Zilma Müller

Especialização em Administração, com Área de Concentração em Gestão Estratégica nas Instituições de Saúde pela Faculdade Bom Jesus (2003). Especialista em Saúde Pública pela Fio Cruz do Rio de Janeiro. Atuou na área da qualidade da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba. Tem experiência na área de Gestão e na área de Qualidade e Segurança do Paciente. Atua também como docente de estágios do curso de Graduação em Enfermagem nas faculdades Dom Bosco e FACEAR. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1988). Em 2017 recebeu o título de Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pelo Hospital Sírio Libanês. Laborou na Unidade de Transplante de Medula Óssea e na Unidade do Sistema Músculo Esquelético, atuando na assistência, supervisão e posteriormente Chefia da Unidade. Atualmente exerce a função de enfermeira no Cargo de Chefia da Unidade de Clínica Médica junto ao Complexo Hospital de Clinicas da UFPR.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente

2017 - 2017

Hospital Sirio-Libanes
Título: Vivenciando Metodologias Ativas
Orientador: Carolina Bocchia Maia

Especialização em Gestão Estratégica nas Instituições de Saúde

2002 - 2003

FAE - Business School - Pós -Graduação
Título: Liderança em enfermagem

Especialização em Saude Publica

1991 - 1992

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Não consta

Graduação em Enfermagem

1984 - 1988

Universidade Federal do Paraná
Título: Enfermagem

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2011

2010 - Atual

Universidade Norte do Parana
Ano de interrupção: 2011

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Qualidade e Segurança do Paciente.

Organização de eventos

MÜLLER, Z. . I Circuito da Qualidade. 2013. (Outro).

MÜLLER, Z. . I Circuito da Qualidade. 2013. (Outro).

Participação em eventos

CURSO DE EXTENSÃO À DISTÂNCIA SOBRE OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO CHC-UFPR. 2020. (Outra).

Descarte correto de resíduos. 2020. (Outra).

MANEJO DO PACIENTE COVID19 - BÁSICO. 2020. (Outra).

PREVENÇÃO E COMBATE A PRINCÍPIO DE INCÊNDIO. 2020. (Outra).

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA. 2020. (Encontro).

PROTOCOLO DE PARAMENTAÇÃO PARA ISOLAMENTO DE GOTÍCULAS E AEROSSÓIS COVID-19. 2020. (Encontro).

SEI! Usar. 2020. (Outra).

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS PARA MULTIPLICADORES. 2019. (Outra).

A Centralidade da enfermagem nas dimensões do Cuidar. 2018. (Outra).

Código de Ética e conduta da Ebserh. 2018. (Outra).

Conscientização Ambiental - Como fazer a nossa parte ?. 2018. (Outra).

Dimensionamento de Enfermagem. 2018. (Outra).

Estresse e depressão no trabalho. 2018. (Outra).

Fortalecimento da Saúde Materno Infantil o que o Japão tem a nos ensinar. 2018. (Outra).

Gente de Resultado. 2018. (Outra).

Gestão Patrimonial. 2018. (Outra).

Segurança transfusional. 2018. (Outra).

Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2018. (Encontro).

Aspectos Éticos na Assistência a Saúde. 2017. (Outra).

Cuidados Paliativos. 2017. (Encontro).

II Encontro da Feaes sobre Qualidade e Segurança do Paciente?.. 2016. (Encontro).

III Encontro de Otorrinogeriatria da UFPR. 2016. (Encontro).

III Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos.Sensibilização para implantação da Meta 6 ? Reduzir o risco de lesão do paciente em decorrência de quedas. 2016. (Seminário).

Simpósio da Feaes sobre Abordagem Interdisciplinar na Prevenção de úlceras por pressão. 2016. (Seminário).

V Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos.Educação em Serviço para implantação da Terceira Meta Internacional de Segurança do Paciente. 2016. (Seminário).

Encontro de Enfermagem ? Dimensões da Prática Profissional de Enfermagem,. 2015. (Encontro).

Gerenciamento de risco sob a ótica da qualidade e segurança do paciente. 2015. (Outra).

III Seminário em Hospitais Públicos.Sensibilização para Implantação da Meta 6 - Reduzir o risco de lesões ao paciente em decorrência de quedas. 2014. (Seminário).

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2014. (Outra).

Cursos de capacitação do CBA ? Consórcio Brasileiro de Acreditação: Prontuário do paciente, Mapeamento de Processos, elaboração de instrumento de riscos institucionais ? FMEA. 2012. (Outra).

Curso de Higienização Hospitalar.. 2010. (Outra).

Escola Executiva de Líderes. 2010. (Outra).

Seminário de Segurança do paciente.. 2010. (Seminário).

Curso ?Conhecendo e aplicando o método da Qualidade?. 2007. (Outra).

Curso de GESTÃO POR PROCESSO com Ênfase na Acreditação. 2007. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Hotelaria Hospitalar. 2006. (Congresso).

I Workshop de Provedores, Diretores e Administradores de Santas Casas de Misericórdia e Beneficentes do Estado do Paraná. 2005. (Outra).

Normas da ANVISA e outras Legislações. Treinamento em segurança dos alimentos e Manejo integrado de Pragas ? Mitos e Realidades. 2005. (Outra).

II Encontro Nacional de Gerenciamento Em Enfermagem Para o Século XXI.. 1999. (Encontro).

Orientou

Maristela Bastiani

Prevenção de queda em idosos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO UNIDOMBOSCO; Orientador: Zilma Müller;

Outras produções

MÜLLER, Z. ; FILUS, W. A. . Metas de segurança do paciente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Processo de alta de pacientes crônicos em hospital de ensino, Descrição: Conhecer o processo de alta de pacientes crônicos que internam no Complexo Hospital de Clínicas/UFPR, identificando atores envolvidos, processos de trabalho relacionados, variáveis que interferem na alta e dinâmica de atendimento dos pacientes até o desfecho final : alta. Trata-se de estudo descritivo e retrospectivo a ser desenvolvido na Clinica Médica Masculina e Feminina do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Zilma Müller - Integrante / Odery Ramos - Integrante / Elizabeth Bernardino - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2022 - Atual

    Avaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizada: Curso Massivo aberto online para enfermeiros., Descrição: Introdução: Com a rápida transição demográfica no Brasil, os idosos são responsáveis por proporção cada vez mais das internações hospitalares, impondo as redes de saúde o desenvolvimento de linhas de cuidado para atender esse público. A avaliação multidimensional é importante ferramenta para avaliar a pessoa idosa em todas as suas dimensões, de forma a proporcionar subsídios para direcionamento das intervenções e organização dos cuidados. Portanto, se faz necessário capacitar os enfermeiros para realizar a avaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizada, para desenvolver melhores práticas, fomentando ações resolutivas, efetivas e individualizadas, oferecendo assistência qualificada. Objetivo: Desenvolver curso online aberto e massivo (MOOC) sobre cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado em clínica médica utilizando a avaliação multidimensional. Método: Trata-se de pesquisa metodológica aplicada a desenvolver o curso MOOC, composta por seis fases: 1) Identificar as evidencias sobre avaliação multidimensional: revisão integrativa de literatura; 2) criar a matriz de design instrucional do MOOC: modelo de designer instrucional ? ADDIE; 3) desenvolvimento: criação do conteúdo; 4) Implementação: 5) hospedagem do curso AVA e escolha da licença; 6) avaliação: seleção de juízes para avaliar o conteúdo e aparência; validação do conteúdo e aparência e adequação às sugestões e críticas. Resultados esperados: desenvolvimento de um curso online aberto e massivo (MOOC) para enfermeiros, capacitando-os para avaliar a pessoa idosa hospitalizada em todas as suas dimensões, aprimorando a assistência e particularizando o cuidado. Resultados esperados: capacitação dos enfermeiros sobre avaliação multidimensional da pessoa idosa; qualificação do cuidado gerontológico; utilização de instrumentos clínicos validados para ações preventivas e identificação de alterações/rastreio de informações na consulta de enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Zilma Müller - Coordenador / Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Complexo Hospital de Clínicas UFPR, Complexo Hospital de Clínicas UFPR. , Rua General Carneiro 181, Alto da Gloria, 81110522 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33601800, Ramal: 7855

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Complexo Hospital de Clínicas da UFPR

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Enfermeira Assistencial do Transplante de Medula Óssea e posteriormente da Ortopedia. Supervisora da Unidade de Ortopedia e Infectologia. Em 2019 Chefia da Unidade do Sistema Músculo Esquelético e em 2021 Chefia da Unidade de Clínica Médica.

2012 - 2017

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro administrativo pleno, Carga horária: 36

Outras informações:
Enfermeira da Gestão da Qualidade. Principais atividades: atuou na Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Orientação na elaboração de documentos, acompanhamento e controle de documentos Institucionais, implantação das Metas de Segurança do Paciente, investigação de incidentes e eventos adversos,. Acompanhamento de ações que visam a melhoria da assistência. Realização de capacitação de equipes para implantação de Protocolos e Procedimentos. Auditoria dos processos de trabalho. Participação do processo de checagem beira-leito, visando a segurança na administração de medicamentos. Organização da Primeira Semana de Qualidade do Hospital do Idoso Zilda Arns/2016.

2014 - 2017

Centro Universitário Unidombosco

Vínculo: RPA - recibo por autônomo, Enquadramento Funcional: Acompanhamento de estágios, conforme abaixo, Carga horária: 20

Outras informações:
Cargo: Professora do curso de Graduação em Enfermagem, acompanhamento de estágios nas disciplinas de Saúde da mulher e do homem e Administração em enfermagem.

2016 - 2017

Faculdades Educacional de Araucária

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente do estágio de Administração II, Carga horária: 15

1992 - 2011

Hospital Nossa Senhora das Graças

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira com atuação na área de gestão, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cargo: Gerente de Hotelaria, Gerente do Bloco Operatório, Gerente das Unidades de Internação, Assistente da Diretoria de enfermagem. Principais atividades: Experiência e atuação em gestão durante 19 anos, na área de enfermagem e área de apoio administrativo. Assistente da diretoria de enfermagem, apoiando o gerenciamento do Serviço. Vivência no desenvolvimento dos processos de Gestão da Qualidade, gestão de processos e indicadores, com participação na busca pela Certificação de qualidade do IPASS/ONA , durante 10 anos. Gestão de pessoas, elaboração de treinamentos, gerenciamento dos serviços de nutrição, lavanderia e higienização, análise e controle de custos dos serviços, gerenciamento de contratos (empresa de jardinagem, dedetizadora, máquinas de café, lanchonete, empresas de resíduos), planejamento de novas áreas com definição, aquisição de mobiliário, organização e decoração. Desenvolvimento de estudos pertinentes ao serviço de higienização (redimensionamento de pessoal, projeto para implantação do serviço de camareira, entre outros). Elaboração de estudo e planejamento dos serviços de apoio do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (Joinville/SC). Participação do Planejamento Estratégico da Instituição. Elaboração do orçamento da área, participação nos processos de terceirização de Serviços, elaboração do manual de procedimentos das áreas. Responsável pela elaboração de indicadores e elaboração do Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos de saúde. Participação no processo de implantação da Gestão por Competência na instituição.

2015 - 2015

Sociedade Educacional Machado de Assis

Vínculo: RPA - recibo por autônomo, Enquadramento Funcional: Docente do curso Técnico de enfermagem, Carga horária: 8

Outras informações:
Cargo: Professora do curso Técnico de enfermagem. Disciplina Saúde do Adulto e Idoso.

1992 - 1994

Complexo Hospital de Clínicas/UFPR

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Central de Internação, Carga horária: 36

Outras informações:
Cargo: Enfermeira da Central de Internação ? Supervisão geral. Principais atividades: Supervisão geral da enfermagem no período noturno. Admissão da paciente gestante e cuidados de enfermagem antes da internação da paciente.

1989 - 1992

Hospital Regional Hans Dieter Schimidt

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira de Unidade de Internação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Cargo: Enfermeira da Clínica médica e cirúrgica. Principais atividades: Assistência de enfermagem a pacientes internados.