Sandra Albino Ribeiro
Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), professora e coordenadora na Pós-Graduação em Engenharia e Arquitetura do INBEC, e sócia-diretora na ALBIM Soluções Digitais. Cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFRN), onde desenvolve pesquisas no campo de Tecnologia, Projeto e Avaliação do Ambiente Construído. Possui experiência profissional e acadêmica nas áreas de formação: Tecnologia da Produção da Construção Civil e Arquitetura e Urbanismo. Atualmente, dedica-se à coordenação e compatibilização de projetos BIM, ao ensino e à pesquisa, especialmente nos temas: Projeto, BIM, Flexibilidade, Resiliência do ambiente construído e Habitação. Atuou como professora substituta no departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN (2015-2020) e no departamento de Construção Civil do IFRN Natal (2011). Foi fundadora e sócia-diretora do centro autorizado Autodesk - Quatre Ensino Especializado (2011-2023).
Informações coletadas do Lattes em 11/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2022 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Resiliência no Ambiente Construído: Uma aplicação baseada em BIM para avaliação da Flexibilidade em edifícios multifamiliares, da unidade habitacional ao contexto urbano
Orientador: em Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa ( Hugo L. Farias)
com Heitor de Andrade Silva. Palavras-chave: Flexibilidade; BIM; Análise e Avaliação de Projetos; Resiliência no Ambiente Construído; Edifícios multifamiliares.
Mestrado profissional em Arquitetura e Urbanismo
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Esquina Edifício: Uma proposta arquitetônica para um edifício Misto, Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Edja Faria Trigueiro
Coorientador: Carlos Alejandro Nome. Palavras-chave: Projeto arquitetônico; Urbanidade; Flexibilidade; BIM.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2004 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Revitalização do Cais da Tavares de Lira: Um estudo à luz do Plano de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais - Ribeira
Orientador: Rubenilson Brazão Teixeira
Graduação em Tecnologia em Produção da Construção Civil
2003 - 2005
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: Relatório de Estágio
Orientador: Edilberto Vitorino de Borja
Formação complementar
2025 - 2025
curso UnMEP Starter. (Carga horária: 6h). , UnMEP Softwares e Cursos LTDA, UNMEP, Brasil.
2025 - 2025
Manager Level 1 Basics. (Carga horária: 1h). , Plannerly - The BIM Management Platform, PLANNERLY, Estados Unidos.
2025 - 2025
Observação de Aulas entre Pares e Feedback. (Carga horária: 5h). , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
2025 - 2025
Integração e Interoperabilidade BIM. (Carga horária: 16h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2024 - 2024
A História da IA. (Carga horária: 2h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2024 - 2024
Gerenciar Dados com o Microsoft 365. (Carga horária: 4h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2024 - 2024
Inteligência Artificial Generativa. (Carga horária: 2h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação usBIM.Viewer+ e usBIM.Clash. (Carga horária: 10h). , ACCA Software, ACCA, Itália.
2021 - 2021
Treinamento Básico em ProjectWise 365 (PW365). (Carga horária: 3h). , Bentley Systems Brasil, BENTLEY, Brasil.
2020 - 2020
Introdução às Metodologias Ativas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
Educação mediada por Tecnologias na prática. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
Educação mediada por Tecnologias na prática. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2019 - 2019
Metodologia de pesquisa e os artigos científicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2019 - 2019
Generative Design: Dynamo x Revit. (Carga horária: 36h). , onBIM Technology, onBIM, Brasil.
2018 - 2018
Coordenação e Compatibilização de Projetos em BIM. (Carga horária: 26h). , TI Lab (centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM), TI LAB, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Introdução à Modelagem Paramétrica aplicada à Arquitetura e Design. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
RTQ-C e RAC-C. (Carga horária: 30h). , Rede de Eficiência energética de edificações, R3E, Brasil.
2010 - 2010
Autodesk Revit Architecture 2010 Básico. (Carga horária: 40h). , Autodesk , Inc, AUTODESK, Estados Unidos.
2010 - 2010
Autodesk Revit Architecture 2010 Modelagem. (Carga horária: 20h). , Autodesk , Inc, AUTODESK, Estados Unidos.
2007 - 2007
3D Studio Max. (Carga horária: 40h). , Centro Tecnológico para Construção Civil, CTC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Organização de eventos
RIBEIRO, S. A. . Semana de abertura - Arquitetura e Urbanismo. 2020. (Outro).
RIBEIRO, S. A. . XIX Semana acadêmica de Arquitetura e Urbanismo - o Goiabeira. 2019. (Outro).
RIBEIRO, S. A. ; FURUKAVA, C. ; ALVES, A. F. M. . II Semana de Arquitetura e Urbanismo. 2018. (Outro).
RIBEIRO, S. A. ; FURUKAVA, C. ; ALVES, A. F. M. . I Semana de Arquitetura e Urbanismo. 2017. (Outro).
RIBEIRO, S. A. . 1ª Seminário Estadual sobre o Salário Mínimo Profissional para Arquitetos e Urbanistas. 2014. (Outro).
MENEZES, G. L. B. B. ; RIBEIRO, S. A. . EXPOTEC 2011. 2011. (Exposição).
Participação em eventos
Decision support tools for a sustainable and resilient city. 2024. (Outra).
XLVI Seminário de Integração do Docente do UNI-RN - Otimização da Prática Acadêmica no UNI-RN. 2022. (Seminário).
III Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM. 2021. (Encontro).
III Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - SBTIC. 2021. (Simpósio).
Urban Moove 40: um desafio de 40h.Mediadora. 2021. (Outra).
XLIII Seminário de Integração Docente do UNI-RN - Mesa Redonda: Inovação e Criatividade na Prática Profissional. 2020. (Seminário).
XLIII Seminário de Integração Docente do UNI-RN - Oficinas: Ferramentas Digitais. 2020. (Seminário).
XLIII Seminário de Integração Docente do UNI-RN - Palestra de Abertura: Inovação e Criatividade no Ensino. 2020. (Seminário).
XX Congresso de Iniciação Científica - CONIC 20 ANOS. 2020. (Congresso).
II Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM. 2019. (Encontro).
II Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção ? SBTIC. 2019. (Simpósio).
XIX Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN. 2019. (Congresso).
XL Seminário de Integração Docente - Desafios do Ensino na Sociedade da Informação. 2019. (Seminário).
ACCA Encontrus. 2018. (Outra).
I Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM ? ENEBIM. 2018. (Congresso).
I Seminário de ensino e implementação de BIM (SEIBIM). 2018. (Seminário).
I Semana de BIM da UNP -IFRN. 2017. (Outra).
I Seminário de tecnologia da informação e comunicação - SETIC. 2017. (Seminário).
I Seminário NP-BIM do IFRN. 2017. (Seminário).
Expotec - 2016. 2016. (Congresso).
III Jornada de exatas do UNIFACEX. 2016. (Outra).
XIV - Encontro Pedagógico de Professores Integrantes. 2016. (Encontro).
XXXIV Seminário de Integração Docente. 2016. (Seminário).
Autodesk University Brasil 2015. 2015. (Congresso).
Expotec - 2011. 2011. (Exposição).
19º Congresso Brasileiro de Arquitetos. ?Do outro lado do rio. As tendências de ocupação das praias de Redinha, Redinha Nova e Santa Rita e a legislação ambiental?.. 2010. (Congresso).
I Conferência da defesa civil no município de Monte Alegre/RN. 2010. (Outra).
IV Conferência da cidade de Monte Alegre/RN.APLICAÇÃO DO ESTATUTO DA CIDADE E DOS PLANOS DIRETORES E A EFETIVAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE DO SOLO URBANO.. 2010. (Outra).
8 Bienal internacional de Arquitetura de São Paulo. 2009. (Outra).
XIX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2008,. 2008. (Congresso).
Participação em bancas
CASTRO, L. G.; ALVES, A.;RIBEIRO, S. A.. Estudo Preliminar de Um Spa Imersivo Baseado nos Princípios e Estratégias da Neuroarquitetura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
PEREIRA, R. C.;RIBEIRO, S. A.; CAMPOS, S.. Estudo Preliminar de um centro comunitário na Cidade de Macau, RN: Contribuições para o Desenvolvimento Local.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
MELO, M. E. M.; FLORENCIO, D. N. P.;RIBEIRO, S. A.. Coworking Bloom: Anteprojeto Arquitetônico de um Edifício Coworking, com Ênfase em Ambientes que Estimulem a Criatividade, Aliados aos Conceitos de Neuroarquitetura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
SUASSUNA, M. E. M.;RIBEIRO, S. A.; LIMA, H. A. S.. Diálogo entre Eras: Análise do Impacto Plástico e Urbano do Design Contemporâneo na Ribeira em Natal/RN.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
MELO, K. M.; FLORENCIO, D. N. P.; ALVES, P. M. A.;RIBEIRO, S. A.. Anteprojeto arquitetônico de um complexo multuncional no bairro da Praia do Meio, Natal/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
PIRES, L. B.; LIMA, H. A. S.;RIBEIRO, S. A.; BEZERRA, P. F. R.. Lar de 4 patas anteprojeto de um centro de tratamento e acolhimento para cães e gatos, em João Câmara/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
SANTOS, V. E. C.; Florêncio, D.N. P.; CERCHI, V. L. F. M.;RIBEIRO, S. A.. Anteprojeto de um complexo de esportes eletrônicos em Natal/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
LACERDA, R.; SILVA, M. L. P.;RIBEIRO, S. A.; RABELO, F. L.. Parque de todos! A sociedade transformando o espaço privado: anteprojeto de um parque urbano no hipermercado Carrefour da Zona Sul de Natal/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
PESSOA, P. C. A.; SILVA, M. L. P.;RIBEIRO, S. A.; ALBERTO, C.. Entre ruas e marquises: proposta de anteprojeto arquitetônico de um abrigo para pessoas em situação de rua na vila de Ponta Negra, Natal/RN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
MANICOBA, D. S. S.;RIBEIRO, S. A.. Proposta Arquitetônica de um Centro Comunitário para a Cidade de Alexandria/RN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
FERREIRA, J. C.;RIBEIRO, S. A.. Complexo esportivo do barreirão: Anteprojeto Arquitetônico para o conjunto Guaraíras na Cidade de Arez-RN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
AQUINO, K. L.;RIBEIRO, S. A.. Projeto do Hotel Up&Up. 2022.
COCENTINO, M. E. M.;RIBEIRO, S. A.. Arquitetura Prisional para o RN: Anteprojeto Arquitetônico de uma cadeia Pública Masculina utilizando princípio da humanização para reabilitação de encarcerados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
DANTAS, V. C.;RIBEIRO, S. A.. Anteprojeto de estacionamento e galeria comercial para clínica odontológica Evilson Dantas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
FLORENCIO, D. V. P.; SILVA, M. L. P.;RIBEIRO, S. A.; Alves, M. R.. Hospital Oncológico Infantojuvenil São Nicolau: Proposta de anteprojeto arquitetônico utilizando princípios da biofilia na criação de espaços humanizados, para a cidade do Natal/RN.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
COSTA, G. M. G.; SILVA, M. L. P.;RIBEIRO, S. A.; MELO, J. P.. Hospital-Dia Pediátrico: Anteprojeto de um Hospital-Dia Pediátrico com enfoque para a utilização dos princípios e estratégias da Neuroarquitetura e do Design Biofílico, em Lagoa Nova - Natal/RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, L.; SILVA, M. L. P.;RIBEIRO, S. A.; FERREIRA, R. C. S.. Clube de Treinamento Poliesportivo: Uma proposta de anteprojeto arquitetônico com ênfase na questão comercial para o bairro Luiz Lopes Varela em Ceará-Mirim/RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
ROCHA, M. H. A. C.; SILVA, M. L. P.;RIBEIRO, S. A.; FERREIRA, R. C. S.. Centro Cultural de Esporte e Lazer Oásis Elementar: Uma proposta de anteprojeto arquitetônico e urbanístico para o bairro do Jardim Planalto em Parnamirim/ RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
PEIXOTO, N. L.;RIBEIRO, S. A.; SILVA, M. L. P.; FERREIRA, R. C. S.. Anteprojeto urbano-paisagístico para as ruas Agrestina e Monte Rei no bairro do Planalto/Natal: Uma Proposta de Melhoria e Qualidade de Vida. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
FARIAS, L. S.; SILVA, M. L. P.;RIBEIRO, S. A.; MELLO, A.. Revitalização e reuso do antigo prédio da Samaritana, Ribeira Natal/RN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Potiguar.
PORDEUS, A. C. N.; CAVALCANTE, E. S;RIBEIRO, S. A.; ALBURQUERQUE, R. A.. Anteprojeto de um Centro de Moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVIA, N.; COSTA, F. J. M.;RIBEIRO, S. A.. Unidade de Saúde Animal: Anteprojeto arquitetônico de um hospital veterinário público. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PAIVA, D. C. S; MELO, R. S. S.;RIBEIRO, S. A.. Uso do BIM para compatibilizaçõ de projetos: Barreiras e oportunidades em uma empresa construtora.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SALVIANO, H. C.; TINOCO, M. B. M.;RIBEIRO, S. A.; ALBUQUERQUE, K. S. C. C.. (Re) Construindo o Habitat: Projeto de habitação emergencial para famílias desabrigadas. 2016.
SOUZA., I. L. S.; OLIVEIRA, G. P.;RIBEIRO, S. A.; SOARES, R. M.. T - House: Casa Conteiner. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
COSTA, T. C. S.; SILVA FILHO, J. N. D.; FARIAS, H. T.M.;RIBEIRO, S. A.. Modelagem da Informação da Construção (Bim) no processo de elaboração e gerenciamento de projetos em edificações - estudo de caso em Natal/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FARIAS, H. T.M.; PINTO, E. M;RIBEIRO, S. A.. Casa NeMo: Uma arquitetura itinerante. Estação de pesquisa desmontável em madeira para o clima quente úmido e aplicada ao projeto TAMAR/RN.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ARQUITETURA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
FURUKAVA, C.;RIBEIRO, S. A.. Concurso de Professora para o Curso de Arquitetura e Urbanismo (Área: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo). 2018. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
FURUKAVA, C.;RIBEIRO, S. A.. Concurso de Professor para o curso de Arquitetura e Urbanismo (Área: Planejamento e Projeto Urbano). 2016. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, S. A.. XXIII Congresso de Iniciação Científica - CONIC 23. 2023. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, S. A.. XII Congresso de Iniciação Científica - CONIC - Desafios contemporâneos da Educação. 2022. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, S. A.. XXI Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN. 2021. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
PINHEIRO, E. B. G.;RIBEIRO, S. A.. XX Congresso de Iniciação Científica - CONIC 20 ANOS. 2020. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
PEIXOTO, N. L.;RIBEIRO, S. A.. XIX Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN. 2019. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
AZEVEDO, D. B.;RIBEIRO, S. A.. XVII Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN. 2017. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, S. A.; MORAIS, A. B. S.; SODRE, A. C. C. A.; MONTENEGRO, D. M. S.; TIBURCIO, T. O. M.; AMARAL, M. C. C.. Artigo: Horta Urbana em Espaço Reduzido. 2016. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, S. A.; NETTO, L. S.. Artigo: Condições Habitacionais às margens do Rio Potengi. 2016. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, S. A.; HORA, S. A.; COSTA, A. F. S. L.. Artigo: Desenho Universal e Acessibilidade no Parque da Cidade. 2016. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
RIBEIRO, S. A.; MEDEIROS, S. M. T.; DANTAS, L. L. F.. Artigo: Análise Pós-Ocupacional do Parque da Cidade. 2016. Centro Universitario do Rio Grande do Norte.
Orientou
Diretrizes para projetos hidrossanitários em BIM; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM PLATAFORMA BIM MODELAGEM 3D, PLANEJAMENTO 4D, ORÇAMENTO 5D,6D, 7D) - Universidade Paulista; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Análise comparativa entre versões de arquivos IFC utilizando a verificação de interferências; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA EM PLATAFORMA BIM MODELAGEM 3D, PLANEJAMENTO 4D, ORÇAMENTO 5D,6D, 7D) - Universidade Paulista; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Revisão sistemática de literatura: utilização do BIM para a compatibilização de projetos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E INSTALAÇÕES PREDIAIS) - Universidade Paulista; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Uso da plataforma BIM na pós graduação: estudo de caso no curso de Master em Arquitetura, Design de interiores e iluminação; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Master em Arquitetura, Design de Interiores e Iluminação) - Universidade Potiguar; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Anteprojeto de uma Academia de Alto Padrão em Natal/RN; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Residência Popular Energeticamente Eficiente em Santo Antônio/RN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Anteprojeto Arquitetônico de uma Galeria Comercial com o Princípio da Construção Modular; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Museu de Arte e Tecnologia: Anteprojeto Arquitetônico para a Cidade de Natal/RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Anteprojeto de um restaurante comercial para o bairro de Petrópilis em Natal-RN; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
A efemeridade no uso: sistema construtivo modular e flexível em espaços gastronômicos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Anteprojeto de um Edifício Multifamiliar Flexível; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Anteprojeto Arquitetônico de uma Escola de Dança para Jovens e Adultos no Bairro de Lagoa Nova, em Natal-RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Praça de Alimentação Ferroviária: Uma Proposta de Reuso para o Antigo Galpão de Carpintaria da RFFSA em Natal/RN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Utilização do BIM na elaboração do manual do usuário; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Anteprojeto de Reforma da Escola Estadual Nestor Lima ? Lagoa Nova, Natal - RN; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Ribeira Digital: Intervenção urbanística em área de valor patrimonial; Ribeira/Natal/RN; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
A metodologia BIM aplicada no planejamento em obra de pequeno porte: um estudo de caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Projetos de estradas: uma análise entre uma ferramenta CAD e BIM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Análise das ferramentas de gestão e planejamento aplicadas nas empresas da construção civil na cidade de Natal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Levantamento de quantitativos a partir de uma ferramenta BIM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Barreiras e oportunidades para a implementação de BIM em uma empresa construtora; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
17º Concurso para Estudantes de Arquitetura do CBCA; 2024; Orientação de outra natureza - Centro Brasileiro da Construção em Aço; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
A resiliência como aspecto de qualidade em habitação de interesse social: um anteprojeto para Santo Antônio/RN; 2023; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Utilização do software Revit em projetos arquitetônicos; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Uso da realidade aumentada na construção civil; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Anteprojeto arquitetônico de uma galeria comercial com o princípio da construção modular; 2023; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
A importância da utilização do Revit em conjunto do projeto de combate a incêndio e segurança do trabalho; ; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Sport club de Natal: proposta de intervenção de restauro; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Revitalização digital da estação ferroviária de Mossoró; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
O Uso do HBIM na Conservação e Resgate da Memória do Patrimônio Histórico e Arquitetônico das Estações Ferroviárias de Taipu e Patu, no Rio Grande Do Norte; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Arquitetura Escolar - Referencial teórico e projetual para um Anteprojeto de Reforma Escolar; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
A Programação Atrelada a Arquitetura e ao BIM: Uma Aplicação Prática; 2020; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
O HBIM como Caminho para Documentação da Arquitetura Modernista em Natal/RN; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Um Projeto de um Centro Comunitário Para o Bairro de Pajuçara; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
BIM e Arquitetura Modernista em Natal-RN: Análise e Restauração virtual; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitario do Rio Grande do Norte; Orientador: Sandra Albino Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
PERREIRA, A. C. ; RIBEIRO, S. A. ; MORAIS, E. O. . PEDOLOGIA APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 2, p. http://www2.ifr, 2004.
-
RIBEIRO, S. A. ; SOARES, R. M. . PLANO DE EXECUÇÃO BIM: Guia Básico. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2021. v. 1. 39p .
-
RIBEIRO, S. A. . REVIT START: Guia prático para iniciantes no Revit 2020. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2020. v. 1. 157p .
-
RIBEIRO, S. A. . ELETROBIM: Guia Prático Para Projetos Elétricos no Revit 2020. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2020. v. 1. 245p .
-
RIBEIRO, S. A. ; BARBOSA, E. J. M. . REVIT INCÊNDIO - Guia Prático Para Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio no Revit 2020. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2020. v. 1. 130p .
-
RIBEIRO, S. A. ; SOUZA, T. R. F. . REVIT ESTRUTURA I: Guia Prático Para Projetos de Estruturas de Concreto no Revit 2020. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2020. v. 1. 140p .
-
RIBEIRO, S. A. ; BARBOSA, E. J. M. . NAVISWORKS: Guia Prático Para Compatibilização de Projetos e Planejamento. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2020. v. 1. 142p .
-
RIBEIRO, S. A. . REVIT MEP I: Guia Prático Para Projetos de Instalações Hidráulicas e Sanitárias no Revit 2020. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2020.
-
RIBEIRO, S. A. ; AZEVEDO, P. H. G de . REVIT ESTRUTURA II: Guia Prático Para Projetos de Estruturas Metálica no Revit 2020 e Para Análise no Robot Structural 2020. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2020. v. 1. 98p .
-
RIBEIRO, S. A. ; SOARES, R. M. . REVIT LT: Guia Prático Para Projetos de Arquitetura, Quantificação e Modelagem de Famílias no Revit 2020. 1. ed. Natal/RN: Quatre, 2020. v. 5. 597p .
-
RIBEIRO, S. A. . Clinu - Proposta de uma cliníca para Natal. Penas, DARQ - UFRN, p. 01 - 42, 07 mar. 2009.
-
RIBEIRO, S. A. ; SILVA, H. de A . Procedimento metodológico auxiliado pelo BIM para avaliação de projetos habitacionais.. In: PROJETAR 2025, 2025, UFPel. Anais Seminário Internacional Projetar: Reexistir no Mundo Contemporâneo - interpretar, conservar e transformar. Recife: Even3, 2025.
-
RIBEIRO, S. A. ; SILVA, H. de A . Redesenho: Uma experiência no ensino com HBIM. In: PROJETAR 2025, 2025, UFPel. Anais do Seminário Internacional Projetar: Reexistir no Mundo Contemporâneo - interpretar, conservar e transformar., 2025.
-
RIBEIRO, S. A. . Avaliando a flexibilidade e a resiliência no ambiente construído. In: VIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024, Rio de Janeiro(RJ) FAU/UFRJ. Anais do Encontro Nacional da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: Encruzilhadas ? convergências e dispersões. Even3: Recife, 2024.
-
RIBEIRO, S. A. . A resilência na habitação de interesse social: uma proposição baseada no uso de BIM. In: IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - SBTIC, 2023, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. v. 4.
-
RIBEIRO, S. A. ; SILVA, H. de A . Teses brasileiras sobre BIM:uma revisão sistemática da literatura. In: IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - SBTIC, 2023, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. v. 4.
-
INÁCIO, E. C. ; RIBEIRO, S. A. . Comparativo entre os requisitos das concessionárias de energia utilizando modelos BIM. In: III Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção ? SBTIC, 2021, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. v. 3.
-
BEZERRA, C. R. da M. ; RIBEIRO, S. A. . Proposta de fluxo BIM otimizado para estimativa de custo e planejamento. In: III Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção ? SBTIC, 2021, Uberlândia. Anais [...]. ANTAC: Porto Alegre, 2021. v. 3.
-
MADRUGA, F. ; RIBEIRO, S. A. . O BIM aplicado no Planejamento em obras de habitação de interesse social: estudo de caso. In: 3º Congresso Português de Building Information Modelling, 2020, PORTO. Anais [...]. Porto: UNIVERSIDADE DO PORTO, 2020. v. 1. p. 941-950.
-
RIBEIRO, S. A. ; SOARES, R. M. ; GIESTA, J. P. . Treinamento BIM na Quatre. In: 3º Congresso Português de Building Information Modelling, 2020, PORTO. Anais [...]. PORTO: UNIVERSIDADE DO PORTO, 2020. v. 1. p. 193-201.
-
AZEVEDO, J. B. ; RIBEIRO, S. A. . Indicação de diretrizes para elaboração de projetos hidrossanitarios em BIM. In: XVIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ENTAC 2020, 2020, PORTO ALEGRE/RS. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. v. 1.
-
BEZERRA, CARLOS RENATO DA MOTA ; RIBEIRO, SANDRA ALBINO . O Planejamento e a Estimativa de Custo no Ambiente de Modelagem BIM: Um Estudo de Caso. In: 3º Congresso Português de 'Building Information Modelling', 2020, Porto. 3º Congresso Português de 'Building Information Modelling'. Porto: FEUP. p. 103-110.
-
KRAUSS, P. F. ; RIBEIRO, S. A. . Análise comparativa entre versões de arquivos IFC utilizando a verificação de interferência. In: II Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção - SBTIC, 2019, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. v. 2.
-
RIBEIRO, S. A. ; GIESTA, J. P. ; BARBOSA, E. J. M. . A percepção quanto a prática da compatibilização de projetos por alunos de MBA em gerenciamento de obras. In: II Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção - SBTIC, 2019, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. v. 2.
-
SOUZA., I. L. S. ; RIBEIRO, S. A. . O uso da plataforma BIM na pós-graduação: Estudo de caso no curso de master em arquitetura, design de interiores e iluminação. In: II Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção - SBTIC, 2019, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. v. 2.
-
MENEZES, G. L. B. B. ; RIBEIRO, S. A. ; ANDRADE, S. S. . BIM 6D na aprendizagem interdisciplinar. In: XII CONGIC, 2016, Parnamirim. Anais [...]. Natal: IFRN, 2016. v. XII.
-
MENEZES, G. L. B. B. ; RIBEIRO, S. A. . A Plataforma BIM e a aprendizagem nos cursos superiores da DIACON do IFRN CNAT. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária, 2012, Porto. Anais [...]. Porto: Livro de Atas, 2012. v. 7. p. 2417-2431..
-
PAIVA, D. C. S. ; MELO, R. S. S. ; RIBEIRO, S. A. . BIM para compatibilização de projetos: Barreiras e oportunidades em incorporadora imobiliária. In: I Seminário de Ensino e Implementação de BIM, 2018, Natal. Anais [...], 2018.
-
PEREIRA, S. F. ; RIBEIRO, S. A. . Levantamento de quantitativo a partir de uma ferramenta BIM. In: I Seminário de Ensino e Implementação de BIM, 2018, Natal. Anais [...], 2018.
-
CAVALCANTI, L. G. ; SOUZA NETO, J. I. ; SANTOS, S. A. V. ; NOBRE, T. M. ; RIBEIRO, S. A. . Utilização do software Revit em projetos arquitetônicos. In: XXIII Congresso de iniciação científica - CONIC 23, 2023, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2023.
-
SILVA, I. A. C. ; RIBEIRO, S. A. . A resiliência como aspecto de qualidade em habitação de interesse social: um anteprojeto para Santo Antônio/RN. In: XXIII Congresso de iniciação científica - CONIC 23, 2023, Natal. Anais [...]. UNI-RN: Natal, 2023.
-
DANTAS, L. D. P. S. ; RIBEIRO, S. A. . Anteprojeto arquitetônico de uma galeria comercial com o princípio da construção modular. In: XXIII Congresso de iniciação científica - CONIC 23, 2023, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2023.
-
SOUZA, M. A. ; SANTOS, N. M. ; RIBEIRO, S. A. . Uso da realidade aumentada na construção civil. In: XXIII Congresso de iniciação científica - CONIC 23, 2023, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2023.
-
FERREIRA, F. B. ; SILVA, J. C. D. ; LIMA, L. A. C. ; SIQUEIRA, A. A. R. ; PEREIRA, B. S. ; RIBEIRO, S. A. . A importância da utilização do Revit em conjunto do projeto de combate a incêndio e segurança do trabalho. In: XXIII Congresso de iniciação científica - CONIC 23, 2023, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2023.
-
RIBEIRO, S. A. ; SOARES, R. M. . O CDE no ensino de BIM. In: IV Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM, 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022.
-
RIBEIRO, S. A. ; BARBOSA, E. J. M. . Coordenadas em modelo BIM. In: III Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM, 2021, on-line. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. v. 3. p. 1-1.
-
RIBEIRO, S. A. ; SIMONINI. Y. . Modelagem de edifícios históricos em BIM. In: III Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM, 2021, on-line. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. v. 3. p. 1-1.
-
MANIÇOBA, Danielle S. S. ; MOREIRA, A. R. L. F. ; RIBEIRO, S. A. . Sport club de Natal: proposta de intervenção de restauro. In: XXI Congresso de iniciação científica do UNI-RN, 2021, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2021.
-
PEREIRA, R. C. ; PINHEIRO, F. S. ; BRAMBILA, M. L. de V. ; RIBEIRO, S. A. . O uso do HBIM na conservação e resgate da memória do patrimônio histórico e arquitetônico das estações ferroviárias de Taipu e Patu, no Rio Grande do Norte. In: XX Congresso de iniciação científica - CONIC 20 ANOS, 2020, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2020. v. 1.
-
LOPES, L. V. de A. ; RIBEIRO, S. A. . A Programação atrelada a arquitetura e ao BIM: Uma aplicação prática. In: XX Congresso de iniciação científica - CONIC 20 ANOS, 2020, Natal/RN. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2020. v. 1.
-
CHACON. B.P.R. ; RIBEIRO, S. A. . Arquitetura escolar: referencial teórico e projetual para um anteprojeto de reforma escolar. In: XX Congresso de iniciação científica - CONIC 20 ANOS, 2020, NATAL/RN. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2020. v. 1.
-
VIEIRA, N. O de M. ; MELO, K. M. ; BARRETO, A. G. L ; OLIVEIRA, M. E. B. ; SIQUEIRA, M. A. ; RIBEIRO, S. A. . Revitalização digital da estação ferroviária de Mossoró. In: XX Congresso de iniciação científica - CONIC 20 ANOS, 2020, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2020. v. 1.
-
RIBEIRO, S. A. ; SIMONINI. Y. . O HBIM como caminho para o ensino-aprendizagem na Arquitetura. In: II Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM, 2019, Fortaleza. Anais [...], 2019. v. 2.
-
RIBEIRO, S. A. ; GIESTA, J. P. ; SOARES, R. M. . Treinamento BIM na Quatre. In: II Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM, 2019, Fortaleza. Anais [...], 2019.
-
MANIÇOBA, Danielle S. S. ; FERREIRA, Jaylane C. ; SIMONINI. Y. ; RIBEIRO, S. A. . BIM e Arquitetura modernista em Natal-RN: Análise e restauração Virtual.. In: XIX Congresso de iniciação científica do UNI-RN, 2019, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2019. v. 1. p. 62-62.
-
MANIÇOBA, Danielle S. S. ; FERREIRA, Jaylane C. ; RIBEIRO, S. A. . O HBIM como caminho para documentação da Arquitetura Modernista em Natal/RN. In: XIX Congresso de iniciação científica do UNI-RN, 2019, Natal. Anais [...]. Natal: UNI-RN, 2019. v. 1.
-
MOREIRA, A. R. L. F. ; AQUIN, K. L. ; RIBEIRO, S. A. . Um projeto de um centro comunitário para o bairro de Pajuçara. In: XIX Congresso de iniciação científica do UNI-RN, 2019, Natal. Anais [...], 2019. v. 1.
-
PEREIRA, S. F. ; RIBEIRO, S. A. . Uso de ferramenta BIM para levantamento de quantitativo. In: I Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM, 2018, Campinas. Anais [...], 2018.
-
RIBEIRO, S. A. ; GIESTA, J. P. . Relatos da inserção de BIM em duas instituições de ensino parceiras. In: I Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM - ENEBIM, 2018, Campinas. Anais [...], 2018.
-
PEREIRA, S. F. ; RIBEIRO, S. A. . Levantamento de quantitativo a partir de uma ferramenta BIM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAIVA, D. C. S ; MELO, R. S. S. ; RIBEIRO, S. A. . BIM para compatibilização de projetos: Barreiras e oportunidades em incorporadora imobiliária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, S. A. . Arquitetura Hospitalar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, S. A. ; MENEZES, G. L. B. B. . I Seminário NP-BIM do IFRN: O Nordeste também com o BIM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, S. A. . Implementação do BIM em um escritório de projetos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . 'Bim: Uma experiência de sucesso'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . O uso do BIM na Arquitetura e Engenharia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. ; Soares, Rani de Moraes . Plataforma BIM para mercado de trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . BIM em tempos de crise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . Gestão e arquitetura hospitalar - Turma I. 2016.2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . A utilização da tecnologia BIM no gerenciamento de projetos no IFRN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . Ferramentas BIM em projetos de Instalações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENEZES, G. L. B. B. ; RIBEIRO, S. A. . Óculos 3D para visualização de projetos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENEZES, G. L. B. B. ; RIBEIRO, S. A. . BIM Framework Acadêmico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, S. A. . Projeto de Pesquisa: a utilização da tecnologia BI no gerenciamento de projetos no IFRN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, S. A. ; MENEZES, G. L. B. B. ; SOUSA, M. R. ; ARAUJO, N. S. F. T. S. ; ANDRADE, S. S. . BIM 6D na aprendizagem interdisciplinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, S. A. . Gestão e arquitetura Hospitalar - Turma I 2015.1. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . Gestão e arquitetura hospitalar - Turma II. 2015.2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . A tecnologia BIM e o Futuro da Construção Civil e como Implantar com sucesso em seu Escritório. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENEZES, G. L. B. B. ; RIBEIRO, S. A. . A Plataforma BIM e a aprendizagem nos cursos superiores da DIACON do IFRN CNAT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, S. A. . A Plataforma BIM e os cursos da DIACON no IFRN - CNAT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENEZES, G. L. B. B. ; RIBEIRO, S. A. . A plataforma BIM e a prática profissional na DIACON do IFRN CNAT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, S. A. . Os primeiros passos para ingressar no mercado da construção civil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, S. A. . ?Do outro lado do rio. As tendências de ocupação das praias de Redinha, Redinha Nova e Santa Rita e a legislação ambiental?.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TARGINO, T. F. ; RIBEIRO, S. A. . ?Do outro lado do rio. As tendências de ocupação das praias de Redinha, Redinha Nova e Santa Rita e a legislação ambiental?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, S. A. ; PINHEIRO, L. G. M. N. . Projeto e história: a contribuição do século XVIII e XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico de uma residência com 150,05m² (Parnamirim/RN). 2024.
RIBEIRO, S. A. . Coordenação e Compatibilização de projetos em BIM do edifício da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ? UFRB com 3.947,12m². 2023.
RIBEIRO, S. A. . Coordenação e Compatibilização BIM de uma edificação multifamiliar constituída por 01 torre de 13 pavimentos com 1.951,85m² (São Paulo/SP). 2023.
RIBEIRO, S. A. . Coordenação e Compatibilização de Projetos em BIM para o Edifício Soberano Guilhermina com 6.505,76m² (São Paulo/SP). 2022.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico e modelagem BIM para um residencial multifamiliar com 465,09m² e 3 pav (Natal/RN). 2020.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de reforma e ampliação de uma área de 80,00m² para uma residência duplex (Parnamirim/RN). 2020.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para a Superintendência Regional da Polícia Federal de uma nova guarita de pedestre e de veículo com 83,86m². Mais 01 projeto de acessibilidade para o setor de atendimento ao público e auditório e a área externa (calçada e acessos ao público) com 2.973,5m² (Natal/RN). 2020.
RIBEIRO, S. A. . Coordenação e Compatibilização BIM de uma edificação multifamiliar constituída por 01 torre de 23 pav. com 7.500m² (Natal/RN). 2020.
RIBEIRO, S. A. . Projeto e Modelagem BIM de arquitetura, de instalações hidrossanitário e pluviais, de elétrica e tv para uma residência duplex de 237,16m² (Mossoró/RN). 2019.
RIBEIRO, S. A. . Projeto e Modelagem BIM de instalações de segurança contra incêndio e pânico de um empreendimento misto de 471,00m² (Lajes/RN). 2019.
RIBEIRO, S. A. . Projeto e Modelagem BIM de arquitetura, de instalações hidrossanitário e pluviais, de elétrica e tv para um empreendimento de uso misto de 476,23m² (Lajes/RN). 2018.
RIBEIRO, S. A. . Execução de reforma para um apartamento de 136,00m² (Natal/RN). 2017.
RIBEIRO, S. A. . Execução de reforma para um apartamento de 75,00m² (Natal/RN). 2017.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de instalações hidrossanitários, elétrica, telefone e tv para uma residência de 232,50m² (Mossoró/RN). 2017.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo loteamento com 11,25ha (Mossoró/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico e de instalações para uma residência com 118,00m² (Natal/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência duplex com 159,42m² (Parnamiriml/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo loteamento com 4,4ha (São Gonçalo do Amarante/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Levantamento arquitetônico de 1.463,75 m² para usucapião (Natal/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de arquitetura de interiores de um apartamento de 100,00m² (Natal/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para reforma e execução de um apartamento com 128,81m² (Natal/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo condomínio fechado com 103 lotes inseridos em um terreno com 3,34 ha. Mais 01 Projeto arquitetônico dos equipamentos inseridos nas áreas coletivas deste empreendimento. 2016.
RIBEIRO, S. A. . Execução de reforma de um apartamento com 67,00 m² (Natal/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Execução de reforma de um apartamento de 100,00m² (Natal/RN). 2016.
RIBEIRO, S. A. . Execução de reforma de um apartamento com 170,00m² (Natal/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Execução de uma residência com 80,38m² (Parnamirim/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Execução de uma residência duplex com 292,45 m² (Mossoró/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência com 283,65 m² (condomínio Morumbi, Parnamirim/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Levantamento arquitetônico e Projeto de combate a incêndio para uma fábrica de roupa com 155,81 m² (São José do Mipibu/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de instalações (elétrica, lógica, telefone, tv e hidrossanitário) para uma residência duplex com 248,83 m² (condomínio Quintas dos Lagos, Mossoró/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Execução de uma residência com 232,50 m² (Mossoró/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de arquitetura para um galpão comercial com 232,50 m²,(São Gonçalo do Amarante/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo condomínio fechado com 343 lotes inseridos em um terreno com 11,24 ha.. 2015.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de Instalações para uma residência duplex com 292,45 m² (Condomínio Morumbi, Parnamirim/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de reforma para um apartamento com 170,00m² (Natal/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Execução de reforma de um apartamento com 120,00m² (Natal/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Consultoria na reforma do Conselho Regional de Psicologia da 17 Região - CRP-17/RN com 215,62 m² (Natal/RN). 2015.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Condomínio Fazenda Park,Parnamiriml/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Condomínio Lagoa do Mato, Macaíba/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Condomínio Ninho, Mossoró/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Condomínio Veronique, Mossoró/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Condomínio Alphaville, Mossoró/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Condomínio Quintas do Lago, Mossoró/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência e as built (Condomínio Macaíba Imperial, Macaíba/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de acessibilidade, memorial descritivo e cronograma de obra para o Hospital PAPI com 7.923,27 m² e projeto de reforma com 267,35 m² (Natal/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de climatização e exaustão para uma loja de 86,00 m²- Pizza Hut (Novo aeroporto de Natal, São Gonçalo do Amarante). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de climatização para uma loja comercial de 31,00 m² - Subway (Novo aeroporto de Natal, São Gonçalo do Amarante). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico de reforma e interiores para um apartamento de 69,00 m² (condomínio central park, Natal/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Condomínio Graçandu I, Natal/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Execução de uma residência duplex com 248,83 m² (condomínio Quintas dos Lagos, Mossoró/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Execução de uma reforma para uma loja comercial (Natal/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo loteamento de casas, denominado de conjunto habitacional Jardim das orquídeas, composto por 150 UH inseridas em uma área de 4,99ha (Mossoró/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico de reforma para uma residência com 147,00m² (Natal/RN). Este serviço foi realizado com a equipe do núcleo de extensão e prática profissional do NEPP-IFRN. 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma pousada com 497,95 m² e 2 pav (praia de Maracajau/RN). 2014.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo loteamento com 12,76ha (Mossoró/RN). 2013.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo loteamento com 9,39ha (São Gonçalo do Amarante/RN). 2013.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para 06 duplex geminados, cada um com 60,95m² e total de 363,19m². 2013.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo condomínio fechado com 3 lotes inseridos em um terreno com 475,00m². Mais 01 Projeto arquitetônico para uma residência padrão com 60,88m². 2013.
RIBEIRO, S. A. . Levantamento arquitetônico de 124,00 m² para usucapião sucapião (Natal/RN). 2013.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para reforma e execução de 01 loja de 30,00 m² (Natal Shopping, Natal/RN). 2013.
RIBEIRO, S. A. . Execução de duas residências cada uma com 60,00m². 2013.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo condomínio fechado com 82 lotes inseridos em um terreno com 2,9ha. Mais Projeto arquitetônico dos equipamentos inseridos nas áreas coletivas deste empreendimento. 2013.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Condomínio Imperial, Macaíba/RN). 2012.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico, de instalações hidrossanitária e elétrica para uma residência com 375,44 m². 2012.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo loteamento com 21,83ha (Mossoró/RN). 2012.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para um residencial multifamiliar com 1.027,31m² (Monte Alegre/RN). 2012.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo do tipo loteamento com 125.551,08m² (Assú/RN). 2012.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo - desmembramento de um lote (593) de 450,00 m² que passou a ser 02 lotes (593a e 593 b) de 225,00 m². Mais 01 projeto arquitetônico para uma residência padrão com 60,00 m² para os lotes 593a e 593b.. 2012.
RIBEIRO, S. A. . Execução de uma residência duplex com 375,44 m² (condomínio Sunville, Mossoró/RN). 2012.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma pousada (Barra de Maxaranguape/RN). 2011.
RIBEIRO, S. A. ; TARGINO, T. F. . Levantamento Arquitetônico do Hospital Papi, incluindo anexos, com 6.125,48m² e 4 pav. (Natal/RN). 2011.
RIBEIRO, S. A. . Levantamento arquitetônico de uma fazenda com 40,28 ha (Pedro avelino/RN). 2011.
RIBEIRO, S. A. . Levantamento arquitetônico de uma edificação mista com 203,55 m² (Natal/RN). Este serviço foi realizado com a equipe do núcleo de extensão e prática profissional do NEPP-IFRN. 2011.
RIBEIRO, S. A. . Levantamento arquitetônico de uma edificação mista com 96,70 m² (Natal/RN). Este serviço foi realizado com a equipe do núcleo de extensão e prática profissional do NEPP-IFRN. 2011.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência (Parnamirim/RN). 2010.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de Interiores (Natal/RN). 2010.
RIBEIRO, S. A. . Levantamento topográfico de uma área de 2.613,55 m² (Monte Alegre/RN). 2010.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico para uma residência com 150,00 m² (Natal/RN). 2010.
RIBEIRO, S. A. . Projeto de parcelamento do solo com 587.17 m² (Parnamirim/RN). 2010.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico do tipo reforma para uma residência (Natal/RN). 2009.
RIBEIRO, S. A. . Projeto arquitetônico do tipo reforma para uma residência (Natal/RN). 2009.
RIBEIRO, S. A. ; GIESTA, J. P. ; COSTA, D. G. C. ; ANDRADE, R. L. . Mulheres na Engenharia - IV SEC. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, S. A. ; MENEZES, G. L. B. B. . O mercado de trabalho e o Tecnólogo - Um olhar especial para o BIM - Expotec. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, S. A. ; MENEZES, G. L. B. B. ; GIESTA, J. P. . Discutindo a maturidade de implantação do BIM em Natal - Expotec. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, S. A. ; MENEZES, G. L. B. B. . Mercado de atuação para Tecnólogo em CST em Construção de Edifícios - Expotec. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, S. A. ; SOARES, R. M. . Coordenação de Projetos BIM. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. ; SOARES, R. M. . Semana do Especialista BIM. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. ; SOARES, R. M. . Fluxos de modelagem BIM. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. ; SOARES, R. M. . Minicurso BIM para projetos Hidrossanitários. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Treinamento Revit para Arquitetos e Engenheiros do TRT-RN. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . O BIM nos projetos arquitetônico - O Goiabeira 2019. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Minicurso de Autodesk Revit - IV SEC. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Treinamento Revit para Arquitetos e Engenheiros da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Curso de Revit - Módulo básico - NEPP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Minicurso Introdução ao Sketchup - Expotec 2012. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Estudos de projetos e sistemas específicos - SENAI. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
RIBEIRO, S. A. . Desenho Técnico - SENAI. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
RIBEIRO, S. A. . Projetos no Sistema Computacional - SENAI. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
RIBEIRO, S. A. . Compatibilização de projetos - SENAI. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
RIBEIRO, S. A. . Noções básicas para instalador predial hidráulico - IFRN. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Introdução ao Revit Architecture - Expotec 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Leitura e interpretação de projetos arquitetônico e complementares - IFRN. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Minicurso Introdução ao Sketchup - Expotec 2011. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, S. A. . Instalador Predial Hidráulico - IFRN. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2023
Métodos de análises e de desenvolvimento de projetos de arquitetura na contemporaneidade, Descrição: A pesquisa se propõe a discutir métodos de análise de projetos de edifícios arquitetônicos contemporâneos, desde a década de 1990, a partir de uma ampla revisão de literatura em âmbito internacional (ocidental). A questão aponta para a construção de uma cartografia (classificação) de métodos de análise e de desenvolvimento de projetos de arquitetura surgidos nesse período em diferentes perspectivas ? funcional, formal, tectônica ? tanto em sentido teórico-metodológico como técnico-instrumental. O objetivo geral consiste em sistematizar métodos de análise e processos de projetos da arquitetura contemporânea a fim de atualizar e aprofundar conteúdos e ferramentas. A pesquisa tem caráteres exploratório e descritivo, e as atividades previstas serão distribuídas em três etapas: 1) Estado da Arte; 2) Sistematização de dados; 3) Registro e visibilidade. O projeto vincula-se à linha de pesquisa "Projeto de Arquitetura" do PPGAU/UFRN e ao grupo de pesquisa "Projetar ? Projeto de Arquitetura e Percepção do Ambiente"..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Heitor de Andrade Silva - Integrante / Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues - Integrante / Maísa Fernandes Dutra Veloso - Integrante / Gleice Virgínia Medeiros de Azambuja Elali - Coordenador / Renato de Medeiros - Integrante / Luciana de Medeiros - Integrante / Antonio Alexandre Neto - Integrante.
-
2023 - Atual
A resiliência na Arquitetura: análise de projetos arquitetônicos de habitações de interesse social, Descrição: A pesquisa parte da discussão sobre desenvolvimento sustentável, conforme a Agenda 2030 (ONU), tendo como objetivo geral analisar a resiliência em projetos de habitação de interesse social (HIS) em concursos de projeto, no Brasil e em Portugal, entre os anos de 2013 e 2023, considerando a dinâmica socioambiental contemporânea. Pretende-se enfocar dois atributos da resiliência aplicada a Arquitetura: a flexibilidade e a adequação/conforto ambiental. Tem a análise formal de projetos meio de investigação. Espera-se contribuir com a discussão teórico-metodológica sobre a análise/avaliação de projetos e ampliar o repertório arquitetônico em favor da resiliência da produção habitacional do contexto estudado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Heitor de Andrade Silva - Coordenador / Raissa Silva Rodrigues - Integrante / Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues - Integrante / Felipe Santos da Silva - Integrante.
-
2015 - 2017
Recurso de Aulas Apoio ao Professor Através de Software BIM, Descrição: Este projeto de pesquisa é parte integrante de um estudo abrangente acerca da implantação das metodologias BIM nos Institutos Federais. Nessa vertente, pretende gerar modelagens 3D e 4D que facilitem o ensino e a aprendizagem nas disciplinas Topografia, Construção Civil I e II, Instalações Hidráulicas I e II, Instalações Elétricas, Elementos de Projetos Arquitetônicos, Estabilidade e Orçamento, no curso técnico de Edificações da DIACON no CNAT. Partindo de questionamentos acerca dos conteúdos que apresentam maior dificuldade de ensino e/ou aprendizagem e que, ao mesmo tempo, seriam beneficiados com a utilização de maquetes eletrônicas que aproximassem a teoria do canteiro de obras, busca ter como produto final, um novo tipo de material didático a disposição da comunidade acadêmica. -. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador / Josyanne Pinto Giesta - Integrante.
-
2015 - 2017
BIM 6D Intercursos, Descrição: Ao longo dos anos e na grande maioria das situações, a experiência no canteiro de obras da construção civil tem mostrado que a edificação projetada não é a que efetivamente se constrói, devido a interferências, ineficiências, alterações de projeto e mudanças de especificações. Muitos desses aspectos ocorrem pelo desenvolvimento dos projetos (arquitetura, instalações, estrutura) ser feito sem a efetiva intercomunicação dos envolvidos (representantes das diferentes disciplinas), que trabalham há décadas segundo o mesmo modelo de processo de trabalho bastante individualizado. No exterior, a filosofia de trabalho BIM (Building Information Modeling), aplicada ao setor de AEC (arquitetura, engenharia e construção) tem mostrado nas duas últimas décadas, como o trabalho integrado dos diferentes profissionais que compõem a equipe de projeto e de execução da obra, associado a robustos programas computacionais, tem minimizado tempo e desperdícios, aumentando lucros. No Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste, o BIM tem ganhado cada vez mais espaço, sendo utilizado principalmente na feição 3D de seus softwares, com produção automática de documentação 2D, simulações de eficiência energética e verificações de interferências entre disciplinas. Os programas BIM 4D (fases de execução com geração automática de cronogramas e animações gráficas da construção) e 5D (automatização dos orçamentos), também têm chamado atenção de construtores e projetistas. A utilização do BIM 6D (gerenciamento da manutenção do modelo construído), contudo, tem atraído as instituições governamentais, que buscam minimizar gastos nas obras públicas e esse fator, devido às implicações geradas nas licitações, tem impulsionado o mercado de trabalho nessa direção, e assim, as instituições de ensino ligadas à AEC, também têm dirigido suas pesquisas para o BIM (geralmente ainda 3D). Os softwares BIM, por outro lado, estão disponíveis para aquisição pelos usuários nas plataformas Autodesk (3D Revit, 4D-5D Navisworks), Bentley (3D, 4D e 5D), Graphisoft (3D, 5D), Vico (5D e 6D), entre outras. Além disso, pequenos programas (denominados plug-ins) que acrescentam funcionalidades aos programas existentes, podem ser encontrados na forma gratuita ou paga. Nesse contexto, o IFRN-CNAT-DIACON, de forma pioneira dentre os demais Institutos Federais, iniciou pesquisas no tema BIM, a partir de 2011, tendo hoje projetos vinculados ao 3D e 4D BIM (e parte do 5D), na plataforma Autodesk. Como filosofia integradora de disciplinas e buscando reunir conhecimentos das diferentes áreas/diretorias acadêmicas, este projeto propõe o primeiro estudo em 6D BIM entre a DIACON (que detém experiência no uso de softwares para modelagem 3D e 4D BIM) e a DIACIN (que detém a experiência no monitoramento do desgaste e manutenção de peças). Em um outro projeto posterior, após a consolidação desta implementação intercursos (Edificações e Eletrotécnica), pretende-se buscar a experiência da DIATINF (na programação computacional), para melhoramento do plug-in ?IFRN BIM 6D?, esboçado na linguagem ?C#? pela DIACON e que deverá ser efetivamente implementado a partir dos dados teóricos (da DIACIN) referentes ao desgaste e manutenção das instalações elétricas de uma edificação. -. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador / Josyanne Pinto Giesta - Integrante.
-
2015 - 2017
BIM Framework Acadêmico, Descrição: Estudo de implantação da Filosofia BIM de trabalho no IFRN, em cooperação com outras instituições de ensino e com escritórios e empresas de AEC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador / Josyanne Pinto Giesta - Integrante.
-
2015 - 2017
Modelagem Paramétrica IFC para repositório BIM do IFRN, Descrição: Este projeto é parte integrante de um macro-projeto iniciado em 2011 no IFRN e hoje materializado pelo projeto 'BIM Framework Acadêmico', do Campus Natal Central, DIACON, onde se canalizam esforços para a implantação da Building Information Modeling, ou BIM, nos currículos de Construção Civil dos Institutos Federais Brasileiros, como forma de atender a uma nova demanda que surgiu no momento atual do mercado de trabalho. O projeto 'MODELAGEM PARAMÉTRICA IFC PARA REPOSITÓRIO BIM DO IFRN' trata do aperfeiçoamento de um repositório de modelos paramétricos BIM, cujos componentes anteriormente modelados apenas para Autodesk Revit, agora estarão disponíveis gratuitamente na internet, também no formato de intercâmbio IFC, utilizado para colaboração entre softwares BIM de diferentes fabricantes, como Autodesk, Bentley, Tekla, Graphisoft, etc. A pesquisa está sendo desenvolvida em laboratório computacional do Núcleo de Pesquisa em BIM (NP-BIM), situado no prédio do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do Campus Natal Central do IFRN. Ressalta-se que a consolidação de um repositório de modelos na internet é um critério a ser atingido para a implantação definitiva do BIM no IFRN. Esse pressuposto baseia-se em exaustiva revisão bibliográfica da literatura científica, relacionada ao tema da implantação do BIM em instituições de ensino, quando se afirma a necessidade da conexão de um 'site concentrador da aprendizagem BIM' com o coração do 'BIM Framework Acadêmico colaborativo'.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador / Josyanne Pinto Giesta - Integrante.
-
2015 - 2017
Modelagem Computacional de Famílias de Componentes Elétricos para a Construção Civil com Software BIM BIM, Descrição: Parte integrante de um projeto de implantação do BIM nos Institutos Federais, este projeto de pesquisa trata da capacitação de alunos para a modelagem de componentes em projetos de instalações elétricas prediais, sob a supervisão de professores pesquisadores da DIACON, com alimentação de um banco de dados de peças virtuais, abrigado em servidor do Campus Natal Central. -. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador / Josyanne Pinto Giesta - Integrante.
-
2015 - 2017
Formas interativas e em tempo real para projetos arquitetônicos com base em BIM, Descrição: Esta pesquisa faz parte do projeto de implantação do Building Information Modeling no IFRN. Utiliza os projetos de arquitetura/engenharia/construção, modelados no Autodesk Revit e transformados em animação gráfica pelo Autodesk 3D Studio Max, como base para a interação em tempo real do usuário com o modelo. Ocorrerá envolvendo um grupo de seis alunos, que trabalharão em conjunto no estudo do game engine Autodesk Stingray, tendo como suporte o Núcleo de Pesquisa em BIM, situado no NIT. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos apresentarão relatórios sobre as análises feitas, os quais, serão convertidos em apostilas ilustradas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador / Josyanne Pinto Giesta - Integrante.
-
2013 - 2015
Integração de metodologias BIM (Building Information Modeling) em projetos de ensino de Engenharia Civil, Descrição: Pesquisa geral que engloba várias sub-pesquisas no tema BIM no IFRN -. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador / Josyanne Pinto Giesta - Integrante.
-
2012 - 2013
BIM na construção voltada para o setor de petróleo e gás - projetos de Dubai, Descrição: Esse projeto apresenta uma proposta de pesquisa, de caráter bibliográfico e experimental, referente à modelagem da informação da construção, ou Building Information Modeling ? BIM, pelo fato de, nos dias atuais, esta plataforma estar sendo apresentada como um novo paradigma na área da arquitetura, engenharia e construção (AEC) e se afinizar com a filosofia dos grandes empreendimentos de Dubai, uma vez que, dada a expansão imobiliária daquela cidade, com crescente implantação de projetos arrojados e complexos, encontra-se aí uma forte intersecção com a utilização de projetos BIM, conhecidos por uma maior eficiência em situações de projetos cada vez mais complexos. Neste estudo há 05 alunos do curso técnico de nível médio em Edificações, envolvidos, recebendo bolsa pelo PFRH (Petrobras).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador.
-
2012 - 2013
Estudo sobre Padronização Nacional de Componentes BIM, Descrição: Esta pesquisa busca conhecer a plataforma BIM para posterior implantação no IFRN-CNAT. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes - Coordenador.
-
2011 - 2011
Metodologia da Avaliação e Reconhecimento da Aprendizagem Prévia - ARAP entre Mestres de Obras de Natal-RN, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / Maria Soares de Macedo - Coordenador.
-
2008 - 2009
Projeto de ensino 'Projeto e História: a Contribuição do século XVIII e XIX, Descrição: O presente projeto pretende contribuir para a melhoria da didática do projeto arquitetônico. Ele visa especificamente atuar na formação do futuro arquiteto fornecendo um instrumental de sensibilização para concepção do projeto seja este um projeto de edifício ou um projeto urbano - através de uma melhor compreensão do aporte histórico. Nesta compreensão, a História é ensinada como repositório de um repertório de soluções, aplicado com sensibilidade e razão a problemas específicos de arquitetura, segundo a teoria e pratica do ofício e a inventividade pessoal do arquiteto. (Castro Oliveira, 1986) O estudo da Historia deve, assim, proporcionar o entendimento de como, ao longo do tempo, ocorreu a relação entre idéia, pensamento, e a forma material resultante para abrigar uma determinada atividade. O período histórico escolhido para este projeto recobre os séculos dezoito e dezenove, período que é enfocado, sobretudo, na disciplina História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo 02.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Albino Ribeiro - Integrante / LARISSA GIFFONI DE MEDEIROS NUNES PINHEIRO - Integrante / Sônia Marques da Cunha Barreto - Coordenador.
Prêmios
2025
Profissional destaque 2024: Arquitetura e Engenharia do RN, Tv Futura e Tv Cultura.
2025
buildingSMART Professional Certification-Entry Badge, buildingSMART.
2023
Equipe entre as 5 premiadas no Concurso Nacional de Ideias Outros Futuros São Possíveis: Territórios e Cidades Democráticas com a proposta: Um outro futuro possível: Resistência política e ambiental, Coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e promovido pelo Instituto Lula.
2021
Autodesk Certified Professional, Certiport.
2019
Melhor artigo da modalidade TICs na gestão do conhecimento, Integração e colaboração., II Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção (SBTIC - 2019).
2019
Mérito Acadêmico, Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN).
2018
Certificado de Excelência Docente, Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN).
2009
Primeiro lugar na apresentação do I CICAU Nordeste - FENEA, Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo, FENEA..
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
ALBIM SoluçõesVínculo: Sócia Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora técnica, Carga horária: 15
Outras informações:
ALBIM Soluções Digitais é uma empresa que oferece serviços de consultoria, projetos, coordenação e compatibilização em BIM
2016 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTEVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2024
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Projeto Urbano em Comunidade - 60h
-
07/2023
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atelier de Arquitetura e Urbanismo: Projetos Complexos e Infraestrutura Urbana - 45h
-
07/2023
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Extensão: Escritório Modelo - 15h
-
01/2023
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura em Sítio Histórico - 60h
-
01/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão Gráfica: BIM - 60h
-
07/2022 - 12/2023
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atividade Acadêmica Optativa III - 30h, Tópicos Especiais - 30h
-
07/2021 - 12/2022
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura em Comunidade - 60h
-
01/2019 - 06/2022
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Planejamento e Projeto Urbano, Regional e Arquitetônico 02 - 30h
-
01/2018 - 06/2022
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atividade Acadêmica Optativa I - 30h
-
01/2020 - 06/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto integrador vertical - 60h
-
07/2018 - 12/2020
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instalações prediais II - 45h
-
07/2018 - 12/2020
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto Arquitetônico I - 60h
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atividade Acadêmica Optativa II - 30h
-
01/2018 - 06/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão e Comunicação Visual - 30h
-
07/2016 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Arquitetura e Urbanismo 01 - 30h
-
03/2016 - 06/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História das Artes - 30h
2022 - Atual
Instituto Brasileiro de Educação ContinuadaVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenando o curso de Especialização em Projeto e Execução de Sistemas Prediais (PESP) e o curso de Especialização em Engenharia em Sistemas Prediais (ESP)
2021 - Atual
Instituto Brasileiro de Educação ContinuadaVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 5
Outras informações:
Coordenadora do curso de extensão - Compatibilização e Integração de Projetos em BIM.
2015 - Atual
Instituto Brasileiro de Educação ContinuadaVínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2024
Ensino, Meta BIM ? MBA em gestão avançada de projetos e obras com BIM, GIS, inform, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento de projetos de instalação predial utilizando BIM e o software Autodesk Revit MEP Intermediário/Avançado
-
01/2024
Ensino, MBA em Gerenciamento da Execução de Obras - GEO, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Interpretação de Projetos com Ferramentas BIM - 20h, Compatibilização de Projetos de Obras com Ferramentas BIM - 20h
-
01/2021
Ensino, Compatibilização e integração de projetos em BIM, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Compatibilização e integração de projetos em BIM - 20h
-
07/2020
Ensino, Especialização em Projeto e Execução de Sistemas Prediais - PESP, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Prediais em BIM: Da Concepção à Compatibilização de projetos - 20h
-
01/2017
Ensino, MBA em Gerenciamento de obra e tecnologia da construção - GOTC, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Compatibilização de projetos de obras - 20h
-
03/2015
Ensino, Plataforma BIM - Modelagem, Planejamento e Orçamento - PBIM, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de instalações em plataforma BIM - 20h
-
07/2017 - 06/2018
Ensino, MBA em Gerenciamento de obra e tecnologia da construção - GOTC, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, BIM Building Information Modeling - 20h
-
05/2018 - 05/2018
Ensino, Engenharia de Sistemas e Instalações Prediais - ESP, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão e Compatibilização de Sistemas de Energia - 20h
2022 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 15
Atividades
-
08/2022
Ensino, BIM ? Projeto e fabricação Digital no Ambiente Construído, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação para modelagem de instalações Hidrossanitárias e Elétricas - 15h
2023 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 15
2015 - 2020
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações:
Participou do Projeto de Ensino: "PROJETO E HISTÓRIA: A contribuição do século XVIII e XIX". Coordenada pela professora Sonia Marques da Cunha Barreto. Atuou como monitora das disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo 02 e 04
Atividades
-
03/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Linhas de pesquisa
-
07/2022 - 12/2022
Extensão universitária , Centro de Tecnologia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Atividade de extensão realizada, O projeto como vetor da promoção da cidadania: Grupos focais e exposições de projetos arquitetônicos de equipamentos de interesse comunitário.
-
07/2015 - 04/2020
Ensino, Engenharia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão Gráfica - 60h
-
01/2016 - 12/2018
Ensino, Engenharia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Desenho Computacional - 30h
-
03/2015 - 07/2018
Ensino, Engenharia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico - 60h
-
03/2015 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Auxiliado por Computador 01 - 60h, Desenho Auxiliado por Computador 02 - 45h
-
01/2016 - 06/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo 01 - 30h
2016 - 2018
Universidade Potiguar, UnPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 36
Atividades
-
07/2016 - 12/2018
Ensino, Master em Arquitetura, Design de interiores e iluminação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, O uso do Revit para elaboração de projetos de arquitetura, engenharia e design - 36h
-
07/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura de interiores, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, O uso do Revit para elaboração de projetos de arquitetura, engenharia e design 36h
2016 - 2023
Quatre Ensino EspecializadoVínculo: Diretora técnica, Enquadramento Funcional: Diretora técnica, Carga horária: 10
2016 - 2023
Quatre Ensino EspecializadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora de softwares, Carga horária: 10
Atividades
-
01/2021 - 03/2023
Ensino, Especialista BIM Autodesk, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Colaboração e Integração de Projetos BIM 12h, Colaboração open BIM através do BCF (BIM Collaboration Format) - 12h, Compatibilização (Arquitetura e Estrutura) 12h, Compatibilização: Diretrizes para elaboração e gestão do modelo federado no Navisworks para detecção de interferências -12h, Diretrizes para elaboração e gestão do modelo federado no Navisworks para planejamento e simulação 4D - 12h, Fluxos e diretrizes para gestão e elaboração de modelos BIM de instalações - 12h, Plano de Execução BIM 12h
-
01/2017 - 03/2023
Treinamentos ministrados , Quatre Ensino Especializado.Treinamentos ministrados, Autodesk Navisworks 12h, Autodesk Revit Estrutura (Projeto em Concreto Armado) 12h, Autodesk Revit MEP (Projeto AVAC e Split) 12h, Autodesk Revit MEP (Projeto Combate a Incêndio) 12h, Autodesk Revit MEP (Projeto Elétrico) 12h, Autodesk Revit MEP (Projeto Hidrossanitário) 12h, Autodesk Revit LT - 72h
-
07/2016 - 06/2017
Treinamentos ministrados , Quatre Ensino Especializado.Treinamentos ministrados, Lumion 12h, Sketchup 32h
2010 - 2017
Espaço QuatreVínculo: Responsável técnica, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 15
Outras informações:
Escritório de Arquitetura com diversas atuações
2011 - 2017
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8
2011 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2011 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Subcoordenadora - Capacitação dos Mestres, Carga horária: 4
Atividades
-
06/2011 - 01/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Central - Natal.Linhas de pesquisa
-
07/2011 - 12/2011
Ensino, Produção da Construção Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instalações Elétricas e Telefônicas, Instalações Hidrossanitárias e de Gás
-
06/2011 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Central - Natal.Linhas de pesquisa
-
05/2011 - 08/2011
Ensino,Disciplinas ministradas, Instalações de Segurança (Técnico), Instalações Elétricas e Telefônicas (Técnico), Instalações hidrossanitária (Técnico)
2011 - 2012
SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do NorteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2012 - 10/2012
Ensino,Disciplinas ministradas, Estudos de projetos e Sistemas Específicos (Curso de Mestre de obras), Compatibilização de Projetos (Curso de Técnico), Desenho Técnico ( Curso de Assistente de obras), Desenho Técnico (Curso Técnico), Projetos no Sistema computacional (Curso Técnico)
2014 - 2017
Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do NorteVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: 2º Tesoureira, Carga horária: 4
Outras informações:
Cargo de 2º Tesoureiro com mandato de 03 anos (04/2014 a 04/2017). É um cargo honorífico que desempenha a organização e prestações de contas do SINARQRN, também participa de reuniões locais e regionais, na organização de eventos, na conferência de palestras e em outras atividades.
2009 - 2012
Prefeitura Municipal de Monte AlegreVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assistência Técnica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação no Setor de Obras desenvolvendo as seguintes atividades: elaboração de projetos no âmbito arquitetônico e urbanístico; análise de projetos; e organização do sistema de fiscalização.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandra Albino Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?