Ana Cristine Ruppenthal

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Especialista em Psicoterapia na Análise do Comportamento pela UEL (2004) e em Qualidade de Vida e Saúde Mental pela UNIFESP (2005). Atua na área de Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica sob a perspectiva da Análise do Comportamento. Tem ampla experiência clínica no atendimento a pacientes portadores de doenças crônicas. Realiza psicoterapia individual de adultos e adolescentes, psicoterapia em grupo, familiar e de casal. Professora universitária desde 2010.

Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Análise do Comportamento

2008 - 2010

Universidade Estadual de Londrina
Título: Construção de Um vídeo Informativo Sobre Transplante Renal,Ano de Obtenção: 2010
Maria Rita Zoéga Soares.Palavras-chave: análise do comportamento; saúde; transplante renal; informação.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA DA SAÚDE. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Especialização em QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE MENTAL

2004 - 2005

Universidade Federal de São Paulo
Título: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE A DOENÇA E LEVANTAMENTO DE CARACTERÍSTICAS SÓCIO DEMOGRÁFICAS DE PACIENTES ADULTOS PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA SUBMETIDOS A TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE
Orientador: denise Pará Diniz

Especialização em PSICOTERAPIA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

2003 - 2004

Universidade Estadual de Londrina
Título: ESTRATÁGIAS DE ENFRENTAMENTO UTILIZADAS POR RENAIS CRÔNICOS QUE SEGUEM RESTRIÇÃO ALIMENTAR
Orientador: MARIA RITA ZOÉGA SOARES

Graduação em PSICOLOGIA

1998 - 2003

Universidade Estadual de Londrina
Título: Relatório de Caso Clínico Adulto
Orientador: Jocelaine da Silveira

Formação complementar

2011 - 2011

Habilidades Sociais: uma alternativa à violência n. (Carga horária: 3h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

2009 - 2009

Terapia comportamental de casais: especificidades. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

2009 - 2009

Avanços no estudo do comportamento verbal e as hab. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

2009 - 2009

Instrumentos de Avaliação em Recursos Humanos. (Carga horária: 3h). , Sapiens - Instituto de Psicologia.

2008 - 2008

Extensão universitária em Terapia Infantil e Análise do Comportamento. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Pragmatismo e Behaviorismo. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Análise do Comportamento: Tópicos avançados em fun. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2008 - 2008

Subindo na Mesa do Mestre: O Olhar do Estudante Cr. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.

2008 - 2008

Relações afetivas na atualidade:da teoria a pratic. (Carga horária: 8h). , PsicC - Instituto de Psicoterapia e Análise do Comportamento.

2006 - 2006

Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 3h). , Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicoterapia.

2006 - 2006

Nem criança, nem adulto: análise do comportamento. (Carga horária: 3h). , Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicoterapia.

2005 - 2005

Avaliação Psicológica do paciente e da família"... , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2005 - 2005

Estratégias para avaliar e desenvolver habilidades. (Carga horária: 4h). , ASSOCIAÇÃO PISCOLOGICA IBEROAMERICANA DE CLINICA E SAUDE.

2005 - 2005

Psicologia da Saúde: a intervenção do psicólogo. (Carga horária: 4h). , ASSOCIAÇÃO PISCOLOGICA IBEROAMERICANA DE CLINICA E SAUDE.

2003 - 2003

Terapia Analítico-Comportamental no Campo da Sexua. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

2003 - 2003

Emprego da Análise do Comportamento na Medicina Co. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

2002 - 2002

Técnicas Psicoterápicas em Terapia Individual e de. (Carga horária: 8h). , Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicoterapia.

2001 - 2001

Viver em Sociedade: uma visão Behaviorista. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2001 - 2001

Reflexões Teórico-Práticas acerca da Análise do Te. (Carga horária: 6h). , Centro de Psicoterapia e Estudo do Comportamento.

2000 - 2000

Autoconhecimento para Terapeutas Comportamentais. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

2000 - 2000

Terapia por Contingências: Proposta Behaviorista R. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

1999 - 1999

a trajetória da mulher na sociedade contemporanea. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

1998 - 1998

Marginalidade na Infância e na Adolescência. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA DA SAÚDE.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.

Participação em eventos

XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e Encontro Sulamericano de Análise do Comnportamento.PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA SAÚDE: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À NEFROLOGIA, ONCOLOGIA INFANTIL, E DERMATOLOGIA PEDIÁTRICA. 2011. (Encontro).

I Congresso de psicologia e análise do comportamento (CPAC); IV Encontro paranaense de análise do comportamento (EPAC); I Encontro brasileiro de estudos sobre as psicoterapias analítico comportamentais da terceira onda (EBEPAC - 3ºO.). Intevenção comportamental no transtorno dismórfico corporal: ênfase nos procedimentos clínicos. 2010. (Congresso).

XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL.INTERVENÇÕES EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA PESSOAS COM PROBLEMAS CRÔNICOS DE SAÚDE: TABAGISMO, DOENÇAS DE PELE E RENAIS CRÔNICOS.. 2009. (Encontro).

I Congresso de Psicologia e Pedagogia da Unifil: Olhares para a Subjetividade: Desafios para a Psicologia e Pedagogia. Humanização: Projeto de Alfabetização em Hemodiálise. 2008. (Congresso).

II Encontro Paranaense de Análise do Comportamento.Grupos Terapêuticos com Cuidadores de Renais Crônicos: Relato de uma Experiência. 2008. (Encontro).

Estudos Analíticos Comportamentais, Módulo III - Relações afetivas na atualidade: da teoria à prática clínica. 2008. (Outra).

Análise do Comportamento: Tópicos Avançados em Fundamentação Teórica e Aplicação. 2008. (Outra).

ESTUDOS ANALÍTICO COMPORTAMENTAIS - MÓDULO I - Reflexões Comportamentais sobre o Transtorno de Humor Bipolar e o Suicídio. 2007. (Outra).

I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA CLÍNICA DO IACEP - CONTEXTOS TERAPÊUTICOS E ANÁLISE COMPORTAMENTAL. 2006. (Simpósio).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE. 2005. (Congresso).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE. Estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes renais crônicos que seguem restrição alimentar: considerações preliminares. 2005. (Congresso).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA SAÚDE MENTAL NAS PRÁTICAS EM SAÚDE. 2005. (Simpósio).

I JORNADA MARINGAENSE DE PSICOLOGIA HOSPITALAR. 2005. (Outra).

grupo de estudos: "A Análise do Comportamento em Psicologia da Saúde". 2005. (Outra).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA. 2003. (Congresso).

XII ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL. 2003. (Encontro).

I ENCONTRO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL DA UEL: ÉTICA E PRÁTICA DO PSICÓLOGO.A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO TRABALHO: PROMOVENDO ESPAÇOES DE REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES COTIDIANAS E APRIMORANDO CARACTERÍSTICAS EXISTENTES NO GRUPO. 2003. (Encontro).

I ENCONTRO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL DA UEL: ÉTICA E PRÁTICA DO PSICÓLOGO.DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS ENCAMINHADAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, REALIZADO NA ESCOLA PEDRO TKOTZ DA CIDADE DE CAMBÉ-PR. 2003. (Encontro).

XII ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL.Debatedora de trabalhos apresentados em forma de painel. 2003. (Encontro).

XI ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL. 2002. (Encontro).

I SIMPÓSIO SOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - APICSA. 2001. (Simpósio).

XI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL.a construção da moralidade dos meninos de rua: uma denúncia social. 2001. (Encontro).

II CICLO DE JOGOS E DINÂMICAS DE GRUPO. 2001. (Outra).

ATUALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E FARMACOLÓGICA DE PÂNICO E FOBIA SOCIAL. 2000. (Simpósio).

8º SIMPÓSIO DE ESTUDANTES DO CESULON.METÁFORAS DO ENVELHECIMENTO. 2000. (Simpósio).

8º SIMPÓSIO DE ESTUDANTES DO CESULON.O VIR-A-SER NA VELHICE: QUANDO TUDO SE TORNA POUCO E QUANDO NADA É TUDO. 2000. (Simpósio).

III ENCONTRO INTERNO DE PSICOBIOLOGIA. 2000. (Encontro).

IX ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL. 2000. (Encontro).

I CICLO DE ESTUDOS SOBRE ATUALIZAÇÕES NO BEHAVIORISMO RADICAL. 2000. (Outra).

IV SIMPÓSIO INTERNO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA DA UEL. 1998. (Simpósio).

Orientou

Eliete Godinho, Ana Paula Banhetti B

e Silvana Milani; Intervenção informativa com gestantes; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Jandaia do Sul; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • Soares, M. R. Z. ; RUPPENTHAL, A. C. ; AMARAL, M. ; Rafihi, Renatha Ferreira El . Análise do comportamento aplicada à oncologia. In: Verônica Bender Haydu, Silvia Regina de Souza. (Org.). Psicologia comportamental aplicada: avaliação e intervenção nas áreas do esporte, clínica, saúde e educação. 1eded.Londrina: EDUEL, 2012, v. 2, p. 77-92.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Rafihi, Renatha Ferreira El ; Soares, M. R. Z. . Análise do comportamento aplicada à oncologia. In: Verônica Bender Haydu; Silvia Regina de Souza. (Org.). Psicologia comportamental aplicada: avaliação e intervenção nas áreas do esporte, clínica, saúde e educação. 1ed.Londrina: EDUEL, 2011, v. 2, p. 70-88.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; AMARAL, M. ; VICENTE, P. ; CASANOVA, M. L. M. ; KIRCHNER, L. F. . Educação continuada: introdução a Análise do Comportamento para Odontopediatras. In: Hubner, M.M.; Garcia, M.R.; Abreu, P.R.; Cillo, E.N.P.; Faleiros, P.B.. (Org.). Sobre comportamento e cognição: avanços recentes das aplicações comportamentais e cognitivas. Santo André: ESETec, 2010, v. 26, p. 111-123.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; BARROS, D. . Na sala de hemodiálise, pacientes de 25 a 70 anos descobrem as primeiras letras. Jornal de Londrina - JL, Londrina, p. 05 - 05, 19 jun. 2005.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Soares, M. R. Z. ; Tomazella, N.C. ; Murate, T. A. ; Cortiano, D. C. . Grupos de cuidadores de renais crônicos: Relato de uma experiência. In: II Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2008, Curitiba. Anais do II Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2008.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; BARROS, D. . Humanização: Projeto de Alfabetização em Hemodiálise. In: I Congresso de Psicologia e Pedagogia da Unifil: Olhares para a Subjetividade: Desafios para a Psicologia e Pedagogia, 2008, Londrina. Anais doI Congresso de Psicologia e Pedagogia da Unifil: Olhares para a Subjetividade: Desafios para a Psicologia e Pedagogia. Londrina, 2008.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Soares, M. R. Z. . Construção de um vídeo informativo sobre transplante renal. In: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental e Encontro Sulamericano de Análise do Comnportamento, 2011, Salvador. Anais XX Encontro 2011 Cursos, Palestras, Simpósios, Mesas Redondas, Primeiros Passos, Mini-cursos, 2011.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; INTERVENÇÕES EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA PESSOAS COM PROBLEMAS CRÔNICOS DE SAÚDE: TABAGISMO, DOENÇAS DE PELE E RENAIS CRÔNICOS. In: XVIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2009, Campinas, SP. Anais do XVIII ENCONTRO DA ABPMC, 2009.

  • VICENTE, P. ; RUPPENTHAL, A. C. ; AMARAL, M. ; KIRCHNER, L. F. ; CASANOVA, M. L. M. ; SCARPELLI, B. B. . Psicologia no contexto da saúde: análise do comportamento aplicada ao contexto da odontopediatria. In: XVIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2009, Campinas, SP. Anais do XVIII ENCONTRO da ABPMC, 2009.

  • CASANOVA, M. L. M. ; RUPPENTHAL, A. C. ; AMARAL, M. ; KIRCHNER, L. F. ; VICENTE, P. ; SCARAPELLI, B. B. . Behavior analysis in the context of pediatric dentistry. In: 23rd Annual Conference of the European Health Psychology Society in Collaboration with the Italian Society of Health Psychology, 2009, Pisa, Itália. Psychology & Health - Official Journal of the European Health Psychology Society. Pisa, Itália: Routledge, 2009. v. 24. p. 257-257.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Soares, M. R. Z. . Estratégias de enfrentamento utilizadas por renais crônicos que seguem restrição alimentar: considerações preliminares. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE, 2005, LONDRINA. ANAIS - I CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE, 2005.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRABALHO: PROMOVENDO ESPAÇOS DE REFLEXÃO SOBRE AS DIFICULDADES COTIDIANAS E APRIMORANDO CARACTERÍSTICAS EXISTENTES NO GRUPO. In: I ENCONTRO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL DA UEL: ÉTICA E PRÁTICA DO PSICÓLOGO, 2003, LONDRINA. ANAIS - I ENCONTRO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL DA UEL: ÉTICA E PRÁTICA DO PSICÓLOGO, 2003.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; MAZZA, C. Z. . DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS ENCAMINHADAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, REALIZADO NA ESCOLA PEDRO TKOTZ DA CIDADE DE CAMBÉ-PR. In: I ENCONTRO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL DA UEL: ÉTICA E PRÁTICA DO PSICÓLOGO, 2003, LONDRINA. ANAIS - I ENCONTRO DE PSICOLOGIA SOCIAL E INSTITUCIONAL DA UEL: ÉTICA E PRÁTICA DO PSICÓLOGO, 2003.

  • FIORAVANTE, A. P. ; RUPPENTHAL, A. C. . A CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE DOS MENINOS DE RUA: UMA DENÚNCIA SOCIAL. In: XI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL, 2001, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO XI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA SOCIAL, 2001.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; FIORAVANTE, A. P. . METÁFORAS DO ENVELHECIMENTO. In: 8º SIMPÓSIO DE ESTUDANTES DO CESULON, 2000, LONDRINA. ANAIS - 8º SIMPÓSIO DE ESTUDANTES DO CESULON, 2000.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; FIORAVANTE, A. P. . O VI-A-SER NA VELHICE: QUANDO O MUITO SE TORNA POUCO E QUANDO NADA É TUDO. In: 8º SIMPÓSIO DE ESTUDANTES DO CESULON, 2000, LONDRINA. ANAIS - 8º SIMPÓSIO DE ESTUDANTES DO CESULON, 2000.

  • RUPPENTHAL, A. C. ; SAVADORI, M. ; AMARAL, M. . PESQUISAS EM PSICOLOGIA DA SAÚDE: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À NEFROLOGIA, ONCOLOGIA INFANTIL, E DERMATOLOGIA PEDIÁTRICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RUPPENTHAL, A. C. ; AMARAL, M. ; SAVADORI, M. . Construção de um vídeo informativo sobre transplante renal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Soares, M. R. Z. . Investigações e intervenções em Psicologia da Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Torres, Nione . Terapia comportamental: a análise funcional como instrumento eficaz em diferentes contextos clínicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RUPPENTHAL, A. C. ; INTERVENÇÕES EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA PESSOAS COM PROBLEMAS CRÔNICOS DE SAÚDE: TABAGISMO, DOENÇAS DE PELE E RENAIS CRÔNICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Atuação do Psicólogo no Serviço de Nefrologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VICENTE, P. ; RUPPENTHAL, A. C. ; AMARAL, M. ; KIRCHNER, L. F. ; CASANOVA, M. L. M. ; SCARPELLI, B. B. . Psicologia no contexto da saúde: Análise do comortamento aplicada ao contexto da odontopediatria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Soares, M. R. Z. ; Tomazella, N.C. ; Murate, T. A. ; Cortiano, D. C. . Grupos Terapêuticos com Cuidadores de Renais Crônicos: Relato de um Experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RUPPENTHAL, A. C. ; BARROS, D. . Humanização: Projeto de Alfabetização em Hemodiálise. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RUPPENTHAL, A. C. ; Soares, M. R. Z. . Estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes renais crônicos que seguem restrição alimentar: considerações preliminares. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIORAVANTE, A. P. ; RUPPENTHAL, A. C. ; MANSANO, S. . METÁFORAS DO ENVELHECIMENTO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIORAVANTE, A. P. ; RUPPENTHAL, A. C. ; MANSANO, S. . O VIR-A-SER NA VELHICE: QUANDO TUDO SE TORNA POUCO E QUANDO NADA É TUDO. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Construção de um vídeo informativo sobre o transplante renal, Descrição: A perda das funções renais ocasiona comprometimento no funcionamento do organismo. Para substituir estas funções são utilizados tratamentos dialíticos. Entretanto estes procedimentos podem causar diversas limitações e conseqüências aversivas para o paciente. Um importante e eficiente meio de substituição da função renal é o transplante, que pode ser realizado a partir do de doadores vivos ou falecidos. Tal procedimento beneficia a reinserção laboral e social do paciente. Entretanto, a cirurgia de implantação renal é de grande porte, envolve inúmeros riscos ao paciente. Neste contexto o paciente está exposto à incontrolabilidade da situação e às diversas contingências aversivas em atuação. Uma das formas de atuação do psicólogo no contexto hospitalar é fornecer informações adequadas acerca do procedimento e diminuir a aversividade dos estímulos presentes durante a intervenção cirúrgica. O acesso a informações no período pré-operatório é um importante meio para diminuir a freqüência de comportamentos de ansiedade e depressão. Fornecer informações, na forma oral ou audiovisual, pode tranqüilizar o paciente e oferece meios para este poder lidar com a situação da melhor forma, promovendo mudanças comportamentais relacionadas a comportamentos de ansiedade e depressão. O objetivo do presente trabalho foi produzir um vídeo informativo acerca do transplante renal. Contou com a participação de uma equipe de seis médicos urologistas responsáveis pelos transplantes realizados na cidade de Londrina, PR. Ao cirurgiões seguiram um roteiro de perguntas previamente elaborado pela pesquisadora. Também foram utilizadas imagens do centro cirúrgicos, UTI e ilustrações do corpo humano.A primeira versão do vídeo passará pela apreciação e avaliação da equipe médica envolvida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristine Ruppenthal - Coordenador / Maria Rita Zoéga Soares - Integrante.

  • 2005 - 2006

    AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE A DOENÇA E LEVANTAMENTO DE CARACTERÍSTICAS SÓCIO DEMOGRÁFICAS DE PACIENTES ADULTOS PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA SUBMETIDOS A TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE, Descrição: OBJETIVO: Avaliar o nível de conhecimento de pacientes adultos portadores de insuficiência renal crônica submetidos a tratamento de hemodiálise, sobre a doença e levantamento de características sócio demográficas. OBJETIVO ESPECÍFICO: Levantar dados sobre história atual e pregressa de saúde, nível sócio econômico e informações sobre suporte social. MÉTODO: Participaram da pesquisa 90 portadores de insuficiência renal crônica submetidos a tratamento hemodialítico, em uma clínica particular na cidade de Londrina, Paraná. Os participantes foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. Os dados foram coletados através da utilização de um instrumento de avaliação psicológica desenvolvido pela pesquisadora, a qual registrou as respostas dos entrevistados. RESULTADOS: Na avaliação do conhecimento dos pacientes sobre a doença renal e o tratamento de hemodiálise, a maioria deles respondeu corretamente às questões sobre a sua doença e tratamento. Embora alguns tenham demonstrado desconhecimento ou idéias equivocadas em relação à hemodiálise. O médico foi apontado como a principal fonte de informações dos pacientes. Como suportes emocionais para amenizar suas angústias frente à doença, citaram buscar os familiares para conversar sobre seus problemas de saúde. Apresentaram perfil socioeconômico compatível com a média da população geral com baixa renda e escolaridade. Como morbidades associadas, apresentavam hipertensão arterial e diabetes. Em geral, afirmaram estar tranqüilos em relação a o seu quadro de saúde e que se sentiam bem com sua condição. Entretanto, outros relataram não aceitação do tratamento. DISCUSSÃO: As dificuldades dos pacientes em compreender informações sobre doença e tratamento provavelmente decorram de déficits educacionais e crenças apresentadas pelo pacientes, e também, de uma ineficiente comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes. Devido à linguagem utilizada pelos profissionais da saúde, as inst. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Cristine Ruppenthal - Coordenador / Denise Pará Diniz - Integrante.

  • 2003 - 2004

    Estratégias de Enfrentamento Utilizadas por Pacientes Renais Crônicos que Seguem Restrição Alimentar, Descrição: Insuficiência Renal Crônica é uma doença que não apresenta expectativa de cura ou de retorno ao estado saudável . Pacientes nessa condição enfrentam dificuldades relativas a perda de reforçadores importantes como: trabalho, liberdade e expectativa de vida. Tratamentos existentes podem prolongar a vida do indivíduo, mas com sérias limitações.O presente trabalho buscou identificar estratégias de enfrentamento mais utilizadas por pacientes renais crônicos e se seguiam restrição alimentar recomendada em decorrência de sua condição médica. Esses pacientes ficam expostos a fatores estressantes como o próprio procedimento dialítico, a enfermidade, a regulação da ingestão de alimentos, líquidos e medicamentos. Seguir a dieta pode ser difícil e estressante, mas essencial à sobrevivência. Um dos critérios de adesão ao tratamento pode ser considerado o padrão comportamental adequado de seguir restrições alimentares, evitando danos ou mesmo morte aos pacientes. Conceitua-se enfrentamento como respostas específicas à determinada situação estressora. Na presente pesquisa foi definido através de respostas relacionadas a adesão ao tratamento identificadas através da Escala Modos de Enfrentamento de Problemas. Os participantes da pesquisa foram 80 portadores de insuficiência renal crônica em tratamento hemodialítico, divididos em dois grupos, selecionados de acordo com estabilidade ou ganho de peso. Na análise estatística verificou-se que ambos apresentavam padrão comportamental semelhante no que se refere ao uso das estratégias de enfrentamento,ou seja, os indivíduos apresentaram respostas semelhantes com relação à adesão ao tratamento. Ressalta-se a necessidade de mais pesquisas para que o psicólogo possa auxiliar no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e adesão ao tratamento de pacientes renais crônicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristine Ruppenthal - Coordenador / Maria Rita Zoéga Soares - Integrante.

Prêmios

2009

Prêmio de trabalhos mais relevantes - Behavior analysis in the context of pediatric dentistry, Sociedade Europeia de Psicologia da Saúde.

2006

Menção Honrosa - Projeto Alfabetização Solidária na Hemodiálise, Centro Integrado e Apoio Profissional - CIAP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • PsicoVida - Centro de Psicologia Aplicada. , Rua Itápolis, 201, Jardim Santo Antônio, 86060580 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 33476062

Experiência profissional

2013 - Atual

Centro Universitário Filadélfia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Aconselhamento em Instituições de Saúde Públicas e Privadas; Diagnóstico em Psicologia; e Estágios em Psicoterapia Comportamental infantil, Casais, Família e Grupos.

2012 - Atual

Centro de Psicologia Aplicada - Psicovida

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica

Outras informações:
Atendimento clínico em psicoterapia comportamental adolescentes, adultos e casais, terapia familiar e em grupo.

2011 - 2013

Fundaçao Educacional Jandaia do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Teorias e Sistemas em Psicologia I Psicologia Hospitalar Supervisão clínica em estágio curricular na abordagem comportamental.

Atividades

  • 02/2011

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Sistemas em Psicologia

2010 - 2012

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Disciplinas ministradas: Psicologia Clínica na Análise do Comportamento Prática Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade Prática Planejamento de Pesquisa em Psicologia.

2009 - 2009

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Curso de Extensão em Psicologia da Saúde destinados a alunos de Psicologia do terceiro ao quinto ano da graduação.

2010 - 2012

Universidade Pitágoras - Campus Metropolitana

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Psicologia Experimental Clínica Ampliada em Saúde Mental Supervisão Clínica em estágio curricular na abordagem Comportamental

2008 - 2012

Ciclo Vital - Centro de Psicoterapia Comportamental Infantil e Adulto

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento clínico em psicoterapia comportamental de adultos e adolescentes no Centro de Psicoterapia Comportamental Infantil e Adulto (Ciclo Vital). Terapia individual, em grupo, familiar e de casal.

2010 - 2010

COLÉGIO SESI

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia do Ensino Médio

2006 - Atual

Vilela e Berbel Advogados Associados

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Perita Auxiliar

Outras informações:
Atuação junto a casos juridicos como Perita Auxilisar em processos da Justiça do Trabalho.

2004 - 2008

NEFROCLINICA SERVIÇOS MEDICOS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 30

Outras informações:
Implantação do serviço de Psicologia da Nefroclinica Serviços Médicos. Atendimento individual e em grupo a pacientes renais crônicos e cuidadores. Implantação de projetos de humanização (comemorações, apresentações artísticas, biblioteca, projeto de alfabetização, cursos e feiras de artesanato). Avaliação emocional dos pacientes, acompanhamento dos quadros depressivos. Supervisão de campo de estágio curricular de alunos da Universidade Unifil, do terceiro ao quinto ano do curso de Psicologia, pela Disciplina de Psicologia Hospitalar e Psicoterapia de Grupo e supervisão de campo de estágios voluntários de alunos de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina, a partir do ano de 2005 até 2008.

2009 - 2009

Libertad Centro de Recuperação de Toxicômanos e Alcoolistas

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 6

Outras informações:
Realização de triagens de iniciantes. Planejamento e realização de grupos terapêuticos semanais com todos os adictos em recuperação. Realização de avaliações semanais.

2008 - 2008

Centro de Avaliação e Acompanhamento da Saúde e Longevidade

Vínculo: Parceria, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica

Outras informações:
Realização da avaliação psicológica complementar à avaliação clínica global e acompanhamento psicológico quando necessário.

2005 - 2008

CENTRO INTEGRADO E APOIO PROFISSIONAL

Vínculo: Parceria, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10

2002 - 2002

Escola Pedro Tkotz de Cambé

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 6

Outras informações:
Realização de psicodiagnósticos com aplicação de testes psicológicos em crianças com dificuldades de aprendizagem.

2003 - 2003

Nefrolcinica serviços médicos de londrina

Vínculo: estágio voluntário, Enquadramento Funcional: psicóloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio voluntário em einstituição de saúde, realização de coleta de dados para projeto de pesquisa de especialização.

2005 - 2006

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de especilaização, Carga horária: 8

2002 - 2002

Zona Azul - Londrina

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia, Carga horária: 6

Outras informações:
Realização de grupos de apoio e acompanhamento psiológico dos trabalhadores.