Luciana Cohen Persiano Neves
Mestre em Saúde Coletiva, pela Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS (2007). Tema de pesquisa: A Integralidade na Terapia Floral e sua possibilidade de inserção no Sistema Único de Saúde. Graduada em Naturologia Aplicada pela Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina , SC (2004). Possui diversos cursos nas áreas de Saúde Integral, Terapia Floral, Iridologia, Colorpuntura e Nutrição, além dos estudos voltados ao autismo. Foi docente no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, MG, com as disciplinas de fisiologia, citologia, anatomia, histologia, metodologia da pesquisa, monografia II, orientação monográfica, gerontologia, saúde pública e aromaterapia. Atuou nos cursos de enfermagem, biomedicina, fisioterapia, nutrição, educação física, ciências biológicas, estética e cosmetologia e arquitetura e urbanismo. Experiência em Educação Nutrição, atuou como extensionista no projeto, Educação Nutricional para a promoção de uma alimentação saudável, em Belo Horizonte, MG. Cursou disciplinas específicas de nutrição. Especialista em Autismo.
Criou o grupo Autismo e Naturologia https://www.facebook.com/groups/1590068271321582/ (publicações de resultados de autistas com a terapia floral).
Atua como naturóloga na saúde e estética, com: Terapia Floral, Fitoterapia, Geoterapia, Iridologia, Cromoterapia, Reflexologia, Aromaterapia, Trofoterapia (alimentação) e Hidroterapia.
Consultas à distância (terapia floral e aromaterapia), através do contato 27-992337049 (whatsapp).
Informações coletadas do Lattes em 15/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Coletiva
2005 - 2007
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A integralidade na Terapia Floral e sua possibilidade de inserção no Sistema Único de Saúde,Ano de Obtenção: 2007
Lucilda Selli.Palavras-chave: Saúde Coletiva; Terapia Floral; Práticas Naturais/ Terapias Alternativas; Integralidade.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Graduação interrompida em 2008 em Nutrição
2008 - Atual
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Ano de interrupção: 2008
Graduação em Naturologia Aplicada
2000 - 2004
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Práticas naturais na saúde integral do ser
Formação complementar
2016 - 2016
O Dom do Autismo. (Carga horária: 3h). , Instituto Superação, IS, Brasil.
2016 - 2016
Intervenções pedagógicas e psicopedagógicas com autistas. (Carga horária: 9h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2016 - 2016
1 ciclo de palestras sobre TEA. (Carga horária: 8h). , Suricatto, SURICATTO, Brasil.
2015 - 2015
Educação e Alfabetização de Alunas Autistas. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2008 - 2008
Micronutrientes:Recomendações e Biodisponibilidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Vila Velha, UVV, Brasil.
2005 - 2005
A arte de cuidar- Uma visão integral da saúde. (Carga horária: 30h). , Colégio Evolução e Kattva Psicoterapia e Práticas Naturais, KATTVA, Brasil.
2004 - 2005
Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia Floral. (Carga horária: 120h). , Escola de Psicoterapia Reencarnacionista, EPR, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Colorpuntura. (Carga horária: 64h). , CIEPH ? Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem Santo Amaro da Im, CIEPH, Brasil.
2001 - 2004
Inglês correspondente ao nível médio e avançado. (Carga horária: 400h). , Centro de Comunicação Inglesa, CCI, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Iridologia. (Carga horária: 6h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Cromoterapia e Cristalografia. (Carga horária: 12h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2001 - 2001
Iridologia Clássica e Rayid ? teoria e prática. (Carga horária: 120h). , Centro de Formação profissional em Terapias Complementares, CFPTC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Naturologia: Terapias Naturais.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Estética.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biociências.
Participação em eventos
VII Encontro de Nutrição.A Terapia Floral Aplicada à Nutrição. 2010. (Encontro).
VII Encontro de Nutrição.Terapias Naturais Aplicadas a Nutrição. 2010. (Encontro).
Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde (realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.Orientação de Rotulagem de Alimentos. 2008. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Naturologia. A integralidade na Terapia Floral e sua possibilidade de inserção no SUS. 2008. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Naturologia. Homenagem por ações realizadas em favor do desenvolvimento da Naturologia no Brasil. 2008. (Congresso).
I Simpósio Científico de Estética do ES.Terapias Naturais em Estética. 2008. (Simpósio).
Palestra: Nutrição e Saúde nos tratamentos estéticos. 2008. (Outra).
Palestra: Tratamento Nutricional na Cirurgia Bariátrica. 2008. (Outra).
Qualidade higiênico-sanitária de alimentos comercializados por ambulantes. 2008. (Outra).
8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública. Práticas Naturais na Saúde Integral: Uma abordagem holística de tratamento. 2006. (Congresso).
I Encontro Internacional de Saúde Natural, Beleza, Arte e Lazer. 2004. (Encontro).
Encontro Estadual de Naturologia ? palestras e mesa redonda. 2002. (Encontro).
Fórum Catarinense de Musicoterapia. 2002. (Outra).
Participação em bancas
NEVES, L. C. P.; BARRETTO, C, O. ANÁLISE DE CARDÁPIO DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN), DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, FRENTE ÁS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
NEVES, L. C. P.; BARRETTO, C, O. COMPARAÇÃO DA TEMPERATURA DA DIETA PASTOSA AFERIDA COM DOIS TIPOS DE TERMÔMETRO EM UM HOSPITAL PARTICULAR DE GRANDE PORTE DA CIDADE DE BELO HORIZONTE - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
NEVES, L. C. P.; RODRIGUES, G. K. D.. DESPEDÍCIO DE ALIMENTOS EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
NEVES, L. C. P.. Homeopatia Ambiental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
NEVES, L. C. P.. Análise das Condições Higiênico-sanitárias dos Estoques das Escolas do Município de Ribeirão das Neves - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Orientou
Tratamento com Aromaterapia na Dor de Pacientes Oncológicos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação em Estética e Saúde) - Centro Universitário UNA; Orientador: Luciana Cohen Persiano Neves;
Teores de sódio e gorduras em alimentos industrializados destinados ao público infantil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; Orientador: Luciana Cohen Persiano Neves;
REDUÇÃO DE POTÁSSIO EM ALIMENTOS PARA PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) EM TRATAMENTO CONSERVADOR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; Orientador: Luciana Cohen Persiano Neves;
CUSTO E PREÇO DE VENDA DE REFEIÇÕES EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO TRANSPORTADA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; Orientador: Luciana Cohen Persiano Neves;
Produções bibliográficas
-
NEVES, L. C. P. ; JUNGES, R. ; SELLI, L. . A integralidade na Terapia Floral e sua viabilidade de inserção no sistema único de saúde. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso) , v. 34, p. 57-64, 2010.
Outras produções
NEVES, L. C. P. . Terapias Naturais aplicadas a nutrição. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2007
A Integralidade na Terapia Floral e sua possibilidade de inserção no Sistema Único de Saúde, Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo discutir a inclusão da Terapia Floral nas práticas terapêuticas do SUS, como estratégia da concretização do princípio de integralidade na atenção à saúde do usuário. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório. Os dados foram coletados a partir de entrevistas com usuários da Terapia Floral e com profissionais do Centro de Saúde Modelo (CSM), uma unidade básica do SUS em Porto Alegre (RS). Os resultados indicaram que a Terapia Floral, ao tratar os sujeitos como seres singulares e na sua totalidade, permite uma atenção diferenciada. Na busca pela concretização da integralidade, os profissionais do CSM apontaram como limitações: a formação dos profissionais, baseada em um paradigma biologicista/mecanicista; as sub-especializações; e a falta de recursos, principalmente financeiros. Em contrapartida, esta pesquisa constatou o baixo custo das práticas não alopáticas, incluindo-se também a Terapia Floral. A Terapia Floral é uma terapia coerente com os princípios do SUS e pode favorecer a resolutividade do sistema. Desta forma, concluiu-se que seria oportuno e viável que ela fosse valorizada por suas peculiaridades e integrada ao SUS, sendo reconhecida e disponibilizada como opção terapêutica a toda população, para que possa contribuir na garantia da integralidade na atenção em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Cohen Persiano Neves - Coordenador / Lucilda Selli - Integrante / Roque Junges - Integrante.
Prêmios
2008
Homenagem da APANAT, por ações realizadas em favor do desenvolvimento, divulgação e reconhecimento da Naturologia no Brasil, APANAT- Associação Paulista de Naturologia - I Congresso Brasileiro de Naturologia.
2003
Prêmio UNISUL de Incentivo ao Estudante Condecoração como melhor acadêmica da Sexta fase do Curso de Naturologia Aplicada do semestre letivo 2003., UNISUL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Autônoma, Autônoma. , Rua Jofredo Novais 133, Praia da Costa, 29101470 - Vila Velha, ES - Brasil, Telefone: (27) 992337049
Experiência profissional
2013 - 2014
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações:
Docente no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, nos cursos de Educação Física, responsável pela disciplina de "Anatomia Humana"; e Arquitetura e Urbanismo ministrando a disciplina semi-presencial de "Metodologia da Pesquisa".
2013 - 2013
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 7
Outras informações:
Docente no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, no curso de Nutrição. Responsável pelas disciplinas de "Monografia II" e "Orientação Monográfica". Participação em bancas de graduação e atuação como orientadora de trabalhos de conclusão de curso.
2011 - 2011
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente responsável pela disciplina de "Fisiologia Humana " no curso de Ciências Biológicas.
2010 - 2010
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Docente responsável pela disciplina de "Fisiologia Humana" nos cursos de Educação Fisica e Enfermagem.
2009 - 2009
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente no Núcleo de Biociências, Carga horária: 14
Outras informações:
Docente responsável pelas disciplinas de "Fisiologia" no curso de Educação Fisica; "Fisiologia I" no curso de Biomedicina; "Citologia" nas Ciências Biológicas e Biomedicina, e "Histologia" no curso de Enfermagem.
2009 - 2009
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações:
Docente responsável pelas disciplinas de "Fisiologia" nos cursos de Educação Fisica e Enfermagem; "Fisiologia I" e "Fisologia II" no curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
2008 - 2008
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Extensionista, Enquadramento Funcional: Extensionista- bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Extensionista no Projeto "Educação Nutricional para a promoção de uma alimentação saudável", do curso de Nutrição, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, MG.
2014 - Atual
AutonomaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Naturóloga
Outras informações:
Atendimento em consultório particular com a naturologia (terapias naturais) na saúde e estética. Utilizando-se as seguintes terapêuticas: Geoterapia, Terapia Floral, Trofoterapia (alimentação), Aromaterapia, Reflexoterapia, Cromoterapia e Hidroterapia. Local de atendimento: Rua Barão do Rio Branco 681, sala 901, Centro, Governador Valadares, MG.
2005 - Atual
AutonomaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Naturologia. Atendimento Online
Outras informações:
Atendimento online com as práticas de: Terapia Floral (Bach, Minas, Austrália, Alaska, Deserto e Califórnia), Fitoterapia, Trofoterapia, Aromaterapia e Hidroterapia. Medicina e estética Natural.
2009 - 2014
AutonomaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Naturóloga
Outras informações:
Atendimento no âmbito da saúde e da estética com as terapêuticas: Geoterapia, Terapia Floral, Trofoterapia (alimentação), Aromaterapia, Reflexoterapia, Cromoterapia e Hidroterapia. Local de atendimento: Rua Cristovão Colombo 550, sala 303, Savassi, Belo Horizonte, MG.
2008 - 2008
AutonomaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Atendimento com Terapias Naturais
Outras informações:
Naturóloga (autônoma), atendimento em Vila Velha (ES) com as práticas de: Terapia Floral (Bach, Minas, Austrália, Alaska, Deserto e Califórnia), Fitoterapia, Trofoterapia, Aromaterapia, Hidroterapia, Geoterapia, Iridologia, Reflexoterapia e Cromoterapia. Saúde e estética Natural.
2007 - 2008
AutonomaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Atendimento com Terapias naturais
Outras informações:
Naturóloga (autônoma), atendimento em Belo Horizonte (MG) com as práticas de: Terapia Floral (Bach, Minas, Austrália, Alaska, Deserto e Califórnia), Fitoterapia, Trofoterapia, Aromaterapia, Hidroterapia, Geoterapia, Iridologia, Reflexoterapia e Cromoterapia. Medicina e estética Natural.
2007 - 2007
AutonomaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Atendimento com Terapias naturais
Outras informações:
Naturóloga (autônoma), atendimento em Santa Maria (RS) com as práticas de: Terapia Floral (Bach, Minas, Austrália, Alaska, Deserto e Califórnia), Fitoterapia, Trofoterapia, Aromaterapia, Hidroterapia, Geoterapia, Iridologia, Reflexoterapia e Cromoterapia. Medicina e estética Natural.
2006 - 2007
AutonomaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Atendimento com Terapias naturais
Outras informações:
Naturóloga (autônoma), atendimento em Governador Valadares (MG) com as práticas de: Terapia Floral (Bach, Minas, Austrália, Alaska, Deserto e Califórnia), Fitoterapia, Trofoterapia, Aromaterapia, Hidroterapia, Geoterapia, Iridologia, Reflexoterapia e Cromoterapia. Medicina e estética Natural.
2005 - 2006
AutonomaVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Atendimento com Terapias naturais
Outras informações:
Naturóloga (autônoma), atendimento em Porto Alegre (RS) com as práticas de: Terapia Floral (Bach, Minas, Austrália, Alaska, Deserto e Califórnia), Fitoterapia, Trofoterapia, Aromaterapia, Hidroterapia, Geoterapia, Iridologia, Reflexoterapia e Cromoterapia. Medicina e estética Natural.
2006 - 2006
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 30
Outras informações:
Aulas Ministradas ao Curso de Enfermagem da Unisinos, temas: Cuidado e Integralidade
2002 - 2002
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora: Cromoterapia e Reflexologia, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de atividades como monitora das disciplinas : Cromoterapia e Reflexologia no Curso de Naturologia Aplicada (Unisul)
Atividades
-
08/2004 - 12/2004
Estágios , Centro de Práticas Naturais, .,Estágio realizado, Atendimento (300h): fitoterapia, hidroterapia, cromoterapia, geoterapia, reflexoterapia, florais, iridologia,aromaterapia e massoterapia..
2004 - 2004
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Trabalho voluntário, Enquadramento Funcional: Atendimento com Terapia Floral, Carga horária: 8
Outras informações:
Atendimento com Terapia Floral no Hospital Universitário (UFSC) ? Projeto Amanhecer
Atividades
-
08/2004 - 11/2004
Outras atividades técnico-científicas , Projeto Amanhecer, Projeto Amanhecer.,Atividade realizada, Atendimento com Colorpuntura e Terapia Floral no Projeto Amanhecer do Hospital Universitário (UFSC).
2014 - 2014
Centro Universitário UNAVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 13
Outras informações:
Docente no curso de pós-graduação Estética e Saúde, responsável pela disciplina de Tópicos Especiais (Aromaterapia), com carga horária de 13 horas.
2012 - 2012
Instituto Superior de Ciências da SaúdeVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente no curso técnico de Estética e Cosmetologia, responsável pela disciplina de Psicologia Aplicada. (30 horas)
2008 - 2008
Instituto Superior de Ciências da SaúdeVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente responsável pela disciplina de Fundamentos de Gerontologia (36h/a), do curso de Estética e Cosmetologia.
2008 - 2008
Instituto Superior de Ciências da SaúdeVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2
Outras informações:
Aula de Saúde Pública e Epidemiologia (4h/a), no curso de Estética e Cosmetologia.
2007 - 2008
Instituto Superior de Ciências da SaúdeVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Docente responsável pela disciplina de Aromaterapia aplicada à Estética (34h/a), do curso de Estética e Cosmetologia.
2003 - 2003
Associação de Saúde AlternativaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Área de Geoterapia e Fitoterapia, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2005
Sapato FloridoVínculo: Autora para um site, Enquadramento Funcional: Autora para um site www.sapatoflorido.com.br
Outras informações:
Autora para um site: www.sapatoflorido.com.br/viverbem.htm
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciana Cohen Persiano Neves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?