Cristiano Santos Botelho

Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - 2012. É bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS - 2009. Tem experiência com o desenvolvimento de aplicações Web na plataforma J2EE, especialmente com os frameworks Spring, EJB e JBoss Seam para injeção de dependência; Hibernate e EclipseLink para persistência de dados; JSF2, RichFaces, Primefaces e Wicket na camada de visão. Atua, principalmente, com os gerenciadores de banco de dados MS SQL Server e MySQL e já trabalhou com o SGBD Oracle. Tem experiência também no desenvolvimento de relatórios usando a biblioteca JasperReports/Ireport; trabalha com SVN para controle de versões; trabalhou com Verificação Formal, Construção de Workflows e Sistemas de Gerenciamento de Informação de Laboratórios (LIMS).

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Computação

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Definição de Visões em um LIMS Orientado a Workflows para Gerenciamento de Dados e Processos Laboratoriais,Ano de Obtenção: 2012
Sérgio Vale Aguiar Campos.Coorientador: Alessandra Conceição Faria Aguiar Campos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: LIMS; Fluxo de Trabalho; Bioinformática; Transgênicos.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Ciência da Computação

2006 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Uma Abordagem Baseada em Veri ficação Simbólica de Modelos para Identifi cacão Genética em Bases de Dados
Orientador: Mark Alan Junho Song
Bolsista do(a): MEC, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Treinamento DBA Oracle. (Carga horária: 120h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Participação em eventos

Metodologias Ativas na Educação Superior. 2014. (Outra).

6º International Conference of the Brazilian Assosciation for Bioinformatics and Computational Biology - X-meeting. Developing a Workflow for Management of Information from a Plant Transformation Facility. 2010. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Giovanni Magno Sodré

BOTELHO, C. S.; PEREIRA, C. C. P.; BITENCOURT, W. A.. Marketing de Relacionamento: Estudo de Caso na Loja Esterzinha Modas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Instituto Federal Minas Gerais.

Aluno: Samille Lacerda Guedes

BOTELHO, C. S.; BITENCOURT, W. A.; PEREIRA, C. C. P.. Análise do Setor Metal Mecânico para Implantação de Arranjo Produtivo Local. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Instituto Federal Minas Gerais.

NOVY, G. F. C.; SEVERIANO JUNIOR, C. A.;BOTELHO, C. S.. Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto - Edital 14/2016. 2016. Instituto Federal Minas Gerais.

Orientou

Davidson S

Nascimento; Sistema Web de Gerenciamento de Trabalhos Academicos; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; (Orientador);

Marco Aurélio Soares

Aplicação Móvel para Auxílio à Saúde Fisica; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Minas Gerais - Sabará; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • HANKE, LUCAS AF ; BOTELHO, CRISTIANO S ; BRAZ, FERNANDO AF ; BATISTA, PAULO HS ; FOLGUERAS-FLATSCHART, AUREA V ; NODA, ROBERTO W ; CARNEIRO, ANDREA A ; FARIA-CAMPOS, ALESSANDRA C ; CAMPOS, SÉRGIO VA . FluxTransgenics: a flexible LIMS-based tool for management of plant transformation experimental data. Plant Methods , v. 10, p. 20, 2014.

  • BOTELHO, C. S. ; FOLGUERAS-FLATSCHART, A. V. ; FARIA-CAMPOS, A. C. ; FERNANDES, H. R. ; NODA, R. W. ; CARNEIRO, A. A. ; CAMPOS, S. V. A. . Developing a Workflow for Management of Information from a Plant Transformation Facility. In: 6º International Conference of the Brazilian Assosciation for Bioinformatics and Computational Biology - X-meeting, 2010, Ouro Preto. Abstracts Booklet and Program, 2010.

  • BOTELHO, C. S. ; FARIA-CAMPOS, A. C. ; P Batista ; FOLGUERAS-FLATSCHART, A. V. ; NODA, R. W. ; CARNEIRO, A. A. ; CAMPOS, S. V. A. . FluxTransgenics: A Comprehensive Management System for Plant Transformation Facilities. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Inferência de Identidade Genética - Uma abordagem baseada em Verificação Simbólica de Modelos e Redes Bayesianas - Edital nº 019/2006 - Jovens Pesquisadores - FAPEMIG, Descrição: O exame em DNA tem provado ser uma técnica extremamente poderosa na determinação de identidade genética. Entre os casos que podem ser solucionados através da utilização da análise em DNA, pode-se citar a determinação de paternidade, identificação de pessoas desaparecidas e trocas de bebês em maternidades. O exame em DNA também tem sido usado com sucesso no esclarecimento de casos criminais, na confirmação da identidade de suspeitos ou vítimas como, por exemplo, em assassinatos e estupros. A determinação de identidade através de DNA pode ser considerada um dos produtos mais revolucionários da genética molecular humana moderna. Os métodos clássicos que geralmente incluem reconhecimento visual, identificação por impressões digitais, análise de registros odontológicos e arcada dentária nem sempre podem ser utilizados dadas as condições em que os corpos são encontrados. Esses casos são exemplos de desastres em larga escala em que a análise baseada em DNA deve ser aplicada. O ataque às torres gêmeas do World Trade Center em 11 de setembro de 2001 pode ser citado com um dos exemplos de tragédias envolvendo milhares de mortes. Estima-se que o número de vítimas esteja por volta de 2800 pessoas. Em um cenário típico de um desastre, ter-se-iam centenas ou milhares de corpos e fragmentos em que a identificação só seria possível pela análise de seus DNA s. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é implementar um ambiente computacional que permita a aplicação de redes bayesianas na inferência de relações de parentesco a partir do uso de verificação simbólica de modelos para a redução do espaço de soluções... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristiano Santos Botelho - Integrante / Mark Alan Junho Song - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal Minas Gerais, Campus Sabará. , Av. Serra da Piedade, 299, Morada da Serra, 30320130 - Sabará, MG - Brasil, Telefone: (31) 36701072

Experiência profissional

2013 - 2015

Cast informatica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação com desenvolvimento de aplicações Web com os framewoks Spring, EJB e JBOSS Seam para injeção de dependência; Hibernate para pesrsistência de dados; JSF2, RichFaces, Primefaces e Wicket para o desenvolvimento da camada de visão; e JBOSS AS 7 como servidor de aplicação. Trabalhando com os gerenciadores de banco de dados MS SQL Server e MySQL; SVN para o controle de versão; desenvolvimento de relatórios com JasperReports/Ireport; e construção de artefatos da UML com a ferramen ta StartUML

2012 - 2016

Faculdade de Para de Minas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor das disciplinas Algoritmos e Estruturas de Dados II, Programação Orientada a Objetos I, Programação Orientada a Objetos II e Programação para Internet do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) .

2012 - 2013

Presconinformática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor - Algoritmos e Estruturas de Dados I, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação como monitor da disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados I na Universidade Federal de Minas Gerais no Departamento de Ciência da Computação. As atividades consistiam no auxílio ao professor da disciplina, ou seja, no preparo de material didático, tirar dúvidas dos alunos em tópicos da disciplina e na resolução de exercícios e trabalhos práticos e, além disso, correção de trabalhos.

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor - Redes de Computadores I, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação como monitor da disciplina Redes de Computadores I na Universidade Federal de Minas Gerais no Departamento de Ciência da Computação. As atividades consistiam no auxílio ao professor da disciplina, ou seja, no preparo de material didático, tirar dúvidas dos alunos em tópicos da disciplina e na resolução de exercícios e trabalhos práticos e, além disso, correção de trabalhos e provas.

2009 - 2010

TOTVS

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como Analista de Sistemas no qual realizava as atividade de desenvolvimento e manutenção de software (ERP) na plataforma Delphi e .Net.

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor da disciplinas Teste e Manutenção de Software, Laboratório de Algoritmos e Estruturas de Dados e Algoritmos e Estruturas de Dados (Teórica).

2016 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor das disciplinas Algoritmos e Estruturas de Dados, Recuperação da Informação e Teste e Manutenção de Software II do curso de Bacharel em Sistemas de Informação (Unidade Barreiro).

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Bolsista - Iniciação Cient., Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica

2007 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor - Algoritmos e Estruturas de Dados II, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como monitor da disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados II na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Departamento de Ciência da Computação. As atividades consistiam no auxílio ao professor da disciplina, ou seja, no preparo de material didático, tirar dúvidas dos alunos em tópicos da disciplina e na resolução de exercícios e trabalhos práticos e, além disso, correção de trabalhos.

2015 - Atual

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
- Professor das disciplinas Algoritmos e Estruturas de Dados II, Linguagens de Programação e Programação Web no 2º/2015 do curso de Bacharel em Sistemas de Informação; - Professor das disciplinas Algoritmos e Estruturas de Dados III e Engenharia de de Software II no 1º/2016 do curso de Bacharel em Sistemas de Informação; - Professor das disciplinas Fundamentos de Informática e Aplicações para Web em 2016 no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio;