Verônica da Silva Martins

Possui graduação em Letras - Habilitação única pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professora do ensino fundamental II e Médio de Língua Portuguesa, Metep e Redação. Além disso, desenvolve atividades extras na revisão de textos acadêmicos.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2010 - 2012

Universidade Estadual de Maringá
Título: Observatório da Imprensa: da prática discursiva à produção de um efeito de verdade,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Profª Drª Maria Célia Cortez Passetti
Bolsista do(a): FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, FA, Brasil. Palavras-chave: discurso; Verdade; midia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Graduação em Letras - Habilitação única

2006 - 2009

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Oficinas de Análise do Discurso: Questões de Teo. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2010 - 2010

Construção e Manipulação de Arquivos Midiáticos. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2010 - 2010

Análise de Conteúdo - metodologia aplicada a pesq.. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2009 - 2009

Conceitos e Contribuições de Dominique Maingueneau. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2 JIED e 1 EIID.OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E EFEITOS DE VERDADE SOBRE O ABORTO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010. 2012. (Encontro).

III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. FORMAÇÕES DISCURSIVAS: EFEITOS DA CRÍTICA NO DISCURSO JORNALÍSTICO DO OBSERVATÓTIO DA IMPRENSA. 2011. (Congresso).

VII SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.À procura da verdade: o observatório de imprensa e a construção discursiva da verdade sobre o aborto na campanha eleitoral de 2010. 2011. (Seminário).

V SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO O acontecimento do discurso: filiações e rupturas.Aborto e religião no Observatório da imprensa: movimentos entre a metáfora e a memória. 2011. (Seminário).

1. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDOS EM PROCESSOS DE DESIGNAÇÃO DE DILMA ROUSSEF NA MÍDIA ONLINE. 2010. (Congresso).

IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL.ACONTECIMENTO E MÍDIA ONLINE: COMO SE DÁ A REPERCUSSÃO E A CONSTRUÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDOS NESSE ESPAÇO?. 2010. (Outra).

VII SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação - e do VIII Simpósio de Leitura da UEL.SABER/PODER: RELAÇÕES QUE FORMAM O ARQUIVO DE UMA ÉPOCA E A IDENTIDADE DO SUJEITO DILMA ROUSSEFF NAS CAPAS DAS REVISTAS. 2010. (Simpósio).

Gramática Reflexiva: contribuição à Produção de Trabalhos Científicos. 2009. (Outra).

VII EPELPE.Prática de ensino e aprendizagem: experiências de professores em educação voltada aos gêneros textuais. 2009. (Encontro).

II CONALI - Congresso Nacional de Lingaguens em Interação. Avaliação: Processo ou Produto?. 2008. (Congresso).

II Fórum das Licenciaturas da UEM - A formação dos profissionais da educação: diretrizes e desafios na prática escolar. 2008. (Outra).

DLE: 40 anos de graduação & 10 anos de pós-graduação. 2007. (Encontro).

I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciana Salazar Salgado

NAVARRO, P.; PASSETTI, M. C.;SALGADO, L.S.. Efeitos de Verdade no Discurso do Observatório da Imprensa Sobre o Aborto nas Eleiçõs Presidenciais de 2010. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Luciana Salazar Salgado

NAVARRO, P.; PASSETTI, M. C.;SALGADO, L.S.. Efeitos de Verdade no Discurso do Observatório da Imprensa Sobre o Aborto nas Eleiçõs Presidenciais de 2010. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Maria Célia Cortez Passetti

PASSETTI, M. C. C.; BARBOSA, P. L. N.; SALGADO, L. S.. Observatório da Imprensa: da prática discursiva à produção de um efeito de verdade. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Maria Célia Cortez Passetti

PASSETTI, M. C. C.; BARBOSA, P. L. N.; SALGADO, L. S.. Efeito de Verdade no Discurso do Observatório da Imprensa sobre o aborto nas eleições presidenciais de 2010. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Pedro Luís Navarro Barbosa

PASSETTI, Maria Célia Cortez; SALGADO, L. S.;NAVARRO,P.. Observatório da Imprensa: da prática discursiva à produção de um efeito de verdade. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, V.S. . OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E EFEITOS DE VERDADE SOBRE O ABORTO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010. In: 2 JIED e 1 EIID, 2012, Maringá. Anais 2012, 2012.

  • MARTINS, V.S. . MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDOS EM PROCESSOS DE DESIGNAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF NA MÍDIA ONLINE. In: 1. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá - Paraná. 1. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010.

  • MARTINS, V.S. . ACONTECIMENTO E MÍDIA ONLINE: COMO SE DÁ A REPERCUSSÃO E A CONSTRUÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDOS NESSE ESPAÇO?. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça- SC. IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010. v. 9.

  • Ms. ; Ms. ; (G-UEM) ; (G-UEM) ; MARTINS, V.S. ; (G-UEM) . AVALIAÇÃO: PROCESSO OU PRODUTO?. In: II CONALI - Congresso Nacional de Lingaguens em Interação, 2008, Maringá - PR. II CONALI - Congresso Nacional de Lingaguens em Interação, 2008.

  • MARTINS, V.S. . OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E EFEITOS DE VERDADE SOBRE O ABORTO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010. In: 2 JIED e 1 EIID, 2012, Maringá. Anais 2012, 2012.

  • MARTINS, V.S. . FORMAÇÕES DISCURSIVAS: EFEITOS DA CRÍTICA NO DISCURSO JORNALÍSTICO DO OBSERVATÓTIO DA IMPRENSA. In: III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá. III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011.

  • MARTINS, V.S. . SABER/PODER: RELAÇÕES QUE FORMAM O ARQUIVO DE UMA ÉPOCA E A IDENTIDADE DO SUJEITO DILMA ROUSSEFF NAS CAPAS DAS REVISTAS. In: VII SELISIGNO e VIII Simpósio de Leitura da UEL, 2010, Londrina - Paraná. VII SELISIGNO - Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação - e do VIII Simpósio de Leitura da UEL, 2010.

  • MARTINS, V.S. . MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDOS EM PROCESSOS DE DESIGNAÇÃO DE DILMA ROUSSEF NA MÍDIA ONLINE. In: 1. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá - PR. 1. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010.

  • MARTINS, V.S. . ACONTECIMENTO E MÍDIA ONLINE: COMO SE DÁ A REPERCUSSÃO E A CONSTRUÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDOS NESSE ESPAÇO?. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça - SC. 9º Encontro CELSUL, 2010.

  • MARTINS, V.S. . OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E EFEITOS DE VERDADE SOBRE O ABORTO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, V.S. . FORMAÇÕES DISCURSIVAS: EFEITOS DA CRÍTICA NO DISCURSO JORNALÍSTICO DO OBSERVATÓTIO DA IMPRENSA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINS, V.S. . MEMÓRIA E PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDOS EM PROCESSOS DE DESIGNAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF NA MÍDA ONLINE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, V.S. . SABER/PODER: RELAÇÕES QUE FORMAM O ARQUIVO DE UMA ÉPOCA E A IDENTIDADE DO SUJEITO DILMA ROUSSEFF. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, V.S. . ACONTECIMENTO E MÍDIA ONLINE: COMO SE DÁ A REPERCUSSÃO E CONSTRUÇÃO DOS EFEITOS DE SENTIDOS NESSE ESPAÇO?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARTINS, V.S. ; (G-UEM) ; (G-UEM) ; (G-UEM) ; (G-UEM) ; Ms. ; Ms. . AVALIAÇÃO: PROCESSO OU PRODUTO?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Práticas discursivas político-midiáticas na contemporaneidade, Descrição: Este projeto de pesquisa tematiza as relações entre mídia e política sob o viés discursivo e se insere no objetivo maior de contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Estudos do texto e do discurso , da área de Estudos Lingüísticos do Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM), conforme prevê o projeto de cooperação acadêmica 043/2007 UEM-UNICAMP, cuja equipe da UEM eu coordeno. Pretende-se, por meio dele, promover um aprofundamento em questões cruciais referentes às novas configurações do discurso político na sociedade contemporânea, ambientada e estruturada em redes de comunicação, problematizando os modos de enunciação e de circulação midiática dos discursos políticos e os modos de discursivização desse discurso pela instância midiática. Após o desenvolvimento de um projeto de análise de discursos políticos e midiáticos de um arquivo da campanha política eleitoral para prefeito de Maringá em 2004, e da criação de um grupo de pesquisa com estudos e pesquisas sobre mídia e política, percebemos a necessidade de produzir novos conhecimentos teórico-reflexivos sobre as relações entre mídia e política à luz de pressupostos discursivos, ampliando assim as reflexões que se fazem sobre essas relações no campo da comunicação e das ciências sociais e políticas. A hipótese inicial é a de que a midiatização de nossa sociedade tenha levado a transformações na materialidade do discurso político, que ainda não receberam uma devida descrição nem compreensão de seu funcionamento exigindo então reflexões sobre a produção e interdição histórico-discursiva de lugares de enunciação do político, a partir de estudos multidisciplinares com os campos afetos a essa questão. Tendo por base o dispositivo teórico-analítico da Análise do Discurso, a pesquisa propõe um resgate dos estudos políticos em AD. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica da Silva Martins - Integrante / Maria Célia Cortez Passetti - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    GEPOMI - Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos, Descrição: O Grupo de pesquisa GEPOMI está cadastrado no CNPq e congrega estudos em torno dos temas mídia, política e suas inter-relações na contemporaneidade. Diferentemente de outros grupos que se interessam pelos mesmos temas, com estudos, por exemplo, na área da comunicação ou das ciências políticas, o Gepomi tem a linguagem como elemento central das investigações, a partir de referenciais teóricos no campo do texto e do discurso. Ele é composto por professores e alunos de graduação e de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá, que esperam, com o grupo, abrir um canal de comunicação e de interação com pessoas ligadas a áreas afins (História, Ciências Sociais e Políticas, Comunicação) que tenham interesse nos estudos sobre o discurso das mídias. O grupo produz atividades de ensino, pesquisa e extensão e vem consolidando a construção de um arquivo midiático que sustenta a construção de corpus para as pesquisas. O Gepomi promoveu dois cursos de extensão na área de Análise do Discurso. Seus membros têm participado de congressos em nível nacional e internacional. Os estudantes têm projetos de pesquisa em andamento (dissertações, na pós-graduação, e monografias e projetos de inicicação científica, na graduação)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica da Silva Martins - Integrante / Maria Célia Cortez Passetti - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2013

    SEED PR - Governo do Estado do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 26

  • 2013 - 2013

    Tesla Cursos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitora de Redação, Carga horária: 20

  • 2010 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: integrante, Enquadramento Funcional: Atividades de Participação em Projeto, GEPOMI

  • 2012 - 2012

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutor a distância no curso de graduação de Pedagogia (EAD-UEM). Disciplina: TCC.

  • 2009 - 2009

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: elaboração e aplicação de sequência didática, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2009

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação como Monitora na disciplina de Língua Portuguesa - Módulo I, no Programa de Formação Inicial - PROINÍCIO.

  • 2010 - 2011

    COLÉGIO NOBEL DE MARINGÁ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria - Língua Portuguesa, Carga horária: 25

  • 2008 - 2009

    COLÉGIO NOBEL DE MARINGÁ

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora de redação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Centro de Ensino de Jovens e Adultos.

    Vínculo: Professora/Monitora, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Portuguesa e Redação, Carga horária: 8

  • 2013 - 2013

    Unicesumar

    Vínculo: Professor Mediador, Enquadramento Funcional: Porfessor, Carga horária: 20

  • 2017 - Atual

    Colegio Sagrada Familia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental II e Médio, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professora de Língua Portuguesa e Redação.