Steniel Ferreira Patricio

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1975), mestrado em ODONTOPEDIATRIA pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (1993). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando nas areas de pesquisas: Ortodontia Preventiva e interceptadora,Fonoaudiologia, Anodontia, Endodontia em dentes deciduos, Leeway space, Biogênese da dentição decídua, mista e permanente, Oclusão, Saúde coletiva e Epidemiologia. Exerceu varias funções administrativas; Vice Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraiba; Chefe do Serviço de Clínica e Odontologia Social do Hospital Universitário Prof. Lauro Wanbderley da UFPB, Membro do CONSEPE da UFPB; Vice Chefe do Departamento de Cllínica e Odontolgia Social do CCS da UFPB, Presidente do V Congresso Paraibano de Odontologia. Exerce atualmente a função de Coordenador do Curso de Odontologia do IPÊ/UNIPÊ.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Odontologia

1991 - 1993

Universidade de Pernambuco
Título: Estudo da Correlação entre Mordida Aberta Anterior e a Relação Terminal dos Segundos Molares Decíduos (Plano Vertical, Degrau Mesial e Degrau Distal Para Mandíbula), em Crianças da Cidade de João Pessoa, na Faixa Etária de 25 a 61 Meses".
MARGARIDA MARIA PONTES DE CARVALHO. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: MORDIDA ABERTA; Segundos molares decíduos; Plano distalsegundos molares decíduos.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria. Setores de atividade: Outro.

Mestrado em Ciências Odontológicas

1978 - 1979

Universidade de São Paulo
Orientador: RONALDO FAZZI
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: SUPRANUMERÁRIOS; DENS IN DENTE; ARCO SUPERIOR.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria. Setores de atividade: Outro.

Aperfeiçoamento em Curso Para Habilitação da Prática da Analgesia Rel

2005 - 2005

Academia Brasileira de Odontologia
Orientador: ROBERTO BRAGA VIANNA
Ano de finalização: 2005;

Graduação em Odontologia

1971 - 1975

Universidade Federal da Paraíba

Formação complementar

2006 - 2006

Tratamento Restaurador Atraumatico. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Odontologia da Paraiba.

1997 - 1997

Curso de Atualização Em Odontopediatria. (Carga horária: 20h). , Universidade Regional do Nordeste.

1991 - 1991

Cirurgia e Traumatologia Buço Maxilo Facial. (Carga horária: 8h). , DCOS/CCS/UFPB.

1991 - 1991

Atualização em Odontopediatria. (Carga horária: 12h). , Associação Paraibana Cirurgião Dentistas.

1991 - 1991

Dentistica. (Carga horária: 12h). , Associação Paraibana Cirurgião Dentistas.

1986 - 1986

Atualização em Dentistica. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Saúde do Municipio - João Pessoa.

1982 - 1982

Odontopediatria. (Carga horária: 8h). , Sociedade Paraibana de Pediatria.

1980 - 1980

Atualização em Pediatria. (Carga horária: 45h). , Sociedade Paraibana de Pediatria.

1978 - 1978

Pré Câncer e Câncer da Boca. (Carga horária: 8h). , Ministerio da Saúde, São Paulo.

1977 - 1977

Curso de Atualização Odontológica. (Carga horária: 12h). , Associação Paraibana de Cirurgiões Dentistas.

1977 - 1977

Curso Integrado de Ortodontia E Odontopediatria. (Carga horária: 8h). , Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia E Odontopediatria.

1977 - 1977

Metodologia de Ensino Aspectos Atuais. (Carga horária: 8h). , Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia E Odontopediatria.

1977 - 1977

Profilaxia Em Odontologia. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Odontologia da Paraiba.

1976 - 1976

Farmacologia e Terapeutica. (Carga horária: 12h). , Associação Paraibana Cirurgião Dentistas.

1976 - 1976

Reciclagem Odontologica. (Carga horária: 100h). , Associação Paraibana Cirurgião Dentistas.

1976 - 1976

Materiais Restauradores. (Carga horária: 8h). , Associação Paraibana de Cirurgiões Dentistas.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria/Especialidade: Odontopediatria.

Participação em eventos

Programa de Ação Global.Atendimento Preventivo e social. 2008. (Outra).

Ação Social - SESI.Coordenador do Curso de Graduação em Odontologia. 2008. (Outra).

IX Reunião Anual da Sociedade Nordestina de Pesquisa Odontológica- SNPqO. Estudo das Prpoções dos Diamêtros Mésio Distais dos Incisivos Permanentes. 2007. (Congresso).

Ação Global - SESI.Participação como Coordenador do Curso da Graduação. 2007. (Outra).

IX CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. IX CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. 2004. (Congresso).

IV CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA. IV CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA. 2003. (Congresso).

XII8 CONGRESSO INTERNACIONAL DA BAHIA - CIOBA. XII8 CONGRESSO INTERNACIONAL DA BAHIA - CIOBA. 2002. (Congresso).

I JORNADA ODONTOLOGICA DO HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE JOÃO PESSOA.I JORNADA ODONTOLOGICA DO HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE JOÃO PESSOA. 1999. (Encontro).

XXX ENCONTRO DO GRUPO BRASIULEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA WE ODONTOPEDTIATRIA.XXX ENCONTRO DO GRUPO BRASIULEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA WE ODONTOPEDTIATRIA. 1999. (Encontro).

I ENCONTRO DE ESTÉTICA INTEGRADA EM ODONTOLOGIA.I ENCONTRO DE ESTÉTICA INTEGRADA EM ODONTOLOGIA. 1999. (Outra).

18 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 18 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO. 1998. (Congresso).

I ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ODONTOLÓGICA DO NORDESTE. I ENCONTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ODONTOLÓGICA DO NORDESTE. 1998. (Congresso).

II CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA. II CONGRESSO PARAIBANO DE ODONTOLOGIA. 1997. (Congresso).

III CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ODONTOLOGIA. III CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ODONTOLOGIA. 1996. (Congresso).

I Congresso de Odontologia da Paraiba- Indicações e contra Indicações do Uso de de Mantenedores de Espaço. Indicações e contra Indicações do Uso de de Mantenedores de Espaço. 1995. (Congresso).

I Congresso de Odontologia da Paraiba- "Mordida Aberta Anterior". "Mordida Aberta Anterior". 1995. (Congresso).

XXV ENCONTRO DO GRUPO BRASILEIRODE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA.XXV ENCONTRO DO GRUPO BRASILEIRODE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA. 1994. (Encontro).

II CONGRESSO DE SAÚDE ORAL. II CONGRESSO DE SAUDE ORAL. 1993. (Congresso).

IV JORNADA PARAIBANA DE ODONTOLOGIA.IV JORNADA PARAIBANA DE ODONTOLOGIA. 1993. (Outra).

XI CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ODONTOLOGIA. XI CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ODONTOLOGIA. 1992. (Congresso).

VII JORNADA BRASILEIRA DE RADIOLOGIA ODONTOLOGICA.VII JORNADA BRASILEIRA DE RADIOLOGIA ODONTOLOGICA. 1992. (Outra).

I CONEO.I CONFERENCIA NACIONAL DE ÉTICA ODONTOLÓGICA. 1991. (Outra).

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOPGIA. 1989. (Congresso).

II CONGRESSO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA PREVENTIVA DO NORDESTE. II CONGRESSO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA PREVENTIVA DO NORDESTE. 1988. (Congresso).

SEMINÁRIO DE ODONTOPEDIATRIA.SEMINÁRIO DE ODONTOPEDIATRIA. 1988. (Seminário).

VI ENCONTRO CAMPINENSE DE ODONTOLOGIA.VI ENCONTRO CAMPINENSE DE ODONTOLOGIA. 1987. (Encontro).

VIII REUNIÃO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO FACIAL.VIII REUNIÃO DO COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO-FACIAL. 1986. (Outra).

XV ENCONTRO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATREIA.XV ENCONTRO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA. 1984. (Encontro).

I JORNADA NORTE-NORDESTE DE ODOMTOLOGIA PREVENTIVA E SOCIAL.I JORNADA NORTE-NORDESTE DE ODONTOLOGIA PREVENTIVA E SOCIAL. 1984. (Outra).

SEMINÁRIO DE ODONTOLOGIA.SEMINÁRIO DE ODONTOLOGIA. 1981. (Seminário).

JORNADA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO.JORNADA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO. 1981. (Outra).

XI ENCONTRO DO GRUPO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA.XI ENCONTRO DO GRUPO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA. 1980. (Encontro).

II SEMANA DE AVALIAÇÃO DE PESQUISAS DA UFPB.II SEMANA DE AVALIAÇÃO DE PESQUISAS DA UFPB. 1980. (Outra).

X ENCONTRO DO GRUPO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA.X ENCONTRO DO GRUPO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA. 1979. (Encontro).

VIII CONGRESSO PAULISTA DE ODONTOLOGIA. VIII CONGRESSO PAULISTA DE ODONTOLOGIA. 1978. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOPEDIATRIA. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOPEDIATRIA. 1978. (Congresso).

I ENCONTRO DE ORTODONTISTAS DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA.I ENCONTRO DE ORTODONTISTAS DA SOCIEDADE PAULISTA DE ORTODONTIA. 1978. (Encontro).

II JORNADA BRASILEIRA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA.II JORNADA BRASILEIRA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA. 1978. (Outra).

VIII ENCONTRO DO GRUPO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA.VIII ENCONTRO DO GRUPO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA. 1977. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Candice Ramos Marques

PATRICIO, Steniel Ferreira. DETERMINAÇÃO DA NECESSIDADE DE TRATAMENTO ORTODÔNTICOEM ESCOLARES DA CIDADE DO RECIFE. 2005. Dissertação (Mestrado em Odontologia Clínica Integrada) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: ANDRÉ COIMBRA DE ALBUQUQERQUE

PATRICIO, Steniel Ferreira. CIMENTO DE IONOMERO DE VIDRO E INCIDENCIA DECÁRIE DENTARIA EM ESCOLARES DO MUNICIPIO DE CAMARAJIBE - PE. 2001. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Ana Carolina de Souza Leitão Arruda Falcão

PATRICIO, Steniel Ferreira. ABORDAGEM DE ODONTOPEDIATRAS E CARDIOLOGISTAS PEDIÁTRICOS A SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS CARDIOPATAS NOS SERVIÇOS PUBLICOS DE PERNAMBUCO. 1999. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Odontopediatria)) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Andressa Feitosa Bezerra de Oliveira

PATRICIO, Steniel Ferreira; AMORIM, Ranilsom; DUARTE, Ricardo Cavalcanti. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DO LEEWAY SPACE. 1998. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: GILKA SOARES SAMPAIO SOUTO

PATRICIO, Steniel Ferreira; SAMPAIO, Maria Carmeli Correia; MODESTO FILHO, João. PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS COMPENSADOS E NÃO COMPENSADOS. 1997. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Irma Neuma Coutinho Ramos

PATRICIO, Steniel Ferreira; DUARTE, Ricardo Cavalcanti; ROSEMBLATT, Aronita. ESTUDO DE PREVALENCIA DOS DEFEITOS DO ESMALTE PADRÃO DE ERUPÇÃO DENTÁRIA EM CRIANÇAS PREMATURAS NA FAIXA ETÁRIA DE 06 A 72 MESES DE IDADE. 1997. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Dayse Ellen Tavares de Melo

PATRICIO, Steniel Ferreira; SAMPAIO, Maria Carmeli Correa; ARAÚJO, Humberto Vicente de. DESORDENS SENSORIO-MOTORAS ORAIS EM PACIENTES PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL:UM ESTUDO COM PACIENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PUBLICA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. 1996. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: LUCIUANE DE QUEIROZ MOTA

PATRICIO, Steniel Ferreira; CARVALHO, Margarida Maria Pontes de; MENEZES, Valdenice Aparecida de. LEVANTAMENTO DOS PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES CARIADOS,PERDIDOS OBTURADOS E HÍGIDOS EM PORTADORES DE FENDA LABIOPALATINA CONGÊNITA NA FAIXA ETÁRIA DE 05 A 14 ANOS. 1993. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal)) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Glaucenira de Barros Bruno

PATRICIO, Steniel Ferreira; VIANA, Glauce Socorro de Barros; SANTOS, Vitória Ianer Macedo dos; SOUZA, Eliane Helena Alvim de; ANDRADE, Emanuel Sávio de Souza. AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA PASTA DE ANTIBIÓTICO (CTZ) EM DENTES DE CÃES SUBMETIDOS A PULPOTOMIA. 2006. Tese (Doutorado em Odontologia (Odontopediatria)) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Andressa Feitosa Bezerra de Oliveira

PATRICIO, Steniel Ferreira; VERAS, Ana Paula; COLARES, Vivianen; CELIOPERCINOT; LAUREANO FILHO,. ESTUDO DOS DEFEITOS DO ESMALTE ESUA CORRELAÇÃO COM A CÁRIE PRECOCE DA INFANCIA EM CRIANÇASDE 0 A 18 MESES DE IDADE. 2002. Tese (Doutorado em Odontologia (Odontopediatria)) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Patrícia Batista Lopes do Nascimento

PATRICIO, Steniel Ferreira. AVALIAÇÃO DA RESISTENCIADE UNIÃO AO CISALHAMENTO DE DIFERENTES SISTEMAS ADESIVOS A DENTINA DECÍDUA E PERMANENTE. 2001. Tese (Doutorado em Odontologia (Dentística e Endodontia)) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: MARIA CARMEN DE ARAÚJO MELO JARDIM

PATRICIO, Steniel Ferreira; SOUZA, Eliane Helena Alvin de; SEVERO, Aquilina Maria Ribeiro; SILVA, Severino Celestino da; DUARTE, Ricardo Cavalcanti. EVOLUÇÃODEMERCADO DE TRABALHO ODONTOLÓGICO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. 1999. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: FRANCINEIDE ALMEIDA PEREIRA MARTINSW

PATRICIO, Steniel Ferreira. ESTUDO DA PREVALENCIAE CAUSAS DE TRAUMATISMOS NOS INCISIVOS DECIDUOS DE CRIANÇAS DAS CRECHES DO MUNICIPIODE JOÃO PESSOA. 1997. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: AQUILINA MARIA RIBEIRO SEVERO

PATRICIO, Steniel Ferreira. EMPREGO DE RADIOGRAFIA CONTRASTADAS COMO UM NOVO MEIO AUXILIAR DEDIAGNÓSTICO EM CÁRIES OCLUSAIS ESTUDO IN VITRO. 1996. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Cristiane Araújo Maia Silva

PATRICIO, Steniel Ferreira. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS TRAUMATISMOS DENTÁRIOS DOS 6 MESES DE IDADE ATÉ O INICIO DA DENTIÇÃO MISTA. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Odontopediatria) - Associação Brasileira de Odontologia Escola de Aperfeiçoamento Profissional.

Aluno: KALINA LIGIA CARVALHO

PATRICIO, Steniel Ferreira; VALENÇA, Ana Maria Gondim; ANDRADE, Ednara Mercia F de. AVALIAÇÃO DA PREVALENCIA DAS CARACTERISTICAS NORMAIS DA OCLUSÃO DECIDUA EM CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS NA CIDADE DE JOÃO PESSOIA (PBb). 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Odontopediatria) - Associação Brasileira de Odontologia Escola de Aperfeiçoamento Profissional.

Aluno: CLARISSA LUCENA GOMES

PATRICIO, Steniel Ferreira. AVALIAÇÃO DO INTERESSE DAS CRIANÇAS SOBRE OUSO DE APARELHOS ORTODONTICOS. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Odontopediatria) - Associação Brasileira de Odontologia Escola de Aperfeiçoamento Profissional.

Aluno: Ana Carla A

PATRICIO, Steniel Ferreira. MELO SOARES. PREVALENCIA DE MORDIDA ABERTA ANTERIOR NA DENTIÇÃO DECÍDUA EM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Odontopediatria) - Associação Brasileira de Odontologia Escola de Aperfeiçoamento Profissional.

Aluno: MÁRCIA DE ARAÚJO MOTA

PATRICIO, Steniel Ferreira. O PERFIL DO MÉDICO GINECOLOGISTA OBSTRETA NA CIDADE DE PATOS - PB. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Odontopediatria) - Associação Brasileira de Odontologia Escola de Aperfeiçoamento Profissional.

Mello,Dayse Ellen Tavares;PATRICIO, Steniel Ferreira. Desordens sensório Motoras Orais em Portadores de Paralesia cerebral. 1996. DCOS/CCS/UFPB.

PATRICIO, Steniel Ferreira; CARVALHO, Margarida Maria Pontes de; PEREIRA, Francineide de Almeida. CONCURSO PUBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO AUXILIARI - DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA. 1997. Universidade Federal da Paraíba.

PATRICIO, Steniel Ferreira; BARETO, Rosimar de Castro; DIAS FILHO, Francisco de Assis. CONCURSO PUBLICO PARA PROFESSOR AUXILIAR DISCIPLINA TERAPEUTICA BUCO DENTARIA- DCOS -CCS/UFPB. 1984. Universidade Federal da Paraíba.

PATRICIO, Steniel Ferreira. AVALIAÇÃODO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UEPB. 1994. Universidade Estadual da Paraíba.

PATRICIO, Steniel Ferreira; FÉLIX, Lúcio Flávio da Cunha; SCARANO, Giuseppe Anacleto. SELEÇÃO DE MONITOR DA DISCIPLINA DE RADIOLOGIA ODONTOLOGICA I. 1990. Universidade Federal da Paraíba.

PATRICIO, Steniel Ferreira. ATENDENTE DE CONSULTORIO DENTÁRIO. 1990. Conselho Federal de Odontologia.

PATRICIO, Steniel Ferreira. TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL. 1990. Conselho Federal de Odontologia.

PATRICIO, Steniel Ferreira. CONCURSO DE ESPECIALIDADE ENDODONTIA. 1986. Conselho Federal de Odontologia.

Orientou

Andressa Feitosa Bezerra de Oliveira

ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DO LEEWAY SPACE; 1998; 135 f; Dissertação (Mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal)) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Steniel Ferreira Patricio;

MARIA CARMEN DE ARAÚJO MELO JARDIM

EVOLUÇÃO DE MERCADO DE TRABALHO ODONTOLOGICO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB; 1999; 94 f; Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade de Pernambuco,; Orientador: Steniel Ferreira Patricio;

Cristiane Araújo Maia Silva

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS TRAUMATISMOS DENTÁRIOS DOS 6 MESES ATÉ O INICIO DA DENTIÇÃO MISTA; 2005; 46 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Odontopediatria) - Associação Brasileira de Odontologia Escola de Aperfeiçoamento Profissional; Orientador: Steniel Ferreira Patricio;

CLARISSA LUCENA GOMES

AVALIAÇÃO DO INTERESSE DAS CRIANÇAS SOBRE O USO DE APARELHOS ORTODONTICOS; 2003; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Odontopediatria) - Associação Brasileira de Odontologia Escola de Aperfeiçoamento Profissional; Orientador: Steniel Ferreira Patricio;

Produções bibliográficas

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; TORRES, Bianca Oliveira ; GOMES, Clarissa Lucena . Uso de placa palatina na redução de trespasse horizontal acentuado. Revista Brasileira de Ciências da Saúde , João Pessoa, v. 6, n.2, p. 199-202, 2002.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; OLIVEIRA, Andressa Feitosa Bezerra de . ANÁISE E DIAGNÓSTICO DO LEEWAY SPACE.. JBO. Jornal Brasileiro de Ortodontia & Ortopedia Facial , São Paulo, n.20, p. 119-127, 1999.

  • SPINELLI, Marcia Leal Montenegro ; LOPES, Patricia Medeiros ; PATRICIO, Steniel Ferreira . Sequencia e cronologia de erupção dos dentes permanentes em crianças (5a 13 anos) da cidade de João Pessoa. Revista da Unipe , jOÃO pESSOA, v. 1, n.2, p. 121-131, 1997.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; NOGUEIRA, Paulo Roberto . Anodontia dos quatro segundos pre molares - relato de um caso. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude e do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 14, n.4, p. 45-48, 1995.

  • RIBEIROSEVERO, Aquilina Maria ; LORETO, Nelson Rubens M ; BURGOS, Maria Eleonora A ; MENEZES, Maria Regina A ; PATRICIO, Steniel Ferreira . Tratamento conservador da polpa dental em dentes permanentes jovens. Odontólogo Moderno , Rio de Janeiro, v. 22, n.1, p. 6-8, 1995.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; GARCIA, Ana Flavia Granvile . Estudo da prevalencia do arco do tipo I e II na dentição decídua em crianças da zona rural e urbana. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude e do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 13, n.3, p. 79-82, 1994.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; PATRICIO, Maria de Fatima Galvão . A odontologia Infantil e a Pediatria. Pediatria Atual , São Paulo, v. 16, n.1, p. 10-15, 1994.

  • MENEZES, Maria Regina Almeida de ; RIBEIROSEVERO, Aquilina Maria ; LEAL, Dierson Pacheco ; BURGOS, Maria Eleonora A ; PATRICIO, Steniel Ferreira . Prepareos cavitários conservadores para dentes porteriores. Odontólogo Moderno , RIO DE jANEIRO, v. 20, n.2, p. 8-10, 1993.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; SANTOS, Roberto Alves dos . Mordida aberta anterior e sua relação com a cronologia de erupção. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude e do Hospital Universitario da Ufpb , joão Pessoa, v. 12, n.2, p. 20-25, 1993.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; SEVERO, Aquilina M Ribeiro ; LEAL, Dierson Pacheco ; BURGOS, Maria Eleonora A ; MENEZES, Maria Regina A ; LORETO, Nelson Rubens M . Tratamento endodôntico em molares deecíduos. Revista Gaúcha de Odontologia , Rio Grande do Sul, v. 40, n.1, p. 62-66, 1992.

  • BARRETO, Rosimar de Castro ; PATRICIO, Steniel Ferreira ; ARRUDA, Francisco Pessoa de ; PEREIRA, Giuseppe A Scarano . Aspectos farmacologicos da dependencia e tolerancia por drogas. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude e do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 2, n.15, p. 27-31, 1990.

  • PATRICIO, Maria de Fatima Galvão ; PATRICIO, Steniel Ferreira . Febre Reumática. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude e do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 5, n.9, p. 23-26, 1986.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; SÁ, Salete Patricio de ; ALBUQUERQUE, Maria Elizabete Sobreira de . Observação do desempenho terminal do aluno de graduação em odontologia no campo da odontopediatria. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude e do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 3, n.4, p. 19-20, 1984.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; MACEDO, Valdemiro Delorenzo . Carie dentaria prewvalencia repersussões e prevenção. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude e do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 3, n.5, p. 27-29, 1984.

  • BARRETO, Rosimar de Castro ; PATRICIO, Steniel Ferreira . Ensaio clínico do uso de tranquilizantes em odontopediatria. Ccs Revista do Centroi de Ciencias da Saude e do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 6, n.3, p. 51-55, 1984.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; MEDEIROS, Veronica Freire de ; CARVALHO, Margarida Maria Pontes de . Anodontia & supranumerário. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude de do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 2, n.2, p. 11-12, 1983.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; PATRICIO, Maria de Fatima Galvão ; SÁ, Salete Patrício de . Deglutição e fonação. Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude e do Hospital Universitário da Ufpb , v. 4, n.1, p. 38-42, 1982.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Aspectos gerais da odontopediatria (parte I). Ccs Revista do Centro de Ciencias da Saude E do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 3, n.1, p. 46-49, 1981.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; CARVALHO, Margarida Mariapontes de ; PATRICIO, Maria de Fátima Galvão . Dens in dente. Ccs Revista do Dentro de Ciencias da Saude E do Hospital Universitario da Ufpb , João Pessoa, v. 3, n.2, p. 38-40, 1981.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Polpotomia com formocresol em dentes decíduos. RECCS. Revista do Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza , 1980.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; FAZZI, Ronaldo ; ISSÁO, Myaki . Estudo da Prevalencia da anadontia,dentes supranumerários e dens in dente em escolares do Municipio de São Paulo, na faixa etária de 5 a 11 anos.. RPG. Revista de Pós-Graduação (USP) , São Paulo, v. 17, n.2, p. 211-220, 1979.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; CARVALHO, Margarida Maria Pontes de ; DUARTE, Ricardo Cavalcanti . O QUE O ODONTOPEDIATRA PRECISA SABER SOBRE FILHOS ADOTIVOS.. In: MARIA SALETE NAHÁS PIRES CORRÊA. (Org.). PSICOLOGIAINFANTIL. sÃO pAULO: sANTOS, 2002, v. 1, p. -.

  • PATRICIO, Carlos Eduasrdo Galvão ; Rodivan Brás ; Gabriela Luna ; Alexandre Ferreira ; PATRICIO, Steniel Ferreira . Estudo das Proporções dos Diametros Mésio Distal dos Incisivos Permanenters. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, João Pessoa, p. 32 - 32, 12 nov. 2007.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; PATRICIO, Carlos Eduardo Galvão ; OLIVEIRA, Andressa Feitosa de . mordida aberta anterior: necessidade de tratamento ortodontico com apoio na fonoaudiologia. In: xv congresso pernambucano de odontologia, 2000, recife, 2000. v. 11. p. 277-277.

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTÉTICA NA DENTIÇÃO DECÍDUA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO PACIENTE ADOLESCENTE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ATENDIMENTO CLÍNICO AO ADOLESCENTE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . DOENÇA GENGIVAL AVANÇADA:RELATO DE UM CASO CLÍNICO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ODONTOLOGIA EQUILIBRIO ENTRE CIENCIA TECNICA E TECNOLOGIA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira ; PATRICIO, Carlos Eduasrdo Galvão . CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS ARCOS DENTARIOS NA FASE DE DENTIÇÃO MISTA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, Andressa Feitosa Bezerra de ; PATRICIO, Steniel Ferreira . ANALISE E DIAGNÓSTICO DO LEEWAY SPACE. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO MORFOLOGICO DA DENTIÇÃO DECÍDUA - FREQUENCIA DOS DIASTEMAS PRIMATAS NOS ARCOS DO TIPO I E II DE BAUME. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . POS GRADUAÇÃO - ATUALIZAÇÃO E M,ETAS. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Pós Graduação - Atualização e Metas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . DIAGNÓSTICO BUCAL. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . CRONOLOGIA DE ERUPÇÃO DOS DENTES PERMANENTES E SUA INTERFERENCIA NO ESTABELECIMENTO DA OCLUSÃO DENTAL. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Odontopediatria: A Prevenção é o Caminho. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . TRATAMENTO ORTODÔNTICO PRECOCE - RELATO DE CASOS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . EXTRAÇÕES SERIADAS - ESTUDO CLINICO RADIOGRAFICO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ALGUNS ASPECTOS DE INTERESSE NODESENVOLVIMENTO DA OCLUSÃO DESDE O PERIODO TRANSICIONAL ATÉ O ESTABELECIMENMTO DA DENTIÇÃO PERMANENTE. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO RETROSPECTIVO DAS DOENÇAS DA CAVIDADE BUCAL QUE ACOMETEM CRIANÇAS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO CO COMPORTAMENTO DA RELAÇÃO TERMINAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECIDUOS EM CRIANÇAS COM MORDIDA ABERTA ANTERIOR EM FUNÇÃO DO HÁBITO DE SUCÇÃO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Mordida Aberta Anterior- Causas,Conseqüência e Tratamento. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Trepasse Horizontal Negativo-Caso Clinico. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Respirador Bucal: Diagnostico e Tratamento. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Considerações sobre a Oclusão na Dentição Decidua. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . CONDUTA CLINICA E PSICOLOGIA APLICADA A ODONTOPEDIATRIA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO DA OCLUSÃO NA DENTIÇÃO DECÍDUA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . RELAÇÃO MOLAR DECIDUO MODIFICADA EM FUNÇÃO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . INCIDÊNCIA DE TRAUMATISMOS EM DENTES ANTERIORES EM CRIANÇAS DE 03 A 12 ANOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, FREQUENTANDO ESCOLAS DA REDE PUBLICA DE ENSINO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDOS DAS DOENÇAS DA CAVIDADE BUCAL EM CRIANÇAS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO DA CRONOLOGIA DE ERUPÇÃO DOS DENTES PERMANENTES EMCRIANÇAS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA NA FAIXA ETÁRIA DE 5 A 13 ANOS. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . O PEDIATRA E O ODONTOPEDIATRA NO COMBATE AS DOENÇAS DA CAVIDADE BUCAL EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 0(ZERO) AOS 12 ANOS DE IDADE. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . INTEGRAÇÃO CURICULAR DE ENSINO DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA ( COORDENADOR). 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Mordida Cruzada Anterior. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Doenças da Cavidade Bucal. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Trespasse Horizontal na Fase de Dentadura Mista. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Estudo da Patologia Pediatrica e a Importância do Diagnostico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Doenças da Cavidade Bucal de Interesse Odontopediatrico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Habitos Bucais Deletérios - O que Fazer?. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Estudo da Cronologia de Erupção dos Dentes Deciduos em Crianças da Cidade de João Pessoa-Paraiba. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . MORDIDA ABERTA ANTERIOR MODIFICA A RELAÇAO TERMINAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECIDUOS?. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . EFICIENCIA DO USO DE TRANQULIZANTES NAS CONSULTA PEDIATRICAS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . MORDIDA CRUZADA POSTERIOR NA DENTIÇÃO DECÍDUA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . PREVALENCIA DE FRATURAS DOS INCISIVOS EM ESCOLARES DO MUNICIPIO DE CATOLÉ DO ROCHA - PB. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO CLÍNICO DE PERDAS PRECOCES DE MOLARES DECÍDUOS EM ESCOLARES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA DE ACORDO COM O SEXO FAIXA ETÁRIA E ARCO DENTÁRIO. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . INCIDENCIA DE TRAUMATISMOS EM DENTES ANTRIORES EM CRIANÇAS DE 3 A 12 ANOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA FREQUENTANDO ESCOLAS DE ENSINIO DA REDE PUBLICA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Mordida Aberta Anterior. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Indicações e Contra Indicações do Uso de Mantenedores de Espaço. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Prevenção do Cancer Bucal. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Perda Precoce de Molares Deciduos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Procedimentos Imediatos ApósExtrusão Dentaria Acidental. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Traumatismo Dentário nas Dentições Decidua e Mista, na cidade de João Pessoa- PB. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Análise Ergonômica dos Equipamentos Odontologicos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Prevalência dos Arcos do Tipo I e II na Dentição em 168 Escolares na cidade de João Pessoa. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Integração Curricular de Ensino de Ortodontia e Odontopediatria. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . O USO DA DIPIRONA(NOVALGINA) NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA ANÁLISE DO EFEITO ANALGESICO E POSSIVEL INTERFERÊNCIA NA SECREÇÃO SALIVAR. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO COMPARATIVO DO SEGMENTO ANTERIOR DO ARCO DENTÁRIO DECÍDUO EM CRIANÇAS DA ZONA RURAL E URBANA NO ESTADO DA PARAÍBA(JOÃO PESSOA-INGÁ).. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO DA PREVALÊNCIA DO ARCO TIPO I E II NA DENTIÇÃO DECÍDUA EM CRIANÇAS DA ZONA RURAL E URBANA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO DA CORRELAÇÃO ENTRE MORDIDA ABERTA ANTERIOR E A RELAÇÃO TERMINAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECÍDUOS EM CRIANÇAS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, NA FAIXA ETÁRIA DE 25 A 61 MESES. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDODA CORRELAÇÃO ENTRE MORDIDA ABERTA ANTERIOR E A RELAÇÃO TERMINAL DOS SEGUNDOS MOLARES DEC´[IDUOS EM CRUIANAÇS NA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 5 ANOS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO CLINICO DE PERDAS PRECOCES DE MOLARES DECÍDUOS EM ESCOLARES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, DE ACORDO COM O SEXO FAIXA ETÁRIA E ARCO. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . CORRELAÇÃO ENTRE MORDIDA ABERTA ANTERIOR E A RELAÇÃO TERMINAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECÍDUOS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO CLÍNICO DE PERDAS PRECOCES DE MOLARES DECÍDUOS EM ESCOLARES DA CIDADE DE JOÃO PESSOA DE ACORDO COM SEXO,FAIXA ETÁRIA E ARCO DENTÁRIO. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . PRIMEIRA VISITA DA CRIANÇA AO CONSULTORIO ODONTOLOGICO - UMA ORIENTAÇÃO AOSPAIS E/OU ACOMPANHANTES. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA RELAÇÃO TERMINAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECIDUOS EM CRIANÇAS PORTADORAS DE MORDIDA ABERTA ANTERIOR. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO DA RELAÇÃO TERMINAL DOS SEGUNDOS MOLARES DECÍDUOS EM CRIANÇAS PORTADORAS DE MORDIDA ABERTA ANTERIIOR CAUSADA PELO HÁBITO DE SUCÇÃO. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . PATOGENIA DA DOENÇA PERIODONTAL:INFLAMAÇÃO GENGIVAL - PERDA DO ELEMENTO DENTÁRIO. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . MANEJO DA CRIANÇA NO CONSULTÓRIO ODONTOLOGICO - ASPECTOS PSICOLOGICOS. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . BIOGÊNESE DA DENTIÇÃO DECÍDUA - ASPECTOS CLÍNICOS E PREVENTIVOS. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . IMPORTANCIA DA RADIOLOGIA NO TRATAMENTO ODONTOPEDIÁTRICO. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Ate Onde Vai a Conduta da Odontopediatria Frente a Ortodontia Preventiva. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . DIREITOS E DEVERES PROFISSIONAIS. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FURTADO, Paulo Germano ; PATRICIO, Steniel Ferreira . FISSURAS LÁBIO-PALATAIS. EXPERIENCIA DE 67 CIRURGIAS REALIZADAS NO PERIODO DE JUNHO DE 1988 A JULHPO DE 1990. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . FLÚOR. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . O EMPREGO DE SELANTES EM ODONTOPEDIATRIA: ASPECTOS PREVENTIVOS E SOCIAIS. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . O USO DE TRANQUILIZANTES EM ODONTOPEDIATRIA. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ETICA EM ODONTOLOGIA - UMA PROPOSTA DE MUDANÇA. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . SEMINÁRIO DE ODONTOPEDIATRIA. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ATUALIZAÇÃO CLÍNICA. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ASPECOS PREVENTIVOS DA OCLUSÃO NA FASE DE DENTIÇÃO DECÍDUA. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . BIOGÊNESE DA DENTIÇÃO DECÍDUA. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . USO CLÍNIICO DA COROA DE AÇO EM ODONTOPEDIATRIA. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . Aspectos Clinico da Biogênese da Dentição Decídua. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . CONCEITOS PREVENTIVOS EM ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA RELATIVOS A PRESERVAÇÃO DO QUADRO NORMAL DA OCLUSÃO DENTÁRIA. 1984. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . I FORUM DE ODONTOLOGIA ESCOLAR. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ODONTOPEDIATRIA. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . PRÓTESE EM ODONTOPEDIATRIA. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ODONTOPEDIATRIA. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . BIOGÊNESE DA DENTIÇÃO DECÍDUA. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . BIOGÊNESE DA DENTIÇÃO MISTA. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . USO DE FORMOCRESOL EM DENTES DECÍDUOS. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATRICIO, Steniel Ferreira . ANÁLISE DE DENTIÇÃO MISTA. 1978. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

COUTINO, Flavia Leitão ; PATRICIO, Carlos Eduardo Galvão ; PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO DA CARIE NA PRIMEIRA INFANCIA EM CRIANÇAS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA. 2004. (PAINEL).

COUTINHO, Flavia Leitão ; PATRICIO, Carlos Eduardogalvão ; LIMANETO, Ney Tavares de ; PATRICIO, Steniel Ferreira . OVERJET E OVERBITE E POSSIVEL MIODIFICAÇÃO NA RELAÇÃO DE OCLUSÃO DOS PRIMEIROSMOLARES PERMANENTES. 2004. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . USO DE PLACA PALATINA NA REDUÇÃO DE OVERJET ACENTUADO. 2002. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Tema Especifico:" Prevenção e Cuidados Odontologicos.Tema Geral:Sou Pai! Sou Mãe! Tenho Filhos na Infância e na Adolescência). 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Odontopediatria. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Odontopediatria. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . I Ciclo de Avaliação em Clinicas Odontologicas. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . MORDIDA ABERTA ANTERIOR - CAUSAS CONSEQUENCIA E TRATAMENTO. 1997. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . TRESPASSE HORIZONTAL NEGATIVO - CASO CLÍNICO. 1997. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . CONDICIONAMENTO DO ODONTOPEDIATRA FRENTE A HABITOS BUCAIS NOCIVOS. 1996. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . ESTUDO DA PATOLOGIA PEDIATRICA E A IMPORTANCIA DO DIAGNÓSTICO. 1996. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . MORDIDA CRUZADA ANTERIOR - CASO CLINICO. 1996. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . DOENÇAS DA CAVIDADE BUCAL DE INTERESSSE ODONTOPEDIATRICO. 1996. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . MORDIDA ABERTA ANTERIOR. 1995. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES DO USO DE MANTENEDORES DE ESPAÇO. 1995. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . PERDA PRECOCE DE MOLARES DECIDUOA: CONSEQUENCIAS. 1995. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . PREVENÇÃO DO CANCER BUCAL. 1995. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . TRAUMATISMO DENTARIO NAS DENTIÇÕES DECIDUA E MISTA. 1995. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . ANALISE ERGONOMICA DOS EQUIPAMENTOS ODONTOLOGICOS. 1995. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . PROCEDIMENTOS IMEDIATROS APOS EXTRUSÃO DENTARIA ACIDENTAL. 1995. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . PREVALENCIA DOS ARCOS TIPO I E II NA DENTIÇÃO DECÍDUA EM 168 ESCOLARES NA CIDADE DE JOÃO PESSOA. 1995. (PAINEL).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Tratamento Endodôntico em Molares Decíduos. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Odontopediatria. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Odontopediatria. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Odontopediatria. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Odontopediatria. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . Ortodontia Preventiva. 1985. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . Atualização em Materiais Restauradores Usados em Odontologia- Tema:Prevenção da Cárie Dentaria Ataque Acido(Condicionamento do Esmalte Dentário) e Pratica Demonstrativa do Sistema Nuva. 1980. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . Atendente de Consultório Dentário. 1979. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PATRICIO, Steniel Ferreira . CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA. 1978. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE ODONTOPEDIATRIA. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE EXTENSÃO EM ODONTOPEDIATRIA. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO AVALIAÇÃO CLÍNICA. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO SOBRE TRATAMENTO ENDODONTICO EM MOLARES DECIDUOS. 1994. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE ODONTOPEDIATRIA. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE ODONTOPEDAITRAI. 1993. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE ODONTOPEDIATRIA. 1991. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE ODONTOPEDIATRIA. 1991. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE ORTODONTIA PREVENTIVA. 1985. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM MATERIAIS RESTAURADORES USADOS EM ODONTOLOGIA. 1980. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO DE ODONTPEDIATRIA. 1979. .

PATRICIO, Steniel Ferreira . MINISTROU CURSO PARA ATENDENBTE DE CONCULTORIO DENTARIO. 1977. .

Prêmios

2004

DIPLOMA DE RECONHECIMENTO, CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA.

2003

DIPLOMA DE RECONHECIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA.

1994

PREMIOHOECHST DE ODONTOLOGIA, HOECHST DO BRASIL QUIMICA E FARMACEUTICA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • IPE/UNIPÊ, Odontologia. , BR 230 - KM 22, Agua Fria, 58053-000 - Joao Pessoa, PB - Brasil - Caixa-postal: 318, Telefone: (83) 21069389, Ramal: 9389, Fax: (83) 21061130, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - Atual

Conselho Regional de Odontologia da Paraíba

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Cargo eletivo, Carga horária: 4

2007 - Atual

Centro Universitário de João Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DO CURSO DE ODONTOLOGIA, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2007

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clinica Infantil I, Clinica Infantil II, Estágio Supervisionado em Clinica Integrada I, Integração Multiprofissional

2003 - 2004

Associação Brasileira de Odontologia - ABO-PB

Vínculo: Cood. Curso de Especialização, Enquadramento Funcional: Coodenador, Carga horária: 12

Outras informações:
Coordenou o Curso de Especialização em Odontopediatria

1998 - Atual

Odontologica

Vínculo: Sócio Quotista, Enquadramento Funcional: Dentista, Carga horária: 20

1978 - 1998

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/1978 - 02/1998

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Odontopediatria, Clínica Integrada

1976 - 1978

Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dentista Nível 15, Carga horária: 20

1976 - 1978

Câmara Municipal de João Pessoa

Vínculo: Dentista Credenciado, Enquadramento Funcional: Dentista, Carga horária: 40

1976 - 1977

Ministério do Exército

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Declarado Aspirante a Oficial R/2 do Exercito Brasileiro, no Quadro de Ofiaiais Dentistas, apartir de Jneiero de 1976 - promovido ao posto de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Dentistas (R/2) a contar de julho de 1976 e licenciado em 1977 no posto de 2º Tenente