Ana Rosa Flores de Jesus

Sou enfermeira graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Possuo especializações em: Urgência ,emergência e trauma ,concluído em 2011; Saúde Pública com ênfase em saúde da família, concluído em 2012. Enfermeira com mais de 10 anos na área de Saúde da família. Atuação em diferentes setores assistenciais dentro de Hospitais da capital e em serviços públicos. Sólidos conhecimentos na implantação das estratégias de saúde da família, para potencialização e diminuição dos agravos a saúde, sistematização da assistência, gerenciamento da equipe de enfermagem, serviços administrativos e de assessoria na central de regulação ambulatorial, sempre com foco no cliente.

Informações coletadas do Lattes em 11/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós- Graduação "Lato-Sensu"

2011 - 2012

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: Educação na área da saúde:Importância da atuação do enfermeiro
Orientador: Elaine Rossi Ribeiro

Especialização em Urgência ,Emergência e Trauma

2009 - 2011

Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas
Título: Trauma Ao Idoso na Unidade de emergência : uma Revisão
Orientador: Paulo Cauhy Petry

Graduação em enfermagem

2003 - 2008

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: O cuidado afetivo percebido pelo paciente,atendido na emergência do Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre, RS.
Orientador: Lucilda Selli

Curso técnico/profissionalizante

2001 - 2002

Escola de Educação Profissional CEDEN

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E TRAUMA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: REGULAÇÃO.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: SAÚDE DA MULHER.

Participação em eventos

Capacitação do projeto de humanização do atendimento ao idoso na atenção primaria a saúde.Atenção ao idoso. 2015. (Seminário).

curso de extenção.Prescrição de exercicios para populações especiais - Módulo 1: Envelhecimento e hipertenção. 2015. (Encontro).

Oficina de trabalho para implementação de estrategia nacional para a promoção do aleitamento materno.Estratégia nacional para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar no sistema único de saúde. 2015. (Oficina).

Palestra sobre guia alimentar para a população brasileira. 2015. (Outra).

Capacitação en triagem neonatal.Triagem neonatal. 2014. (Simpósio).

Curso de qualificação na atenção basica.Qualisus/ redeRS. 2014. (Outra).

Treinamento da norma regulamentadora 6.EPI e treinamento de preenhimento de RINA e orientações de DST e AIDS. 2014. (Encontro).

Seminrio estadual.O trablho da enfermagem desafios e perspectivas. 2013. (Seminário).

Capacitação de implementação de aconselhamento e teste rapido de HIV e SIFILIS.Capacitação de implementação de aconselhamento e teste rapido de HIV e SIFILIS. 2012. (Oficina).

Capacitação em Assistência de enfermagem e acompanhamento do paciente com suspeita de Dengue. 2011. (Encontro).

Espaço de convivência de idosos da LBV.Diabetes. 2011. (Encontro).

II Seminário Dengue- Atuação integrada: Vigilância em saúde e atenção Primária.participante. 2011. (Seminário).

Programa cidadão Bebê da LBV.Vacinas. 2011. (Oficina).

Programa Espaço de convivência de idosos da LBV.Hipertensão. 2011. (Oficina).

Seminário Apoio Matricial na Atenção Primária e NASF. 2011. (Seminário).

VIII Seminário Internacional da Primeira Infância e I encontro Estadual de visitadores Domiciliares. 2011. (Seminário).

Treinamento de queda como indicador assistencial.Queda como indicador assistencial. 2010. (Outra).

V jornada de Feridas do Hospital Ernesto Dornelles. 2010. (Seminário).

55º feira do livro de Porto Alegre.Oficina de Libras. 2009. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • JESUS, A. R. F. ; RIBEIRO, E. R. . EDUCAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO. Caderno Saúde e Desenvolvimento , v. 3, p. 35-49, 2013.

  • JESUS, A. R. F. . caderno de saúde e desenvolvimento. Caderno de Saúde e Desenvolvimento, Paraná-Curitiba, p. 35 - 49.

  • JESUS, A. R. F. ; COUTINHO, K. C. ; NEGRAO, L. F. . Reflexos do Grupo de gestantes realizado por enfermeiras nas consultas de pré -natal na atenção básica l. In: 38º Semana científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2018, Porto Alegre. 38º Semana científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre: Clinical & Biomedical Research, 2018. v. 38. p. 163-163.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Fundação Municipal de Saúde de Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira de saúde da família, Carga horária: 40

Outras informações:
● Responsável pela equipe de enfermagem e ACS I processos de trabalho em unidades de saúde | Assistência integral a saúde dos indivíduos e famílias | Condução de reuniões de equipe | Análise e monitoramento de indicadores de saúde da população adiscrita, quando indicado assistência em domicilio, escolas, creches ou nos demais espaços comunitários; ● Participação das ações de educação permanente ou educação em trabalho como preceptorias em graduação e residências; ● Procedimentos de enfermagem, imunização, ações de vigilância epidemiológica e sanitária; ● Consulta de enfermagem de acordo com protocolos do município, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, encaminhamentos, atendimentos e avaliação nas urgências e emergências; ● consulta de pré natal de baixo risco, saúde da mulher, doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis, acompanhamento de puericultura, supervisão de imunizações, coordenação de grupos, apresentação de palestras e treinamentos, educação em serviço e acompanhamento de acadêmicos. ● Participação das ações de gerenciamento de insumos e limpeza da unidade. ● Utilização de ferramentas como: SIGSS-MV, Siscan, SIPNI Web, SISCEL;

2016 - 2017

Fundação Municipal de Saúde de Canoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Regulador, Carga horária: 40

Outras informações:
Acompanha e orientar, in loco, os profissionais envolvidos no trabalho quanto aos procedimentos de regulação voltados para a Atenção Primária em Saúde e Atenção Especializada na Rede Hospitalar e Centro de Especialidades; ● Acompanhar a gestão da fila de espera de consultas especializadas, e de exames; ● Realizar a regulação de consultas especializadas, por prioridade, de acordo com a gravidade, e risco de perda de função; ● Estabelecer contatos e comunicação de modo a qualificar as informações das solicitações de consultas pela rede de saúde; monitorar as agendas ambulatoriais, evitando ociosidades no processo; ● Digitar os laudos, bem como todas informações clínicas nas solicitações de internações de outros municípios (não integrados ao AGHOS); ● Auxiliar os médicos reguladores nos processos de atendimento às solicitações de internações, sempre que necessário; identificar e solucionar os possíveis entraves do processo; ● Promover o relacionamento com os prestadores (pendências administrativas, etc.); realizar visitas aos prestadores, sempre que solicitado pela Gestão; Participar de reuniões de acompanhamento do processo regulatório; ● Participar na elaboração dos protocolos do serviço; interagir com os demais serviços para o alinhamento do processo; propor ações de melhoria, tanto no âmbito do grupo de trabalho em que atuará, junto à Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (DRCAA), como nas demais Diretorias que compõem a Fundação Municipal de Saúde de Canoas.

2014 - 2017

Fundação Municipal de Saúde de Canoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro de ESF, Carga horária: 40

Outras informações:
Ações de programação e avaliação das atividades de enfermagem; delegava e distribuía tarefas para os funcionários; - Supervisão da equipe de enfermagem e atividades realizadas; - Responsável pela previsão e provisão de material e equipamentos necessário às ações de enfermagem; - Auxilio na conservação de aparelhos e equipamentos e, quando necessário, solicitava consertos; - Revisão periodicamente o registro de dados e os sistemas de comunicação; - Analise e avaliação da assistência prestada à comunidade do território de referência da unidade. - Capacitação da equipe de enfermagem quando necessário; - Supervisão de estagiários de Enfermagem do último ano de graduação. - Promoção de ações educativas com os usuários durante consultas, visitas domiciliares e em trabalhos de grupo, visando a autonomia individual em relação à prevenção, promoção e reabilitação da saúde. - Aplicação do processo de enfermagem individual e comunitário, executando a consulta de enfermagem e grupos terapêuticos. Utilização do diagnóstico da comunidade, o qual era levado em consideração os dados epidemiológicos.

2021 - 2022

Hospital Nossa Senhora da Conceição

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36

Outras informações:
● Assistência de enfermagem em UI de medicina interna, clínico e cirúrgico adulto, passagem de plantão, evolução de enfermagem em prontuário eletrônico-PEP. ● Realização de anamnese, exame físico, diagnóstico de enfermagem e prescrição de enfermagem, responsável por procedimentos de enfermagem mais complexos (punção venosa, passar sonda gástrica, entérica e vesical, trocar frascos de drenos de tórax, realizar curativos mais complexos, punção em porto cath, verificar sinais vitais, conforto e alimentação, preparo de pacientes para exames, cirurgias e corpo pós morte). ● Organizar escalas e supervisionar a equipe de enfermagem, funções administrativas da unidade, conferencia de débitos em prescrições pré-faturamento, realização de treinamentos com equipe, atendimento a clientes internos e externos.

2022 - 2022

sociedade sulina divina providencia, ssdp

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Sanitarista, Carga horária: 40

Outras informações:
● Responsável pela equipe de enfermagem e ACS I processos de trabalho em unidades de saúde | Assistência integral a saúde dos indivíduos e famílias | Condução de reuniões de equipe | Análise e monitoramento de indicadores de saúde da população adiscrita, quando indicado assistência em domicilio, escolas, creches ou nos demais espaços comunitários; ● Participação das ações de educação permanente ou educação em trabalho como preceptorias em graduação e residências; ● Procedimentos de enfermagem, imunização, ações de vigilância epidemiológica e sanitária; ● Consulta de enfermagem de acordo com protocolos do ministério da saúde, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, encaminhamentos, atendimentos e avaliação nas urgências e emergências; ● consulta de pré natal de baixo risco, saúde da mulher, doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis, acompanhamento de puericultura, supervisão de imunizações, coordenação de grupos, apresentação de palestras e treinamentos, educação em serviço e acompanhamento de acadêmicos. ● Participação das ações de gerenciamento de insumos e limpeza da unidade ● Utilização de ferramentas como: de E-SUs, Gercon, Siscan, SIPNI Web, SISCEL;

2021 - 2021

Sociedade de Literatura e Beneficencia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36

Outras informações:
? Assistência de enfermagem em Pronto atendimento SUS , convênios e particulares ? Classificação de risco, procedimentos de maior complexidade ? Participação das ações de gerenciamento de insumos e limpeza da unidade. ? Utilização de ferramentas como: Gercon, MV-SOUL, inclusão de consultas especializadas disque Retina.

2017 - 2020

Instituto Municipal de Saúde da Família

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira de saúde da família, Carga horária: 40

Outras informações:
● Responsável pela equipe de enfermagem e ACS I processos de trabalho em unidades de saúde | Assistência integral a saúde dos indivíduos e famílias | Condução de reuniões de equipe | Análise e monitoramento de indicadores de saúde da população adiscrita, quando indicado assistência em domicilio, escolas, creches ou nos demais espaços comunitários; ● Participação das ações de educação permanente ou educação em trabalho como preceptorias em graduação e residências; ● Procedimentos de enfermagem, imunização, ações de vigilância epidemiológica e sanitária; ● Consulta de enfermagem de acordo com protocolos do ministério da saúde, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, encaminhamentos, atendimentos e avaliação nas urgências e emergências; ● Participação das ações de gerenciamento de insumos e limpeza da unidade. ● Utilização de ferramentas como: de E-SUs, Gercon, Siscan, SIPNI Web, SISCEL; ●Planejamento e execução de atividades e cuidados de enfermagem de maior e menor complexidade. ●Prescrição dos medicamentos que constam no protocolo programas de saúde pública de Porto Alegre em consultas e atendimentos, assegurando as ações terapêuticas. ● Promoção da vigilância à saúde convocando usuários com agravos, de acordo com a necessidade de saúde identificada. Preservando sempre a melhoria da qualidade na recepção e encaminhamentos dos usuários. .●Promoção da vigilância à saúde convocando usuários com agravos, de acordo com a necessidade de saúde identificada. Preservando sempre a melhoria da qualidade na recepção e encaminhamentos dos usuários. - Realização participativa de pesquisa visando a melhoria de qualidade nos atendimentos prestados.

2011 - 2013

Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro de ESF, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como enfermeira em Estratégia de saúde da família. Acompanhamento da equipe de enfermagem e agentes comunitários, consulta de enfermagem ,atendimento dos programas do ministério da saúde,visitas domiciliares,etc...

2010 - 2011

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuação como enfermeira assistencial em unidade de internação clínica e cirúrgica e especializada em atendimento ao paciente oncológico.

2003 - 2006

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico de enfermagem, Carga horária: 36

Outras informações:
Atuação como técnico de enfermagem em Hospital pediátrico na unidade de internação SUS. Atendimento integral direto ao paciente e seu familiar

2009 - 2010

Hospital Ernesto Dornelles

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36

Outras informações:
enfermeira assistencial em unidade de emergência e unidades de internação clínica e cirúrgica. organização da equipe de enfermagem e unidade de trabalho, acompanhamento e supervisão dos serviços e educação em saúde.

2006 - 2009

Hospital Ernesto Dornelles

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico de enfermagem, Carga horária: 36

Outras informações:
Técnico de enfermagem em unidade ade atendimento neonatal e Recuperação cirúrgica pediátrica. Atuação em emergências clínicas em adultos

2008 - 2010

Factum Escola Técnica

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Supervisora de estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Acompanhamento de alunos de nível técnico em campo de estágio,Prática supervisionada, aplicação de avaliação de desempenho ao término de estágio.