Leonardo Massud

Professor de Direito Penal na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorando em Direito Penal na Universidad Castilla-La Mancha (Espanha). Bacharel em Direito e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da Universidade de Coimbra (Portugal). Autor do livro "Da pena e sua fixação: finalidades, circunstâncias judiciais e apontamentos para o fim do mínimo legal". Advogado que milita com exclusividade na área criminal desde 1996 (Massud, Sarcedo e Andrade Sociedade de Advogados - escritório fundado em 2005). Membro do Conselho Editorial da da Revista PUCViva. Parecerista da Revista Brasileira de Ciências Criminais. Parecerista da Revista dos Estudantes de Direito da Unibersidade de Brasília. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais desde 1996. Membro da AIDP (Association Internationale de Droit Pénal). Foi Conselheiro do Conselho de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção São Paulo). Diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Direito

2024 - Atual

Universidad de Castilla-La Mancha - Ciudad Real
Título: O reconhecimento da Inteligência Artificial como personalidade jurídica autônoma e anômala e a possibilidade de responsabilização criminal
Orientador: Adán Nieto Martín
Palavras-chave: inteligência artificial; personalidade jurídica; responsabilidade penal.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria.

Doutorado interrompido em 2014 em Direito

2010 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: ?Vítima de colarinho branco?? Diferenças no tratamento penal do réu segundo as características do sujeito passivo da ação criminosa e os delineamentos para a verificação de uma nova categoria criminológica
Dirceu de Mello. Ano de interrupção: 2014Palavras-chave: criminologia; direitos humanos; crime do colarinho branco; vitimologia; pena; fixação da pena. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Criminologia.

Mestrado em Direito

2001 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Da pena e sua fixação
, Ano de Obtenção: 2006.Professor Doutor Dirceu de Mello.Palavras-chave: direito penal; finalidades; pena; princípios constitucionais; princípios; supressão do mínimo legal. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores.

Graduação interrompida em 1997 em Filosofia

1996 - Atual

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 1997

Graduação em Direito

1991 - 1995

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Formação complementar

2001 - 2001

Criminologia e justiça penal. (Carga horária: 36h). , Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, IBCCRIM, Brasil.

2000 - 2001

Pós-graduação em Direito Penal Econômico e Europeu. , Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da Universidade de Coimbra, IDPEE, Portugal.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Criminologia.

Participação em eventos

30º Seminário Internacional de Ciências Criminais. 2024. (Seminário).

25º Seminário Internacional de Ciências Criminais. 2019. (Seminário).

Semana do 22 de Agosto.Política criminal e sistema carcerário. 2017. (Encontro).

O impacto do novo CPC no processo penal. 2015. (Outra).

20º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.Aplicação da pena e sua dosimetria. 2014. (Seminário).

Curso de Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal - COGEAE-PUC/SP.Crime de lavagem de dinheiro. 2014. (Outra).

Semana de Palestras do "22 de agosto"."Contra a guerra às drogas, legalize!". 2014. (Encontro).

19º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro Ciências Criminais - IBCCrim. 2013. (Seminário).

Curso de direito penal e processual penal: "aspectos penais da ação penal 470 do STF".Ficação e execução das penas. 2013. (Outra).

I Ciclo de Palestras sobre Direito Penal e Processual (IBCCrim e 12ª Subseção da OAB - Ribeirão Preto).Penas alternativas e política de drogas na região de Ribeirão Preto. 2013. (Encontro).

Laboratório de Ciências Criminais Regional de Ribeirão Preto (IBCCrim).Multiculturalismo e direito penal. 2013. (Outra).

Brazilian Anti-conterfeiting Measures Seminar (JETRO-Osaka/Japan).Criminal measures against counterfeit products. 2012. (Seminário).

Brazilian Anti-counterfeiting Measures Seminar (JETRO-Tokyo/Japan).Criminal measures against counterfeit products. 2012. (Seminário).

17.º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. 2011. (Seminário).

ENED - Encontro Nacional dos Estudantes de Direito.Direito Penal. 2011. (Encontro).

I Colóquio de Direito Penal Econômico da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP - Lavagem de Dinheiro.Lavagem de Dinheiro. 2011. (Outra).

16.º Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. 2010. (Seminário).

Acidente do Trabalho - Responsabilidades do Empregador.Aspectos penais do acidente de trabalho. 2010. (Seminário).

IV Ciclo de Estudos Criminais - Dr. Danilo Cunha.Lavagem de dinheiro. 2010. (Encontro).

Semana dos calouros de Direito - PUC/SP 2010.Sistema carcerário: tem solução?. 2010. (Encontro).

Seminário Nacional: Licitações e Contratos Públicos.Crimes na licitação. 2009. (Seminário).

Curso de especialização em Medicina Farmacêutica da Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina).Direitos humanos, direito penal e medicina farmacêutica. 2008. (Outra).

Curso de especialização em Medicina Farmacêutica da Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina).Direito penal. 2007. (Outra).

Semana Jurídica 2007 - Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Paulista de São José dos Campos - SP.Pena: finalidades e fixação. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Mariana Lins de Carli Silva

PIMENTEL, S. C. S.;MASSUD, Leonardo.. Interfaces entre criminologia crítica e feminismo: atrações e repulsões de forças congêneres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Adriana Silva Gregorut

MASSUD, Leonardo.; JUNQUEIRA, G. O. D.. Autoria mediata por meio do domínio da organização, totalitarismo e banalidade do mal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciana Mello Bezinelli

CARNEIRO, E. F. V.;MASSUD, Leonardo.. Lei de anistia e a possibilidade de punição pelo crime de tortura: obrigação internacional do Estado brasileiro?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Daniela Sanches Marinelli

CARNEIRO, E. F. V.;MASSUD, Leonardo.. A atual situação da assitência educacional aos presos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mariana Corrêa Viana

CARNEIRO, E. F. V.;MASSUD, Leonardo.. Reflexões sobre a Súmula Vinculante n. 11. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Orientou

Beatriz Testani

A política criminal do STF e suas consequências para a superlotação do sistema carcerário; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Anna Carolina Moreira Bezerra da Rocha

A lacuna legislativa quanto à proteção da dingnidade sexual frente aos atos libidinosos de menor potencial lesivo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Isabella Vilela Ferraz Soares

Aspectos criminógenos do estupro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

João Pedro Gianfaldoni de Andrade

Crimes digitais: uma análise do ordenamento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

João Pedro Gradim Fragoso

Colaboração premiada e plea bargain: análise procedimental e críticas ao modelo negocial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Maria Júlia Caldo Moreira

Direito penal e o uso indevido de informações privilegiadas - insider trading; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Mariana Licciardi Olivo

Análise do Tribunal Penal Internacional quanto aos princípios que o norteiam, crimes sob sua jurisdição e compatibilidade em face da Constituição Federal Brasileira de 1988; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Pedro barros Davila

Análise da utilização dos antecedentes criminais na majoração da pena-base; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Fernanda Valera Megenatti

A piada e o preconceito racial: estudo sobre o animus jocandi no crime de injúria racial contra negros; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Tatiana Monaco Bonini

Função simbólica da lei de feminicídio e direito penal mínimo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Gabriel Herrero Thompson de Carvalho

A inconstitucionalidade do artigo 28 da lei de drogas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Raul Breda

Análise crítica do direito penal e seus mecanismos de punição sob uma perspectiva abolicionista; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Renan Miranda Corso

Princípio da insignificância: conceito, problemas e seu surgimento na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Barbara Della Torre Sproesser

A tutela da estética da pessoa humana pelo direito penal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Gabriel Barmak Szemere

O dever de proteção penal dos direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Marcela Greggo

A não finalidade da pena no sistema penal brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Nicole Gondim Porcaro

O crime de furto e a pena de prisão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Rafaela Souza Balbino

Os direitos da mulher sob a ótica do relativismo e universalismo cultural no século XXI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Ana Paula Lafonte de Azevedo

Sistema carcerário brasileiro: finalidade da pena e ilegalidade do Estado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Luci Hage Pachá

Do crime de 'outra forma de favorecimento da prostituição ou exploração sexual - artigo 229, Código Penal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Bruno Thomas Tanganelli

O direito e a atual política de drogas brasileira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Carolina Alvim de Oliveira Freitas

Gênero, criminalidade e tráfico de drogas: embaralhamentos sociais e históricos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Carolina Santos Martinez

Medidas de segurança previstas no direito penal brasileiro: reflexões sobre sua aplicabilidade e prática; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Fernando Jorge Barros Ehrensperger

Teoria da finalidade das penas aplicada às sanções no crime de cartel; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Giovana Carrut Carmesini

Falsificação de medicamentos como crime hediondo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Fernanda de Deus Diniz

Da redução à condição análoga a de escravo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Daniel Marangoni Crespo

Estudo das previsões de cumprimento de pena, de forma obrigatória, em regime inicialmente fechado, sob a ótica do princípio da individualização da pena; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Carolina Guimarães Rezende

Dos fundamentos da pena à justiça restaurativa: uma análise crítica do atual sistema punitivo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Douglas DU Young Kang

A responsabilidade ético-penal do médico nos casos de escolha de tratamento pelo paciente; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Adriana Aparecida Marzagão

Regime disciplinar diferenciado: uma medida inconstitucional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Robson Alves Alexandre

A extinção da punibilidade nos crimes contra a ordem tributária; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Leonardo Massud;

Produções bibliográficas

  • SARCEDO, Leandro ; MASSUD, Leonardo. . Medida de segurança e lei antimanicomial. Revista de Direito da Saúde Comparado , v. 3, p. 95-112, 2024.

  • MASSUD, Leonardo. ; Leandro Sarcedo ; ANDRADE, P. L. B. ; HACHUL, Renato Losinskas ; COSTA, C. H. G. . Reclamação 44.565 - caso Ollanta Humala: decisão estrangeira determinando coleta de testemunho no Brasil demanda Exequatur. BOLETIM DO IBCCRIM , v. 31, p. 27-30, 2023.

  • MASSUD, Leonardo. . Tribunal do júri: propostas de alteração das hipóteses de desaforamento e do mecanismo de seleção dos jurados. Revista Jurídica do Uniaraxá , v. 15, p. 113-135, 2011.

  • MASSUD, Leonardo. . Questão carcerária: uma "sujeira"" mal-varrida para debaixo do tapete. PUCviva Revista , v. 33, p. 68-70, 2008.

  • MASSUD, Leonardo. . O crime do colarinho branco. numa perspectiva criminológica. Revista dos Tribunais (São Paulo) , v. 833, p. 437-457, 2005.

  • MASSUD, Leonardo. ; Leandro Sarcedo . Da proibição da prisão em flagrante delito do advogado em face do artigo 7.º, § 3.º, do Estatuto da Advocacia. Boletim IBCCRIM , v. 157, p. 11, 2005.

  • MASSUD, Leonardo. . Da pena e sua fixação: finalidades, circunstâncias judiciais e apontamentos para o fim do mínimo legal. 1. ed. São Paulo: DPJ Editora, 2009. v. 1. 229p .

  • MASSUD, Leonardo. ; Leandro Sarcedo . O exercício da advocacia e a lavagem de capitais: panorama brasileiro. In: William Terra de Oliveira; Pedro Ferreira Leite Neto; Tiago Cintra Essado; Eduardo Saad-Diniz. (Org.). Direito penal econômico: estudos em homenagem aos 75 anos do Professor Klaus Tiedemann. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2013, v. 1, p. 263-289.

  • MASSUD, Leonardo. ; Leandro Sarcedo . Lavagem de dinheiro: do contexto histórico à atualidade e sua criminalização pela legislação brasileira: Lei n. 9.613/1998. In: DAOUN, Alexandre Jean; FLORÊNCIO FILHO, Marco Aurélio.. (Org.). Leis penais comentadas. 1ed.São Paulo: Quartier Latin, 2009, v. 01, p. 398-432.

  • MASSUD, Leonardo. . Universalismo e relativismo cultural. In: Flávia Piovesan; Daniela Ikawa. (Org.). Direitos humanos: fundamento, proteção e implementação. 1ed.Curitiba: Juruá, 2007, v. 2, p. 59-73.

  • MASSUD, Leonardo. ; CARVALHO, M. A. . A falácia do asilo: como a Lava jato no Brasil, o processo contra Humala e nadine Heredia é um típico caso de lawfare. Carta Capital, São Paulo, p. 38 - 39, 25 abr. 2025.

  • MASSUD, Leonardo. ; HACHUL, Renato Losinskas . Cooperação jurídica internacional por videoconferência e devido processo legal. Consultor Jurídico, São Paulo, p. 1 - 1, 02 ago. 2024.

  • MASSUD, Leonardo. . Robinho e a jurisdição brasileira. Folha de São Paulo, Brasil, p. 3 - 3, 13 mar. 2023.

  • Leandro Sarcedo ; MASSUD, Leonardo. ; HACHUL, Renato Losinskas . Panorama da aplicação do princípio da insignificância nos crimes tributários pelo TJ/SP. Migalhas, Brasil, 16 jan. 2023.

  • MASSUD, Leonardo. . Para, (O)limpíadas!. Folha de São Paulo, Brasil, p. 3 - 3, 31 ago. 2021.

  • MASSUD, Leonardo. ; COSTA, C. H. G. . Nova disciplina dada ao estelionato e a necessidade de manifestação de vontade da vítima: aplicabilidade aos casos em andamento?. Estadão, Internet, 14 abr. 2021.

  • Leandro Sarcedo ; MASSUD, Leonardo. . Tribunais, armas e a revista. O Estado de São Paulo - Blog Fausto Macedo, São Paulo, 02 out. 2019.

  • MASSUD, Leonardo. ; Leandro Sarcedo ; HACHUL, Ricardo L. . É crime declarar e não recolher ICMS-ST?. Valor Econômico, São Paulo, p. 2 - 2, 26 set. 2017.

  • MASSUD, Leonardo. . Legalizar o aborto, não a eugenia. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 27 mar. 2017.

  • MASSUD, Leonardo. . Da violação à indenização: Suprema hipocrisia. Carta Capital, 07 mar. 2017.

  • MASSUD, Leonardo. . Norma jurídica, sua produção à luz das teorias do direito de Kelsen e Luhmann e algumas reflexões sobre a corrupção dos códigos dos sistemas na área penal. Última Instância, p. 1 - 11, 04 set. 2015.

  • MASSUD, Leonardo. . Todos são iguais perante a lei...ignorada. Correio Braziliense (Caderno Direito e Justiça), Brasília-DF, p. 2 - 2, 17 ago. 2015.

  • MASSUD, Leonardo. . É preciso distinguir publicidade de espetáculo. Consultor Jurídico (São Paulo. Online), www.conjur.com.br, p. 1 - 1, 24 mar. 2013.

  • MASSUD, Leonardo. . O domínio do fato e as provas. Carta Capital, São Paulo, p. 32 - 33, 26 set. 2012.

  • MASSUD, Leonardo. . Os cálculos de cada um. Carta Capital, São Paulo (Brasil), p. 46 - 49, 01 ago. 2012.

  • MASSUD, Leonardo. . O advogado e o filho do ex-ascensorista. Tribuna do Direito, São Paulo/SP, p. 28 - 28, 01 out. 2008.

  • MASSUD, Leonardo. . O 'acintoso' cumprimento da lei. Última Instância Revista Jurídica, São Paulo, 09 dez. 2005.

  • MASSUD, Leonardo. . Investigação criminal e legalidade. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 2, 25 ago. 2005.

  • MASSUD, Leonardo. . Problemas de jurisdição e soberania nas cooperações internacionais e na virtualização da justiça. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MASSUD, Leonardo. . 4123. 2021.

MASSUD, Leonardo. . 4458. 2021.

MASSUD, Leonardo. . 4452. 2021.

MASSUD, Leonardo. . 3461. 2021.

MASSUD, Leonardo. ; COSTA, Ana Maria . USP Talks. 2017.

MASSUD, Leonardo. . Artigo avaliado n. 3461 RBCCrim (confidencialidade do título em razão da avaliação cega (double blind perr review). 2023. (Avaliação para indicar ou não a publicação de artigo RBCCrim (ISSN 1415-5400)).

MASSUD, Leonardo. . Recursos nos Tribunais Superiores. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MASSUD, Leonardo. . Artigo avaliado n. 3461 RBCCrim (confidencialidade do título em razão da avaliação cega (double blind perr review). 2019. (Avaliação para publicação ou não de artigo (ISSN 1415-5400)).

MASSUD, Leonardo. . Artigo avaliado n. 2774 RBCCrim (confidencialidade do título em razão da avaliação cega (double blind perr review). 2017. (Avaliação para publicação ou não de artigo (ISSN 1415-5400)).

MASSUD, Leonardo. . Artigo avaliado n. 2534 RBCCrim (confidencialidade do título em razão da avaliação cega (double blind perr review). 2016. (Avaliação para indicar ou não a publicação de artigo RBCCrim (ISSN 1415-5400)).

MASSUD, Leonardo. . Artigo avaliado n. 2481 RBCCrim (confidencialidade do título em razão da avaliação cega (double blind perr review). 2016. (Avaliação para publicação de artigo RBCCrim (ISSN 1415-5400)).

MASSUD, Leonardo. . Artigo avaliado n. 2500 RBCCrim (confidencialidade do título em razão da avaliação cega (double blind perr review). 2016. (Avaliação para publicação ou não de artigo (ISSN 1415-5400)).

MASSUD, Leonardo. . Artigo avaliado n. 2475 RBCCrim (confidencialidade do título em razão da avaliação cega (double blind perr review). 2016. (Avaliação para publicação ou não de artigo (ISSN 1415-5400)).

Prêmios

2011

Professor homenageado da Turma de 2010 do Curso de Direito da PUC/SP, PUC/SP.

2011

Medalha "Raimundo Pascoal Barbosa" (Mérito Defesa das Prerrogativas), Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Direito. , Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, 05014-901 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708000

Experiência profissional

2015 - 2018

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo

Vínculo: comissionado, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Direito Penal Econômico

2014 - 2018

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo

Vínculo: comissionado, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Direito Penal

2012 - 2018

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo

Vínculo: comissionado, Enquadramento Funcional: Membro - Comissão de Estudo do Projeto do CPP

2011 - 2018

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo

Vínculo: comissionado, Enquadramento Funcional: Conselheiro do Conselho de Prerrogativas

Outras informações:
Integrante da 2.ª Turma Julgadora do Conselho de Prerrogativas da Comissão de Direitos e Prerrogativas

2007 - 2007

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo

Vínculo: comissionado, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Ensino Jurídico

2005 - Atual

Massud e Sarcedo Advogados Associados

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: advogado

2007 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

1996 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: auxiliar de ensino, Carga horária: 3

Outras informações:
Embora em caráter voluntário, sem qualquer vínculo formal com a Faculdade de Direito ou com a Universidade, a atividade de professor assistente na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é comumente desenvolvida por jovens profissionais que pretendem iniciar a carreira acadêmica. Relativamente ao referido profisisonal sua atividade desenvolveu-se na cadeira de processo penal, assistindo à Professora Eloisa de Souza Arruda.

Atividades

  • 02/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Penal

2008 - Atual

Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: diretor

1996 - Atual

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

Vínculo: associado, Enquadramento Funcional: membro

2006 - 2006

Fundação Getúlio Vargas - SP

Vínculo: Parceria, Enquadramento Funcional: parceiro

Outras informações:
Programa de parceria firmado entre a FGV e a Massud e Sarcedo Advogados Associados, da qual Leonardo Massud é sócio, para atividade complementar e extensão universitária dos alunos da Direito GV, em caráter voluntário.

1996 - 2005

Kusano Advogados Associados

Vínculo: associado, Enquadramento Funcional: advogado

2023 - Atual

Instituto dos Advogados de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Estudos de Direito

2019 - 2024

Instituto dos Advogados de São Paulo

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Relações Institucionais