Eder Deivid da Silva

Graduação em Letras Português-Inglês (2015), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB). Contém experiência na área de Letras, com ênfase em canções relacionadas à Literatura Brasileira no período da Ditadura Militar Brasileira e em Linguística Aplicada e Estudos das Práticas de Linguagem em Situação de Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, trabalho, pré-discurso, análise do discurso em situação de trabalho, aprendizagem com os métodos de instrução ao sósia e autoconfrontação simples e cruzada. É professor da Escola Estadual Irmã Maria no município de Bom Despacho, Minas Gerais.

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Português e Inglês

2011 - 2015

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Alguns pré(textos) nas canções de Belchior num Brasil ufanista.
Orientador: Marcos Hidemi de Lima
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Escola Estadual Irmã Maria

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Lusófonos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Participação em eventos

TROTE CULTURAL DE LETRAS. 2014. (Encontro).

I ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOCENTE - PIBID. 2014. (Encontro).

O ROMANCE DE 30. 2014. (Encontro).

"Variação Linguística e Ensino". 2014. (Outra).

14 CONEB - CONSELHO NACIONAL DE ENTIDADES DE BASE. 2013. (Congresso).

8 BIENAL DA UNE. 2013. (Congresso).

I PRÉ-SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. A CONTITUIÇÃO DO ETHOS DO APRENDIZ DO PROFESSOR. 2013. (Congresso).

IV CONALI - CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO: MÚLTIPLOS OLHARES. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A IMAGEM DISCURSIVA. 2013. (Congresso).

3 SEI - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR. 2013. (Seminário).

XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR.A FIGURA DE COMPREENSÃO DA ESCRAVATURA. 2013. (Seminário).

XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UTFPR.O ETHOS E O PROCESSO DAS FASES DE FORMAÇÃO DO APRENDIZ DE PROFESSOR. 2013. (Seminário).

IV SEMANA DE LETRAS.O ASPECTO DO ETHOS DO ACADÊMICO PROFESSOR. 2013. (Seminário).

IV SEMANA DE LETRAS.A SAÚDE DO ACADÊMICO PROFESSOR. 2013. (Seminário).

IV SEMANA DE LETRAS.PERCEPÇÕES DO ESTÁGIO COMO PERÍODO DE TRANSIÇÃO PRESENTES NO DISCURSO DO ACADÊMICO-PROFESSOR. 2013. (Seminário).

IV SEMANA DE LETRAS. 2013. (Seminário).

2 SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR-SEI. 2013. (Seminário).

21 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP- SIICUSP.A COMPOSIÇÃO DA FIGURA DO PROFESSOR NO CAMPO DISCURSIVO. 2013. (Simpósio).

III TROTE CULTURAL DE LETRAS. 2013. (Encontro).

IV UTFPR IN CONCERT FESTIVAL. 2013. (Encontro).

I ENCONTRO DE PESQUISADORES DE PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO CAMPO DO TRABALHO: O GRUPO EM SUAS SINGULARIDADES.A CONTITUIÇÃO DO ETHOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Encontro).

FIM DE PARTIDA. 2013. (Outra).

CURSO MUNICIPAL DE FORMAÇÃO UJS. 2013. (Outra).

VII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO , I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.PENSAR O TRABALHO NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2012. (Simpósio).

VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE. 2012. (Encontro).

TROTE CULTURAL DE LETRAS. 2012. (Encontro).

A MACHA DAS VADIAS. 2012. (Encontro).

BATE-PAPO: A MARCA CONTEMPORÂNEA. 2012. (Outra).

60 CONSELHO NACIONAL DE ENTIDADES GERAIS. 2012. (Outra).

Culture and Arts: free as a bird. 2011. (Encontro).

Mudanças climáticas, desatres naturais e prevenção de risco. 2011. (Exposição).

UTFPR in concert festival. 2011. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • MUNIZ, M. I. A. ; SANTOS, M. A. ; SILVA, E. D. . PENSAR O TRABALHO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROTAGONISMO E AUTONOMIA, 2012, Frederico Westphalen. VII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROTAGONISMO E AUTONOMIA, 2012.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    O GÊNERO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O ETHOS DO APRENDIZ DE PROFESSOR, Descrição: Este trabalho tem como objeto de estudo a linguagem em situação de trabalho. Por meio de uma abordagem enunciativo-discursiva, investigaremos as representações sociais no real da atividade de trabalho do acadêmico-professor. As teorias que embasam a nossa reflexão pertencem ao campo das Ciências Humanas e Sociais, ou seja, da Linguística Aplicada e da Psicologia do Trabalho. O interesse nessa interdisciplinaridade é fruto de um novo posicionamento do pesquisador que se preocupa, conforme adverte Souza e Silva (2002), em estudar as interações linguageiras em situação de trabalho. Como consequência, surge a necessidade de uma nova postura do linguista, que é obrigado a recorrer a conceitos e/ou categorias de análise de outras ciências e a fazer empréstimos diversificados no âmbito de sua própria disciplina, sem abrir mão da noção de dialogismo, princípio constitutivo da linguagem.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eder Deivid da Silva - Integrante / Maria Ieda Almeida Muniz - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Os estudos literários e as representações da Lusofonia em Portugal, Brasil, Moçambique, Angola e Cabo Verde., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Eder Deivid da Silva - Integrante / Marcia Andrea Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Estadual Irma Maria, OVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. , Praça José Alves Machado Filho, São Vicente, 35600000 - Bom Despacho, MG - Brasil, Telefone: (37) 35211710, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 20

2014 - 2015

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 20

2012 - 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20

2012 - 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Monitor de Sintaxe, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2014 - 08/2015

    Estágios , Campus Pato Branco, .,Estágio realizado, Departamento de Matemática DAMAT.

  • 01/2013 - 01/2015

    Direção e administração, Campus Pato Branco, .,Cargo ou função, Presidente do Centro Acadêmico de Letras Paulo Leminski CALET-PL.

  • 07/2013 - 07/2014

    Extensão universitária , Campus Pato Branco, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Rondon.

  • 01/2012 - 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Pato Branco, .,Linhas de pesquisa

2015 - Atual

Escola Estadual Irmã Maria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 24

2015 - 2015

Escola Estadual Irmã Maria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

2015 - 2015

Escola Estadual Professor Wilson Lopes do Couto

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

2012 - 2012

Escola Estadual Bairro Sao Roque

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20