Felipe Antonio Bernardo
Natural de Botucatu, concluiu o bacharelado em Música ? Piano Popular na Faculdade Santa Marcelina (FASM) em São Paulo, sob a orientação de Mariô Rebouças e Ilza Antunes, aperfeiçoando?se no CLAM (Zimbo Trio) com Nelson Bergamini na mesma época que iniciou o curso de graduação. Na faculdade, regeu o "Coral Livre da FASM?, curso de extensão dedicado a difundir a música coral. Acompanhou o Coral Santa Marcelina de Botucatu de 2000 à 2014, sob a regência do Prof. José Alberto Corulli, com quem teve grande parte de sua formação artístico-musical. Com este coro participou de turnês nacionais e internacionais.
Tocou como solista e organista/pianista colaborador em diversos países, dentre eles Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha, Suíça e Bolívia.
Participou de cursos e festivais voltados para música popular e erudita, nas áreas de performance musical, regência coral e orquestral e educação musical.
Fez os estudos na area de regência coral com José Alberto Corulli, João Batista Biglia, Beat Raaflaub (Suiça), Paulo Celso Moura (OSESP), Eduardo Lakschevitz (UNIRIO) e Henry Leck (Indiana-USA), dentre outros.
De 2009 à 2011 foi Organista Assistente na Basílica Nossa Senhora do Carmo.
Atua como Organista Assistente no Mosteiro de São Bento de São Paulo desde 2012.
Desde 2008 é Organista Titular e Mestre de Capela no Pateo do Collegio, onde compõe repertório sacro/litúrgico e rege a Schola Cantorum do Pateo.
Colabora como organista com importantes coros, destacando o projeto ?Bachianas Paulistas? ? Cantatas de Bach com o Coro Luther King, sob a regência do Mto. Martinho Lutero Gallati e a participação como continuista na montagem do ?Messias? de Handel, no Theatro Municipal de São Paulo com o Coral Paulistano e OER.
Desenvolve intensa atividade como solista e camerista.
Atualmente é aluno regular do Programa de Pós Graduação em Música da UNESP, Mestrado em Performance Musical - Órgão, sob orientação da Prof. Dr. Dorotea Kerr.
Informações coletadas do Lattes em 17/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Música
2013 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A atividade organística no Brasil colonial: possíveis relações com a música portuguesa para órgão.,Orientador:
Dorotéa Machado Kerr.
Graduação interrompida em 2012 em Bacharelado em Instrumento - Orgão
2011 - interrompida
Universidade de São Paulo
Título: não
Orientador: não
Ano de interrupção: 2012
Graduação em Bacharelado em Instrumento - Piano
2006 - 2010
Faculdades Santa Marcelina
Título: Os processos composicionais de Brad Mehldau
Orientador: Sergio Augusto Molina
Formação complementar
2012 -
Extensão universitária em Arte Sacra e Bens Culturais. (Carga horária: 99h). , Mosteiro de São Bento de São Paulo, MOSTEIRO, Brasil.
2007 - 2009
Aperfeiçoamento em Piano Popular Avançado. (Carga horária: 100h). , Clam Zimbo Trio, CLAM, Brasil.
2007 - 2007
Regência Coral. (Carga horária: 9h). , Colégio Santa Marcelina Botucatu, CSM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Participação em eventos
V Congresso Internacional de Regência Coral. .. 2008. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
BERNARDO, F. A. . Música - Carreira Profissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERNARDO, F. A. . Música - Carreira Profissional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BERNARDO, F. A. . Oratório Jonas - Carissimi. 2012. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . FIUC- 24 Encontro da Federação Internacional das Universidades Católicas. 2012. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Obras para Sexta Feira Santa. 2012. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Livro de Cantos Tempo Comum. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).
BERNARDO, F. A. . Concertos de órgão - Basílica do Carmo. 2011. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Concierto de Órgano. 2011. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Concerto de reinauguração do órgão do Pateo do Collegio. 2011. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Missa na Basílica de Fátima. 2011. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Missa na Chiesa del Gesú. 2011. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Missa na Capela do Seminário. 2011. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Concerto de Natal. 2011. Arranjo.
BERNARDO, F. A. . Apresentação do Coral Santa Marcelina. 2010. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Apresentação do Coral Santa Marcelina. 2010. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Apresentação do Coral Santa Marcelina. 2010. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Concerto de Natal. 2010. Arranjo.
BERNARDO, F. A. . Livro de Cantos do Tempo Comum. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).
BERNARDO, F. A. . Apresentação do Coral Santa Marcelina. 2009. Interpretação.
BERNARDO, F. A. . Concerto de Natal. 2009. Arranjo.
BERNARDO, F. A. . Apresentação do Coral Santa Marcelina. 2008. Interpretação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Pateo do CollegioVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Mestre de Capela - Organista Titular, Carga horária: 15
2008 - 2009
Faculdades Santa MarcelinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Regente do Coral Livre, Carga horária: 3
2000 - 2012
Colegio Santa MarcelinaVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Pianista e arranjador, Carga horária: 5
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Antonio Bernardo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?