Ramon Costa Alvarenga
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1979), Mestre em Agronomia -Solos e Nutrição de Plantas- pela Universidade Federal de Viçosa (1983) e Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal de Viçosa (1993). É pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo. Atua na área de manejo e conservação do solo e da água, em projetos envolvendo os seguintes temas: conservação do solo e da água, plantio direto, integração lavoura-pecuária (sistemas agropastoris) e integração lavoura-pecuária-floresta (sistemas agrossilvipastoris).
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)
1989 - 1993
Universidade Federal de Viçosa
Título: Potencialidades de Adubos Verdes para Conservação e Recuperação de Solos
Orientador: LIOVANDO MARCIANO DA COSTA
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil. Palavras-chave: Adubação verde; Leguminosas; Compactação; Manejo do Solo; Uso do Solo.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Manejo e Tratos Culturais. Setores de atividade: Produção Vegetal.
Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)
1980 - 1982
Universidade Federal de Viçosa
Título: ALTERACOES FISICAS EM UM LATOSSOLO ROXO EUTROFICO DO TRIANGULO MINEIRO, CAUSADAS PELO PREPARO E POR SISTEMAS DE MANEJO DA PALHADA DO MILHO ('ZEA MAYS'), Ano de Obtenção: 1983
Orientador: BAIRON FERNANDES
Palavras-chave: Preparo do Solo; Solo; Manejo de solo.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo e da Água.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Integração Lavoura Pecuária.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.
Organização de eventos
ALVARENGA, R. C. ; RAMALHO, José Hamilton . Workshop sobre Integração lavoura e pecuária. 2005. (Outro).
ALVARENGA, R. C. . Moderador da Mesa Redonda: Integração lavoura/pecuária. 2004. (Congresso).
ALVARENGA, R. C. . Agrorgânica. 2004. (Exposição).
ALVARENGA, R. C. . Coordenador do cilco de palestras (Alternativas de utilização de dejetos de suínos e bovinos na adubação de milho - Inovações tecnológicas na Iharabras: Manejo das pragas de solo e da lagarta-do-cartucho - Inovações tecnológicas na Bayer: Tecnologia para a cultura do milho, durante o XXIII congresso de Milho e Sorgo. 2000. (Congresso).
ALVARENGA, R. C. . Apoio técnico durante o Encotro Técnico de Manejo da Cultura do Milho, no dia 10 de março de. 2000. (Outro).
Participação em eventos
11º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha - Produzindo alimentos e energia com sustentabilidade.Integração Lavoura-Agropecuária-floresta para região tropical. 2008. (Encontro).
Encontro Técnico sobre Integração Lavoura Pecuária.Resultados obtidos na Unidade Demosntrativa Fazenda Central. 2008. (Encontro).
II Encontro Regional de Tecnologia Agrícola do Vale do Paranapanema, Integração lavoura-pecuária.Importância da integração lavoura-pecuária na produção agropecuária e na sustentabilidade ambiental. 2008. (Encontro).
XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2008. (Congresso).
XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Crescimento de Plantas de Milho e Braquiária Brizanta em Plantio Consorciado, na Presença ou Ausência de Subdose de Herbicida Nicosulfuron e Diferentes Modos de Adubação. 2008. (Congresso).
11th International Conferenca on Diffuse Pollution and 1st Join Meeting of the IWA Diffuse Pollution and Urban Drainage Specialist Groups. Agriculture-Induced Water Quality Problems In a Maize Irrigated Crop: 1 - Nitrogen Leaching. 2007. (Congresso).
6º Congresso Internacional do Leite. Como combinar lavoura, pecuária e floresta. 2007. (Congresso).
I Encontro Técnico Mineiro Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.Integração Lavoura-Pecuária. 2007. (Encontro).
IX Seminário Nacional de Milho Safrinha. 2007. (Seminário).
Workshop sobre a Integração Lavoura - Pecuária (ILP). 2007. (Outra).
Agroinovação.Consultor. 2006. (Outra).
Dia de Campo e 14º Encontro Técnico de Milho e Soja e 7º Exposição de Tecnologia Agrícola- MA SHOU TAO.Integração Agricultura-Pecuária - A Sustentabilidade do Sistema. 2006. (Outra).
XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água.Estabilidade dos Agregados de um Latossolo Vermelho Típico Submetido a Diferentes Usos e Manejos. 2006. (Outra).
XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2006. (Congresso).
XXVI Congresso Nacional de MIlho e Sorgo. Potencialidades das culturas de milho e sorgo na integração lavoura-pecuária. 2006. (Congresso).
5º Congresso Internacional do Leite. Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Congresso).
Capacitação de Multiplicadores em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Outra).
Curso sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Gestão as Águas na Propriedade Rural. 2005. (Outra).
II Simpósio Embrapa de Integração Lavoura/Pecuártia.Apresentação do PROTILP. 2005. (Simpósio).
I Simpósio Realidades da Agricultura Nacional - Integração Lavoura pecuária, uma nova realidade.Princípios da Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Simpósio).
Workshop e Curso de Capacitação de Multiplicadores em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária.Apresentação do PROTILP. 2005. (Outra).
Workshop Integração Lavoura - Pecuária. 2005. (Outra).
XLIV SIMPAS Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável. 2005. (Outra).
Fundamentos em Agroecologia na Rede de Projetos de Agricultura Orgânica da Embrapa. 2004. (Outra).
II Congresso Brasileiro de Agroecologia, V Seminário Internacional sobre Agroecologia, VI Seminário Estadual sobre Agroecologia. 2004. (Congresso).
III Simpósio Nacional Sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte.Integração Lavoura - Pecuária. 2004. (Simpósio).
Integração Lavoura-Agropecuária,durante o III Simpósio Nacional Sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte.Integração Lavoura-Pecuária. 2004. (Simpósio).
Workshop. 2004. (Outra).
XXV Congresso Brasileiro de Milho e Sorgo. Integração lavoura pecuária. 2004. (Congresso).
XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo. 2004. (Congresso).
Encontro Técnico Regional de Silagem de Milho e Sorgo.. 2003. (Encontro).
Simpósio Embrapa de Integração Lavoura/Pecuária. 2003. (Simpósio).
XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Monitoramento Ambiental de Uso de Dejetos Liquídos de suínos Como Insumo na agricultura : 3- Efeito de Doses na Produtividade de Milho. 2002. (Congresso).
5º Encontro Regional de Plantio Direto no Cerrado.Participação em minicurso: Manejo de pastagens em sistemas integrados lavoura-pecuária em SPD. 2001. (Encontro).
5º Encontro Regional de Plantio Direto no Cerrado. 2001. (Outra).
I Seminário Internacional sobre Plantio Direto nos Trópicos Sul-Americanos. 2001. (Seminário).
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Avaliação de uma pastagem recuperada por diferentes sequencias de cultivos de grãos. 2001. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Participação em minicurso: Avaliação da Fertilidade do Solo Através de Metodologia do Perfil Cultural. 2001. (Congresso).
Curso de Geoprocessamento em Agricultura de Precisão. 2000. (Outra).
Dia de Campo sobre Manejo da Cultura do Milho. 2000. (Encontro).
XXIII Congresso Brasileiro de Milho e Sorgo. Temas diversos. 2000. (Congresso).
I Seminário Temático - prospecção de demandas de pesquisa para a bovinocultura no semi-árido de minas Gerais.Pastagens e suplementação animal. 1999. (Seminário).
6º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. 1998. (Encontro).
6º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha.Perdas de Solo e Água em um Latossolo Vermelho-Escuro sob Diferentes Sistemas de Manejo. 1998. (Encontro).
Dia de Campo. 1998. (Outra).
XII Reunião de Manejo e Conservação do Solo e da Água.Manejo do Solo em Sucessão de Culturas Irrigadas em Areia Quartzosa do Projeto Jaíba-MG. 1998. (Outra).
II Seminário Internacional do Sistema Plantio Direto. 1997. (Seminário).
Atualização para a cultura Algodoeira no Norte de Minas. 1996. (Encontro).
Curso Sobre Uso de Rede. 1996. (Outra).
I Congresso Barsileiro de Plantio Direto para uma Agricultura Sustentável. 1996. (Congresso).
Workshop Latino-Americano Sobre Manejo de Doenças de Milho. 1996. (Outra).
Curso MSTAT. 1995. (Outra).
Encontro Regional Agrícola. 1995. (Encontro).
Fórum Técnico TERRA VIVA - Uso, manejo e conservação do solo.Adequação tecnológica e ambiental. 1995. (Outra).
II Encontro Regional de Plantio Direto no Cerrado.Efeitos do Plantio Direto nas Propriedades Físicas e Químicas do solo na Região dos Cerrados,. 1995. (Encontro).
XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Crescimento a Absorção de Nutrientes por Leguminosas em Resposta à Compactação do Solo. 1995. (Congresso).
I Encontro de Plantio Direto de Paracartu. 1994. (Encontro).
I Simpósio Internacional de Melhoramento e Utilização de Milho de Alta Qualidade Nutricional/QPM. 1994. (Simpósio).
X Congresso Nacional da Irrigação e Drenagem. Debate sobre: Perspectivas do Plantio Direto em Áreas Irrigadas. 1994. (Congresso).
X Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água.Predas de Solo e Água e Modificações de Características de um Podzólico Vermelho-Amarelo sob Diferentes Condições de Manejo. 1994. (Outra).
X Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. 1994. (Outra).
XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1993. (Congresso).
Participação em bancas
Lana, A. M. Q.ALVARENGA, R. C.Borges, I.. Parâmetros produtivos do consórcio sorgo Brachiaria brizantha e valor nutricional da silagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
OLIVEIRA, Cristiane Valéria de;ALVARENGA, R. C.; CARVALHO, V. L. M.; PARIZZI, M. G.. Modificação das propriedades físicas de um latossolo vermelho sob diferentes usos e manejos. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BORGES, Elias Nascentes; Tomé, Pedro Henrique Ferreira;COSTA, Liovando Marciano daALVARENGA, R. C.. Avaliação Física de um Latossolo Vermelho Textura Média, Influêciada Pela Aplicação de Dejetos de Suínos e Cama Aviária. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia.
SILVA, M. L. N.CURI, NiltonALVARENGA, R. C.; MARTINS, M.; MELLO, C. R.. Erosão Hídrica em Áreas Florestais no Vale do Rio Doce, Região Centro Leste do Estado de Minas Gerais.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Lavras.
ALVARENGA, R. C.; MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Pereira; OLIVEIRA, Cristiane Valéria de. Perda de solo por erosão na agricultura: a importância das técnicas de manejo e conservação dos solos. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BORGES, Elias Nascentes;ALVARENGA, R. C.NOLLA,, A. Recuperação física de um latossolo degradado influenciado pela fertilização com camas de aviário. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia.
ALVARENGA, R. C.; FERNANDES FILHO, Elpídio Inácio;NEVES, Júlio Cesar Lima; SILVA, Ivo Ribeiro da. Solos. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
ALVARENGA, R. C.; BORGES, Elias Nascentes;NOLLA, Antonio. Características químicas do solo, nutrição mineral e rendimento do milho cultivado sob diferentes manejos. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia.
ALVARENGA, R. C.; SILVA, Ivo Ribeiro da;NEVES, Júlio Cesar Lima; SANTOS, Ricardo Henrique Silva;JUCKSCH, Ivo. Ácidos Orgânicos, Açúcares e Nutrientes em Lixiviados de Materiais Vegetais.. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
ALVARENGA, R. C.COSTA, Liovando Marciano da; FONTES, L. E. F.. Caracterização de solos e modificações provocadas pelo uso agrícola no assentamento Favo de Mel, na região do Purus - Acre. 2000. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
ALVARENGA, R. C.JUCKSCH, IvoCOSTA, Liovando Marciano daNEVES, J. C. L.. Avaliação do consórcio milho, leguminosas para adubação verde e plantas expontâneas. 1999. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
ALVARENGA, R. C.JUCKSCH, IvoCOSTA, Liovando Marciano da. Potencial de plantas espontâneas e de leguminosas para adubação verde. 1998. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
JUCKSCH, IvoCOSTA, Liovando Marciano daALVARENGA, R. C.NEVES, J. C. L.; Casali, Vicente Wagner Dias; SANTOS, Ricardo Henrique Silva; Dias, Luiz Eduardo. Acompanhamento de Espécies Vegetais Espontânes e Leguminosas para a Adubação Verde. 1998. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
COSTA, Liovando Marciano daALVARENGA, R. C.JUCKSCH, IvoNEVES, Júlio Cesar Lima; FONTES, L. E. F.. Estado de Agregação de materiais de latossolos submetidos a calagem em diferentes condições de temperatura e umidade relativa. 1996. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
COSTA, Liovando Marciano daNEVES, J. C. L.; FONTES, L. E. F.; SANS, Luiz Marcelo Aguiar;ALVARENGA, R. C.JUCKSCH, Ivo; Ker, João Carlos. Formação de Camadas Adensadas em Materiais de Latossolo Influenciada pela Temperatura e Umidade. 1996. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
Lana, A. M. Q.Borges, I.ALVARENGA, R. C.; Gonçalves, L. C.; Souza, M. N.; Lemos Filho, J. P. de. Sombreamento e fertilização nitrogenada sobre atributos de solo e produtivos da Brachiaria brizantha cv. Marandu. 2011. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
COSTA, Liovando Marciano da; Gonçalves, Carlos Ernesto; Schaefer, Reynaud; Abrahão, Walter Antônio Pereira;ALVARENGA, R. C.; Tronto, Jairo. Termodecomposição, estudos de carbonização e silicificação da matéria orgânica e corpos silicosos em ecossiatemas terrestres no Brasil e Antártica.. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade Federal de Viçosa.
ALVARENGA, R. C.; MENEZES, June Faria Sherrer; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de. Acompanhamento da cultura do milho cultivado sob aplicação de dejetos líquidos de suínos e adubação química. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Rio Verde.
ALVARENGA, R. C.; MENEZES, June Faria Sherrer; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de. Nitrogênio acumulado no perfil do solo após fertilizações com dejetos líquidos de suínos e adubo químico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Rio Verde.
ALVARENGA, R. C.; MENEZES, June Faria Sherrer; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de. Percolação de água e lixiviação de nitrogênio em latossolo com fertilização química e dejetos líquidos de suínos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Rio Verde.
ALVARENGA, R. C.; MENEZES, June Faria Sherrer; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de. Perdas de solo, água e nitrogênio por escorrimento superficial em latossolo fertilizado com dejetos líquidos de suínos e adubo químico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Rio Verde.
Orientou
Desempenho, características de carcaça e densidade da carne de novilhos de diferentes grupos genéticos terminados em confinamento; 2017; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Ramon Costa Alvarenga;
Produção de bovinos de corte cruzados em sistemas de integração lavoura-pecuária; 2017; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Ramon Costa Alvarenga;
Perdas de solo, água e nitrogênio por escorrimento superficial em latossolo fertilizado com dejetos líquidos de suínos e adubo químico; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade de Rio Verde; Orientador: Ramon Costa Alvarenga;
Poitencial de diferentes espácies de abonos verdes para cobertura del suelo, recicleje de nutrientes y control de malezas; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Orientador: Ramon Costa Alvarenga;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, BARBARA MARTINS ; ALVARENGA, RAMON COSTA ; LANNA, DANTE PAZZANESE DUARTE ; OLIVEIRA, AFONSO DE LIGUORI ; CERIBELI, CAROLINE ; CORREIA, BANNY SILVA BARBOSA ; COLNAGO, LUIZ ALBERTO ; CARDOSO, DANIEL RODRIGUES ; SOUZA, FERNANDO ANTÔNIO DE ; LOPES, LEANDRO SÂMIA . Aged-beef quality and fatty acid profile of subcutaneous fat from Nellore and Nellore × Angus crossbred young bulls finished in the feedlot with a high-lipid diet. Animal Production Science , v. 64, p. 1-16, 2024.
-
RODRIGUES, BARBARA MARTINS ; ALVARENGA, RAMON COSTA ; LANNA, DANTE PAZZANESE DUARTE ; BERNDT, ALEXANDRE ; SOUZA, FERNANDO ANTÔNIO DE ; LOPES, LEANDRO SÂMIA . Performance, methane production, and beef lipid profile of young bulls finished in feedlot. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 59, p. 03546, 2024.
-
TEIXEIRA, NATALIA PINHEIRO ; OLIVEIRA, ALAN FIGUEIREDO DE ; MENEZES, GUILHERME LOBATO ; ALVARENGA, RAMON COSTA ; CAMPANHA, MÔNICA MATOSO ; ALVES, BRUNO JOSÉ RODRIGUES ; LANA, ÂNGELA MARIA QUINTÃO . Nitrous oxide emission from excreta of different beef cattle breeds finished in feedlot. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 58, p. 1-11, 2023.
-
MONTEIRO, P. A. M. ; MACIEL, ISABELLA C.F. ; ALVARENGA, R. C. ; Oliveira, A ; Barbosa, F. A ; GUIMARAESC, S.T ; SOUZA, F.A ; LANNA, D. P. D ; SILVA, B. M.R ; LOPES, L.S . Carcass traits, fatty acid profile of beef, and beef quality of Nellore and Angus x Nellore crossbred young bulls finished in a feedlot. Livestock Science , v. 256, p. 104829, 2022.
-
MOREIRA, ELWIRA DAPHINN SILVA ; OLIVEIRA, ALAN FIGUEIREDO DE ; SANTOS, CLAUDINEI ALVES DOS ; GONÇALVES, LÚCIO CARLOS ; VIANA, MARIA CELUTA MACHADO ; MARRIEL, IVANILDO EVÓDIO ; GONTIJO NETO, M.M. ; ALVARENGA, R. C. ; LANA, ÂNGELA MARIA QUINTÃO . Soil carbon stock and biological activity in silvopastoral systems planted with Eucalyptus grandis in a tropical climate. Soil Research , v. x, p. x, 2022.
-
MACIEL, ISABELLA C.F. ; BARBOSA, FABIANO A. ; ALVES, BRUNO J.R. ; ALVARENGA, RAMON C. ; TOMICH, THIERRY R. ; CAMPANHA, MÔNICA M. ; ROWNTREE, JASON E. ; ALVES, FILIPE C. ; LANA, ÂNGELA M.Q. . Nitrous oxide and methane emissions from beef cattle excreta deposited on feedlot pen surface in tropical conditions. AGRICULTURAL SYSTEMS , v. 187, p. 102995, 2021.
-
MACIEL, ISABELLA CRISTINA DE FARIA ; BARBOSA, FABIANO ALVIM ; TOMICH, THIERRY RIBEIRO ; RIBEIRO, LUIZ GUSTAVO PEREIRA ; ALVARENGA, RAMON COSTA ; LOPES, LEANDRO SÂMIA ; MALACCO, VICTOR MARCO ROCHA ; ROWNTREE, JASON E. ; THOMPSON, LOGAN R. ; LANA, ÂNGELA MARIA QUINTÃO . Could the breed composition improve performance and change the enteric methane emissions from beef cattle in a tropical intensive production system?. AUST J CROP SCI , v. 14, p. e0220247, 2019.
-
NOLLA, Antonio ; JUCKSH, Ivo ; CASTALDO, JOÃO HENRIQUE ; ALVARENGA, RAMON COSTA ; COSTA, Liovando Marciano da ; DAMY, CARLA RAQUEL DA SILVA ; NETO, LAUDELINO VIEIRA DA MOTA . Soil coverage, phytomass production and nutrient accumulation at intercropping maize and legumes system. AUST J CROP SCI , v. 13, p. 328-334, 2019.
-
GONTIJO NETO, M. M. ; BORGHI, E. ; RESENDE, A. V. ; ALVARENGA, R. C. . Benefícios e desafios da integração lavoura-pecuária na melhoria da qualidade dos solos do Cerrado. Informações Agronômicas , v. 161, p. 9-21, 2018.
-
MOREIRA, ELWIRA DAPHINN SILVA ; GONTIJO NETO, MIGUEL MARQUES ; LANA, ÂNGELA MARIA QUINTÃO ; BORGHI, EMERSON ; SANTOS, CLAUDINEI ALVES DOS ; ALVARENGA, RAMON COSTA ; VIANA, MARIA CELUTA MACHADO . Production efficiency and agronomic attributes of corn in an integrated crop-livestock-forestry system. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , v. 53, p. 419-426, 2018.
-
NOLLA, A. ; JUCKSH, I. ; CASTALDO, J. H. ; ALVARENGA, R. C. ; ALBRECHT, L. P. . Growth and Accumulation of Nutrients by Weeds, in Maize and Legumes Intercrops. PLANTA DANINHA , v. 36, p. e01817543, 2018.
-
ALVARENGA, R. C. . Boi + lavoura: convivência e manejo em harmonia. AUST J CROP SCI , v. 73, p. 47-49, 2017.
-
COSTA, PATRÍCIA MONTEIRO ; BARBOSA, FABIANO ALVIM ; ALVARENGA, RAMON COSTA ; GUIMARÃES, SÉRGIO TEIXEIRA ; LAMPEÃO, ÂNGELO ANDRÉ ; WINKELSTRÖTER, LARISSA KRETLI ; MACIEL, ISABELLA CRISTINA DE FARIA . Performance of crossbred steers post-weaned in an integrated crop-livestock system and finished in a feedlot. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , v. 52, p. 355-365, 2017.
-
ALVARENGA, R. C. . ILPF: milho e sorgo. OPINIÕES , v. 2, p. 14-16, 2015.
-
WENDLING, BENO ; JUCKSCH, Ivo ; MENDONÇA, EDUARDO DE SÁ ; ALMEIDA, RISELY FERRAZ DE ; ALVARENGA, RAMON COSTA . Simulação dos estoques de Carbono e Nitrogênio pelo Modelo Century em Latossolos, no Cerrado Brasileir. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online) , v. 45, p. 238-248, 2014.
-
ALBUQUERQUE, C. J. B. ; ALVARENGA, R. C. ; VIANA, M. C. M. ; CLEMENTE, M. A. ; WENDLING, B. ; ARAUJO, S. A. C. . Cultura do sorgo em sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 35, p. 63-73, 2014.
-
GONTIJO NETO, M. M. ; VIANA, M. C. M. ; ALVARENGA, R. C. ; SANTOS, E. A. ; SIMAO, E. P. ; CAMPANHA, M. M. . CROP-LIVESTOCK-FOREST INTEGRATION SYSTEMS IN MINAS GERAIS. AUST J CROP SCI , v. 71, p. 183-191, 2014.
-
ALBUQUERQUE, C. J. B. ; OLIVEIRA, R. M. ; SILVA, K. M. J. ; ALVES, D. D. ; ALVARENGA, R. C. ; BORGES, G. L. F. N. . Consórcio de forrageiras tropicais com o sorgo granífero em duas localidades do estado de Minas Gerais. AUST J CROP SCI , v. 12, p. 1-9, 2013.
-
ALMEIDA, C. M. ; Lana, A. M. Q. ; RODRIGUES, José Avelino S ; Borges, I. ; ALVARENGA, R. C. . Influência do tipo de semeadura na produtividade do consórcio sorgo - Urochloa brizantha cv Marandu no sistema integração lavoura-pecuária. Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Impresso) , v. 11, p. 60-68, 2012.
-
ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M. M. ; Castro, A. A. D. N. de ; COELHO, Antônio Marcos ; CLEMENTES, E. P. . Rendimento do consórcio milho-braquiária brizantha afetado pela localização do adubo e aplicação de herbicida. Revista Brasileira de Milho e Sorgo (Online) , v. 10, p. 224-234, 2011.
-
BALBINO, L. C. ; CORDEIRO, L. A. M. ; PORFIRIO-DA-SILVA, V. ; MORAES, A. ; MARTINEZ, G. B. ; ALVARENGA, R. C. ; KICHEL, A. N. ; FORTANELI, R. S. ; SANTOS, H. P. ; FRANCHINI, J. C. ; GALERANI, P. R. . Evolução tecnológica e arranjos produtivos de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no Brasil. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) , v. 46, p. i-xii, 2011.
-
WENDLING, B. ; MENDONçA, E. S. ; JUCKSCH, I. ; ALVARENGA, R. C. . Organic-Matter Pools of Soil under Pines and Annual Cultures. Communications in Soil Science and Plant Analysis , v. 41, p. 1707-1722, 2010.
-
ALVARENGA, R. C. ; PORFIRIO-DA-SILVA, V. ; GONTIJO NETO, M. M. ; VIANA, M. C. M. ; VILELA, L. . Sistema integração lavoura-pecuária-floresta: condicionamento do solo e intensificação da produção de lavouras. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 31, p. 59-67, 2010.
-
NOLLA, Antonio ; JUCKSCH, Ivo ; ALVARENGA, R. C. . Cobertura do solo proporcionada pelo cultivo de milho com leguminosas e espécies espontâneas. AUST J CROP SCI , v. 2, p. 151-163, 2009.
-
VIANA, M. C. M. ; SILVA, E. A. ; GONTIJO NETO, M. M. ; ALVARENGA, R. C. ; Botelho, W. . Interação solo-planta-animal no sistema Integração Lavoura-Pecuária. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 28, p. 104-111, 2007.
-
MATRANGOLO, W.J.R. ; FRANÇA, F.C.T. ; SANTANA, D. P. ; GARCIA, J. C. ; CRUZ, J. C. ; GONTIJO NETO, M. ; ALVARENGA, R. C. ; QUEIROZ, V.A.V. ; ALBERNAZ, W.M. . Diagnóstico rápido sobre uso de consórcio milho - leguminosa em Minas Gerais. Revista Brasileira de Agroecologia (Online) , v. 3, p. 3, 2007.
-
MENEZES, J. F. S. ; KONZEN, E. A. ; SILVA, G. P. ; SANTOS, S. C. G. ; PIMENTA, F. F. ; ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, C. L. T. . Aproveitamento de Dejetos de Suínos na Produção Agrícola e Monitoramento do Impacto Ambiental. Boletim Téncico nº 6 , v. 6, p. 07-43, 2007.
-
ALVARENGA, R. C. ; COBUCCI, Tarcisio ; KLUTHCOUSKI, J. ; WRUCK, F. J. ; CRUZ, J. ; GONTIJO NETO, M. M. . Cultura do milho na integração lavoura-pecuária. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 27, p. 106-126, 2006.
-
CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M. M. ; VIANA, J. H. M. ; OLIVEIRA, Maurílio Fernandes de ; SANTANA, Derli Prudente . Manejo da cultura do milho em sistema plantio direto. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 27, p. 42-53, 2006.
-
VIANA, J.H.M. ; CRUZ, J. C. ; ALVARENGA, R. C. ; SANTANA, D. P. . Manejo do solo para a cultura do milho. Circular Técnica. Embrapa Milho e Sorgo , v. 77, p. 14p., 2006.
-
CRUZ, José Carlos ; GARCIA, João Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ALVARENGA, R. C. . Novos Rumos. Salto para o Futuro (Online) , v. 62, p. 5-10, 2004.
-
OLSZEVSKI, Nelci ; COSTA, Liovando Marciano da ; FERNANDES FILHO, Elpídio Ignácio ; RUIZ, Hugo Alberto ; ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos . Morfologia de agregados do solo avaliada por meio de análise de imagens.. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, v. 28, n.5, p. 901-909, 2004.
-
CRUZ, José Carlos ; ALVARENGA, R. C. ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANTANA, Derli Prudente ; NOVOTNY, Etelvino H ; KONZEN, Egídio A . Manejo de solos para a cultura do feijoeiro. Feijão Alta Produtividade. Informe Agropecuário (Belo Horizonte) , v. 25, p. 42-55, 2004.
-
MENEZES, J. F. S. ; ALVARENGA, R. C. ; SILVA, G. P. ; KONZEN, E. A. ; PIMENTA, F. F. . Caama-de-frango na agricultura: perspectivas e viabilidade técnica e econômica. Boletim Técnico nº3 , v. nº3, p. 09-27, 2004.
-
MENEZES, J. F. S. ; ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, C L T ; KONZEN, Egídio A ; PIMENTA, Fernando Ferreira . Aproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de grãos em sistema de plantio direto e avaliação do impacto ambiental.. AUST J CROP SCI , v. 12, p. 30-35, 2003.
-
CRUZ, J. C. ; ALVARENGA, R. C. ; NOVOTNY, E.H. ; PEREIRA FILHO, I. A. ; SANTANA, D. P. ; PEREIRA, F.T.F. ; HERNANII, L.C. . Cultivo do milho: sistema plantio direto. Comunicado Técnico - Embrapa Milho e Sorgo , v. 51, p. 7p, 2002.
-
CRUZ, J. C. ; PEREIRA FILHO, I. A. ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, A. M. ; NOVOTNY, E. . Cultura brasileira do milho. AUST J CROP SCI , v. 3, p. 16, 2002.
-
CRUZ, J. C. ; PEREIRA FILHO, I. A. ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, A. M. ; NOVOTNY, E. . Fazendo sua lavoura render!. Revista Brasileira de Agropecuária , v. 3, p. 21, 2002.
-
PEREIRA FILHO, I. A. ; CRUZ, J. C. ; KARAM, D. ; WAQUIL, J. ; VIANA, P. ; ALVARENGA, R. C. . Fundamentos para um bom cultivo. Revista Brasileira de Agropecuária , v. 3, p. 26-29, 2002.
-
PEREIRA FILHO, I. A. ; CRUZ, J. C. ; KARAM, D. ; WAQUIL, J. ; VIANA, P. ; ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, I. A. . Quando o processo e manual.... Revista Brasileira de Agropecuária , v. 3, p. 29, 2002.
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, J. C. ; COELHO, A. M. ; PEREIRA FILHO, I. A. ; KONZEN, E.A. ; NOVOTNY, E. . Segundo passo: preparar a terra. Revista Brasileira de Agropecuária , v. 3, p. 24-25, 2002.
-
CRUZ, J. C ; PEREIRA FILHO, I. A. ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, A. M. ; NOVOTNY, E.H. . Escolha da semente. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , v. 3, p. 17-19, 2002.
-
CRUZ, J. C ; PEREIRA FILHO, I. A. ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, A. M. ; NOVOTNY, E.H. . Espaçamento e densidade de plantio: fazendo sua lavoura render!. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , v. 3, p. 21, 2002.
-
ALVARENGA, R. C. ; OLIVEIRA, Maurílio Fernandes de ; OLIVEIRA, Antônio Carlos de ; CRUZ, José Carlos . Efeito da palha e da mistura atrazine e metolachlor no controle de plantas daninhas na cultura do milho, em sistema de plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília, v. 36, n.1, p. 37-41, 2001.
-
FAVERO, Claudenir ; JUCKSH, I ; ALVARENGA, R. C. ; COSTA, L M . Modificações na população de plantas espontâneas na presença de adubos verdes.. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília, v. 36, n.11, p. 1355-1362, 2001.
-
ALVARENGA, R. C. ; CABEZAS, W A L ; CRUZ, José Carlos ; SANTANA, Derli Prudente . Plantas de cobertura de solo para sistema plantio direto. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 22, n.288, p. 25-36, 2001.
-
ALVARENGA, R. C. ; GARCIA, João Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANTANA, Derli Prudente . Plantio direto e sustentabilidade do sistema agrícola.. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 22, n.208, p. 13-24, 2001.
-
FAVERO, Claudenir ; JUCKSH, I ; COSTA, M L ; ALVARENGA, R. C. ; NEVES, J C L . Crescimento e acumulo de nutrientes por plantas espontâneas e por leguminosas utilizadas para adubacao verde.. AUST J CROP SCI , Viçosa, v. 24, n.1, p. 171-177, 2000.
-
FAVERO, Claudenir ; JUCKSCH, Ivo ; COSTA, Liovando Marciano da ; ALVARENGA, R. C. ; NEVES, Júlio Cesar Lima . Pordutividade de biomassa e acúmulo de nutrientes por plantas espontâneas e por leguminosas utilizadas para adubação verde. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 24, n.1, 2000.
-
MARQUES, J. J. G. S. E. M. ; ALVARENGA, R. C. ; CURI, Nilton . Erosividade das chuvas da região de Sete Lagoas. Pesquisa Agropecuária Brasileira , Brasília, v. 33, n.5, p. 761-768, 1998.
-
MARQUES, J. J. G. S. E. M. ; ALVARENGA, R. C. ; CURI, Nilton ; SANTANA, Derli Prudente ; SILVA, M. L. N. . Índices de erosividade da chuva, perdas de solo e fator erodibilidade para dois solos da região dos cerrados - primeira aproximação. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Campinas, v. 21, n.3, p. 427-434, 1997.
-
ALVARENGA, R. C. ; COSTA, Liovando Marciano da ; MOURA FILHO, Waldemar ; REGAZZI, Adair José . Produção de matéria seca e absorção de nutrientes por leguminosas, em resposta à compactação do solo. Revista Ceres , Viçosa, v. 44, n.254, p. 421-431, 1997.
-
MARQUES, J. J. G. S. M. ; ALVARENGA, R. C. ; CURI, Nilton ; SANTANA, D. P. ; SILVA, M. L. N. . Indices de Erosividade da Chuva, Perdas de Solo e Fator Erodibilidade Para Dois Solos da Regiao dos Cerrados - Primeira Aproximacao.. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, v. 21, n.3, p. 427-434, 1997.
-
ALVARENGA, R. C. ; COSTA, L. M. ; MOURA FILHO, W. ; REGAZZI, A. J. . Producao de Materia Seca e Absorcao de Nutrientes Por Leguminosas Em Resposta A Compactacao do Solo. REVISTA CERES, v. 44, n.254, p. 421-431, 1997.
-
ALVARENGA, R. C. ; COSTA, Liovando Marciano da ; MOURA FILHO, Waldemar ; REGAZZI, Adair José . Crescimento de raízes de leguminosas em camadas de solo compactadas artificialmente. AUST J CROP SCI , Campinas, v. 20, n.3, p. 319-326, 1996.
-
ALVARENGA, R. C. ; COSTA, L. M. ; MOURA FILHO, W. ; REGAZZI, A. J. . Crescimento de Raizes de Leguminosas Em Camadas de Solos Compactadas Artificialmente. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIA DO SOLO, v. 20, p. 319-326, 1996.
-
ALVARENGA, R. C. ; COSTA, Liovando Marciano da ; MOURA FILHO, Waldemar ; REGAZZI, Adair José . Características de alguns adubos verdes de interesse para a conservação e recuperação de solos. AUST J CROP SCI , Brasília, v. 30, n.2, p. 175-185, 1995.
-
ALVARENGA, R. C. ; DANTAS, Carlos Eduardo ; LOBÃO, D. E. V. P. ; BARROS, N. F. . Efeitos do conteúdo de água no solo e de poda de raízes sobre o crescimento inicial do eucalipto. Revista Árvore , Viçosa, v. 18, n.2, p. 107-114, 1994.
-
SILVA, D. J. ; ALVARENGA, R. C. ; ALVAREZ V., V. H. ; SOARES, P. C. . Localização de fósforo e de cálcio no solo e seus efeitos sobre o desenvolvimento inicial do milho. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Campinas, v. 17, n.2, p. 203-209, 1993.
-
ALVARENGA, R. C. . Preparo do Solo e Manejo dos Restos Culturais Em Varzeas.. Informe Agropecuário , BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS,, p. 0-0, 1988.
-
ALVARENGA, R. C. ; FERNANDES, B. ; SILVA, T. C. A. . Densidade Aparente, Porosidade Total e Distruição dos Poros de Um Latossolo Roxo Com Diferentes Métodos de Preparo e Manejo dos Restos Culturais do Milho.. REVISTA CERES, Viçosa, v. 34, n.196, p. 569-577, 1987.
-
ALVARENGA, R. C. . Preparo do Solo.. Informe Agropecuário , BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS,, p. 0-0, 1987.
-
ALVARENGA, R. C. . Produção e Aproveitamento de Residuos Orgânicos.. Informe Agropecuário , BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS,, p. 1-5, 1987.
-
MARRIEL, Ivanildo e ; KONZEN, Egídio A ; ALVARENGA, R. C. ; SANTOS, H L dos . Tratamentos e utilização de resiíduos orgânicos. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, v. 13, n.140, p. 24-36, 1987.
-
ALVARENGA, R. C. ; FERNANDES, B. ; SILVA, T. C. A. ; RESENDE, M. . Estabilidade de Agregados Em Um Latossolo Roxo Sob Diferentes Métodos de Preparo do Solo e Manejo da Palhada do Milho. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIA DO SOLO, Campinas, v. 10, n.3, p. 273-277, 1986.
-
ALVARENGA, R. C. . Produção de Composto Orgânico.. Informe Agropecuário , BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS,, p. 0-0, 1985.
-
ALVARENGA, R. C. ; FIGUEIREDO, A. F. ; OLIVEIRA, W. ; FREIRE, J. C. . Armazenamento de Água Em Podzólico Vermelho-Amarelo Sob Pastagem e Cultivo.. REVISTA CIENCIA E PRATICA, Lavras, v. 7, n.1, p. 48-57, 1983.
-
ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M.M. ; SANTANA, D. P. ; SILVEIRA, M. C. T. ; BORGHI, E. . Quinze anos de integração-lavoura-pecuária e dez anos de integração-lavoura-pecuária-floresta na Embrapa Milho e Sorgo. 1. ed. Brasília: EMBRAPA, 2024. v. 1. 343p .
-
ALVARENGA, R. C. ; VIANA, M. C. M. ; CARVALHO, E. R. O. ; Albernaz, W. M. (Walfrido Machado Albernaz) ; VENTURIN, Regis Pereira ; OLIVEIRA, I. R. ; GONTIJO NETO, M. M. ; BORGHI, E. ; RESENDE, A. V. ; CAMPANHA, M. M. ; COSTA, T. C. E. C. . Integração lavoura-pecuária-floresta na região Central de Minas Gerais, Brasil. In: BUNGENSTAB, D. J.; ALMEIDA, R. G. de; LAURA, V. A.; BALBINO, L. C.; FERREIRA, A. D.. (Org.). ILPF: inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta. 1ed.Brasília-DF: EMBRAPA, 2019, v. 1, p. 669-686.
-
SANTANA, D. P. ; NOCE, M. A. ; BORGHI, E. ; ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M. M. ; MULLER, M. D. ; MARTINS, C. E. ; BERNARDO, W. F. ; VIANA, M. C. M. ; PIRES, J. A. A. ; CALSAVARA, L. H. F. ; MELLO, B. L. B. ; COSTA, F. A. S. ; OLIVEIRA, C. S. S. E. . Sistemas iLPF e transferência de tecnologia nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.. In: SKORUPA, L. A.; MANZATTO, C. V.. (Org.). Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no Brasil: estratégias regionais de transferência de tecnologia, avaliação da adoção e de impactos.. 1ed.Brasília - Distrito Federal: Embrapa, 2019, v. , p. 192-233.
-
GONTIJO NETO, M. M. ; BORGHI, E. ; ALVARENGA, R. C. ; VIANA, M. C. M. . Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF.. In: NOBRE, M. M.; OLIVEIRA, I. R. de. (Org.). Agricultura de baixo carbono: tecnologias e estratégias de implantação.. 1ed.Brasília: Embrapa, 2018, v. 5, p. 139-178.
-
PASSOS, A. M. A. ; ALVARENGA, R. C. ; SANTOS, F. C. . Sistema de plantio direto. In: ASSOS, A. M. A. dos; ALVARENGA, R. C.; SANTOS, F. C. dos.. (Org.). Agricultura de baixo carbono: tecnologias e estratégias de implantação. 1ed.Brasília: Embrapa, 2018, v. 3, p. 61-104.
-
ALVARENGA, R. C. ; PASSOS, A. M. A. ; COELHO, Antônio Marcos ; ALBUQUERQUE FILHO, M. R. ; RESENDE, A. V. ; GONTIJO NETO, M. M. ; BORGHI, E. . Manejo do solo com foco em sistemas integrados de produção.. In: NOBRE, M. M.; OLIVEIRA, I. R. de. (Org.). Agricultura de baixo carbono: tecnologias e estratégias de implantação. 1ed.Brasília: Embrapa, 2018, v. 2, p. 33-60.
-
CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, I. A. ; ALVARENGA, R. C. . Preparo do solo e plantio. In: BORÉM, A.; GALVÃO, J. C. C.; PIMENTEL, M. A. (Org.). Milho: do plantio à colheita. 2ed.Viçosa: UFV, 2017, v. 4, p. 76-106.
-
ALVARENGA, R. C. ; BORGHI, E. ; GONTIJO NETO, M. M. . Integração lavoura-pecuária-floresta.. In: Sorgo: o produtor pergunta, a Embrapa responde.. (Org.). Sorgo: o produtor pergunta, a Embrapa responde.. 1ed.Brasília: Embrapa, 2015, v. 1, p. 267-269.
-
ALVARENGA, R. C. ; BORGHI, E. ; OLIVEIRA, P. ; GONTIJO NETO, M. M. ; SILVA, A. F. . Implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária.. In: CORDEIRO, L. A. M.; VILELA, L.; KLUTHCOUSKI, J.; MARCHAO, R. L. (Org.). Integração lavoura-pecuária-floresta: o produtor pergunta, a Embrapa Responde.. 1ed.Brasília -DF: Embrapa, 2015, v. 1, p. 53-79.
-
GONTIJO NETO, M. M. ; ALVARENGA, R. C. ; QUEIROZ, L. R. ; SIMAO, E. P. ; CAMPANHA, M. M. . Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Minas Gerais. In: ALVES, F. V.; LAURA, V. A.; ALMEIDA, R. G.. (Org.). Sistemas agroflorestais: a agropecuária sustentável. 2ed.Brasília, DF: Embrapa,, 2015, v. 1, p. 29-43.
-
MANTOVANI, E. C. ; PEREIRA FILHO, I. A. ; VIANA, H. M. ; ALBUQUERQUE FILHO, M. R. ; OLIVEIRA, Maurílio Fernandes de ; OLIVEIR, M. F. ; ALVARENGA, R. C. ; MATRANGOLO, W. J. R. . Cultivo do milho. In: PEREIRA FILHO, I. A. (Org.). Cultivo do milho. 9ed.Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2015, v. 1, p. 1-36.
-
VIANA, J. H. M. ; CRUZ, J. C. ; ALVARENGA, R. C. ; SANTANA, Derli Prudente . Manejo do Solo para a cultura do milho. In: CRUZ, J.C.; KARAM, D.; MONTEIRO, M.A.R.; MAGALHAES, P.C. (Org.). A Cultura do Milho. 1ªed.Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2008, v. 1, p. 99-129.
-
CRUZ, J. C. ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M. M. ; VIANA, J. H. M. ; OLIVEIRA, Maurílio Fernandes de ; SANTANA, Derli Prudente . Manejo da Cultura do Milho. In: CRUZ, J.C.; KARAM, D.; MONTEIRO, M.A.R.; MAGALHAES, P.C. (Org.). A Cultura do Milho. 1ªed.Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2008, v. 1, p. 171-197.
-
ALVARENGA, R. C. ; COBUCCI, Tarcisio ; KLUTHCOUSKI, J. ; WRUCK, F. J. ; CRUZ, J. C. ; GONTIJO NETO, M. M. . A Cultura do Milho na integração Lavoura-Pecuária. In: CRUZ, J.C.; KARAM, D.; MONTEIRO, M.A.R.; MAGALHAES, P.C.. (Org.). A Cultura do Milho. 1ªed.Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2008, v. 1, p. 491-517.
-
ALVARENGA, R. C. . Integração lavoura/pecuária. In: MARTINS, P. do C.; SOUZA, V. F. de; MOREIRA, M. S. de P.; ROSA NETO, C.. (Org.). Conhecimentos e tecnologias para produção de leite no estado de Rondônia. 1ed.: , 2007, v. 1, p. 99-105.
-
VIANA, M. C. M. ; ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M. M. ; BOTELHO, W ; Albernaz, W. M. (Walfrido Machado Albernaz) . Integração Lavoura/Pecuária. In: Yamaguchi, L. C. T.; Mendes, L. C. R.; Lima, I. B. de; Rodrigues, C. C.; Resende, M. L. de. (Org.). Aspectos sócio-econômicos e ambientais da produção de Leite. 1ªed.Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2007, v. 1, p. 125-134.
-
ALVARENGA, R. C. ; SOUZA SOBRINHO, F. . Integração lavoura/pecuária: perspectivas para a pecuária leiteira. In: CARVALHO, L.A.;ZOCCAL, R.; MARTINS, P.C.; ARCURI, P.B.; MOREIRA, M.S.P.. (Org.). Tecnologias e gestão na atividade leiteira. 1ed.Juiz de Fora, MG: Embrapa Gado de Leite, 2005, v. 1, p. 167-183.
-
NOVAES, L. P. ; SOUZA SOBRINHO, F. ; ALVARENGA, R. C. . Pecuária de leite na integração lavoura/pecuária. In: CARVALHO, L.A.;ZOCCAL, R.; MARTINS, P.C.; ARCURI, P.B.; MOREIRA, M.S.P.. (Org.). Tecnologia e gestão na atividade leiteira. 1ªed.Juiz de Fora, MG: Embrapa Gado de Leite, 2005, v. 1, p. 185-202.
-
PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; RODRIGUES, José Avelino S ; KARAN, D ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, Antônio Marcos ; CRUZ, J. C. ; CABEZAS, W A L . Manejo da Cultura do Milheto. In: MARTINS NETTO, D.A.; DURÃES, F.O.M.. (Org.). Milheto - Tecnologias de produção e agronegócio. 1ªed.Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005, v. 1, p. 59-92.
-
URCHEI, M. A. ; MOREIRA, J. A. A. ; STONE, L. F. ; ALVARENGA, R. C. . Água e temperatura no solo. In: SALTON, J. C.; HERNANI, L. C.; FONTES, C. Z.. (Org.). Sistema Plantio Direto. O Produtor Pergunta, a Embrapa Responde. 2ªed.Brasília: Embrapa. Serviço de Produção de Informação, 2004, v. 1, p. 81-89.
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos . Manejo de solo em agricultura irrigada. In: Resende, M.; Albuquerque, P. E. P.; Couto, L. (Org.). A Cultura do Milho Irrigado. 1ed.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2003, v. 1, p. 69-106.
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . Solos: Manejo do solo para o cultivo do sorgo. In: José Avelino S. Rodrigues; R. P. VERSIANI; M. T. R. FERREIRA. (Org.). Cultivo do sorgo. Sete Lagoas: : Embrapa Milho e Sorgo, 2000, v. 1, p. -.
-
KONZEN, Egídio A ; ALVARENGA, R. C. . Fertilidade de solos: adubação orgânica. In: CRUZ, J.C.; R. P. VERSIAN. (Org.). Cultivo do milho.. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2000, v. 1, p. -.
-
URCHEI, M. A. ; MOREIRA, J. A. A. ; STONE, L. F. ; ALVARENGA, R. C. . Água e temperatura do solo. In: SALTON, J.C.; HERNANI, L.C.; FONTES, C.Z.. (Org.). Sistema plantio direto - o produtor pergunta, a EMBRAPA responde.. 1ªed.Dourados/Brasília: EMBRAPA-CPAO e EMBRAPA - SPI, 1998, v. , p. 81-89.
-
PEREIRA FILHO, I. A. ; BORGHI, E. ; GONTIJO NETO, M. M. ; RESENDE, A. V. ; KARAM, D. ; ALVARENGA, R. C. . Estande de plantas de feijão-caupi (Vigna unguiculata) para o cultivo consorciado com capim-piatã (Urochloa brizantha cv. BRS Piatã) como estratégia para renovação de pastagens na região Central de Minas Gerais. Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 242, Embrapa Milho e Sorgo, p. 1 - 29, 01 nov. 2022.
-
BORGHI, EMERSON ; PEREIRA FILHO, I. A. ; KARAN, D ; GONTIJO NETO, M. M. ; RESENDE, A. V. ; ALVARENGA, R. C. . Consórcio feijão-caupi (Vigna unguiculata) e capim-piatã (Urochloa brizantha cv. BRS Piatã) como alternativa para renovação de pastagens na região Central de Minas Gerais.. (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 241, Sete Lagoas, p. 1 - 28, 17 out. 2022.
-
ALVARENGA, R. C. . Risco de Erosão no Sistema de Plantio Direto. Direto no Cerrado, Brasília, , v. 33, p. 10 - 10, 01 dez. 2003.
-
ALVARENGA, R. C. . Sistema Santa Fé passa por teste em Minas Gerais. DBO a revista de Negócios do Criados, , v. 275, p. 1 - 1, 01 set. 2003.
-
ALVARENGA, R. C. . Águas: Embrapa faz Pesquisa no Cerrado. Folha do Esatado de MG, Belo Horizonte, , v. 1, p. 01b - 01b, 03 jul. 2003.
-
MENEZES, June Faria Sherrer ; ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; KONZEN, Egídio A ; PIMENTA, Fernando Ferreira . Aproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de grãos em sistema de plantio direto e avaliação do impacto ambiental. Revista Plantio Direto, p. 30 - 35, 01 jan. 2003.
-
CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, Antônio Marcos ; NOVOTNY, Etelvino H . Espaçamento e densidade de plantio: Fazendo sua lavoura render. Revista Brasileira de Agropecuaria, São Paulo, , v. 3, p. 21 - 21, 01 jan. 2002.
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; COELHO, Antônio Marcos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; KONZEN, Egídio A ; NOVOTNY, Etelvino H . Segundo passo: preparar a terra.. Revista Brasileira de Agropecuaria, , v. 17, p. 24 - 25, 01 jan. 2002.
-
CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, Antônio Marcos ; NOVOTNY, Etelvino H . Escolha da semente. Revista Brasileira de Agropecuaria, São Paulo, , v. 3, p. 17 - 19, 01 jan. 2002.
-
PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; CRUZ, José Carlos ; KARAN, D ; WAQUIL, José Magid ; VIANA, Paulo Afonso ; CRUZ, Ivan ; ALVARENGA, R. C. . Fundamentos para um bom cultivo. Revista Brasileira de Agropecuaria, São Paulo, , v. 17, p. 26 - 29.
-
CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, Antônio Marcos ; NOVOTNY, Etelvino H . Cultura brasileira do milho.. Revista Brasileira de Agropecuaria, Sao Paulo, , v. 3, p. 16 - 16.
-
PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; CRUZ, José Carlos ; WAQUIL, José Magid ; VIANA, Paulo Afonso ; CRUZ, Ivan ; ALVARENGA, R. C. . QUANDO O PROCESSO É MANUAL - o controle das plantas daninhas através de sistemas não químicos, como as capinas manuais e mecânicas, geralmente está associado aos sistemas convencionais de plantio.. Revista Brasileira de Agropecuária, , v. 17, p. 29 - 29.
-
ALVARENGA, R. C. ; NOCE, M. A. . Integração Lavoura-Pecuária: A sustentabilidade do sistema. Revista Campo e Negócio, Uberlândia-MG, p. 24 - 27.
-
MENEZES, J. F. S. ; ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, C L T ; KONZEN, Egídio A ; PIMENTA, Fernando Ferreira . Uso de dejetos de animais em SPD. In: ENCONTRO NACIONAL DE PLANTIO DIRETO NA PALHA, 2006, Uberaba-MG. Anais, 2006. p. 148-151.
-
ALVARENGA, R. C. . Principios da Integração Lavoura-Pecuária. In: I SIMPÓSIO realidades da agriultura nacional, 2005, Passos, MG. I Simpósio Realidades da Agricultura Nacional. Passos-MG: Universidade de Passos, 2005. v. 1.
-
ALVARENGA, R. C. ; FREIRE, Francisco M ; RODRIGUES, J A S ; KONZEN, Egídio A . Rebrota de sorgo forrageiro fertilizado com dejetos de bovinos e adubo químico. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. [ Da agricultura familiar ao agronegocio: Tecnologia, competitividade e sustentabilidade. Sete Lagoas: ABMS, 2004. v. 1. p. 1-5.
-
RODRIGUES, J A S ; ALVARENGA, R. C. ; KARAN, D ; SANTOS, F G . Implantação de pastagem de Braquiária brizanta consorciado com diferentes cultivares de sorgo. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. [ Da agricultura familiar ao agronegocio: Tecnologia, competitividade e sustentabilidade. sete Lagoas: ABMS, 2004. v. 1. p. 1-6.
-
PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; CRUZ, José Carlos ; ALVARENGA, R. C. ; OLIVEIRA, Antônio Carlos de . Efeito da densidade de semeadura, níveis de nitrogênio e despendoamento sobre a produção de minimilho. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. [ Da agricultura familiar ao agronegocio: Tecnologia, competitividade e sustentabilidade. Sete Lagoas: ABMS, 2004. v. 1. p. 1-4.
-
MONTEIRO, Giselle G ; UTIDA, Miriam K ; DANTAS, Carlos Eduardo ; NOVOTNY, Etelvino H ; ALVARENGA, R. C. ; OLIVEIRA, Antônio Carlos de ; MARRIEL, Ivanildo e . Composição de comunidades microbianas de seis agroecossistemas em um solo de cerrado. In: XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2004, Cuiabá. [ Da agricultura familiar ao agronegócio: Tecnologia, competitividade e sustentabilidade. Sete Lagoas: ABMS, 2004. v. 1. p. 1-5.
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ANDRADE, C L T . Atributos físicos de um latossolo vermelho modificados pelo manejo do solo em cultivos de milho e feijoeiro. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2004, Santa Maria. XV REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2004. v. 1. p. 1-4.
-
ALVARENGA, R. C. ; MENEZES, J. F. S. ; PRANDO, S. C. ; PIMENTA, F F ; KONZEN, Egídio A ; ANDRADE, C L T . Disponibilidade e avaliação dos teores acumulativos de Cu e Zn no perfil do solo com aplicação de dejetos líquidos de suínos e adubo mineral. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2004, Lages, Santa Catarina. REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 2004.
-
ALVARENGA, R. C. ; PRANDO, S. C. ; MENEZES, J. F. S. ; PIMENTA, F F ; SILVA, S. M. ; KONZEN, Egídio A ; ANDRADE, C L T . Teor e distribuição de nitrogênio acumulado no perfil do solo com aplicação de dejetos líquidos de suínos e adubos químicos. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 2004, Lages, Santa Catarina. Reunião de Fertilidade do Solo e Nutriçao de Plantas, 2004.
-
ALVARENGA, R. C. ; RODRIGUES, J A S ; KARAN, D ; SANTOS, F. G. . Potencialidade de cultivares de sorgo no consorcio com braquiária brizanta. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2004, Cuiabá, MT. Congreso Nacional de Milho e Sorgo, 2004.
-
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DA PECUÁRIA DE CORTE, 2004, Universidade Federal de Minas,. Simpósio Nacional sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte, 2004.
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, J. ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; PEREIRA, Francisco Tenório Falcão ; KONZEN, Egídio A . Produção organica de grãos e silagem de milho. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE AGROECOLOGIA, V SMINÁRIO ESTADUAL SOBRE AGROECOLOGIA, 2004, Porto Algre, RS. Agrobiodiversidade base para sociedades sustentáveis, 2004.
-
CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; PEREIRA, Francisco Tenório Falcão ; ALVARENGA, R. C. . Avaliação de variedades de milho em diferentes densidades de plantio em sistema orgânico de produção.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 1., SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE AGROECOLOGIA, 4., SEMINARIO ESTADUAL SOBE AGROECOLOGIA, 5, 2003, Porto Alegre. Conquistando a soberania alimentar. Porto Alegre: Emater, 2003. v. 1. p. 1-5.
-
COSTA, A M ; MARQUES, João José Granate de Sá e Melo ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; ALVARENGA, R. C. ; BORGES, Elias Nascentes . Influência do manejo de irrigação na lixiviação de nitrato. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. v. 1. p. 1-4.
-
MENEZES, June Faria Sherrer ; SILVA, Gilson Pereira ; CAMPOS, W J ; PIMENTA, Fernando Ferreira ; ALVARENGA, R. C. . Teores de metais pesados (Cu e Zn) no milho cultivado em solo adubado com dejetos líquidos de suínos e fertilizante químico. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003. v. 1. p. 1-4.
-
BASSO, R B ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; MENEZES, June Faria Sherrer ; ALVARENGA, R. C. ; PALOSCHI, R ; KONZEN, Egídio A ; SANTANA, Derli Prudente . Dinâmica de água e nitrogênio no solo na cultura do milho com fertilização química e empregando dejetos de suínos: 1 percolação de água e lixiviação de nitrogênio. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003. v. 1. p. 1-4.
-
RATKE, Rafael Felippe ; MENEZES, June Faria Sherrer ; ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; PIMENTA, Fernando Ferreira ; SANTANA, Derli Prudente ; KONZEN, Egídio A . Perdas de água, solo e nitrogênio por escorrimento superficial na cultura do milho com aplicação de dejetos líquidos de suinos e adubação química. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003. v. 1. p. 1-4.
-
ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, C L T ; FREITAS, Kelly e D e . Impacto do manejo em alguns atributos e na dinâmica da água no solo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2002, Florianópolis. XXIV CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO Meio ambiente e a nova agenda para o agronegocio de milho e sorgo. Sete Lagoas: ABMS/Embrapa Milho e Sorgo, 2002. v. 1. p. 1-5.
-
KONZEN, Egídio A ; MENEZES, J S F ; ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, C L T ; PIMENTA, F F ; PEREIRA, S C . Monitoramento ambiental do uso de dejetos líquidos de suínos como insumo na agricultura: 3 - Efeito de doses na produtividade de milho.. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO,24., 2002, Florianópolis. Meio ambiente e a nova agenda para o agronegocio de milho e sorgo. Sete lagoas: ABMS/ Embrapa milho e sorgo, 2002. v. 1. p. 1-5.
-
ALVARENGA, R. C. ; JUCKSH, Ivo ; NOLLA, Antonio ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; CRUZ, José Carlos . Adubação verde como fonte exclusiva de nutrientes para a cultura do milho orgânico. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2002, Florianópolis. XXIV CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO. Sete Lagoas: ABMS/ Embrapa Milho e Sorgo, 2002. v. 1. p. 1-5.
-
VENTURIN, Regis Pereira ; FREIRE, Francisco Morel ; KONZEN, Egídio A ; FERREIRA, José Joaquim ; ALVARENGA, R. C. . Produção de silagem de milho e sorgo em resposta à aplicação de dejetos suíno e adubação. In: Fertbio - Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de plantas, 2002, Rio de Janeiro. Fertbio 2002 - XXV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de plantas. Rio de janeiro: SBCS, 2002. v. 1. p. 1-4.
-
ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; MENEZES, June Faria Sherrer ; PIMENTA, Fernando Ferreira ; KONZEN, Egídio A ; RATKE, Rafael Felippe . Monitoramento ambiental do uso de dejetos líquidos de suinos como insumo na agricultura - 1 - Perdas de terra e de água por escorrimento superficial. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO,24, 2002, Florianópolis. Meio ambiente e a nova agenda para o agronegocio de milho e sorgo. Sete Lagoas: SBMS, 2002. v. 1. p. 1-5.
-
ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; ALVARENGA, R. C. ; MENEZES, June Faria Sherrer ; PIMENTA, Fernando Ferreira ; KONZEN, Egídio A ; BASSO, Rafael Bissoli ; PALOSCHI, Rafael . Monitoramento ambiental do uso de dejetos líquidos de suinos como insumo na agricultura - 2 Dinâmica da água no solo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO,24, 2002, Florianópolis. Meio ambiente e a nova agenda para o agronegócio de milho e sorgo. Sete Lagoas: SBMS, 2002. v. 1. p. 1-5.
-
MENEZES, June Faria Sherrer ; PIMENTA, Fernando Ferreira ; ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; KONZEN, Egídio A ; BORRE, I C . Viabilidade agronômica da cultura da soja (glycine max (L.) Merril) com a utilização de dejetos líquidos de suínos.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA E MERCOSOJA, 2002, Foz do Iguaçú. II CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA E MERCOSOJA, 2002. v. 1. p. 1-1.
-
QUINTANA, Ygiana Bolivar ; ALVARENGA, R. C. . Potencial de plantas de cobertura para recobrimento do solo e supressão de plantas daninhas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MILHO E SORGO, 2000, berlândia. XXIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CD Room). Sete Lagoas/Uberlândia: Associação Brasileira de Milho e Sorgo/ Embrapa Milho e Sorgo/ Universidade Federal de Uberlândia, 2000.
-
MARQUES, João José Granate de Sá e Melo ; ALVARENGA, R. C. ; CURI, Nilton . Erosividade das chuvas da região de Sete Lagoas. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 1998, Recife. Globalizacao e seguranca alimentar, 1998. v. 1. p. 1-5.
-
MARQUES, João José Granate de Sá e Melo ; ALVARENGA, R. C. ; CURI, Nilton ; SANTANA, Derli Prudente . Índices de erosividade da chuva, perda de solos e fator erodibilidade para dois solos da região dos cerrados. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 1998, Recife. Globalizacao e seguranca alimentar. Sete Lagoas: ABMS, 1998. v. 1. p. 1-5.
-
ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; ALVARENGA, R. C. ; KARAN, D ; Junior, J. C. F. B. . Agriculture-Induced Water Quality Problems In a Maize Irrigated Crop: 2 - Atrazine Leaching. In: 11th International Conferenca on Diffuse Pollution and 1st Join Meeting of the IWA Diffuse Pollution and Urban Drainage Specialist Groups, 2007, Belo Horizonte. 11th International Conference on Diffuse Pollution, 2007.
-
ALVARENGA, R. C. . Potencialidades das culturas de milho e sorgo na integração lavoura-pecuária. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte-MG. Anais. Sete Lagoas-MG: ABMS, 2006. p. CD ROM-s/nº p..
-
KONZEN, Egídio A ; ALVARENGA, R. C. . Utilização de Dejetos Animais na Integração Lavoura-Pecuária. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte-MG. Anais. Sete Lagoas-MG: ABMS, 2006. p. CD ROM-s/nº p..
-
ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; ALVARENGA, R. C. ; MAGALHAES, P. C. ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ALBUQUERQUE, Paulo Emílio P ; GOMIDE, R. L. ; DURÃES, F. O. M. . Simulação do crescimento da planta e da dinâmica de água e nitrogênio na cultura do milho: 1. Fitomassa, área foliar e produtividade de grãos. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte-MG. Anais. Sete Lagoas-MG: ABMS, 2006. p. CD ROM-s/nº p..
-
ANDRADE, C L T ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, Antônio Marcos ; GOMIDE, R. L. ; ALBUQUERQUE, Paulo Emílio P ; DURÃES, F. O. M. . Simulação do crescimento da planta e da dinâmica de água e nitrogênio na cultura do milho: 2. Dinâmica de nitrogênio. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte-MG. Anais. Sete Lagoas-MG: ABMS, 2006. p. CD ROM-s. nº p..
-
ANDRADE, C L T ; ALVARENGA, R. C. ; VIANA, J. H. M. ; ALBUQUERQUE, Paulo Emílio P ; GOMIDE, R. L. ; DURÃES, F. O. M. . Simulação do crescimento da planta e da dinâmica de água e nitrogênio na cultura do milho: 3. Dinâmica de água no solo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte-MG. Anais. Sete Lagoas-MG: ABMS, 2006. p. CD ROM-s. nº p..
-
OLIVEIRA, Maurílio Fernandes de ; CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; ALVARENGA, R. C. ; KARAN, D . Produtividade de grãos de milho em cultivos intercalares. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2006, Belo Horizonte-MG. Anais. Sete Lagoas-MG: ABMS, 2006. p. CD ROM-s. nº p..
-
GARCIA, João Carlos ; RAMALHO, José Hamilton ; ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M. M. . Programa de Transferência de Tecnologias para Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL, 3, 2006, Campinas-SP. Anais. Piracicaba-SP: FEALQ, 2006. p. 334-339.
-
ANDRADE, C L T ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, Antônio Marcos ; MARRIEL, Ivanildo e ; TEIXEIRA, e G . Dinâmica de água e soluto em um latossolo cultivado com milho irrigado: 2 - lixiviação de nitrogênio.. In: Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - I Encontro Latino Americano de Irrigação, drenagem e controle de enchentes, 2004, Porto Alegre. Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - I Encontro Latino Americano de Irrigação, drenagem e controle de enchentes. Porto Alegre: ABID, 2004. v. 1. p. 1-5.
-
ANDRADE, C L T ; ALVARENGA, R. C. ; PRATES, Hélio T ; KARAN, D ; TEIXEIRA, e G . Dinâmica de água e soluto em um latossolo cultivado com milho irrigado: 3 - Lixiviação de atrazine. In: Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - I Encontro Latino Americano de Irrigação, drenagem e controle de enchentes, 2004, Porto Alegre. Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - I Encontro Latino Americano de Irrigação, drenagem e controle de enchentes. v. 1. p. 1-5.
-
ANDRADE, C L T ; ALVARENGA, R. C. ; ALBUQUERQUE, Paulo Emílio P ; COELHO, Antônio Marcos ; TEIXEIRA, e G . Dinâmica de águae soluto em um latossolo cultivado com milho irrigado: 1 - percolação e produtividade da água.. In: Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - I Encontro Latino Americano de Irrigação, drenagem e controle de enchentes, 2004, Porto Alegre. Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem - I Encontro Latino Americano de Irrigação, drenagem e controle de enchentes, 2004. v. 1. p. 1-5.
-
ALVARENGA, R. C. ; PIMENTA, Fernando Ferreira ; MENEZES, J S F ; ANDRADE, C L T ; KONZEN, Egídio A ; PRANDO, S. C. . Avaliação da fitodisponibilidade de Cu e Zn em milho adubado com dejetos líquidos de suínos e adubo mineral. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2004, Lages-SC. REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DE SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 2004. p. CD ROM-s.nº p..
-
CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANS, Luiz Marcelo Aguiar ; LEITE, C.E.P ; ALVARENGA, R. C. ; SANTOS, N.C.L.N. ; CASTRO, Francisco Geraldo Teixeira de . Avaliação de diferentes combinações de métodos de preparo do solo sobre a produção de milho e feijão irrigados. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 1996, Londrina. XXI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 21. Sete Lagoas: ABMS, 1996. v. 1. p. 1-5.
-
CARMO, T. D. ; MARTINS, E. C. ; CAMPOS, C. N. ; LEANDRO, T. T. ; SILVA, R. P. ; SILVEIRA, M. C. T. ; ALVARENGA, R. C. . Desempenho de bovinos em sistema de Integração Lavoura-Pecuária de longa duração. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2022, Sete Lagoas. CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2022. v. 33.
-
LEANDRO, T. T. ; CARMO, T. D. ; CAMPOS, C. R. ; SILVA, R. P. ; CAMPOS, C. N. ; SILVEIRA, M. C. T. ; ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M. M. . Desempenho de novilhas Nelore e Nelore x Angus em sistema de Integração Lavoura-Pecuária da Embrapa Milho e Sorgo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2022, Sete Lagoas. 200 anos de independência: sustentabilidade e desafios para a cadeia produtiva de grãos:, 2022. v. 33.
-
CAMPOS, C. R. ; CARMO, T. D. ; LEANDRO, T. T. ; ALVARENGA, R. C. ; BORGHI, EMERSON ; GONTIJO NETO, M. ; SILVEIRA, M. C. T. . Evolução da produtividade e produção de grãos no sistema de Integração Lavoura-Pecuária de corte da Embrapa Milho e Sorgo. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 2022, Sete Lagoas. 200 anos de independência: sustentabilidade e desafios para a cadeia produtiva de grãos:, 2022. v. 33.
-
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura - Pecuária. In: XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2008, Londrina. XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2008.
-
ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; ALVARENGA, R. C. ; COELHO, Antônio Marcos ; Junior, J. C. F. B. . Agriculture-Induced Water Quality Problems In a Maize Irrigated Crop: 1 - Nitrogen Leaching. In: 11th International Conferenca on Diffuse Pollution and 1st Join Meeting of the IWA Diffuse Pollution and Urban Drainage Specialist Groups, 2007, Belo Horizonte. 11th International Conference on Diffuse Pollution, 2007.
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, J. C. ; SANTANA, Derli Prudente ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre . Estabilidade dos agregados de um latossolo vermelho típico submetido a diferentes usos e manejos. In: : REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2006, Aracaju-SE. Anais, 2006. p. CD ROM-s.nº p..
-
SANTANA, Derli Prudente ; ALVARENGA, R. C. . Agricultura e produção de água: o enfoque hidro-agrícola. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2006, Aracaju-SE. Anais. Aracaju-SE, 2006. p. CD ROM-s.nº p..
-
ANDRADE, C ; ALVARENGA, R. C. . Sistema para monitoramento integrado da dinamica de agua e solutos no solo. In: XIII REUNIAO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA AGUA, 2000, Ilheus. 500 anos de uso do solo no Brasil., 2000. v. 1. p. 1-1.
-
ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, C L T ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre . Modificações em atributos do solo induzidas pelo manejo.. In: XIII REUNIAO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVACAO DO SOLO E DA AGUA, 2000, Ilheus. REUNIAO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVACAO DO SOLO E DA AGUA., 13, 2000. v. 1. p. 1-1.
-
JUCKSH, I ; FAVERO, Claudenir ; COSTA, Liovando Marciano da ; ALVARENGA, R. C. . Modificações na população de plantas espontâneas pelo uso de leguminosas como adubos verdes.. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA AGUA,12, 1998, Fortaleza. Agricultura e sustentabilidade no Semi-Arido, 1998. v. 1. p. 195-196.
-
FAVERO, Claudenir ; JUCKSH, I ; COSTA, M L ; ALVARENGA, R. C. . Produção de biomassa e reciclagem de nutrientes por plantas expontâneas e por leguminosas utilizadas para adubação verde. In: XII REUNIAO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVACAO DO SOLO E DA AGUA, 1998, Fortaleza. Agricultura e sustentabilidade no Semi-Arido, 1998. v. 1. p. 262-263.
-
NOLLA,, A ; JACKSCH, I ; ALVARENGA, R. C. ; COSTA, M L . Eficiência de cobertura do milho, espécies espontâneas e espécies vegetais utilizadas como adubo verde em um latossolo vermelho escuro. In: XXII REUNIAO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA AGUA, 1998, Fortaleza. Agricultura e sustentabilidade no Semi-Arido, 1998. v. 1. p. 169-170.
-
ALVARENGA, R. C. ; RESENDE, J C F ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; CRUZ, José Carlos . Manejo de solo em sucessao de culturas irrigadas em areia quartzosa do Projeto Jaiba - MG.. In: XII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA AGUA, 1998, Fortaleza. Agricultura e sustentabilidade no Semi-Arido, 1998. v. 1. p. 152-153.
-
CRUZ, Ivan ; FIGUEIREDO, M L C ; VIANA, Paulo Afonso ; WAQUIL, José Magid ; ALVARENGA, R. C. ; BOTELHO, W . Efeito do tratamento de sementes de milho no controle de Spodoptera frugiperda. In: : CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 17; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS,8., 1998, Rio de Janeiro. : CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 17; ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS,8.. Rio de Janeiro: SEB, 1998. v. 1. p. 1-1.
-
MACEDO, T ; WAQUIL, José Magid ; ALVARENGA, R. C. ; SOUZA, O de . Incidência e diversidade de cupins (insecta: isoptera) em diferentes métodos de preparo de solo. In: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16., ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7, 1997, Salvador. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 16., ENCONTRO NACIONAL DE FITOSSANITARISTAS, 7, 1997. v. 1. p. 1-1.
-
ALVARENGA, R. C. ; COSTA, Liovando Marciano da ; MOURA FILHO, Waldemar ; REGAZZI, Adair José . Crescimento de raízes de leguminosas em camadas de solo compactadas artificialmente. In: 10° Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 1994, Florianópolis. Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, Resumos.... Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1994. v. 1. p. 200-201.
-
SANTANA, Derli Prudente ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANS, Luiz Marcelo Aguiar ; CRUZ, J. C. ; ALVARENGA, R. C. . Perdas de solo e água e modificações de características de um Podzólico Vermelho-Amarelo sob diferentes condições de manejo. In: 10ª Reunião Brasileira de manejo e Conservação do Solo e da Água, 1994, Florianópolis. 10ª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Campinas - SP: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1994. p. 222-223.
-
ALVARENGA, R. C. ; VENDRAMIM, J D ; CRUZ, Ivan . Biologia de Doru luteipes criado em Schizaphis graminum mantido em diferentes genotipos de sorgo. In: SIMPOSIO DE CONTROLE BIOLOGICO, 4, 1994, Pelotas. SIMPOSIO DE CONTROLE BIOLOGICO, 4. Pelotas: Embrapa - CNPACT, 1994. v. 1. p. 266-266.
-
ALVARENGA, R. C. ; COSTA, Liovando Marciano da ; MOURA FILHO, Waldemar ; REGAZZI, Adair José . Potencialidades de adubos verdes para conservação e recuperação de solos. In: 24° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1993, Goiânia. 24° Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Resumos.... Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1993. v. 3. p. 101-102.
-
VIANA, M. C. M. ; MASCARENHAS, M. H. T. ; LARA, J. F. R. ; ABREU, C. A. ; ALVARENGA, R. C. . Aproveitamanto dos restos da cultura do milho-verde para alimentação animal. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 1992, Piracicaba. Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 19. Piracicaba: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 1992. p. 157-157.
-
ALVARENGA, R. C. ; GJORUP, G. B. ; FONTES, M. P. F. ; NACIF, P. S. . Influência de diferentes sais de cálcio, do tempo de contato e diferentes métodos de agitação no teor de argila dispersa em água de diferentes solos. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 23, 1991, Porto Alegre. Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Programa e Resumo. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991. p. 190-190.
-
SILVA, D. J. ; ALVARENGA, R. C. ; ALVAREZ V., V. H. ; SOARES, P. C. . Efeito da localização de cálcio e de fósforo no solo sobre o desenvolvimento inicial do milho. In: Simpósio da Pesquisa na UFV, 1990, Viçosa. SIMPÓSIO DA PESQUISA NA UFV, 2. Linhas de pesquisa e resumos.. Viçosa: Imprensa Universitária, 1990.
-
ALVARENGA, R. C. ; MASCARENHAS, M. ; R.C., ALVARENGA. ; ABREU, C. A. ; VIANA, M. C. M. ; LARA, F. R. . Controle de plantas daninhas na cultura do arroz de várzea através de método de preparo do solo e do manejo de restos culturais. In: XVII Congresso Brasileiro de Herbicidas e Plantas Daninhas, 1988, Piracicaba. Congresso Brasileiro de Herbicidas e Plantas Daninhas, 17, Programa e Resumos.... Piracicaba, 1988. p. 233-234.
-
ALVARENGA, R. C. ; MASCARENHAS, M. ; ABREU, C. A. ; VIANA, M. C. M. ; LARA, F. R. . Avaliação de composto orgânico em milho-verde plantado em várzea em sucessão a cultura do arroz.. In: Congresso Nacional de Horticultura Brasileira, 1988. Horticultura Brasileira, 1988. v. 6. p. 62-62.
-
ALVARENGA, R. C. ; MORAIS, A. . Alterações físicas e na fertilidade de um solo aluvial, causadas pela sistematização e cultivos. In: Congresso Brasileiro de Conservação do Solo, 7, Programa e Resumos..., 1988, João Pessoa. Congresso Brasileiro de Conservação do Solo. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1988. p. 61-61.
-
ALVARENGA, R. C. ; AVARENGA, R. C. ; FERNANDES, B. ; SILVA, T. C. A. ; RESENDE, M. . Porosidade e densidade de um Latossolo Roxo sob diferentes sistemas de manejo.. In: VI Congresso Brasileiro de Conservação do Solo, 1986, Campo Grande. Congresso Brasileiro de Conservação do Solo, 6, Programa e Resumos.... Campinas: Fundação Cargill, 1986. p. 8-8.
-
ALVARENGA, R. C. ; FERNANDES, B. ; SILVA, T. C. A. ; RESENDE, M. . Agregação de um Latossolo Roxo, sob diferentes sistemas de preparo do solo e de manejo da palhada do milho.. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1985, Belém. Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 20, Programa e Resumos.... Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1985. p. 164-164.
-
ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, C L T ; ALBUQUERQUE, Paulo Emílio P ; COELHO, Antônio Marcos ; TEIXEIRA, e G . Dinâmica de áua e soluto em latossolo cultivado com milho irrigado: Percolação e produtividade da água.. Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, Encontro Latino Americano de Irrigação, Drenagem e controle de Enchentes, 2004.
-
ALVARENGA, R. C. ; GONTIJO NETO, M. M. ; Castro, A. A. D. N. de ; COELHO, Antônio Marcos ; CLEMENTES, E. P. . Crescimento de Plantas de Milho e Braquiária Brizanta em Plantio Consorciado, na Presença ou Ausência de Subdose de Herbicida Nicosulfuron e Diferentes Modos de Adubação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVARENGA, R. C. . Como combinar lavoura, pecuária e floresta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Sistema de Integração Lavoura-Pecuária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; SANTANA, Derli Prudente ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre . Estabilidade dos Agregados de um Latossolo Vermelho Típico Submetido a Diferentes Usos e Manejos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Produção de grãos na Integração Lavoura/Pecuária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVARENGA, R. C. . Apresentação do PROTILP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVARENGA, R. C. . Integração lavoura pecuária: sustentabilidade da agropecuária e produção de grãos na ILP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVARENGA, R. C. . Apresentação do PROTILP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVARENGA, R. C. . Princípios da Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVARENGA, R. C. ; FREIRE, Francisco M ; RODRIGUES, José Avelino S ; KONZEN, Egídio A . Rebrota do Sorgo Forrageiro Fertilizado com Dejetos de Bovinos e Adubo Químico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura - Pecuária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVARENGA, R. C. . Monitoramento Ambiental de Uso de Dejetos Liquídos de suínos Como Insumo na agricultura : 3- Efeito de Doses na Produtividade de Milho. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Adubação Verde como Fonte Exclusiva de Nutrientes para a Cultura do Milho Orgânico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. ; FREIRE, Francisco Morel ; Zúniga, M. C. P. . Avaliação de uma pastagem recuperada por diferentes sequencias de cultivos de grãos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVARENGA, R. C. . Manejo do Solo em Sucessão de Culturas Irrigadas em Areia Quartzosa do Projeto Jaíba-MG. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANS, L. M. A. . Perdas de Solo e Água em um Latossolo Vermelho-Escuro sob Diferentes Sistemas de Manejo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Adequação tecnológica e ambiental. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. ; COSTA, Liovando Marciano da ; MOURA FILHO, Waldemar ; REGAZZI, Adair José . Crescimento a Absorção de Nutrientes por Leguminosas em Resposta à Compactação do Solo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Perdas de Solo e Água e Modificações de Características de um Podzólico Vermelho-Amarelo sob Diferentes Condições de Manejo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Perdas de Solo e Água e Modificações de Características de um Latossolo Vermelho-Escuro Submetido a Diferentes Métodos de Manejo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Crescimento de Raízes de Leguminosas em Camadas de Solo Compactadas Artificialmente. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVARENGA, R. C. . Caracterização de Áreas Degradadas Sob Pastagens Nativas do Estado de Minas Gerais. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, F. C. ; KURIHARA, C. H. ; RESENDE, A. V. ; ALVARENGA, R. C. ; ALBUQUERQUE FILHO, M. R. . Adubação nitrogenada e potássica em sistema de produção de milho-soja consorciado com Brachiaria ruziziensis. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2023 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).
-
BORGHI, E. ; PEREIRA FILHO, I. A. ; KARAM, D. ; GONTIJO NETO, M. M. ; RESENDE, A. V. ; ALVARENGA, R. C. . Consórcio feijão-caupi (Vigna unguiculata) e capim-piatã (Urochloa brizantha cv. BRS Piatã) como alternativa para renovação de pastagens na região Central de Minas Gerais.. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2022 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).
-
PEREIRA FILHO, I. A. ; BORGHI, E. ; GONTIJO NETO, M. M. ; RESENDE, A. V. ; KARAN, D ; ALVARENGA, R. C. . Estande de plantas de feijão-caupi (Vigna unguiculata) para o cultivo consorciado com capim-piatã (Urochloa brizantha cv. BRS Piatã) como estratégia para renovação de pastagens na região Central de Minas Gerais.. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2022 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).
-
BORGHI, E. ; PARRELLA, R. A. C. ; ABREU, S. C. ; KARAN, D ; GONTIJO NETO, M. M. ; RESENDE, A. V. ; ALVARENGA, R. C. . Avaliação agronômica de plantas de cobertura para o sistema plantio direto de soja na região Central de Minas Gerais.. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2021 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).
-
BORGHI, E. ; GONTIJO NETO, M. M. ; RESENDE, A. V. ; SIMAO, E. P. ; ABREU, S. C. ; GIEHL, J. ; SANTANA, D. P. ; ALVARENGA, R. C. ; CAMPANHA, M. M. ; RESENDE, R. M. S. . Intensificação agropecuária no cerrado: implantação de sistema ILPF com as culturas do sorgo forrageiro, capim Marandu e eucalipto na região central de Minas Gerais. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2020 (Boletim Pesquisa e Desenvolvimento - 207).
-
MANTOVANI, E. C. ; FELIPELLI, A. ; GONTIJO NETO, M. M. ; ALVARENGA, R. C. ; MOREIRA, T. J. . Avaliação preliminar de duas colhedoras comerciais de forragens, em duas culturas consorciadas, do projeto ILPF.. Sete Lagoas: Documentos/ Embrapa Milho e Sorgo, 2018 (Documento 255).
-
CRUZ, José Carlos ; CAMPANHA, MÔNICA M. ; COELHO, Antônio Marcos ; KARAN, D ; PEREIRA FILHO, I. A. ; CRUZ, Ivan ; GARCIA, João Carlos ; PIMENTEL, M. A. G. ; GONTIJO NETO, M. M. ; ALBUQUERQUE, P. E. P. ; COSTA, R. V. ; ALVARENGA, R. C. ; QUEIROZ, V. A. V. . Boas práticas agrícolas: milho. Sete Lagoas: Documentos/Embrapa Milho e Sorgo, 2011 (Documentos).
-
MENEZES, J. F. S. ; KONZEN, E. A. ; SILVA, G. P. ; SANTOS, S. C. G. ; PIMENTA, Fernando Ferreira ; LOPES, J. P. C. ; ALVARENGA, R. C. ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de . Aproveitamento de dejetos de suínos na produção agrícola e monitoramento do impacto ambiental.. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2008 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento - 6).
-
ALVARENGA, R. C. ; COBUCCI, Tarcisio ; KLUTHCOUSKI, J. ; WRUCK, F. J. ; CRUZ, J. C. ; GONTIJO NETO, M. M. . A cultura do milho na integração lavoura-pecuária. Sete Lagoas-MG: Ministério da Agricultura, 2006 (Boletim Técnico).
-
ALVARENGA, R. C. ; NOCE, M. A. . Integração lavoura-pecuária. Sete Lagoas 2005 (Documentos).
-
CRUZ, José Carlos ; ALVARENGA, R. C. ; NOVOTNY, Etelvino H . Manejo de solos: Plantas de cobertura de solo. Embrapa: Embrapa milho e sorgo, 2004 (Comunicado Técnico).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . Manejo do solo para o cultivo do sorgo. Brasília: Embrapa, 2003 (Comunicado Técnico 89).
-
KONZEN, Egídio A ; ALVARENGA, R. C. . CULTIVO DO MILHO Adubação Orgânica. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2003 (Comunicado Técnico 54).
-
MENEZES, June Faria Sherrer ; ALVARENGA, R. C. ; SILVA, Gilson Pereira ; KONZEN, Egídio A ; PIMENTA, Fernando Ferreira . Cama-de-frango na Agricultura: Perspectivas e viabilidade técnica e econômica. Rio Verde: FESURV - fundação de Ensino Superior de Rio Verde, 2003 (Boletim Técnico).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . Cultivo do Milho - Menejo do solo - Preparo Convencional. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2003 (Informações Técnica).
-
CRUZ, José Carlos ; ALVARENGA, R. C. ; NOVOTNY, Etelvino H ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANTANA, Derli Prudente ; PEREIRA, Francisco Tenório Falcão ; HEMANI, Luiz Carlos . Cultivo do Milho - Menejo do solo - Sistema Plantio Direto. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2003 (Informações Técnica).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . Cultivo do milho - Manejo do solo - Plantas de cobertura de solo. Embrapa: Embrapa Milho e Sorgo, 2003 (Informações Técnica).
-
KONZEN, Egídio A ; ALVARENGA, R. C. . Cultivo do milho - Fertilidade de solos - Adubação Orgânica. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2003 (Informações Técnica).
-
ALVARENGA, R. C. . Adubação verde intercalar como fonte de nutrientes para a cultura do milho orgânico. Planeta Orgânico, 2003 (Trabalhos).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . Manejo de solos: plantas de cobertura. Página Rural, 2003 (Artigos).
-
ALVARENGA, R. C. . Risco de Erosão no Sistema de Plantio Direto. Portal - Agronet, 2003 (Artigos).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANTANA, Derli Prudente ; PEREIRA, Francisco Tenório Falcão ; HERNANI, Luiz Carlos . CULTIVO DO MILHO sistema plantio direto. Sete Lagoas: Embrapa Miho e Sorgo, 2002 (Comunicado Técnico 51).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . CULTIVO DO MILHO Plantas de cobertura de solo. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2002 (Comunicado Técnico 41).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . CULTIVO DO MILHOPreparo convencional do solo. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2002 (Comunicado Técnico 40).
-
MENEZES, June Faria Sherrer ; ANDRADE, Camilo de Lelis Teixeira de ; ALVARENGA, R. C. ; KONZEN, Egídio A ; PIMENTA, Fernando Ferreira . Utilização de Resíduos orgânicos na agricultura. Palestra apresentada no Agrishow em Ribeirão Preto, SP (03/05/2002), 2002 (Trabalhos).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . Cultivo do Sorgo - Preparo do solo e nutrição - Manejo do solo para o cultivo do sorgo. Sete lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2002 (Informações Técnica).
-
FARIA, Carla Moreira ; SANTANA, Derli Prudente ; AVELLAR, Gisela de ; SANS, Luiz Marcelo Aguiar ; RESENDE, Morethson ; ALVARENGA, R. C. ; NAIME, Uebi Jorge ; EBOLI, Ivo Pera ; GUIMARÃES, João Carlos . Meio Físico e Uso da terra. In Santana, D. P.; Ribeiro, R. P. Desafio e oportunidades do Agronegócio nas Regiões do Alto Rio das Velhas e Médio São Francisco (documento Síntese).. Brasília: Embrapa, 2001 (Documentos).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANTANA, Derli Prudente ; PEREIRA, Francisco Tenório Falcão ; HERNANI, Luiz Carlos . Manejo de solos: sistema plantio direto. Embrapa: Embrapa Milho e Sorgo, 2000 (Comunicado Técnico).
-
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; NOVOTNY, Etelvino H . Manejo de Solos: Preparo convencional do solo. Sete |Lagoas: Embrapa milho e sorgo, 2000 (Comunicado Técnico).
-
ALVARENGA, R. C. ; SANS, Luiz Marcelo Aguiar ; MARQUES, João José Granate de Sá e Melo ; CURI, Nilton . Indices de erosividade da chuva, perdas de solo e fator erodibilidade para dois solos da regiao de Sete Lagoas. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 1998 (Pesquisa em andamento - Comunicado Técnico da Embrapa Milho e Sorgo).
-
DUARTE, J de O ; ALVARENGA, R. C. . Custos de recuperacao de pastagem degradada utilizando milho como cultura associada. Embrapa, 1997 (Pesquisa em andamento - Comunicado Técnico da Embrapa Milho e Sorgo).
-
ALVARENGA, R. C. ; VASCONCELOS, Carlos Alberto . Efeitos do fotoperíodo e das leguminosas utilizadas para adubação verde na cultura do milho. Brasília: Embrapa milho e sorgo, 1994 (Relatório Técnico Anual).
-
SANTANA, Derli Prudente ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre ; SANS, Luiz Marcelo Aguiar ; CRUZ, José Carlos ; ALVARENGA, R. C. . Determinacao de perdas de solo e agua sob diferentes condicoes de manejo, em um latossolo vermelho escuro de Sete Lagoas, MG. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 1994 (Relatório Técnico Anual).
Outras produções
ALVARENGA, R. C. . Manejo e conservação do solo e da água na cultura do algodão no Norte de Minas Gerais. 2001.
ALVARENGA, R. C. ; SANS, Luiz Marcelo Aguiar ; MARQUES, João José Granate de Sá e Melo ; CURI, Nilton . Indices de erosividade da chuva, perdas de solo e fator erodibilidade para dois solos da região de Sete Lagoas. Sete Lagoas. 1998.
ALVARENGA, R. C. . Com lavoura, mais e melhor pastagem. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALVARENGA, R. C. . Curso de Capacitação de Multiplicadores em Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALVARENGA, R. C. . Programa e Curso de Capacitação de Multiplicadores em Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALVARENGA, R. C. . Curso de Capacitação de Multiplicadores em Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALVARENGA, R. C. . Programa Minas Rural. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALVARENGA, R. C. ; VASCONCELLOS, J. H. . sistema de Integração Lavoura-pecuária. 2015. (Maquete).
ALVARENGA, R. C. . Resultados obtidos na Unidade Demosntrativa Fazenda Central. 2008. (Dia de Campo).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Agropecuária. 2008. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura - Agropecuária - Floresta. 2008. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura - Pecuária - Silvicultura. 2008. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Manejo Sustentável do Solo e da Água. 2007. (Dia de Campo).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária. 2007. (Dia de Campo).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Agropecuária. 2007. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura Pecuária - Perspectivas para João Pinheiro. 2007. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura - Pecuária: da Teoria à Prática. 2007. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Experiências da Pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo com a Integração Lavoura - Pecuária na Região do Cerrado de Minas Gerais. 2007. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura x Pecuária. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura x Pecuária. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Integração Agricultura-Pecuária - A Sustentabilidade do Sistema. 2006. (Dia de Campo 14º Encontro Técnico de Milho e Soja e 7º Exposição de Tecnologia Agrícola).
ALVARENGA, R. C. . Milho e Sorgo na Integração Lavoura - Pecuária. 2006. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Agropecuária. 2006. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Sistema de Recuperação de Pastagens Degradadas Através da Integração Agricultura Pecuária. 2006. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária. 2006. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura - Pecuária. 2006. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Produção de Forragem na Integração Lavoura Pecuária com Plantio Direto. 2006. (Coordenação de Dia de Campo).
ALVARENGA, R. C. . Produção de Forragem na Integração Lavoura Pecuária com Plantio Direto. 2006. (Palestra em dia de campo).
ALVARENGA, R. C. . Capacitação de Multiplicadores em Integração Lavoura-Pecuária. 2005. .
ALVARENGA, R. C. ; RAMALHO, José Hamilton . Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Gestão da Águas. 2005. .
ALVARENGA, R. C. . Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária. 2005. .
ALVARENGA, R. C. . Capacitação de Multiplicadores em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária. 2005. .
ALVARENGA, R. C. . Capacitação de Multiplicadores em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária. 2005. .
ALVARENGA, R. C. . Curso Sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Gestão as Águas na Propriedade Rural. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Curso de Capacitação de Multiplicadores em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária. 2005. .
ALVARENGA, R. C. . Monitoramento das perdas de solo e água por erosão e riscos de contaminação do lençol freático por percolação.. 2005. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária Leiteira. 2005. (Instalação e condução de unidades de demonstração e observação).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária de Corte. 2005. (Instalação e condução de unidades de demonstração e observação).
ALVARENGA, R. C. . Integração lavoura de sorgo e pecuária. 2005. (Instalação e condução de unidades de demonstração e observação).
ALVARENGA, R. C. . Sustentabilidade da Agricultura: Integração Lavoura-Pecuária e Plantio Direto. 2005. (Dia de Campo).
ALVARENGA, R. C. . Produção de água na propriedade rural: recuperação de nascentes e uso racional da água. 2005. (Dia de Campo).
ALVARENGA, R. C. . Apresentação do projeto. 2005. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Produção de Grãos na ILP. 2005. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Sistema Santa Fé. 2005. (Palestra e demonstrações técnicas).
ALVARENGA, R. C. . Sustentabilidade na agricultura: Integração Lavoura-Pecuária e Plantio Direto. 2005. (Instalação e condução de unidades de demonstração e observação).
ALVARENGA, R. C. . Manejo Conservacionaista. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Agricultura e Meio Ambiente. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Análise química de dejetos de animais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Análise química de dejetos de animias. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura Pecuária: Enfoque no plantio direto. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração lavoura pecuária. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Agricultura e Pecuária. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integrtação Lavoura-Pecuária. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Agricultura Pecuária. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Sistema de Plantio Direto. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Manejo Conservacionista de solo e água. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Agricultura e Pecuária. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Unidades demonstrativas nas vitrines tecnológicas de Milho Consorciado com Adubos verdes. 2004. (Instalação e condução de unidades de demonstração e observação).
ALVARENGA, R. C. . Sistemas de produção de milho orgãnico. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Sistema de plantio direto e agricultura Orgânica. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Agropecuária. 2004. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Agricultura e Pacuária. Utilização dos Produtos Milho e Soja. 2003. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária (Sistema Santa Fé). 2003. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . I dia de Campo sobre o uso de cama de frangos e cama de suínos na adubação de milho. 2003. (Dia de Campo).
ALVARENGA, R. C. . Produção de Milho para Silagem e pastejo Intesivo. 2003. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Agricultura-Pecuária. 2003. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Agricultura Pecuária. 2003. (Seminário).
ALVARENGA, R. C. . Sistema Integrado de plantio Direto na Agricultura e Pecuária. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . 1 -Rotação de Cultura, 2- Plantio Direto, 3- Integração Agricultura e Pecuária. 2002. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Recuperação de pastagens degradadas utilizando milho e sorgo. 2002. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Sistema de plantio direto. 2002. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Princípios da Agricultura Orgânica. 2002. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Instalação de sistemas agrícolas em plantio direto e as modificações químicas, físicas e biológicas causadas, com uma carga horária de 3 horas para 60 técnicos da EMATER-MG, no período de 22 a 24 de outubro de. 2002. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Recuperação de pastagens degradadas utilizando milho e sorgo. 2002. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Aspectos práticos relevantes da palhada de braquiária. 2002. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Sistema Santa Fé.. 2001. (Instalação e condução de unidades de demonstração e observação).
ALVARENGA, R. C. . Sistema de Plantio Direto na Cultura do Milho. 2001. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Parte da disciplina Manejo e Conservação do Solo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALVARENGA, R. C. ; CRUZ, José Carlos ; PEREIRA FILHO, Israel Alexandre . Platio direto. 2000. (Palestra).
ALVARENGA, R. C. . Parte da disciplina Manejo e Conservação do Solo. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALVARENGA, R. C. . Parte da disciplina Manejo e Conservação do solo. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Disciplina Manejo e Conservação do Solo. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALVARENGA, R. C. . Especialização em Irrigação e Drenagem. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVARENGA, R. C. . Disciplina de Manejo e Conservação do Solo. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALVARENGA, R. C. . Atualização de Técnicas dos Engenheiros Agrônomos do Banco do Brasil - Módulo Sudeste, da disciplina Menejo e Consevação do solo. promovido pela EMBRAPA Milho e Sogo, no mês de maio.. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALVARENGA, R. C. . Gênense, Morfologia e Física do Solo. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALVARENGA, R. C. . Integração Lavoura-Pecuária. 2007.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Recarbonização do solo via ILPF sob restrição hídrica no Cerrado, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miguel Marques Gontijo Neto em 02/04/2024., Descrição: Objetivos: Validar estratégia para recarbonização do solo, baseada em intensificação via ILPF, ajustada aos condicionantes edafoclimáticos e perfil da agropecuária na região Centro-Norte de Minas Gerais. Fins a que se destina: 1) Quantificar os estoques de carbono orgânico total (TOC) em latossolo quatro anos após a conversão de uma pastagem degradada em sistemas ILPF, com quatro níveis de intensificação tecnológica e construção da fertilidade; 2) Comparar as taxas de acumulação de C no solo conforme o nível de intensificação tecnológica, tomando como referências a condição inicial da pastagem degradada e uma área sob vegetação de Cerrado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ramon Costa Alvarenga - Integrante / Miguel Marques GONTIJO NETO - Coordenador / Monica Matoso Campanha - Integrante / Emerson Borghi - Integrante / Álvaro Vilela de Resende - Integrante / Thomaz Correa e Castro da Costa - Integrante / João Herbert Moreira Viana - Integrante., Financiador(es): Fundação AGRISUS - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Estratégia ILPF para inovação agropecuária na região do Cerrado Mineiro e áreas limítrofes, Descrição: novações impactantes em Sistemas Integrados de produção são consolidadas a partir de estudos e validações de longo prazo. Dado o grande número de variáveis, fatores não controlados e complexidade inerentes ao tema, os avanços no desenvolvimento de Sistemas Integrados precisam ser embasados em experimentação regionalizada e de longa duração, demandando gerenciamento estratégico das intervenções de campo, avaliações, análise de dados e construção das soluções para o produtor. A região do Cerrado Mineiro compreende a maior parte do estado, sendo a principal responsável pela produção pecuária (corte e leite), de grãos e de florestas plantadas, entretanto, em áreas significativas, apresenta sistemas de produção com baixas eficiência, diversificação e rentabilidade. Essa problemática tem se acentuado pelo agravamento da deficiência hídrica (veranicos e seca) nos últimos anos. Neste sentido, esta região foi identificada pela Associação Rede ILPF como prioritária para fortalecimento de ações de transferência de tecnologias no tema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Assim, como o projeto está fortemente embasado nas ações de Apoio à Inovação na estratégia ILPF e implementação regional do Plano ABC, as atividades relevantes e necessárias para a execução destas ações encontram-se inseridas também no plano de Gestão e Apoio à Inovação. Estas atividades contemplam a condução, manutenção e execução do protocolo básico de amostragens dos ensaios de longa duração/URTs com sistemas ILP e ILPF implantados na Embrapa Milho e Sorgo e na Fazenda Lagoa dos Currais (Curvelo ? MG). Desde a implantação destas áreas, elas têm sido utilizadas em diversas ações de apoio à inovação aderentes ao Plano ABC com destaque para as tecnologias ILPF, Recuperação de Pastagens e Sistema Plantio Direto, bem como, sobre Boas Práticas Agropecuárias, Qualidade do Solo e demonstrações de máquinas e equipamentos agrícolas. Da mesma forma, estas áreas são fundamentais para a validação de soluções demandam longos períodos de tempo para se consolidarem. Estão contempladas nesta proposta a consolidação de uma estrutura física para apoio às ações de capacitações técnicas e transferência de tecnologias, bem como a proposição de soluções para o aperfeiçoamento e ajustes de sistemas de produção ILP e ILPF adaptados regionalmente, validando alternativas culturais, práticas de manejo e modalidades de cultivos para a intensificação sustentável de sistemas integrados (SIs) e tradicionais. Também são propostas soluções regionalizadas para melhoria de melhoria na qualidade do solo, eficiência no uso de nutrientes e produtividade da água, ajustes no manejo de plantas daninhas e pragas em SIs e alternativa para agregação de valor ao componente florestal de SIs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ramon Costa Alvarenga - Integrante / Maria Celuta Machado Viana - Integrante / Antônio Carlos de oliveira - Integrante / Paulo Afonso Viana - Integrante / Maurílio Fernandes de Oliveira - Integrante / Marco Aurélio Noce - Integrante / Angela Maria Quintão Lana - Integrante / Monica Matoso Campanha - Integrante / Emerson Borghi - Integrante / Álvaro Vilela de Resende - Integrante / Thomaz Correa e Castro da Costa - Integrante / GONTIJO NETO, MIGUEL - Coordenador / Israel Alexandre Pereira Filho - Integrante / Marco Aurélio Guerra Pimentel - Integrante / Rosângela Maria Simeão Resende - Integrante / Manoel Ricardo de Albuquerque Filho - Integrante / ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA - Integrante / João Herbert Moreira Viana - Integrante / Simone Martins Mendes - Integrante / Ivenio Rubens Miranda - Integrante / Rubens Augusto de miranda - Integrante / Sandro Manuel Carmelino Hurtado - Integrante / Ivanildo Evódio Marriel - Integrante / José Heitor Vasconcelos - Integrante.
-
2004 - 2009
Programa de Transferência de Tecnologia para a Integração Agricultura-Pecuária, Descrição: Projeto com o objetivo de transferir tecnologias para a implementação da integração lavoura-pecuária na Região Cerrado brasileiro, visando a recuperação do potencial produtivo das áreas degradadas como forma de aumentar a produção de grãos, carne e leite, fibras e agroenergia reduzindo a pressão pela abertura de novas áreas de produção. Objetivos do projeto - capacitar técnicos para transferir tecnologias para a integração de agricultura pecuária, em áreas de pastagens degradadas; - capacitar técnicos para transferir tecnologias para a integração de lavoura/pecuária em áreas de produção de grãos utilizando sistema de rotação; - sensibilizarprodutores, técnicos , entidades representativas do agronégocio para utilização da integração a lavoura-pecuária;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ramon Costa Alvarenga - Integrante / Elias Nascentes Borges - Coordenador / Aldaisa Martins da Silva Oliveira - Integrante / CARLOS HENRIQUE MARCHIORI - Integrante / DENISE BARROS DE AZEVEDO - Integrante / EDNALDO CARV. GUIMARÃES - Integrante / EDSON DE OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Cooperação / Universidade Federal de Uberlândia - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação.
-
2002 - Atual
Utilização de Dejetos Animais na Integração Agricultura e Pecuária, Descrição: Sabe-se que as pastagens representam a fração mais econômica da alimentação de bovinos, e como tal constituem a base de sustentação da atividade de pecuária. A sazonalidade da produção de forragens ao longo do ano leva a períodos de grande produção de alimentos seguidos de períodos de escassez. Esse fato é preocupante pois se manifesta, tanto na queda de produção de leite quanto na baixa qualidade das crias o que compromete a manutenção da qualidade zootécnica do rebanho. Aliado a estes problemas, existe ainda, na região de cerrado, a presença de veranico durante o período chuvoso. A busca de espécies forrageiras, para obtenção de volumosos, que sejam mais tolerantes à deficiência hídrica que a do milho, tida como padrão para confecção de silagem é uma necessidade. Por outro lado, grande parte das áreas para produção de culturas para ensilagem, ficam desocupadas e expostas aos agentes de degradação por longo período. A introdução de espécies mais tolerantes à seca, como o milheto, representa expressivo ganho de massa por área para alimentação animal, bem como cobertura morta para o sistema de plantio direto. Outro ponto é o manejo e utilização de dejetos animais, visto que representam um risco de agressão ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que oferecem bom potencial em elementos fertilizantes. A produção de forragem com o aproveitamento de resíduos animais, em sistema de plantio direto é outro processo para aumento da quantidade e qualidade de forragens para pastejo e ensilamento, além de contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agropastoris, pois, aliam benefícios para ambas, lavoura e pasto, através da reciclagem de nutrientes, maior suprimento de matéria orgânica e consequente melhoria da fertilidade do solo. Este trabalho objetiva avaliar alternativas de produção de forragem mediante a reciclagem de resíduos orgânicos animais, e determinar a eficiência de produção de diversas espécies para silagem, em sistema de plantio direto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ramon Costa Alvarenga - Integrante / Francisco M freire - Coordenador / Egídio A Konzen - Integrante / Antônio Carlos de oliveira - Integrante / Antônio Carlos Viana - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
-
2002 - Atual
Dinâmica de água e agroquímicos em um sistema de produção de grãos que utiliza degetos de suínos comofertilizante, Descrição: Projeto vinculado ao sistema de Integração Agrricultura e Pécuária: Utilização de Dejetos Animais na Produção de Grãos e Forragem. Os polos de produção de suínos estão migrando da região sul para a região centro oeste em busca de uma maior oferta de grãos. Além do mais, em decorrência dos problemas ambientais ocorridos nas pequenas propriedades da região sul que não absorviam todo o volume de dejetos gerados, as empresas que industrializam a carne suína tem procurado regiões com propriedades maiores nas quais todo o volume de dejetos gerados possam ser totalmente aplicados em lavouras, em doses racionais, com menor risco de contaminação. Como o plantio direto favorece potencialmente maior infiltração da água no solo, o risco de contaminação ambiental, através da lixiviação de agroquímicos, tende a ser também maior, já que o solo apresenta capacidade limitada de armazenamento de água. Um agravante para essa situação é a ocorrência de precipitações de alta intensidade nesta região, onde predomina longos comprimentos dos lançantes, apresentando alto potencial para erosão, com conseqüente carreamento de material de solo e de agroquímicos para os cursos d'água. O impacto ambiental desse tipo de atividade deve ser estudado para que os problemas possam ser minimizados através da utilização de um manejo adequado. Com este objetivo o presente subprojeto visa, num prazo de três anos, conhecer as mudanças que porventura venham a ocorrer em atributos físicos, químicos, biológicos e hidrodinâmicos do solo e monitorar o impacto da aplicação de dejetos Por meio de avaliações do efeito da utilização de dejetos suínos em propriedades químicas, físicas, biológicas e hidrodinâmicas do solo; efeito de doses de dejetos de suínos na produção de biomassa e grãos para culturas em plantio direto; monitoração a dinâmica da água no sistema solo-planta-atmosfera, incluindo escorrimento superficial; monitorçãor da movimentação de alguns agroquímicos no solo e na enxurrada;. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ramon Costa Alvarenga - Coordenador / Derli Prudente Santana - Integrante / Ivanildo E Marriel - Integrante / Antônio Marcos Coelho - Integrante / Camilo de Lelis Teixeira de Andrade - Integrante / José Renato Boucas Farias - Integrante / Lourival Costa Paraiba - Integrante / Gilson Pereira Silva - Integrante / June Scherrer Faria de Menezes - Integrante., Financiador(es): Perdigao Agroindustrial S/A - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2002 - Atual
Adequação de tecnologias para o cultivo de milho ou sorgo consorciados com forrageiras para as condições edafoclimaticas do cerrado, Descrição: Embora o cultivo solteiro dessas espécies seja plenamente conhecido, possibilitando altas produtividades, quando em consórcio há uma perda acentuada de produtividade devido à competição entre elas. Com o ajuste de tecnologias para o cultivo consorciado cereal-forrageira espera-se minimizar a competição entre as espécies contribuindo para a estabilidade da produção, melhoria da renda do produtor e preservação ambiental. Com isso haverá maior oferta de grãos, pastagens para a entresafra e geração de palhada para o plantio direto, problemas esses, da maior importância para a agricultura da região dos cerrados.Para atingir esses objetivos serão desenvolvidos estudos em regiões edafoclimáticas contrastantes dentro do ecossistema Cerrado enfocand: manejo cultural de milho e de sorgo. manejo de herbici, cultivares de milho e de sorgo e, arranjo de plantas e competição cereal-forrageira. Por meio da verificação do efeito do cultivo de forrageiras em plantio simultâneo ou defasado sobre o rendimento de grãos ou de forragem de milho e de sorgo e sobre o rendimento de forrageiras; da Determinação do melhor arranjo espacial (espaçamento e densidade) de plantas de milho e de sorgo em sistema integrado de produção lavoura-pastagem, da avaliação de cultivares de milho quanto a sua adaptação ao sistema integrado de produção lavoura-pastagem;da determinação d as melhores doses e épocas de aplicação de herbicidas para o sistema lavoura de milho consorciado com pastagem de gramínea e lavoura de sorgo consorciado com estilosantes e da avaliação do custo de produção do sistema lavoura de milho ou sorgo com pastagem. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ramon Costa Alvarenga - Coordenador / José Carlos Cruz - Integrante / D Karan - Integrante / Egídio A Konzen - Integrante / José Avelino S Rodrigues - Integrante / Roberto K. Zito - Integrante / Tarcisio Cobucci - Integrante / José Mauro Valente Paes - Integrante / Helio Estevam Ribeiroi - Integrante., Financiador(es): Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Cooperação / Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho Ltda - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2002 - Atual
Produção Integrada de grãos e forragens em condições de sequeiro e irrigado no sistema de plantio direto, Descrição: Projeto vinculado ao sistema " O Nilho em sistemas de produção em plantio direto: dinâminca de carbono, plantas de cobertura, fotossanidade e fetilidade do solo.Consolidada como a maior inovação tecnológica da agricultura no fim do milênio o Sistema de Plantio Direto (SPD) vive, nos dias atuais, o seu aprimoramento em função das condições regionais e até mesmo locais em que é praticado. Neste contexto, na região sudeste do Brasil, está se delineando um forte interesse por sistemas agrícolas que integrem atividades de agricultura e de pecuária para atender a demanda por grãos e forragens com vistas a maior oferta destes produtos visando maior eficiência na atividade agropecuária, aumento da renda do produtor e menor risco de degradação ambiental. A região, na sua maior parte, pode ser caracterizada como de sazonalidade climática, verão chuvoso e inverno seco, o que condiciona boas condições de produção no verão e condições impróprias no inverno. Neste caso a irrigação surge como opção para produzir no inverno, especialmente forragens. O plantio direto é outro componente importante para implementação da produção nesta condição pois alia preservação ambiental, ganho de tempo na implantação das culturas onde muitas vezes o cronograma é bem apertado, exigindo agilidade operacional e pode se constituir num fator decisivo de produção numa condição incerta de chuvas pois é capaz de conservar mais água por maior tempo no solo. O objetivo deste projeto é avaliar diferentes sistemas de produção integrada de grãos e forragens em ambiente de sequeiro e irrigado e selecionar aqueles que proporcionem maior produtividade e qualidade das culturas e retorno econômico considerando cada sisitema em particular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ramon Costa Alvarenga - Coordenador / Israel Alexandre Pereira Filho - Integrante / José Carlos Cruz - Integrante / Francisco M freire - Integrante / Antônio Marcos Coelho - Integrante / Camilo de Lelis Teixeira de Andrade - Integrante / Geraldo Baleeiro Neto - Integrante / José Joaquim Ferreira - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, Equipe Multidisciplinar de Pesquisa. , Rodovia MG 424, km 65, Zona Rural, 35701970 - Sete Lagoas, MG - Brasil - Caixa-postal: 151, Telefone: (31) 30271160, Fax: (31) 30271188, URL da Homepage:
Experiência profissional
1993 - Atual
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1983 - 1993
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
No período de julho de 1983 até dezembro de 1989 esteve à disposição da Empresa de Pesquisa Agrapecuária de Minas Gerais (EPAMIG).
1979 - 1983
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, Equipe Multidisciplinar de Pesquisa.,Cargo ou função, Responsável Técnico do Laboratório de Física do Solo.
-
01/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo.,Atividade realizada, Responsável pelas atividades desenvolvidas pelo laboratório de Física dos Solos.
-
10/1979
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo.
-
11/1997 - 03/1998
Treinamentos ministrados , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.,Treinamentos ministrados, III Curso de Manejo e Experimentação da Cultura do Milho
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ramon Costa Alvarenga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?