Fernando Otávio Albuquerque dos Santos

Historiador e Professor de História, atuando na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e na rede Braga Carneiro de ensino . Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, na linha de pesquisa, Subjetividade, política e exclusão social. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em pesquisa na área de História da Ciência e Educador popular. Áreas de interesse: Marxismo, Educação, Educação Popular, Filosofia da Ciência e Produção de Subjetividades.

Informações coletadas do Lattes em 14/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2009 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Cláudia Elizabeth Abbês Baeta Neves.Palavras-chave: Subjetividade; marxismo.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Graduação em História

2005 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Marcelo Badaró Mattos.

Formação complementar

2012 - 2012

MPB na Escola. (Carga horária: 3h). , Coodenação dos Polos da Casa do Educador.

2007 - 2007

Extensão universitária em Ditaduras, Democracias e Guerra Fria nas Américas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em História Anarquismo Social. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Marx e Marxismo I. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2005 - 2005

A Latinidade Medieval de Jacques Lê Goff. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Pouco.

Participação em eventos

XIII Semana de Extensão da UFF.Para um projeto popular de sociedade, um projeto de educação popular.. 2008. (Encontro).

O papel do Município no Atendimento Sócioeducativo em Meio Aberto. 2007. (Seminário).

III Seminário de Educação Memórias, História e Formação de Professores. 2007. (Seminário).

I Jornada Cientifica de Enfermagem do Hospital Universitário Antonio Pedro e XIV Semana Cientifica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. 2007. (Seminário).

História Anarquismo Social. 2007. (Seminário).

Ditaduras, Democracias e Guerra Fria nas Americas. 2007. (Seminário).

Marx e Marxismo I. 2007. (Seminário).

I Jornada Cientifica de Enfermagem do Hospital Universitário Antonio Pedro e XIV Semana Cientifica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.A pesquisa e a prática de ensino no curriculo da licenciaura e bacharelado em enfermagem: o caso da EEAAC da UFF. 2007. (Seminário).

Um presente por vir. 2007. (Seminário).

Decifra-me ou te devoro: Universidade Nova e educação à distancia. 2007. (Outra).

Formação Profissional na Universidade Pública: direitos de acesso e permanência em cursos superiores. 2007. (Outra).

Do medo do Quilombo ao medo da favela: raízes da exclusão social no Rio de Janeiro. 2007. (Outra).

III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares -. 2007. (Outra).

Seminário Internacional Crise Hegemônica na América Latina e Pós-Neoliberalismo. 2006. (Seminário).

I Seminário Regional de Sexualidade Humana, Orientação Sexual: Desafios e possibilidades. 2006. (Seminário).

Oficina de Sensibilização em Redução de Danos. 2006. (Oficina).

Primeiro Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM). 2006. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, F. O. A. . A necessidade da politização critica na formação da comunidade universitária e o desenvolvimento de intelectuais organicos: o caso da EEAAC UFF. In: III Colóquio Internacional de Politicas e Práticas Curriculares, 2007, João Pessoa. Globalização e interculturalidade: currículo, espaço em litígio?. João Pessoa: UFPB / AEPPPC, 2007.

  • SANTOS, F. O. A. . As instituições cientificas na Exposição de Higiene, 1909.. In: XIII Jornada Cientifica, 2008, Rio de janeiro. MAST. Notas técnico-Cientificas. Rio de Janeiro: MAST, 2008. v. 001. p. 25-26.

  • SANTOS, F. O. A. . A participação de Instituições cientificas na Exposição Internacional de Higiene. In: XII Jornada Cientifica do Museu de Astronomia e Ciencias Afins, 2007, Rio de janeiro. MAST. Notas técnico-Cientificas. Rio de Janeiro: MAST, 2007. v. 001.

  • SANTOS, F. O. A. . As Instituições Cientificas na Exposição Internacional de Higiene, 1909.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, F. O. A. . Para um projeto popular de sociedade, um projeto de educação popular.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, F. O. A. . A participação de instituições cientificas na Exposição Internacional de Higiene. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. O. A. . Por um profissional de saúde dirigente (especialista + politico): desenvolvendo uma práxis a favor da superação das contradições de classe.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. O. A. . A necessidade da poitização critica na Formação da comunidade universitaria e o desenvolvimento de intelectuais organicos: o caso da EEAAC/UFF. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. O. A. . Por um profissional de saúde dirigente (especialista + politico): desenvolvendo uma práxis a favor da superação das contradições de classe.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. O. A. . A pesquisa e a prática de ensino no curriculo dalicenciatura e bacharelado em enfermagem: o caso da EEACC da UFF.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. O. A. . Educação e Politicas Públicas: a educaçãode afro-brasileiros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. O. A. . Reflexão e Avaliação da Gestão do Novo Currículo da Escola de enfermagem da UFF: a importância da disciplina de OEB Organização da Educação no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. O. A. . Ações Extencionistas em Angra dos Reis: Educação e políticas Públicas no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, F. O. A. . Livro de História. Rio de Janeiro: Winners, 2011 (Livro Didático).

Outras produções

SANTOS, F. O. A. . História. 2011. (Material didátio).

SANTOS, F. O. A. . A Participação das instituições cientificas na exposição internacional de Higiene.. 2009. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, F. O. A. . As Instituições Cientificas na Exposição Internacional de Higiene, 1909.. 2008. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, F. O. A. . A participação de instituições cientificas na Exposição Internacional de Higiene. 2007. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, F. O. A. . A participação de Insituições cientificas na Exposição Internacional de Higiene. 2007. (Relatório de pesquisa).

CAVALCANTE, Isabel ; SANTOS, F. O. A. . Tadeus Kantor: Tensão, Contradição, Oposição.. 2005. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    A participação das instituições cientificas na Exposição Internacional de Higienne, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Otavio Albuquerque dos Santos - Integrante / Marta de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

Prêmios

2011

Mestre, Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2007

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista de monitoria, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

2012 - Atual

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2010 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

Atividades

  • 06/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2012 - Atual

Colégio Braga Carneiro

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 02/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2010 - 2012

Colegio Elza Campos

Vínculo: cooperativa, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 6

Atividades

  • 03/2010 - 09/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia e Sociologia

  • 03/2010 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2007 - 2009

Museu de Astronomia e Ciências Afins

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação cientifica, Carga horária: 20

2008 - 2009

Pré-universitário - UFRJ - CCS

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 4

2006 - 2008

Centro Regional Integrado de Atendimento ao Adolescente

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12