Maria Goretti da Cunha Lisboa
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e Doutorado em Ciências da Motricidade, área de Biodinâmica da Motricidade Humana, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente, é Professora Doutora Associada D da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, atividade física, educação física escolar, formação de professores, crianças e comportamento motor. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Saúde. Foi Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica no subprojeto de Educação Física - UEPB. Coordenou o PIBIB/EDUCAÇÃO FÍSICA/UEPB/CAPES de agosto de 2020 a março de 2021.Coordenou o PIBID/UEPB/FAQUESQ de dezembro de 2022 a maio de 2024. Atualmente é Chefe do Departamento de Educação Física - UEPB.
Informações coletadas do Lattes em 03/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências do Movimento
2007 - 2010
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Efeitos de diferentes programas de atividade física na capacidade funcional e controle postural de idosos
, Ano de obtenção: 2010. José Angelo Barela. Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Educação
2000 - 2002
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Corpo, tempo pedagógico e as relações intergeracionais na escola, Ano de Obtenção: 2002
José Pereira de Melo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Escola; Idosos; Crianças; Relações Intergeracionais.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Educação Física
1994 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Organização de eventos
LISBOA, M. G. C. . Membro da Comissão Científica e Coordenadora de Grupo de Trabalho. 2012. (Congresso).
LISBOA, M. G. C. . II Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. 2011. (Congresso).
LISBOA, M. G. C. . II Congresso Nacional de Educação Física: Atividade Física e Envelhecimento Saudável um Enfoque Multidisciplinar. 2010. (Congresso).
LISBOA, M. G. C. . I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano: desafios da geriatria e gerontologia. 2007. (Congresso).
LISBOA, M. G. C. . I Encontro Brasil/Espanha de Envelhecimento Ativo. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
I Fórum Internacional sobre Gerontologia Social.Práticas Profissionais no Campo da Gerontologia. 2007. (Seminário).
Colônia de Férias da Terceira Idade do SESI.Importância da Atividade Física para Idosos: Riscos e Benefícios. 2005. (Encontro).
102ª Assembléia de Educadores Marista - 2005.Educação Fìsica Escolar. 2004. (Oficina).
Semana do Idoso do SESC _ Campina Grande.A tividade Física Unindo Gerações. 2004. (Encontro).
I Congresso Latino-Americano e II Congresso Brasileiro de Educação Motora. I Congresso Latino-Americano e II Congresso Brasileiro de Educação Motora. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
LISBOA, M. G. C.; TEIXEIRA, L. M.; OLIVEIRA, M. G.;LISBOA, MARIA GORETTI DA CUNHA. A GAMIFICAÇÃO DIGITAL COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS). 2024. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Campina Grande.
LISBOA, M. G. C.CASTRO, P. A.; ARAGAO, P. C.;LISBOA, M. G. C.. O jogo como recurso didático na formação inicial de professores de educação física no PIBID/UEPB. 2022. Dissertação (Mestrado em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.NUNES, V. M. A.; GUIMARAES, J.; ALCHIERI, J. C.. Estratégias de promoção à saúde da pessoa idosa institucionalizada: desafios da atenção primária. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LISBOA, M. G. C.NUNES, V. M. A.; MEDEIROS JUNIOR, A.; ALCHIERI, J. C.. Um novo olhar sobre as quedas em idosos: proposta de diagnóstico ambiental e prevenção. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LISBOA, M. G. C.; SILVA, G. S. N.; BEZERRA, M. A.;LISBOA, M. G. C.. O ZE-A-DOR: Um enredo protagonizado pelo idoso institucionalizado sobre o cuidador. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
TEIXEIRA, L. M.; Ramos, F.;LISBOA, MARIA GORETTI DA CUNHA. CRIANDO AVENTURASPARA CULTURA CORPORAL: JOGOS DE INTERPRETAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DELUTAS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Federal de Campina Grande.
LISBOA, M. G. C.. Os benefícios da atividade física como forma de lazer: incremento da Qualidade de vida dos gerontos do grupo da terceira idade do SESI de Campina Grande. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física e Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Interfaces do corpo feminino na maternidade - saúde, estática e sociedade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física e Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Correlação entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo em crianças de 7 e 8 anos em uma escola particular na cidade de Santa Cruz /RN. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Psicomotora) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Avaliação da força muscular de membros inferiores em idosos fisicamente independentes através do teste de extensão de joelhos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Psicomotora) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Estudo do equilibrio e sua relação com o risco de quedas através da estabilometri e baropodometria em hemiparéticos crônicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Análise da capacidade funcional e do estado cognitivo em idososdo município de Campina Grande - PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Percepção sobre auto-cuidado entre um grupo de idosos do município de Campina Grande. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Estilo de vida de profissionais de saúde: uma reflexão sobre vida saudável. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Conhecendo o idoso na vivência com as práticas corporais: uma análise sobre a terceira idade e o movimento significante. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. O tênis de mesa nas escolas públicas estaduais de Campina Grande-PB. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. O corpo na vivência do Jogo: um direito de ser diferente e participar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. Reconhecendo a hiperatividade na educação física: reflexões sobre o espaço escolar e a prática pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba.
LISBOA, M. G. C.. O lazer esportivo e a saúde do idoso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba.
Barros, J. F; Monteiros, M.V; Ugrinowitsch, H.; Mortatti, A. L.;LISBOA, M. G. C.; MELO, J. P.. Comissão de avaliação do concurso público de provas e títulos para o magistério superior, na area de Aspectos Pedagógicos do Corpo e Movimento Humano, da UFRN. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Brasileiro, L. T; Nascimento Filho, J.P; Souza, I. A.;LISBOA, M. G. C.. Banca Examinadora de Seleção Simplificada para professor T20 no componente curricular Estágio Supervisionado em Educação Física. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.
Lemos, E.M. de B. C.; Farias, A. L. P.; Dantas, E.R;LISBOA, M. G. C.. Membro suplente da comissão de seleção do Curso de Especialização em Educação Física Escolar, do Departamento de Educação Física-UEPB. 2011. Universidade Estadual da Paraíba.
Orientou
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CAMPINA GRANDE-PB; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);
Aplicabilidade das abordagens metodológicas nas aulas de Educação Física no ensino fundamental em escolas da rede municipal de Campina Grande-PB; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);
A construção do conhecimento na educação física escolar; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);
Jogos e Brincadeiras Populares na Escola: A Importância da ?Integração? do Componente Curricular Educação Física no Ensino Fundamental I; Início: 2011; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);
Influências das atividades lúdicas no desenvolvimento de crianças na idade pré escolar; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);
EFEITOS DE DIFERENTES PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL E CONTROLE POSTURAL DE IDOSOS; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);
DISCUTINDO A AUSÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Reflexões sobre a Educação Física na Educação Infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Educação Física escolar: contribuições dos jogos populares para os alunos do ensino fundamental I; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A construção do conhecimento na Educação Física Escolar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Souto; Discussão sobre jogos e brincadeiras populares na Educação Física: uma proposta para o ensino fundamental I; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Qualidade de sono de trabalhadores de uma industria da cidade de Campina Grande - PB; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A importância do profissional de educação física no trabalho interdisciplinar com portadores de síndrome de down; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Física e Saúde) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O Re-encontro entre gerações através do brinquedo; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia do Movimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Dança para idosos: concepção e prática de um profissional; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Um estudo de caso sobre a prática pedagógica da natação para idosos; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia do Esporte) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Explorando a Ginástica com Alunos do 2° Ano do Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Psicomotricidade e Educação Física: A Educação Infantil em Discussão; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O Conteúdo Brincadeiras e Jogos no Ensino Fundamental - Anos Inciais; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A Prática Pedagógica nas Aulas de Taekwond no Projeto Esporte e Lazer Para Todos da UEPB; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A Atuação do Professor de Educação Física na Educação Infantil Através do PIBID; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Desafios Contemporâneos na Formação de Professores de Educação Física: Uma Análise Crítica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A importância do PIBID para a formação inicial e continuada do professor de Educação Física; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O Desenvolvimento Motor na Educação Infantil: Contribuições da Educação Física; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
DO CAMPO VIRTUAL PARA O REAL: JOGOS ELETRÔNICOS ADAPTADOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O PIBID e a Formação do Professor de Educação Física: Desafios e Perspectivas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Impactos do Uso Excessivo dos Aparelhos de Tela em Crianças e Adolescentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O Uso de Jogos e Brincadeiras Aliados aos Elementos da Gamificação como Potencializador do Desenvolvimento Motor da Criança; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A Influência da Educação Física na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O PIBID e a Educação Física: sua importância na educação básica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Educação Física no ensino médio: a contribuição do PIBID e perspectivas na formação docente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O teatro de fantoches e a contação de Histórias enquanto ferramentaspar ao ensino dos conteúdos conceituais e atitudinais nas aulas de educação física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O legado do PIBID/Educação Física - UEPB: uma revisão bibliográfica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Uma reflexão sobre os métodos de ensino criativos na educação física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Nível de atividade física de estudantes de uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A abordagem crítico superadora no Estágio Supervisionado em Educação Física III; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Sistematização dos conteúdos de Educação Fìsica através de uma intervenção do PIBID na escola; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID para a formação de licenciandos de Educação Física; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O PIBID e o professor de Educação Física: uma experiência vivida; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Estágio Supervisionado: uma experiência vivida; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Controle postural e qualidade de vida no processo de envelhecimento humano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Estágio Supervisionado em Educação Física: um relato de experiência; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Comunicação, uso de mídias e cultura digital: o jornal escolar como ferramenta pedagógica para o PIBID-Educação Física; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Qualidade de vida, estilo de vida e possíveis lesões adquiridas durante atividades laborais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Formação de professores para a educação infantil: onde esta a Educação Física?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Influência da obesidade na qualidade de vida de idosos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Uma vivência com a natação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Estágio supervisionado: uma experiência vivida na Educação Física escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Atividade física e lazer: instrumento de mudança social para a população idosa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A mulher no esporte: o caso do futsal femenino da cidade de Campina Grande-PB; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Perfil de idosos que realizam práticas corporais no parque do açude novo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
A percepção corporal de idosos praticantes de atividades aquáticas na cidade de Campina Grande; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Discussão da auto-percepção da qualidade de vida de idosos participantes do Programa Universiadde Aberta no Tempo Livre na cidade de Campina Grande; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Atividade Física e Osteoposore: um estudo de caso com idosos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O Jogo Pedagógico como Conteúdo da Educação Física Escolar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Educação Física Inclusiva: uma proposta para a Educação Formal; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Discutindo os Benefícios da Atividade Física Para Idosos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Educação Física Escolar: um estudo de caso no ensino médio; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Discutindo o Estilo de Vida de Funcionários do Departamento de Educação Física da UEPB; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Impactos da Atividade Física na Qualidade de Vida de Pacientes e Colaboradores do HUAC - CG; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Efeitos da Atividade Física na Capacidade Funcional de Pacientes e colaboradores do setor de reabilitação do HUAC ? CG; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O voleibol como possibilidade de aprendizagem nas aulas de educação física em escolas públicas do município de Fagundes-PB; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Uma análise do ensino do conteúdo esportes em escolas do município de Queimadas-PB; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
O Ensino do Conteúdo Esportes nas Aulas de Educação Física em Escolas do Município de Queimadas-PB; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Discutindo a Fibromialgia na Qualidade de Vida do Professor de Educação Física Durante o Ensino Remoto; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Capacidade aeróbia e obesidade: desfechos na qualidade de vida de mulheres encarceradas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Qualidade do sono de mulheres encarceradas: desfechos na qualidade de vida; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Influência da atividade física na qualidade de vida de mulheres adultas encarceradas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Goretti da Cunha Lisboa;
Produções bibliográficas
-
SILVA, NATHALIE DE ALMEIDA ; LIRA JÚNIOR, CLEDINALDO ; LISBOA, MARIA GORETTI DA CUNHA ; GONZAGA, JOZILMA DE MEDEIROS ; VASCONCELOS, DANILO DE ALMEIDA ; MENEZES, TARCIANA NOBRE DE . Relationship between muscle mass and neuromuscular function in the muscular strength of elderly women practicing and non-practicing physical activities. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e139101724018, 2021.
-
SANTOS, FERNANDA DOS ; GONZAGA, JOZILMA DE MEDEIROS ; LISBOA, MARIA GORETTI DA CUNHA ; LAURENTINO, DÓRIS NÓBREGA DE ANDRADE . A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 87259-87266, 2021.
-
GONZAGA, J. M. ; LISBOA, M. G. C. . Capacidade funcional de idosos institucionalizados: revisão integrativa. ABCS HEALTH SCIENCES , v. 41, p. 176-180, 2016.
-
BARROS, T. V. P. ; SANTOS, A. D. B. ; GONZAGA, J. M. ; LISBOA, M. G. C. . Capacidade funcional de idosos institucionalizados: revisão integrativa. ABCS HEALTH SCIENCES , v. 41, p. 176-180, 2016.
-
FIGUEIREDO, O. A. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . A contribuição do PIBID na formação de professores: um relato de experiência. V Encontro de Iniciação a Docência , v. 1, p. 1-5, 2015.
-
BARROS, M. A. ; SILVA, K. H. A. ; SILVA, K. F. N. ; SILVA, L. F. ; FIGUEIREDO, O. A. ; SOUSA, R. M. ; LEAO, R. J. A. ; LISBOA, M. G. C. . Avaliação Física na escola: uma abordagem da educação física através das intervenções do PIBID/UEPB. V ENID , v. 1, p. 18-22, 2015.
-
SOUSA, R. M. ; SILVA, K. H. A. ; SILVA, K. F. N. ; SILVA, L. F. ; LISBOA, M. G. C. ; BARROS, M. A. ; FIGUEIREDO, O. A. ; LEAO, R. J. A. ; GONZAGA, J. M. . Dança na escola: uma abordagem da educação física através das intervenções do PIBID. V ENID , v. 1, p. 12-17, 2015.
-
LEAO, R. J. A. ; SILVA, K. H. A. ; SILVA, K. F. N. ; SILVA, L. F. ; BARROS, M. A. ; FIGUEIREDO, O. A. ; SOUSA, R. M. ; LISBOA, M. G. C. . Educação Física no ensino médio: um relato de experiência. V ENID , v. 1, p. 6-11, 2015.
-
FIGUEIREDO, O. A. ; LISBOA, M. G. C. . Os jogos populares nas aulas de educação física: a contribuição do PIBID. CONEDU , v. 1, p. 1-4, 2014.
-
GONZAGA, J. M. ; BARROS, S. E. B. ; LISBOA, M. G. C. ; BARBIERI, F. A. ; GOBBI, L. T. B. . Efeitos de diferentes tipos de exercício nos parâmetros do andar de idosas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 17, p. 166-170, 2011.
-
GONZAGA, J. M. ; BARROS, S. E. B. ; LISBOA, M. G. C. ; BARBIERI, F. A. ; GOBBI, L. T. B. . Efeitos de diferentes tipos de exercício nos parâmetros do andar de idosas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 17, p. 166-170, 2011.
-
GONZAGA, J. M. ; BARROS, S. E. B. ; LISBOA, M. G. C. ; BARBIERI, F. A. ; GOBBI, L. T. B. . Efeitos de diferentes tipos de exercício nos parâmetros do andar de idosas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 17, p. 166-170, 2011.
-
GONZAGA, J. M. ; SILVEIRA, M. F. A. ; LISBOA, M. G. C. ; MELO, S. G. . Influência da Atividade Física na Composição Corporal de Adolescentes.. Motriz , v. 14, p. 389-399, 2008.
-
GONZAGA, J. M. ; SILVEIRA, M. F. A. ; LISBOA, M. G. C. ; MELO, S. G. . Influência da Atividade Física na Composição Corporal de Adolescentes.. Motriz , v. 14, p. 389-399, 2008.
-
GONZAGA, J. M. ; SILVEIRA, M. F. A. ; LISBOA, M. G. C. ; MELO, S. G. . Influência da Atividade Física na Composição Corporal de Adolescentes.. Motriz , v. 14, p. 389-399, 2008.
-
LISBOA, M. G. C. ; Gonzaga, J.de M. ; Santos, W. S ; LAURENTINO, D. N. A. ; MOURA, J. E. E. . Educação: reflexões e experiências. 1ª. ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2025. v. 9. 304p .
-
ALVES, S. M. ; GONZAGA, J. M. ; LISBOA, M. G. C. ; COUTINHO, G. F. . Avaliação da Capacidade Funcional em Idosos: um estudo longitudinal. Tópicos em Ciências da Saúde. 2ed.: , 2021, v. VI, p. 21-21.
-
LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. ; NASCIMENTO, P. S. F. . Novo olhar para a avaliação de ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamenta. In: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino; Daniel Batista Santana. (Org.). Corpo, Cultura e Ação: (re)pensando a educação física escola. 1ed.São Paula: Mentes Abertas, 2019, v. 1, p. 151-171.
-
LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. ; Ferreira, A. C. C. . A Educação Física na Educação Infantil: uma discussão. In: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino; Daniel Batista Santana. (Org.). Corpo, Cultura e Ação: (re)pensando a educação física escolar. 1ed.São Pailo: Mentes Abertas, 2019, v. 1, p. 51-70.
-
LISBOA, M. G. C. ; Gonzaga, J.de M. . O PIBID e a aproximação entre Universidade e Escola: implicações na formação de professores de Educação Física. O PIBID e a aproximação entre Universidade e Escola: implicações na formação de professores de Educação Física. 1ed.CAMPINA GRANDE: Eduepb, 2018, v. 1, p. 85-95.
-
LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Formação de professores de Educação Física para a educação básica: contribuições do PIBID/UEPB. In: Paula Castro. (Org.). Desafios e perspectivas na profissionalização docente Pibid/UEPB. 1ªed.Campina Grande: EDUEPB, 2013, v. 1, p. 21-28.
-
AZEVEDO, L. P. ; Costa, T.B. ; Batista, M. P. F. ; Oliveira, F. P. ; TRAJANO, K. M. S. ; TUMA, V. P. P. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Ações pedagógicas da Educação Física: perspectivas de bolsistas do PIBID. In: Paula Castro. (Org.). Desafios e perspectivas na profissionalização docente Pibid/UEPB. 1ªed.Campina Grande: EDUEPB, 2013, v. 2, p. 141-146.
-
FEITOSA, E. S. ; COSTA JUNIOR, F. G. ; LEAL, A. A. C. ; SILVA, F. T. ; LISBOA, M. G. C. ; MOURA, J.E.E ; GONZAGA, J. M. . O Jogo do Xadrez: experiências vividas na formação profissional em Educação Física. In: Paula Castro. (Org.). Desafios e perspectivas na profissionalização docente Pibid/UEPB. 1ªed.Campina Grande: EDUEPB, 2013, v. 2, p. 147-152.
-
Silva, A. ; CRUZ, A. S. ; MARINHO, J. L. S. ; COSTA, M. C. S. ; GOMES, R. S. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Jogos Populares nas aulas de Educação Física: uma possibilidade de intervenção para o ensino médio através do PIBID. In: Paula Castro. (Org.). Desafios e perspectivas na profissionalização docente Pibid/UEPB. 1ªed.Campina Grande: EDUEPB, 2013, v. 2, p. 153-160.
-
PEREIRA, A. C. A. ; GUEDES, A. M. N. C. ; Silva, K. H. A ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . O PIBID e suas interfaces na formação continuada dos professores supervisores de Educação Fìsica. In: Paula Castro. (Org.). Desafios e perspectivas na profissionalização docente Pibid/UEPB. 1ªed.Campina Grande: EDUEPB, 2013, v. 2, p. 161-168.
-
LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. ; Barela, J.A. . Capacidade funcional e controle postural de idosos: efeitos de diferentes programas de atividade fisica. In: Mariêngela da Rosa Afonso; Adriana Schuler Cavalli; Andrerson Leandro Peres Campos. (Org.). Trabalhando com a terceira idade: estudos e pesquisas. 1ªed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2011, v. 1, p. 183-209.
-
GONZAGA, J. M. ; LISBOA, M. G. C. ; BARROS, S. E. B. ; BARBIERI, F. A. ; GOBBI, L. T. B. . Mudanças no padrão de andar de idosas participantes de um programa de exercícios generalizados. In: Mariângela da Rosa Afonso; Adriana Schuler Cavalli; Anderson Leandro Peres Campos. (Org.). Trabalhando com a terceira idade: estudos e pesquisas. 1ªed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2011, v. 1, p. 147-181.
-
LISBOA, M. G. C. ; MELO, J. P. . Relações intergeracionais na escola: resignificando as práticas socioculturais com idosos e crianças. In: II Congresso Internacional de Motricidade Humana, 2001, Muzambinho/MG. II Congresso Internacional de Motricidade Humana / Motricidade Humana: teoria e prática, 2001.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Idosos e crianças: encontros possíveis na escola. In: II Comgresso Latino-Americano / III congresso Brasileiro de Educação Motora, 2000, Natal/RN. II Comgresso Latino-Americano / III congresso Brasileiro de Educação Motora, 2000.
-
LISBOA, M. G. C. . Corporeidade e plenitude durante a aposentadoria. In: I Congresso Latino-Americano/ II Congresso Brasileiro de Educação Motora, 1998, Foz do Igaçu. I Congresso Latino-Americano/ II Congresso Brasileiro de Educação Motora, 1998. v. Único. p. 460-466.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Corporeidade e Plenitude nas Histórias de Vida de Mulheres Idosas. In: V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 1997, Maceió/AL. V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física/As ciências e a história do esporte, lazer e educação física, 1997. p. 555-562.
-
LISBOA, M. G. C. ; VIANA, A. C. A. ; LEAO, C. ; COSTA, S. D. ; ARAUJO, T. A. ; NOBREGA, T. P. . Anotações sobre a história da dança em Natal. In: V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 1997, Maceió/AL. V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 1997. p. 605-609.
-
LISBOA, M. G. C. ; SANTOS, R. L. S. ; CAVALCANTI, K. B. ; OLIVEIRA, A. S. . Corporeidade, lazer e autorrealização nos estilos de vida de aposentados: uma trajetória de docentes da UFRN. In: V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 1997, Maceió/AL. V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física/As ciências sociais e a história do esporte, lazer e educação física, 1997. p. 562-567.
-
LISBOA, M. G. C. . Contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID para a formação de graduandos de Educação Física. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . Formação de professores para a educação infantil: onde esta a Educação Física?. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . O Jogo de Xadrez nas aulas de Educação Física: uma intervenção pedagógica através do PIBID. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . A extensão universitária no processo de formação de alunos de Educação Física. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . Análise do controle postural e da qualidade de vida de adultos e idosos praticantes de atividade física. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . Atividade física, saúde e qualidade de vida de mulheres encarceradas: um relato de experiência. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . Recreação hoteleira: uma possibilidade de atuação do profissional de Educação Física. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . Uma vivência com a natação: relato de experiência. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . Formação profissional de graduando além da sala de aula: um relato experiência. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
LISBOA, M. G. C. . Influência do índice de massa corporal e nível de atividade física no padrão do andar, no controle postural e no estilo de vida de adultos velhos. In: VI Mostra Científica do DEF/UEPB, 2013, Campina Grande. VI Mostra Científica do DEF/UEPB - Anais, 2013.
-
Almeida, J. C. ; RODRIGUES, C. F. C. ; Fernandes, J. C. S. N. ; GONZAGA, J. M. ; LISBOA, M. G. C. . Uma análise no índice de massa corporal (IMC) em idosos participantes de um programa de atividade física generalizada. In: II Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2011, Campina Grande. II Congresso Internacional de Envelhecimento Humano - Anais. Campina Grande: Realiza Editora, 2011.
-
Fernandes, J. C. S. N. ; RODRIGUES, C. F. C. ; Almeida, J. C. ; GONZAGA, J. M. ; LISBOA, M. G. C. . Efeitos de um programa de ginástica geral na coordenação de adultos e idosos. In: II Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2011, Campina Grande. II Congresso Internacional de Envelhecimento Humano - Anais. Campina Grande: Realiza Editora, 2011.
-
RODRIGUES, C. F. C. ; Almeida, J. C. ; Fernandes, J. C. S. N. ; GONZAGA, J. M. ; LISBOA, M. G. C. . Análise da flexibilidade em adultos e idosos submetidos a um programa de exercício generalizado. In: II Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2011, Campina Grande. II Congresso Internacional de Envelhecimento Humano - Anais. Campina Grande: Realize Editora, 2011.
-
Almeida, J. C. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Contribuição da extensão universitária na formação de alunos de graduação. In: II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, 2012, Campina Grande. II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB. Campina Grande: EDUEPB, 2012.
-
Silva, W. ; Almeida, J. C. ; LISBOA, M. G. C. . Artes circenses: possibilidades nas aulas de Educação Física escolar. In: II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB, 2012, Campina Grande. II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB - Anais, 2012.
-
Silva, M. M ; Oliveira, F. P. ; CELIO, I. M. B. ; LISBOA, M. G. C. . Um estudo da realidade sobre a prática pedagógica do professor de educação física. In: V Mostra Cientíca do Departamento de Educação Física, 2011, Campina Grande. Anais da V Mostra Científica do Departamento de Educação Física. Campina Grande/PB, 2011.
-
MARINHO, J. L. S. ; Silva, A. ; Costa, T.B. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Ensino, pesquisa e extensão: interação universitária com o processo de envelhecimento. In: V Mostra Científica do Departamento de Educação Física, 2011, Campina Grande. Anais da V Mostra Científica do Departamento de Educação Física. Campina Grande/PB, 2011.
-
RODRIGUES, C. F. C. ; Fernandes, J. C. S. N. ; Almeida, J. C. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Flexibilidade em adultos e idosos: uma intervenção com um programa de exercicio generalizada. In: V Mostra Científica do Departamento de Educação Física, 2011, Campina Grande. Anais da V Mostra Científica do Departamento de Educação Física. Campina Grande/PB, 2011.
-
Almeida, J. C. ; Fernandes, J. C. S. N. ; RODRIGUES, C. F. C. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Composição corporal de idosos: uma análise do indíce de massa corporal (IMC). In: V Mostra Científica do Departamento de Educação Física, 2011, Campina Grande. Anais da V Mostra Científica do Departamento de Educação Física. Campina Grande, 2011.
-
Batista, M. P. F. ; Fernandes, J. C. S. N. ; ARAUJO, R. S. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Relato de experiência: a vivência de estagiárias no projeto Viva a Velhice com Plenitude. In: V Mostra Científica do Departamento de Educação Física, 2011, Campina Grande. Anais da V Mostra Científica do Departamento de Educação Física, 2011.
-
Costa, T.B. ; LISBOA, M. G. C. . Prática pedagógica: realidade da Educação Física escolar. In: V Mostra Científica do Departamento de Educação Física, 2011, Campina Grande. Anais da V Mostra Científica do Departamento de Educação Física, 2011.
-
MARINHO, J. L. S. ; Silva, A. ; LISBOA, M. G. C. . Ensino, pesquisa e extensão: interação universitária com o processo de envelhecimeto. In: V Mostra Científica do Departamento de Educação Física da UEPB, 2011, Campina Grande. Educação Física, Esporte e Cidade: Desafios Locais para o Desenvolvimento Regional - Anais, 2011.
-
Fernandes, J. C. S. N. ; Almeida, J. C. ; RODRIGUES, C. F. C. ; LISBOA, M. G. C. ; GONZAGA, J. M. . Análise da coordenação motora de adultos e idosos após a paarticipaçãp em um programa de ginástica geral. In: V Mostra Científica do Departamento de Educação Física, 2011, Campina Grande. Anais V Mostra Científica do Departamento de Educação Física. Campina Grande, 2011.
-
MACEDO, B. K. C. ; LISBOA, M. G. C. . Histórias de Vida de Idosos Participantes do Programa Universidade Aberta no Tempo Livre. In: I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre Envelhecimento Ativo, 2007, Campina Grande. Anais do I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano [e] I Encontro Brasil/Espanha sobre Envelhecimento Ativo. Campina Grande: EDUEPB, 2007. v. 1. p. 157-157.
-
MACEDO, B. K. C. ; LISBOA, M. G. C. . Perfil dos Idosos que Realizam Práticas Corporais no Parque do Açude Novo. In: I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre Envelhecimento Ativo, 2007, Campina Grande. Anais do I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano e I Encontro Brasil/Espanha sobre Envelhecimento Ativo. Campina Grande: EDUEPB, 2007. v. 1. p. 163-163.
-
LISBOA, M. G. C. ; MELO, J. P. . Relações intergeracionais e novos espaços de conhecimento na escola. In: X Colóquio Internacional da AFIRSE e I Colóquio Nacional-Secção Brasileira, 2001, Natal/RN. X Colóquio Internacional da AFIRSE e I Colóquio Nacional-Secção Brasileira / Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001. p. 429.
-
LISBOA, M. G. C. ; MELO, J. P. . Relações intergeracionais na escola: resignificando as práticas socioculturais com idosos e crianças. In: IV Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Científico Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, 2001, João Pessoa/PB. IV Seminário Internacional Sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade e III Congresso Científico Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, 2001. p. 45.
-
LISBOA, M. G. C. ; MELO, J. P. . Relações intergeracionais e novos espaços de conhecimento na escola. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional de Norte e Nordeste / EPENN, 2001, São Luiz/MA. XV Encontro de Pesquisa Educacional de Norte e Nordeste / EPENN - Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, 2001. p. 583-584.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Idosos e crianças: encontros possíveis na escola. In: I Encontro Acadêmico de Pesquisa em Educação Física, 2000, Natal/RN. I Encontro Acadêmico de Pesquisa em Educação Física, 2000. p. 01.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Idosos e crianças: encontros possíveis na escola. In: VIII Encontro de Ciência do Movimento Humano / III Colóquio Norte Riograndense de Ciências do Esporte, 1999, Natal/RN. VIII Encontro de Ciência do Movimento Humano / III Colóquio Norte Riograndense de Ciências do Esporte, 1999.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Conquistando a alegria de viver na treceira idade: do corpo reprimido ao corpo vivido. In: I Congresso Latino-America / II Congresso Brasileiro de Educação Motora, 1998, Foz do Iguaçu/PR. I Congresso Latino-America / II Congresso Brasileiro de Educação Motora, 1998. p. 556.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. ; OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, R. L. S. . Auto-realização e qualidade de vida no lazer: um estudo com docentes aposentados. In: 5º Congresso Mundial do Lazer / 2º Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 1998, São Paulo/SP. 5º Congresso Mundial do Lazer / 2º Encontro Nacional de Recreação e Lazer - Lazer uma sociedade glabalizada - inclusão ou exclusão, 1998. p. 84.
-
LISBOA, M. G. C. ; OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, R. L. S. ; CAVALCANTI, K. B. . Lazer e autorrealização na aposentadoria: um estudo com docentes da UFRN. In: 50ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 1998, Natal/RN. 50ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência / Ciência, Educação, Investimento, 1998. p. 270.
-
LISBOA, M. G. C. ; SANTOS, R. L. S. ; CAVALCANTI, K. B. . Lazer e plenitude durante a aposentadoria: um estudo de caso com docentes da UFRN. In: 9º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1998, Natal/RN. 9º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1998. p. 248.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Conquistando a plenitude na terceira idade. In: 9º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1998, Natal/RN. 9º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1998. p. 246.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Histórias de vida de mulheres idosas que vivem com alegria a terceira idade. In: X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1997, Goiânia/GO. X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / Renovações, modismos e interesses, 1997. v. II. p. 1456.
-
LISBOA, M. G. C. ; SANTOS, R. L. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; CAVALCANTI, K. B. . Lazer e autorrealização nos estilos de vida de docentes aposentados da UFRN. In: X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 1997, Goiânis/GO. X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / Renovações, Modismos e Interesses, 1997. v. II. p. 1454.
-
LISBOA, M. G. C. ; OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, R. L. S. ; CAVALCANTI, K. B. . Lazer e autorrealização nos estilos de vida de docentes aposentados da UFRN. In: II Congresso Científico de Educação Física e Esporetes do Norte Nordeste, 1997, João Pessoa/PB. II Congresso Científico de Educação Física e Esporetes do Norte Nordeste, 1997. p. 102.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Histórias de vida de mulheres idosas que vivem com alegria a terceira idade. In: II Congresso Científico de Educação Física e Esporetes do Norte Nordeste, 1997, João Pessoa/PB. II Congresso Científico de Educação Física e Esporetes do Norte Nordeste, 1997. p. 101.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . A contribuição conceitual da teoria psicocinética para a ciência da motricidade humana. In: II Congresso Científico de Educação Física e Esporetes do Norte Nordeste, 1997, João Pessoa/PB. II Congresso Científico de Educação Física e Esporetes do Norte Nordeste, 1997. p. 101.
-
LISBOA, M. G. C. ; MELO, J. P. . A psicocinética na educação especial. In: 8º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1997, Natal/RN. 8º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1997. p. 156.
-
LISBOA, M. G. C. ; OLIVEIRA, A. S. ; CAVALCANTI, K. B. ; SANTOS, R. L. S. . Lazer e autorrealização nos estilos de vida de docentes aposentados da UFRN. In: 8º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1997, Natal/RN. 8º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1997. p. 112.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . Histórias de vida de mulheres idosas que vivem com alegria a terceira idade. In: 8º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1997, Natal/RN. 8º Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1997. p. 111.
-
LISBOA, M. G. C. ; VIANA, A. C. A. ; LEAO, C. ; COSTA, S. D. ; NOBREGA, T. P. ; ARAUJO, T. A. . Anotações sobre a história da dança em Natal. In: VI Encontro de Ciência do Movimento Humano / I Colóquio Norte-Riograndense de Ciências do Esporte, 1997, Natal/RN. VI Encontro de Ciência do movimento Humano / I Colóquio Norte Riograndense de Ciência do Esporte - Educação Física, Espote e Cidadania: a Prática Pedagógica na Escola, 1997. p. 15.
-
LISBOA, M. G. C. ; OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, R. L. S. ; CAVALCANTI, K. B. . Lazer, autorrealização e aposentadoria: uma abordagem sobre estilos de vida de docentes da UFRN. In: VI Encontro de Ciência do Movimento Humano / I Colóquio Norte Riograndense de Ciências do Esporte, 1997, Natal/RN. VI Encontro de Ciência do Movimento Humano / I Colóquio Norte Riograndense de Ciências do Esporte, 1997. p. 56.
-
LISBOA, M. G. C. ; CAVALCANTI, K. B. . A alegria das mulheres idosas em viver a terceira idade. In: VI Encontro de Ciência do Movimento Humano / I Colóquio Norte Riograndense de Ciências do Esporte, 1997, Natal/RN. VI Encontro de Ciência do Movimento Humano / I Colóquio Norte Riograndense de Ciências do Esporte - Educação Física, Esportes e Cidadania: a prática pedagógica na escola, 1997. p. 12.
-
Gonzaga, J.de M. ; BARROS, S. E. B. ; LISBOA, M. G. C. ; BARBIERE, F. A. ; GOBBI, L. T. B. . Efeitos de diferentes tipos de exercício nos parâmetros do andar de idosas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , 2011.
-
LISBOA, M. G. C. . Psicomotricidade e sua colaboração no processo de desenvolvimento escolar infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LISBOA, M. G. C. . O corpo e a educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LISBOA, M. G. C. . Atividade física, saúde e qualidade de vida de mulheres encarceradas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBOA, M. G. C. . Velhice e saúde na região da África Subsaariana: uma agenda urgente para a cooperação internacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LISBOA, M. G. C. . Prática Pedagógica: Realidade da Educação Física escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, R. B. ; AMANCIO, F. L. ; MEDEIROS, I. L. ; LISBOA, M. G. C. . Prática pedagógica em Educação Física: um estudo da realidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONZAGA, J. M. ; GOBBI, L. T. B. ; LISBOA, M. G. C. . Influência da atividade física e manipulação visual na velocidade média de oscilação corporal de idosos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Dias, J.L. ; D.Godoi ; LISBOA, M. G. C. ; Barela, J.A. . Controle postural em Crianças com dislexia: oscilação e variabilidade corporal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBOA, M. G. C. ; Gonzaga, J.de M. ; COSTA, S. D. ; ARAÚJO, L.C.C. . Universidade Aberta no Tempo Livre. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GONZAGA, J. M. ; LISBOA, M. G. C. ; COSTA, S. D. ; ARAÚJO, L.C.C. . Viva a Velhice com Plenitude. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LISBOA, M. G. C. ; Silva, K. H. A ; Mota, A.R ; Medeiros, H.R.A ; Coelho, P.C. ; Gonzaga, J.de M. . Atividade física e promoção da saude na visão de participantes do programa universidade aberta no tempo livre. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, M. L. ; LISBOA, M. G. C. . Conteúdos e metodologias de ensino: o eixo teórico da educação física nas escolas públicas de Campina Grande/PB. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
LISBOA, M. G. C. . Consultora no Comitê de Especialista. 2013.
LISBOA, M. G. C. . Membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Educação Física da UEPB. 2012.
LISBOA, M. G. C. . Chefe Adjunta de Departamento de Educação Física da UEPB. 2012.
LISBOA, M. G. C. . Membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Educação Física da UEPB. 2011.
LISBOA, M. G. C. . Chefe Adjunta de Departamento de Educação Física da UEPB. 2011.
LISBOA, M. G. C. . Parecerista do GTT Escola - CBCE. 2011.
LISBOA, M. G. C. . Organização do II Fórum de Educação Física. 2004.
LISBOA, M. G. C. . Parecerista do GTT Educação Física, Esporte e Escola do CBCE. 2003.
LISBOA, M. G. C. . Organização do I Fórum de Educação Fìsica da UEPB. 2002.
LISBOA, M. G. C. . Coordenação da Mesa: Práticas pedagógicas em Educação Fìsica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LISBOA, M. G. C. . A metodologia de projetos como possibilidade à integralização curricular. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LISBOA, M. G. C. . A formação do professor de Educação Física para a educação básica. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LISBOA, M. G. C. . Membro de Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ed. Física. 2019. (Membro de Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ed. Física).
LISBOA, M. G. C. . Educação Física Escolar. 2005. .
LISBOA, M. G. C. . Pedagogia do Movimento. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2024
O VOLEIBOL COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FAGUNDES - PB, Descrição: A Educação Física Escolar como propulsora de novos conhecimentos, experimentações e práticas corporais, abrange uma vasta esfera de conteúdos que podem ser utilizados nas aulas com o intuito norteador para os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, para além da sala de aula. Dentre os conteúdos apresentados pela BNCC, temos os Esportes e destacamos o voleibol, que se enquadra no conteúdo esportes de rede. O voleibol como mecanismo de ensino vai além das barreiras tradicionais de aprendizagem, envolve também diversos fatores sociais, culturais e educacionais. Sendo assim, este estudo busca compreender o voleibol como possibilidade de aprendizagem nas aulas de Educação Física de alunos do fundamental I em escolas públicas do município de Fagundes PB. Será realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório, abordagem qualitativa em escolas públicas do município de Fagundes-PB, os dados serão coletados através da observação participante e entrevista semi-estruturada. Pretende-se que a presente pesquisa contribua para o processo de ensino aprendizagem do voleibol nas escolas públicas do município de Fagundes-PB, particularmente, no fundamental I.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Tatiane de Moura Melo - Integrante.
-
2022 - 2023
UMA ANÁLISE DO ENSINO DO CONTEÚDO ESPORTES EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB, Descrição: A Educação Física como prática pedagógica, tematiza conteúdos, como os esportes, as danças, as lutas etc. os quais, como conteúdos de caráter educacional e pedagógico, se direcionam ao ambiente escolar. Dentre os conteúdos que fazem parte da Educação Física, estão os esportes. O qual, na Educação Física escolar, se apresenta como um conteúdo hegemônico, que tem norteado o ensino da Educação Física, por muitas vezes, sendo entendido como sinônimo para ela. Além disso, outras realidades estão presentes no ensino deste conteúdo, que caminha longe de uma proposta pedagógica para a Educação Física. Assim, a pesquisa possui como objetivo, analisar e discutir com se dá o processo didático metodológico do ensino dos esportes; bem como, se ocorreram mudanças no ensino dos esportes como conteúdo da Educação Física, frente as realidades já conhecidas. Será realizada pesquisa de campo de caráter exploratório, de abordagem qualitativa em escolas do município de Queimadas PB. Para a coleta de dados, será utilizada a entrevista com professores de Educação Física que atuam em escolas do município, realizada presencialmente ou através da plataforma Google Meet. Os resultados obtidos através da pesquisa, direcionarão uma discussão e reflexão sobre a realidade do ensino dos esportes como conteúdo da Educação Física e suas possibilidades no ambiente escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Bruna Agostinho da Silva Araújo - Integrante.
-
2021 - 2022
DISCUTINDO A FIBROMIALGIA NA QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO, Descrição: A fibromialgia na população mundial é bastante comum, se manifestando como um adoecimento vigente e centrado na ampliação da dor, presente em todas as idades e sem diferenciar condições socioeconômicas ou nacionalidade. Nesse sentido, a fibromialgia é caracterizada como uma doença crônica não inflamatória, onde, acredita-se que o exercício físico pode ser o tratamento mais eficiente na redução da dor, sendo uma intervenção de baixo custo agindo na diminuição da dor e na melhoria de vida do paciente. Em meados de março de 2020 surge a COVID-19 (Coronavírus Disease) sendo considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma pandemia e tivemos a necessidade de implementação de medidas emergenciais de controle de biossegurança em vários países do mundo. Diante desse contexto, temos como objetivo geral reconhecer e discutir a fibromialgia entre professores de Educação Física de escolas da rede pública estadual da cidade de Campina Grande-PB, considerando o período de ensino remoto e, como objetivo específico analisar a qualidade de vida dos professores de Educação Física de escolas da rede pública estadual da cidade de Campina Grande durante o período de isolamento social na pandemia da COVID-19. A pesquisa será de caráter quanti-qualitativo e descritivo, realizada com professores de Educação Física das escolas da rede pública estadual da cidade de Campina Grande-PB. Será aplicado um questionário através do google forms, juntamente com o questionário de qualidade de vida WHOQOL-BREF.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / EMMANUELLE ALBUQUERQUE CHAVES - Integrante.
-
2019 - 2020
DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, Descrição: O desenvolvimento motor na Educação Infantil se apresenta como agente de socialização e principalmente da aprendizagem por ser um processo global que envolve todo o desenvolvimento humano. Onde a falta deste pode afetar o desenvolvimento da leitura e da escrita nas crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil. A Educação Infantil é uma etapa crucial para o desenvolvimento da criança, sendo marcada pela primeira fase da Educação Básica, e por isso é considerada primordial, por proporcionar os fundamentos essenciais para as outras fases de escolaridade. Dentro desse contexto, a escola é vista como ambiente favorável de interação entre a criança e o saber pedagógico, cabendo ao professor exercer o papel de mediador desse processo. O desenvolvimento motor tem a finalidade de assegurar o desenvolvimento funcional, levando em consideração possibilidades da criança vivenciar sua afetividade a se expandir através do intercâmbio com o ambiente humano, estimulando a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade que existe nesta etapa de ensino e facilitando a obtenção de um desenvolvimento global da criança. Neste contexto, identificar e discutir como o professor de Educação Física, através das suas aulas, pode contribuir para o desenvolvimento motor, considerando aspectos cognitivo, afetivo e social de alunos da educação infantil, na cidade de Campina Grade/PB. Será desenvolvida uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo. A pesquisa será realizada com 02 professores de Educação Física que estejam atuando na Educação infantil e com crianças do Pré I e Pré II da Educação Infantil, de uma escola municipal da cidade de Campina Grande/PB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Jozilma de Medeiros Gonzaga - Integrante / José Maxuell Vieira Lopes da Silva - Integrante.
-
2018 - 2019
A avaliação de ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental I da rede pública da cidade de Campina Grande: um novo olhar para a Educação Física, Descrição: Projeto de Iniciação Científica aprovado na cota UEPB/CNPq 2018/2019. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Patrícia dos Santos Figueiredo Nascimento - Integrante.
-
2018 - 2019
A educação Física na educação infantil: uma proposta pedagógica, Descrição: Projeto de iniciação científica aprovada na cota UEPB/CNPq 2018/2019. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Allen Cliss Correia Ferreira - Integrante.
-
2015 - Atual
Discutindo a composição corporal de mulheres encarceradasa, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no Campus avançado da UEPB no presídio feminino do Serrotão. Pretende-se discutir a importância da atividade física e a composição corporal de mulheres encarceradas. Trata-se de um estudo longitudinal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Jozilma de Medeiros Gonzaga - Integrante / Mikaely Araújo Barros - Integrante / Sabrina Rayna de Queiroz - Integrante / Jessica de Alcântara Beserra - Integrante.
-
2014 - Atual
Qualidade do sono de mulheres encarceradas: desfechos na qualidade de vida, Descrição: Estuda a qualidade do sono de mulheres que encontram-se privadas de liberdade na penitenciária feminina do Serrotão em Campina Grande-PB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Jozilma de Medeiros Gonzaga - Integrante / Joyce Cristina de Sousa Nunes Fernandes - Integrante / Amanda Walleny Motta - Integrante.
-
2012 - 2013
Influência da atividade física na qualidade de vida de mulheres adultas encarceradas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Jozilma de Medeiros Gonzaga - Integrante / Joyce Cristina de Sousa Nunes Fernandes - Integrante.
-
2011 - 2012
Influência da atividade física no controle postural e na qualidade de vida de adultos e idosos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Jozilma de Medeiros Gonzaga - Integrante / Joyce Cristina de Sousa Nunes Fernandes - Integrante.
-
2011 - Atual
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA DE CONTROLE POSTURAL E NA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS E IDOSOS, Descrição: Projeto de pesquisa contemplado com financiamento do PIBIC/UEPB, cota 2011-2012. No ser humano, a manutenção de uma postura ereta estável é algo complexo, pois esta postura deve ser mantida sob a ação de forças externas que desestabilizam o corpo e sobre uma base de suporte de área relativamente pequena. Ainda, é importante destacar que a prática da atividade física regular e sistematizada, além de influenciar positivamente o funcionamento do sistema de controle postural de adultos e idosos, também pode contribuir para melhorar aspectos relacionados a qualidade de vida destes. As discussões acerca da qualidade de vida têm assumido papel importante na atualidade, principalmente, no que diz respeito à avaliação da qualidade de vida da população. Considerando a população adulta e idosa, é importante ressaltar que o fato de se viver por longos períodos, não significa viver bem, uma vez que existem as limitações relacionadas às atividades da vida diária. Nesse sentido, a qualidade de vida será alterada e prejudicada. A qualidade de vida é definida pelo WHOQOL Group como sendo a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Tal definição enfatiza uma concepção global de qualidade de vida influenciada pela saúde, estado psicológico, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e suas relações com o meio em que o indivíduo esta inserido. Considerando que a prática regular e sistemática da atividade física pode influenciar no funcionamento do sistema de controle postural de adultos e idosos e na mensuração da qualidade de vida destes, os objetivos desta pesquisa são: 1) analisar e discutir a influência da atividade física regular no sistema de controle postural e na qualidade de vida de adultos e idosos; 2) Mensurar o nível de atividade física de adultos e idosos através do Questionário Baecke; 3) Analisar o. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / Jozilma de Medeiros Gonzaga - Integrante / Joyce Cristina de Sousa Nunes Fernandes - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Bolsa.
-
2009 - 2010
EFEITOS DE DIFERENTES PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NA CAPACIDADE FUNCIONAL E CONTROLE POSTURAL DE IDOSOS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador / José Angelo Barela - Integrante / Dayse Kelle da Silva Costa - Integrante / Lúcia Catarina Correia de Araújo - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual da Paraíba - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Controle postural de idosos: efeito de diferentes tipos de atividade física., Descrição: Pesquisa aprovada pelo Edital Universal CNPq 15/2007. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Integrante / Elaine Melo de Brito Costa Lemos - Coordenador / Josenaldo Lopes Dias - Integrante / José Angelo Barela - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
De portas abertas para o lazer: a cultura lúdica nas comunidades de bairro, Descrição: Pesquisa em andamento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Integrante / Elaine Melo de Brito Costa Lemos - Coordenador / Jozilma de Medeiros Gonzaga - Integrante / Eduardo Ribeiro Dantas - Integrante / Cheng Hsin Neri Chao - Integrante., Financiador(es): Ministério do Esportes - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2006
Histórias de Vida de Idosos que Participam de Programa Universidade Aberta NoTempo Livre, Descrição: Projeto de pesquisa à ser desenvolvido no período de julho de 2005 a agosto de 2006. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Goretti da Cunha Lisboa - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual da Paraíba, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. , Av. das Baraúnas, 351, Campos Universitário Central, Bodocongó, 58109753 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (083) 33153455, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - 2003
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Prof Convidado ministrar disc., Enquadramento Funcional: prestação de serviço, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrei aulas no período de 05 à 10 de maio de 2003, na disciplina "Pedagogia do Movimento e Idoso"
2003 - Atual
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2004
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor T40 (visitante), Carga horária: 40
Atividades
-
08/2004
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade de extensão realizada, Programa Universidade Aberta no Tempo Livre (coordenadora).
-
04/2004
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Representante do Corpo Docente do Departamento de Educação Física Junto ao Fórum Permanente das Licenciaturas da UEPB.
-
05/2003
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Educação Física do Departamento de Educação Física da UEPB.
-
02/2003
Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática Pedagógica em Educação Física I, Prática Pedagógica em Educação Física IV, Processo Didático, Planejamento e Avaliação, Trabalho Acadêmico Orientado
-
03/2004 - 12/2005
Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Cargo ou função, Coordenadora da Prática Pedagógica em Educação Física IV.
-
03/2005 - 06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral do CCBS.
-
12/2004 - 06/2005
Ensino, Especialização em Atividade Física e Saúde, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Idoso e Atividade Física, Orientação de Monografia, Velhice e Sociedade
-
11/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Cargo ou função, Membro da Comissão Geral do II Fórum de Educação Física da UEPB.
-
09/2003 - 09/2003
Serviços técnicos especializados , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Serviço realizado, Parecerista do GGT 4 (Educação Física, Esporte e Escola).
-
12/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Cargo ou função, Membro da Comissão Geral do I Fórum de Educação Física da UEPB.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Goretti da Cunha Lisboa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?