRISTINA DE SOUZA ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA . A GÊNESE DO PROGRAMA NACIONAL DE APROVEITAMENTO RACIONAL DE VÁRZEAS IRRIGÁVEIS (PROVÁRZEAS). In: 62º Congresso da SOBER, 2024, Palmas. Anais do 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Palmas: Even3, 2024. v. 62.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; JACQUES, C. G. . A produção agroecológica no Brasil e os desafios da certificação participativa no âmbito da Rede Ecovida. In: II Jornadas Argentinas de Sociologia Rural, 2024, Rosário - Argentina. II Jornadas Argentinas de Sociologia Rural. Rosário, 2024. v. 2. p. 1-16.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; JACQUES, C. G. . A certificação participativa no âmbito da Rede Ecovida no Sul do Brasil. In: XXXIV Congreso Internacional ALAS, 2024, Santo Domingo. Anais do XXXIV Congreso Internacional ALAS. Santo Domingo: Alas, 2024. v. 34. p. 1-10.

  • MACIEL, R. O. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Envelhecimento populacional e a Política Nacional do Idoso: os desafios na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). In: XXXIV Congreso Internacional ALAS, 2024, Santo Domingo. Anais do XXXIV Congreso Internacional ALAS. Santo Domingo: Alas, 2024. v. 34. p. 1-10.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; FRANCISCO, T. H. A. . Responsabilidade Social em Universidade: as mudanças na EDIUNESC. In: Coloquio Internacional de Gestión Universitária - CIGU, 2024, Montevideo - Uruguai. Coloquio Internacional de Gestión Universitária. Montevideo: Coloquio Internacional de Gestión Universitária, 2024. v. 23. p. 1-13.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BOZZANO, G. . A trajetória da cooperativa prima do rio maior de Urussanga estado de Santa Catarina. In: XVI Encontro de Economia Catarinense, 2023, Blumenau/SC. Anais do XVI Encontro de Economia Catarinense. Blumenau: Apec, 2023. v. XVI. p. 1-15.

  • CRISTINA DE SOUZA MUZEKA, DANIELI ; DE OLIVEIRA ESTEVAM, DIMAS . CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E PRODUTIVAS DO ASSENTAMENTO VILA NOVA NO EXTREMO SUL CATARINENSE. In: 61º Congresso da SOBER, 2023, Piracicaba. Anais do 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Piracicaba: Even3, 2023. v. 61.

  • FIORENTIN, R. A. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Do princípio da dignidade da pessoa humana na perspectiva do direito do trabalhador: breve análise do teletrabalho e da terceirização. In: VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos, 2023, Coimbra. Anais de Artigos Completos do VIII CIDHCoimbra 2023. Campinas / Jundiaí: Brasílica / Edições Brasil, 2024, 2023. v. 10. p. 273-281.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . Inter-relações entre a responsabilidade social e o cooperativismo: cooperativas de eletrificação rural no Sul Catarinense (Brasil). In: VI Simposio Internacional de Responsabilidad Social de las Organizaciones, 2023, La Plata - Argentina. Responsabilidad Social de las Organizaciones-RSO : América Latina arma los objetivos de desarrollo sostenible. La Plata: EDULP, 2021. v. VI. p. 467-490.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . Retratos da agricultura familiar no Brasil com base nos Censo Agropecuário de 2006 e 2017. In: 2º Jornadas CEUR - Centro de Estudios Urbanos y Regionales, 2023, Buenos Aires. LIBRO DE ACTAS das 2º Jornadas CEUR. Buenos Aires: Centro de Estudios Urbanos y Regionales (CEUR-CONICET), 2023. v. 2. p. 302-310.

  • GRIMM, S. ; ESTEVAM, Dimas de O. . La Participación Femenina en el Cooperativismo Brasileño y Mundial. In: 33rd World Cooperative Congress, 2023, Seoul, Republic of Korea. Review of International Co-operation. Brussels, Belgium: International Cooperative Alliance, 2023. v. 107. p. 41-53.

  • JULIANO, J. C. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . O Desenvolvimentismo Norte-Americano. In: XV Encontro de Economia Catarinense, 2022, Rio do Sul. Anais do XV Encontro de Economia Catarinense. Criciúma: Apec. v. xv. p. 1-20.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; JACQUES, C. G. ; VERGINIO, M. R. C. . Despovoamento em regiões fronteiriças e o fenômeno da litoralização em Santa Catarina (Brasil) e em Portugal. In: XVII COLÓQUIO IBÉRICO DE GEOGRAFIA, 2022, Salamanca - Espanha. XVII Coloquio Ibérico de Geografía. Nuevas fronteras y nuevos horizontes en la Geografía Ibérica: políticas y transformaciones territoriales. Libro de Actas.. Salamanca - Espanha: Asociación Española de Geografía, 2022. v. XVII. p. 394-403.

  • CRISTINA DE SOUZA, DANIELI ; DE OLIVEIRA ESTEVAM, DIMAS . A TRAJETÓRIA DA COOPERATIVA DE IRRIGAÇÃO DE JACINTO MACHADO (COOIJAM) E AS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS NACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. In: 60º Congresso da SOBER, 2022, Natal. Anais do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Natal: Even3, 2022.

  • JULIANO, J. C. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . 'Passando a boiada?: a Emenda Constitucional no 106. In: V Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales ?Democracia, Justicia e Igualdad?, 2022, Montevidéu. Actas del V Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales. Montevidéu: FLACSO Uruguay, 2022. v. V. p. 126-147.

  • CITADIN, S. B. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. . Aspectos alternativos do uso do espaço rural: o turismo no município de Praia Grande, Santa Catarina, Brasil. In: PAISAGENS CULTURAIS HERANÇAS E DESAFIOS NO TERRITÓRIO (CER) ? Paisagens culturais: heranças e desafios no território, 2021, Ponte de Lima e Sistelo. Paisagens culturais: heranças e desafios no território. Atas do VIII Congresso de Estudos Rurais & VIII Encontro Rural RePort. Lisboa: SPER ? Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, 2021. v. VII. p. 413-430.

  • MARINS, L. M. ; SOUVERAL, J. C. ; BITTENCOURT, I. ; MARINS, L. M. ; JACQUES, C. G. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A Feira de Economia Solidária da Unesc em tempos de pandemia do Covid-19: reflexões sobre a virtualidade. In: III Congresso de Pesquisadores em Economia Solidária - CONPES, 2021, São Paulo/SP. Congresso de Pesquisadores em Economia Solidária. São Carlos/SP: ABPES, 2021. v. III. p. 1-27.

  • SOUZA, D. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A relação entre responsabilidade social e atividades extensionistas numa instituição pública de ensino. In: VI Simpósio Internacional de Responsabilidad Social das Organizações (SIRSO), 2021, La Plata. VI Simpósio Internacional de Responsabilidad Social das Organizações (SIRSO). La Plata: Universidad de La Plata, 2021. v. 1. p. 1-20.

  • SOUZA, D. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . O plano nacional de assentamento de população: o caso do extremo sul catarinense. In: XVI Seminario Internacional de la Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Territorio, 2021, Blumenau. XVI Seminario Internacional de la Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Territorio. Blumenau: Furb, 2021. v. XVI. p. 1-20.

  • VERGINIO, M. R. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Inter-relações entre a responsabilidade social e o cooperativismo: Cooperativas de eletrificação rural no Sul Catarinense. In: VI Simpósio Internacional de Responsabilidad Social das Organizações (SIRSO), 2021, La Plata. Anales Simposio Internacional de Responsabilidad Social de las Organizaciones: perspectivas de nuevos marcos institucionales en América Latina. La Plata: Universidad de La Plata, 2021. v. VI. p. 1-15.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. ; JACQUES, C. G. . Trabalho decente e cooperativismo no Brasil. In: VI Simpósio Internacional de Responsabilidad Social das Organizações (SIRSO), 2021, La Plata. Anales Simposio Internacional de Responsabilidad Social de las Organizaciones: perspectivas de nuevos marcos institucionales en América Latina. La Plata: Universidad de La Plata, 2021. v. VI. p. 1-16.

  • MANENTI, R. B. ; ESTEVAM, Dimas de O. . ENSAIO SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR, COOPERATIVISMO DE CRÉDITO E ODS. In: VI Simpósio Internacional de Responsabilidad Social das Organizações (SIRSO), 2021, La Plata. Anales Simposio Internacional de Responsabilidad Social de las Organizaciones: perspectivas de nuevos marcos institucionales en América Latina. La Plata: Universidad de La Plata, 2021. v. VI. p. 1-15.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. ; CECHINEL, R. M. . Os gastos públicos com saúde no Brasil: uma análise do período de 2000 a 2018. In: XIV Encontro de Economia Catarinense, 2021, Florianópolis. Anais do XIV Encontro de Economia Catarinense, 2021. v. XIV. p. 1-21.

  • ALMEIDA, D. A. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Desempenho dos hospitais no enfrentamento à covid-19 em Santa Catarina por meio do método da Análise Envoltória de Dados (DEA). In: III Jornada de Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2021, Criciúma. Anais do III Jornada de Desenvolvimento e Políticas Públicas. Criciúma: UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2021. v. II. p. 1-16.

  • MENDONCA, M. R. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . Cooperativas descentralizadas: revisão a base de dados de dissertações e teses da Capes. In: XIII Encontro de Economia Catarinense, 2019, Criciúma. XIII Encontro de Economia Catarinense. Criciúma: APEC, 2019. v. 13. p. 1.127-1.151.

  • MENDONCA, M. R. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . Educação Tecnológica Aplicada Às Cooperativas: Análise de Keyword. In: III Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2019, Araranguá/SC. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais 2019. Araranguá/SC: SITED, 2019. v. 3. p. 321-329.

  • JACQUES, C. G. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Desafios nos setores do vestuário e da produção rural: oligopsônios versus ação coletiva. In: 19º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS), 2019, Florianópolis. Anais do 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis: SBS, 2019. v. 1. p. 1-20.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. ; JACQUES, C. G. . O perfil dos/as consumidores/as da Feira de Economia Solidária da Unesc. In: 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2019, Florianópolis. Anais do 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. Florianópolis: SBS, 2019. v. 1. p. 1-15.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . A divisão sexual do trabalho na docência do ensino superior no Brasil. In: IX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Trabajo (Alast), 2019, Bogotá - Colômbia. Anais do Congreso de la Asociación Latinoamericana de Estudios del Trabajo (Alast). Bogotá: ALAST, 2019. v. 1. p. 1-19.

  • VERGINIO, M. R. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Avaliação da presença de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR) em municípios de Santa Catarina. In: IV Encontro Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP), 2019, Porto Alegre. Anais do IV Encontro Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP). Porto Alegre: IV PDPP, 2019. v. 1. p. 1-14.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. ; SALVARO, G. I. J. . Implicações socioeconômicas das inovações na produção leiteira no sul de Santa Catarina - Brasil. In: XI Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales, 2019, Buenos Aires. Actas XI Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales. Buenos Aires, 2019. v. 1. p. 1-14.

  • DAMIAO, E. D. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, R. O. . Políticas Públicas de habitação em Angola no período de 2009 a 2017. In: XXXII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología -ALAS, 2019, Lima - Peru. XXXII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología -ALAS. Lima - Peru: ALAS, 2019. v. 1. p. 1-14.

  • SOUZA, M. P. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Comparativo na geração de empregos na indústria têxtil nas mesorregiões de campinas-SP e vale do Itajaí-SC. In: 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE), 2019, Florianópolis. Anais Congresso Brasileiro de Economia 2019. Florianópolis: Corecon, 2019. v. 1. p. 1-20.

  • FELICIANO, N. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. . Os desafios para inserção de mulheres no mercado de trabalho em Angola. In: Portuguese Studies Review: Special Theme Issue: Identities in the Lusophone World: Impacts of Education, Economics, Nationalism, Religion and Settlement, 2019, Évora - Portugal. Anais Special Theme Issue: Identities in the Lusophone World: Impacts of Education, Economics, Nationalism, Religion and Settlement. Évora: Portuguese Studies Review, 2019. v. 1. p. 1-15.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. ; VERGINIO, M. R. C. . As transformações na produção leiteira no estado de Santa Catarina, Brasil. In: IX Congresso da APDEA e III Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2019, Lisboa e Oeiras. Agricultura e os desafios societais para o período 20-30 ? Atas do IX Congresso da APDEA/ESADR 2019. Lisboa: Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA), 2019. v. IX. p. 1739-1757.

  • GRIMM, S. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. . Cooperação e autonomia feminina: o caso da feira de produtos coloniais e Cooperativa de Mulheres de são Ludgero/SC. In: II CONPES ? Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, 2018, São Carlos/SP. Anais do II CONPES Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária. São Carlos/SP: Diagrama Editorial, 2018. v. 02. p. 01-19.

  • VERGINIO, M. R. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; MIGUEL, P. J. D. . O trabalho formal nas cooperativas do sul catarinense. In: XII Encontro de Economia Catarinense, 2018, Lages. Anais do XII Encontro de Economia Catarinense. Lages/SC: Apec, 2018. v. XII. p. 324-334.

  • BROVEDAN, L. D. ; ESTEVAM, Dimas de O. . O impacto do aumento das receitas sobre os gastos municipais: um estudo da prefeitura municipal de Morro Grande, SC. In: XI Encontro de Economia Catarinense, 2017, Curitibanos/SC. XI Encontro de Economia Catarinense. Curitibanos/SC: Apec, 2017. v. XI. p. 1-21.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . Cooperativismo tradicional e a dualidade entre sócios e a contratação de trabalhadores contratados. In: XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología, 2017, Montevidéu-Uruguai. Acta académica: XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología, 2017. v. 1. p. 1-24.

  • LANZARINI, Joelcy J. S. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; PEREIRA, J. C. ; CUSTODIO, G. P. ; PEREIRA, M. C. . A extensão universitária como ferramenta de apoio a inclusão produtiva de empreendimentos solidário. In: I Congresso Internacional de Economia Popular Solidária e Desenvolvimento Local: diálogo Brasil-Cuba, 2016, Feira de Santana - BA. Anais do I Congresso Internacional de Economia Popular Solidária e Desenvolvimento Local: diálogo Brasil-Cuba. Feira de Santana - BA: UEFS, 2016. v. 1. p. 311-322.

  • LANZARINI, Joelcy J. S. ; PEREIRA, M. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Experiências extensionistas do Programa de Apoio a Economia Solidária da Unesc. In: I Congresso Internacional de Economia Popular Solidária e Desenvolvimento Local: diálogo Brasil-Cuba, 2016, Feira de Santana - BA. Anais do I Congresso Internacional de Economia Popular Solidária e Desenvolvimento Local: diálogo Brasil-Cuba. Feira de Santana - BA: UEFS, 2016. v. 1. p. 323-335.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; RONCANI, S. D. ; SALVARO, G. I. J. . As transformações na agricultura familiar: as experiências das cooperativas descentralizadas no sul de Santa Catarina  Brasil. In: III Congreso Ciencias sociales Agrarias, 2016, Montevidéu - Uruguai. Anais do III Congreso Ciencias sociales Agrarias, 2016. p. 1-17.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. . A fronteira entre o mercado (in)formal de produtos da agricultura familiar no sul de Santa Catarina − Brasil. In: XI Iberian Conference on Rural Studies (XI CIER), 2016, Vila Real - Portugal. Smart and Inclusive Development in Rural Areas Book of proceedings of the 11th Iberian Conference on Rural Studies. Vila Real - Portugal: UTAD, 2016. v. XI. p. 110-115.

  • BETT, E. G. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Cooperativa de Crédito Rural Solidário (CRESOL): considerações a respeito do posto de atendimento de Lauro Müller ? SC. In: XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, 2016, Santa Cruz do Sul/RS. XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea. Santa Cruz do Sul - RS, 2016. v. 1. p. 18-17.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; CARDOSO, J. V. ; SALVARO, G. I. J. ; MUELLER, R. R. . O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na composição da renda dos/as agricultores familiares no município de Içara ? SC - Brasil. In: XII CONLAB - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015. Lisboa, 2015. v. 1. p. 10.467-10.481.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BREMBATI, R. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; SALVARO, G. I. J. . Os pressupostos da economia solidária e seus aprendizados: estudo de caso da Cooperativa Nosso Fruto de Criciúma ? SC - Brasil. In: Colloque international Economie sociale et solidaire dans un contexte de multiculturalité, diversité et développement territorial, 2015, Mendoza - Argentina. Colloque international Economie sociale et solidaire dans un contexte de multiculturalité, diversité et développement territorial, 2015. v. 1. p. 1-15.

  • UGGIONI, H. P. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; FABRIS, T. R. . Receitas tributárias nos principais municípios catarinenses: um análise da participação do ISSQN. In: IX Encontro de Economia Catarinense, 2015, Chapecó - SC. IX Encontro de Economia Catarinense, 2015. v. 1. p. 1-17.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; LANZARINI, G. C. ; BROGNOLI, J. ; PEREIRA, M. C. . Feira de Economia Solidária da Unesc (Fes/Unesc). In: I CONPES ? Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, 2015, São Carlos/SP. I CONPES ? Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, 2015. p. 1-18.

  • LANZARINI, Joelcy J. S. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; PEREIRA, J. C. ; PEREIRA, M. C. . Ações para empreendimentos de economia solidária - rumo a uma incubadora. In: I CONPES ? Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, 2015, São Carlos/SP. I CONPES ? Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, 2015. p. 1-11.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; LANZARINI, G. C. ; PEREIRA, M. C. ; BROGNOLI, J. . A trajetória da Feira de Economia Solidária da UNESC (FES-UNESC). In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015. p. 1-19.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. ; MUELLER, R. R. ; LANZARINI, Joelcy J. S. . Inovações na agricultura familiar: as Cooperativas Descentralizadas no Sul Catarinense. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015. p. 1-16.

  • EVALDT, B. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . As mudanças tecnológicas na aplicação da legislação tributária e seus efeitos para os rizicultores de Torres ? RS ? Brasil. In: IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales Argentinos y Latinoamericanos, 2015, Buenos Aires - Argentina. IX Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales, 2015. p. 1-19.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MARIA, F. L. ; SALVARO, G. I. J. . As estratégias coletivas dos/as agricultores/as familiares para acessar o mercado: estudo das cooperativas de leite do Sul de Santa Catarina ? Brasil. In: XXX CONGRESO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGÍA - ALAS 2015, 2015, San José - Costa Rica. Acta académica: XXX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. San José, Costa Rica: Asociación Latinoamericana de Sociología, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • GONCALVES, J. P. ; GIANEZINI, M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Desenvolvimento e ações habitacionais rurais no extremo sul de Santa Catarina. In: IV SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE (SICTSUL), 2015, Sombrio/SC. IV Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICTSUL). Sombrio/SC: Anais do IV Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICTSUL), 2015. v. 1. p. 1333-1348.

  • SALVARO, G. I. J. ; QUADROS, S. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Projetos profissionais de jovens, formação técnica em agropecuária e (des) igualdades de gênero. In: 18 Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste - REDOR, 2015, Recife-PE. Anais do 18 Encontro Nacional da Rede Feminista Norte e Nordeste - REDOR. Recife-PE: EDUFRPE, 2015. v. 18. p. 3883-3893.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LAURINDO, K. W. ; GOULARTI FILHO, A. ; SALVARO, Giovana I. J. . Descentralização em Santa Catarina: estudo da 36a. Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte/SC. In: IV Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2014, Criciúma. IV Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.

  • FURLAN, E. C. ; MADEIRA, K. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. . PERSPECTIVAS DOS/AS FILHOS/AS DE AGRICULTORES EM RELAÇÃO AO SEU FUTURO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO DE COMUNIDADES RURAIS DE NOVA VENEZA - SC. In: IV Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2014, Criciúma. IV Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.

  • ALBUQUERQUE, V. C. C. S. ; SALVARO, Giovana I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Características socioeconômicas do acesso por mulheres ao microcrédito em uma instituição de crédito no Sul de Santa Catarina, no período de 2002 - 2012. In: http://periodicos.unesc.net/index.php/seminariocsa/login/requestResetPassword, 2014, Criciúma. IV seminário de ciências sociais aplicadas. Criciúma - SC: Editora da Unesc, 2014. v. 4. p. 1-18.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. ; LANZARINI, Joelcy J. S. . O perfil socioeconômico dos/as consumidores/as das Feiras Livres municipais da agricultura familiar na região Sul Catarinese. In: V Simpósio Sobre Reforma Agrária e Questões Rurais, 2014, Araraquara/SP. V Simpósio Sobre Reforma Agrária e Questões Rurais, 2014.

  • RONÇANI, Liara D. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. . Política Nacional de Desenvolvimento Territorial: a trajetória do Território Rural Serra Mar. In: 2º Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento, 2014, Florianópolis (SC). 2º SNPD Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento XIV SIMGeo Simpósio de Geografia da UDESC, 2014. v. 1. p. 1-18.

  • LANZARINI, Joelcy J. S. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; BUSARELLO, C. S. . Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-UNESC): espaços coletivos de trocas de sabores e saberes. In: IX Congreso Sociedades rurales latinoamericanas - ALASRU, 2014, Ciudad de México. IX Congreso Sociedades rurales latinoamericanas, 2014. v. 1. p. 1-13.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BUSARELLO, C. S. ; SALVARO, G. I. J. . Espaços de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar: as cooperativas descentralizadas da região Sul de Santa Catarina - Brasil. In: IX Congreso Sociedades rurales latinoamericanas - ALASRU, 2014, Ciudad de México. IX Congreso Sociedades rurales latinoamericanas, 2014. v. 1. p. 1-21.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BIZ, J. B. ; SALVARO, G. I. J. ; LANZARINI, Joelcy J. S. . A trajetória de modernização da cultura do arroz no município de Turvo ? Santa Catarina - Brasil. In: X Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales, 2014, Córdoba - Argentina. X Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales. Universidad de Córdoba, 2014. v. 1. p. 2.137-2.156.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BUSARELLO, C. S. ; SALVARO, Giovana I. J. ; BUSARELLO, Realdino J. . Uma década de cooperativas descentralizadas no sul catarinense: o processo de criação da cooperativa agroindustrial familiar de Nova Veneza (Coofanove). In: VI Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2014, Campinas/SP. VI Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2014. p. 1-14.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. ; JORGE, T. P. . Características socioeconômicas da Região do Extremo Sul Catarinense: uma análise entre o rural e o urbano. In: VII Encontro de Economia Catarinense, 2013, Florianópolis (SC). Encontro de Economia Catarinense, 2013. p. 01-25.

  • RAMOS, P. I. F. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; MADEIRA, K. . Perspectivas socioeconômicas dos munícipes do meio rural de Turvo- SC em relação ao futuro da agricultura no município. In: VII Encontro de Economia Catarinense, 2013, Florianópolis (SC). Encontro de Economia Catarinense, 2013. p. 01-22.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, Rossandra ; BUSARELLO, C. S. ; SALVARO, Giovana I. J. . A inserção da Previdência Social Rural na vida dos/as idosos/as residentes nos municípios da Amrec - Associação do s Municípios da Região Carbonífera. In: VII Encontro de Economia Catarinense, 2013, Florianópolis (SC). Encontro de Economia Catarinense, 2013. p. 01-20.

  • SALVARO, Giovana I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; JORA, D. S. ; MACIEL, Rossandra . Trabalho Rural e velhice: um mapeamento da produção científica brasileira no banco de teses da Capes (1987 - 2011). In: II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente, 2013, São Carlos - SP. II Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. São Carlos - SP, 2013. v. 01. p. 01-20.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; RONÇANI, Liara D. ; BUSARELLO, C. S. ; SALVARO, Giovana I. J. . Cooperativas descentralizadas (ou virtuais) e mercados de proximidades: construção de espaços coletivos de produção e comercialização no Sul do Estado de Santa Catarina - Brasil. In: VIII Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales, 2013, Buenos Aires - Argentina. VIII Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales, 2013. v. 1. p. 1-20.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; SALVARO, Giovana I. J. ; BUSARELLO, R. J. . Revitalização e diversificação no campo: estudo de caso das Cooperativas Rurais Descentralizadas de Santa Catarina - Brasil. In: XXIX Congreso ALAS CHILE, 2013, Santiago - Chile. XXIX Congreso ALAS CHILE, 2013. v. 1. p. 1-13.

  • SALVARO, Giovana I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES COMO PRESIDENTAS DE COOPERATIVAS RURAIS DESCENTRALIZADAS OU VIRTUAIS EM MUNICIPIOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL (2004-2013). In: VII Congresso da APDEA-ESADR, 2013, Évora - Portugal. ESADR 2013, 2013. v. 1. p. 1-20.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, Giovana I. J. ; RONÇANI, Liara D. ; BUSARELLO, C. S. . Cooperativas descentralizadas (ou virtuais): (Re)conectando pessoas, produtos e o lugar em cadeias curtas de produção e comercialização. In: X Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, 2013, Rio de Janeiro. X Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, 2013. v. 1. p. 1-15.

  • MACIEL, Rossandra ; ESTEVAM, Dimas de O. ; BUSARELLO, C. S. ; SALVARO, Giovana I. J. . A relação entre a Previdência Social Rural e a permanência dos/as idosos/as no campo residentes nos municípios da região da AMREC ? Associação dos Municípios da Região Carbonífera. In: 1º Encontro Internacional de Política Social e 8º Encontro Nacional de Política Social, 2013, Vitória - ES. Encontro Internacional de Política Social (1. : 2013 : Vitória, ES). Vitória - ES, 2013. v. 01. p. 01-21.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; Duarte, Gean A. ; MADEIRA, K. . O Programa Bolsa Família e a inclusão social: o estudo do caso do município de Sombrio - SC. In: VI Encontro de Economia Catarinense, 2012, Joinville - SC. Encontro de Economia Catarinense, 2012.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, Rossandra . Previdência Social Rural no Brasil: uma pesquisa sobre as publicações de dissertações e teses no banco de teses da Capes (1987-2010). In: VI Encontro de Economia Catarinense, 2012, Joinville - SC. Encontro de Economia Catarinense, 2012. p. 01-16.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; BUSARELLO, Realdino J. . Cooperativas Virtuais e o difícil caminho da legalidade: o caso dos Agricultores Familiares da Região do Sul do Estado de Santa Catarina. In: 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2012, Belém - PA. 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2012. p. 01-15.

  • SALVARO, Giovana I. J. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; Fernandes, Daiane F. . MULHERES E TRABALHO FEMININO RURAL: PESQUISA NO BANCO DE TESES DA CAPES (1987-2010). In: III Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2012, Criciúma - SC. III Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. v. 03. p. 01-16.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; RONÇANI, Liara D. ; ZUCHINALI, Mariane c. . Cooperativismo virtual como forma legalizar a comercialização de produtos da agricultura familiar: o caso da Cooperrica. In: III Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2012, Criciúma - SC. III Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. v. 03. p. 01-10.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; OLIVEIRA, Júlio C. de . Os impactos econômicos num pequeno município com a instalação de uma grande empresa: um estudo de caso do município de Morro Grande-SC. In: III Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2012, Criciúma - SC. III Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. v. 03. p. 01-17.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. . Cooperativas virtuais e o dificil caminho da legalidade: o caso dos agricultores familiares da região sul do estado de Santa Catarina - Brasil. In: 9a Bienal del coloquiode Transformaciones Territoriales - huellas e incertidumbres en los procesos de desarrollo territorial, 2012, Tucuman - Argentina. 9a Bienal del coloquiode Transformaciones Territoriales, 2012.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, Rossandra ; MESSIAS, T. A. . Consumismo: uma consequência inerente a globalização perversa. In: V Jornadas de Economía Crítica, 2012, Buenos Aires. V Jornadas de Economía Crítica, 2012.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; RONÇANI, Liara D. . Segurança alimentar e consumismo na contemporaneidade: a agricultura familiar como resposta aos desafios para uma alimentação saudável. In: VII Jornadas de Sociología de la UNLP:, 2012, La Plata - Argentina. VII Jornadas de Sociología de la UNLP, 2012.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; RONÇANI, Liara D. ; Spillere, Carla ; Benfatto, Anderson C. . Prospecção e formação de rede de cooperativas virtuais na Região Sul de Santa. In: Red Pymes 2012, 2012, São Paulo. Red Pymes 2012. p. 32-118.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; ZUCHUNALI, Renata G. ; MADEIRA, K. . Análise do consumo de energia elétrica e o perfil dos associados da COOPERALIANÇA de Içara/SC na temporada de verão dos anos de 2009 e 2010. In: V Encontro de Economia Catarinense, 2011, Florianópolis. Encontro de Economia Catarinense, 2011.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; KULKAMP, R. . Cooperativismo e multifuncionalidade no campo: um estudo de caso da Cooperativa Agroindustrial de Forquilhinha - SC (COONAFOR). In: 49 Sober, 2011, Belo Horizonte. 49 anais, 2011.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; BATTI, C. B. . COOPERATIVISMO VIRTUAL OU NÃO PATRIMONIAL NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: Estudo do caso da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara - SC (Coopafi). In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais:, 2011, Salvador - BA. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Salvador : UFBA, 2011, 2011.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A formação para o empreendedorismo do jovem do campo: o caso dos jovens da Casa Familiar Rural de Armazém ? Santa Catarina - Brasil.. In: XVII Reunión Anual de la Red PyMEs Mercosur, 2011, Concepción del Urugua-Argentin. XVII Reunión Anual de la Red PyMEs Mercosur, 2011. v. 1. p. 01-22.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; MACIEL, Rossandra ; RONÇANI, Liara D. . Cooperativismo não patrimonial como forma de organização do campo: o processo de criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Rio Capivari ? Cooperrica. In: VII JORNADAS INTERDISCIPLINARIAS DE ESTUDIOS AGRARIOS Y AGROINDUSTRIALES, 2011, Buenos Aires. Jornadas Interdisciplinarias de Estudios Agrarios y Agroindustriales, 2011.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MACIEL, Rossandra ; RONÇANI, Liara D. ; GOULART, Patrícia M. . Educação do campo: a trajetória das Casas Familiares Rurais em Santa Catarina - avanços e reveses da proposta. In: V Simpósio Internacional de Geografia Agrária ? SINGA, 2011, Belém - PA. V Simpósio Internacional de Geografia Agrária ? SINGA e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2011.

  • GOULART, Patrícia M. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; OLIVEIRA, F. Z. . Estado e políticas de ensino superior no Brasil: uma análise com base no plano nacional da educação (2001 a 2010). In: XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2011, Florianópolis. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis: UFSC, 2011. v. XI. p. 1-12.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A Previdência Social Rural e o seu papel na manutenção dos jovens e de seus familiares no campo: o caso da CFR de Armazém - Santa Catarina ? Brasil. In: 3th International Congress of the Basic Income Earth Network, 2010, São Paulo. 3th International Congress of the Basic Income Earth Network, 2010.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . As dificuldades de acesso ao crédito das micro e pequenas empresas do setor de confecção da cidade de Criciúma/SC. In: A retomada do Planejamento: Construindo uma Agenda Regional e Nacional, 2010, Criciúma. Encontro de Economia Catarinense, 2010.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Análise dos componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) sobre as diferentes etnias das famílias residentes na área de risco do Bairro Paraíso - Criciúma-SC. In: IV Encontro de Economia Catarinense, 2010, Criciúma. Encontro de Economia Catarinense, 2010.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; Fernandes, Daiane F. ; SILVA, F. N. . A situação dos jovens egressos da Casa Familiar Rural de Armazém ? SC e de seus Projetos Profissionais e de Vida: um estudo de caso. In: II SEMINÁRIO NACIONAL SOCIOLOGIA E POLÍTICA, 2010, Curitiba - PR. Mundorama, 2010.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; Fernandes, Daiane F. ; SILVA, F. N. . Os jovens do campo: estilo de vida e vida social. In: II Colóquio Internacional Juventud, etnicidad, ruralidad y movimientos translocales en Latinoamérica, 2010, Bariloche - Argentina. Os jovens do campo: estilo de vida e vida social, 2010.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MARCOLINO, Juliana ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; MADEIRA, K. . COOPERATIVA VIRTUAL: O CASO DA COOFANOVE DE NOVA VENEZA-SC. In: II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, 2010, Criciúma - SC. II Seminário de Ciências Sociais Aplicadas - Estado, Organizações e Desenvolvimento, 2010.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A contínua descontinuidade administrativa e de políticas públicas. In: II Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2010, Criciúma - SC. II Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2010.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; Fernandes, Daiane F. ; SILVA, F. N. . DESENVOLVIMENTO LOCAL E AGRICULTURA FAMILIAR: um estudo de caso da Casa Familiar Rural de Armazém - SC. In: II Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2010, Criciúma. II Seminário das Ciências Sociais Aplicadas - Estado, Organizações e Desenvolvimento, 2010.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; Silva, Clayton N. . O papel da família na emancipação do jovem do campo numa perspectiva interdisciplinar: a experiência do Cedejor das ESG. In: III Encontro de Economia Catarinense, 2009, Blumenau - SC. Encontro de Economia Catarinense, 2009.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; Silva, Clayton N. . A invisibilidade do jovem do campo: a experiencia dos jovens do Cedejor de Santa Catarina. In: I Congresso UNA de Psicologia: Sigularidade e Direitos Humanos, 2009, Belo Horizonte - MG. I Congresso UNA de Psicologia: Sigularidade e Direitos Humanos, 2009.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MACHADO, Anderson F. . Lei de Responsabilidade Fiscal: Estudo sobre os efeitos nas Contas públicas do municipio de Criciúma-SC. In: II Encontro de Economia Catarinense, 2008, Chapecó - SC. Encontro de Economia Catarinense, 2008.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; CAMPOS, Eder S. ; MACHADO, Eduardo de M. . A percepção dos pais sobre a melhoria da qualidade de vida a partir da implantação da CFR de Armazém. In: 3º Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2008, Campina Grande - PB. 3º Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2008.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A invisibilidade do jovem rural. In: XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007, Recife - PE. XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . MERCOSUL e ALCA: um diagnóstico da integração regional. In: XXVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología, 2007, Guadalajara. XXVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociologí, 2007.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; SILVA, R. H. . A formação da juventude rural e pesqueira com base na Pedagogia da Alternância no Contexto Sul Catarinense. In: II Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2007, Rio de Janeiro - RJ. II Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2007.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; at al. . Gestão do Conhecimento no Setor Público em Instituição de Ensino Superior. In: VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária, 2007, Mar del Plata. VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária, 2007.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; NUNES, Denise Spilere Pisoni . A formação superior como instrumento de ascensão social: um estudo de caso dos egressos do curso de Economia da Unesc. In: VI Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul, 2006, Blumenau/SC. VI Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul, 2006.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; ETCHEVERRY, Maria Soledad . Educação no campo e o papel da Casa Familiar Rural de Quilombo-SC na perspectiva dos atores sociais. In: VI Congreso Latinoamericano de Sociología Rural, 2006, Quito. VII Congreso Latinoamericano de Sociología Rural, 2006.

  • SILVEIRA, L. A. ; COLOSSI, N. ; BATISTA, L. G. A. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SILVEIRA, M. G. T. . Instituições de ensino superior: os desafios no desenvolvimento da administração contemporânea-perspectivas e realidades. In: V Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur, 2005, Mar del Plata. V Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur. Florianópolis: Inpeau, 2005. v. 05. p. 1-12.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Casa Familiar Rural de Quilombo-SC: a formação com base na pedagogia da alternância - um estudo de caso. In: Seminário de Responsabilidade Social e Ambiental, 2002, Aquiraz-CE. Seminário de Responsabilidade Social e Ambiental, 2002. v. 1.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Experiências de formação de jovens com base na pedagogia da alternância em Santa Catarina: a história das Casas Familiares. In: II Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância., 2002, Brasília-DF. Anais do II Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Anchieta-ES: UNEFAB, 2002.

  • SOUZA, D. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A gênese de uma cooperativa de irrigação e drenagem no extremo Sul Catarinense/Brasil. In: XII Encontro de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo, 2023, Curitiba/PR. Anais do XII Encontro de Investigadores Latino-americanos em Cooperativismo. Curitiba/PR: XII EILAC, 2023. v. XII. p. 1-5.

  • VERGINIO, M. R. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A relação professor-aluno, em contexto de pandemia, em uma escola de ensino médio no sul de Santa Catarina/Brasil. In: 5º Encontro Anual de Economia Política, 2022, Faro - Portugal. 5º Encontro Anual de Economia Política: Vulnerabilidades e Transformações Sociais e Económicas. Faro-Portugal: Universidade do Algarve, 2022. v. 5. p. 64-65.

  • GRIMM, S. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Women's participation in the Brazilian and world cooperative movement. In: ICA Cooperative Research Conferenie, 2022, Seul - Coreia do Sul. Conference abstract book (in attached). Seul - Coreia do Sul: ICA Cooperative Research Conferenie, 2022. v. 1. p. 67-68.

  • BORBA, F. ; SEABRA, F. M. H. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Educação para a sustentabilidade: actividades do Iscal no âmbito do Programa Eco-Escolas em parceria internacional. In: 4.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2022), 2022, Leiria - Portugal. Livro de Atas CCS2022 // 4.ª Conferência Campus Sustentável. Leiria - Portugal: Politécnico de Leiria, 2022. v. 4. p. 98-99.

  • SOUZA, D. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Panorama dos assentamentos rurais em Santa Catarina no âmbito do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). In: 58º Congresso da SOBER, 2020, Foz do Iguaçu-PR. Anais do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 26 a 28 de outubro de 2020, Foz do Iguaçu-PR: Cooperativismo, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento rural. Foz do Iguaçu-PR: Even3, 2020. v. 58. p. 1-4.

  • FABRIS, F. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; RABELO, G. ; SALVARO, G. I. J. . Programas de compras Institucionais da Agricultura Familiar: um estudo do Município de Criciúma - Santa Catarina ? Brasil (2010-2015). In: XII CIER, 2018, Segovia/Espanha. XII CIER (Congreso Iberoamericano de Estudios Rurales). Segóvia - Espanha: Universidad de Valladolid, 2018. v. 1. p. 94-97.

  • SOUZA, D. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Gestão cooperativa na continuidade de projetos estatais em perímetros irrigados no extremo sul catarinense. In: XVII Encontro de Economia Catarinense, 2025, Criciúma. Anais do XVII Encontro de Economia Catarinense. Criciúma: Apec, 2025. v. XVII. p. 41-41.

  • GRIMM, S. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A participação feminina no desenvolvimento rural: caso ilustrativo da Cooperativa de Mulheres Agricultoras e Artesãs de São Ludgero/SC. In: XIII Encontro de Economia catarinense, 2019, Criciúma. XIII ENCONTRO DE ECONOMIA CATARINENSE. Criciúma: APEC, 2019. v. 13. p. 1-1.

  • FRANCISCO, D. J. ; VERGINIO, M. R. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Cooperação Sul-Sul: o caso de Brasil e Angola. In: XIII Encontro de Economia Catarinense, 2019, Criciúma. Encontro de Economia Catarinense. Criciúma: APEC, 2019. v. 13. p. 1-1.

  • VERGINIO, M. R. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . As relações entre cooperativismo e trabalho decente no Brasil, Portugal e União Europeia,. In: XIII Congresso Luso-Afro- Brasileiro de Ciências Sociais - CONLAB e II Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa - CONAILP, 2018, São Paulo. XIII Congresso Luso-Afro- Brasileiro de Ciências Sociais - CONLAB, 2018. v. XIII. p. 1-18.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; MARIA, F. L. ; SALVARO, G. I. J. . As relações de trabalho numa perspectiva de genêro na produção de leite no sul catarinense. In: IX Encontro de Economia Catarinense, 2015, Chapecó/SC. IX Encontro de Economia Catarinense, 2015. p. 1-1.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; CARDOSO, N. R. ; SALVARO, G. I. J. . A trajetória das cooperativas de produção de leite na Região Sul de Santa Catarina. In: IX Encontro de Economia Catarinense, 2015, Chapecó - SC. IX Encontro de Economia Catarinense, 2015. p. 1-1.

  • GONCALVES, J. P. ; GIANEZINI, M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Políticas Sociais Habitacionais rurais no extremo sul da Santa Catarina. In: VI Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC, 2015, Criciúma/SC. Anais da VI Semana de C&T da UNESC. Criciúma - SC: Edunesc, 2015. v. 6. p. 2467-2467.

  • RONÇANI, L. D. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. . Desenvolvimento Territorial: a trajetória do Território Serra-Mar. In: Xº Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales Desequilibrios regionales y políticas públicas.Una agenda pendiente., 2014, Córdoba - Argentina. Xº Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales Desequilibrios regionales y políticas públicas.Una agenda pendiente.. Córdoba - Argentina: Universidad Córdoba, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; RONÇANI, L. D. ; BUSARELLO, C. S. . Cadeias produtivas curtas (re)construindo as tendências de consumo alimentar: um debate em torno da qualidade e da segurança alimentar na sociedade moderna. In: VII ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2014, Rio de Janeiro/RJ. http://www.estudosdoconsumo.com.br/anais-eletronicos-enec/anaisdoenec/anais-do-vii-enec/. Rio de Janeiro/RJ, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; Fernandes, Daiane F. . COOPERATIVAS VIRTUAIS NO MEIO RURAL: A SUBJETIVIDADE DO TRABALHO NO CAMPO. In: XXXIII Congreso Interamericano de Psicología, 2011, Medellín. XXXIII Congreso Interamericano de Psicología, 2011.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A Casa Familiar Rural de Quilombo-SC na perspectiva do jovem. In: I Congresso Internacional da Pedagogia da Alternância, 2003, Pato Branco - PR. I Congresso Internacional da Pedagogia da Alternância. Pato Branco-PR, 2003. v. 1600.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A avaliação da Universidade pela sociedade: O caso do Curso de Administração da Universidade do Amazonas.. III Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur, Argentina, 2003.

  • GRIMM, S. ; ESTEVAM, Dimas de O. . A divisão sexual do trabalho em unidades de produção familiar de uma cooperativa organizada por mulheres rurais. MULTITEMAS (UCDB) , 2022.

  • SOUZA, D. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Relações de estado e agricultura à gênese do programa nacional de aproveitamento racional de várzeas irrigáveis (Provárzeas) no Brasil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JULIANO, J. C. M. ; ESTEVAM, Dimas de O. . O Desenvolvimentismo Norte-Americano. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, D. C. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Dinâmicas territoriais da questão agrária no projeto de assentamento de populações (PAP). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JACQUES, C. G. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; SOUVERAL, J. C. . Economia solidária e a saúde mental de participantes da Feira de Economia Solidária da Unesc. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A trajetória das Casas Familiares Rurais e da Pedágio da Alternância. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREA, M. F. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; VERGINIO, M. R. C. . Cooperativismo e geração de trabalho no município de Turvo/SC. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Trabajo decente y cooperativismo en Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Agricultura familiar e mercados locais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA . Palestra sobre Introdução a Economia Solidária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Juventude rural: desafios e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A descentralização politico-administrativa em Santa Catarina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Características e papel das cooperativas descentralizadas no desenvolvimento territorial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Características e papel das cooperativas descentralizadas no desenvolvimento territorial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Economia Solidária, Agricultura Familiar e Valores Humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; BUSARELLO, C. S. ; LANZARINI, Joelcy J. S. . Espaços de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar: as cooperativas descentralizadas da região Sul de Santa Catarina - Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LANZARINI, Joelcy J. S. ; ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; BUSARELLO, C. S. . Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-UNESC): espaços coletivos de trocas de sabores e saberes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAM, DIMAS DE OLIVEIRA ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; SALVARO, Giovana I. J. ; BUSARELLO, C. S. ; BUSARELLO, R. J. . Revitalização e diversificação no campo: estudo de caso das Cooperativas Rurais Descentralizadas de Santa Catarina - Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Sociologia rural, educação e juventudes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Os jovens do campo: estilo de vida e vida social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . V Encontro de Economia Catarinense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A Previdência Social Rural e o seu papel na manutenção dos jovens e de seus familiares no campo: o caso da CFR de Armazém - Santa Catarina ? Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A situação dos jovens egressos da Casa Familiar Rural de Armazém (SC) e de seus Projetos Profissionais e de Vida: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . A contínua descontinuidade administrativa e de políticas públicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Cooperativa Virtual: o caso da Coofanove de Nova Veneza - SC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Desenvolvimento Local e Agricultura Familiar: um estudo de caso da Casa Familiar Rural de Armazém - SC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; CORAL, Daniel ; TISCOSKI, Renata . Ações de extensão em economia solidária como forma de emancipação e autonomia de jovens do campo e familiares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Economia solidária: Direito ao desenvolvimento e políticas públicas. Curitiba, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ESTEVAM, Dimas de O. . Práticas e Saberes de Extensão ? volume I. Criciúma/SC, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

BUSARELLO, C. S. ; ESTEVAM, Dimas de O. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; BUSARELLO, Realdino J. ; RONÇANI, L. D. ; MIOR, L. C. . Inovação organizacional no meio rural: as cooperativas descentralizadas. 2014.

ESTEVAM, Dimas de O. . Economia para la vida. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTEVAM, Dimas de O. . A trajetória da Ediunesc. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTEVAM, Dimas de O. ; CARVALHO, D. . Rádio Cidade em Dia.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTEVAM, Dimas de O. . O que é necessário para a recuperação econômica do país, estado e municípios. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTEVAM, Dimas de O. . Economia em pauta. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTEVAM, Dimas de O. . Unesc promove Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTEVAM, Dimas de O. . Congresso de Responsabilidade Social reúne pesquisadores na Unesc. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTEVAM, Dimas de O. . Curso de Posgrado denominado ?Economía Solidaria y Agricultura Familiar?. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESTEVAM, Dimas de O. . Perfil gerencial e tecnológico de sistemas comerciais de produção de leite em três mesorregiões de Minas Gerais. 2023. (Parecer).

ESTEVAM, Dimas de O. . Sociologia para não sociólogos. 2016. .

ESTEVAM, Dimas de O. . TEORIAS DO TRABALHO. 2016. .

ESTEVAM, Dimas de O. ; SALVARO, G. I. J. ; MUELLER, R. R. ; LANZARINI, Joelcy J. S. ; BUSARELLO, R. J. ; OLIVEIRA, F. Z. . Inovações na agricultura familiar: estudo de caso das Cooperativas Descentralizadas no Sul Catarinense. 2016. (Relatório de pesquisa).

ESTEVAM, Dimas de O. . Cooperativismo e Economia Solidária. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTEVAM, Dimas de O. . Projeto de Pesquisa: O emegir de um novo paradigma em teoria política. 1991 (Projeto de Pesquisa) .

ESTEVAM, Dimas de O. . Projeto de Pesquisa: Energia, democracia e meio ambiente: o dilema das barragens da bacia do Rio Uruguai. 1990 (Atividade de Pesquisa) .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Práticas agroecológicas realizadas por mulheres na Região da Amrec, Descrição: O presente plano de pesquisa, faz parte das pesquisas em execução aprovada pelo Edital Projeto de Base GP (2022-2024) com o seguinte título: Desenvolvimento Socioeconômico, Economia Solidária, Turismo e Trabalho Decente. Além deste projeto em andamento, também está sendo desenvolvido paralelamente o projeto de extensão Ações para expansão da Feira de Economia Solidária da Unesc (FES-UNESC) aprovado no Edital n 514/2022.Objetivo geral: Identificar práticas agroecológicas realizadas por mulheres agricultoras na Região da Amrec.Objetivos específicos: Verificar a relação entre práticas agroecológicas e economia solidária;Analisar os vínculos entre agroecologia e emancipação coletiva;Dar visibilidade as práticas agroecológicas da Região da Amrec.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Lauren Marfil Marins - Integrante.

  • 2022 - 2023

    A trajetória da Cooperativa Prima do Rio Maior (Cooperprima) de Urussanga Estado de Santa Catarina, Descrição: O objetivo geral do projeto é analisar a trajetória da Cooperativa Prima do Rio Maior (Cooperprima) em Urussanga, sul do Estado de Santa Catarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Gabriel Bozzano - Integrante / Arthur Melgarejo Zandonadi - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Desenvolvimento Socioeconômico, Economia Solidária, Turismo e Trabalho Decente, Descrição: O objetivo do projeto é realizar estudos sobre desenvolvimento socioeconômico, economia solidária, cooperativismo, turismo, trabalho decente e políticas públicas. O objetivo (1) compreender a relação entre as organizações do cooperativismo e economia solidária, voltadas ao desenvolvimento do turismo gerador de emprego e renda; perceber de que forma as políticas públicas de fomento promovem desenvolvimento socioeconômico via turismo cooperativo, no sul catarinense. O objetivo (2) conhecer a dinâmica da economia solidária e do turismo, a partir de ações coletivas e das políticas públicas promovem o desenvolvimento socioeconômico nos espaços rurais e urbanos. As atividades serão desenvolvidas pelo GIDAFEC que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS). As atividades têm sido desenvolvidas em caráter interdisciplinar com diversas parcerias, incluindo como a principal o PAES/UNESC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Max Richard Coelho Verginio - Integrante / MARIA JOÃO SANTOS - Integrante / Caroline da Graça Jacques - Integrante / Danieli Cristina de Souza - Integrante., Financiador(es): UNESC - Auxílio financeiro.

  • 2020 - 2022

    A relação entre trabalho decente e trabalho formal em cooperativas no Sul Catarinense, Descrição: o tema desta investigação está associado com a emergência do conceito de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse conceito foi formalizado pela OIT em 1999, com o objetivo de promover oportunidades de trabalho de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana, sendo considerado condição essencial para a superação da pobreza, da redução das desigualdades sociais, da garantia da governabilidade democrática e do desenvolvimento sustentável. Trata-se de um conceito central para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), que busca promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, pleno emprego e trabalho decente para todos/as. Entretanto, passados mais de duas décadas de sua formalização, o que se percebe é que a precarização do trabalho, o desemprego estrutural, agravados ainda mais pela Covid-19, são questões persistentes em países em desenvolvimento, também atingem a Região Sul catarinense. Objetivo geral: Analisar a relação entre trabalho decente e trabalho formal em cooperativas na Região Sul catarinense. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Gabriela Miguel de Medeiros - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Inovações na produção de leite no Sul de Santa Catarina, Descrição: No Brasil, em 2002, as normas que tratam da qualidade do leite e seus derivados passaram por um processo de atualização, o que acarretou a adequação destas às exigências de qualidade do mercado interno e externo. A mudança no quadro regulatório aconteceu através da promulgação da Instrução Normativa 51 (IN 51), editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (BRASIL, 2002). O objetivo da mudança na legislação foi melhorar a qualidade do leite produzido no país. A IN no 51 estabeleceu novos desafios aos produtores de leite, ao estabelecer parâmetros mínimos de qualidade para produção e comercialização, com metas a serem cumpridas. De uma forma pioneira, a partir da vigência da IN no 51/2002, a produção de leite passou a contar com critérios mínimos de qualidade no que diz respeito às condições de saúde da vaca, de higiene e refrigeração do leite e de segurança (resíduos de antibióticos). O objetivo da legislação foi colocar critérios mínimos de qualidade do leite cru no Brasil em condições de igualdade aos de países da Europa e dos EUA. Neste sentido a nova legislação provocou mudanças drásticas em termos de melhoria de qualidade. Essas mudanças na legislação, alteraram profundamente as condições de produção, trabalho e comercialização do leite. Para a região sul catarinense, as mudanças na legislação, inicialmente foram desfavoráveis aos pequenos produtores de leite. De modo geral, esses produtores não eram especializados, produziam de forma tradicional, em pequena escala e fragmentada e não seguiam um padrão de qualidade. Inicialmente, se imaginava que os impactos da nova legislação faria com que muitos produtores de leite teriam dificuldades de se adaptar as normas estabelecidas. Contudo, os efeitos da legislação para região foram contrários, de uma atividade de pouca expressão econômica, se transformou numa das principais fontes de geração de emprego e inovações da agricultura da região. Se antes da IN 51/2002, a região sul tinha pouca representatividade na produção leiteira no Estado, depois das mudanças passou ser a segunda maior produtora de leite catarinense. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa será identificar as inovações introduzidas na produção de leite da região Sul catarinense. Tendo como foco as estratégias adotadas pelos produtores de leite para permanecer na atividade, após a implementação da IN no 51/2002. Como procedimentos metodológicos serão realizados pesquisas de campo, bibliográfica e documental, em fontes primárias (entrevistas com pelo menos 15 cooperados, 03 dirigentes das cooperativas, 01 representante da Epagri) e as fontes secundárias se buscaram nas bases de dados do IBGE, IPEA, MDA, MAPA, FAO, CEPA/Epagri, Cooperativas e Fórum do Leite, entre outras fontes. O objetivo do PIBIC é estudar as inovações na produção de leite no Sul de Santa Catarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Jaqueline Fortuna - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2018 - 2021

    Desenvolvimento socioeconômico, educação, gênero e trabalho decente em contextos rurais e urbanos no sul catarinense, Descrição: Objetivo: Realizar estudos sobre desenvolvimento socioeconômico na região sul catarinense a partir das categorias educação, relações de gênero e trabalho decente em contextos rurais e urbanos. Projetos de pesquisa: 1. Estudar temas relacionados ao cooperativismo, economia solidária e políticas públicas; 2. Potencialidades e limites da Economia Solidária para a geração de trabalho decente, equidade de gênero no campo e na cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Giovana Ilka Jacinto Salvaro - Integrante / Rafael Rodrigo Mueller - Integrante / Max Richard Coelho Verginio - Integrante / Caroline da Graça Jacques - Integrante / Suzane Grimm - Integrante / Jaqueline Fortuna - Integrante / Jaqueline da Cunha Souveral - Integrante / Danieli Cristina de Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Outra., Número de produções C, T & A: 29

  • 2018 - 2019

    Estudos interdisciplinares sobre cooperativas descentralizadas em contextos rurais, Descrição: Presente projeto de iniciação científica (PIBIC) ter´como foco as cooperativas descentralizadas em contextos rurais. Entende-se que o cooperativismo seja um movimento social e econômico alternativo às desigualdades sociais provocadas pelo sistema capitalista no início da Revolução Industrial. Atualmente, está presente nos mais diversos segmentos econômicos e sociais (agricultura, indústria, comércio, crédito e serviços), por isso, a necessidade de estudá-lo a partir de uma perspectiva interdisciplinar, principalmente as cooperativas descentralizadas de Santa Catarina, com o foco no Sul do Estado Os procedimentos metodológicos a ser adotados nesta pesquisa é exploratório-descritivo sobre as cooperativas descentralizadas do sul catarinense, o qual foi escolhido por ser representativo em termos regionais e em nível de Estado. Para tanto, se fará um apanhado geral sobre a trajetória do cooperativismo em fontes bibliográficas. Já em relação às bases de dados, utilizar-se-á informações em diversas primárias com entrevistas a diretorias de cooperativas e fontes, como RAIS, OCB, OCESC, entre outras fontes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Mônica da Rosa Mendonça - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2018 - 2019

    Inovações na produção de leite no Sul de Santa Catarina, Descrição: As mudanças tecnológicas no campo, nas últimas décadas, alteraram profundamente as condições de produção e os padrões de exigências. Entre as transformações, cabe destacar as alterações introduzidas na produção leiteira pela Instrução Normativa (IN) no 51/2002, que impactou intensamente a atividade leiteira em todo o país. Estas mudanças, inicialmente foram desfavoráveis aos pequenos produtores de leite do sul catarinense, no sentido de aumentar a escala, a padronização e a qualidade do produto. De modo geral, os produtores não eram especializados, produziam de forma tradicional, em pequena escala e fragmentada, não seguiam um padrão de qualidade. Pelas mudanças introduzidas pela IN no 51/2002 imaginava-se que muitos produtores de leite do Sul teriam dificuldades de adaptação. Contudo, os efeitos da legislação foram contrários, de uma atividade de pouca expressão econômica, se transformou numa das principais fontes de emprego e renda da região. A região sul tinha pouca representatividade no Estado, depois das mudanças passou ser a segunda maior produtora de leite. Neste sentido, o problema de pesquisa consiste em identificar quais foram as inovações introduzidas na produção de leite na região? O objetivo geral será identificar as inovações introduzidas na produção de leite da região Sul catarinense. Tendo como foco as estratégias adotadas pelos produtores para permanecer na atividade, após a implementação da IN no 51/2002. A pesquisa tem caráter exploratório, focaliza o sistema da produção de leite na Região Sul catarinense, com base em fontes documentais e de campo. Em sua realização, o público-alvo serão os produtores de leite, dirigentes de cooperativas e técnicos da Epagri. A equipe de execução do projeto será composta pelos professores e acadêmicos da Unesc vinculados ao Gidafec. Em relação às Instituições envolvidas, além da Unesc, o projeto será desenvolvido junto às cooperativas de leite, Epagri e prefeituras da região. Em termos de alcance social e econômico, por se tratar de um fenômeno recente, o desenvolvimento da pesquisa contribuirá para dar visibilidade as atividades e as inovações do setor leiteiro da região, ao demonstrar os efeitos na geração de trabalho e renda. Na questão ambiental, as inovações introduzidas tem contribuído para amenizar os impactos, como são os exemplos, da substituição do uso intensivo de insumos industrializados por pastagens e de medicamentos convencionais por homeopáticos para tratar o rebanho. A previsão para execução deste projeto será de um ano e os recursos utilizados em seu desenvolvimento serão em parte da Unesc, por meio de sua estrutura e pesquisadores, a outra parte com recursos oriundos da Fapesc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Giovana Ilka Jacinto Salvaro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16

  • 2017 - 2018

    O trabalho formal nas cooperativas do sul catarinense, Descrição: Com a intenção de compreender o papel do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico sul catarinense, busca-se conhecer a quantidade e a diversidade de postos de trabalhos gerados pelas cooperativas, a remuneração, entre outras questões vinculadas ao trabalho formal em cooperativas da Região. Os procedimentos metodológicos a ser adotados nesta pesquisa é exploratório-descritivo sobre cooperativismo do sul catarinense, o qual foi escolhido por ser representativo em termos regionais e em nível de Estado. Para tanto, se fará um apanhado geral sobre a trajetória do cooperativismo em fontes bibliográficas. Já em relação às bases de dados, utilizar-se-á informações em diversas fontes, como RAIS, OCB, OCESC, entre outras fontes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Max Richard Coelho Verginio - Integrante / Patricia Jovita Domingos Miguel - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2016 - 2018

    Estudos sobre desenvolvimento socioeconômico, trabalho, gênero e educação em contextos rurais e urbanos, Descrição: Objetivo do projeto é realizar estudos sobre desenvolvimento socioeconômico, trabalho, gênero e educação em contextos rurais e urbanos. As pesquisas serão realizadas, sobretudo no sul catarinense executados: temas relacionados às cooperativas descentralizadas, Economia Solidária e políticas públicas na Região Sul do Estado de Santa Catarina; a participação de mulheres em mercados de trabalho rural e urbano na região da AMREC; o novo (velho) paradigma da educação profissional: um estudo sobre os documentos da OCDE para a relação entre trabalho e educação no século XXI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Joelcy José Sá Lanzarini - Integrante / Giovana Ilka Jacinto Salvaro - Integrante / Rafael Rodrigo Mueller - Integrante., Número de produções C, T & A: 13

  • 2015 - 2016

    Identificar práticas inovadoras adotadas pelas organizações cooperativas descentralizadas em termos de gestão, produção e comercialização, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo Identificar práticas inovadoras adotadas pelas organizações cooperativas em termos de gestão, produção e comercialização. Sendo parte complementar de outro projeto em execução do Gidafec que tem como objetivo geral estudar as cooperativas descentralizadas da Região Sul de Santa Catarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Suelen Darabas Ronçani - Integrante., Número de produções C, T & A: 10

  • 2015 - 2016

    Inovações na agricultura familiar: estudo de caso das Cooperativas Descentralizadas no Sul Catarinense, Descrição: Com o objetivo de amenizar os riscos e acessar o mercado formalmente, os agricultores familiares catarinenses têm buscado na cooperação, especialmente, sob a forma de cooperativas descentralizadas saídas para inserção formal no mercado. Embora as formas de cooperação compreendam organizações (condomínios, associações e cooperativas, entre outros), as cooperativas descentralizadas se constituem na mais recente forma de inovação organizativa da agricultura familiar, no Estado de Santa catarina. Neste sentido o objetivo do projeto é analisar e estudar em que medida as inovações organizacionais vinculadas às cooperativas descentralizadas têm impactado a vida dos agricultores familiares do sul catarinense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Joelcy José Sá Lanzarini - Integrante / Realdino José Busarello - Integrante / Giovana Ilka Jacinto Salvaro - Integrante / Rafael Rodrigo Mueller - Integrante / Fernanda Zanette de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - 2015

    Estudar as Cooperativas de produção de leite da Região sul de Santa Catarina, Descrição: O surgimento destas cooperativas de pequenos produtores de leite, é uma estratégia para melhorar a participação no mercado, buscando formas coletivas de inserção do leite no mercado, por meio de negociação e venda coletiva de leite in natura das unidades de produção para aumentar o poder de barganha com as indústrias de laticínios. Estes agricultores, isoladamente, eram obrigados a vender sua produção para empresas do ramo lácteo a preços mais baixos e preestabelecidos, foram incentivados pelos órgãos de extensão a organizar-se coletivamente, para busca formas de ingressar no mercado de uma maneira alternativa, que não fosse diretamente através das empresas estabelecidas. O objetivo geral é estudar as Cooperativas de produção de leite da Região sul de Santa Catarina. Contudo, traços mais nítidos destas dinâmicas poderão ser melhor qualificados com o acompanhamento destas experiências, o que será oportunizado com a pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Naiane Ramos Cardoso - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sula Catarinense - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Estudar as relações de trabalho numa perspectiva de gênero na produção de leite dos/as cooperados/as das Cooperativas de agricultores familiares na região sul catarinense, Descrição: Estudar as relações de trabalho numa perspectiva de gênero nas cooperativas de leite na região sul catarinense. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Fernanda Lidório Maria - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Analisar os espaços de comercialização de produtos das cooperativas rurais descentralizadas (ou virtuais), Descrição: A primeira cooperativa rural descentralizada (ou virtual) da região foi a COOFANOVE (Cooperativa de Agricultores Familiares de Nova Veneza - SC), fundada em 2004. Após esta primeira experiência outras foram criadas na Amrec: a Cooperativa Nosso Fruto de Criciúma - SC, a COOPAFI (Cooperativa de Produção Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Içara ? SC), a COONAFOR (Cooperativa de Produção Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Forquilhinha - SC) e a COAFF (Cooperativa de Agricultura Familiar de Morro da Fumaça - SC), entre outras. O objetivo geral do projeto analisar os espaços de produção e comercialização de produtos das cooperativas rurais descentralizadas (ou virtuais) da Região da Amrec.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Giovana Ilka Jacinto Salvaro - Integrante / Carla Spillere Busarello - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2013

    Analisar os impactos econômicos e sociais da Previdência Social Rural nos municípios da Amrec, Descrição: Analisar os impactos econômicos e sociais da Previdência Social Rural nos municípios da Amrec. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Rossandra Maciel - Integrante / Giovana Ilka Jacinto Salvaro - Integrante / Carla Spillere - Integrante., Financiador(es): UNESC - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Os impactos socioeconômicos da Previdência Social Rural na manutenção do(a)s agricultores(as) familiares no campo nos municípios da Amrec, Descrição: Na Região dos municípios da Amrec, pouco se sabe sobre o impacto da PSR, na manutenção das famílias no campo, a contribuição na composição da renda família, o montante do valor recebido pelos municípios. Estes pontos suscitam várias questões sobre a aposentadoria rural na Região. Desta forma se define pergunta de pesquisa da seguinte forma: Quais são os impactos econômicos e sociais da PSR na manutenção do(a)s agricultores(as) familiares no campo nos municípios da Amrec?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Rossandra Maciel - Integrante., Financiador(es): UNESC - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2011

    Estudar as experiências de Cooperativas Virtuais da Região da Amrec, Descrição: Estudar as experiências das Cooperativas Virtuais (ou não-patrimoniais) na Região Amrec (Associação dos Municípios da Região Carboífera). A organização dos agricultores familiares nestas cooperativas tem possibilitado venda de seus produtos no mercado, principalmente para instituições públicas e, também para o mercado de consumidor em geral. Nesta Região da este fenômeno vem ocorrendo com certa intensidade, pois nos últimos seis anos foram criadas cinco cooperativas virtuais e outras estão em fase de discussão. A criação destas estruturas cooperativas fez-se necessário em função das dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais na comercialização da sua produção, em virtude das barreiras sanitárias e ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Daiane Fernandes Felipe. - Integrante., Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Remuneração.

  • 2009 - 2010

    A formação como instrumento para o empreendedorismo do jovem do campo: o caso dos jovens egressos da CFR de Armazém - SC., Descrição: Verificar se formação proporcionada pela CFR de Armazém tem contribuído para despertar atitudes empreendedoras nos jovens do campo: um estudo de caso dos jovens egressos da CFR de armazém. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Daiane Fernandes Felipe. - Integrante / Francine Nazario da Silva - Integrante., Financiador(es): UNESC - Remuneração.

  • 2008 - 2009

    O papel da família na emancipação do jovem rural numa perspectiva interdisciplinar: a experiência do CEDEJOR., Descrição: Investigar o papel exercido pela família no processo de formação do jovem rural e os conflitos emergentes dessas relações, a partir da experiência do Cedejor do município de Lauro Müller - SC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Silva, Clayton N. - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2008

    A percepção dos pais sobre a melhoria da qualidade vida a partir da implantação da Casa Familiar Rural no município de Armazém - SC, Descrição: analisar a contribuição da CFR de Armazém na melhoria da qualidade de vida das famílias na percepção dos pais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / CAMPOS, Eder S. - Integrante / MACHADO, Eduardo de M. - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2007

    A formação da juventude rural pesqueira com base na pedagogia da alternância no contexto do sul Catarinense, Descrição: O presente projeto teve por objetivo analisar em que sentido as Casas Familiares Rurais e do Mar têm contribuído para melhoria da vida dos agricultores e pecadores dos municípios pesquisados. Além de vivenciar as dificuldades enfrentadas na aplicação prática da formação em alternância, a partir da visão dos jovens envolvidos a respeito do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador / Ricardo H. Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2024

Professor homenageado da Turma de Formandos/as 2024/1 do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc.

2024

Menção Honrosa por fortalecer e promover a Extensão, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc.

2023

Professor homenageado da Turma de Formandos/as 2023/1 do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc.

2022

Professor homenageado da Turma de Formandos/as 2021/2 do Curso de Ciências Econômicas, Curso de Ciências Econômicas - UNESC.

2020

Professor homenageado da Turma de Formandos/as 2020/1 do Curso de Ciências Econômicas, UNESC.

2020

Professor homenageado da Turma de Formandos/as 2020/2 do Curso de Ciências Econômicas, UNESC.

2020

III Premio de Investigación en Ética Empresarial, Universidad Pontificia Comillas - España.

2018

Professor homenageado - Formandos/as em Ciências Econômicas 2018/1, UNESC.

2018

Comunicação oral (categoria resumo - Pesquisa) IX Semana de Ciência & Tecnologia, UNESC.

2018

Comunicação oral (categoria resumo - Extensão). IX Semana de Ciência & Tecnologia, UNESC.

2017

Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Universidade do Contestado (UnC) - Curitibanos/SC, UnC.

2017

Comunicação Oral (categoria resumo - Extensão) VIII Semana de Ciência & Tecnologia, UNESC.

2017

Comunicação oral (categoria resumo - Extensão). VIII Semana de Ciência & Tecnologia, UNESC.

2017

O trabalho formal nas Cooperativas do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

2016

Professor homenageado - Formandos/as em Economia 2016/1, Unesc.

2015

Comunicação oral (categoria resumo - Pesquisa) VI Semana de Ciência & Tecnologia, UNESC.

2015

Modadlidade trabalho completo - Extensão) VI Semana de Ciência & Tecnologia, UNESC.

2014

Comunicação oral (categoria resumo - Pesquisa) V Semana de Ciência & Tecnologia, UNESC.

2011

Nome da Turma de formandos em economia - Turma 2010/2, Unesc.

2009

Homenagem da turma de formandos em Economia - Turma 2009/1, Unesc.

2009

Professor amigo da turma de formandos em economia - Turma 2008/2, Unesc.

2009

Tese aprovada com Distinção, PPGSP - UFSC.

2008

Patrono da turma de formando em economia - turma 2007/2, Unesc.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • UNESC, Deparatamento de Economia. , Av. Universitária, 1105, Universitário, 88806000 - Criciúma, SC - Brasil, Telefone: (048) 34312760, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - 2002

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 8

1995 - 1996

Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 20

2004 - Atual

Universidade do Extremo Sula Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto V, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2015

    Direção e administração, Edunesc.,Cargo ou função, Editor-Chefe.

  • 03/2013

    Ensino, Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Pública, Contabiliade Social, Disciplina Optativa: Juventude e Sociedade, Economia Brasileira, Economia do Setor Público, Economia Internacional, Economia Solidária, Política e Planejamento Econômico, Sociologia

  • 10/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, UNACSA.,Linhas de pesquisa

  • 10/2004 - 12/2004

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia do Setor Público

2002 - 2005

colegio universitario de criciuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 12

Outras informações:
Geografia Econômica Regional Introdução a Economia

Atividades

  • 06/2002 - 12/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Economia, Geografia Econômica Regional

  • 06/2002 - 12/2005

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Economia

1993 - 1996

Prefitura Municipal de Sombrio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1993 - 12/1996

    Direção e administração, Secretaria de Administração e Planejamento.,Cargo ou função, Secretário de Administração e Planejamento.

1998 - 1998

Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Educação Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 1998

Secretaria Estadual da Agricultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.