Talita Bernardo Valadão
Bacharel em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de microbiologia, biologia molecular e imunologia.
Informações coletadas do Lattes em 14/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Vigilância Sanitária
2018 - 2020
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Tipificação de linhagens de Corynebacterium diphtheriae toxigênicas e atoxigênicas utilizando a metodologia de multilocus sequence typing (MLST), Ano de Obtenção: 2020
Verônica Viana Vieira.Coorientador: Ana Luíza de Mattos Guaraldi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Corynebacterium; MLST; difteria; tipificação.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas (Microb.Imun)
2009 - 2013
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.
Produções bibliográficas
-
VALADÃO, T. B. . Produção de sistema de liberação controlada de nitrogênio e fósforo para promoção de bioestímulo na biorremediação de petróleo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALADÃO, T. B. . Streptococcus agalactiae: caracterização fenotípica e genotípica de cepas isoladas de seres humanos no Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Tipificação Molecular de Linhagens Brasileiras de Corynebacterium diphtheriae Toxigênicas e Atoxigênicas pela Técnica de Multilocus Sequence Typing (MLST), Descrição: Caracterização molecular de linhagens de Corynebacterium diphtheriae baseada no sequênciamento e análise de 7 genes house-keeping, e análise filogenética.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Bernardo Valadão - Coordenador / Verônica Viana Vieira - Integrante / Ana Luiza de Mattos Guaraldi - Integrante.
-
2011 - 2013
Microencapsulamento de fertilizante para fins de biorremediação, Descrição: Imobilizar nitrogênio e fósforo em matrizes poliméricas com a finalidade de serem usadas como bioestímulo no processo de biorremediação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Bernardo Valadão - Coordenador.
-
2009 - 2011
Streptococcus agalactiae: caracterização fenotípica e genotípica de cepas isoladas de seres humanos no Brasil., Descrição: Streptococcus agalactiae é uma das principais causas de septicemia e meningite bacteriana em neonatos, podendo levar a uma alta taxa de mortalidade. Por outro lado, sua importância como causa de infecções graves em pessoas idosas ou imunocomprometidas vem se destacando atualmente. Uma forma de prevenir a infecção do neonato é através da profilaxia com antibióticos administrados à gestante colonizada antes ou durante o trabalho de parto. Geralmente, os programas de rastreamento empregam a cultura de espécimes clínicos (secreção vaginal e anal) por métodos convencionais, que utilizam meios seletivos como o padrão ouro para a detecção da colonização por este microrganismo. A presença do microrganismo, particularmente a partir da 35ª semana de gravidez, indica a necessidade do uso de uma profilaxia antibiótica no momento do parto. Fatores diversos influenciam neste processo como a antecipação do trabalho de parto, a ruptura precoce das membranas fetais e a falta de acesso ao protocolo da paciente em situações de emergência os quais, quando associados ao fato da demora na liberação do resultado da cultura podem originar uma situação em que muitas gestantes poderão receber a profilaxia antibiótica de forma desnecessária. Em adição, devido à variabilidade antigênica demonstrada por S.agalactiae em relação aos seus antígenos de superfície como os polissacarídeos capsulares (Ia, Ib,II-VIII), é de grande valor epidemiológico a perfeita caracterização da composição imunogênica da cepa incidente nas diferentes regiões geográficas do país e nas diferentes populações estudadas, visando a definição da composição de uma futura vacina polivalente. Diante dos argumentos acima, este projeto visa caracterizar S.agalactiae de espécimes clínicos obtidos de pacientes oriundos de diferentes regiões do país. Técnicas fenotípicas como a cultura convencional, antibiograma e a sorotipagem, serão empregadas tanto para a identificação como para a tipagem das amostras. Numa segunda etapa,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Talita Bernardo Valadão - Integrante / Vanusa Guimarães Dutra - Integrante / Sergio Eduardo Longo Fracalanzza - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Cryopraxis CriobiologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: analista de laboratorio, Carga horária: 44
2009 - 2013
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Estudante de graduaçao, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40
2020 - 2020
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biotecnologista, Carga horária: 40
Outras informações:
? Produção do Kit para diagnóstico (molecular) do SARS-CoV-2
? Liderança de equipe de envase dos reagentes do Kit de diagnóstico molecular doSARS-CoV-2
? Produção do Kit para diagnóstico (teste rápido) do SARS-CoV-2
? Processamento de amostras para diagnóstico do SARS-CoV-2 utilizando o teste rápido
2016 - 2020
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coleção de bactérias do ambiente e saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Suporte a Coleção de Bactérias do Ambiente e da Saúde (CBAS), realizando manutenção e caracterização fenotípica e genética de linhagens bacterianas
? Repique e preservação de linhagens bacterianas do acervo da CBAS
? Extração de DNA bacteriano
? Amplificação (PCR) e purificação de fragmentos do gene 16SrRNA de linhagens bacterianas
? Sequenciamento, análise e edição do gene 16SrRNA
? Produção de procedimentos operacionais padrões (POP) e procedimento de uso de equipamentos (PU)
? Participação na implementação da gestão de qualidade na Coleção de Bactérias do Ambiente e Saúde (CBAS/IOC-FIOCRUZ)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Talita Bernardo Valadão e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?