Márcia Ferreira da Silveira
Mestranda em Materiais; Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pelo UnilesteMG, metade do curso feito na UFF (Universidade Federal Fluminense). Curso Técnico em Telecomunicações pelo Colégio Universitário Padre de Man; Monitora de mecânica na UFF; Professora particular de Matemática, Física e Química;
Informações coletadas do Lattes em 15/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia Metalúrgica
2012 - 2016
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Título: INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO 410M
Orientador: Tarcísio Reis de Oliveira
Formação complementar
2020 -
Física dos Materiais (Matéria Isolada Mestrado). (Carga horária: 45h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2020 -
Tratamento Térmico (Matéria Isolada do Mestrado). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 -
Corrosão (Matéria Isolada do Mestrado). (Carga horária: 45h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2017 - 2018
Teologia. (Carga horária: 420h). , Centro de Treinamento Bíblico Rhema, RHEMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Participação em eventos
4 Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos. 2020. (Seminário).
10 Seminário sobre Montagem de Revestimento Refratário e Isolamento Térmico e Acústico. 2015. (Seminário).
15° Semana de Iniciação Científica e 6° Semana de Extensão - UnilesteMG.Comparação da resistência mecânica de Aço Inoxidável Duplex com a de Ligas de Alumínio tratadas termicamente e com adição de Cobre. 2014. (Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2015
INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO 410M, Descrição: O Aço inoxidável ferrítico ASTM 410 tem sido usado cada vez mais na indústria agro alimentar e de mineração. A grande vantagem deste aço é a combinação de boas propriedades mecânicas e de resistência a corrosão e ao desgate. A Aperam desenvolveu uma versão inovadora deste aço, visando maior resistência mecânica, com o objetivo de reduzir a espessura necessária para a fabricação de equipamentos. Isto implica em ganhos de redução no consumo de combustível, no caso da aplicação em vagões e na redução de custo de fabricação de equipamentos. Este novo aço da Aperam denominado 410M, tem inovadora produção que não precisa passar pelo recozimento em caixa, processo demorado e de alto custo. O recoziemento deste aço se faz em linha contínua, Como ainda está em fase de desenvolvimento, se faz necessário compreender o comportamento neste tratamento térmico para diferentes temperaturas de processo de laminação a quente, visando melhores propriedades mecânicas finais. Além disto, a fim de preparar uma possível apliacação do produto como laminado a frio, o processo de recozimento para este produto também será estudada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Ferreira da Silveira - Integrante / Wendel Alvarenga de Melo - Integrante / Tarcisio Reis de Oliveira - Coordenador.
-
2013 - 2015
Comparação da resistência mecânica de Aço Inoxidável Duplex com a de Ligas de Alumínio tratadas termicamente e com adição de Cobre, Descrição: Neste estudo, a resistência mecânica de Aços Inoxidáveis Duplex será comparada com a resistência mecânica das Ligas de Alumínio tratadas termicamente com distintas adições de Cobre. Os materiais serão avaliados por meio de análises metalográficas para a caracterização dos microconstituintes e contagem de fases e por meio de ensaios de tração uniaxial para a determinação de propriedades mecânicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcia Ferreira da Silveira - Integrante / Jetson Lemos - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2005 - 2005
Aços Especiais Itabira S/AVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades Desempenhadas: Controle de indicadores gerenciais de desempenho da Laminação de Tiras a Quente; elaboração de Relatórios de Não Conformidade de Bobinas; Desenvolvimento de um Sistema de Rádio de Segurança para permitir a localização correta do usuário nos subsolos da Laminação de Tiras a Quente; Conhecimento do sistema DocNix (Normas Técnicas e Práticas Padrão); Apoio temporário ao Gerente da Laminação de Tiras a Quente na organização de documentação e controle de atividades.
2010 - 2010
Arcelor Mittal Inox Brasil S/AVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades Desempenhadas: Levantamento das vazões de gás inerte nos plugues do forno para o aço carbono no convertedor MRPL e comparação entre os resultados obtidos com as vazões do aço GNO; Levantamento de dados e estudo das possíveis causas para as diferenças.
Acompanhamento da produção dos diferentes tipos de aço produzidos pela empresa e participação nas reuniões gerenciais e técnicas para discussão dos problemas e identificação de causas fundamentais e possíveis soluções.
2018 - 2018
Centro de Treinamento Bíblico RHEMAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Trabalho Voluntário como Diretora Financeira, Carga horária: 10
Outras informações:
Atividades Desempenhadas: Responsável por todo perfil financeiro da escola. Recebimento e pagamentos, cobrança de inadimplentes, contas a pagar e a receber; Elaboração de planilhas para controle de entradas e saídas; (Trabalho Voluntário)
2011 - 2011
Protetores do SaberVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Particular, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades Desempenhadas: Acompanhamento de alunos e Aulas de Reforço de todas as disciplinas para Ensino Fundamental e Ensino Médio (principalmente Matemática, Física e Química), além de aulas para concurso.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Ferreira da Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?