Jucinato de Sequeira Marques

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), meste em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), graduação e licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e políticas públicas.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O fio e os rastros da escolarização no Distrito Federal (1890-1906)
Drª Irma Rizzini. Palavras-chave: história da educação; escolarização; Distrito Federal.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

1992 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os desvalidos: o caso do Instituto Profissional Masculino (1894-1910) - uma contribuição à história das instituições educacionais na cidade do Rio de Janeiro.,Ano de Obtenção: 1996
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: história da educação; infância desvalida; instituições educacionais.

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais

1984 - 1986

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Sociais

1982 - 1986

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARQUES, Jucinato de Sequeira. ; MONTEIRO, A. M. ; PRADO, A. P. ; CONSTANT, E. ; CRUZ, G. B. . II Lançamento Coletivo de Livros de autores da Faculdade de Educação da UFRJ. 2012. (Outro).

MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Gestão democrática na escola: uma experiência inacabada. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Estudos teóricos em História da Educação: escola, sociedade e indivíduo.Sujeitos escolares: os alunos. 2015. (Encontro).

VII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade.A reforma do ensino profissional na capital federal no início do século XX. 2013. (Seminário).

VII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na de atualidade.História da educação e instituições: tgransformações e subversões na atualidade. 2013. (Seminário).

124 anos da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana.Os incorrigíveis da cidade: um estudo sobre a distribuição e circulação das infâncias na capital federal nas décadas de 1900 e 1910. 2012. (Outra).

Colóquio: Novo Degase - Memória, história e conhecimento.Acervo de instituições escolares e pesquisa histórica. 2012. (Outra).

Ensino de História da Educação no Rio de Janeiro.O ensino de História da Educação na Faculdade de Educação (UFRJ). 2012. (Outra).

IX Colóquio Internacional - Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericano.Civilizar e escolarizar: apontamentos em torno da Casa de São José (1902-1906). 2012. (Outra).

123 anos da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana.Casa de São José e a trajetória da ETEFEV. 2011. (Seminário).

16ª Semana de Extensão - IX Prêmio Josué de Castro de Extensão.Semana de Extensão (Avaliador dos trabalhos apresentados). 2011. (Outra).

Encontros de Memória Institucional."O Centro de Memória Ferreira Viana: documentação, ensino e infância trabalhadora no Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

Projetos de Pesquisa do PROEDES.Modernidade, trabalho e a instrução pública no alvorecer da República: um estudo sobre a Casa de São José (1888-1916)". 2011. (Encontro).

VI Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade."Celso Suckow da Fonseca: escrita, história e o ensino industrial no Brasil. 2011. (Seminário).

I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2008. (Encontro).

II Seminário de Formação Inicial e Continuada - Ética, Compromisso e Educação Profissional sem Fronteiras.Educação Profissional: cenários e perspectivas. 2008. (Seminário).

I Seminário sobre Direitos da Criança e do Adolescente.O Estatuto da Criança e do Adolescente e a escola. 2008. (Seminário).

Seminário de Culturas Afro-brasileira e Indígena.Diversidade e educação: um olhar sobre a prática de ensino. 2008. (Seminário).

VII Semana de Iniciação Científica - ciência e pesquisa através de um novo olhar.Cultura, corpo e jogos de linguagem. 2008. (Encontro).

VII Semana de Iniciação Científica - ciência e pesquisa através de um novo olhar.O conselho de classe e as profecias auto-realizáveis. 2008. (Encontro).

Direitos Humanos e Universidde Pública - PROEALC/UERJ.A UERJ e a defesa dos direitos humanos. 2007. (Seminário).

Seminário comemorativo dos 20 anos do PROEDES.A prática de pesquisa no PROEDES: um relato sobre o Arquivo do Asylo de Meninos Desvalidos. 2007. (Seminário).

O ensino fundamental de nove anos: a quem interessa?.O ensino fundamental de nove anos: algumas considerações. 2006. (Encontro).

V Semana de Iniciação Científica das Faculdades Maria Thereza.A escola pública: ensaios fotográficos. 2006. (Encontro).

Coordenação Pedagógica: princípios e perspectivas.Princípios e perspecitvas da coordenação pedagógica. 2005. (Encontro).

I Seminário Maricá: dinâmica urbana e ambiental.Maricá e a educação: radiografia do fracasso escolar. 2005. (Seminário).

Mesa Redonda: Coordenação Pedagógica.Coordenação Pedagógica: desafios. 2005. (Encontro).

Projeto Macaé Cidadão.Violência da/na escolas. 2005. (Oficina).

Mesa Redonda: Coordenação Pedagógica.Coordenação Pedagógica: estudo de caso. 2004. (Encontro).

III Semana da Iniciação Científica - FAMATh.A etnografia do fracasso escolar: fragmentos de uma (in)experiência. 2003. (Encontro).

Mesa Redonda: Coordenação Pedagógica.Coordenação Pedagógica: relato de uma experiência. 2003. (Encontro).

Seminário O corpo nosso de cada dia.O corpo na filosofia e a filosofia do corpo: Wittgenstein e os jogos de linguagem. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: José Geraldo dos Santos

HANDIFAS, A.; ALVES FILHO, A.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. O retorno da sociologia no ensino de 2º grau: a organização dos cientistas sociais na Associação Profissional dos Sociológos do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas-CESPEB) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Aluno: Ivanilda Dias da Silva de Oliveira

MOEHLECKE, S.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Leitura diária na escola: uma rotina prazerosa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Coord Pedagógica-Escola de Gestores) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Aluno: Maria Eterna Pereira Araújo

MOEHLECKE, S.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. O coordenador pedagógico e a gestão do ensino nas séries iniciais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Coord Pedagógica-Escola de Gestores) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Aluno: Jacquelino Targino da Silva

MOEHLECKE, S.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Práticas de leitura em sala de aula e na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Coord Pedagógica-Escola de Gestores) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Aluno: Gabriela de Castro Almeida de Oliveira Arosa

SILVA, J. C. S.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.; CASTRO, F. V.. Urbanidade e escolarização: um ponto de partida para explorar o ensino noturno e a administração de Antônio Carneiro Leão (1922-1926). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto de História / UFRJ.

Aluno: Manoela do Nascimento orgado

SILVA, J. C. S.;Rizzini, IrmaMARQUES, Jucinato de Sequeira.. Segurança educacional e urbanidade: um olhar sobre as instituições de ensino frente aos esforços de remodelação urbana da cidade do Rio de Janeiro (1920-1930). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Aluno: Letícia dos Santos Gonçalo Olímpio

SILVA, J. C. S.; XAVIER, L. N.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Os entrecruzamentos dos espaços e tempos escolares e sociais da educação primária nos anos 1920 na cidade do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Aluno: Zelma Candido de Souza

SILVA, J. C. S.;Rizzini, IrmaMARQUES, Jucinato de Sequeira.. Rumo à zona rural carioca: algumas problematizações acerca da educação primária e o distrito de Guaratiba na década de 1920. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Aluno: Juliana Eduardo Reis Alves

HONORATO, G. S.; SCOFANO, R. G.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. "Quem é o pedagogo que o DEGASE necessita? Uma reflexão sobre o trabalho pedagógico numa instituição socioeducativa". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ.

Aluno: Raquel Souza de Barros

Rizzini, Irma; XAVIER, L. N.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. "O pai dos pobres fluminenses" e suas redes políticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFRJ.

Aluno: Rafaela Rocha do Nascimento

Rizzini, Irma; SOUZA, M. Z. M.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. O tratamento etnico/racial nas relações .... 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFRJ.

Aluno: Jaqueline da Conceição Martins

Rizzini, Irma; LOPES, S. M. C. N.;MARQUES, Jucinato de Sequeira.. A educação destinada aos pequeninos da Casa de São José/Instituto Ferreira Viana e a trajetória escolar de alunos da instituição (1910-1920). 2012 - Faculdade de Educação da UFRJ.

Aluno: Andréa Gonçalves da Silva

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Educação de jovens e adultos/PROJOVEM URBANO: mudando paradigmas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Elaine Cristina Wandermurem Motta

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Da realidade do fracasso a possibilidade do sucesso escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Deniza Raquel Terra Ferreira

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Creche comunitária: para que te quero?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Priscilla Valéria da Costa Silva

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Dualismo na educação brasileira: sua formação e função dentro de um modelo neoliberal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Daniele da Silva Viana

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Michelli Magalhães Costa

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Creches comunitárias: a construção de um olhar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Enilda de Oliveira Gonçalves

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Deficência intelectual e o mercado de trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Hevelyne Heloisa Lopes Virgílio

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. A formação do professor de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Rosane Cândido dos Santos

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Repensando a prática avaliativa no processo pedagógico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Andréa de Macedo Gomes Lucas

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Sexualidade e escola: possíveis diálogos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Marília Aparecida Alves Ramalho

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. As conversas na rodinha como momento de aprendizagem na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Barbara Pereira Gomes

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. Em que aspectos o ensino e a educação à distância se diferenciam. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Bárbara Gomes

MARQUES, Jucinato de Sequeira.. O CES de Niterói: a experiência da instituição na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Silverio Baia Horta

HORTA, J. S. B.. Os Desvalidos: o caso do Instituto Profissional Masculino (1894-1910) - uma contribuição à História Social das instituições educacionais na cidade do Rio de Janeiro. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria de Lourdes de Albuquerque Favero

FAVERO, M. L. A.. Os desvalidos: o caso do Instituto Profissional Masculino (1894-1910). 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Irma Rizzini

RIZZINI, IrmaSCHUELER, A. F. M.GONDRA, J. G.; XAVIER, L. N.;SILVA, J. C. S.. O fio e os rastros da escolarização do Distrito Federal (1890-1906). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Irma Rizzini

RIZZINI, IrmaSCHUELER, A. F. M.SILVA, J. C. S.. O processo de escolarização do distrito federal (1888-1906) ? quando a modernidade, o trabalho, a instrução pública e a filantropia se juntam. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Gonçalves Gondra

RIZZINI, IrmaSCHUELER, Alessandra Frota Martinez; XAVIER, L. N.; SILVA, José Claudio Sooma da; GONDRA, José G.. O FIO E OS RASTROS DA ESCOLARIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (1890-1906). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Cláudio Sooma Silva

SILVA, José Cláudio SoomaRIZZINI, Irma; SCHUELLER, Alessandra Frota Martinez de; GONDRA, José Gonçalves; XAVIER, Libania Nacif. O Fio e os Rastros da Escolarização do Distrito Federal (1890-1906). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Cláudio Sooma Silva

SILVA, José Cláudio SoomaRIZZINI, Irma; XAVIER, Libania Nacif. Modernidade, Trabalho, Instrução Pública e Filantropia no início do século XX: um estudo sobre a Casa de São José (1888-1916) [Exame de Projeto]. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Cláudio Sooma Silva

SILVA, José Cláudio SoomaRIZZINI, Irma; SCHUELLER, Alessandra Frota Martinez de. O Processo de Escolarização do Distrito Federal (1888-1906): quando a modernidade, o trabalho, a instrução pública e a filantropia se juntam. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Libânia Nacif Xavier

XAVIER, L. N.; RIZZINI, I.; SILVA, J. C. S.; SCHUELLER, A.; Gondra. Os fios e os rastros da escolarização no Distrito Federal (1890-1906). 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ.

Libânia Nacif Xavier

XAVIER, L. N.; RIZZINI, I.. Modernidade, Trabalho e a Instrução Pública no alvorecer da República. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Viviane de Oliveira Aieta

Basílio de Magalhães e as crianças ditas "anormais" do Instituto Ferreira Viana (1924-1925); 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ; Orientador: Jucinato de Sequeira Marques;

Cláudia Vicarone Pinto

Família e escola: a importância dessa relação no desempenho escolar na educação infantil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Escolar) - Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Jucinato de Sequeira Marques;

Flávia Mattos Viana Corrêa

A importância da família no desenvolvimento escolar na educação infantil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Escolar) - Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Jucinato de Sequeira Marques;

Luiziana Simões de Almeida

Escola e família: construindo novas relações para a formação da criança; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Escolar) - Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Jucinato de Sequeira Marques;

Marilda Rezende Cordeiro Dias

Papel da família na construção de uma escola de horário integral democrática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão Escolar) - Fundação Educacional de Macaé; Orientador: Jucinato de Sequeira Marques;

Jeyce Turetta

O processo de precificação da certificação profissional - o caso do SENAI/RJ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ; Orientador: Jucinato de Sequeira Marques;

Suzanna Teixeira Pinto

Reordenamento da instrução pública na Primeira República: o caso da Reforma Benjamin Constant (1890); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação / UFRJ; Orientador: Jucinato de Sequeira Marques;

Sabrina Aguiar de Mendonça

Os insubordinados e indisciplinados da Casa de São José (1902-1906); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFRJ; Orientador: Jucinato de Sequeira Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria de Lourdes de Albuquerque Favero

Os Desvalidos: O Caso do Instituto Profissional Masculino (1894-1910); Uma Contribuição à História das Instituições Educacionais do Rio de Janeiro; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Lourdes de Albuquerque Favero;

Irma Rizzini

O fio e os rastros da escolarização do Distrito Federal (1890-1906); 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Irma Rizzini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCHUELER, ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE ; Rizzini, Irma ; MARQUES, JUCINATO DE SEQUEIRA . Felismina e libertina vão à escola: notas sobre a escolarização nas freguesias de Santa Rita e Santana (Rio de Janeiro, 1888-1906). História da Educação , v. 19, p. 145-165, 2015.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A escola pública: ensaios fotográficos. Revista Científica das Faculdades Maria Thereza , v. 5, p. 166-167, 2006.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A etnografia do fracasso escolar: fragmentos de uma (in)experiência.. Revista Científica das Faculdades Maria Thereza , v. 3, p. 153-155, 2003.

  • Rizzini, Irma ; MARQUES, Jucinato de Sequeira. ; SOUZA, M. Z. M. . Asilo de Meninos Desvalidos: uma experiência de assistência através da profissionalização. In: MIGNOT, Ana Christina Venâncio; SILVA, Alexandra Lima da; SILVA, Marcelo Gomes da.. (Org.). Outros tempos, outras escolas.. 1ªed.Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014, v. , p. 131-155.

  • XAVIER, L. N. ; LOPES, S. C. ; SILVA, J. C. S. ; MARQUES, Jucinato de Sequeira. ; CARVALHO, F. G. . O ensino e a pesquisa em História da Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). In: GONDRA, José Gonçalves; SILVA, Mariande Lourdes da; MENEZES, Roni Cleber Dias de.. (Org.). História da educação no Rio de Janeiro: instituições, saberes e sujeitos. 1ªed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, v. , p. 35-74.

  • Rizzini, Irma ; MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Os inccorrigíveis da cidade: um estudo sobre a distribuição e circulação das infâncias na capital federal nas décadas de 1900 e 1910. In: LOPES, Sonia de Castro; CHAVES, Miriam Waidenfeld. (Org.). A história da educação em debate: estudos comparados, profissão docente, infância, família e Igreja. 1ªed.Rio de Janeiro: MAUAD Editora Ltda., 2012, v. , p. 15-36.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A reforma do ensino profissional na capital federal no início do século XX. In: VII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. História da educação e instituições: transformações e subverções na atualidade, 2013.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Civilizar e escolarizar: apontamentos em torno da Casa de São José (1902-1906). In: IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no mundo Iberoamericano, 2012, Rio de Janeiro. Atas IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no mundo Iberoamericano, 2012.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. ; SOUZA, M. Z. M. ; CARVALHO, L. D. . Celso Suckow da Fonseca: escrita, história e o ensino industrial. In: VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias na contemporaneidade., 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias na contemporaneidade., 2011.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Maricá e a educação: radiografia do fracasso escolar. In: I Seminário Maricá: dinâmica urbana e ambiental, 2005, Maricá. I Seminário Maricá: dinâmica urbana ambiental. Niterói: PROEX-UFF, 2005. v. 1.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Cultura, corpo e jogos de linguagem. In: VII Semana de Iniciação Científica - Ciência e Pesquisa através de um novo olhar, 2008, Niterói. Revista Científica das Faculdades Maria Thereza. Niterói: Faculdades Integradas Maria Thereza, 2008. v. 7. p. 56-57.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . O conselho de classe e as profecias auto-realizáveis. In: VII Semana de Iniciação Científica - Ciência e Pesquisa através de um novo olhar, 2008, Niterói. Revista Científica das Faculdades Maria Thereza. Niterói: Faculdades Integradas Maria Thereza, 2008. v. 7. p. 68-69.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A escola pública: ensaios fotográficos. In: V Semana de Iniciação Científica das Faculdades Maria Thereza, 2006, Niterói. Anais da V Semana de Iniciação Científica das FAMATh. Niterói: Faculdades Integradas Maria Thereza, 2006. v. 5. p. 166-167.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A etnografia do fracasso escolar: fragmentos de uma (in)experiência escolar. In: III Semana da Iniciação Científica - UNIMATh, 2003, Niterói. Anais da III Semana de Iniciação Científica das FAMATh. Niterói: Faculdades Integradas Maria Thereza, 2003. v. 3. p. 153-155.

  • Rizzini, Irma ; MARQUES, Jucinato de Sequeira. ; MONCAO, V. M. . As tropelias e assuadas de escolares e garotos na cidade do Rio de Janeiro entre os séculos XIX e XX. Revista Educação em Questão (Online) , 2015.

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A reforma do ensino profissional na capital federal no início do século XX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Acervo de instituições escolares e a pesquisa histórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Os incorrígíveis da cidade: um estudo sobre a distribuição e circulação das infâncias na capital federal nas décadas de 1900 e 1910.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Civilizar e escolarizar: apontamentos em torno da Casa de São José (1902-1906). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Modernidade, trabalho e a instrução pública no alvorecer da República: um estudo sobre a Casa de São José (1888-1916). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. ; Souza, Maria Zélia Maia ; CARVALHO, L. D. . Celso Suckow da Fonseca: escrita, história e o ensino industrial no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . O Estatuto da Criança e do Adolescentes e a escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Diversidade e educação: um olhar sobre a prática de ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Cultura, corpo e jogos de linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A prática de pesquisa no PROEDES: um relato sobre Arquivo Asylo de Meninos Desvalidos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A UERJ e os direitos humanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Maricá e a educação: a radiografia do fracasso escolar.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . A etnografia do fracasso escolar: relatos de uma (in)experiência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Os desvalidos: o caso do Instituto Profissional (1894-1898). 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Os meninos desvalidos. Rio de Janeiro: PROEDES/UFRJ, 1996 (Série Instituições Educacionais e Científicas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARQUES, Jucinato de Sequeira. . O Centro de Memória Ferreira Viana: documentação, ensino e infância trabalhadora no Rio de Janeiro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARQUES, Jucinato de Sequeira. . Guia de Estudos de Sociologia da Educação. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos Projeto Educa Brasil).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Processos de escolarização na Capital Federal no contexto do pós-abolição (1889-1910), Descrição: O projeto tem como objetivo investigar as relações entre a vida política da cidade do Rio de Janeiro, seus costumes e cultura nos seus lugares de produção e circulação, e o espaço escolar voltado para a formação dos futuros cidadãos inseridos em espaço urbano heterogêneo. A pesquisa incide sobre as áreas de maior densidade demográfica da cidade, locais de moradia de populares, com altos índices de meninos e meninas em idade escolar e de matrículas nas escolas públicas. Trata-se de um espaço urbano que vinha sendo palco de investidas do poder público, sob a égide da ordem e da modernidade, na tensão com os elementos identificados com a desordem. Com base nas fontes oficiais da Instrução Pública e na imprensa, serão investigadas as relações entre a população e a escola no contexto do pós-abolição, entendendo-se que parte da população escolar era composta por alunos e alunas negros, provenientes de grupos sociais com demandas próprias em termos de suas lutas políticas no contexto de uma sociedade extremamente hierarquizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Integrante / Irma Rizzini - Coordenador / Mariza da Gama Leite de Oliveira - Integrante / Viviane de Oliveira Aieta - Integrante / Aline Cristina Chaves de Oliveira - Integrante / Renata Alves Gomes da Silva - Integrante / Vinicius de Moraes Monção - Integrante.

  • 2013 - 2015

    O processo de escolarização do Distrito Federal (1888-1906) - quando a modernidade, o trabalho, a instrução pública e a filantropia se juntam., Descrição: Projeto de doutoramento em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FE/UFRJ).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Coordenador.

  • 1994 - 1996

    Projeto de Pesquisa e Estudos no Arquivo Asylo de Meninos Desvalidos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Modernidade, trabalho, instrução pública e filantropia no início do século XX: um estudo sobre a Casa de São José (1888-1916), Descrição: Membro da Equipe de pesquisadores do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (PROEDES/FE/UFRJ) desenvolvendo esse projeto no campo da história da educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - Atual

    Modernidade, trabalho, instrução pública e filantropia no início do século XX: um estudo sobre a Casa de São José (1888-1916), Descrição: Membro da Equipe de pesquisadores do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (PROEDES/FE/UFRJ) desenvolvendo esse projeto no campo da história da educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Modernidade, trabalho, instrução pública e filantropia no início do século XX: um estudo sobre a Casa de São José (1888-1916), Descrição: Membro da Equipe de pesquisadores do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (PROEDES/FE/UFRJ) desenvolvendo esse projeto no campo da história da educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Modernidade, trabalho, instrução pública e filantropia no início do século XX: um estudo sobre a Casa de São José (1888-1916), Descrição: Membro da Equipe de pesquisadores do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (PROEDES/FE/UFRJ) desenvolvendo esse projeto no campo da história da educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Os intelectuais negros e os projetos de escolarização na cidade do Rio de Janeiro (1889-1906), Descrição: O presente projeto visa realizar a trajetória de lutas e a configuração da rede de sociabilidade estabelecida tanto por Vicente Ferreira de Souza quanto por Cacilda Francioni de Souza, no período do pós-abolição, tendo em vista a inserção de ambos, como professores, no campo da instrução pública. Ao mesmo tempo, buscar-se-á identificar os projetos e as representações sobre a escolarização em litígio no período compreendido entre os anos de 1889 a 1906, na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, lançará mão de um vasto corpus documental produzido tanto pelo poder público como pelos sujeitos diretamente envolvidos nesse processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    O processo de escolarização do Distrito Federal (1890-1906), Descrição: O presente projeto de como alvo identificar e compreender o processo de escolarização estabelecido entre o final do século XIX e inicio do XX, no Distrito Federal. Traz a cena os sujeitos que direta e indiretamente contribuiram para o estabelecimento de uma forma escolar moderna, na então Capital Federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Modernidade, trabalho, instrução pública e filantropia no início do século XX: um estudo sobre a Casa de São José (1888-1916), Descrição: Membro da Equipe de pesquisadores do Programa de Estudos e Documentação, Educação e Sociedade (PROEDES/FE/UFRJ) desenvolvendo esse projeto no campo da história da educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Jucinato de Sequeira Marques - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Professor Homenageado do Curso de Química, Institituto de Química.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade de Educação / UFRJ, Departamento de Administração Educacional (EDA). , Av. Pasteur, 250, fundos, sala 227., Praia Vermelha, 22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22953246

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Ad. Educacional

    Outras informações:
    Atualmente ocupa o cargo de chefe do Departamento de Administração Educacional (EDA), da Faculdade de Educação, da UFRJ.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do PROEDES (FE/UFRJ), Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atualmente exerce a função de Coordenador do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES) da Faculdade de Educação da UFRJ. O PROEDES tem se empenhado em desenvolver estudos e pesquisas, bem como examinar, recuperar e organizar fontes documentais, constituindo-se, assim, em um Centro de Documentação interessado em problematizar a memória e a história da Educação Brasileira. Como Programa, tem por objetivos: a) realizar estudos e pesquisas referentes ao fenômeno da educação, tematizando as diversas modalidades de instituições e saberes educativos, suas práticas e sujeitos; b) contribuir para a formação de pesquisadores; c) constituir-se em um centro de documentação em educação brasileira.

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto da disciplina Educação Brasileira do Departamento de Administração Educacional (EDA).

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor substituto da disciplina Educação Brasileira da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor substituto das disciplinas: Planejamento e Avaliação dos Sistemas Educacionais e Educação Brasileira da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • 1993 - 1994

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisador assistente, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Atividades

    • 08/2013

      Direção e administração, Faculdade de Educação (FE/UFRJ), .,Cargo ou função, Nomeado pela Portaria nº 9698, de 26/08/2013, como substituto eventual da Função de Coordenação de Graduação do Curso de Licenciatura, da Faculdade de Educação (UFRJ)..

    • 08/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira e Planejamento e Avaliação dos Sistemas Educacionais

    • 03/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação (FE/UFRJ), .,Cargo ou função, Nomeado pela Portaria nº 2148, de 23/03/2012, como suplente da Faculdade de Educação (UFRJ) na Comissão Permanente de Licenciatura (CPL). órgão do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da UFRJ..

    • 01/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação (FE/UFRJ), .,Cargo ou função, Nomeado pela Portaria nº 3800, de 01/06/2011 como integrante da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) dos Cursos de Licenciatura da Faculdade de Educação (UFRJ)..

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira

    • 03/2012 - 05/2013

      Direção e administração, Faculdade de Educação (FE/UFRJ), .,Cargo ou função, Nomeado pela Portaria nº 1962, de 20/03/2012, como substituto eventual da Função de Coordenador de Licenciatura da Faculdade de Educação (UFRJ), FG-1. Dispensado pela Portaria nº 6259, de 29/05/2013..

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira

    • 01/2012 - 12/2012

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação (FE/UFRJ), .,Serviço realizado, Integrante do Grupo de Discussão sobre o Ensino à Distância e o CEDERJ, na Faculdade de Educação (UFRJ) no período de janeiro a dezembro de 2012..

    • 03/2012 - 07/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira

    • 03/2012 - 04/2012

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação (FE/UFRJ), .,Serviço realizado, Emitiu parecer, pelo departamento (EDA) do projeto de fundação do Lab de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpe) porposto pelos professores Márcio da Costa, Mariane Kolsinsk, Rodrigo Rosistolato, Rosana Heringer, Ana Prado e Silvina Fernandez..

    • 01/2012 - 02/2012

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira

    • 09/2011 - 09/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação (FE/UFRJ), .,Cargo ou função, Nomeado pela Portaria nº 6925, de 27/09/2011, como representante do Departamento de Administração Educacional (EDA) na Comissão Coordenadora da Persquisa Eleitoral (CCPE) para a eleição da Direção da Faculdade de Educação (UFRJ) - Mandato 2011-2015..

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira

    • 04/2011 - 04/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação (FE/UFRJ), .,Cargo ou função, Mesário na eleição da Colenda Congregação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    • 03/2010 - 12/2010

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira

    • 02/2009 - 12/2009

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira, Planejamento e Avaliação dos Sistemas Educacionais

  • 2005 - 2005

    Faculdade de Formação de Professores UERJ

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato

    Outras informações:
    Professor contratado para as disciplinas: Sociologia da Educação, Prática de Ensino e Prática Pedagógica

    Atividades

    • 08/2005 - 12/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento Educação, Departamento Educação.,Atividade realizada, Atividades desenvolvidas para o Programa de Iniciação Acadêmica (PROINICIAR) voltadas para os alunos ingressantes por cota..

    • 03/2005 - 12/2005

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino / Prática Pedagógica / Sociologia da Educação

  • 2003 - 2011

    Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Theresa

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Docente

    Outras informações:
    Atualmente lecionando nas disciplinas: Gestão Democrática na Escola (4 h), Escola Campo da Prática Pedagógica (4 h), Conceitos Sócio Antropológcos (4 h) e Trabalho de Conclusão de Curso (2 h). Totalizando 16 h semanais.

    Atividades

    • 08/2003 - 03/2011

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos sócio-antropológicos da educação, Escola campo da prática pedagógica, Gestão democrática na escola, Sociologia da Educação

  • 2009 - 2011

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Diretor do Centro Estadual de Assistência sobre Drogas (CEAD) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

  • 2008 - 2009

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 32

    Outras informações:
    Cedido com duas matrículas para a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

  • 2007 - 2008

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Especial, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Assessor Especial da Subsecretaria da Infância e Adolescência (SSIA) da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

  • 2005 - 2006

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professor Docente I (16 h) concursado na disciplina de História da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC).

  • 1998 - 2006

    Governo do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professor Docente I (16 h) concursado na disciplina de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC).

    Atividades

    • 02/2009

      Direção e administração, Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

    • 01/2007 - 03/2008

      Direção e administração, Subsecretaria da Infância e Adolescência, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

    • 02/2005 - 12/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

    • 08/1998 - 12/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia/Filosofia/História