Ladir Antonio da Silva Junior

Concentrou o seu ciclo profissionalizante na área de engenharia civil, tendo concluído sua graduação na Universidade Federal de Viçosa - UFV, no ano de 2011. Posteriormente na mesma instituição realizou o curso de pós-graduação, obtendo o título de mestre em engenharia da construção, no ano de 2015. Durante este período académico, procurou centralizar seus esforços para a área de estruturas, tendo cursado durante o período da graduação disciplinas como: Pontes, Edifícios de Concreto Armado, Concreto Protendido e Edifícios Industriais em Estruturas Metálicas. Teve como tema de trabalho de conclusão de curso, a análise estrutural de segunda ordem de pórticos planos para edifícios industriais em estrutura de aço, com a realização da análise numérica e dimensionamento de 50 modelos de pórticos planos, correlacionando as suas taxas de aço com suas tipologias e seus vãos livres. Durante o mestrado, com intuito de complementar o conhecimento na referida área, foram cursadas as seguintes disciplinas: Estruturas Mistas, Patologias em Concreto Armado, Fundamentos de Estruturas de Aço, Estruturas Pré-Moldadas, Alvenaria Estrutural e Análise Experimental de Estruturas. Tendo como tema principal da dissertação de mestrado, a análise experimental de vibrações em sistemas de piso misto de aço e concreto, selecionando um conjunto de sistemas de piso misto pertencentes a edifícios de múltiplos andares, situados na cidade de Viçosa, definindo estratégias para realização de ensaios de impacto e de vibração forçada nos sistemas de piso selecionados e avaliação do desempenho dos mesmos, considerando critérios de conforto humano. Desde a conclusão de seu período acadêmico, vem atuando como engenheiro na empresa Projettari - Engenharia & Arquitetura, exercendo a função de: calculista de edifícios de múltiplos andares em concreto armado e edifícios industriais em estrutura de aço, execução de projetos hidrossanitários, execução de projetos elétricos, execução de projetos técnicos de prevenção a pânico e incêndio e acompanhamento a obras em geral. Além disso, atua na área docente como professor da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais - campus de João Monlevade) desde o primeiro semestre de 2016, ministrando disciplinas como: Introdução a Engenharia Civil, Teoria das Estruturas I, Teoria das Estruturas II, Teoria das Estruturas III, Pontes, Estruturas Metálicas, Patologias em Estruturas e Tópicos Especiais (disciplina de ementa livre, onde foram aplicados conceitos e dimensionamento de edifícios de concreto armado) e também no Instituto Ensinar Brasil (DOCTUM - Campus de João Monlevade) desde o primeiro semestre de 2018, ministrando as disciplinas de Teoria das Estruturas I, Teoria das Estruturas II e Estruturas Metálicas.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil

2012 - 2015

Universidade Federal de Viçosa
Título: ANÁLISE EXPERIMENTAL DE VIBRAÇÕES EM SISTEMAS DE PISO MISTO DE AÇO E CONCRETO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO CONSIDERANDO O CONFORTO HUMANO,Ano de Obtenção: 2015
José Luiz Rangel Paes.Coorientador: Gustavo de Souza Veríssimo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Piso-Análise; Vibrações; Conforto humano.

Graduação em Engenharia Civil

2006 - 2011

Universidade Federal de Viçosa
Título: Análise Estrutural de Segunda Ordem de Pórticos Planos Para Edifícios Industriais em Estrutura de Aço
Orientador: Jose Luiz Rangel Paes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Treinamento sobre Sistemas de Impermeabilização. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2012 - 2012

Curso Básico presencial - AltoQi Eberick. (Carga horária: 24h). , AltoQi Eberick, ALTOQI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas Metálicas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Instalações Prediais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018.ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA CINZA DE CASCA DE ARROZ COMO ADIÇÃO MINERAL AO CONCRETO. 2018. (Seminário).

20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018.ESTUDO DE BIOCONCRETO PARA VEDAÇÃO DE FISSURAS, REPARO E ESTABILIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DEGENERADAS. 2018. (Seminário).

20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018.COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE PROJETOS OPERANDO SOFTWARES DA ALTOQI COM O EMPREGO DA METODOLOGIA BIM PARA A CONFERÊNCIA DAS INTERFERÊNCIAS ENTRE OS PROJETOS DE ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO E HIDROSSANITÁRIO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR. 2018. (Seminário).

III Congresso de pesquisa, extensão e ensino. Unifei - Itabira. COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS UTILIZANDO SOFTWARES DA ALTOQI COM AUXÍLIO DA METODOLOGIA BIM PARA A VERIFICAÇÃO DAS INTERFERÊNCIAS ENTRE OS PROJETOS DE ESTRUTURA E ELÉTRICO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR. 2018. (Congresso).

III Congresso de pesquisa, extensão e ensino. Unifei - Itabira. ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA CINZA DE CASCA DE ARROZ COMO ADIÇÃO MINERAL AO CONCRETO. 2018. (Congresso).

3º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA-PROJETO-PRODUÇÃO EM CONCRETO PRÉ-MOLDADO.Estudo do comportamento estrutural de um edifício de pequena altura em concreto pré-moldado, considerando a continuidade viga-pilar. 2013. (Encontro).

Diversidade e Acessibilidade no Ensino Superior. 2012. (Seminário).

Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV.Avaliação da alvenaria estrutural no Edifício Laboratório das Engenharias. 2012. (Simpósio).

Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV.Avaliação de fundações para estruturas pré-moldadas de concreto. 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cinthia de Souza

SALLES, P. V.;SILVA JUNIOR, L. A.. APLICAÇÃO DE REVESTIMENTO ANTICORROSIVO A BASE DE POLIESTIRENO EM ARMADURAS PASSIVAS DE CONCRETO ARMADO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Jeizon Eustáquio de Paula e Paulo Marcos Castro

SANTOS, J. R.;SILVA JUNIOR, L. A.; SILVA, G. R.. INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA: legalidade e garantia do empreendimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Dalila Souza Dias e Fernando Souza Siman

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; SALLES, P. V.. ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFERENTES FUNDAÇÕES PARA O EDIFÍCIO EDIFICIO MANGABEIRAS, NA CIDADE DE JOÃO MONLEVADE, MINAS GERAIS.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Hugo Sávio Penna Aleixo

SILVA JUNIOR, L. A.; QUARESMA, E. J.; JANUZZI, R. V.. COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS UTILIZANDO A FERRAMENTA BIM APLICADA NA MODELAGEM DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR. 2018.

Aluno: Bruna Paschoalino da Silva

SILVA JUNIOR, L. A.; MENDES, R. C.; SILVA, G. R.. MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS: Estudo de caso de fissuras localizadas no Centro Educacional de João Monlevade/MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Higor Moreira Barros Monteiro e Luiz Otávio D?avila Martins

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; SALLES, P. V.. VIABILIDADE ESTRUTURAL E ECONÔMICA DE CASAS EM ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE ENCAIXE HABITERRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Otavio Menezes Teles

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; QUARESMA, E. J.. Problemas Patológicos em Pontes de Concreto Armado: Estudo de Caso da Ponte Velha Sobre o Rio Piracicaba na Cidade de Coronel Fabriciano - MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Hudson Juan Machado Vilela e Luiz Carlos Cota Caldeira

AGUIAR, M. C. P.; JANUZZI, R. V.;SILVA JUNIOR, L. A.. Estruturas de contenção: estudo de caso de muros de arrimo em alvenaria estrutural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Kelly Nara de Carvalho Gama e Larissa Renata da Silva

SALLES, P. V.;SILVA JUNIOR, L. A.; MACHADO, P. A. S.. Análise Comparativa entre Agregados Miúdos de Serra de Madeira e Britagem de Rochas em Substituição à areia Natural no Concreto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Sâmara Ferreira dos Santos e Luana de Almeida Moreira

SILVA JUNIOR, L. A.; SALLES, P. V.; JANUZZI, R. V.; CANGUSSU, D. D.. Análise experimental da influência da cinza de casca de arroz como adição mineral ao concreto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Larissa Eleutério e Lilia Verônica de Brito Freitas

SILVA JUNIOR, L. A.; SILVA, G. R.; SANTOS, J. R.; FERREIRA, T. E. D.. Planejamento e Orçamento: estudo de caso de uma obra de pequeno porte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Tallyson Emanoel Soares Lourenço e Thaís de Oliveira Motta

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; CARVALHO, J. C. L.; FERREIRA, T. E. D.; SALLES, P. V.. Comparativo técnico-econômico entre os sistemas construtivos de concreto armado e estruturas mistas em aço e concreto: estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Carolina Cristina Silva

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; QUARESMA, E. J.. Técnicas para lançamento estrutural em edifícios de múltiplos andares de concreto armado utilizando o software Eberick. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Silva Araujo e Thiago Figueredo Machado

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; SOUZA, W. C.. Análise Comparativa de Pilares Metálicos e Mistos de Concreto e Aço Considerando o efeito de 2ª ordem conforme a NBR 8800:2008. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Bruna Caldeira Guimarães e Lorena de Oliveira Soares

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; QUARESMA, E. J.. Análise das Patologias em Alvenaria Estrutural com Ênfase no Prognóstico e Medidas Corretivas: Estudo de Caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Núbia Paula Pereira

JANUZZI, R. V.;SILVA JUNIOR, L. A.; SILVA, G. R.. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESTRUTURAL DE ALVENARIA ANTIGA NÃO ARMADA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Azevedo Corrêa e Pedrina Paula Muniz

SANTOS, J. R.;SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; QUARESMA, E. J.. ESTUDO COMPARATIVO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS LIGHT STEEL FRAMING E CONVENCIONAL NUMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR DE BAIXA RENDA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Roberto de Almeida Costa Júnior

JANUZZI, R. V.;SILVA JUNIOR, L. A.; QUARESMA, E. J.. COMPARATIVO ENTRE ESTRUTURAS DE CONCRETO E DE MADEIRA: Pré dimensionamento de pontes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Hermani Alves Furfuro de Souza

SILVA, G. R.; LIMA, T. H.;SILVA JUNIOR, L. A.; GOMES, M. A.. MECANISMOS PARA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL NOS TEMPOS MODERNOS. 2017.

Aluno: Bruna Carvalho Fonseca Lage e Tallis Geraldo Chaves Duarte

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; FERREIRA, J. R.. COMPORTAMENTO DE LIGAÇÕES SEMIRRIGIDAS: Estudo de caso de um edifício em concreto pré-moldado de quatro andares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Arthur Duarte P

SILVA JUNIOR, L. A.; SILVA, G. R.; ANTONIO, E.. de Assis e Daniel Magalhães de Carvalho.RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: Gestão dos Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Pedro Augusto Milagre

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; FERREIRA, J. R.. PRINCIPAIS MUDANÇAS PROPOSTAS PELA MINUTA DA NORMA ABNT (CE02:125.05) EM RELAÇÃO À ABNT NBR 88000:2008, PARA O DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS MISTAS EM AÇO E CONCRETO PARA PONTES E VIADUTOS RODOVIÁRIOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Fernando Tavares Gurgel

SILVA JUNIOR, L. A.; FERREIRA, J. R.; JANUZZI, R. V.. Dimensionamento de edifícios de múltiplos andares em estrutura mista de concreto e aço. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Joao Henrique Borges Alves

SILVA JUNIOR, L. A.; GONCALVES, D. C.; PINTO, J. F. A.; JANUZZI, R. V.; SOUZA, A. J. C.. VANTAGENS DA PROTENSÃO EM UMA VIGA DE PONTE RODOVIÁRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Cintia de Paula e Nathalia de Cassia Silva Cardoso

SILVA JUNIOR, L. A.; QUARESMA, E. J.; COELHO, L. C.. PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO: Estudo de caso UEMG Unidade João Monlevade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Marcela Laert Moreira

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; FERREIRA, T. E. D.. AVALIAÇÃO DE RECALQUES EM FUNDAÇÕES DO TIPO SAPATA ESTAQUEADA VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Ana Carolina Prata das Dores e Michelle Delano dos Santos

SILVA JUNIOR, L. A.; JANUZZI, R. V.; COELHO, L. C.. ESTUDO PRAMÉTRICO ENTRE SISTEMAS ESTRUTURAIS DE LAJES MACIÇA E NERVURADA VISANDO O CUSTO MÍNIMO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Joao Henrique Borges Alves

SILVA JUNIOR, L. A.; GONCALVES, D. C.; PINTO, J. F. A.; JANUZZI, R. V.; SOUZA, A. J. C.. VANTAGENS DA PROTENSÃO EM UMA VIGA DE PONTE RODOVIÁRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Ferreira Silva

SILVA JUNIOR, L. A.; SILVA, G. R.; SILVA, B. E.. ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS: Estudo de caso de dimensionamento de uma escada jacaré. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Leisiane de Castro Marques

JANUZZI, R. V.;SILVA JUNIOR, L. A.; SILVA, B. E.. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO NO COMPORTAMENTO DE PAREDES EM ALVENARIA ESTRUTURAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Có, J

PAES, J. L. R.; VERISSIMO, G. S.;SILVA JUNIOR, L. A.; PINTO, J. F. A.. C. V.; Pacheco, K. C , Martins L. C..Estudo do Comportamento Dinâmico de uma Rampa em Estrutura Mista Aço-Concreto com Consideração do Conforto Humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Joanna Fernandes, Luiz Augusto e Priscila Mendonça

SILVA JUNIOR, L. A.; SILVA, R. C.; ALVARENGA, R. C. S. S.. Contribuição ao Estudo de Patologia dos Sistemas de Impermeabilização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

RITA DE CÁSSIA SILVA SANT'ANA ALVARENGA

PAES, José Luiz RangelALVARENGA, R. C. S. S.; VERÍSSIMO, Gustavo de Souza; RIBEIRO, José Carlos Lopes;MOREIRA, Marcio Sampaio Sarmet. ANÁLISE EXPERIMENTAL DE VIBRAÇÕES EM SISTEMAS DE PISO MISTO DE AÇO E CONCRETO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO CONSIDERANDO O CONFORTO HUMANO. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

José Luiz Rangel Paes

MOREIRA, M. S. S.;ALVARENGA, Rita de Cássia S. Sant'AnnaPAES, J. L. R.; VERISSIMO, G. S.; RIBEIRO, J. C. L.. Análise experimental de vibrações em sistemas de piso misto de aço e concreto e avaliação de desempenho considerando o conforto humano. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

José Luiz Rangel Paes

PAES, J. L. R.; VERISSIMO, G. S.; PIRES FILHO, C. A. B.. Análise Estrutural de Segunda Ordem em Pórticos Planos Para Edifícios Industriais de Estrutura em Aço. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

José Carlos Lopes Ribeiro

PAES, J. L. R.VERÍSSIMO, Gustavo de SouzaRIBEIRO, José Carlos LopesCURY, A. A.. Análise experimental de vibrações em sistemas de piso misto de aço e concreto e avaliação de desempenho considerando o conforto humano. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

GUSTAVO DE SOUZA VERÍSSIMO

PAES, J. L. R.;VERÍSSIMO, G. S.RIBEIRO, J. C. L.; CURY, A. A.. Análise experimental de vibrações em sistemas de piso misto de aço e concreto e avaliação de desempenho considerando o conforto humano. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

GUSTAVO DE SOUZA VERÍSSIMO

SILVA JUNIOR, L. A.;PAES, José Luiz RangelVERÍSSIMO, G. S.; PIRES FILHO, C. A. B.. Análise estrutural de segunda ordem em pórticos planos para edifícios industriais em estrutura de aço. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Carlos Augusto Bonifácio Pires Filho

PIRES FILHO, C. A. B.PIRES FILHO, C. A. B.. Análise Estrutural de Segunda Ordem em Pórticos Planos Para Edifícios de Estruturas em Aço.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dalila Souza Dias e Fernando Souza Siman

ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFERENTES FUNDAÇÕES PARA O EDIFÍCIO EDIFICIO MANGABEIRAS, NA CIDADE DE JOÃO MONLEVADE, MINAS GERAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Hugo Sávio Penna Aleixo

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS UTILIZANDO A FERRAMENTA BIM APLICADA NA MODELAGEM DE UMA RESIDÊNCIA FAMILIAR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Luiz Otavio Menezes Teles

PATOLOGIAS EM PONTES DE CONCRETO ARMADO: ESTUDO DE CASO DA PONTE VELHA SOB O RIO PIRACICABA NA CIDADE DE CORONEL FABRICIANO - MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Tallyson Emanoel Soares Laurenço e Thais de Oliveira Motta

COMPARATIVO TÉCNICO-ECONÔMICO ENTRE OS SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE CONCRETO ARMADO E ESTRUTURAS MISTAS EM AÇO E CONCRETO: Estudo de caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Bruna Paschoalino da Silva

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS: Estudo de caso de fissuras localizadas no Centro Educacional de João Monlevade/MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Sâmara Ferreira dos Santos e Luana de Almeida Moreira

Análise experimental da influência da cinza de casca de arroz como adição mineral ao concreto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Larissa Eleutério e Lilia Verônica de Brito Freitas

Planejamento e Orçamento: estudo de caso de uma obra de pequeno porte; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Carolina Cristina Silva

Técnicas para lançamento estrutural em edifícios de múltiplos andares de concreto armado utilizando o software Eberick; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Gustavo Silva Araujo e Thiago Figueredo Machado

Análise Comparativa de Pilares Metálicos e Mistos de Concreto e Aço Considerando o efeito de 2ª ordem conforme a NBR 8800:2008; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Bruna Caldeira Guimarães e Lorena de Oliveira Soares

Análise das Patologias em Alvenaria Estrutural com Ênfase no Prognóstico e Medidas Corretivas: Estudo de Caso; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Bruna de Carvalho Fonseca Lage e Tallis Geraldo Duarte

COMPORTAMENTO DE LIGAÇÕES SEMIRRÍGIDAS: estudo de caso de um edifício em concreto pré-moldado de quatro andares; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Luiz Fernando Tavares Gurgel

Dimensionamento de edifícios de múltiplos andares em estrutura mista de concreto e aço; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Ana Carolina Prata das Dores e Michelle Delano dos Santos

ESTUDO PRAMÉTRICO ENTRE SISTEMAS ESTRUTURAIS DE LAJES MACIÇA E NERVURADA VISANDO O CUSTO MÍNIMO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Pedro Augusto Rodrigues Milagre

PRINCIPAIS MUDANÇAS PROPOSTAS PELA MINUTA DA NORMA ABNT (CE02:125; 05) EM RELAÇÃO À ABNT NBR 8800:2008, PARA O DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS MISTA EM AÇO E CONCRETO PARA PONTES E VIADUTOS RODOVIÁRIOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Joao Henrique Borges Alves

VANTAGENS DA PROTENSÃO EM UMA VIGA DE PONTE RODOVIÁRIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Juliana Cintia de Paula e Nathalia de Cassia Silva Cardoso

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO: Estudo de caso UEMG Unidade João Monlevade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Marcela Laert Moreira

AVALIAÇÃO DE RECALQUES EM FUNDAÇÕES DO TIPO SAPATA ESTAQUEADA VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Arthur Duarte Peixoto de Assis e Daniel Magalhães Carvalho

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: Gestão Dos Resíduos Sólidos E Desenvolvimento Sustentável; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Ana Paula Ferreira Silva

Estruturas Pré-fabricadas: Estudo de caso de dimensionamento de uma escada jacaré; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ladir Antonio da Silva Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Luiz Rangel Paes

Análise experimental de vibrações em sistemas de piso misto de aço e concreto e avaliação de desempenho considerando o conforto humano; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Luiz Rangel Paes;

José Luiz Rangel Paes

Análise Estrutural de Segunda Ordem em Pórticos Planos Para Edifícios Industriais de Estrutura em Aço; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: José Luiz Rangel Paes;

GUSTAVO DE SOUZA VERÍSSIMO

Análise experimental de vibrações em sistemas de piso misto de aço e concreto e avaliação de desempenho considerando o conforto humano; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa,; Coorientador: Gustavo de Souza Veríssimo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, L. A. ; SANTOS, S. F. ; OLIVEIRA NETO, R. ; SILVA JUNIOR, L. A. . Revisão bibliográfica sobre o modal de transporte rodoviário no Brasil. Research, Society and Development , v. 8, p. 2283728, 2019.

  • SANTOS, S. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; GOMES, C. L. ; OLIVEIRA, R. M. ; SALLES, P. V. ; SILVA JUNIOR, L. A. . Caracterização da cinza de casca de arroz como adição mineral ao concreto. Research, Society and Development , v. 8, p. 2083727, 2019.

  • ALEIXO, HUGO SÁVIO PENNA ; ELOY, GILCIARA ROCHA ; SILVA JUNIOR, LADIR ANTONIO . Problemas patológicos - Estudo de caso na Escola Estadual Antônio Papini em João Monlevade/MG. Research, Society and Development , v. 8, p. 38861062, 2019.

  • PINTO, J. F. A. ; SILVA JUNIOR, L. A. ; DUTRA, C. M. ; PAES, J. L. R. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE UM EDIFÍCIO DE PEQUENA ALTURA EM CONCRETO PRÉ-MOLDADO, CONSIDERANDO A CONTINUIDADE DE LIGAÇÕES VIGA-PILAR. CADERNOS DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS (ONLINE) , v. 15, p. 31-42, 2013.

  • SANTOS, S. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; GOMES, C. L. ; OLIVEIRA, R. M. ; SALLES, P. V. ; SILVA JUNIOR, L. A. . CARACTERIZAÇÃO DA CINZA DE CASCA DE ARROZ COMO ADIÇÃO MINERAL AO CONCRETO. In: I Congresso Regional da Siderurgia Mineração e Construção Civil, 2018, João Monlevade. Anais do I Congresso Regional da Siderurgia Mineração e Construção Civil, 2018.

  • SILVA JUNIOR, L. A. ; PAES, J. L. R. ; PINTO, J. F. A. ; SANTOS, M. A. . AVALIAÇÃO DA ALVENARIA ESTRUTURAL NO EDIFÍCIO LABORATÓRIO DAS ENGENHARIAS. In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA, 2012, Viçosa. UFV / SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA (CAMPUS UFV VIÇOSA) - 2012 / DEC, 2012.

  • PINTO, J. F. A. ; PAES, J. L. R. ; SILVA JUNIOR, L. A. ; SILVA, H. P. . Avaliação de fundações para estruturas pré-moldados de concreto. In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA, 2012, Viçosa. UFV / SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA (CAMPUS UFV VIÇOSA) - 2012 / DEC, 2012.

  • SILVA JUNIOR, L. A. . Patologia em concreto armado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA JUNIOR, L. A. . IMPERMEABILIZAÇÃO COM MANTA ASFÁLTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA JUNIOR, L. A. . VIBRAÇÕES EM ESTRUTURAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, J. F. A. ; SILVA JUNIOR, L. A. ; PAES, J. L. R. ; DUTRA, C. M. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE UM EDIFÍCIO DE PEQUENA ALTURA EM CONCRETO PRÉ-MOLDADO, CONSIDERANDO A CONTINUIDADE DE LIGAÇÕES VIGA-PILAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JUNIOR, L. A. ; PAES, J. L. R. ; PINTO, J. F. A. ; SANTOS, M. A. . AVALIAÇÃO DE ALVENARIA ESTRUTURAL NO EDIFÍCIO LABORATÓRIO DAS ENGENHARIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PINTO, J. F. A. ; PAES, J. L. R. ; SILVA JUNIOR, L. A. ; SILVA, H. P. . AVALIAÇÃO DE FUNDAÇÕES PARA ESTRUTURAS PRÉ-MOLDAS DE CONCRETO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    ESTUDO DO BIOCONCRETO PARA VEDAÇÃO DE FISSURAS, REPARO E ESTABILIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DEGENERADAS, Descrição: O ramo da construção civil está sempre ligado aos processos de inovação e tecnologia, sendo tanto gerador como utilizador de recursos. Como o ato de construir consome muitos recursos, essas inovações tecnológicas visam resolver problemas e trazer benefícios, como: economia de materiais e capital, aperfeiçoamento de técnicas, otimização de tarefas, ganho de tempo, entre outros. Nos últimos tempos ocorreram uma grande expansão das construções e edificações, com isso, houve também o aumento da incidência de falhas e patologias que muitas vezes comprometem as funcionalidades das construções, gerando perdas e gastos excessivos de reparação. Analisando os problemas recorrentes na construção civil, grande parte das obras apresentam uma patologia bem comum: as fissuras. Esse tipo de patologia surge quando existem tensões internas atuando no material, e causam perda de durabilidade, prejuízo estético, podendo até causar comprometimento parcial ou total da capacidade portante de uma estrutura, caso a fissura seja localizada em elementos estruturais de concreto armado. Existem diversas técnicas para preenchimento e reparo de fissuras no concreto, como as resinas de poliuretano e epóxi, mas a inovação que tem atraído muitos pesquisadores é o Bioconcreto ou Concreto bacteriano. Com a inserção de bactérias na composição do concreto, ele torna-se capaz de regenerar e vedar as fissuras com substratos gerados pelas próprias bactérias. O objetivo deste trabalho é avaliar a utilização do bioconcreto em fissuras em elementos estruturais, avaliando suas particularidades em relação aos demais métodos de correção e manutenção. Para a realização deste trabalho, será desenvolvido um estudo paramétrico para estudar a concentração ótima de bactérias no bioconcreto e posteriormente será comparado o ganho de resistência e o fechamento das fissuras devido a utilização das bactérias no bioconcreto, com tratamentos convencionais de reparos de fissuras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ladir Antonio da Silva Junior - Integrante / Diogo Luna Moureira - Coordenador / Gustavo Silva Araujo - Integrante / Hosana de Castro Lana Marques - Integrante / Vitória Nágela Cota - Integrante / Natália de Oliveira Ferreira - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Reaproveitamento de resíduos sólidos de construção civil na fabricação de concreto não estrutural: uma proposta sustentável e econômica, Descrição: Segundo estudos realizados por Costa (2010), no Brasil, cerca de 40% de matéria prima, por parte da construção civil, é desperdiçada. Transformada em resíduo sólido, faz-se necessário o descarte de forma sustentável, de modo a não cause impactos ao meio ambiente. Uma alternativa é a reutilização dos materiais que sobram como matérias primas para a fabricação de novos produtos, atenuando os custos de uma obra, por exemplo. O objetivo dessa pesquisa é avaliar a utilização de resíduos sólidos de construção civil na fabricação de concreto não estrutural, além de conscientizar para a importância do aproveitamento desses materiais como fator primordial para diminuição de custos. Ao optar por reaproveitar os resíduos de construção civil, geram-se benefícios de grandeza econômica, social e ambiental, independentemente da utilização destinada ao resíduo. Sabe-se que para a produção do concreto são utilizados como matéria-prima os agregados graúdos e miúdos, aglomerantes, água e aditivos. Depois de fabricado o concreto não estrutural com os resíduos sólidos, será produzido corpos de provas para realização de ensaios de caracterização química e resistência à compressão. A resistência à compressão dos corpos de prova cilíndricos de concreto será calculada como a média de três determinações, conforme procedimento e aparelhagens descritas na NBR 5739/2007 (Concreto: Ensaios de compressão de corpos de prova cilíndricos - CP). A tabela 1 mostra os detalhes da execução do ensaio. Através dessa pesquisa, espera-se que haja viabilidade no emprego de resíduos de construção civil como uma alternativa na fabricação de concreto não estrutural, diminuindo custos e materiais. Espera-se, ainda comprovar o impacto ambiental e socioeconômico causado pelo descarte indevido desses resíduos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ladir Antonio da Silva Junior - Integrante / Tallyson Emanoel Soares Laurenço - Integrante / Fabrícia Nunes de Jesus Guedes - Coordenador.

  • 2018 - 2018

    Análise comparativa técnico econômica entre sistemas construtivos de concreto armado e estrutura mista em aço e concreto no projeto estrutural do 3º pavimento da UEMG - João Monlevade, Descrição: Atualmente, há diversos sistemas construtivos adotados nas edificações, com diferentes características, custos e forma de execução. O método construtivo deve ser empregado visando alguns fatores, como a topografia do terreno, o projeto arquitetônico, a mão de obra, a disponibilidade de materiais, a funcionalidade, entre outros. A utilização do concreto armado se deu na primeira década do século XX, sendo que a grande maioria das edificações brasileiras construídas nas áreas urbanas é baseada nesse sistema. De qualquer forma, embora esse sistema tenha contribuído de forma extraordinária para a evolução da engenharia e da arquitetura no Brasil, o concreto armado apresenta também muitos aspectos negativos. Já o aço, utilizado nas estruturas mistas aço-concreto, é um material de grande resistência à tração. Seu peso próprio é relativamente pequeno, por isso possibilita formas e tamanhos diversificados dos elementos, para uma montagem rápida e limpa no canteiro de obras. A construção mista compreende uma grande variedade de sistemas e elementos estruturais, tais como: vigas mistas, colunas mistas, treliças mistas, entre outros. Um elemento misto é considerado em geral, mais rígido do que um não misto de mesma dimensão e, consequentemente, sofre menos deformação e vibração como também, elimina ou reduz os problemas de instabilidades locais e globais. Nesse trabalho, é realizada uma ampla abordagem sobre os sistemas construtivos de concreto armado e as estruturas mistas aço-concreto, avaliando a viabilidade técnico-econômica da utilização de ambos para uma racionalização na construção civil brasileira, juntamente com a elaboração de um comparativo entre esses dois sistemas. Os resultados serão aplicados, tendo como referência o projeto estrutural criado para a execução do terceiro andar da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade João Monlevade, possibilitando ao construtor a escolha do método mais eficaz, no que tange à utilidade, organização física e manutenção do edifício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ladir Antonio da Silva Junior - Integrante / Diogo Luna Moureira - Coordenador / Thais de Oliveira Motta - Integrante / Tallyson Emanoel Soares Laurenço - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Estudo paramétrico em concreto com adição de resíduos de casca de arroz/ou argila expandida, Descrição: O concreto é um dos principais materiais utilizados na Construção Civil, podendo ser trabalhado em diversas formas devido as suas características e propriedades mecânicas. Com os avanços tecnológicos, a incorporação ou substituição de aditivos, resíduos e minerais na mistura concreto, tornou-o um material aditivado, bastante explorado em pesquisas nas Universidades brasileiras. Metodologias de dosagem de concreto, teóricas ou experimentais, vêm sendo desenvolvidas e utilizadas no meio técnico da Engenharia Civil. No entanto, esses métodos em sua maioria, exigem ainda uma boa infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento dos experimentos e análise dos dados estatísticos. A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) possui um laboratório de Engenharia Civil oferece o recurso de equipamentos para realização de diversos ensaios conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vigentes. Desta forma, o projeto de pesquisa tem por objetivo propor através de análises dos corpos de prova confeccionados com Cinza de Casca de Arroz (CCA) e Argila Expandida, para verificar sua viabilidade estrutural através da utilização desses dois materiais em sua mistura. Além disso, pretende-se através de ensaios laboratoriais e levantamento de dados estatísticos, comparar os índices percentuais ótimos de cada traço de concreto comparando a sua eficiência estrutural real e por fim a viabilidade de custo-benefício para o mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ladir Antonio da Silva Junior - Coordenador / Pedro Valle Salles - Integrante / Rudinei Martins de Oliveira - Integrante / Sâmara Ferreira dos Santos - Integrante / Luana de Almeida de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio realizado na Diretoria de Manutenção da Universidade Federal de Viçosa, atuando na elaboração de cadernos de encargos, planilhas orçamentárias, cronogramas, desenhos técnicos, acompanhamento de obras, acompanhamento de fiscalização, levantamentos quantitativos e composição de custos.

  • 2010 - 2011

    Tec Trac - Construções e Equipamentos Ltda.

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Elaboração de planilhas orçamentárias, cronogramas, desenhos técnicos, acompanhamento de obras, acompanhamento de fiscalização, levantamento quantitativos e composição de custos.

  • 2019 - Atual

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor na área de Estruturas e Afins Engenharia Civil: * Pontes (4 créditos) - I/2019; * Introdução a Engenharia Civil (4 créditos) - I/2019; * Estruturas Metálicas (4 créditos) - I/2019;

  • 2016 - 2018

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor na área de Estruturas e Afins Engenharia Civil: * Teoria das Estruturas I (4 créditos) - I/2016, II/2016, I/2017, II/2017 e 1/2018; * Teoria das Estruturas II (4 créditos) - I/2016, II/2016, I/2017, II/2017 e II/2018; * Teoria das Estruturas III (4 créditos) - II/2016, I/2017, II/2017, I/2018 e II/2018; * Pontes (4 créditos) - I/2016, II/2016, I/2017, II/2017, I/2018 e II/2018; * Tópicos Especiais em Engenharia - I/2016, I/2017 e II/2017; * Introdução a Engenharia Civil (4 créditos) - I/2018; * Estruturas Metálicas (4 créditos) - I/2018 e II/2018; * Patologia das Estruturas (4 créditos) - I/2018 e II/2018.

  • 2011 - Atual

    Projettari - Engenharia & Arquitetura

    Vínculo: Engenheiro Civil, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil

    Outras informações:
    Engenheiro Civil, exercendo a função de: calculista de edifícios de múltiplos andares em concreto armado e edifícios industriais em estrutura de aço, execução de projetos hidro sanitários, execução de projetos elétricos, execução de projetos técnicos de prevenção a pânico e incêndio e acompanhamento a obras em geral.

  • 2018 - Atual

    Instituto Ensinar Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tempo Parcial - Professor de nível superior, Carga horária: 22

    Outras informações:
    Disciplinas: Teoria das Estruturas I - 4 créditos (I-2018); Teoria das Estruturas II - 4 créditos (I-2018 e II-2018); Estruturas Metálicas - 4 créditos (I-2018, II-2018, I/2019a e I/2019b); Resistência dos materiais - 8 créditos (I-2019); Resistência dos materiais II - 4 créditos (II-2018); Orientação de Estudos - 6 horas/semana.