Simone Correa de Oliveira

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2009). Realizou intercâmbio pelo programa CAPES/BRAFAGRI na École Nationale Supérieure des Industries Agricoles et Alimentaires (AgroParisTech). Atualmente é especialista de aplicação na Cargill (Innovation Center Latin America). Tem experiência na área de aplicação e desenvolvimento de novos produtos, com ênfase na área de Cacau e Chocolates.

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de alimentos

2004 - 2009

Universidade de São Paulo

Graduação em Engenharia de Alimentos

2007 - 2007

AgroParisTech, AgroParisTech
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Curso técnico/profissionalizante

2000 - 2003

Colégio Técnico de Campinas

Formação complementar

2009 - 2009

Tecnologia de fabricação de confeitos drageados. (Carga horária: 8h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Cargill Agricola - Matriz, Cargill Innovation Center LA (Campinas). , Estrada Giuseppina Vianelli Napolli, 900, Barão Geraldo, 13086-530 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37879600, Ramal: 9610, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Cargill Innovation Center LA (Campinas)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista de Aplicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Especialista de Aplicação na categoria Confectionery. Planejamento e execução de testes de aplicação para a categoria Confectionery (chocolates, compounds, recheios, balas, chicles e caramelos). Elaboração de protótipos e desenvolvimento de formulações utilizando ingredientes Cargill. Avaliação dos protótipos (análises físico-químicas e sensoriais) e elaboração de relatórios técnicos. Contato com clientes e fornecedores.

2009 - 2010

Grupo CRM Ind. e Com. de Alimentos Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de testes de desenvolvimento em laboratório, análises de estabilidade e determinação de shelf life de novos produtos. Acompanhamento de testes industriais de novos produtos e insumos. Participação no start up em planta de novos produtos. Desenvolvimento de ingredientes alternativos, através de pesquisas e contatos com fornecedores. Elaboração de rotulagem (texto legal e tabela nutricional) de novos produtos. Participação na transição da indústria para o novo parque fabril, em Extrema-MG, auxiliando na estruturação do departamento de controle da qualidade. Atuação no projeto de melhoria nos processos de recebimento de matéria-prima e materiais de embalagem. Realização de auditorias de qualidade de fornecedores.

Atividades

  • 11/2008 - 05/2009

    Estágios , Chocolates Kopenhagen, .,Estágio realizado, Testes (laboratorais e industriais) de desenvolvimento de novos produtos.

2006 - 2006

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno iniciação cientifica, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação cientifica

Outras informações:
Iniciação Científica no Laboratório de Microbiologia e Micotoxina de Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC). Avaliação da ocorrência de fumonisinas em produtos à base de milho da região de Pirassununga-SP, pela determinação de micotoxinas (fumonisinas B1 e B2) através da cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).