Daniel Françoli Yago
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2017). Tem experiência na área de psicologia clínica e social trabalhando, principalmente, com os temas: psicologia arquetípica-imaginal; história e filosofia do corpo; genealogia dos estudos feministas e de gênero; o monstro na literatura, no cinema e nas artes plásticas. Atualmente, trabalha como psicólogo clínico em consultório particular, como professor de história do feminismo dos estudos de gênero no COGEAE/SP e como professor no curso de psicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, onde assume as disciplinas de "Psicologia do corpo e da sexualidade", "Psicopatologias específicas", "Avaliação psicológica e técnicas projetivas", entre outras. Foi coordenador acadêmico da escola Inanna Educação, da qual é membro fundador, em que ministrou cursos relacionados a corpo, gênero e sexualidade. É co-autor do livro "O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: gênero, corpo e sexualidade na formação docente" (Annablume, 2017). Traduziu livros de James Hillman, James Hollis e Judith Butler.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Sociais
2014 - 2017
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A caravana dos prodígios: maravilhas, figuras grotescas e freaks na obra "Noites no circo" de Angela Carter
, Ano de Obtenção: 2017.Carla Cristina Garcia.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: monstros; angela carter; literatura de mulheres.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Graduação em Psicologia
2008 - 2012
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Limites brancos do corpo: um estudo sobre o espaço interior
Orientador: Rosa Maria Farah
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Literatura de mulheres no Japão com Aparecida Vilaça. (Carga horária: 8h). , Escrevedeira, E, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Pasolini: palavra, imagem, pensamento com Maria Betânia Amoroso. (Carga horária: 8h). , Escrevedeira, E, Brasil.
2022 - 2022
Escrita da ruína, com Natália Borges Polesso. (Carga horária: 8h). , Escrevedeira, E, Brasil.
2022 - 2022
A arte e o desastre do romance, com Joca Reiners Terron. (Carga horária: 32h). , Escrevedeira, E, Brasil.
2022 - 2022
Núcleo de Estudos Sonhos e literatura com Marcia Coelho. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, SBPA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Encontros entre autobiografia e ficção, com Natália Timerman. (Carga horária: 12h). , Espaço Cult, EC, Brasil.
2014 - 2017
Leituras da obra de J. Hillman com Marcus Quintaes. (Carga horária: 72h). , Laboratório de Psicologia Arquetípica, LAPA, Brasil.
2016 - 2016
Leituras da obra de M. Fordham com Marcus Quintaes. (Carga horária: 40h). , Laboratório de Psicologia Arquetípica, LAPA, Brasil.
2013 - 2014
Psicodrama Avançado. (Carga horária: 216h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Filosofia da Diferença e a Clínica Incomum. (Carga horária: 18h). , Instituto Sedes Sapientiae, ISS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução à psicossomática psicanalítica. (Carga horária: 30h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Corpo: imagem corporal e identidade. (Carga horária: 12h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao acompanhamento terapêutico. (Carga horária: 28h). , Grupo de Chu Cavalcantti, Maurício Porto e Iso Ghertman, -, Brasil.
2007 - 2007
Mainstream Advanced Course. , Cultura Inglesa, CI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia analítica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Corpo, gênero e sexualidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literatura e imaginação.
Organização de eventos
GARCIA, C. C. ; YAGO, D. F. ; SANCHEZ, M. H. ; MARIANO, F. ; VILALON, Eduardo ; DOTTO, Pedro . Travessias Libertárias I: terrorismo, vigilância, estereótipos e estratégias políticas. 2015. (Outro).
CARVALHO, R. C. C. C. ; YAGO, D. F. . Oficinas terapêuticas: uma discussão sobre enquadres diferenciados em psicanálise. 2011. (Outro).
YAGO, D. F. ; LOPES, L. A. . Roda de Conversa: Psicologia e Homofobia. 2011. (Outro).
ANDRADE, M. C. ; ASSEF, M. P. ; LIMA, C. L. P. ; MADEIRA, N. C. ; PERON, P. R. ; SEGURADO, M. O. ; YAGO, D. F. . Mesa Redonda: Acompanhamento terapêutico e diferentes correntes teóricas.. 2010. (Outro).
BOCK, A. M. B. ; VICENTIN, M. C. G. ; YAGO, D. F. . Foucault no Brasil - ditos e escritos intempestivos, com profa. dra. Heliana Conde.. 2010. (Outro).
VICENTIN, M. C. G. ; YAGO, D. F. . Clínica e esquizoanálise, com dr. Luís Eduardo Aragon. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Coletivo Aisthesis: transgeneridade, psique e território.Transgeneridade, psique e território. 2022. (Encontro).
Escutando dissidências: perspectivas sobre gêneros e sexualidades para uma vida plural.Debatedor da mesa "Para além do binarismo: o que dizem as pessoas intersexo?" com Carolina Iara. 2022. (Simpósio).
Grupo de Estudos e Pesquisa Construção de Fatos Sociais.Psicologia, corpo e sexualidade. 2022. (Encontro).
I Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo.Afetos, representações e potencialidades da menina negra na literatura infanto-juvenil: uma anállise a partir da obra "A cor da ternura" de Geni Guimarães. 2021. (Seminário).
IX Encontro de Iniciação Científica da UFABC e USCS.-. 2019. (Encontro).
Grupo Orbital: discussões clínicas em psicologia analítica.Gênero, corpo e alma: um olhar junguiano para a clínica, a ética e a política. 2018. (Encontro).
Conferência: Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: Transexualidade e o diálogo com os saberes: do experiencial ao direito, passando pelo serviço social, psicologia e medicina. Corpo e Estado - Uma relação de poder. 2017. (Congresso).
Mesa Redonda: O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris.Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente. 2017. (Seminário).
Mesa redonda: O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris. Casa Um..Gênero, corpos e sexualidades na formação docente. 2017. (Encontro).
I Seminário Intolerância(s) dos Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. 2016. (Seminário).
I Seminário Novos Povoamentos do Núcleo de Subjetividades da PUC-SP. 2016. (Seminário).
XIV Simpósio do Núcleo de Estudos Junguianos: Identidades emergentes e vislumbres da contemporaneidade. 2016. (Simpósio).
Tardes no MAM.Feminismos. 2015. (Encontro).
Tardes no MAM.As várias faces do bullying homofóbico. 2015. (Encontro).
Travessias Libertárias I: terrorismo, vigilância, estereótipos e estratégias políticas.Arte feminista: estratégias políticas e imaginações criadoras. 2015. (Simpósio).
Homens e mulheres no século XXI: o que os junguianos tem a dizer?.O vibrador e as contrassexualidades: novas potências imaginais. 2014. (Simpósio).
Queering Paradigms 5. Pelas sendas do nomadismo: deslocamentos, diásporas, novas rotas e desafios aos feminismo queer.. 2014. (Congresso).
Semana de Integração da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde.Gênero e sexualidade: articulações entre feminismo e psicologia. 2014. (Simpósio).
Semana de Integração dos Cursos de Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Mata-se uma criança: violência parental e heteronormatividade.. 2014. (Simpósio).
XII Simpósio de Núcleo de Estudos Junguianos: Erotismo e sexualidade na contemporaneidade. 2014. (Simpósio).
Mesa redonda: "Discurso, educação e feminismo" com Dário Martins e Carla Cristina Garcia. 2013. (Simpósio).
Semana de Integração dos Cursos de Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Homofobia, grupos difamados, resistência e contradiscurso em um mundo de injúrias: Legião é meu nome, porque somos muitos.. 2013. (Seminário).
Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Subjetividade, Cidadania e Transfeminismo.Ciberteratologias: a positivação do corpo monstruoso no imaginário tecnocultural como um recurso estético de resistência. 2013. (Seminário).
XI Simpósio do Núcleo de Estudos Junguianos "Trauma e superação no indivíduo e na cultura". 2013. (Simpósio).
21ª Encontro de Iniciação Científica PUC-SP."Trauma, alteridade e (inter)subjetividade: diálogos de Lévinas e a Psicanálise". 2012. (Encontro).
Apresentação de posteres de TCC do Curso de Psicologia de 2012.Limites brancos do corpo: Um estudo do espaço interior do corpo acerca de variações teóricas do binômio psique-soma.. 2012. (Encontro).
Mesa redonda: "Responsabilidade e conflito com as leis", com Luiz Fuganti e Oswaldo Duek, no Colóquio "Responsabilidades e Conflito com as Leis". 2012. (Simpósio).
Seminário: "Pragmatismo poético" de Kuniichi Uno, na Trigésima Bienal de São Paulo "A imanência das poéticas".. 2012. (Seminário).
Seminário "Estado das Coisas - As Ciências Sociais Hoje". 2012. (Encontro).
Palestra: "Adolescência na modernidade", por Serge Lesourd. 2011. (Outra).
Palestra: "A invenção do psicológico" por Luís Cláudio Figueiredo. 2011. (Seminário).
Palestra: 50 anos de "História da Loucura" de Foucault, por Márcio Silva. 2011. (Outra).
VII Colóquio Internacional Michel Foucault - PUC-SP. 2011. 2011. (Congresso).
1º Simpósio de Estética - PUC-SP. 2010. (Simpósio).
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A experiência da monitoria de psicanálise no curso de psicologia. 2010. (Congresso).
Mesa Redonda: "(Des)Gênero, Feminismo e LGBTTT", PUC-SP, mediado por Carla Cristina Garcia.. 2010. (Encontro).
Oficina: "Procura-se Janaína", de Miriam Chnaiderman, discutido por Deborah Sereno e Yara Sayão, PUC-SP.. 2010. (Oficina).
Palestra: "Retorno à questão judaica", de Élisabeth Roudinesco. 2010. (Outra).
Palestra "Foucault e a psicologia: intercessões" ministrada pela docente Heliana de Barros Conde Rodrigues, PUC-SP.. 2010. (Outra).
Palestra: "Arte e Loucura", com Peter Pál Pelbart, PUC-SP.. 2009. (Encontro).
Palestra: "Clínica e Movimentos Sociais: uma experiência com o MST", com Maria Rita Kehl, PUC-SP.. 2009. (Simpósio).
Palestra: "Psicanálise e Artes", com palestrante Sérgio Franco, PUC-SP.. 2009. (Outra).
Palestra: apresentação de Jean Oury sobre seu livro "...Coletivos...", PUC-SP.. 2009. (Seminário).
Semana de Integração de Psicologia da PUC-SP..A mudez da delinquência feminina: reflexão acerca da representação social de jovens mulheres em restrição em liberdade.. 2009. (Outra).
16º Encontro de Serviços-Escolas de Psicologia do Estado de São Paulo. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
VALENTIM, N. S.;YAGO, D. F.; FERREIRA, S.. A sociedade e sua influência na tomada de decisão de procedimentos estéticos em mulheres. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
VALENTIM, N. S.;YAGO, D. F.; FERREIRA, S.. A sociedade e sua influência na tomada de decisão de procedimentos estéticos em mulheres. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
TOLEDO, R.; KOBAYASHI, C.;YAGO, D. F.. Cisheteroterrorismo na formação em Psicologia: experiências com psicólogues transvestigêneres no processo de graduação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.
TOLEDO, R.; KOBAYASHI, C.;YAGO, D. F.. Cisheteroterrorismo na formação em Psicologia: experiências com psicólogues transvestigêneres no processo de graduação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.
TOLEDO, R.; KOBAYASHI, C.;YAGO, D. F.. Cisheteroterrorismo na formação em Psicologia: experiências com psicólogues transvestigêneres no processo de graduação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.
SOUZA, F. C.;YAGO, D. F.. A influência das músicas de funk na cultura do estupro na perspectiva feminista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
SOUZA, F. C.;YAGO, D. F.. A influência das músicas de funk na cultura do estupro na perspectiva feminista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
PENNACHIN, F. A. V.;YAGO, D. F.. O funcionamento obsessivo-compulsivo em pessoas com anorexia: construindo a imagem corporal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
STRASSER, M.;YAGO, D. F.. O papel da psicoterapia na adesão ao tratamento farmacológico do paciente portador de esquizofrenia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
STRASSER, M.;YAGO, D. F.. O papel da psicoterapia na adesão ao tratamento farmacológico do paciente portador de esquizofrenia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Orientou
Imagens oníricas e isolamento social: um estudo de psicologia analítica sobre trabalho com sonhos em tempo de pandemia de COVID-19; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; (Orientador);
Sentidos da terminalidade por psicólogos hospitalares; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Os sofrimentos psicológicos oriundos do racismo: como a psicologia lida com essa demanda?; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Gênero e educação: práticas de resistência em tempos de educação remota; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Gestão da diversidade: práticas de inserção laboral de pessoas trans*; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Os impactos psicológicos da terapia de conversão sexual em adolescentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Os impactos psicológicos da terapia de conversão sexual em adolescentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Heteronormatividade compulsória na população LGBTQ+; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Homofobia estrutural na clínica: desafios encontrados pela população LGBTQ+ na terapia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
As representações sociais do feminismo: um estudo sobre produção de subjetividade, articulação social e influencers digitais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
A vivência do luto da pandemia do COVID-19 à luz do conceito de necropolítica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
A vivência do luto da pandemia do COVID-19 à luz do conceito de necropolítica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Autoimagem, autoficção e narrativa de vida: um estudo de psicologia sobre criação de avatares em jogo de mundo aberto; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Autoimagem, autoficção e narrativa de vida: um estudo de psicologia sobre criação de avatares em jogo de mundo aberto; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Pornografia em animes: hentais e sua inflência na construção de sexualidade e do desejo de homens ocidentais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Pornografia em animes: hentais e sua inflência na construção de sexualidade e do desejo de homens ocidentais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
A experiência onírica de pessoas com cegueira congênita: análise simbólica das imagens arquetípicas dos sonhos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
A experiência onírica de pessoas com cegueira congênita: análise simbólica das imagens arquetípicas dos sonhos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
A cultura do cancelamento na perspectiva de canceladores; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
O machismo enraizado no mundo dos jogos online da perspectivas de mulheres gamers; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Imaginação cultural e subjetivação: processos de identificação, significação e expressão em otakus e kpoppers no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Imaginação cultural e subjetivação: processos de identificação, significação e expressão em otakus e kpoppers no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Aspectos subjetivos, culturais e transgeracionais acerca da vivência em relacionamentos abusivos por parte de mulheres; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Aspectos subjetivos, culturais e transgeracionais acerca da vivência em relacionamentos abusivos por parte de mulheres; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Sentidos e vivências da injúria bifóbica em mulheres bissexuais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
O cipó das almas: simbolismos da experiência numinosa em rituais com ayahuaska; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
O cipó das almas: simbolismos da experiência numinosa em rituais com ayahuaska; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
A ludicidade, a criatividade e o inconsciente nos jogos de RPG: um estudo de Psicologia Analítica sobre o processo de criação de personagens; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Dependência afetiva nas relações heterossexuais: o que a psicologia ppde fazer?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
A vivencia da dissidência religiosa no processo de individuação; Um estudo de psicologia analítica sobre os conceitos de persona e fanatismo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Representações sociais de mulheres ppoliamorosas sobre a maternidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Representações sociais de mulheres ppoliamorosas sobre a maternidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Amor e patriarcado: a perspectiva de mulheres jovens em relacionamentos amorosos abusivos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
O que pode um vilão? Um estudo de psicologia analítica a respeito dos sentidos e símbolos da vilania; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
O que pode um vilão? Um estudo de psicologia analítica a respeito dos sentidos e símbolos da vilania; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Raça e identidade: um olhar da psicologia social para a negritude na adolescência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Raça e identidade: um olhar da psicologia social para a negritude na adolescência; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Gênero e corporalidade: uma visão fenomenológica a respeito dos sentidos acerca da vivência de uma mulher trans; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Mulheres e o álcool: potência de ressignificação da história de vida de mulheres alcoólicas do A; A; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Representações, sentidos e valores da menina negra na literatura infanto-juvenil: um estudo a partir do livro; 2018; Iniciação Científica - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Françoli Yago;
Produções bibliográficas
-
YAGO, D. F. . A vida dos fantasmas: melancolia e memória. JUNGUIANA (SAO PAULO) , v. 40, p. 9-22, 2022.
-
YAGO, D. F. . The life of ghosts: melancholy and memory. JUNGUIANA (SAO PAULO) , v. 40, p. 23-36, 2022.
-
FRANÇOLI YAGO, DANIEL . Narrativas terminais. Self - Revista do Instituto Junguiano de São Paulo , v. 7, p. e08, 2022.
-
FRANÇOLI YAGO, DANIEL ; MODENA COUTO, KATIA CAROLINE ; ALEGRIA CARRILHO MARAMBIO, PEDRO . Cipó das almas. Self - Revista do Instituto Junguiano de São Paulo , v. 7, p. e06, 2022.
-
FRANÇOLI YAGO, DANIEL ; BARROZO DE PAULA, DENISE . LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E O LUGAR DA INFÃ?NCIA NEGRA. Building the Way , v. 12, p. 37-53, 2022.
-
YAGO, D. F. . Problemáticas e rumos do campo LGBT* nas organizações. In: Juliana Camilo; Ivelise Fortim; Pedro Aguerre. (Org.). Práticas de gestão da diversidade em organizações. 1ed.São Paulo: Senac, 2019, v. 1, p. 53-68.
-
YAGO, D. F. . Os estudos queer: história, potencialidades e limites. In: GARCIA, C. C.. (Org.). O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: gêneros, corpos e sexualidade na formação docente. 1ed.São Paulo: Annablume, 2017, v. 1, p. 35-56.
-
YAGO, D. F. . Entrevista para Clara Averbuck: 'A história da educação sexual'. Revista forum.
-
YAGO, D. F. . Ciberteratologias. In: Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2013, Natal. Anais Completos, 2013. p. 1-3669.
-
YAGO, D. F. . Transgeneridade, psique e território. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
YAGO, D. F. . Psicologia, corpo e sexualidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DE PAULA, D. B. ; YAGO, D. F. . Afetos, representações e potencialidades da menina negra na literatura infanto-juvenil: uma anállise a partir da obra 'A cor da ternura' de Geni Guimarães. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
YAGO, D. F. . Narrativas terminais, narrativas sobre o término: o imaginário do fim do mundo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . Suicídio na população LGBTQ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . Crimes de ódio e injúria: impactos sociais e psicológicos na comunidade LGBTQ+. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . Transgeneridade: particularidades do universo T*. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . Gênero, corpo e alma: um olhar junguiano para a clínica, a ética e a política. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . Corpo e Estado - Uma relação de poder. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . Arte feminista: estratégias políticas e imaginações criadoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. ; CORREA, I. . Pelas sendas do nomadismo: deslocamentos, diásporas, novas rotas e desafios ao feminismo queer.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
YAGO, D. F. . Mata-se uma criança: violência parental e heteronormatividade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . A promessa dos monstros: genealogia das representações da diferença corporal.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . O vibrador e as contrassexualidades: novas potências imaginais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
YAGO, D. F. . Gênero e sexualidade: articulações entre feminismo e psicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
YAGO, D. F. . Ciberteratologias: a positivação do corpo monstruoso no imaginário tecnocultural como um recurso estético de resistência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
YAGO, D. F. . 'Legião é meu nome, porque somos muitos': homofobia, grupos difamados, resistências e contradiscursos em um mundo de injúrias.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
YAGO, D. F. . Limites brancos do corpo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
YAGO, D. F. . Trauma, alteridade e (inter)subjetividade: Diálogos entre Lévinas e a psicanálise.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
YAGO, D. F. ; ANDRADE, M. C. ; ASSEF, M. P. ; LIMA, C. L. P. ; MADEIRA, N. C. ; PERON, P. R. ; SEGURADO, M. O. . A experiência da monitoria de psicanálise no curso de psicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, M. C. ; ASSEF, M. P. ; LIMA, C. L. P. ; MADEIRA, N. C. ; SEGURADO, M. O. ; YAGO, D. F. . A experiência de monitoria em psicanálise no curso de psicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
YAGO, D. F. ; PEREIRA, N. C. ; WINNING, R. S. ; GOMES, M. S. . A mudez da delinquência feminina: reflexão acerca da representação social de jovens mulheres em restrição em liberdade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
YAGO, D. F. ; DAMINELLI, V. . Corpos que Importam: sobre os limites discursivos do 'sexo'. São Paulo: N-1 & Crocodilo, 2019. (Tradução/Livro).
-
YAGO, D. F. . Assombrações: dissipando os fantasmas que dirigem nossas vidas. São Paulo: Paulus, 2017. (Tradução/Livro).
-
PILON, C. ; YAGO, D. F. . Pã e o Pesadelo. São Paulo: Paulus, 2015. (Tradução/Livro).
-
YAGO, D. F. . Não você/como você: mulheres pós-coloniais e o entrelaçamento das questões de identidade e diferença, 2015. (Tradução/Artigo).
Outras produções
YAGO, D. F. . Revisão técnica do livro 'Teodiceia Psíquica' de Ivan Corrêa. 2014.
YAGO, D. F. . Vulnerabilidades e população LGBT. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
YAGO, D. F. . Psicologia, gênero e sexualidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GARCIA, C. C. ; YAGO, D. F. . Projeto Memória da Psicologia em São Paulo - Psicologia, relações de gênero e sexualidade. 2016. (Relatório de pesquisa).
YAGO, D. F. . De histórias outras: ideias feministas na arte. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
YAGO, D. F. . Judith Butler e os sentidos do sujeito. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
YAGO, D. F. . Leituras críticas do 'Problemas de Gênero' de Judith Butler. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
YAGO, D. F. . Matrizes de inteligibilidade heteronormativas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
YAGO, D. F. . Psicologia, gênero e sexualidade: crítica da razão heteronormativa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
YAGO, D. F. . Introdução a Judith Butler: heteronorma e performatividade. 2015. .
YAGO, D. F. . A teoria queer e a psicologia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
YAGO, D. F. ; FABBRINI, R. . Trauma, alteridade e (inter)subjetividade: Diálogos entre Lévinas e a psicanálise.. 2012. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2017
A caravana dos prodígios: maravilhas, figuras grotescas e freaks na obra "Noites no circo" de Angela Carter, Descrição: Esta pesquisa objetivou fazer uma genealogia do processo de conversão das figuras prodigiosas e maravilhosas do passado em figuras monstruosas e aberrativas no Ocidente. Para tanto, cumpriu três etapas em seu itinerário: o paradigma do mundo de maravilhas greco-romano e medieval, o nascimento da estética do grotesco à luz do processo civilizatório moderno e a era disciplinar dos corpos, momento auge da teratologia e da hospitalização dos chamados monstros. Em um segundo momento de nossa pesquisa, também objetivamos compreender o olhar da literatura de mulheres para essas figuras prodigiosas em uma tentativa de sintetizar seus usos em relação a uma crítica do ideário patriarcal. O processo de desencantamento do estranho como faceta desta genealogia intersecciona com aspectos de surgimento do patriarcado moderno, em especial no que se refere a uma forma de tratamento de suas figuras alteritárias. Tal cruzamento fez com que mais recentemente monstros, freaks, prodígios e maravilhas descritos na literatura de mulheres ocupassem funções potentes e positivas, e frequentemente metafóricas, para a exposição e ressignificação de diversos aspectos da condição feminina. Por fim, nos focamos na autora Angela Carter e, mais especificamente, em sua obra Noites no Circo, de 1984, por compreendermos que suas personagens demonstram dinâmicas de um processo inverso à pejoração do estranho: ao invés de desencantadas, são figuras que reencantam o mundo por meio de uma reapropriação de sua prodigiosidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniel Françoli Yago - Integrante / Carla Cristina Garcia - Coordenador.
-
2011 - 2012
Trauma, alteridade e (inter)subjetividade: Diálogos entre Lévinas e a psicanálise., Descrição: Este trabalho se propõe, fundamentalmente, a estudar algumas questões da clínica e da teoria psicanalítica, como a técnica da psicanálise, a contratransferência, teoria de constituição da sexualidade do sujeito e as concepções de alteridade em Freud (Nebenmensch e Unheimlich) à luz da indagação de Emmanuel Lévinas acerca de conceitos como o Outro, dito/dizer, rosto e proximidade. Com o intuito de compreender o proposto, o trabalho recorre à análise de momentos da obra em que Lévinas explicita estes conceitos. No que se refere à psicanálise, além do obrigatório Sigmund Freud, foi utilizado Ferenczi e autores de tradição ferencziana, tais como Fédida, Laplanche e Schneider, por acreditar que estes autores poderiam esclarecer a condição de uma situação analítica pelo prisma levinasiano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniel Françoli Yago - Integrante / Regina Fabbrini - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Conselho de Ensi - Bolsa.
Prêmios
2019
Premiação de 1º lugar no Eixo Humanidadades - Iniciação Científica "Representações, sentidos e valores da menina negra na literatura infanto-juvenil" de Denise Barrozo de Paula, IX Encontro de Iniciação Científica da UFABC e USCS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultório Particular. , Rua Cuxiponês, Jardim Vera Cruz, 05030020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 973363554
Experiência profissional
2013 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Psicólogo clínico, Enquadramento Funcional: Psicólogo clínico, Carga horária: 25
Outras informações:
Atendimento psicológico e supervisão.
2017 - Atual
Universidade Municipal de São Caetano do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
2014 - 2014
Universidade Municipal de São Caetano do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 25
Atividades
-
02/2022
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Específico - Psicologia Clínica
-
02/2020
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologia Geral
-
01/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopatologias específicas
-
08/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do corpo e da sexualidade
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico V - Intervenções Psicológicas
-
02/2019 - 06/2020
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico IV - Laudo e Relatório
-
08/2018 - 12/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação psicológica e testes projetivos
-
01/2018 - 12/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Autoconhecimento e desenvolvimento interpessoal
-
08/2017 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e bioética
-
01/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social Aplicada
-
01/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social Aplicada
-
01/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social Aplicada
-
01/2014 - 07/2014
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social Aplicada
2013 - 2018
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e ExtensãoVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
10/2019 - 10/2019
Extensão universitária , COGEAE.,Atividade de extensão realizada, Gestão da Diversidade Módulo II.
-
03/2016 - 05/2019
Extensão universitária , COGEAE Perdizes.,Atividade de extensão realizada, Gestão da diversidade em organizações.
-
08/2014 - 08/2017
Extensão universitária , COGEAE Consolação.,Atividade de extensão realizada, O Estado e o corpo: temas dos feminismos contemporâneos.
-
07/2013 - 08/2017
Extensão universitária , COGEAE Consolação.,Atividade de extensão realizada, O estado e o corpo: uma genealogia dos estudos feministas e de gênero.
2014 - 2017
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
2011 - 2012
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 6
Outras informações:
informações constam na seção "Projetos de pesquisa"
2009 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de São PauloVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 3
Atividades
-
01/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa
-
03/2009 - 05/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia, Faculdade de Psicologia.,Atividade realizada, Monitoria de Psicanálise I, II e III (Freud).
-
02/2010 - 06/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia, Faculdade de Psicologia.,Atividade realizada, Monitoria de Introdução à Esquizoanálise.
2015 - 2016
Inanna EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3
Outras informações:
Cursos ministrados:
De histórias outras: ideias feministas na arte;
Judith Butler e os sentidos do sujeito;
Heteronorma e performatividade;
Introdução ao "Problemas de gênero" de J. Butler;
Crítica da razão heteronormativa.
2015 - 2016
Inanna EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administrador acadêmico, Carga horária: 5
2012 - 2012
Penitenciária Feminina CapitalVínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 3
Atividades
-
03/2012 - 12/2012
Estágios , Pavilhão de Saúde.,Estágio realizado, Realização de grupos interventivos com as gestantes da penitenciária. Supervisão: Isabel da Silva Kahn Marin.
2011 - 2011
Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário do Clínica de Dor do IOT/HCFMUSP, Carga horária: 3
Atividades
-
08/2011 - 12/2011
Estágios , Instituto de Ortopedia e Traumatologia.,Estágio realizado, Realização de grupos psicoeducativos para pacientes portadores de dor crônica. Supervisão: Adrianna Loduca.
2010 - 2010
Centro de Referência da DiversidadeVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Atividades
-
08/2010 - 10/2010
Estágios , Psicologia.,Estágio realizado, Foram feitas entrevistas com os trabalhadores do local. Supervisão: Regina Célia Chu Cavalcantti de Carvalho.
2011 - 2012
Clínica Psicológica Ana Maria PoppovicVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2012 - 12/2012
Estágios , Núcleo 2.4 - O corpo na psicologia.,Estágio realizado, Atendimento psicoterapêutico. Supervisão: Rosa Maria Farah.
-
08/2011 - 12/2011
Estágios , Nucleo 1 - Psicodiagnóstico.,Estágio realizado, Atendimento psicodiagnóstico. Supervisão: Hélio Roberto Deliberador.
2011 - 2011
Vara Cível da Infância e Juventude da LapaVínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5
Atividades
-
03/2011 - 06/2011
Estágios , Equipe Técnica do Ministério Público.,Estágio realizado, Fornecemos pareceres para a Promotoria, de maneira a auxiliá-los com informações preminares a respeito de seus casos. Supervisão: Maria de Lourdes Trassi Teixeira.
2010 - 2010
Centro de Convivência e Cooperativa - Parque PrevidênciaVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5
Atividades
-
03/2010 - 06/2010
Estágios , CECCO.,Estágio realizado, Participei de oficinas de dança circular, de cinema e culinária, como observador participante. Supervisão: Paula Regina Peron.
2012 - 2012
Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da ComunicaçãoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2012 - 12/2012
Estágios , Clínica Psicológica - DERDIC.,Estágio realizado, Atendimento em psicoterapia infantil. Supervisão: Josefina Carvalho Martins.
2011 - 2011
Gastronomia SolidáriaVínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 3
Atividades
-
05/2011 - 06/2011
Estágios , Grupo de Formação.,Estágio realizado, Foram realizados grupos de orientação e motivação para os alunos da instituição. Supervisão: Renata Paparelli.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniel Françoli Yago e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?