Maria da Graça Martino-Roth
Possui graduação em História Natural pela Universidade Católica de Pelotas (1973), mestrado em Fitomelhoramento pela Universidade Federal de Pelotas (1976) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Professora Adjunto na Universidade Federal de Pelotas até 2001. Foi Professora Adjunto da Universidade Católica de Pelotas de 2001 a 2010. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: malformações congênitas, micronúcleos, mutagênese, genotoxicidade ambiental e genotoxicidade ocupacional.
Informações coletadas do Lattes em 06/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biotecnologia
1995 - 1998
Universidade Federal de Pelotas
Título: Avaliação da genotoxicidade ocupacional em trabalhadores da zona sul do estado através do teste de micronúcleos e ensaio,cometa
Judith Viégas. Palavras-chave: Genotoxiccidade ocupacional; Mutagenese; Micronúcleos; Ensaio cometa.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Mutagenese. Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Mestrado em Fitomelhoramento
1974 - 1976
Universidade Federal de Pelotas
Título: Efeito Fisiológico de dMS, Freqüência e Espectro de Mutação em Diferentes Genótipos de arroz (Oryza sativa L.),Ano de Obtenção: 1976
Orientador: Fernando Luiz Cáprio da Costa
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil. Palavras-chave: Mutação; Arroz; Efeito fisiológico.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Mutagenese. Setores de atividade: Produção Vegetal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Mutagenese.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica/Especialidade: Citogenética Humana.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica/Especialidade: Citogenética Animal.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Vegetal/Especialidade: Citogenética Vegetal.
Participação em eventos
X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2008. (Congresso).
IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Avaliador. 2008. (Congresso).
II Congresso Sulriograndense de Biociências, UCPel. 2004. (Congresso).
II Congresso Sulriograndense de Biociências, UCPel.Ministração de Mini-Curso sobre Cariotipagem no II Congresso Sulriograndense de Biociências, UCPel. 2004. (Outra).
20 Congresso AMRIGS. 2003. (Congresso).
Congresso de Biociociências. 2003. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica. 2003. (Congresso).
4th International Conference on Environmental Mutagens in Human Populations e 6º Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênse Ambiental. 2003. (Congresso).
CIC-UFPel. 2003. (Congresso).
I Congresso Sulriograndense de Biociências, UCPel.Ministração de Mini-Curso sobre Cromossomopatias no I Congresso Sulriograndense de Biociências, UCPel. 2003. (Oficina).
Participação em bancas
MARTINO-ROTH, M. G.; Pinheiro, RT. A influência paterna na duração do aleitamento materno. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde e Comportamento) - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.; ALMEIDA JR, Hiram Laranjeira de;GARCIAS, Gilberto de Lima. Avaliação da força muscular e ativação pressórica do assoalho pélvico de mulheres climatéricas com incontinência urinária de esforço.. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Comportamento) - Universidade Católica de Pelotas.
Elaine Pinto Albernaz;GARCIAS, Gilberto de LimaMARTINO-ROTH, M. G.. Prevalência das cardiopatias congênitas em portadores da Síndrome de Down da cidade de Pelotas/RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Comportamento) - Universidade Católica de Pelotas.
ALMEIDA JR, Hiram Laranjeira de; JANKEN, Heitor Alberto;MARTINO-ROTH, M. G.. Avaliação histológica seriada e ultraestrutural da fitofotodermatite experimental em ratos provocada pelo limão taiti.. 2006 - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.; ALMEIDA, H. L.. Diagnóstico das condições de saúde bucal em portadores de paralisia cerebral. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde e Comportamento) - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Maternidade na adolescência: prevalência e fatores associados. 2005 - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.; ROCHA, Beatriz;GARCIAS, Gilberto de Lima. Investigação da Instabilidade Genômica em Indivíduos Portadores de síndrome de Down, através do Teste de Micronúcleo. 2004 - Universidade Católica de Pelotas.
ALBERNAZ, Eliane; FORMOSO, Cecília;MARTINO-ROTH, M. G.. Fatores associados ao início da amamentação em uma cidade do sul do Brasil. 2004 - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.GARCIAS, Gilberto de Lima. Percepção da auto-estima em irmãos de portadores de síndrome de Down. 1999 - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Membro integrante da Banca Examinadora do Exame de Dissertação do Curso de Pós-graduação em Agronomia, na área de Fitomelhoramento da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, UFPel. 1994. Dissertação (Mestrado em Fitomelhoramento) - Universidade Federal de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Membro integrante da Banca Examinadora do Exame de Dissertação do Curso de Pós-graduação em Agronomia, na área de Fitomelhoramento da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, UFPel. 1992. Dissertação (Mestrado em Fitomelhoramento) - Universidade Federal de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Membro integrante da Banca Examinadora do Exame de Dissertação do Curso de Pós-graduação em Agronomia, na área de Fitomelhoramento da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, UFPel. 1984. Dissertação (Mestrado em Fitomelhoramento) - Universidade Federal de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.; ALVES, Fátima Beira. Avaliação da biocompatibilidade e da genotoxicidade do hipoclorito de sódio e do gluconato de clorexicidina utilizados previamente ao capeamento pulpar direto e estudo imnunohistoquímico da expressão de componentes da matriz extracelular em polpas humanas expostas a esses agentes hemostáticos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Dentística) - Universidade Federal de Pelotas.
GARCIAS, G. L.MARTINO-ROTH, M. G.; Vernetti, CHMM; Blauth, ML. Avaliação dos pacientes vinculados ao serviço de aconselhamento da UFPel, 2009.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas.
Patricia Haertel Giusti;MARTINO-ROTH, M. G.. Prevalência de indicação do tratamento fisioterápico para portadores da síndrome de Down Cardiopatas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pelotas.
Adriana Etges; Ana Paula Neutzling;MARTINO-ROTH, M. G.. Pesquisa de micronúcleos na mucosa bucal de indivíduos da comunidade da Faculdade de Odontologia da UFPEL e sua relação com o fumo.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Pelotas.
Loraine A. Isoldi; Tânia Xavier;MARTINO-ROTH, M. G.. Avaliação da mutagenicidade do baixo curso do Arroio Pelotas.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Identificação e caracterização do uso medicinal de espécies frutíferas em Arroio Grande. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Utilização de Plantas medicinais pela população urbana de Arroio Grande.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Estudo do uso de plantas medicinais em Herval.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Estudo do uso medicinal de frutífers no município de Herval.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Revisão bibliografica sobre a prevalencia de genótipos de vírus da hepatite C na zona sul do RS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Presidente da Banca Examinadora do processo seletivo para Professor Substituto na área de Genética Humana do Departamento de Zoologia e Genética, IB, UFPel. 1996. Universidade Federal de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Membro integrante da Banca Examinadora para Concurso para Professor Auxiliar da disciplina de Genética do Departamento de Zoologia e Genética, IB, UFPel. 1984. Universidade Federal de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Membro integrante da Comissão Examinadora de prova da aptidão para Auxiliar Admnistrativo II no Departamento de Zoologia e Genética, IB, UFPel. 1977. Universidade Federal de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Membro integrante da Banca Examinadora para Concurso para Professor Assistente da disciplina de Genética do Departamento de Zoologia e Genética, IB, UFPel. 1977. Universidade Federal de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.; ALCAYAGA, Eduardo Lobo. Participação na comissão avaliadora com vistas a autorização para o funcionamento do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 2002. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MARTINO-ROTH, M. G.; Pinheiro, RT. Comissão avaliadora para qualificação de projeto de mestrado - A influência paterna na duração do aleitamento materno.. 2009. Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.; Deuner, S. Comissão avaliadora de trabalhos apresentados no XVIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas.. 2009. Universidade Federal de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Participação como avaliadora doIV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. 2008. Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Componente da Comissão Avaliadora do 17º Congresso de Iniciação Científica, 7ª Mostra de Pós-graduação e 4ª Mostra de Extensão. 2008. Universidade Católica de Pelotas.
COSTA, F. A. O.;MARTINO-ROTH, M. G.. Componente da Comissão Avaliadora do 16º CIC - UCPel. 2007. Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Componente da Comissão Avaliadora do 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. 2006. Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Avaliadora dos Projetos de Pesquisa da UNIVILLE. 2005. Universidade da Região de Joinville.
MARTINO-ROTH, M. G.. Comissão Avaliadora dos trabalhos apresentados no XIII Congresso de Iniciação Científica da UCPel. 2005. Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Comissão Avaliadora dos trabalhos apresentados no II Congresso Sul-Riograndense de Biociências, UCPel. 2004. Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Comissão Avaliadora dos trabalhos apresentados no XIII Congresso de Iniciação Científica da UCPel. 2004. Universidade Católica de Pelotas.
MARTINO-ROTH, M. G.. Comissão Avaliadora dos trabalhos apresentados no XII Congresso de Iniciação Científica da UCPel. 2003. Universidade Católica de Pelotas.
Orientou
Avaliação da atitude dos formandos em odontologia para tratamento bucal de pacientes com HIV/AIDS em Pelotas, RS; ; Início: 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde e Comportamento) - Universidade Católica de Pelotas; (Orientador);
Nível de dano no DNA e sua relação com glicemia, histórico familiar, aspectos sócio-demográficos e hábitos em diabéticos de Pelotas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Nível de dano no DNA e sua relação com glicemia, histórico familiar, aspectos sócio-demográficos e hábitos em diabéticos de Pelotas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Nível de dano no DNA e sua relação com glicemia, histórico familiar, aspectos sócio-demográficos e hábitos, em diabéticos de pelotas; ; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; (Orientador);
Avaliação da mutagenicidade de fármacos e de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; (Orientador);
Avaliação do impacto da criopreservação de sementes na estabilidade cromossômica; ; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; (Orientador);
AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR E ATIVAÇÃO PRESSÓRICA DO ASSOALHO PÉLVICA DE MULHERES CLIMATÉRICAS COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA; 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde e Comportamento) - Universidade Católica de Pelotas,; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Genotoxicidade do Etil - Cianoacrilato Quando Usado Junto ao Isolamento Absoluto, Através do Teste de Micronúcleos (um estudo in vivo); ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial)) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Análise citogenética e isoenzimática em formigas dos generos Atta e Acromyrmex [Hemenoptera-Formicidae]; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiológico das malformações do tubo neural; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Cromossomos politênicos de feijão; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas,; Coorientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da genotoxicidade de plantas tóxicas; 2005; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Genética e Ambiente) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da genotoxicidade em trabalhadores de micro-computadores; 2005; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Genética e Ambiente) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Câncer de pele e sua relação com a camada de ozõnio; 2005; 70 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Genética e Ambiente) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias da cidade de Pelotas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do efeito mutagênico da camomila em linfóciots binucleados humanos; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade do avelós em linfócitos humanos binucleados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade através do teste de micronúcleos em sapateiros da zona sul do estado do Rio Grande do Sul; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade das águas do baixo curso do Arroio Pelotas através do teste de Allium cepa; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Genotoxicidade de rações preparadas à base de arroz com diferentes tipos de processamento; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Teste de Allium cepa para avaliar o efeito do chá de camomila; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Teste de Allium cepa para avaliar a mutagenicidade da solução de avelós; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Síndrome de Patau; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Síndrome de Edwards; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da água tratada e engarrafada através do teste de Allium cepa; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Efeito do fuconazol sobre células meristemáticas de Allium cepa e girassol; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Efeito do fumo sobre células de Allium cepa; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Teste de micronúcleos em agricultores de Pelotas; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Mutagenicidade e antimutagenicidade do Ginkgo biloba em Allium cepa e teste de micronúcleos em linfócitos binucleados; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Rickes; Teste de micronúcleos em cabeleireiras; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Souza; Avaliação do dano genético através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Mutagenicidade do Rio Jaguarão; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação das alterações causadas por herbicidas em células de ponta de raiz de feijão; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Mutagenicidade do Canal são gonçalo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade do Arroio Pelotas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliãção da genotoxicidade em sapateiros; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário: Avaliação da genotoxicidade das águas do Canal São Gonçalo; 2006; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Prevalência e fatores de risco da polidactilia ocorrida na cidade de Pelotas/RS, no período de 1990 a 2004; ; 2006; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da instabilidade cromossômica em trabalhadores rurais de Pelotas expostos a agrotóxicos, através do teste de micronúcleos; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da atividade mutagênica e antimutagênica do extrato de Gincko Biloba (EGb 761) através do teste de Allium cepa; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avalaiação da mutagenicidade da marcela (Achyrocline satureoides) através do teste de Allium cepa; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da atividade mutagênica e antimutagênica da Aloe vera contra paracetamol, em teste de Allium cepa e teste de micronúcleos em linfócitos binucleados humanos; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da genotoxicidade atraves do teste de micronúcleos em pacientes com doença renal crônica; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Malformações craniofaciais; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da genotoxicidade ocupacional em trabalhadores de sapatarias; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade in vivo e in vitro do chá de carqueja; 2005; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
AVALIAÇÃO DE ALTERAÇÕES INTERFÁSICAS E DO CICLO MITÓTICO EM CÉLULAS MERISTEMÁTICAS DE SOJA CONVENCIONAL E TRANSGÊNICA TRATADAS COM GLIOSATO AVALIAÇÃO DE ALTERAÇÕES INTERFÁSICAS E DO CICLO MITÓTICO EM CÉLULAS MERISTEMÁTICAS DE SOJA CONVENCIONAL E TRANSGÊNICA TRATADAS COM GLIOSATO AVALIAÇÃO DE ALTERAÇÕES INTERFÁSICAS E DO CICLO MITÓTICO EM CÉLULAS MERISTEMÁTICAS DE SOJA CONVENCIONAL E TRANSG; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Bic Ucpel, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Instabilidade genõmica em trabalhadores de informática avaliada através do teste de micronúcleos; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes orgânicos; 2004; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Genotoxicidade Ocupacional de Trabalhadores em Sapatarias na Região de Pelotas - RS; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação de Genotoxicidade em Operadores Ocupacionais de Microcomputadores, do Sexo Masculino, na Região de Pelotas, RS, Brasil; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Genotoxicidade Ocupacional em Mulheres Expostas a Radiação de Microcomputadores na Cidade de Pelotas; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo de fatores que podem estar relacionados com a freqüência de anomalias do tubo neural na cidade de Pelotas, RS; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Genotoxicidade Ocupacional de Trabalhadoras expostas a Combustíveis na Cidade de Pelotas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Efeitos Genotóxicos de Derivados de Petróleo pela Exposição Continuada em Frentistas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Genotoxicidade Ocupacional em Frentistas de Postos de Gasolina da Cidade de Pelotas - RS; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Casuística do Serviço de Aconselhamento Genético; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do nível de conhecimento dos adolescents sobre a informação do risco genético, diagnóstico pré-natal e término da gravidez; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Serviço de Aconselhamento Genético: Dez Anos de Atendimento; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes orgânicos; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Bic Ucpel, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade através do teste de micronúcleos em cabeleireiros expostos a tinturas e produtos de permanente; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade através do teste de micronúcleos em cabeleireiros expostos a tinturas e produtos de permanente; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da instabilidade cromossômica emtrabalhadores rurais de Pelotas expostos a agrotóxicos, através do teste de micronúcleos; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do testede micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes orgânicos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade em plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade em cabeleireiros da cidade de Pelotas; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação de mutagenicidade em plantas medicinais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade em Plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas; 2006; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da instabilidade cromossômica emtrabalhadores rurais de Pelotas expostos a agrotóxicos, através do teste de micronúcleos; ; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade em plantas medicinais; ; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas; ; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do testede micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes orgânicos; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade em plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da instabilidade cromossômica em trabalhadores rurais de Pelotasexpostos a agrotóxicos, através do teste de micronúcleos; ; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avalição de genotoxicidade através de teste de micronúcleos em pacientes renais crônicos; ; 2005; 5 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avalição de genotoxicidade através de teste de micronúcleos em pacientes renais crônicos; 2005; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Bic Ucpel, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes orgânicos; 2005; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais; 2005; 50 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais; 2005; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes; 2005; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da genotoxicidade em pacientes renais crõnicos; 2005; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da genotoxicidade em pacientes renais crõnicos; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF, Cnpq; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da genotoxicidade através de teste de micronúcleos em pacientes renais crônicos; ; 2004; 3 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes orgânicos; 2004; 3 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biologicas) - Bolsa de Inicição Voluntária, Bolsa de Inicição Voluntária; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes orgânicos; 2004; 3 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Bic Ucpel, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade em Plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas; 2004; 3 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Bic Ucpel, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade em Plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas; 2004; 3 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo Epidemiológico dos Defeitos do Tubo Neural de Recém-Nascidos da Cidade de Pelotas, RS; ; 2003; 1 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DAS MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS NA CIDADE DE PELOTAS, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Genotoxicidade Ocupacional em Trabalhadores da Cidade de Pelotas; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Bic Ucpel; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Avaliação de Genotoxicidade na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projetoAvaliação de Genotoxicidade na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projetoAvaliação de Genotoxicidade na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projetoAvaliação de Genotoxicidade na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projetoAvaliação de Genotoxicidade na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projetoAvaliação de Genotoxicidade na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Genotoxicidade em Trabalhadores da Zona Sul do Estado Através de Ensaios Citogenéticos; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiologico dos defeitos do tubo neural em recem-nascidos da cidade de Pelotas, RS; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Genotoxicidade em Trabalhadores da Zona Sul do Estado Através de Ensaios Citogenéticos; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo Epidemiológico dos Defeitos do Tubo Neural de Recém-Nascidos da Cidade de Pelotas, RS; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Genotoxicidade em Trabalhadores da Zona Sul do Estado através de Ensaios Citogenéticos; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo Epidemiológico das Malformações do Tubo Neural em Recém-Nascidos na Cidade de Pelotas; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Cnpq; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiológico das malformações do tubo neural em recém-nascidos da cidade de Pelotas; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiológico das malformações do tubo neural em recém-nascidos na cidade de Pelotas; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Informática) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiológico das malformações do tubo neural em recém-nascidos da cidade de Pelotas; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiológico das malformações do tubo neural em recém-nascidos da cidade de Pelotas; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
A situação atual da Síndrome de Down em Pelotas; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
A situação atual da Síndrome de Down em Pelotas; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiológico das malformações do tubo neural; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiológico das malformações do tubo neural em recém-nascidos na cidade de Pelotas; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estudo epidemiológico das malformações do tubo neural; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
A situação atual da Síndrome de Down em Pelotas; 1991; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Efeito dos Insticidas Carbamatos Clorados em Genótipos de Arroz, Oriza sativa L; ; 1978; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de Pelotas, Coperci; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação do dano genético através do teste de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos ao tolueno e outros solventes orgânicos; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; - Estágio voluntário; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Farmácia e Bioquímica) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Monitoria de Genética; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Monitoria de Genética; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Monitoria de Psicogenética e noções de endocrinologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Monitoria voluntária de Psicogenética; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Monitoria voluntária de Genética; 2008; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estaágio voluntário - Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário - Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Gallo; Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Farmácia e Bioquímica) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Luctike; Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Farmácia e Bioquímica) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Avaliação da Mutagenicidade do Baixo Curso do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário em Avaliação da mutagenicidade em cabeleireiros da cidade de Pelotas; ; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário em Avaliação da instabilidade cromossômica em trabalhadores rurais de Pelotas expostos a agrotóxicos, através de teste de micronúcleos; ; 2006; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário em Avaliação de mutagenicidade em plantas medicinais; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário no projeto Avaliação do impacto da criopreservação de sementes na estabilidade cromossômica; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário no projeto Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário no projeto Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário no projeto Avaliação da mutagenicidade através do teste de micronúcleos em cabeleireiros expostos a tinturas e produtos de permanente; ; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário no projeto Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais in vivo e in vitro; ; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário no projeto Avaliação do impacto da criopreservação de sementes na estabilidade cromossômica; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário no projeto Avaliação da mutagenicidade do baixo curso do Arroio Pelotas; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário no projeto Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário: Avaliação da genotoxicidade em sapateiros; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário: Avaliação da genotoxicidade em sapateiros; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário: Avaliação da genotoxicidade das águas do Arroio Pelotas; 2005; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário: Avaliação da genotoxicidade das águas do Arroio Pelotas; 2005; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário: Avaliação da genotoxicidade de plantas medicinais; 2005; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário: Avaliação da genotoxicidade de plantas medicinais; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Estágio voluntário: Avaliação da genotoxicidade das águas do Arroio Pelotas; 2005; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projetoAvaliação de Genotoxicidade na Cidade de Pelotas, RS; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Cefet; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projeto Estudo Epidemiológico das Malformações Congênitas na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Monitoria de Genética de Populações e Evolução; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Orientação de Estágio Voluntário, no projetoAvaliação de Genotoxicidade na Cidade de Pelotas, RS; 2003; 1 f; Orientação de outra natureza - Universidade Católica de Pelotas; Orientador: Maria da Graça Martino-Roth;
Produções bibliográficas
-
Bonassi, Stefano Coskun, Erdem Ceppi, Marcello Lando, Cecilia Bolognesi, Claudia Burgaz, Sema Holland, Nina Kirsh-Volders, Micheline Knasmueller, Siegfried Zeiger, Errol Carnesoltas, Deyanira Cavallo, Delia da Silva, Juliana de Andrade, Vanessa M. Demircigil, Gonca Cakmak Odio, Aníbal Domínguez Donmez-Altuntas, Hamiyet Gattas, Gilka Giri, Ashok Giri, Sarbani Gómez-Meda, Belinda Gómez-Arroyo, Sandra Hadjidekova, Valeria Haveric, Anja Kamboj, Mala , et al. Kurteshi, Kemajl Martino-Roth, Maria Grazia Montoya, Regina Montero Nersesyan, Armen Pastor-Benito, Susana Salvadori, Daisy Maria Favero Shaposhnikova, Alina Stopper, Helga Thomas, Philip Torres-Bugarín, Olivia Yadav, Abhay Singh González, Guillermo Zúñiga Fenech, Michael ; The HUman MicroNucleus project on eXfoLiated buccal cells (HUMNXL): The role of life-style, host factors, occupational exposures, health status, and assay protocol. Mutation Research. Reviews in Mutation Research (Print) , v. 728, p. 88-97, 2011.
-
STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; PINHO, Daiane Schmidt ; RESTANI, Rossana Gonçalves ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da atividade mutagênica e antimutagênica da Aloe vera em teste de Allium cepa e teste de micronúcleos em linfócitos humanos binucleados.. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso) , v. 20, p. 409-415, 2010.
-
PINHO, Daiane Schmidt ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da atividade mutagênica da infusão de Baccharis trimera (Less.) DC. em teste de Allium cepa e teste de aberrações cromossômicas em linfócitos humanos.. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso) , v. 20, p. 165-170, 2010.
-
L N Rickes ; Alvarengo, MC ; Tatiane M. Souza ; GARCIAS, G. L. ; Martino-Roth, M.G. . Increased micronucleus frequency in exfoliated cells of the buccal mucosa in hairdressers. Genetics and Molecular Research , v. 9, p. 1921-1928, 2010.
-
CORRÊA, N S ; BASSAN, Josiana ; CUNHA, Cristiane de Jesus da ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; BACHETTINI, P S ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Monitoramento da ação genotóxica em trabalhadores de sapatatrias através do teste de micronúcleos, Pelotas, RS. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. 2251-2260, 2009.
-
SILVA, Sueli A ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; BENDER, Ana Elisa N ; TIMM, Fabiana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo da atividade mutagênica das plantas Euphorbia milii Des Moulins e Ricinus communis L. através do teste de Allium cepa. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso) , v. 19, p. 418-422, 2009.
-
Paiva, T.S. ; Garcias, G.L. ; Martino-Roth, M.G. . Increasing mutagenicity of São Gonçalo Channel waters based on the Allium cepa test. Genetics and Molecular Research , v. 8, p. 299-309, 2009.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; Prá, D ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Buccal micronucleus frequency is associated with age in Down syndrome. Genetics and Molecular Research , v. 8, p. 1231-1237, 2009.
-
SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; Maciel, LF ; Leal, KS ; BENDER, Ana Elisa N ; PAIVA, Thais Simões ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . MUTAGENIC POTENTIAL OF WATERS FROM PELOTAS CREEK, RS, BRAZIL. Genetics and Molecular Research , v. 8, p. 1057-1066, 2009.
-
Roth, J.M. ; Restani, R.G. ; Gonçalves, T.T.S. ; Sphor, S.L.S. ; Ness, A.B. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; Garcias, G.L. . Genotoxicity evaluation in chronic renal patients undergoing hemodialysis and peritoneal dialysis, using the micronucleus test. Genetics and Molecular Research (Online) , v. 7, p. 433-443, 2008.
-
GERALDO, Cesar Fernando ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Prevalência de nascimentos gemelares em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , v. 8, p. 411-417, 2008.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . A Brazilian Famly With Quadrupedal Gait, Severe Mental Retardation, Coarse Facial Characteristics, and Hirsutism.. International Journal of Neuroscience , Estados Unidos, no prelo, v. 117, p. 925-931, 2007.
-
SILVA, Wilian Roberto da ; FONTANA, Tiago ; JAEGER, Gustavo Pêgas ; LAURENTIS, Daniela ; CUNHA, Cristiane de Jesus da ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Epidemiologia do pé torto congenito na cidade de Pelotas, RS, em um período de treze anos. Pediatria Moderna , abril, v. XI II, p. 286-290, 2006.
-
LAURENTIS, Daniela ; FONTANA, Tiago ; JAEGER, Gustavo Pêgas ; CUNHA, e C M ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MOREIRA, P B ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Prevalência e fatores predisponentes de síndrome de Down na cidade de Pelotas, RS. Revista AMRIGS , Porto Alegre, v. 50, n.1, p. 16-20, 2006.
-
BENITES, Cibelem Iribarrem ; AMADO, Lílian Lund ; VIANNA, Rita ; MARTINO-ROTH, M. G. . Micronucleus test on gas station attendants. Genetics and Molecular Research , Brazil, v. 5, n.1, p. 45-54, 2006.
-
CASTRO, Martha Lopes Schuch de ; CUNHA, Cristiane de Jesus da ; MOREIRA, P B ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Freqüência das malformações múltiplas em recém-nascidos na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil e fatores associados.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 22, n.5, p. 1009-1115, 2006.
-
MONTEIRO, Maria Cecília Madruga ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Prevalência e fatores de risco das anomalias craniofaciais encontradas nos recém-nascidos de Pelotas-RS, entre os anos de 1990 e 2004. Revista de Epidemiologia, em avliação, 2006.
-
CARBONARI, Karina Azambuja ; GONÇALVES, L ; ROTH, Daniela Martino ; MOREIRA, P B ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MARTINO-ROTH, M. G. . Increased micronucleated cell frequency related to exposure to radiation emitted by computer cathode ray tube display monitors. Genetics and Molecular Biology , Brazil, v. 28, n.3, p. 469-474, 2005.
-
FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; LAURENTIS, Daniela ; FONTANA, Tiago ; JAEGER, Gustavo Pêgas ; MOREIRA, Patrick ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Anencefalia: um estudo epidemiológico de treze anos na cidade de Pelotas/RS. Ciência & Saúde Coletiva , São Paulo, v. 10, n.1, p. 185-190, 2005.
-
FONTANA, Tiago ; SILVA, Liana Guedes da ; LAURENTIS, Daniela ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Cardiopatias Congênitas - Aspectos Epidemiológicos, Fatores de Risco e Perfil dos Recém-nascidos.. Revista de Medicina da UCPEL , aceito, v. 3, p. 24-29, 2005.
-
CUNHA, C J ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Fatores Genéticos e ambientais associados a espinha bífida.. RBGO. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia , Brasil, v. 27, n.5, p. 268-274, 2005.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; FONTANA, Tiago . Holoprosencefalia. Incidência na cidade de Pelotas.. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia , São Paulo, v. 24, n.2, p. 52-57, 2005.
-
DUARTE, Aline Chaves ; MENEZES, A I C ; DEVENS, Eduardo S ; ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Patau syndrome with a long survival. A case report. Genetics and Molecular Research , São Paulo, v. 3, n.2, p. 288-292, 2004.
-
DUARTE, Aline Chaves ; ROTH, Juliana Martino ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Cytogenetics of genetic counseling patients in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. Genetics and Molecular Research , Ribeirão Preto, v. 3, n.3, p. 303-308, 2004.
-
CUNHA, e C M ; FONTANA, Rodrigo ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Wilian Roberto da ; MOREIRA, Quélen P ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Antropometria e fatores de risco em recém-nascidos com fendas faciais. Revista Brasileira de Epidemiologia , São Paulo, v. 7, n.4, p. 417-422, 2004.
-
CUNHA, Elza ; FONTANA, Rodrigo ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Wilian Roberto da ; MOREIRA, Quélen P ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Antropometria e fatores de risco em recm-nascidos com fendas faciais. Revista Brasileira de Epidemiologia, Brasil, v. 7, n.4, p. 417-422, 2004.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; ROTH, Daniela Martino ; VIEGAS, J. . Occupational Genotoxicity risk evaluation through comet assay and micronucleus test. Genetics and Molecular Research , Brasil, v. 2, n.4, p. 410-417, 2003.
-
SILVEIRA, I C ; CUNHA, Elza ; DUARTE, Aline Chaves ; SANTOS, C N ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Ocorrência de malformações do aparelho genito-urinário em recém-nascidos da cidade de Pelotas, RS. XII Cic Ufpel, Pelotas, v. 1, n.1, p. 23-25, 2003.
-
CUNHA, C J ; FONTANA, Tiago ; CASTRO, M L S ; JAEGER, G P ; LARENTIS, D Z ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Malformações de membros: um estudo de caso-controle em um período de treze anos na cidade de Pelotas. XII Cic Ufpel, Pelotas, v. 1, n.1, p. 35-37, 2003.
-
MOREIRA, P B ; CUNHA, C J ; CASTRO, M L S ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Estudo epidemiológico das malformações do trato gastro-intestinal dos recém-nascidos da cidade de Pelotas - RS. XII Cic Ufpel, Pelotas, 2003.
-
BASSAN, Josiana ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da genotoxicidade ocupacional de trabalhadores em sapatarias na região de Pelotas - RS. XII Cic Ufpel, Pelotas, v. 1, n.1, p. 37-39, 2003.
-
SANTOS, C N ; FONTANA, Tiago ; LAURENTIS, Daniela ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MOREIRA, Patrick ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo dos casos de anomalias craniofaciais em recém-nascidos na cidade de Pelotas, RS - Brasil. XII Cic Ufpel, Pelotas, v. 1, n.1, p. 45-48, 2003.
-
ARAÚJO, Geraldo Gabriel ; CAVADA, Luís Carlos Mascorda ; MACHADO, Íria Guimarães ; MARTINO-ROTH, M. G. ; FORMOLO, Elenita . Avaliação da genotoxicidade do etil-cianoacrilato, quando usado junto ao isolamento absoluto, através do teste do micronúcleo - um estudo in vivo. RPG. Revista de Pós-Graduação (USP) , São Paulo, v. 1, n.1, p. 141-147, 2003.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; AMARAL, M. ; OLIVEIRA, L. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; ERDTMANN, B. . Evaluation of Genotoxicity Through Micronucleus In Workers of Car and Battery Repair Garages. Genetics and Molecular Biology , Brazil, v. 25, n.4, p. 495-500, 2002.
-
ROTH, Daniela Martino ; ZECHLINSHI, G. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da Genotoxicidade em Cirurgiões- Dentistas da Cidade de Pelotas-RS. Revista da Faculdade de Odontologia de Bauru , Bauru, v. 10, n.4, 2002.
-
GRANZOTO, T. ; AMIN, R. R. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Seqüência de Pierre Robin, Anormalidades Cardíacas, Defeitos Articulares e Pé Torto Congênito. Pediatria Atual , Rio de Janeiro, v. 15, n.1/2, p. 12-14, 2002.
-
BOEING, M. ; PAIVA, L. C. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; SANTOS, I. . Epidemiologia das polidactilias: um estudo de casos e controles na população de Pelotas - RS. Jornal de Pediatria , Rio de Janeiro, v. 77, n.2, p. 148-152, 2001.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; AMARAL, M. ; OLIVEIRA, L. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ZECHLINSHI, G. . Avaliação de Genotoxicidade Ocupacional Através do Teste de Micronúcleos em Profissionais Atuantes em Laboratórios de Pesquisa. Revista Ucpel , Pelotas, v. 9, n.JAN-JUN, p. 71-77, 2000.
-
RAMOS, C. D. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Serviço de Aconselhamento Genético de Pelotas. Revista Ucpel , Pelotas, v. 9, n.2, p. 75-92, 2000.
-
ALMEIDA, H. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Spontaneous chromosomal instability in a female child with dysqueratosis congenita. Anais Brasileiros de Dermatologia , Brasil, v. 73, n.1, p. 57-60, 1998.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . O pediatra e a familia frente a situações de malformação congênita. Pediatria Atual , Bras, v. 10, n.3, p. 18-28, 1997.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Deleção terminal do braço longo do cromossomo 13, + marcador. Revista Jama - Pediatria, Bras, v. 4, n.2, p. 28-30, 1997.
-
SANTOSCOLARES, M. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Preparation of mitotic chromosomes of leaf-cuttings ants from the genera Atta and acromyrmex. Genetics and Molecular Biology , Brasil, v. 20, n.1, p. 25-27, 1997.
-
ALMEIDA, H. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Peeling skin syndrome: noninflamatory subtipe. Anais Brasileiros de Dermatologia , Brasil, v. 72, n.5, p. 481-484, 1997.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Serviço de Aconselhamento Genético: dez anos de atendimento. Expressa Extensão (UFPel) , Bras, v. 2, n.1, p. 53-61, 1997.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; et al . Freqüência das anomalis cromossômicas encontradas nos pacientes do serviço de aconselhamento genético. Expressa Extensão (UFPel) , Bras, v. 2, n.2, p. 44-50, 1997.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Melanose neurocutânea: relato de um caso de cariótipo 22p+. Revista Jama - Pediatria, Brasil, v. 3, p. 26-33, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Seqüência de Moebius: relato de um caso. Arquivos Catarinenses de Medicina , Bras, v. 25, n.1, p. 61-64, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Acrocefalossindactilia - apresentação de dois casos. Arquivos Brasileiros de Pediatria , Bras, v. 3, n.3, p. 73-78, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Importância do estudo citogenético em pacientes leucêmicos. Revista da Ucpel, Bras, v. 6, n.2, p. 67-74, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Técnicas atuais para detectar alterações nos cromossomos sexuais. Revista da Ucpel, Bras, v. 6, n.1, p. 91-97, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Síndrome de AARSKOG: estudo de uma família ciom um grande número de afetados. Arquivos Brasileiros de Medicina , Bras, v. 70, n.8, p. 419-422, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Síndrome G. Arquivos Brasileiros de Medicina , Bras, v. 70, n.11, p. 557-559, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Hemihipertrofia - Síndrome de Klippel-Trenaunay-Weber. Arquivos Brasileiros de Medicina , Bras, v. 70, n.11, p. 589, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Trissomia da parte distal do braço curto do cromossomo : relato de um caso. Arquivos Brasileiros de Medicina , Bras, v. 70, n.12, p. 637-639, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares . Townes-Brocks syndrome or hemifacial microssomia-VACTERL phenotype?. Genetics and Molecular Biology , Brasil, v. 19, n.4, p. 629-632, 1996.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Displasia Tanatofórica: Diagnpóstico Pré-natal e manifestações fetais. Rev Dir Acad Med, Pelotas, v. 1, 1995.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino . Síndrome de Lujan - retardo mental, habitus marfanóides, ligado ao X. Arq Bras Ped, São Paulo, v. 2, p. 127-129, 1995.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Regressão caudal - Estudo de dois casos isolados. Jornal Brasileiro de Medicina, São Paulo, v. 68, p. 189-192, 1995.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Aspectos do desenvolvimento neuropsicomotor na Síndrome de Down. Revista Brasileira de Neurologia , Brasil, v. 31, p. 245-248, 1995.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Câncer: uma doença genética. Rev Acad Med, Brasil, v. 2, p. 21-27, 1995.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; PEGORARO, L. ; GARCIAS, G. L. . Cultivos celulares: importância e aplicações. Rev Ucpel, Bras, v. 5, n.1, p. 45-52, 1995.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Seqüência da obstrução precoce da uretra: um caso de consangüinidade. Revista Médica (Passo Fundo) , Brs, v. 7, n.16, p. 62-64, 1995.
-
SOBREIRO, B. P. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Crescimento fetal: um estudo populacional. Jornal Brasileiro de Ginecologia , Bras, v. 1, n.2, p. 35-42, 1995.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Síndrome de Jarcho-Levin: relato de um caso. JBM, Bras, v. 68, n.5, p. 189-192, 1995.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Displasia ectodérmica hipohidrótica - descrição de um caso com manifestação completa. Revista Médica (Passo Fundo) , Passo Fundo, v. 6, n.14, p. 44-46, 1994.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Hemimelia tibial - apresentação de um caso. Revista Médica (Passo Fundo) , Passo Fundo, v. 6, n.15, p. 55-57, 1994.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . O corrência familiar da Síndrome de Feminização Testicular - forma incompleta. Revista Médica (Passo Fundo) , Passo Fundo, v. 4, n.11, p. 29-31, 1993.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; MESKO, G. ; BOFF, T. . Supervisão de saúde em portadores de Síndrome de down. Saúde Ciência e Sociedade, Pelotas, v. 1, p. 72-76, 1992.
-
SOBREIRO, B. P. ; SIEBURGER, M. A. S. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Recém- nascidos de mães adolescentes: um estudo comparativo entre extratos de renda familiar. Jornal Brasileiro de Ginecologia , São Paulo, v. 102, n.11, p. 451-455, 1992.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Uso de aberrações cromossômicas no melhoramento para resistência à doenças. Agros, Pelotas, v. 4, p. 24-26, 1979.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Efeito fisiológico dos mutagênicos. Agros, Pelotas, v. 2, n.3, p. 26-29, 1978.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; COSTA, F. L. C. . Efeito mutagênico de dMS sobre dois genótipós de arroz Oryza sativa L.. Agros, Pelotas, v. 1, p. 12-16, 1976.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; BENDER, Ana Elisa N ; Antunes, MV . Manual de Aulas Práticas para os Cursos da Área Biológica. Pelotas: EDUCAT, 2009. v. 150. 144p .
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; SÁ, Michele Ullrich de ; FONTANA, Tiago ; TOMAZZONI, Eduardo Berticelli ; BRUM, Clarice Brinck . Malformações Congênitas: dos pés a cabeça.. Pelotas: EDUCAT, 2008. v. 100. 794p .
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; AZEVEDO, Ana Cecília Medeiros Mano ; TOMASI, Rogério Riet Vargas ; FONTANA, Tiago . Semiologia do recém-nascido normal e malformado. 1. ed. Pelotas: Educat, 2005. v. 500. 232p .
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Conversando sobre Síndrome de Down. 1. ed. Pelotas: EDUCAT, 2004. v. 500. 78p .
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; SOBREIRO, B. P. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Síndrome de Down: manual de orientação para pais. Pelotas: Editora da UFPEL, 1991. v. 500. 40p .
-
Coelho, FS ; Figueira, AB ; Souza, SA ; Rodrigues, JB ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ROTH, Juliana Martino . Cuidados de enfermagem na osteogênese imperfeita: estudo de caso clínico.. In: XIX CIC UFPEL, 2010, Pelotas. Anais do XIXCIC UFPEL. Pelotas: UFPEL, 2010. p. 20-24.
-
Martins, R ; Silva, C ; Sanches, MS ; MARIANI, E. P. ; Garlet, MS ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ROTH, Juliana Martino . Síndrome de CREST, aplicação da sistematização da assitência de enfermagem: relato de um caso.. In: XIX CIC UFPEL, 2010, Pelotas. anais do XIX CIC. Pelotas: UFPEL, 2010. p. 30-34.
-
SEBAJE, C M Z ; VINHOLES, P S ; SANTOS, T C O ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; DODE, Luciana Bicca ; MARTINO-ROTH, M. G. . Evaluación del impacto de la criopreservación de semillas de soja (Glycine max L. Merrill) en la estabilidad cromossómica. In: International Workshop on Plan Biotechnology, 2005, Havana, Cuba. International Workshop on Plan BiotechnologyMemorial, 2005.
-
PINHO, Daiane Schmidt ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; GALHO, Adriana ; DODE, Luciana Bicca ; OLIVEIRA, Maria Antonieta de ; SALENGUE, Cinthia Viana ; SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos . Chá de carqueja (Baccharis Trimera) é genotóxico?. In: X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2005, Recife. Anais da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2005.
-
TIMM, F C ; BERVALD, C M P ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; BENDER, Ana Elisa N ; GOMES, I A C ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; MORAES, Dario M . Efeito fisiológico e avaliação de alterações interfásicas e do ciclo mitótico em células meristemáticas de soja transgência e tradicional tratadas com glifosato. In: X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2005, Recife. Anais da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2005.
-
SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; PINHO, Daiane Schmidt ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; GALHO, Adriana . Potencial mutagênico das águas do Arroio Pelotas avaliado em meristemas de plantas aquáticas. In: X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2005, Recife. Anais do X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2005.
-
SANTOS, T C O ; PINHO, Daiane Schmidt ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; GALHO, Adriana . Potencial mutagênico das águas do Arroio Pelotas avaliado em meristemas de plantas aquáticas. In: X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005, Recife. Anais do X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005. v. 1. p. 200-206.
-
BERVALD, C M P ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; TIMM, Fabiana ; BENDER, A e N ; GOMES, I A C ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; MORAES, D M . Efeito fisiológico e avaliação de alterações interfásicas e do ciclo mitótico em células meristemáticas de soja transgênica e convencional tratadas com glifosato.. In: X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005, Recife. Anais do X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005. v. 1. p. 210-214.
-
PINHO, Daiane Schmidt ; TEDESCO, Gilles ; MAYER, Patrícia ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. ; DODE, Luciana Bicca ; GALHO, Adriana ; OLIVEIRA, M ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação da mutagenicidade do chá de carqueja (Baccharis Trimera) em teste de Allium cepa L.. In: X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005, Recife. Anais do X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005. v. 1. p. 230-235.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Projeto pais ano 2000. In: X Enc. de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 1996, Santa maria. Anais do X Enc. de Gen. do Rio Grande do Sul. Santa Maria: Sociedade Bras. de Genetica, 1996. p. 22-23.
-
Leal, KS ; Delias, DS ; BENDER, A e N ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análises físico-químicas, microbiológicas e determinação do nível das águas do Arroio Pelotas em teste de Allium cepa.. In: XVIII CIC -UFPel, 2009, Pelotas. Anais do XVII CIC-UFPel. Pelotas: UFPel, 2009. p. 37-37.
-
SOUZA, Marcelo ; BENDER, Ana Elisa N ; ALMEIDA, Franciele ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; Paula S. Bachettini ; Iraci L. Pacholski ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Determinación Del Nivel De Mutagenicidad Y Antimutagenicidad De Ginkgo (Ginkgo Biloba), In Vivo A Través Del Teste De Allium Cepa. In: VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal, 2007, Ciego de Avila. Anales del VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal. Ciego de Avila, 2007. v. 1. p. 1-8.
-
GONÇALVES, Fernanda Oliveira ; ALMEIDA, Franciele ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; Dominique S. Delias ; Michele G. Fersula ; RICKES, Letícia N ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Evaluación de la mutagenicidad de la marcela (Achyrocline Satureioides) a través del teste de Allium Cepa L.. In: VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal, 2007, Ciego de Avila. Anales del VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal. Ciego de Avila, 2007. v. 1. p. 1-9.
-
STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; FLORES, Liana ; CORRÊA, Natália ; Dominique S. Delias ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Evaluación De La Actividad Mutagénica Y Antimutagénica Del Aloe Vera. In: VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal, 2007, Ciego de Avila. Anales del VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal. Ciego de Avila, 2007. v. 1. p. 1-12.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; Maria L. L. Balbinoti ; GALLO, Cibele Merched ; Tatiane M. Souza ; BENDER, Ana Elisa N ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Determinación de la técnica de análisis de punta de raiz de plantas nativas de Rio Grande do Sul criopreservadas. In: VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal, 2007, Ciego de Avila. Anales del VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal. Ciego de Avila, 2007. v. 1. p. 1-7.
-
SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; FLORES, Liana ; PAIVA, Thais Simões ; ALVARENGA, Marília ; GALHO, Adriana ; Loraine A. Isoldi ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Evaluación De La Mutagenicidad Del Bajo Curso Del Arroyo Pelotas, En La Ciudad De Pelotas, Rs/Brasil. In: VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal, 2007, Ciego de Avila. Anales del VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal. Ciego de Avila, 2007. v. 1. p. 1-7.
-
TIMM, Fabiana ; ALMEIDA, Franciele ; Rodrigues, E. Ricardo ; BENDER, Ana Elisa N ; EICHHOLZ, Rodrigo F ; Dominique S. Delias ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Desempeño fisiológico y mutagenicidad de células de soja transgénica e convencional sometidas al herbicida glifosato. In: VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal, 2007, Ciego de Avila. Anales del VI Congreso Internacional de Biotecnologia Vegetal. Ciego de Avila, 2007. v. 1. p. 1-8.
-
M C Alvarengo ; BENDER, Ana Elisa N ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; L N Rickes ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Risco ocupacionalem cabeleireiros, atraves do teste de micronucleos. In: 15º Congresso de Iniciação cientifica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação cientifica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 22926.
-
Leal, KS ; Bisognin, DF ; Delias, DS ; ACOSTA, Izani Bonel ; BENDER, Ana Elisa N ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenic potencial of waters from Pelotas creek, RS, Brazil. In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. Anais do 55º Congresso Brasileiro de Genética. São paulo: SBG, 2009. p. 34-34.
-
Delias, DS ; Leal, KS ; Bisognin, DF ; Alvarengo, MC ; Garcia, TC ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Determinação do dano genético em trabalhadores de sapatarias através do teste de micronúcleos na cidade de Pelotas, RS. In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, Águas de Lindóia. Anais do 55º Congresso de Genética. São Paulo: SBG, 2009. p. 111-111.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Alvarengo, MC . Influence of socio-demographic and lifestyle factors in the frequency of micronucleus and other cellular abnormalities in exfoliated buccal cells of a non-exposed population of Southern Brazil. In: 55º Congresso Brasileiro de Genética, 2009, águas de Lindóia. Anais do 55º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: SBG, 2009. p. 113-113.
-
Delias, DS ; Leal, KS ; BENDER, Ana Elisa N ; MARTINO-ROTH, M. G. . Determinação do dano genético em trabalhadores de sapatarias expostos a substâncias genotóxicas. In: XVIII CIC - UFPel, 2009, Pelotas. Anais do XVIII CIC - UCPel. Pelotas: Editora da UFPel, 2009. p. 35-35.
-
ALVARENGA, Marília ; ACOSTA, Izani Bonel ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Dano genômico em células esfoliadas da mucosa oral de população não exposta de Pelotas, RS.. In: XX Salão de inicição científica de UFRGS, 2009, Pelotas. Anais do XX Salão de iniciação cientifica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 319-319.
-
Antunes, MV ; Delias, DS ; Santana, MG ; Roth, J.M. ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise do dano genético em pacientes diabéticos através do teste de micronúcleos e ensaio cometa.. In: 18º CIC-UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18º CIC-UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1479-1479.
-
Borba, LB ; BENDER, Ana Elisa N ; Santos, F ; Bezerra, A ; Moraes, B ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação de alterações no DNA e sua relação com a glicemia em diabéticos de pelotas através dos testes de micronúcleo e ensaio cometa.. In: 18º CIC - UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18º CIC - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1655-1655.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; ALVARENGA, Marília ; Delias, DS ; Cortês, APM ; Bezerra, A ; Costa, T ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade do fluconazol nas células meristemáticas de Helianthus annus.. In: 18º CIC - UCPel, 2009, PELOTAS. Anais do 18º CIC - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1607-1607.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; Delias, DS ; Alvarengo, MC ; Cortês, APM ; BEZERRA, R. C. ; Garcia, TC ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação comparativa da mutagenicidade do fluconazol em células meristemáticas de Allium cepa e de helianthus annuus (girassol).. In: IX Congresso Brasileiro da SBMCTA, 2009, Ouro Preto. Anais do IX Congresso Brasileiro da SBMCTAo. Ouro Preto: SBMCTA, 2009. p. 170-170.
-
Alvarengo, MC ; Delias, DS ; Monks, JLF ; Helbig, E ; Elias, MC ; Prá, D ; MARTINO-ROTH, M. G. . Genotoxicidade de rações preparadas com farelo de arroz integral ou com arroz branco com diferentes graus de polimento.. In: IX Congresso Brasileiro da SBMCTA, 2009, ouro preto. Anais do IX Congresso Brasileiro da SBMCTA. Ouro preto: SBMCTA, 2009. p. 030-030.
-
BENDER, Ana Elisa N ; Borba, LO ; Leal, KS ; Delias, DS ; Santos, FIC ; Cortês, APM ; BEZERRA, R. C. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise do potencial mutagênico das águas do Canal São Gonçalo através do teste de Allium cepa.. In: IX Congresso Brasileiro da SBMCTA, 2009, Ouro preto. Anais IX Congresso Brasileiro da SBMCTAdo. Ouro preto: SBMCTA, 2009. p. 214-214.
-
Leal, KS ; Delias, DS ; BENDER, Ana Elisa N ; Antunes, MV ; ACOSTA, Izani Bonel ; Garcia, TC ; Alvarengo, MC ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade das águas do Arroio Pelotas atraves do teste de Allium cepa, análises físico-químicas e microbiológicas.. In: IX Congresso Brasileiro da SBMCTA, 2009, Ouro Preto. Anais do IX Congresso Brasileiro da SBMCTA. Ouro preto: SBMCTA, 2009. p. 172-172.
-
Delias, DS ; Leal, KS ; Bisognin, D ; Alvarengo, MC ; Borba, LO ; ACOSTA, Izani Bonel ; Antunes, MV ; MARTINO-ROTH, M. G. . Investigação do dano genético em trabalhadores expostos a solventes orgânicos na cidade de Pelotas/RS.. In: IX Congresso Brasileiro da SBMCTA, 2009, Ouro Preto. AIX Congresso Brasileiro da SBMCTAnais do. ouro preto: SBMCTA, 2009. p. 233-233.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; Dominique S. Delias ; Alvarengo, MC ; Cortês, APM ; Bezerra, A ; Garcia, TC ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade do fluconazol em células meristemáticas de Allium cepa. In: 18º Congresso de Iniciação Científica - UCPel, 2009, Pelotas. na18º Congresso de Iniciação Científica - UCPelois do. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1635-1635.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; Delias, DS ; Alvarengo, MC ; Cortês, APM ; Bezerra, A ; Garcia, TC ; Martino-Roth, M.G. . Mutagenicidade do fluconazol em células meristemáticas de Allium cepa e Helianthus annus. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão, 2009, Pelotas. Anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1635-1635.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; Alvarengo, MC ; Delias, DS ; Cortês, APM ; Bezerra, A ; Garcia, TC ; Martino-Roth, M.G. . Teste de Allium cepa para avaliar a mutagenicidade do fluconazol.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, pelotas. anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1651-1651.
-
Santos, F ; Bezerra, A ; Borba, LO ; Delias, DS ; Moraes, B ; BENDER, Ana Elisa N ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste de micronúcleos em pessoas com Diabetes no município de pelotas, RS. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão -UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1896-1896.
-
Cortês, APM ; ACOSTA, Izani Bonel ; BENDER, Ana Elisa N ; Garcia, TC ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade de fármacos e de plantas medicinais in vivo e in vitro.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1639-1639.
-
Bezerra, A ; Borba, LO ; Cortês, APM ; ACOSTA, Izani Bonel ; BENDER, A e N ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação de alterações no DNA e sua relação com a glicemia em diabéticos de pelotas através do ensaio cometa. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1859-1859.
-
Garcia, TC ; Bisognin, D ; Leal, KS ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação do potencial mutagênico de Peumus Boldus Mol (boldo do chile) em teste de Allium cepa.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1484-1484.
-
Alvarengo, MC ; L N Rickes ; Tatiane M. Souza ; Garcia, TC ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade em cabeleireiros expostos a tinturas e produtos de permanente.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, Pelotas. anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1650-1650.
-
Alvarengo, MC ; Delias, DS ; Monks, JLF ; Monks, LF ; Helbig, E ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste de micronúcleos em medula óssea de ratos alimentados com arroz em diferentes níveis de polimento.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão, 2009, Pelotas. anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1648-1648.
-
Leal, KS ; Bisognin, D ; Delias, DS ; Garcia, TC ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise mutag~enica e físico-química do baixo curso do Arroio Pelotas através do teste de Allium cepa.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1965-1965.
-
Delias, DS ; Bisognin, DF ; Leal, KS ; BENDER, Ana Elisa N ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação do dano genético através do ensaio de micronúcleos em células esfoliadas da mucosa oral de trabalhadores de pelotas.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1587-1587.
-
Bisognin, DF ; Delias, DS ; Leal, KS ; Garcia, TC ; MARTINO-ROTH, M. G. . Investigação do nível mutagênico do chá de Bauhinia forficata (pata de vaca) através do teste de Allium cepa.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, Pelotas. Anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009. p. 1552-1552.
-
BENDER, Ana Elisa N ; Borba, LO ; Leal, KS ; Cortês, APM ; Delias, DS ; Bezerra, A ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade das águas do Canal São Gonçalo, através do teste de Allium cepa.. In: 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel, 2009, Pelotas. anais do 18.º Congresso de Iniciação Científica, 8.ª Mostra de Pós-Graduação eo Congresso de Extensão - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2009.
-
OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; ALMEIDA, F A ; Peres, TP ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade e antimutagenicidade do Ginkgo biloba in vivo através do teste de Allium cepa e in vitro através do teste de micronúcleos em linfócitos humanos binucleados.. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Genetics and Molecular Biology. Salvador: Sociedade Brasileira de Genética, 2008. p. 158.
-
Leal, KS ; Bisognin, DF ; Borba, LO ; Rosa, MC ; Maciel, LF ; SANTOS, T C O ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Determinação do nível genotóxico do baixo curso do Arroio Pelotas em teste de Allium cepa e Hydrocotile ranuncoloides.. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Genetics and Molecular Biology. Salvador: Sociedade Brasileira de Genética, 2008. p. 157-157.
-
Borba, LB ; PAIVA, Thais Simões ; Bisognin, DF ; BENDER, Ana Elisa N ; Santos, FIC ; Delias, DS ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Potencial mutagênico da água do Canal São Gonçalo. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Genetics and Molecular Biology. Salvador: Sociedade Brasileira de Genética, 2008. p. 139-139.
-
Delias, DS ; Cruz, AD ; ALMEIDA, F A ; Leal, KS ; Castro, FIS ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Efeitos de substâncias genotóxicas sobre a saúde dos trabalhadores de sapatarias da região sul do Rio Grande do Sul.. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Genetics and Molecular Biology. Salvador: Sociedade Brasileira de Genética, 2008. p. 42-42.
-
RICKES, Letícia N ; Alvarengo, MC ; ALMEIDA, F A ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Incidência de micronúcleos em cabeleireiros da cidade de Pelotas/RS. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Genetics and Molecular Biology. Salvador: Sociedade Brasileira de Genética, 2008. p. 40-40.
-
Alvarengo, MC ; ACOSTA, Izani Bonel ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Fatores sócio-demográficos e freqüência de micronúcleos.. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Genetics and Molecular Biology. Salvador: SBG, 2008. p. 39-39.
-
ALMEIDA, F A ; Castro, FIS ; Delias, DS ; RICKES, Letícia N ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da instabilidade cromossômica em trabalhadores rurais do município de Pelotas/RS. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Genetics and Molecular Biology. Salvador: SBG, 2008. p. 36-36.
-
ALMEIDA, F A ; Bojjis, RCF ; PAIVA, Thais Simões ; CORRÊA, N S ; BENDER, A e N ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Danos genéticos causados por agrotóxicos em trabalhadores rurais. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Resumos ECOTOX. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, 2008. p. 70-70.
-
Maria L. L. Balbinoti ; Leal, KS ; BENDER, A e N ; Delias, DS ; Peres, TP ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Potencial mutagênico da água tratada e engarrafada. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Resumos ECOTOX. Porto Alegre: SETAC - Brasil, 2008. p. 71-71.
-
CORRÊA, N S ; PAIVA, Thais Simões ; Delias, DS ; ALMEIDA, F A ; Alvarengo, MC ; BENDER, A e N ; BACHETTINI, P S ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste de micronúcleos para avaliar o efeito genotóxico em células da mucosa bucal de trabalhadores de sapatarias. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Resumos ECOTOX. Porto Alegre: SETAC - Brasil, 2008. p. 73-73.
-
Leal, KS ; Maciel, LF ; SANTOS, T C O ; Rodrigues, E. Ricardo ; PAIVA, Thais Simões ; BENDER, A e N ; GALHO, Adriana ; ISOLDI, L A ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Potencial mutagênico das águas do Arroio Pelotas, Pelotas, RS.. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Resumos ECOTOX. Porto Alegre: SETAC - Brasil, 2008. p. 119-119.
-
BRITTO, V ; CIRNE, M P ; MARTINO-ROTH, M. G. ; MASTRANTINO, G ; SANTOS, P R S . Ocorrência de micronúcleos em corujas buraqueiras (Athene cunicularia) provenientes de duas áreas distintas.. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Resumos ECOTOX. Porto Alegre: SETAC - Brasil, 2008. p. 223-223.
-
RICKES, Letícia N ; Alvarengo, MC ; TMSouza ; PAIVA, Thais Simões ; ACOSTA, Izani Bonel ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Danos genéticos em cabeleireiros. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Resumos - ECOTOX. Porto Alegre: SETAC - Brasil, 2008. p. 240-240.
-
PAIVA, Thais Simões ; CORRÊA, N S ; ALMEIDA, F A ; OLIVEIRA, G R ; Alvarengo, MC ; BENDER, A e N ; ISOLDI, L A ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Monitoramento das águas do Canal São Gonçalo através da verificação do potencial mutagênico e análises físico-químicas.. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Resumos ECOTOX. Porto Alegre: SETAC - Brasil, 2008. p. 271-271.
-
OLIVEIRA, G R ; GALLO, Cibele Merched ; Schneider, RH ; PAIVA, Thais Simões ; BENDER, A e N ; Iraci L. Pacholski ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Potencial mutagênico dos extratos de Ginkgo biloba através do teste de Allium capa.. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Resumos ECOTOX. Porto Alegre: SETAC - Brasil, 2008. p. 290-290.
-
GALLO, Cibele Merched ; Maria L. L. Balbinoti ; ALMEIDA, F A ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Atividade mutagênica e antimutagênica da Matricaria chamomila por meio do teste de Allium cepa. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. pelotas: Educat, 2008. p. 2-2.
-
Alvarengo, MC ; ACOSTA, Izani Bonel ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Fatores sócio-demográficos e freqüência de micronúcleos. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 3-3.
-
ALMEIDA, F A ; Castro, FIS ; Delias, DS ; RICKES, Letícia N ; Maria L. L. Balbinoti ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Genotoxicidade em trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos da região de Pelotas/RS. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 4-4.
-
Peres, TP ; Rosa, MC ; Gonçalves, NB ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Ausencia de atividade mutagênica da Euphorbia tirucalli (Avelós) em teste de Allium cepa.. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 5-5.
-
Maria L. L. Balbinoti ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; Leal, KS ; ALMEIDA, F A ; GALLO, Cibele Merched ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste citogenético em sistema vegetal da água potável e engarrafada. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 6-6.
-
RICKES, Letícia N ; Alvarengo, MC ; ALMEIDA, F A ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Danos genéticos em cabeleireiros da cidade de Pelotas/RS, através do teste de micronúcleos.. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: educat, 2008. p. 7-7.
-
Leal, KS ; Rosa, MC ; Maciel, LF ; SANTOS, T C O ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Atividade mutagênica do baixo curso do Arroio Pelotas em teste de Allium cepa.. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: Educat, 2008. p. 8-8.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; Alvarengo, MC ; Bujó, AA ; DODE, Luciana Bicca ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade causada pela criopreservação associada a secagem com acetato de potássio em girassol.. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: Educat, 2008. p. 9-9.
-
OLIVEIRA, G R ; Maria L. L. Balbinoti ; GALLO, Cibele Merched ; ALMEIDA, F A ; RICKES, Letícia N ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Atividade mutagênica e antimutagenica do Ginkgo biloba em teste de micronúcleos em linfócitos humanos binucleados.. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, Pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. pelotas: Educat, 2008. p. 10-10.
-
Delias, DS ; Cruz, AD ; CORRÊA, N S ; ALMEIDA, F A ; BENDER, Ana Elisa N ; RICKES, Letícia N ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da incidência de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias expostos a substâncias genotóxicas.. In: IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2008, pelotas. Anais do IV Congresso Sul-Riograndense de Biociências. Pelotas: EDucat, 2008. p. 11-11.
-
Pereira, PF ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Freqüência de espinha bífida entre crianças nascidas com defeitos congênitos na cidade de Pelotas.. In: CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º Congresso de iniciação científica, 7ª mostra de Pós-graduação, 4ª Mostra de extensão.. Pelotas: Educat, 2008. p. 1436-1436.
-
ALMEIDA, Franciele ; EICHHOLZ, Rodrigo F ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo genotóxico em trabalhadores rurais no municipio de Pelotas/RS, através do teste de micronúcleos.. In: CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17ª CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 1136-1136.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; Alvarengo, MC ; Delias, DS ; Bujó, AA ; DODE, Luciana Bicca ; MARTINO-ROTH, M. G. . Efeito da criopreservação e de diferentes pr´-tratamentos em células meristemáticas de girassol (Helianthus Annuus L). In: 17ª CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. pelotas: EDUCAT, 2008. p. 1124-1124.
-
Lopes, FN ; TIMM, Fabiana ; Leal, KS ; MARTINO-ROTH, M. G. . Efeito do herbicida Dual Gold sobre células meristemáticas de Phaseolus vulgaris. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 1098-1098.
-
Delias, DS ; RICKES, Letícia N ; Leal, KS ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Efeitos de agentes genotóxicos sobre a saúde de trabalhadores em sapatarias através da análise de micronúcleos. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 991-991.
-
BALEINOTI, Maria Lúcia Lilge ; GALLO, Cibele Merched ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Potencial mutagênico da Chamomilla recutita por meio do teste de Allium cepa.. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 972-972.
-
OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; RICKES, Letícia N ; Leal, KS ; Delias, DS ; Bisognin, DF ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo da mutagenicidade e antimutagenicidade do Ginkgo biloba através do teste de Allium cepa e do teste de micronúcleos em linfócitos humanos binucleados.. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 965-965.
-
EICHHOLZ, Rodrigo F ; ALMEIDA, Franciele ; Delias, DS ; MARTINO-ROTH, M. G. . Efeito de folhas maceradas de fumo sobre células meristemáticas de Allium cepa. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 1257-1257.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; ALVARENGA, Marília ; Delias, DS ; MARTINO-ROTH, M. G. . Efeito do fluconazol em células de Allium cepa. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 1125-1125.
-
Peres, TP ; Gonçalves, NB ; Prietsch, CS ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Potencial mutagênico do avelós (Euphorbia tirucalli) em teste de Allium cepa. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 1100-1100.
-
GALLO, Cibele Merched ; Maria L. L. Balbinoti ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Potencial mutagênico da água tratada e engarrafada. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. pelotas: EDUCAT, 2008. p. 1061-1061.
-
Leal, KS ; Bisognin, DF ; Dominique S. Delias ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise gentóxica e físico-química do baixo curso do Arroio pelotas através do teste de Allium cepa.. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 984-984.
-
RICKES, Letícia N ; M C Alvarengo ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste de micronúcleos em células da mucosa oral de cabeleireiros expostos a tinturas e alisantes. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pleotas: EDUCAT, 2008. p. 967-967.
-
Borba, LO ; Antunes, MV ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise através do teste de allium cepa do potencial mutagênico das águas do Canal São Gonçalo. In: 17º CIC, 2008, Pelotas. Anais do 17º CIC. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 946-946.
-
RICKES, Letícia N ; ALVARENGA, Marília ; TMSouza ; PAIVA, Thais Simões ; ALMEIDA, F A ; Lopes, FN ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade em cabeleireiros, através do teste de micronúcleos. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindóia. anais do 53º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2007. p. 26-26.
-
ALMEIDA, F A ; Bojjis, RCF ; CORRÊA, N S ; PAIVA, Thais Simões ; SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste de micronúcleos em agricultores da cidade de Pelotas, RS. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindlóia. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2007. p. 30-30.
-
CORRÊA, N S ; PAIVA, Thais Simões ; Dominique S. Delias ; Mendes, CR ; ALMEIDA, Franciele ; BACHETTINI, P S ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Monitoramento do risco ocupacional de trabalhadores de sapatarias através do teste de micronúcleos. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindóia. anais do 53º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2007. p. 31-31.
-
GALLO, Cibele Merched ; OLIVEIRA, G R ; Ludtke, SB ; Schneider, RH ; PAIVA, Thais Simões ; Iraci L. Pacholski ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação do potencial mutagênico dos extratos de Ginkgo biloba através do teste de Allium cepa. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindóia. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2007. p. 32-32.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; ALMEIDA, F A ; PAIVA, Thais Simões ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; Rodrigues, E. Ricardo ; DODE, Luciana Bicca ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estabelecimento da técnica de análise da ponta de raiz de cultivares nativas do Rio Grande do Sul criopreservadas. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindóia. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2007. p. 34-34.
-
Maciel, LF ; SANTOS, T C O ; PAIVA, Thais Simões ; ISOLDI, A L ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade do Arroio Pelotas da cidade de Pelotas, RS. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindóia. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2007. p. 70-70.
-
PAIVA, Thais Simões ; CORRÊA, N S ; ALMEIDA, F A ; Campos, GCR ; Mendes, CR ; Bojjis, RCF ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da Mutagenicidade das águas do Canal São Gonçalo, Pelotas, RS, 2007.. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindoia. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2007. p. 33-33.
-
RICKES, Letícia N ; ALVARENGA, Marília ; TMSouza ; PAIVA, Thais Simões ; ALMEIDA, F A ; Lopes, FN ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade em cabeleireiros, através do teste de micronúcleos. In: 53º Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Águas de Lindoia. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Sociedade Brasileira de Génética, 2007. p. 26-26.
-
PAIVA, Thais Simões ; ISOLDI, L A ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise físico-química e mutagenicidade das águas do Canal São Gonçalo através do teste de Allium cepa.. In: CIC -UCPel, 2007, Pelotas. Anais do CIC - UCPEl. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 591-591.
-
CORRÊA, N S ; Dominique S. Delias ; Mendes, CR ; BACHETTINI, P S ; BENDER, Ana Elisa N ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Detecção do efeito genotóxico em células de trabalhadores de sapatarias através do teste de micronúcleos.. In: 16º CIC - UCPel, 2007, Pelotas. Anais do 16º CIC - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 433-433.
-
M C Alvarengo ; RICKES, Letícia N ; TMSouza ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Cabeleireiros: teste de micronúcleos.. In: 16º CIC - UCPel, 2007, Pelotas. Anais do 16º CIC - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 407-407.
-
Maciel, LF ; SANTOS, T C O ; Leal, KS ; Rodrigues, E. Ricardo ; ISOLDI, L A ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Potencial mutagênico das águas do Arroio Pelotas. In: 16º CIC - UCPEL, 2007, Pelotas. Anais do 16º CIC- UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 425-425.
-
OLIVEIRA, G R ; GALLO, Cibele Merched ; Schneider, RH ; PACHOLSK, I. L. ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade dos extratos de Ginkgo biloba através do teste de Allium cepa.. In: 16º CIC - UCPEL, 2007, Pelotas. Anais do 16º CIC - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 389-389.
-
ALMEIDA, F A ; Bojjis, RCF ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade em agricultores da região de Pelotas.. In: 16º CIC - UCPel, 2007, Pelotas. Anais do 16º CIC - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 388-388.
-
BRUM, Clarice Brinck ; FONTANA, Tiago ; Koth, A ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, G. L. . Freqüência e fatores associados aos defeitos de membros na cidade de Pelotas.. In: 16º CIC - UCPel, 2007, Pelotas. Anais do 16º CIC - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 325-325.
-
OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo da mutagenicidade dos extratos de ginkgo biloba através do teste de Allium cepa. In: 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. Anais do 58º Congresso Nacional de Botânica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Botânica, 2007. p. 10-10.
-
HELENATHRUROW ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; ALMEIDA, F A ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise do risco ocupacional em trabalhadores ruraisde Pelotas expostos a agrotóxicos, através do teste de micronúcleos. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica, 2006, Foz de Iguaçu. Genetics and Molecular Biology, 2006. v. MU056.
-
STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; SOUZA, M O ; OLIVEIRA, G R ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade da Matricaria chamomila e Plantago australis por meio do teste de Allium cepa. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica, 2006, Foz de Iguaçu. Genetics and Molecular biology, 2006. v. MU145.
-
SÁ, Michele Ullrich de ; ISOLDI, L A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da água do Canal São Gonçalo através do teste de Allium cepa, Pelotas, Rs, 2005.. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica, 2006, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2006. p. 140.
-
CORRÊA, N S ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; GOMES, L C ; BENDER, A e N ; BACHETTINI, P S ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da exposição dos trabalhadores de sapataria através do teste de micronúcleos.. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica, 2006, águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2006. p. 057.
-
STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; SOUZA, M O ; OLIVEIRA, G R ; SANTOS, T C O ; COSTA, M A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da antimutagenicidade da Aloe vera por meio do teste de micronúcleos em linfócitos binucleados humanos e teste de allium cepa.. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica, 2006, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2006. p. 146.
-
SOUZA, M O ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; OLIVEIRA, G R ; DODE, Luciana Bicca ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da atividade mutagênica do extrato de Ginkgo biloba (EGb761), por meio do teste de Allium cepa.. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica, 2006, águas de Lindóia. Genetics and molecular biology, 2006. p. 144.
-
CORRÊA, Natália ; BENDER, Ana Elisa N ; BACHETTINI, P S ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Verificação da incidência de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias cronicamente expostos a cola e solventes. In: 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 22918.
-
OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; SOUZA, M O ; GARCIAS, G. L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade e antimutagenicidade da Aloe vera contra o paracetamol, em teste de Allium cepa. In: 15º Congresso de Iniciação científica da UCPel, 2006, Pelotas. anais do 15º Congrsso de Iniciação Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23148.
-
CORRÊA, Natália ; GOMES, Luana Costa ; BENDER, Ana Elisa N ; BACHETTINI, P S ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Verificação da incidência de micronúcleos em trabalhadores de sapatarias cronicamente expostos a cola e solventes. In: 15º congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2006, Pelotas. anais 15º congresso de Iniciação Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 22918.
-
FONTANA, Tiago ; BRUM, Clarice Brinck ; GONÇALVES, Taina ; TOMAZZONI, Eduardo Berticelli ; NESS, Aline Bichet ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Polidactilia: 16 anos de estudo da anomalia congênita mais freqüente da cidade de Pelotas-RS. In: 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 22991.
-
TOMAZZONI, Eduardo Berticelli ; BRUM, Clarice Brinck ; GONÇALVES, Taina ; NESS, Aline Bichet ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Malformações Congênitas na cidade de Pelotas em 16 anos: um estudo de caso-controle. In: 15º Congresso de Iniciação científica de UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação científica de UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 22987.
-
PAIVA, Thais Simões ; SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; FLORES, Liana ; ISOLDI, L A ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Uso de biomonitores para a análise da qualidade da água do baixo curso do Arroio Pelotas, Pelotas, RS. In: C, 2006, Pelotas. anais do 15º Congresso de Iniciação científica de UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23260.
-
FLORES, Liana ; SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; PAIVA, Thais Simões ; GALHO, Adriana ; ISOLDI, L A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação sazonal da mutagenicidade do baixo curso do Arroio Pelotas, através de meristemas de macrófitas aquáticas cronicamente expostas. In: 15º Congresso de Iniciação científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23232.
-
SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; ALMEIDA, Franciele ; HELENATHRUROW ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; RESTANI, Rossana Gonçalves ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . O uso de agrotóxicos por trabalhadores rurais de Pelotas e sua conseqüência genotóxica. In: 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23231.
-
BRUM, Clarice Brinck ; GONÇALVES, Tainá Thiara Soares ; NESS, Aline Bichet ; TOMAZZONI, Eduardo Berticelli ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Aneuploidias cromossômicas de maior ocorrência na cidade de Pelotas. In: 15º Congresso de Inici~ção Científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Inici~ção Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23168.
-
GONÇALVES, Fernanda Oliveira ; ACOSTA, Izani Bonel ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade da marcela (Achyrocline satureoides), atraves do teste de allium cepa.. In: 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23156.
-
RESTANI, Rossana Gonçalves ; GONÇALVES, Taina ; SPHOR, Sílvia Letícia da Silva ; NESS, Aline Bichet ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação da genotoxicidade através do teste de micronúcleos em pacientes renais crônicos. In: 15º Congresso de Iniciação Cientifica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23086.
-
STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; SOUZA, Marcelo ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da atividade mutagênica e antimutagênica da Aloe vera, contra o paracetamol, em teste de micronúcleos em linfócitos binucleados humananos. In: 15º Congresso de Iniciação científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23159.
-
SOUZA, Marcelo ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da atividade mutagência e antimutagênica do extrato de Ginkgo biloba (EGB 761), por meio do teste de Allium cepa.. In: 15º Congresso de Iniciação científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23070.
-
EICHHOLZ, Rodrigo F ; GALHO, Adriana ; BALEINOTI, Maria Lúcia Lilge ; ALMEIDA, F A ; BENDER, Ana Elisa N ; PACHOLSK, I. L. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade dos extratos de Ginkgo biloba através do teste de Allium cepa. In: 15º Congresso de Iniciação científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação científica da UCPell. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 23056.
-
GONÇALVES, Taina T. S. ; FONTANA, Tiago ; BRUM, Clarice Brinck ; TOMAZZONI, Eduardo Berticelli ; NESS, Aline Bichet ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Aspectos epidemiológicos da espinha bífida na cidade de Pelotas. In: 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel, 2006, Pelotas. Anais do 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel. Pelotas: PROPGPE, 2006. p. 22972.
-
SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; FLORES, Liana ; PAIVA, Thais Simões ; ISOLDI, L A ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade do Arroio Pelotas, RS, através de meristemas de macrófitas aquáticas cronicamente expostas. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica, 2006, Foz de Iaguaçu. Anais do 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica. Foz de Iguaçu: SBG, 2006. p. 144.
-
FONTANA, Tiago ; BRUM, Clarice Brinck ; TOMAZZONI, Eduardo Berticelli ; SÁ, Michele Ullrich de ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . A imagem das malformações congênitas na cidade de Pelotas em 15 anos do estudo de base populacional. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica, 2006, Foz de Iguaçu. Anais do 52º Congresso Brasileiro de Genética e 12º Congresso de la Associacion Latinoamericana de Genetica. Foz de Iguaçu: SBG, 2006. p. 518.
-
SEBAJE, C M Z ; VINHOLES, P S ; SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; DODE, Luciana Bicca ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Evaluación del impacto de la criopreservación de semillas de soja (Glycine max L. Merrill) en la estabilidad cromossómica. In: Taller Internacional sobre Biotecnologia Vegetal, 2005, Cuba. CD - Anais del Congreso International BioVeg2005, 2005.
-
SILVA, Sueli A ; BENDER, Ana Elisa N ; TIMM, Fabiana ; MARTINO-ROTH, M. G. ; OLIVEIRA, Maria Antonieta de ; GARCIAS, Gilberto de Lima . AVALIAÇÃO DA MUTAGENICIDADE CAUSADA POR RICINUS COMMUNIS L. ATRAVÉS DO TESTE DE ALLIUM CEPA. . In: VII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, 2005, Natal. Anais do VII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, 2005.
-
PINHO, Daiane Schmidt ; TEDESCO, Gilles ; MAYER, Patrícia ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GALHO, Adriana ; DODE, Luciana Bicca ; OLIVEIRA, Maria Antonieta de ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação da mutagenicidade do chá de carqueja (Baccharis trimera) em teste de Allium cepa L. . In: VII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, 2005, Natal. Anais do VII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, 2005.
-
CUNHA, Cristiane de Jesus da ; RESTANI, Rossana Gonçalves ; PEREIRA, Segundo Hermes ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MOREIRA, Patrick ; BITTENCOURT, Kelen Glória ; MARTINO-ROTH, M. G. . DETECÇÃO DE DANO GENÉTICO EM TRABALHADORES DE SAPATARIAS. In: VII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, 2005, Natal. Anais do VII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, 2005.
-
RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; SILVA, Sueli A ; BENDER, Ana Elisa N ; TIMM, F C ; MARTINO-ROTH, M. G. ; OLIVEIRA, Maria Antonieta de ; SCHINOFF, W G ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Análise dos índices de mutagenicidade ocasionado por Euphorbia Des Moulins L. e Ricinus Communis L. a partir do teste de Allium cepa. In: 51º Congresso Brasileiro de Genética, 2005, Àguas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2005. p. 1190-1190.
-
PINHO, Daiane Schmidt ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GALHO, Adriana ; DODE, Luciana Bicca ; OLIVEIRA, Maria Antonieta de ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Investigação da genotoxicidade na medicina popular. In: 51º Congresso Brasileiro de Genética, 2005, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2005. p. 1207-1207.
-
SOBRAL, Candida Isabel Lisboa ; SALENGUE, Cinthia Viana ; MASSOT, Raquel ; CUNHA, Cristiane de Jesus da ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Micronúcleos em trabalhadores de sapatarias da região sul do Rio Grande do Sul. In: 51º Congresso Brasileiro de Genética, 2005, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology, 2005. p. 1216-1216.
-
RESTANI, Rossana Gonçalves ; GONÇALVES, Taina ; SPHOR, Sílvia Letícia da Silva ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Genotoxicidade em pacientes com doença renal crônica em tratamento de diálise peritoneal. In: 51º Congresso Brasileiro de Genética, 2005, Águasde Lindóia. Geneticas and Molecular Biology, 2005. p. 1245-1245.
-
RESTANI, Rossana Gonçalves ; GONÇALVES, Taina T. S. ; SPHOR, Sílvia Letícia da Silva ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Genotoxicidade em pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. In: 51º Congresso Brasileiro de Genética, 2005, Águas de Lindóia. Geneticas and Molecular Biology, 2005. p. 1245-1245.
-
TIMM, Fabiana ; BERVALD, C M P ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; BENDER, A e N ; SILVA, S A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; MORAES, D M . Germinação e avaliação de alterações interfásicas e do ciclo mitótico em células meristemáticas de soja transgênica e convencional tratadas com glifosato.. In: XIV Congresso Brasileiro de Sementes, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sementes, 2005. v. 15. p. 236-236.
-
NESS, Aline Bichet ; SPHOR, Sílvia Letícia da Silva ; RESTANI, Rossana Gonçalves ; GONÇALVES, Tainá Thiara Soares ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Genotoxicidade em pacientes com doença renal crônica submetidos a tratamento diálitico.. In: III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005, Pelotas. Anais do III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005. v. 1. p. 34-34.
-
RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; SILVA, A S ; BENDER, A e N ; TIMM, Fabiana ; MARTINO-ROTH, M. G. ; COSTA, M A ; SCHINOFF, W G ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação da atividade mutagenica da Coroa-de-Cristo (Euphorbia milli Des Moulins L.) e de mamona (Ricinus communis L.) através do teste de Allium cepa.. In: III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005, Pelotas. Anais do III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005. v. 1. p. 18-18.
-
SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; JORGE, P M ; OLIVEIRA, G R ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Biomonitoramento das águas dobaixo curso do Arroio Pelotas. In: III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005, Pelotas. Anais do III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005. v. 1. p. 17-17.
-
STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; PINHO, Daiane Schmidt ; CORRÊA, N S ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; BENDER, A e N ; DODE, Luciana Bicca ; COSTA, M A ; SANTOS, S C . Análise do potencial mutagênico e antimutagênico de Alloe vera, por meio do teste de Allium cepa. In: III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005, Pelotas. Anais do III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005. v. 1. p. 16-17.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; PINHO, Daiane Schmidt ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; SANTOS, S C ; CORRÊA, N S ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; BENDER, A e N ; GALHO, Adriana ; DODE, Luciana Bicca ; COSTA, M A . Avaliação da mutagenicidade do chá de tansagem (Plantago australis lam.) em teste de Allium cepa L.. In: III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005, Peotas. Anais do III Congresso Sul-Riograndense de Biociências, 2005. v. 1. p. 14-15.
-
PINHO, Daiane Schmidt ; TEDESCO, Gilles ; MAYER, Patrícia ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GALHO, Adriana ; DODE, Luciana Bicca ; OLIVEIRA, M ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação da mutagenicidade do chá de carqueja (Baccharis trimera) em teste de allium cepa L.. In: X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005, Recife. Anais do X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005. v. 1. p. 6-10.
-
SÁ, Michele Ullrich de ; BENDER, A e N ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ISOLDI, A L . Avaliação mutagênica das águas do Canal São Gonçalo/Pelotas,RS. In: 51º Congresso Brasileiro de Genética, 2005, Águas de Lindóia. Anais 51º Congresso Brasileiro de Genética, 2005. p. 1186-1186.
-
GONÇALVES, Tainá Thiara Soares ; RESTANI, Rossana Gonçalves ; SPHOR, Sílvia Letícia da Silva ; NESS, Aline Bichet ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação da genotoxicidade em pacientes renais crônicos submetidos a hemodiálise. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005.
-
TIMM, Fabiana ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; JORGE, Patrícia Mendes ; SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise comparativa entre os pontos demarcados no baixo curso do Arroio Pelotas em relação as estações do ano.. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2005, Pelotas. AnaisXIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005.
-
PINHO, Daiane Schmidt ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; OLIVEIRA, Maria Antonieta de ; DODE, Luciana Bicca . Avaliação da mutagenicidadedo chá de carqueja (Baccharis trimera) in vivo e in vitro.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22403-22403.
-
CORRÊA, N S ; MASSOT, R S ; BENDER, Ana Elisa N ; OLIVEIRA, G R ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da exposição dos sapateiros através do teste de micronúcleos.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais doXIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005.
-
LACERDA, Thalyta de Almeida ; ARAÚJO, Raphael de Queiroz ; BRUM, Clarice Brinck ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da antropometria dos recém-nascidos de mães primíparas em estratos de idade.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22630-22630.
-
SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; JORGE, P M ; OLIVEIRA, G R ; RIBEIRO, Samuel Gonçalves ; TIMM, Fabiana ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Variação sazonal da mutagenicidade em plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22567-22567.
-
FONTANA, Tiago ; BRUM, Clarice Brinck ; TOMAZZONI, Eduardo Berticelli ; FORMIGHERI, Alessandra ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Variação secular das malformações congênitas, antropometria e fatores associados.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22192-22192.
-
ADOLFO, Bruna ; OSÓRIO, Henrique Rodrigues ; ZAMBONATO, Karine Duarte ; FONTANA, Tiago ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Fatores relacionados a ocorrência dos defeitos de tubo neural na cidade de Pelotas/RS.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22637-22637.
-
PEREIRA, Raquel Noschang ; MAAS, Leila ; MARTINO-ROTH, M. G. . Pesquisas com células tronco-embrionárias: novas perspectivas terapêuticas?. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel. p. 22528-22528.
-
FORMIGHERI, Alessandra ; ROVARIS, Diego Antonio ; FERREIRA, Cristiano Marques ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Prevalência e fatores de risco relacionados á anencefalia na cidade de Pelotas, RS no período de 01/01/90 a 31/12/2004.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22305-22305.
-
FERREIRA, Cristiano Marques ; ROVARIS, Diego Antonio ; FORMIGHERI, Alessandra ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Anomalias congênitas de membros: antropometria e fatores de risco em um estudo caso-controle na cidade de Pelotas (01/01/1990 a 31/12/2004.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22294-22294.
-
ROVARIS, Diego Antonio ; ADOLFO, Bruna ; OSÓRIO, Henrique Rodrigues ; BRUM, Clarice Brinck ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo epidemiológico de hidrocefalia em recém-nascidos da cidade de Pelotas, RS.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22268-22268.
-
BRUM, Clarice Brinck ; ADOLFO, Bruna ; TOMAZZONI, Eduardo Berticelli ; FORMIGHERI, Alessandra ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Freqüência e fatores de risco da síndrome de Down na cidade de Pelotas.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22165-22165.
-
SÁ, Michele Ullrich de ; BENDER, Ana Elisa N ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Mutagenicidade das águas do Canal São Gonçalo, Pelotas, RS, 2005. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22240-22240.
-
STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; PINHO, Daiane Schmidt ; CORRÊA, N S ; SANTOS, Silvana Costa ; BENDER, Ana Elisa N ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação da atividade antimutagência da babosa (Alloe vera) em teste de allium cepa.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22287-22287.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Idade materna e sua relação com a antropometria do recém-nascido.. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22198-22198.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Avaliação comparativada antropometria dos recém-nascidos e do perfil materno na cidade de Pelotas nos períodos de 1995 a 1999 e 2000 a 2004. In: XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005, Pelotas. Anais do XIV Congresso de Inicição Científica- XII Laboratório de Pesquisa da UCPel- IV Mostra de Pós-Graduação da UCPel, 2005. p. 22449-22449.
-
BRITTO, Vanessa O ; CIRNE, Maximiliano P ; MARTINO-ROTH, M. G. ; MASTRANTINO, G ; SANTOS, P R S . Avaliação preliminar de micronúcleos em corujas-buraqueiras, Speotyto cunicularia (AVES, STRIGIDAE), na ilha do terrapleno em Rio Grande, RS. In: II Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2004, Pelotas. CD, 2004.
-
MOREIRA, Patrick ; CUNHA, C J ; CUNHA, e C M ; MARTINO-ROTH, M. G. . Células tronco e sua importância na terapia celular. In: II Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2004, Pelotas. CD, 2004.
-
MONTEIRO, Maria Cecilia M ; CUNHA, e C M ; CUNHA, C J ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Estudo epidemiológico das anomalias craniofaciais na cidade de Pelotas, RS-Brasil. In: II Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2004, Pelotas. CD, 2004.
-
SANTOS, T C O ; SEBAJE, C M Z ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade em plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas. In: II Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2004, Pelotas. CD, 2004.
-
SEBAJE, C M Z ; VINHOLES, P S ; SANTOS, T C O ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; DODE, Luciana Bicca ; MARTINO-ROTH, M. G. . Instabilidade cromossômica em sementes de soja (Glycine max L. Merrill) criopreservada. In: II Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2004, Pelotas. Cd, 2004.
-
SANTOS, T C O ; SEBAJE, C M Z ; AMARAL, F P ; CAMPOS, C S ; CRUZ, A S ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Mutagenicidade em plantas aquáticas do baixo curso do Arroio Pelotas. In: 50 Congresso Nacional de Genética, 2004, Florianóplois. Resumos do 50 Congresso Nacional de Genética, 2004. p. 1117-1117.
-
PEREIRA, S H ; TAGUCHI, L e ; SCHERER, T ; DUARTE, A B ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Incidência e fatores associados das principais cromossomopatias na cidade de Pelotas, RS. In: 50 Congresso Nacional de Genética, 2004, Florianópolis. Resumos do 50 Congresso Nacional de Genética, 2004. p. 597-597.
-
BASSAN, Josiana ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da genotoxicidade ocupacional de trabalhadores expostos a solventes orgânicos. In: XIV Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2004, Canoas. Resumos do XIV Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2004. p. 41-41.
-
CUNHA, C J ; CUNHA, e C M ; CASTRO, M L S ; MONTEIRO, Maria Cecilia M ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise das freqüências das malformações múltiplas nos recém-nascidos da cidade de Pelotas, RS. In: 50 Congresso Nacional de Genética, 2004, Florianópolis. Resumos do 50 Congresso Nacional de Genética, 2004. p. 555-555.
-
CUNHA, e C M ; CUNHA, C J ; PEREIRA, S H ; CASTRO, M L S ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação do Índice de prevalencia de malformações na cidade de Pelotas, RS, em um período de 10 anos. In: 50º Congresso Nacional de Genética, 2004, Florianópolis. Resumos do 50º Congresso Nacional de Genética, 2004. p. 551-551.
-
MOREIRA, P B ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; PEREIRA, S H ; CUNHA, C J ; BITTENCOURT, K G ; BASSAN, Josiana ; MARTINO-ROTH, M. G. . Ensaio de micronúcleos com células esfoliadas da mucosa oral de trabalhadores de sapatarias. In: 50º Congresso Nacional de Genética, 2004, Florianópolis. Resumos do 50º Congresso Nacional de Genética, 2004. p. 1073-1073.
-
BRITTO, Vanessa O ; CIRNE, M P ; MARTINO-ROTH, M. G. ; MASTRANTONIO, G ; SANTOS, P R S . Avaliação preliminar de análises de micronúcleos em corujas-buraqueiras, Speotyto cunicularia (Aves, Strigidae), em área no município de Rio Grande, RS. In: 50º Congresso Nacional de Genética, 2004, Florianópolis. Resumos do 50º Congresso Nacional de Genética, 2004. p. 1070-1070.
-
VINHOLES, P S ; SANTOS, T C O ; SEBAJE, C M Z ; SIMÕES, V M ; DODE, Luciana Bicca ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Impacto da criopreservação em sementes de soja (Glycine max L. Merrill). In: 50º Congresso Nacional de Genética, 2004, Florianópolis. Resumos do 50º Congresso Nacional de Genética, 2004. p. 1049-1049.
-
SEBAJE, C M Z ; VINHOLES, P S ; SANTOS, T C O ; SIMÕES, V M ; DODE, Luciana Bicca ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estabilidade cromossômica em arruda (Ruta graveolens L.). In: 50º Congresso Nacional de Genética, 2004, Florianópolis. Resumos do 50º Congresso Nacional de Genética, 2004. p. 1042-1042.
-
ADOLFO, B ; FERREIRA, C M ; OSÓRIO, H R ; ROVARIS, D A ; FONTANA, Tiago ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Análise sobre o efeito das ervas medicinais e chás em recém-nascidos normais e com malformações congênitas durante o ano de 2003. In: XIII CIC - UFPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UFPel, 2004.
-
ROVARIS, D A ; FERREIRA, C M ; ADOLFO, B ; OSÓRIO, H R ; FONTANA, Tiago ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Análise dos casos de infecção urinária no período de 1993 a 2003 na cidade de Pelotas em gestantes de recém-nascidos normais e de recém-nascidos malformados. In: XIII CIC - UFPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC- UFPel, 2004.
-
SEBAJE, C M Z ; SANTOS, Tais de Cássia de Oliveira dos ; CRUZ, Anelise ; GONÇALVES, Ândrio ; GALHO, Adriana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Biomonitoramento das águas do baixo curso do Arroio Pelotas em organismos cronicamente expostos. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD- XIII CIC UCPEL, 2004.
-
BRITTO, Vanessa O ; CIRNE, M P ; MARTINO-ROTH, M. G. ; MASTRANTONIO, G ; SANTOS, P R S . Investigação do dano genético em diferentes populações de corujas-buraqueiras, Speotyto cunicularia (Aves, Strigidae), através de teste de micronúcleo. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD- XIII CIC - UCPel, 2004.
-
DUARTE, Ana Barbosa ; LAURENTIS, Daniela ; CUNHA, e C M ; GERALDO, Cesar Fernando ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo retrospectivo da gemelaridade nos anos de 1993, 1997 e 2003. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
LAURENTIS, Daniela ; FONTANA, Tiago ; ROSA, Vânia Mota da ; SILVA, Liana Guedes da ; SILVA, Wilian Roberto da ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise comparativa do perfil dos recém-nascidos da cidade de Pelotas em três diferentes períodos (1993/1997/2003). In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
ROVARIS, Diego Antonio ; FERREIRA, Cristiano Marques ; ADOLFO, Bruna ; OSÓRIO, Henrique Rodrigues ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Uso de fumo, drogas ou álcool durante a gestação, pelas mães de recém-nascidos normais e malformados: carcte´risticas maternas e perfi dos neonatos. In: XIII CIC - UFPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
FERREIRA, Cristiano Marques ; ADOLFO, Bruna ; OSÓRIO, Henrique Rodrigues ; ROVARIS, Diego Antonio ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Malformações congênitas e ocorrência de afecções agudas no período gestacional: características de gestantes e neonatos em um estudo de caso-controle. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
ADOLFO, Bruna ; FERREIRA, Cristiano Marques ; OSÓRIO, Henrique Rodrigues ; ROVARIS, Diego Antonio ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . O uso de ervas medicinais tem influência sobre o perfil dos recém-nascidos malformados?. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
MONTEIRO, Maria Cecília Madruga ; CRUZ, Cíntia Vasques da ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Anomalias cranio-faciais e fatores de risco: um estudo de caso-controle na cidade de Pelotas-RS. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD- XIII CIC - UCPel, 2004.
-
GARCIA NETO, Victor Manuel Brizida ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo dos fatores de risco para a ocorrência de defeitos do tubo neural na cidade de Pelotas, RS. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
SILVA, Liana Guedes da ; ROSA, Vânia Mota da ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Wilian Roberto da ; HARDTKEICHERT, Juliana ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Relação entre história familiar e ocorrência de malformações congênitas - um estudo de casos e controles. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
OSÓRIO, Henrique Rodrigues ; ADOLFO, Bruna ; FERREIRA, Cristiano Marques ; ROVARIS, Diego Antonio ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Diferenças entre o perfil dos neonatos com defeitos do tubo neural e seus controles. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Liana Guedes da ; ROSA, Vânia Mota da ; SILVA, Wilian Roberto da ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Zona de moradia e escolaridade dos pais podem afetar a freqüência de defeitos congênitos?. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
CUNHA, e C M ; DUARTE, Ana Barbosa ; LAURENTIS, Daniela ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Influência da idade materna no perfil dos recém-nascidos da cidade de Pelotas nos anos de 1993, 1997 e 2003. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
SILVA, Wilian Roberto da ; ROSA, Vânia Mota da ; SILVA, Liana Guedes da ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Grau de instrução, idade e ocupação dos pais como fator de risco para o surgimento de anomalias congenitas. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
FONTANA, Tiago ; SILVA, Liana Guedes da ; ROSA, Vânia Mota da ; SILVA, Wilian Roberto da ; PORTO, Augusto Cesar Sedrez ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação comparativa dos fatores de risco maternos em recém-nascidos com malformações congênitas e seus controles. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
MOREIRA, P B ; XAVIER, Claudia de Souza ; LEIHS, Karl Peter ; SÁ, Michele Ullrich de ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Instabilidade genômica em humanos avaliada atraves do teste de micronúcleos. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; CUNHA, Cristiane de Jesus da ; MOREIRA, P B ; PEREIRA, S H ; BITTENCOURT, Kelen Glória ; MARTINO-ROTH, M. G. . Biomonitorização do dano genético em humanos através do teste de micronúcleos. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MARTINO-ROTH, M. G. . Determinação das mutações germinais nos genes BRCA1 e BRCA2 envolvidas em cãncer de mama hereditário. In: XIII CIC - UCPel, 2004. CD - XIII CIC - UCPel.
-
PEREIRA, S H ; RESTANI, Rossana Gonçalves ; SPHOR, Sílvia Letícia da Silva ; ATIYEH, Miriam Suleiman ; MONCKS, Juliane Fernandes ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Genotoxicidade em pacientes com doença renal crônica: análise do perfil de saúde.. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
RESTANI, Rossana Gonçalves ; PEREIRA, S H ; SPHOR, Sílvia Letícia da Silva ; ATIYEH, Miriam Suleiman ; MONCKS, Juliane Fernandes ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Genotoxicidade em pacientes com doença renal crônica: comparação do perfil de saúde.. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
SPHOR, Sílvia Letícia da Silva ; RESTANI, Rossana Gonçalves ; PEREIRA, S H ; ATIYEH, Miriam Suleiman ; MONCKS, Juliane Fernandes ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Otimização de uma técnica para avaliação de micronúcleos em células esfoliadas da mucosa bucal. In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
PINHO, Daiane Schmidt ; TEDESCO, Gilles ; MAYER, Patrícia ; STURBELLE, Régis Tuchtenhagem ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da mutagenicidade in vivo do chá de carqueja (Baccharis trimera). In: XIII CIC - UCPel, 2004, Pelotas. CD - XIII CIC - UCPel, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; KAISER, Karen Martins ; SILVA, Liana Guedes da ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Influênciamdo uso de ervas medicinais sobre o perfil dos recém-nascidos malformados.. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; SILVA, Liana Guedes da ; KAISER, Karen Martins ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da influência da idade materna no perfil dos recém-nascidos da cidade de Pelotas nos anos 1993, 1997 e 2003.. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais daSociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Liana Guedes da ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise dos fatores de risco para a ocorrência de defeitos do tubo neural na cidade de Pelotas, RS.. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; KAISER, Karen Martins ; SILVA, Liana Guedes da ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise retrospectiva da gemelaridade em 1993, 1997 3 2003.. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; KAISER, Karen Martins ; SILVA, Liana Guedes da ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo comparativo das medidas antropométricas dos recém-nascidos da cidade de Pelotas em tres diferentes períodos.. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; KAISER, Karen Martins ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Liana Guedes da ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Escolaridade e zona de moradia dos pais podem afetar a freqüencia de malformações congenitas?. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Liana Guedes da ; KAISER, Karen Martins ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise das diferenças no perfil de neonatos malformados e seus controles. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; SILVA, Liana Guedes da ; KAISER, Karen Martins ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo comparativo dos fatores de risco maternos em recém-nascidos com defeitos congênitos e controles. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Liana Guedes da ; KAISER, Karen Martins ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo das diferenças entre o perfil dos neonatos com defeitos no fechamento do tubo neural e controles. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; SILVA, Liana Guedes da ; FONTANA, Tiago ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; KAISER, Karen Martins ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo do grau de instrução, idade e ocupação dos pais como fator de risco para o surgimento de anomalias congênitas.. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, Curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; KAISER, Karen Martins ; SILVA, Liana Guedes da ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Caracterísiticas das gestantes e neonatos com malformações congenitas e ocorrencia de afecções agudas no período gestacional: estudo de caso-controle.. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, curitiba. anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
ZUCCHETTO, Lucas Miranda ; SILVA, Liana Guedes da ; FONTANA, Tiago ; ZUCCHETTO, Nicholas Miranda ; KAISER, Karen Martins ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo do uso de álcool, drogas ou fumo na gravidez, pelas mães de recém-nascidos normais e malformados: caracterísiticas maternas e perfil dos neonatos. In: XII Congresso Sul-Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, 2004, curitiba. Anais da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2004.
-
GONÇALVES, L ; CARBONARI, Karina Azambuja ; ROTH, Daniela Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. . Increase Micronucleus Frequency Caused By Computer Video Display Monitor's Radiation. In: 4th International Conference on Environmental Mutagens in Human Populations e 6º Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênse Ambiental, 2003, Florianópolis. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2003. v. 26. p. 97-97.
-
CUNHA, e C M ; DUARTE, A. ; FONTANA, Tiago ; DUARTE, J. R. A. ; GRANADA, C P ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo populacional das malformações congênitas na cidade de Pelotas, RS. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 26-26.
-
GONÇALVES, C. X. ; BERGMANN, L. O. ; TIMM, F C ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação dos casos isolados de lábio leporino com ou sem palato fendido em recém-nascidos da cidade de Pelotas. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 26-26.
-
LAPUENTE, F. S. ; CUNHA, e C M ; VERNETTI, C H M ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo epidemiológico de hidrocefalia em recém-nascidos da cidade de Pelotas. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 27-27.
-
FONTANA, Tiago ; CUNHA, e C M ; DUARTE, J. R. A. ; HEIDEMANN, L A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Defeitos do tubo neural em recém-nascidos da cidade de Pelotas. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 27-27.
-
FONTANA, Tiago ; JAEGER, G P ; CUNHA, C J ; CASTRO, M L S ; LARENTIS, D Z ; PORTO, A C S ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo dos casos de espinha bífida em recém-nascidos na cidade de Pelotas. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 28-28.
-
FONTANA, Tiago ; JAEGER, G P ; CUNHA, C J ; CASTRO, M L S ; LARENTIS, D Z ; PORTO, A C S ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo epidemiológico de Pé torto congênito na cidade de Pelotas. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 28-28.
-
CUNHA, e C M ; DUARTE, Aline Chaves ; SANTOS, C. ; FONTANA, Tiago ; D'AVILA, A ; SILVEIRA, I C ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo da prevalência das malformações do aparelho genitourinário em recém-nascidos da cidade de Pelotas-RS. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 29-29.
-
LARENTIS, D Z ; FONTANA, Tiago ; SANTOS, C. ; JAEGER, G P ; FERNÁNDEZ, R R ; MOREIRA, P B ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Prevalência das anomalias craniofaciais na cidade de Pelotas, RS. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 29-29.
-
CUNHA, C J ; CASTRO, M L S ; MOREIRA, P B ; FERNÁNDEZ, R R ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Prevalência das malformações múltiplas na cidade de Pelotas. In: XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 30-30.
-
FONTANA, Tiago ; LARENTIS, D Z ; CASTRO, M L S ; JAEGER, G P ; GRANADA, C P ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo das anomalias congênitas de membros na cidade de Pelotas. In: XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. AnaisXV Congresso Brasileiro de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 30-30.
-
CUNHA, C J ; CASTRO, M L S ; CUNHA, M D C ; MOREIRA, P B ; FERNÁNDEZ, R R ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Prevalência das malformações do trato gastrointestinal na cidade de Pelotas, RS. In: XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 31-31.
-
JAEGER, G P ; FONTANA, Tiago ; LARENTIS, D Z ; HEIDEMANN, L A ; FERNÁNDEZ, R R ; MOREIRA, P B ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação dos fatores de risco para o aparecimento de anencefalia na cidade de Pelotas, RS. In: XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 31-31.
-
CUNHA, e C M ; SANTOS, C N ; SILVEIRA, I C ; DUARTE, J. R. A. ; PEREIRA, S H ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Prevalência das anomalias cromossômicas entre os recém-nascidos malformados da cidade de Pelotas, RS. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 32-32.
-
FONTANA, Tiago ; JAEGER, G P ; FERNÁNDEZ, R R ; MOREIRA, P B ; LARENTIS, D Z ; PORTO, A C S ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise dos casos de síndrome de Down na cidade de Pelotas, RS. In: XV Congresso Nacional de Genética Clínica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Congresso Nacional de Genética Clínica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2003. p. 32-32.
-
DUARTE, Aline Chaves ; CUNHA, C J ; MOREIRA, Patrick ; CUNHA, e C M ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Prevalencia dos defeitos congênitos de membros na cidade de Pelotas, RS. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPel, 2003.
-
SANTOS, C N ; DUARTE, Aline Chaves ; HEIDEMANN, L A ; CUNHA, e C M ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo Populacional das malformações do trato gastrointestina na cidade de Pelotas, RS. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPel, 2003.
-
FERNÁNDEZ, R R ; FONTANA, Tiago ; MOREIRA, Quélen P ; CUNHA, C J ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo da ocorrencia de síndromes cromossõmicas em recém-nascidos de Pelotas, RS, de 01/01/1990 à 31/12/2002.. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPel, 2003.
-
SILVEIRA, I C ; MOREIRA, Patrick ; SANTOS, C N ; PEREIRA, S H ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação dos casos de espinha bífida em recém-nascidos na cidade de Pelotas, RS. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPel.
-
CASTRO, M L S ; LARENTIS, D Z ; MOREIRA, P B ; FERNÁNDEZ, R R ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Avaliação da freqüência de malformações congênitas e fatores de risco associados em Pelotas, RS. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPel, 2003.
-
MOREIRA, Patrick ; FERNÁNDEZ, R R ; CARBONARI, Karina Azambuja ; GONÇALVES, L ; ROTH, Daniela Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. . Aumento da freqüência demicronúcleos em células escamadas causado pela radiação emitida por microcomputadores. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPEl, 2003.
-
LARENTIS, D Z ; CUNHA, e C M ; SILVEIRA, I C ; DUARTE, Aline Chaves ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Aspectos teratogênicos relacionados ao uso de fármacos no período pré-natal em Pelotas, RS. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPel, 2003.
-
MOREIRA, Quélen P ; CASTRO, M L S ; FONTANA, Tiago ; PEREIRA, S H ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Aspectos epidemiológicos dos recém-nascidos portadores de lábio leporino com ou sem palato fendido em Pelotas, RS, Brasil. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPel, 2003.
-
PEREIRA, S H ; SILVEIRA, I C ; SANTOS, C N ; HEIDEMANN, L A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da freqüência de hidrocefalia em recém-nascidos da cidade de Pelotas, RS. In: Congresso Sul Riograndense de Biociências, 2003, Pelotas. Congresso Sul Riograndense de Biociências. Pelotas: UCPel, 2003.
-
HEIDEMANN, L A ; D'AVILA, A ; CUNHA, M D C ; GRANADA, C P ; PORTO, A C S ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Síndrome de Rubstein-Taybi em um menino com dois anos e oito meses de idade. In: 20 congresso AMRIGS, 2003, Porto Alegre. Revista da AMRIGS. Porto Alegre: AMRIGS, 2003. v. suplem. p. 46-46.
-
CUNHA, M D C ; HEIDEMANN, L A ; CORVELO, C V ; D'AVILA, A ; PORTO, A C S ; GRANADA, C P ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Epidemiologia das polidactilias: um estudo de casos e controles na população de Pelotas - RS. In: 20 Congresso AMRIGS, 2003, Porto Alegre. Revista da AMRIGS. Porto Alegre: AMRIGS, 2003. v. Suplem. p. 48-48.
-
CUNHA, M D C ; HEIDEMANN, L A ; D'AVILA, A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Síndrome de Rubistein-Taybi em um menino com dois anos e oito meses de idade. In: IV Congresso da Escola de Medicina; Diagnóstico e tratamento, 2003, Pelotas. Revista de Medicina - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2003. v. 1. p. 70-70.
-
HEIDEMANN, L A ; CUNHA, M D C ; CORVELO, C V ; D'AVILA, A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Epidemiologia das polidactilias: um estudo de casos e controlses na população em Pelotas - RS. In: IV Congresso da Escola de Medicina; Diagnóstico e tratamento, 2003, Pelotas. Revista de Medicina - UCPel. Pelotas: EDUCAT, 2003. v. 1. p. 43-43.
-
FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; FONTANA, Tiago ; JAEGER, Gustavo Pêgas ; MOREIRA, P B ; LAURENTIS, Daniela ; CUNHA, e C M ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo Epidemiológico dos casos de Síndrome de Down: um estudo de base populacinal em Pelotas, RS. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência 2003. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 162-162.
-
PEREIRA, Hermes ; CUNHA, e C M ; FONTANA, Tiago ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Epidemiologia do lábio leporino com ou sem palato fendido. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 163-163.
-
MOREIRA, P B ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; CARBONARI, Karina Azambuja ; GONÇALVES, L ; ROTH, Daniela Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise do efeito genotóxico causado pela radiação emitida por nmonitores de microcomputadores. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciencia & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 188-189.
-
BASSAN, Josiana ; GONÇALVES, L ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise de mutagenicidade em trabalhadores expostos a cola de sapateiro através do teste de micronúcleos. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciencia. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 199-200.
-
SEBAJE, C M Z ; TEIXEIRA, F B ; VINHOLES, P S ; SANTOS, T C O ; SIMÕES, V M ; DODE, Luciana Bicca ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise preliminar da instabilidade cromossômica em arruda (Ruta graveolens). In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 247-248.
-
SILVEIRA, I C ; FONTANA, Tiago ; CUNHA, e C M ; DUARTE, Aline Chaves ; SANTOS, Charlene N dos ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Correlação entre os fatores de risco com a ocorrência das anomalias congênitas do aparelho genito-urinário. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 260-260.
-
DUARTE, Aline Chaves ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; CASTRO, M L S ; CUNHA, C J ; MOREIRA, P B ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Fármacos e malformações congênitas: análise da teratogênse em neonatos da cidade de Pelotas - RS. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 291-292.
-
CUNHA, C J ; CASTRO, M L S ; MOREIRA, P B ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo Populacional das malformações múltiplas em Pelotas, RS, BR. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 293-293.
-
D'AVILA, A ; FONTANA, Tiago ; SILVA, Liana Guedes da ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Relato de seis casos de holoprosencefalia ocorridos em Pelotas entre 1990 e 2003. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 294-294.
-
SILVA, Liana Guedes da ; FONTANA, Tiago ; LAURENTIS, Daniela ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; ROSA, Vânia Mota da ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Cardiopatias congênitas: um estudo de base populacional no período de 01/01/1990 a 30/08/2003. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 295-295.
-
LARENTIS, D Z ; FONTANA, Tiago ; CUNHA, C J ; CASTRO, M L S ; JAEGER, Gustavo Pêgas ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Anomalias congênitas de membros e fatores de risco: um estudo epidemiológico de 305 casos ocorridos em Pelotas, RS. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 296-296.
-
ROSA, Vânia Mota da ; SILVA, Liana Guedes da ; FONTANA, Tiago ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise dos fatores de risco e sua associação com o aparecimento do hemangioma plano em Pelotas, RS. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 297-297.
-
CUNHA, e C M ; DUARTE, Aline Chaves ; FONTANA, Tiago ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Defeitos do tubo neural e fatores associados: um estudo epidemiológico na cidade de Pelotas, RS. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 298-298.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; JAEGER, Gustavo Pêgas ; FONTANA, Tiago ; LAURENTIS, Daniela ; CUNHA, C J ; HEIDEMANN, L A ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Pé torto congênito: um estudo epidemiológico na cidade de Pelotas, RS. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência e Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 314-314.
-
MOREIRA, Quélen P ; PEREIRA, S H ; CUNHA, e C M ; SANTOS, Charlene N dos ; SILVEIRA, I C ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo epidemiológico das cromossomopatias na cidade de Pelotas no período de 01/01/90 a 31/08/2003. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 343-343.
-
FONTANA, Tiago ; LAURENTIS, Daniela ; CUNHA, e C M ; DUARTE, Aline Chaves ; TEICHERT, Juliana H ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Malformações congênitas: epidemiologia e fatores associados. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 359-359.
-
HEIDEMANN, L A ; FONTANA, Tiago ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; LAURENTIS, Daniela ; JAEGER, Gustavo Pêgas ; MOREIRA, P B ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Anencefalia: um estudo epidemiológico na cidade de Pelotas, RS no período de 01/01/1990 a 31/08/2003. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 374-374.
-
CUNHA, M D C ; FONTANA, Tiago ; JAEGER, Gustavo Pêgas ; LAURENTIS, Daniela ; CASTRO, M L S ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Análise epidemiológica dos casos de espinha bífida no período de 01/01/1990 a 31/08/2003. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 376-376.
-
SANTOS, C N ; FONTANA, Tiago ; PEREIRA, S H ; SILVEIRA, I C ; CUNHA, e C M ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Correlação entre a hidrocefalia e seus fatores de risco em um estudo de base populacional na cidade de Pelotas, RS. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência & Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 388-388.
-
CASTRO, M L S ; CUNHA, C J ; FERNÁNDEZ, R R ; MOREIRA, Patrick ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Análise da freqüência das malformações congênitas do aparelho digestivo na cidade de Pelotas, RS, Brasil. In: XII Congresso de Iniciação Científica, XI Laboratório de Pesquisa da UCPel, II Mostra de Pós-Graduação, 2003, Pelotas. Ciência e Consciência. Pelotas: EDUCAT - Editora da UCPel, 2003. p. 425-425.
-
VINHOLES, P S ; SANTOS, T C O ; SIMÕES, V M ; SEBAJE, C M Z ; TEIXEIRA, F B ; DODE, Luciana Bicca ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo da instabilidade cromossõmica e índice mitótico em arruda (Ruta graveolens L.) criopreservada. In: XII CIC - UFPel, 2003, Pelotas. XII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2003. p. 070-070.
-
CUNHA, e C M ; FONTANA, Tiago ; FERNÁNDEZ, R R ; HEIDEMANN, L A ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da freqüência e fatores associados as malformações do tubo neural em Pelotas, RS. In: XII CIC - UFPel, 2003, Pelotas. XII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2003. p. 073-073.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; TEIXEIRA, e ; PEREIRA, S H ; BRITTO, V ; MOREIRA, Quélen P ; DAMASCENO, N . Avaliação preliminar da investigação da instabilidade genômica em portadores da síndrome de Down através do teste de micronúcleos. In: XII CIC - UFPel, 2003, Pelotas. XII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2003.
-
DUARTE, A B ; FONTANA, Tiago ; LAURENTIS, Daniela ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MARTINO-ROTH, M. G. . Anomalias craniofaciais: uma abordagem epidemiológica em um estudo de base populacional na cidade de Pelotas, RS. In: XII CIC - UFPel, 2003, Pelotas. XII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2003. p. 072-072.
-
HEIDEMANN, L A ; FONTANA, Tiago ; LAURENTIS, Daniela ; FERNANDEZ, Ricardo Ramires ; MOREIRA, Patrick ; JAEGER, G P ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo populacinal da ocorrência e fatores pré-disponentes de anencafalia na cidade de Pelotas, RS. In: XII CIC - UFPel, 2003, Pelotas. XII Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Pelotas: UFPel, 2003. p. 075-075.
-
GONÇALVES, L ; BENITES, C. ; SILVEIRA, C. ; MARTINS, A. ; TABELEÃO, V. ; DUTRA, D. ; VILANOVA, M. ; SOUZASOARES, L. ; QUEIROZ, M. I. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise Genotóxica Comparativa Entre Medulas De Ratos Novégicos Machos e Fêmeas Da Cepa Wistar. In: 10º CIC/3º EPG-FURG, 2002, Rio Grande. Anais do 10º CIC/3º EPG-FURG. Rio Grande: Fundação Universidade de Rio Grande, 2002.
-
RAMALHO, L. ; LIMA, C. M. ; GARCIA, R. F. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo da Etiologia E Freqüência dos Defeitos de Tubo Neural em Recém-Nascidos da Cidade de Pelotas, RS. In: 10 CIC, 2002, Pelotas. D:\10CIC\AREA04.HTM. Pelotas: Universidade Federal de pelotas, 2002. v. 1628.
-
NOGUEIRA, D. M. ; ZAMBRANO, M. G. ; GARCIA, R. F. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Fatores Associados e Freqüência da Espinha Bífida entre os mMalformados Nascidos na Cidade de Pelotas, RS. In: 10 CIC, 2002, Pelotas. D:\10CIC\AREA02.HTM. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2002. v. 1671.
-
DUARTE, Aline Chaves ; DEVENS, Eduardo S ; ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Síndrome de Patau em uma menina com dezoito meses de vida. In: 14º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2002, Ribeirão Preto. Anais do 14º Congresso Nacional de Genética Clínica. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2002. p. 39-39.
-
GARCIA, R. F. ; GUERREIRO, M. O. ; RAMALHO, L. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Fatores de risco para o aparecimento de hidrocefalia congênita na cidade de Pelotas - RS. In: 14º Congresso Nacional de Genética Clínica, 2002, Ribeirão Preto. Anais do 14º Congresso Nacional de Genética Clínica. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2002. p. 42-42.
-
RAMALHO, L. ; GARCIA, R. F. ; SPONCHIALO, L. O. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação dos defeitos do tubo neural em recém-nascidos da cidade de Pelotas - RS. In: 14º Congresso Nacionalde Genética Clínica, 2002, Ribeirão Preto. Anais do 14º Congresso Nacional de Genética Clínica. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2002. p. 61-61.
-
NOGUEIRA, D. M. ; ZAMBRANO, M. G. ; GARCIA, R. F. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da freqüência de espinha bífida entre os malformados da cidade de Pelotas - RS. In: 14º Congresso Nacional de Genética Clínica, 2002, Ribeirão Preto. Anais do 14º Congresso Nacional de Genética Clínica. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2002. p. 55-55.
-
CUNHA, e C M ; BRITES, P. C. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Inversão paracêntrica 46,XY inv (14) (q23;q32.1) em um menino com atraso da puberdade. In: 14º Congresso Nacional de Genética Clínica, 2002, Ribeirão Preto. Anais do 14º Congresso de Genética Clínica. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2002. p. 38-38.
-
DUARTE, Aline Chaves ; ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação dos atendimentos realizados pelo Serviço de Aconselhamento Genético da cidade de Pelotas - RS. In: 14º Congresso Nacional de Genética Clínica, 2002, Ribeirão Preto. Anais do 14º Congresso Nacional de Genética Clínica. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2002. p. 39-39.
-
DUARTE, Aline Chaves ; ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação citogenética dos pacientes do Serviço de Aconselhamento Genético de Pelotas - RS. In: 14º Congresso Nacional de Genética Clínica, 2002, Ribeirão Preto. Anais do 14º Congresso de Genética Clínica. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 2002. p. 39-39.
-
BENITES, C. ; VIANNA, Rita ; AMADO, L. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste de micronúcleos em células esfoliadas como monitoramento da exposição ocupacional em frentistas da cidade de Pelotas. In: Encontro de Qualidade dos Alimentos e meio Ambiente, 2002, Rio Grande. Anais do Encontro de Qualidade dos Alimentos e Meio Ambiente. Rio Grande: Fundação Universidade de Rio Grande, 2002.
-
BENITES, C. ; GONÇALVES, L. ; TABELEÃO, V. ; VILANOVA, M. ; SILVEIRA, C. ; QUEIRÓZ, M. I. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; SOUZASOARES, L. . Teste de Genotoxicidade em eritrócitos medulares de ratos alimentados com dietas protéicas. In: XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular, 2002, Porto Alegre. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Biologia Celular, 2002.
-
BASSAN, Josiana ; GONÇALVES, L. ; BENITES, Cibelem Iribarrem ; SANTOS, C. ; ALBANO, A. P. ; FREITAS, L. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; SOUZASOARES, L. . Teste de micronúcleos em medula de ratos e camundongos. In: XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular, 2002, Porto Alegre. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Biologia Celular, 2002. p. 192-192.
-
GONÇALVES, L. ; BASSAN, Josiana ; BENITES, Cibelem Iribarrem ; TABELEÃO, V. ; VILANOVA, M. ; ROCHA, C. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; SOUZASOARES, L. . Estudo comparativo de genotoxicidade em diferents tecidos de camundongos. In: XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular, 2002, Porto Alegre. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biologia Celular. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Biologia Celular, 2002. p. 192-192.
-
DUARTE, Aline Chaves ; ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Aconselhamento Genético de Pelotas - RS: análise citogenética dos pacientes atendidos no período de 1986 a 2000. In: Congresso da AMRGS, 2002, Porto Alegre. Anais do Congresso da AMRGS. Porto Alegre: AMRGS, 2002.
-
DUARTE, Aline Chaves ; ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Aconselhamento Genético de Pelotas - RS: análise da população de pacientes atendida no período de 1986 a 2000. In: Congresso da AMRGS, 2002, Porto Alegre. Anais da AMRGS. Porto Alegre: AMRIGS, 2002.
-
DUARTE, A. ; MENEZES, A I C ; DEVENS, Eduardo S ; ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Relato de Caso: sobrevida além da média esperada em portadora da síndrome de Patau. In: Congresso da AMRGS, 2002, Porto Alegre. Anais do Congresso da AMRGS. Porto Alegre: AMRGS, 2002.
-
CUNHA, e C M ; BRITES, P. C. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Inversão paracêntrica 46,XY inv (14) (q23;q32.1) em um menino com atraso da puberdade. In: Congresso da AMRGS, 2002, Porto Alegre. Anais da AMRGS. Porto Alegre: AMRGS, 2002.
-
CARBONARI, Karina Azambuja ; GONÇALVES, L ; ROTH, Daniela Martino ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Genotoxicidade ocupacional em mulheres expostas à radiação de microcomputadores na cidade de Pelotas - RS. In: 48º Congresso Nacional de Genética, 2002, Águas de Lindóia. Anais do 48º Congresso Nacional de Genética. Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2002. v. CD.
-
GONÇALVES, L. ; CARBONARI, Karina Azambuja ; ROTH, Daniela Martino ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação de genotoxicidade em operadores ocupacionais de microcomputadores do sexo masculino na região de Pelotas, RS - Brasil. In: 48º Congresso Nacional de Genética, 2002, Águas de Lindóia. Anais do 48º Congresso nacional de Genética. Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2002. v. CD.
-
BASSAN, Josiana ; GONÇALVES, L. ; BENITES, Cibelem Iribarrem ; TABELEÃO, V. ; VILANOVA, M. ; ROCHA, C. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Comparação entre os diferentes tecidos de camundongos através do teste de micronúcleos. In: XI Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2002, Pelotas. Anais do XI CIC. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2002.
-
GONÇALVES, L. ; CARBONARI, Karina Azambuja ; ROTH, Daniela Martino ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste de Genotoxicidade objetivando comparar a exposição de homens e mulheres à radiação de microcomputadores em Pelotas - RS. In: XI Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2002, Pelotas. Anais do XI CIC. pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2002.
-
GONÇALVES, L. ; CARBONARI, Karina Azambuja ; BASSAN, Josiana ; ROTH, Daniela Martino ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste do micronúcleo em células esfoliadas de homens expostos à radiação em Pelotas - RS. In: XI CIC e X laboratório da UCPel, 2002, Pelotas. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica e X Laboratório da UCPel. pelotas: Editora da UCPel, 2002.
-
BASSAN, Josiana ; GONÇALVES, L. ; BENITES, Cibelem Iribarrem ; SANTOS, C. ; ALBANO, A. P. ; FREITAS, L. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; SOUZASOARES, L. . Avaliação genotóxica em medula de ratos e camundongos atraves do teste de micronúcleos. In: XI CIC e X Laboratório da UCPel, 2002, Pelotas. Anais de XI CIC e X Laboratório da UCPel. Pelotas: Editora da UCPel, 2002.
-
DUARTE, J. R. A. ; FONTANA, Tiago ; CANABARRO, J. S. ; CUNHA, e C M ; DUARTE, Aline Chaves ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Defeitos do tubo neural em recém-nascidos da cidade de Pelotas. In: XI CIC e X laboratório da UCPel, 2002, Pelotas. Anais do XI CIC e X Laboratório da UCPel. Pelotas: Editora da UCPel, 2002.
-
CARBONARI, Karina Azambuja ; GONÇALVES, L. ; ROTH, Daniela Martino ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise citogenética em mulheres trabalhadoras de centros de informática. In: XI CIC e X laboratório da UCPel, 2002, Pelotas. Anais do XI CIC e X Laboratório da UCPel. Pelotas: Editora da UCPel, 2002.
-
CUNHA, e C M ; BRITES, P. C. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Atraso de puberdade em adolescente com inversão paracêntrica. In: XI CIC e X Laboratório da UCPel, 2002, Pelotas. Anais do XI CIC e X Laboratório da UCPel. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2002.
-
DUARTE, Aline Chaves ; ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Levantamento citogenético da população de pacientes do SAG de Pelotas. In: XI CIC e X Laboratório da UCPel, 2002, Pelotas. Anais do XI CIC e X Laboratório da UCPel. Pelotas: Editora da UCPEl, 2002.
-
CUNHA, e C M ; BRITES, P. C. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo e avaliação de um caso de inversão paracentrica em menino com atraso da puberdadel. In: XI CIC e IX Encontro da Pós-Graduação da UFPEl, 2002, Pelotas. Anais do XI CIC e IX Encontro da Pós-Graduação. Pelotas: Editora da UFPel, 2002.
-
DUARTE, Aline Chaves ; DUARTE, J. R. A. ; FONTANA, Tiago ; CANABARRO, J. S. ; CUNHA, e C M ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise da ocorrência de defeitos do tubo neural em recém-nascidos da cidade de Pelotas. In: XI CIC e IX Encontro da Pós-Graduação da UFPel, 2002, Pelotas. Anais do XI CIC e IX Encontro dea pós-graduação. Pelotas: Editora da UFPel, 2002.
-
GARCIA, R. F. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Fatores de Risco Para o Aparecimento de Anencefalia e Espinha Bífida na cidade de Pelotas - RS. In: XI CIC e IV ENPOS, 2002, Pelotas. CD: XI CIC e IV ENPOS. Pelotas: Editora da UFPel, 2002. p. 309-309.
-
GONÇALVES, L ; BENITES, C. ; SILVEIRA, C. ; MARTINS, A. ; TABELEÃO, V. ; DUTRA, D. ; VILANOVA, M. ; SOUZASOARES, L. ; QUEIROZ, M. I. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação Genotóxica em Ratos Wistar Submetidos a Diferentes Dietas. In: 47º Congresso Nacional de Genética, 2001, Águas de Lindóia. CD SBG. Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2001. p. MU012.
-
AMADO, L. ; VIANNA, Rita ; BENITES, C. ; SILVA, V. ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Influência da idade na genotoxicidade ocupacional em frentistas da cidade de Pelotas, RS.. In: 46º Congresso Nacional de Genética, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 685-686.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; FRIZON, L. ; AMADO, L. ; VIANNA, Rita ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINS, A. ; SILVA, V. . Serviço de Aconselhamento Genético Casuística de 14 anos de Atendimento. In: 46º Congresso Nacional de Genética, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 663-664.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; RAMALHO, L. ; MALFATTI, F. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Anomalias do Tubo Neural e Fatores Relacionados em Recém-nascidos da Cidade de Pelotas, RS. In: 46º Congresso Nacional de Genética, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 665-666.
-
BENITES, C. ; VIANNA, Rita ; AMADO, L. ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Genotoxicidade ocupacional em Frentistas do Sexo Feminino. In: 46º Congresso nacional de Genética, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 678-679.
-
VIANNA, Rita ; AMADO, L. ; BENITES, C. ; SILVA, V. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da Genotoxicicade Ocupacional em Frentistas com Idade entre 20 e 30 Anos de Postos de Gasolina da Cidade de Pelotas. In: 46º Congresso Nacional de Pelotas, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology. Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 681-681.
-
AMADO, L. ; VIANNA, Rita ; BENITES, C. ; SILVA, V. ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Efeitos Genotóxicos de Derivados de Petróleo em Frentistas com idade entre 30 e 45 anos Através do Teste de micronúcleos em Células Esfoliadas. In: 46º Congresso Nacional de Genética, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 683-684.
-
BENITES, C. ; VIANNA, Rita ; AMADO, L. ; SILVA, V. ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Influência do Sexo na Genotoxicidade Ocupacional em Frentistas da Cidade de Pelotas. In: 46º Congresso de Genética, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 685-685.
-
BENITES, C. ; VIANNA, Rita ; AMADO, L. ; SILVA, V. ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Teste do Micronúcleo em Células Esfoliadas na Avaliação da Genotoxicidade em Trabalhadores Expostos a Derivados de Petróleo na Cidade de Pelotas, RS. In: 46º Congresso Nacional de Genética, 2000, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Águas de Lindóia: Sociedade Brasileira de Genética, 2000. v. 23. p. 686-686.
-
AMADO, L. ; VIANNA, Rita ; BENITES, Cibelem Iribarrem ; SILVA, V. ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Genotoxicidade Ocupacional em Frentistas com Idade entre 31 e 45 anos dos Postos de Gasolina da Cidade de Pelotas, RS.. In: 9º Congresso de Iniciação Científica 2º Encontro da Pós-Graduação, 2000, Pelotas. Resumos. Pelotas: UFPEL, 2000. p. 192-192.
-
VIANNA, Rita ; AMADO, L. ; BENITES, Cibelem Iribarrem ; SILVA, V. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Efeitos Genotóxicos de Derivados de Petróleo em Frentistas com Idade entre 20 e 30 anos Através do Teste de Micronúcleos.. In: 9º Congresso de Iniciação Científica e 2º Encontro da Pós-Gradução, 2000, Pelotas. Resumos. Pelotas: UFPEL, 2000. p. 193-193.
-
BENITES, Cibelem Iribarrem ; VIANNA, Rita ; AMADO, L. ; MARTINS, A. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da Genotoxicidade Ocupacional em Frentistas do Sexo Feminino da Cidade de Pelotas, RS.. In: 9º Congresso de Iniciação Científica e 2º Encontro da Pós-Graduação, 2000, Pelotas. Resumos. Pelotas: UFPEL, 2000. p. 194-194.
-
GARCIA, R. F. ; PEREIRA, P. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Estudo Colaborativo Latino Americano de Malformações Congênitas - Dados no Estudo Realizado em um Hospital de Pelotas - RS.. In: 9º Congresso de Iniciação Científica e 2º Encontro da Pós-Graduação, 2000, Pelotas. Resumos. Pelotas: UFPEL, 2000. p. 220-220.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; ERDTMANN, B. ; et al . Uso do teste de micronúcleos para avaliar risco ocupacional de trabalhadores de oficinas de reparo de automóveis e baterias da cidade de Pelotas - RS. In: 45 Congresso Nacional d Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology (Impresso). Gramado: Sociedade Brasileira de Genética, 1999. v. 22. p. 780.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; ERDTMANN, B. ; ROTH, Daniela Martino . Teste de micronúcleos e ensaio cometa para avaliar risco ocupacional de trabalhadores de oficinas de chapeamento/pintura de carros e renovadores de baterias da cidade de Pelotas-RS. In: 45 Congresso nacional de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology, Supplement. Gramado: Sociedade Brasileira de Genética, 1999. v. 22. p. 780.
-
ROTH, Daniela Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Avaliação da genotoxicidade em dentistas da cidade de Pelotas-RS através de micronúcleos de células exfoliadas da mucosa bucal. In: 45 Congresso Nacional de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology, Supplement. Gramado: Sociedade Brasileira de Genética, 1999. v. 22. p. 784.
-
PAGEL, J. A. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Avaliação do parecer dos adolescentes sobre a interrupção da gravidez frente a problemas genéticos no feto, em relação ao sexo, idade, religião e renda familiar na cidade de Pelotas-Rs. In: 45 Cong. Nac. de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology. Gramado: Soc. Bras. de Genética, 1999. v. 22. p. 800.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ROTH, Daniela Martino ; et al . Avaliação citogenética da espécie Sus scrofa ferus (javali) no sul do país. In: 45 Cong. Nac. de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology. Gramado: Soc. Bras. de Genética, 1999. v. 22. p. 92.
-
BRITES, P. C. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Casuística do Serviço de Aconselhamento Genético em 13 anos de atendimento. In: 45 Cong. Nac. de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology. Gramado: Soc. Bras. de Genética, 1999. v. 22. p. 219.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Avaliação de fatores relacionados com a freqüencia dos defeitos do Tubo Neural em Pelotas-RS. In: 45 Cong. Nac. de Genética, 1999, Gramado. Genetics and Molecular Biology. Gramado: Soc. Bras. de Genética, 1999. v. 22. p. 219.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Freqüência das anomalias cromossômicas encontradas nos pacientes do Serviço de Aconselhamento Genético de Pelotas-RS. In: XI Cong. Bras. de Genética Clínica, 1999, Salvador. Anais do XI Cong. Bras. de Genética Clínica. Salvador: Sociedade Brasileira de Genética Clínica, 1999.
-
BOEING, M. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Epidemiologia das polidactilias. In: VII Cong. de Iniciação Científica, 1998, Pelotas. Anais do VII Cong. de Inic. Cient. UFPEL/UCPEL/FURG. Pelotas: editora da UFPEL, 1998.
-
ROTH, Daniela Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Estudo da toxicidade do mercúrio através de ensaios citogenéticos em cirurgiões-dentistas da cidade de Pelotas. In: VII Encontro estadual de farmaceuticos e bioquímicos, 1998, Florianóplolis. Anais do VII Enc. Est. De Farm. e Bioq.. Florianópolis, 1998.
-
COSTA, F. A. O. ; BRITES, P. C. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Estudo citogenético de dez meningiomas através do cultivo de células. In: IICong. da Soc. de Cirurgia Neurológica do Cone Sul, 1998, Rio de Janeiro. Anais do II Cong. da Soc. de Cirurgia Neurológica. Rio de Janeiro: Sociedade de Cirurgia neurológica, 1998.
-
COSTA, F. A. O. ; BRITES, P. C. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Citogenética de meningiomas e seu comportamento biológico. In: II Cong. da Soc. de Cirurgia Neurológica do Cone sul, 1998, Rio de Janeiro. Anais do II Cong. da Soc. de Cirurgia Neurológica. Rio de Janeiro: Soc. de Cirurgia Neurológica, 1998.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Freqüência e fatores de risco dos defeitos do tubo neural em Pelotas-RS. In: 44 Cong. Nac. de Genética, 1998, Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology. Águas de Lindóia: Soc. Bras. de Genética, 1998. v. 21. p. 350.
-
MANO, M. A. M. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo do perfil da mãe pelotense. In: VI Cong. de Iniciação Científica FURG/UCPEL/UFPEL, 1997, Rio Grande. Anais do VI cong. de Inic. Cient.. Pelotas: Edit. Da UFPEL, 1997.
-
GUERREIRO, P. O. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Fatores relacionados com fissuras lábio-palatais na cidade de Pelotas-RS. In: VI Cong. de Inic. Cient. FURG/UCPEL/UFPEL, 1997, Rio Grande. Anais do VI do Cong. Cient.. Pelotas: Edit. da UFPEL, 1997.
-
ISAACSSON, H. R. ; TOMASI, R. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Defeitos do tubo neural: estudo prospectivo de recém-nascidos em Pelotas. In: VI Congresso de Iniciação científica FURG/UCPEL/UFPEL, 1997, Rio Grande. Anais do VI Cong de inic. científica. Pelotas: Editora da UFPEL, 1997.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ZECHLINSHI, G. ; et al . Avaliação de fatores relacionados com a freqüência dos defeitos do tubo neural em Pelotas-RS. In: 43 Cong. Nac. de Genética, 1997, Goiânia. Rev. Bras. de Genética. Goiânia: Sociedade Bras. de Genética, 1997. v. 20. p. 232.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; BRITES, P. C. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Casuística do serviço de Aconselhamento Genético em 11 anos de atendimento. In: 43 Cong. Nac. de Genética, 1997, Goiânia. Rev. Bras. de Genética. Goiânia: Soc. Bras. de Genética, 1997. v. 20. p. 231.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; ERDTMANN, B. ; et al . Genotoxicidade: teste de micronúcleos em profissionais automotivos X tabagismo. In: 43 Cong. Nac. de Genética, 1997, Goiânia. Revista Bras. de Genética. Goiânia: Soc. Bras. de Genética, 1997. v. 20. p. 130.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; ERDTMANN, B. ; et al . Genotoxicidade: teste de micronúcleos em profissionais automotivos X hábito alcoólico. In: 43 Cong. Nac. de Genética, 1997, Goiânia. Rev. Bras. de Genética. Goiânia: Soc. Bras. de Genética, 1997. v. 20. p. 130.
-
BRITES, P. C. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Freqüência das anomalias cromossômicas encontradas nos pacientes do Serviço de Aconselhamento Genético de Pelotas-RS. In: 43 Cong. Nac. de Genética, 1997, Goiãnia. Revista Bras. de Genética. Goiânia: Soc. Bras. de Genética, 1997. v. 20. p. 91.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Estudo das reações familiares em situação de um filho portador de necessidades especiais. In: I Encontro Latino-Americano sobre Síndrome de Down, 1997, Brasília. Anais de I Enc. latino-Americano sobre Síndrome de Down. Brasília: Federação Brasileira das associações da Síndrome de Down, 1997. p. 29.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Alguns aspectos da epidemiologia da Síndrome de Down na cidade de Pelotas: um estudo de caso-controle. In: I Encontro Latino-Americano sobre Síndrome de Down, 1997, Brasília. Anais do I enc. Latino-Americano sobre Síndrome de Down. Brasília: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, 1997. p. 45.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Programa de vigilância para Síndrome de Down: detecção precoce para um atendimento efetivo. In: I Encontro Latino-Americano sobre Síndrome de Down, 1997, Brasília. Anais do I Enc. Latino-Americano sobres Síndrome de Down. Brasília: Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, 1997. p. 77.
-
CARDOSO, V. C. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ALMEIDA, R. ; et al . Holoprosencefalia: variabilidade Clínica e etiológica . In: V Congresso de Iniciação científica UFPEL/FURG/UCPEL, 1996, Pelotas. Anais do V Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG/UCPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
SILVEIRA, M. S. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Situação dos nascimentos de crianças normais e malformadas no hospital universitário São Francisco de Paula de pelotas. In: V Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG/UCPEL, 1996, Pelotas. Anais do V Cong. De Inic. Cient. UFPEL/FURG/UCPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
AFONSO, C. S. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Análise de fatores relacionados à recém-nascidos com hipospádia na cidade de Pelotas. In: V Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG/UCPEL, 1996, Pelotas. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; ZECHLINSHI, G. ; TOMASI, R. . Estudo da incidência e etiologia dos defeitos do tubo neural. In: V cong. de Inic. cient. UFPEL/FURG/UCPEL, 1996, Pelotas. Anais do V Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG/UCPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Citogenética vegetal: projetos de pesquisa do Laboratório de Biologia Celular. In: II Enc. de Biologia Celular, 1996, Pelotas. Anais do II Enc. de Biologia do Inst. de Biologia, UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Citogenética de insetos: projetos de pesquisa do Laboratório de Biologia celular. In: II Enc. de Biologia do Inst. de Biologia da UFPEL, 1996, pelotas. Anais do II Enc. de Biologia. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Disposição alternada da hipertrofia assimétrica na Síndrome de Klippel-Trenunay-Weber. In: II Enc. de Biologia, 1996, Pelotas. Anais do II Enc. de Biologia da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; et al . Avaliação da genotoxicidade através do teste de micronúcleos em profissionais atuantes em laboratórios de pesquisa da UFPEL. In: II Enc. de Biologia, 1996, Pelotas. Anais do II Enc. de Biologia da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; BRITES, P. C. ; et al . Malformações múltiplas com cariótipo 46,XY, del 9 (q13). In: II Enc. de Biologia, 1996, Pelotas. Anais do II Enc. de Biologia do Inst. de Biologia da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; et al . Serviço de Aconselhamento Genético - dez anos de atendimento. In: II Enc. de Biologia, 1996, Pelotas. Anais do II Enc. de Biologia do Inst. de Biologia da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1996.
-
ALMEIDA, L. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . UTISP de Pelotas: um centro de referência para a região sul. In: VIII Salão de Iniciação Científica - UFGRS, 1996, Porto Alegre. Anais do VIII Salão de Inic. Cient. da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1996. p. 256.
-
MANO, A. C. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Fatores relacionados com recém-nascidos GIG na cidade de Pelotas. In: VIII Salão de Inc. Cient., 1996, Porto Alegre. Anais do VIII Salão de Inc. Cient. da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1996. p. 221.
-
MANO, A. C. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Projeto Pais Ano 2000. In: VIII Salão de Inc. Cient., 1996, Porto Alegre. Anais do VIII Salão de Inic. Cient. da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1996. p. 221.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Importância das doenças genéticas no atendimento das UTIS Pediátricas. In: 42 Cong. Nac. de Genética, 1996, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1996. v. 19. p. 167.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Estudo de alguns fatores relacionados com alterações no desenvolvimento do sistema nervoso. In: 42 Cong. Nac. de Genética, 1996, Caxambú. Brazilian Journal of Genetics. Caxambú: Soc. Bras. de Gen tica, 1996. v. 19.
-
RIZZO, G. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Síndrome G: relato de um caso. In: 42 Cong. Nac. de Genética, 1996, Caxambú. Brazilian Journal of Genetics. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1996. v. 19.
-
HAUSEN, A. V. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Casuística do Serviço de Aconselhamento Genético da UFPEL - Pelotas. In: 42 Cong. Nac. de Genética, 1996, Caxambú. Brazilian Journal of Genetics. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1996. v. 19. p. 167.
-
ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Trissomia da parte distal do brao curto do cromossomo 3: relato de um caso. In: 42 Cong. Nac. de Genética, 1996, Caxambú. Brazilian Journal of Genetics. Caxambú: Soc. Bras. de Genetica, 1996. v. 19. p. 149.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; et al . Deleção terminal do braço longo do cromossomo 13 + cromossomo marcador. In: 42 Cong. Nac. de Genética, 1996, Caxambú. Brazilian Journal of Genetics. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1996. v. 19. p. 149.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Congenital defects monitoring program in the city of Pelotas, RS, Brazil. In: 9th International Congress of Human Genetics, 1996, Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Genetics. Rio de Janeiro: Sociedade Bras. de Genética, 1996. v. 19. p. 188.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares . Ataxia telangiectasia and duplication of chromosome 5 (q31 - q32). In: 9th International Congress of Human Genetics, 1996, Rio de Janeiro. Brazilian Journal of Genetics. Rio de Janeiro: Soc. Bras. de Genética, 1996. v. 19. p. 188.
-
ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares . Displasia óculo-aurículo-vertebral. In: X Enc. de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 1996, Santa Maria. Anais do X Enc. de Gen. do Rio grande do Sul. Santa Maria: Soc. Bras. de Gen, 1996. p. 82.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Aspectos epidemiológicos dos internados em UTIS pediátricas na cidade de Pelotas, RS. In: XIIl Cong. da Associaçõa Médica do Rio Grande do Sul, 1996, Pelotas. Anais do X III Cong. da Assoc. Méd. do Rio Grande do Sul. Pelotas: Assoc. Méd. do Rio Grande do sul, 1996.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Estudo do Impacto das malformações congênitas em internados nas UTIS pediátricas. In: XIII Cong. da Assoc. Méd. do Rio Grande do Sul, 1996, Pelotas. Anais do XIII Cong. da Assoc. Méd. do Rio Grande do Sul. Pelotas: Assoc. Méd. do Rio Grande do Sul, 1996.
-
REDA, R. A. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Variabilidade fenotípica em uma família com sinais clínicos da síndrome de Carpenter. In: XIII Cong. da Assoc. Méd. do Rio Grande do Sul, 1996, Pelotas. Anais do XIII Cong. da Assoc. Méd. do Rio Grande do Sul. Pelotas: Assoc. Méd. do Rio Grande do sul, 1996.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Opiniões maternas a respeito de causalidade de defeitos congênitos. In: IV Cong. de Inic. Cient., 1995, Rio Grande. Resumos - IV Cong. de Inic. Cient. FURG/UFPEL/UCPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1995. p. 115.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; TOMASI, R. ; et al . Prevalência ao nascer de defeitos congênitos na cidade de Pelotas. In: IV Cong. de Inic. Cient., 1995, Rio Grande. Anais do IV Cong. de Inic. Cient. FURG/UFPEL/UCPEL. Pelotas: Edit. da UFPEL, 1995. p. 129.
-
GUERREIRO, M. O. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Intercorrências perinatais em portadores de síndrome de Down. In: IV Cong. de Inic. Cient., 1995, Rio Grande. Anais do IV Cong. de Inic. Cient. FURG/UFPEL/UCPEL. Pelotas: Edit. da UFPEL, 1995. p. 88.
-
DLLAGOSTIN, M. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Obtenção de cromossomos mitóticos em ovos de mosquitos da espécie Culex quinquefaciatus Say. In: IV Cong. de Inic. Cient., 1995, Rio Grande. Anais do IV Cong. de Inic. Cient. FURG/UFPEL/UCPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1995. p. 62.
-
DLLAGOSTIN, M. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Padrões de bandeamento cromossômicos de formigas cortadeiras: Atta Sexdens Piriventris (Hymenoptera: Formicidae). In: XII Enc. de Mirmecologia, 1995, São Leopoldo. Anais do XII Enc. de Mirmecologia. São Leopoldo: Editora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1995.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Alterações ósseas e artrogripose congênita associada a bridas amnióticas. In: 41 Cong. Nac. de Genética, 1995, Caxambú. Revista Brasileira de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 571.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Cinco anos de monitorização de defeitos congenitos em uma população do sul do Brasil. In: 41 Cong. nac. de Genética, 1995, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 591.
-
SANTOSCOLARES, M. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Padrões de bandeamento de formigas cortadeiras: Acromyrmex heyeri (Hymenoptera: Formicidae). In: 41 Cong. Nac. de Genética, 1995, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 444.
-
CORREA, M. G. S. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Cariótipo e bandas cromossômicas da espécie Acromyrmex ambiguus. In: 41 Cong. Nac. de Genética, 1995, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 444.
-
CORREA, M. G. S. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Obtenção de cromossomos em ovos de mosquitos da espécie Culex quinquefascitus Say. In: 41 Cong. Nac. de Genética, 1995, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 440.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Acrocefalosindactilia - apresentação de dois casos. In: 41 Cong. Nasc. de Genética, 1995, Caxambú. Revista Brasileira de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 571.
-
ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Estudo de um caso de Prune Belly, filho de pais consangüíneos. In: 41 Cong. Nac. de Genética, 1995, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 532.
-
FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Cariótipo 46,XY/47,XY+17 em paciente hidrocéfalo. In: 41 Cong. Nac. de Genética, 1995, Caxambú. Rev. Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 540.
-
ROTH, Juliana Martino ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Síndrome de Jarcho-Levin. Relato de um caso. In: 41 Cong. Nac. de Genética, 1995, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1995. v. 18. p. 533.
-
ALMEIDA, R. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Fatores determinantes do uso de medicamentos em uma população do Rio Grande do Sul. In: II Laboratório de Pesquisa da UCPEL, 1994, Pelotas. Anais do II Lab. de pesq. da UCPEL. Pelotas: Editora da UCPEL, 1994.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; SUDER, F. ; et al . Prevalência ao nascer das malformações maiores no desenvolvimento do tubo neural. In: II Cong. de Inc. Cient., 1994, Pelotas. anais do III Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1994.
-
SANTOSCOLARES, M. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; et al . Modoficações metodológicas e bandas centroméricas em cromossomos mitóticos de formigas cortadeiras. In: III Cong. de Inic. Cient., 1994, Pelotas. Anais do III Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editopra da UFPEL, 1994.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; SILVA, E. B. ; et al . Programa de monitorização de defeitos congênitos de Pelotas. In: III Cong. de Inic. Cient., 1994, Pelotas. Anais do III Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1994.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Estudo do nível de compreensão popular da casualidade das malformações congênitas: realidade e fantasia. In: III Cong. de Inic. Cient., 1994, Pelotas. Anais do III Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1994.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; XAVIER, R. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Análise dos pacientes portadores de pé torto congenito da cidade de pelotas. In: III Cong. de Inic. Cient., 1994, Pelotas. Anais do III Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1994.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; ROTH, Juliana Martino ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares . Estudo citogenético em células de medula óssea de leucêmicos. In: III Cong. de Inic. Cient., 1994, Pelotas. Anais do III Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1994.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; FERREIRA, Fátima Lassalete Soares ; ROTH, Juliana Martino . Uma metodologia para estudos citogenéticos em linfócitos para o diagnóstico de doenças cromossômicas. In: III Cong. de Inic. Cient., 1994, Pelotas. Anais do III Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1994.
-
PIANA, C. F. B. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Cromossomos mitóticos de trigo: ajuste metodológico para assegurar a rotina do pré-tratamento com água gelada. In: 40 Cong. Nac. de Genética, 1994, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1994. v. 17. p. 167.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; SOBREIRO, B. P. ; et al . Fatores determinantes do uso de medicamentos durante a gestação. In: 40 cong. Nac. de Genética, 1994, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Gen., 1994. v. 17. p. 74.
-
MOURA, C. Q. ; SILVA, E. B. ; ROTH, Juliana Martino ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Habitus marfanóides com retardo mental ligado ao X. In: 40 Cong. Nac. de Gen., 1994, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1994. v. 17. p. 72.
-
ROTH, Juliana Martino ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Um caso de hemimelia associada a sindactilia/oligodactilia. In: 40 cong. Nac. de Gen., 1994, Caxambú. Revista Brasileira de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Gen., 1994. v. 17. p. 72.
-
LOPES, A. C. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; et al . Síndrome de Townes-Brocks - estudo de um caso. In: 40 cong. Nac. de Genética, 1994, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1994. v. 17. p. 73.
-
SANTOSCOLARES, M. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; VIEGAS, J. ; et al . Modificações metodológicas e bandas centroméricas em cromossomos mitóticos de formigas cortadeiras (generos Atta (fi) e (ii) Acromyrmex. In: 40 Cong. Nac. d Genética, 1994, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1994. v. 17. p. 149.
-
KARNOPP, L. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Banda C em cevada (Hordeum vulgare): metodologia, dados preliminares. In: 40 Cong. Nac. de Genética, 1994, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Genética, 1994. v. 17. p. 155.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Programa de monitorização de defeitos congenitos de pelotas: único programa brasileiro de bas populacional. In: IX Enc. de Gen. do Rio Grande do Sul, 1994, Caxias do Sul. anais do IX Enc. de Gen. do Rio Grande do Sul. Caxias do sul: Soc. Bras. de Genética, 1994.
-
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ALMEIDA, R. ; TOMASI, R. ; RIZZO, G. . Projeto Pais ano 200: um programa de prevenção de defeitos congênitos para escolares. In: IX Enc. de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 1994, Caxias do Sul. Anais do IX Enc. de Gen. do Rio Grande do Sul. Caxias: Soc. Bras. de Genética, 1994.
-
VIEGAS, J. ; BOBROWSKI, V. ; ECKERT, M. ; AVOZANI, O. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; et al . Citologia de plantas cultivadas in vitro. In: VII Reunião Estadual de Biotecnologia Vegetal, 1994, Bento Gonçalves. Resumos da VII Reunião Estadual de Biotecnologia Vegetal. Bento Gonçalves: Soc. de Biotecnologia, 1994.
-
HAUSEN, A. V. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Estudo do desenvolvimento de uma criança com melanose neurocutânea. In: II Cong. de Inic. Cient., 1993, Rio Grande. Anais do II Cong. de Inic. Cient. FURG/UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1993.
-
SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Gravidez em adolescentes de uma cidade da região sul, Brasil. In: II Cong. de Inic. Cient., 1993, Rio Grande. Anais do II Cong. de Inic. Cient. FURG/UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1993.
-
BEZERRA, R. C. ; SOBREIRO, B. P. ; GRITTI, L. A. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Epidemiologia da utilização de fármacos por gestantes de uma localidade urbana do Rio Grande do Sul. In: II Cong. de Inic. Cient., 1993, //rio Grande. Anais do II Cong. de Inic. Cient. FURG/UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1993.
-
SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Características das parturientes de uma população da região sul. In: II Cong. de Inic. Cient., 1993, Rio Grande. Anais do II Cong. de Inic. Cient. FURG/UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1993.
-
SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Uso de operação cesareana em uma cidade do sul do Brasil. In: II Cong. de Inic. Cient., 1993, Pelotas. Anais do II Cng. de Inic. Cient. FURG/UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 1993.
-
SANTOSCOLARES, M. ; VIEGAS, J. ; LOECK, A. E. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Análise do cariótipo da formiga cortadeira Atta sexdens piriventrix Santshi. In: IV International Symposyum on Pest Ants e XI Encontro de Mirmecologia, 1993, Belo Horizonte. Anais do IV Int. Symp. on Pest Ants e XI Enc. de Mirmecologia. Belo Horizonte, 1993.
-
ALMEIDA, R. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Programa de monitorização e pesquisa em malformações congênitas. In: I Laboratório de Pesquisa da UCPEL/UFPEL, 1993, Pelotas. Anais do I Lab. de Pesq. da UCPEL/UFPEL. Pelotas: Editora da UCPEL, 1993.
-
SOBREIRO, B. P. ; BEZERRA, R. C. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Monitorização de defeitos congênitos em localidade urbana na região sul do Brasil. In: V Salão de Inic. Cient. da UFRGS, 1993, Porto Alegre. Anais do V Salão de Inic. Cient. da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1993.
-
GRITTI, L. A. ; BEZERRA, R. C. ; SOBREIRO, B. P. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Medicamentos e Gestação: estudo em uma população do sul do Brasil. In: V Salão de Inic. Cient. da UFRGS, 1993, Porto Alegre. Anais do V Salão de Inc. Cient. da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1993.
-
SANTOSCOLARES, M. ; VIEGAS, J. ; MARTINO-ROTH, M. G. . Determinação do número cromossômico de formigas cortadeiras dos gêneros ATTA e ACROMYRMEX: dados preliminares. In: 39 Cong. Nac. de Genética, 1993, Caxambú. Revista Bras. de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Gen., 1993.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Melanose neurocutânea - relato de um caso. In: 39 Cong. nac. de Gen., 1993, Caxambú. Revista Brasileira de Genética. Caxambú: Soc. Bras. de Gen., 1993.
-
SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Programa de monitorização de defeitos congênitos em Pelotas - RS: resultados de um estudo de base populacional. In: 39 Cong. Nac. de Gen., 1993, Caxambú. Revista Bras. de Gen.. Caxambú: Soc. Bras. de Gen., 1993.
-
SOBREIRO, B. P. ; BEZERRA, R. C. ; GRITTI, L. A. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Programa de monitorização de defeitos congenitos da cidade de pelotas, RS: metodologia e resultados preliminares. In: 45 Reunião Anual da SBPC, 1993, Recife. Anais da 45 Reunião anual da SBPC. Recife: SBPC, 1993.
-
FARIAS, C. A. T. ; MARQUES, S. M. ; SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ALMEIDA, R. . Parâmetros neonatais dos filhos de mulheres em idade ideal de gestação com relação a renda familiar. In: I Cong. de Inic. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Estudos genéticos da Síndrome de Regressão Caudal. In: I Cong. de Inic. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I Cong. de Inic. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Características sócio-econômicas e biológicas da gestante e antropometria do recém-nascido: um estudo populacional de 6.000 crianças brasileiras. In: I Cong. de Inic. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
MESKO, G. ; BOFF, T. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ALMEIDA, R. . Parâmetros neonatais em Síndrome de Down. In: I Cong. de Inic. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Programa de monitorização de defeitos congênitos na cidade de Pelotas, RS. In: I Cong. de Inic. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I Cong. de Inic. cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
BEZERRA, R. C. ; GRITTI, L. A. ; SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . O uso de medicamentos durante a gestação em Pelotas. In: I Cong. de Inic. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
TIMM, G. A. ; MOURA, C. C. Q. ; CORRÊA, A. F. ; SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Aspectos gestacionais de mulheres acima de 35 anos. In: I Cong. de Inic. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
AFONSO, S. S. ; LUCAS, L. S. ; PEREIRA, R. M. ; VAZ, M. S. ; SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ALMEIDA, R. . Parâmetros gestacionais de mães adolescentes em diferentes faixas de renda. In: I Cong. de Inic. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I Cong. de Inic. Cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
BOFF, T. ; MESKO, G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ALMEIDA, R. . História gestacional na Síndrome de Down. In: I Cong. de Inioc. Cient., 1992, Pelotas. Anais do I Cong. de Inic. cient. UFPEL/FURG. Pelotas: Editora da UFPEL, 1992.
-
SIEBURGER, M. A. S. ; SOBREIRO, B. P. ; MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Estudo comparativo das parturientes residentes em diferentes bairros periféricos da cidade de Pelotas. In: IV Salão de Inic. Cient. da UFRGS, 1992, Porto Alegre. Anais do IV Salão de Inic. Cient. da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1992.
-
SIEBURGER, M. A. S. ; SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Estudo comparativo entre parturientes na zona central e zona rural da cidade de Pelotas. In: IV Salão de Inic. Cient. da UFRGS, 1992, Porto Alegre. Anais do IV Salão de Inic. Cient. da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1992.
-
AFONSO, C. S. ; LUCAS, L. S. ; PEREIRA, R. M. ; VAZ, M. S. ; SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ALMEIDA, R. . Gravidez na adolescência: estudo comparativo em diferentes faixas de renda. In: IV Salão de Inic. Cient. da UFRGS, 1992, Porto Alegre. Anais do IV Salão de Inic. Cient. da UFRGS. Porto alegre: Editora da UFRGS, 1992.
-
FARIAS, C. A. T. ; MARQUES, S. M. ; SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. ; ALMEIDA, R. . Dados antropometricos dos recém-nascidos em Pelotas de mulheres em idade ideal de gestação com relação a renda familiar. In: IV Salão de Inic. Cient. da UFRGS, 1992, Porto Alegre. Anais do IV Cong. de Inic. Cient. da UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1992.
-
SIEBURGER, M. A. S. ; MACHADO, P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Reações médicas frente ao recém-nascido malformado. In: II Jornada de pesquisa da UFSM, 1992, Santa Maria. Anais da II Jornada de pesquisa da UFSM. Santa Maria: Editora da UFSM, 1992.
-
BEZERRA, R. C. ; GRITTI, L. A. ; SOBREIRO, B. P. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . O consumo de medicamentos quanto ao período gestacional. In: IV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1992, Porto Alegre. Anais do IV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. porto Alegre: Editora da UFRGS, 1992.
-
CABRAL, L. M. ; SOBREIRO, B. P. ; MOSBOUTIS, J. L. ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Baixo peso ao nascer na cidade de Pelotas, RS: um estudo populacional de 9.456 nascimentos. In: 44º Reunião Anual da SBPC, 1992, São Paulo. Anais do 44º Reunião Anual da SBPC. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1992.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Occupational genotoxicity evaluation in workers in the south of the state by micronucleus test and comet assay. Genetics and Molecular Biology , Brazil, v. 25, n.1, p. 118-119, 2002.
-
Martin, DG ; Silveira, L ; Zerwes, EP ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação da força muscular e ativação pressórica do assoalho pélvico de mulheres climatéricas com incontin~encia urinária de esforço.. Fisioterapia Brasil , 2010.
-
GONÇALVES, Fernanda Oliveira ; OLIVEIRA, Gisele Rodrigues de ; ALMEIDA, F A ; ACOSTA, Izani Bonel ; GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Determinação do Nível de Mutagenicidade da Marcela (Achyrocline satureioides) in vivo através do teste de Allium Cepa. Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology , 2009.
-
ACOSTA, Izani Bonel ; ALVARENGA, Marília ; Delias, DS ; MARTINO-ROTH, M. G. . Avaliação comparativa da mutagenicidade do Fluconazol em células meristemáticas de Allium cepa e Helianthus annuus.. Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology , 2009.
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Conversando sobre Síndrome de Down. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Teratogênese. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; 4th International Conference on Environmental Mutagens in Human Populations- 4th ICEMHP e 6º Congresso da Sociedade Brasileira de Mutagênese Carcinogênese e Teratogênese Ambiental - SBMCTA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; XV Congresso Brasileiro de Genética Clínica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; 46º Congresso de Genética. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Curso de Cromossomopatias. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINO-ROTH, M. G. ; Mesa redonda: Genética - Pesquisa , Extensão e Produção. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
GARCIAS, Gilberto de Lima ; MARTINO-ROTH, M. G. . Pais ano 2000. 1990.
MARTINO-ROTH, M. G. ; Serviço de Aconselhamento Genético. 1985.
Anencefalia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Síndrome de Down. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINO-ROTH, M. G. ; GARCIAS, Gilberto de Lima . Técnicas em diagnóstico e manifestações clínicas de cromossomopatias. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARTINO-ROTH, M. G. ; Participação no Curso: Como as vitaminas e minerais podem contribuir para a estabilidade do genoma humano. 2003. (Participação em Curso).
MARTINO-ROTH, M. G. ; Curso de Cariotipagem. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINO-ROTH, M. G. ; Deuner, S . Participação na comissão julgadora do XVIII CIC da UFPel. 2009 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Paticipação na comissão de avaliação do18º CIC - UCPel. 2009 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Síndrome de Down. 2007 (Palestra sobre Síndrome de Down, na III jornada de Fisioterapia da UCPel) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Síndromes Congênitas. 2006 (Palestra) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Pesquisa no Laboratório de Genética da UCPel. 2006 (Palestra) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Genética e ambiente. 2005 (Palestra) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Palestra sobre Genotoxicidade Ocupacional no V Encontro de Biologia da UFPel. 2004 (Palestra) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Consultora de Projetos de Pesquisa da UNIVILLE. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Comissão científica do Congresso Sul Riograndense de Biocências. 2003 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Coordenadora da mesa redonda sobre Genética Humana. 2003 (Palestra) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Comissão de Especialistas para avaliar o Curso de Engenharia e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul . 2002 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Comissão Julgadora da Dissertação de mestrado: Caracterização Molecular de Bactérias Produtoras de Biopolímero Extracelular, Membro da Banca da avaliação da Dissertação de Mestrado . 2002 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Comissão Científica Avaliadora da área Médica do III Congresso da Escola de Medicina da UCPel. 2002 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Palestra sobre Malformações Congênitas, III Congresso da Escola de Medicina da UCPel. 2002 (Palestra) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Palestra sobre Genotoxicidade Ocupacional no III Congresso da Escola de Medicina da UCPel. 2002 (Palestra) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Comissão Científica Avaliadora da área Médica do III Congresso da Comissão Científica Avaliadora da área de Ciências Biológicas do III Congresso da Escola de Medicina da UCPel , 2002 . 2002 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Palestra sobre Malformações Congênitas na cidade de Pelotas na Semana Academica de Biologia da UCPel. 2002 (Palestra) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Comissão Julgadora da área Médica do III congresso de Iniciação Científica da UCPel. 2002 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; Comissão Avaliadora da área de Ciencias Biológicas do III Congresso de Iniciação Científica da UCPel. 2002 (Comissão Julgadora) .
MARTINO-ROTH, M. G. ; comissão julgadora do 9º Congresso de Iniciação Científica e 2º Encontro da Pós-Graduação, membro da Comissão Julgadora. 2000 (Comissão Julgadora) .
Projetos de pesquisa
-
2009 - Atual
HUMNxl Projeto Consorcio, Descrição: O projeto de dano no DNA em células esfoliadas da mucosa bucal um método minimamente invasivo para monitorar populações com relação a exposição a agentes genotóxicos. A presença de micronúcleos (MN) e outras anomalias nucleares nessas células estão associadas com alterações no genoma, aceleração do envelhecimento, dano genético e algumas doenças degenerativas. Para identificar importantes informações sobre esses biomarcadores, uma nova iniciativa foi tomada , o Programa Colaborativo de Micronúcleos Humanos (HUMN). Deste programa estão participando 43 laboratórios de 25 países. Do Brasil seis laboratórios participam e dentre eles um é o Laboratório de Genética da Universidade Católica de Pelotas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante., Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 10
-
2009 - Atual
Nível de dano no DNA e sua relação com glicemia, histórico familiar, aspectos sócio-demográficos e hábitos em diabéticos de Pelotas., Descrição: O Diabetes Mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, o número de portadores da doença em todo o mundo era de 177 milhões em 2000, com expectativa de alcançar 350 milhões de pessoas em 2025. No Brasil são cerca de seis milhões de portadores, e deve alcançar 10 milhões de pessoas em 2010. Este projeto tem como objetivo avaliar a relação entre o diabetes e o nível de dano no DNA de diferentes células, com vistas a aumentar o entendimento das repercussões dessa patologia na saúde e contribuir para uma melhor orientação a esses pacientes, através do teste de micronúcleos e do ensaio cometa. Avaliar a glicemia sangüínea, o nível de dano no DNA e a relação destas variáveis com o estado nutricional, o histórico familiar e os hábitos alimentares e de atividade de diabéticos, e de um grupo controle, atendidos pelo Ambulatório do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas, e da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante / Juliana Martino Roth - Integrante / Daniel Prá - Integrante / Maria da Glória Santana - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2009 - Atual
Avaliação da mutagenicidade de fármacos e de plantas medicinais in vivo e in vitro., Descrição: Atualmente há um crescente esforço no mundo todo para determinar o impacto dos fatores ambientais, genéticos e do estilo de vida na estabilidade genômica da população humana (Fenech et al., 1999). Assim, como há uma constante e continua busca por novos e mais eficientes medicamentos para tratar e combater um grande número de doenças, incluindo o câncer. Isso ocorre devido ao fato de que existem medicamentos que apresentam efeitos indesejados ou perdem a sua eficiência ao longo do tratamento (Verschaeve e Staden, 2008). Apesar do uso terapêutico das plantas medicinais e de seus produtos (chás e tinturas, em certos casos, elas podem tornar-se um problema pois algumas das substâncias que as compõem podem desencadear efeitos deletérios que resultam em um quadro clínico severo, algumas vezes, fatal. Em 1999, foram registrados 66.584 casos de intoxicação humana no País, onde somente a Região Sul foi responsável por 29,1% destes casos. Objetivando determinar o nível de mutagenicidade de fármacos e de plantas medicinais, propõe-se: investigar a freqüência de micronúcleos em células de pontas de raiz de Allium cepa L.; investigar o índice mitótico de células de pontas de raiz Allium cepa L.; analizar as anomalias do ciclo mitótico de pontas de raiz Allium cepa L; detectar anomalias cromossômicas em linfócitos de sangue periférico humano; intervir, se for o caso, no sentido de orientar sobre o uso desses fármacos e plantas avaliadas; através do teste de Allium cepa e do teste de micronúcleos em linfócitos humanos binucleados. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante / Daniel Prá - Integrante.
-
2006 - 2008
Avaliação da mutagenicidade em cabeleireiros da cidade de Pelotas, Descrição: Os cabeleireiros estão expostos, diariamente, a uma grande variedade de substâncias químicas, as quais podem ser absorvidas, inaladas ou possivelmente, algumas vezes, ingeridas. São freqüentemente utilizadas, substâncias químicas de alisamento e ondulações-permanentes, cujo ingrediente ativo é o ácido tioglicólico, que pode, potencialmente causar danos a saúde de ambos, cabeleireiros e usuários. Existem poucos dados a respeito do efeito de ácido tioglicólico, na literatura, porém, alguns estudos relatam toxicidade oral aguda em ratos, toxicidade deratológica aguda em coelhos e toxicidade aguda por inalação em ratos (Gane t al., 2003). De acordo com a International Agency for Research on Cancer (IARC), as tinturas de cabelo, que são muito utilizadas pelas pessoas, são mutagênicas e carcinogênicas para os animais. Essas tinturas atuam com oxidação semi-permanente e permanente as quais são as mais freqüentemente utilizadas pra tingir cabelos. Os meios gradientes de oxidação permanente são a p-fenilenediamina, o 2,5-diaminotolueno, o 2,4-diaminoanisole, a o-fenildiamina e o 2-amino-4-nitrofenol. A p-fenilenediamina é uma amina aromática que faz parte da fórmula dos corantes de cabelo e tem sido relatada como causadora de tumores em ratos (IARC, 1978). Poucos estudos tem sido relatados sobre o efeito das substâncias que constituem as tinturas, entre eles, Hofer et al. (1983) detectaram um aumento de aberrações cromossômicas, já Sardas et al. (1998) não encontrou aumento significativo de alterações através do teste de trocas entre cromátides irmãs. Cho et al. (2003), utilizando o ensaio cometa em sangue periférico de cabeleireiros, encontrou um aumento significativo de dano no DNA, inclusive relacionado ao tempo de trabalho. - Investigar a freqüência de células com micronúcleos, de células com núcleos ligados e de células binucleadas em células esfoliadas da mucosa bucal de cabeleireiros, na cidade de Pelotas / RS, visando detectar se há efeito genot . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2008
Avaliação da mutagenicidade de plantas medicinais, Descrição: Avaliar se há efeito mutagênico de infusões de plantas medicinais in vitro e in vivo, através da análise de alterações do ciclo mitótico em Allium cepa e de aberrações cromosômicas em linfócitos humanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante / Luciana Bicca Dode - Integrante / Adriana Galho - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração.
-
2004 - 2008
Avaliação do impacto da criopreservação de sementes na estabilidade cromossõmica, Descrição: Avaliar se há efeito do tratamento de criopreservação em sementes de plantas cultivadas, através do estudo do índice mitótico, anomalias do ciclo mitótico, micronúcleos e células binucleadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante / Luciana Bicca Dode - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração.
-
2004 - 2007
Avaliação da genotoxicidade em pacientes renais crônicos, Descrição: Avaliar se há efeito genotoxico em pacientes renais crônicos pré-dialíticos, em diálise e em diálise peritonial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante / Juliana Martino Roth - Integrante / Alípio D'Oliveira Coelho - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração.
-
2002 - 2008
Avaliação da mutagenicidade em plantas aquáticas do arroio Pelotas, Descrição: Avaliar a mutagenicidade das águas do Arroio Pelotas, através da análise de pontas de raíz de plantas macrófitas do seu ecossistema , avaliando índice mitótico, anomalias do ciclo mitótico, micronúcleos e células binucleadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante / Adriana Galho - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração.
-
2002 - 2008
Mutagenicidade em trabalhadores de sapatarias, Descrição: Avaliar a genotoxicidade em trabalhadores de sapatarias que pode ser causada pelas substâncias, como a cola, que são usadas pelo trabalhador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2002 - 2008
Monitoramento das malformações congênitas, Descrição: Projeto de base populacional, realizado nas cinco maternidades de Pelotas, desde 1990, com o objetivo de monitorizar e avaliar a frequencia e os fatores de risco para malformações congênitas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Integrante / Gilberto de Lima Garcias - Coordenador., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4
-
2002 - Atual
Avaliação das malformações congênita na cidade de Pelotas, Descrição: Avaliar e monitorizar todos os nascimentos da cidade de Pelotas, visandodetectar as malformações congênitas, bem como relacioná-las com fatores de risco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração., Número de produções C, T & A: 22 / Número de orientações: 3
-
2001 - 2003
Avaliação da genotoxicidade em trabalhadores de microcomputadores, Descrição: Avaliar, através do teste de micronúcleos, a genotoxicidade causada pela emissão dos monitores, em trabalhadores de microcomputadores. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador / Gilberto de Lima Garcias - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pelotas - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
Projetos de desenvolvimento
-
2006 - 2008
Avaliação da instabilidade cromossômica em trabalhadores rurais de Pelotas expostos a agrotóxicos através do teste de micronúcleos, Descrição: No ambiente de trabalho, é encontrado, freqüentemente agentes químicos, físicos e biológicos capazes de causar problemas nos trabalhadores A literatura nos mostra que vários tipos de câncer são induzidos por esses agentes, tais como, câncer do trato urinário, da pele, da laringe, do pâncreas e leucemias (Santos-Mello et al., 1992; Maluf, et al., 2000). A exposição crônica a substâncias tóxicas é considerada carcinogênica desde 1775, quando o médico inglês Percival Pott descobriu o aparecimento de câncer escrotal em limpadores de chaminés (Arnaiz, 1997). Os compostos químicos do tipo agrotóxicos, alguns conhecidos por suas propriedades neurotóxicas, são freqüentemente considerados como responsáveis por intoxicações de trabalhadores que os manuseiam e aplicam agrotóxicos nos países em desenvolvimento (Augusto, 1995; Schenome et al., 1992). Estima-se que dos 600 princípios ativos de pesticidas mundialmente disponível no mercado, 50 mil formulações comerciais são utilizadas na agricultura (Arlien-Soborg et al., 1998; Johnson, 1993). 2.4. Objetivos: - Avaliar, através do teste de Allium cepa a mutagenicidade dos princípios ativos dos agrotóxicos mais utilizados pelos agricultores da região; - Detectar, através do teste de micronúcleos em linfócitos de sangue periférico humano, o efeito dos princípios ativos dos agrotóxicos mais utilizados pelos agricultores da região; - Investigar a freqüência de células com micronúcleos, com núcleos ligados e de células binucleadas em células esfoliadas da mucosa bucal de trabalhadores rurais, na cidade de Pelotas / RS, visando detectar se há efeito genotóxico das substâncias a que eles estão expostos; - Avaliar a influência de fatores não ocupacionais, como idade, tempo de trabalho, uso de fumo e bebidas alcoólicas na freqüência de células com micronúcleos e demais alterações; - Intervir, quando for o caso, no sentido de reforçar a necessidade do uso de equipamento de proteção; no sentido de diminuir o nível de e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador., Financiador(es): Bic Ucpel - Bolsa / Cnpq - Bolsa / Universidade Católica de Pelotas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
-
2006 - 2008
Avaliação da instabilidade cromossômica em trabalhadores rurais de Pelotas expostos a agrotóxicos através do teste de micronúcleos, Descrição: No ambiente de trabalho, é encontrado, freqüentemente agentes químicos, físicos e biológicos capazes de causar problemas nos trabalhadores A literatura nos mostra que vários tipos de câncer são induzidos por esses agentes, tais como, câncer do trato urinário, da pele, da laringe, do pâncreas e leucemias (Santos-Mello et al., 1992; Maluf, et al., 2000). A exposição crônica a substâncias tóxicas é considerada carcinogênica desde 1775, quando o médico inglês Percival Pott descobriu o aparecimento de câncer escrotal em limpadores de chaminés (Arnaiz, 1997). Os compostos químicos do tipo agrotóxicos, alguns conhecidos por suas propriedades neurotóxicas, são freqüentemente considerados como responsáveis por intoxicações de trabalhadores que os manuseiam e aplicam agrotóxicos nos países em desenvolvimento (Augusto, 1995; Schenome et al., 1992). Estima-se que dos 600 princípios ativos de pesticidas mundialmente disponível no mercado, 50 mil formulações comerciais são utilizadas na agricultura (Arlien-Soborg et al., 1998; Johnson, 1993). 2.4. Objetivos: - Avaliar, através do teste de Allium cepa a mutagenicidade dos princípios ativos dos agrotóxicos mais utilizados pelos agricultores da região; - Detectar, através do teste de micronúcleos em linfócitos de sangue periférico humano, o efeito dos princípios ativos dos agrotóxicos mais utilizados pelos agricultores da região; - Investigar a freqüência de células com micronúcleos, com núcleos ligados e de células binucleadas em células esfoliadas da mucosa bucal de trabalhadores rurais, na cidade de Pelotas / RS, visando detectar se há efeito genotóxico das substâncias a que eles estão expostos; - Avaliar a influência de fatores não ocupacionais, como idade, tempo de trabalho, uso de fumo e bebidas alcoólicas na freqüência de células com micronúcleos e demais alterações; - Intervir, quando for o caso, no sentido de reforçar a necessidade do uso de equipamento de proteção; no sentido de diminuir o nível de e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador., Financiador(es): Bic Ucpel - Bolsa / Cnpq - Bolsa / Universidade Católica de Pelotas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
-
2006 - 2008
Avaliação da instabilidade cromossômica em trabalhadores rurais de Pelotas expostos a agrotóxicos através do teste de micronúcleos, Descrição: No ambiente de trabalho, é encontrado, freqüentemente agentes químicos, físicos e biológicos capazes de causar problemas nos trabalhadores A literatura nos mostra que vários tipos de câncer são induzidos por esses agentes, tais como, câncer do trato urinário, da pele, da laringe, do pâncreas e leucemias (Santos-Mello et al., 1992; Maluf, et al., 2000). A exposição crônica a substâncias tóxicas é considerada carcinogênica desde 1775, quando o médico inglês Percival Pott descobriu o aparecimento de câncer escrotal em limpadores de chaminés (Arnaiz, 1997). Os compostos químicos do tipo agrotóxicos, alguns conhecidos por suas propriedades neurotóxicas, são freqüentemente considerados como responsáveis por intoxicações de trabalhadores que os manuseiam e aplicam agrotóxicos nos países em desenvolvimento (Augusto, 1995; Schenome et al., 1992). Estima-se que dos 600 princípios ativos de pesticidas mundialmente disponível no mercado, 50 mil formulações comerciais são utilizadas na agricultura (Arlien-Soborg et al., 1998; Johnson, 1993). 2.4. Objetivos: - Avaliar, através do teste de Allium cepa a mutagenicidade dos princípios ativos dos agrotóxicos mais utilizados pelos agricultores da região; - Detectar, através do teste de micronúcleos em linfócitos de sangue periférico humano, o efeito dos princípios ativos dos agrotóxicos mais utilizados pelos agricultores da região; - Investigar a freqüência de células com micronúcleos, com núcleos ligados e de células binucleadas em células esfoliadas da mucosa bucal de trabalhadores rurais, na cidade de Pelotas / RS, visando detectar se há efeito genotóxico das substâncias a que eles estão expostos; - Avaliar a influência de fatores não ocupacionais, como idade, tempo de trabalho, uso de fumo e bebidas alcoólicas na freqüência de células com micronúcleos e demais alterações; - Intervir, quando for o caso, no sentido de reforçar a necessidade do uso de equipamento de proteção; no sentido de diminuir o nível de e. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria da Graça Martino-Roth - Coordenador., Financiador(es): Bic Ucpel - Bolsa / Cnpq - Bolsa / Universidade Católica de Pelotas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Prêmios
2009
Homenagem de admiração, Formandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pelotas.
2008
Jovem pesquisador, apresentação oral, área de Ciências biologicas, a acadêmica orientada, Dominique S. Delias, UCPel.
2007
Premio por participación como ponente en cartel, VI Congreso International de Biotecnologia.
2007
Jovem pesquisador, área de Ciências Biológicas, apresentação oral, a orientada Thais Simões Paiva, Análise físico-química e mutagenicidade das águas do Canal São Gonçalo através do teste de Allium cep, UCPel.
2006
Jovem pesquisador, área de Ciências Biológicas, apresentação oral, ao orientado Régis T. Sturbelle, Avaliação da atividade mutagênica e antimutagênica da Alloe vera, contra o paracetamol, em teste de, 15º Congresso de Iniciação Científica da UCPel.
2006
Professor Homenageado, Formandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pelotas.
2005
Jovem Pesquisador, poster, área de Ciências Biológicas, a acadêmica orientado Régis Tuchtenhagen Sturbelle, com o trabalho Avaliação da atividade antimutagênica da babosa (Alloe vera) em teste de Allium cepa., XIV Congresso de Iniciação Científica - XIII Laboratório de Pesquisa da UCPel - IV Mostra de Pós-Gra.
2004
Jovem Pesquisador, poster, área de Ciências Biológicas, a acadêmica orientada Daiane Shimidtt Pinho, com o trabalho Estudo in vivo da mutagenicidade de plantas medicinais., XIII CIC - Universidade Católica de Pelotas.
2004
2 lugar para a acadêmica Vanessa O. Britto com o trabalho: Avaliação preliminar de micronúcleos em corujas-buraqueiras, Speotyto cunicularia (AVES, STRIGIDAE)., II congresso Sulriograndense de Biociências.
2004
Jovem Pesquisador, apresentação oral, área de Ciencias Biológicas, ao acadêmico orientado Ricardo Ramires Fernandez, com o trabalho Detecção de dano genético em trabalhadores de sapatarias., XIII CIC - Universidade Católica de Pelotas.
2003
Jovem Pesquisador ao acadêmico orientado Ricardo Ramires Fernandez, com o trabalho: Estudo Epidemiológico dos Casos de Síndrome de Down: Um Estudo de Base Populacional em Pelotas, RS., XII Congresso de Iniciação Científica da UCPel.
2003
Homenagem de Gratidão, Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pelotas.
2001
Voto de Louvor, Departamento de Zoologia e Genética, IB/UFPEL.
1996
Placa Comemorativa pelos dez anos de atuação no Serviço de Aconselhamento Genético, Instituto de Biologia.
1994
Menção Honrosa a acadêmica orientada Marisa Dellagostin, com o trabalho: Modificações metodológicas e bandas centroméricas em cromossomos mitóticos de formigas cortadeiras, pelo 3º lugar no III CIC-UFPel/FURG, UFPel/FURG.
1990
Voto de Louvor, Instituto de Biologia.
1979
Voto de Louvor, Departamento de Zoologia e Genética.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - 2010
Universidade Católica de PelotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40
2006 - 2007
Universidade Católica de PelotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 28
2004 - 2006
Universidade Católica de PelotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 30
2001 - 2003
Universidade Católica de PelotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 28
Atividades
-
08/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Medicina, Laboratório de Genética.,Linhas de pesquisa
-
07/2007 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicogenética
-
07/2007 - 12/2009
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética
-
07/2007 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética I
-
07/2007 - 12/2009
Ensino, Saúde e Comportamento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários
-
02/2007 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicogenética
-
02/2007 - 12/2009
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética
-
02/2007 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GenéticaII
-
07/2008 - 12/2008
Ensino, Farmácia e Bioquímica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Embriologia e Genética
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética
-
08/2006 - 07/2007
Ensino, Saúde e Comportamento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários
-
07/2006 - 12/2006
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Molecular
-
02/2006 - 12/2006
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicogenética
-
03/2006 - 06/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Seminários
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética de Populações e Evolução, Genética Molecular
-
02/2005 - 12/2005
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética
-
03/2005 - 11/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Seminários
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Ecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orígem da vida e evolução
-
02/2005 - 07/2005
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Geral
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética molecular, Genética de Populações e Evolução
-
03/2004 - 11/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Seminários
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Especial, Genética Geral
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Ecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética e Evolução
-
04/2004 - 06/2004
Ensino, Genética e Ambiente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Genética e ambiente, Genética Humana
-
07/2003 - 12/2003
Ensino, Ecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética de Populações e Evolução
-
03/2003 - 12/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Geral, Genética de Populações e Evolução, Genética Especial, Genética e Evolução
-
05/2003 - 07/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética de Populações e Evolução
-
05/2002 - 07/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética e Evolução, Genética Especial, Genética de Populações e Evolução, Genética Geral
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Médica
1980 - 1982
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Pesquisador nível III C, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
07/1980 - 06/1982
Pesquisa e desenvolvimento , Ufpel, Instituto de Biologia.,Linhas de pesquisa
1976 - 2001
Universidade Federal de PelotasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1992 - 07/2001
Treinamentos ministrados , Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Treinamentos ministrados, Laboratório de Citogenética
-
03/1990 - 07/2001
Extensão universitária , Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Atividade de extensão realizada, Pais ano 2000.
-
10/1985 - 07/2001
Extensão universitária , Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Atividade de extensão realizada, Serviço de Aconselhamento Genético.
-
04/1976 - 07/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Linhas de pesquisa
-
04/1976 - 07/2001
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Atividade realizada, Ministração de cursos de atualização em genética.
-
01/1980 - 12/2000
Ensino, Fitomelhoramento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Citogenética
-
08/1993 - 09/1994
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Cargo ou função, Sub-chefe.
-
06/1990 - 07/1990
Estágios , Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Estágio realizado, División de Citogenetica Humana e Microscopia Cuantitativa.
-
04/1976 - 12/1988
Ensino, Fitomelhoramento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Genética II
-
04/1976 - 12/1987
Ensino, Fitomelhoramento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Uso de mutações induzidas no melhoramento de plantas
-
07/1983 - 07/1985
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/1977 - 12/1983
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética vegetal
-
05/1981 - 07/1983
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Cargo ou função, Sub-chefe.
-
05/1977 - 06/1979
Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Zoologia e Genética.,Cargo ou função, Sub-chefe.
-
04/1976 - 12/1976
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética animal
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria da Graça Martino-Roth e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?