Andressa Cristiane dos Santos

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de São Paulo, câmpus Barretos, ministrando aulas de Língua Portuguesa e Inglês. Mestre em Estudos Linguísticos, área de Linguística Aplicada, na linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem de Línguas, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (UNESP/IBILCE).É graduada em Letras, com licenciatura em Português/Inglês, também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto. Atuou como professora de Língua Inglesa na rede estadual paulista, sendo titular de cargo desde 2012, além de ter atuado como professora de Língua Inglesa em escolas de idiomas.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos Lingüísticos

2013 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: A RELAÇÃO ENTRE AS CRENÇAS E A PRÁTICA DE DOIS PROFESSORES DE INGLÊS,Ano de Obtenção: 2015
Suzi Marques Spatti Cavalari.Palavras-chave: Linguística Aplicada; Língua inglesa - São Paulo (Estado) - Currículos; Prática de ensino; Linguagem e cultura; Professores de Inglês; Educação e Estado. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Graduação em Licenciatura em Letras (Português/Inglês)

2005 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2003

E. E. Dona Anita Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

O ensino da compreensão oral em aulas de LE. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2007 - 2007

Ontol. do ser social e a ruptu. por meio da educ.. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2007 - 2007

Bakhtin e dialogismo: construindo conceitos de bas. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Leitura de Textos Latinos. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2005

Construção de sentido em avaliações de leitura. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2005

Rap: manifest. literária e manifest. identitária. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2005 - 2005

Organização prosódica em canções da MPB. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística, Letras e Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, A. C. . 56º Seminário do Gel (Grupo de Estudos Linguísticos). 2008. (Congresso).

SANTOS, A. C. . XIX Semana de Letras UNESP-Ibilce. Ruptura da tradição ou tradição da ruptura? Um diálogo entre o clássico e o moderno. 2007. (Outro).

SANTOS, A. C. . XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa "Políticas Educacionais para o Ensino de Língua Inglesa.". 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp.Proposta Curricular do Estado de São Paulo: algumas considerações a respeito da relação entre as crenças e a prática de dois professores de inglês. 2015. (Seminário).

62ª Seminário do Gel.A proposta curricular do estado de São Paulo e o caderno do professor: influência das crenças de dois professores de língua inglesa na busca da uniformização da rede estadual de ensino. 2014. (Seminário).

VI Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.A Proposta Curricular do Estado de São Paulo e a influência das crenças de professores de LI na implementação das atividades do Caderno do Professor e do Aluno. 2014. (Seminário).

XII Seminário de Linguística Aplicada.Crenças e prescrições como instrumentos de mediação do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso no estado de São Paulo. 2014. (Seminário).

V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Crenças e ações: relações e influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública.. 2013. (Seminário).

XXI Semana de Letras - "A linguagem em movimento", do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP-Ibilce). 2009. (Congresso).

56º Seminário do Gel (Grupo de Estudos Linguísticos), realizado na Universidade Estadual Paulista (UNIP). 2008. (Seminário).

55º Seminário do Gel (Grupo de Estudos Linguísticos), realizado na Universidade de Franca (UNIFRAN). 2007. (Congresso).

XIX Semana de Letras Unesp - Ibilce. Ruptura da tradição ou tradição da ruptura? Um diálogo entre o clássico e o moderno, do Instituo de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP-Ibilce). 2007. (Outra).

XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. "Políticas educacionais para o ensino de língua inglesa, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP-Ibilce). 2007. (Congresso).

3ª Semana da Pedagogia. O que é Pedagogia?, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce - Unesp). A construção da escola inclusiva e o SARESP: possibilidades e limites.. 2006. (Congresso).

IV Encontro de Educação do Oeste Paulista. Aula: o direito e o avesso.A construção da escola inclusiva e o SARESP: possibilidades e limites. 2006. (Outra).

VII SEL - Seminário de Estudos Literários. 2006. (Seminário).

I Jornada de Estudos sobre Machado de Assis do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP-Ibilce). 2005. (Outra).

XVII Semana de Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP-Ibilce). 2005. (Outra).

XXI Jornada de Ensino da Língua Inglesa, realizado na Universidade de Sorocaba (UNISO). 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lília Santos Abreu-Tardelli

CAVALARI, S. M. S.; BARCELOS, A. M. F.;ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Um estudo sobre as crenças de dois professores de inglês e a implementação da proposta curricular do estado de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lília Santos Abreu-Tardelli

CAVALARI, S. M. S.; ABRAHAO, M. H. V.;ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS. A proposta Curricular do Estado de São Paulo e a influência das crenças de professores sobre o ensino de língua inglesa na implementação das atividades do Caderno do Professor e do Aluno.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Suzi Marques Spatti Cavalari

CAVALARI, S.M.S.; BARCELOS, A. M. F.; ABREU-TARDELLI, L. S.. Um estudo sobre as crenças de dois professores de inglês e a implementação da proposta curricular do estado de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Suzi Marques Spatti Cavalari

CAVALARI, S.M.S.; Vieira-Abrahão, Maria Helena; ABREU-TARDELLI, L. S.. A proposta curricular do estado de São Paulo e a influência das crenças de professores sobre o ensino de língua inglesa na implementação das atividades do Caderno do Professor e do Aluno. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Linguísticos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Débora Cristina Jeffrey

A política educacional brasileira; princípios, orientações e experiências; 2006; 26 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Debora Cristina Jeffrey;

Cláudia Maria Ceneviva Nigro

Toni Morrison e Maria Firmina dos Reis: a diáspora africana no Brasil e nos Estados Unidos; ; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto; Orientador: Cláudia Maria Ceneviva Nigro;

Cláudia Maria Ceneviva Nigro

Aspectos bíblicos presentes em A Canção de Solomon de Toni Morrison; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras) - Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto; Orientador: Cláudia Maria Ceneviva Nigro;

Cláudia Maria Ceneviva Nigro

Alguns aspectos em A Canção de Solomon; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras) - Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto; Orientador: Cláudia Maria Ceneviva Nigro;

Suzi Marques Spatti Cavalari

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo e a influência das crenças de professores sobre o ensino de LI na implementação das atividades do Caderno do Professor e do Aluno; 2015; Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas,; Orientador: Suzi Marques Spatti Cavalari;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS ; SANTOS, ANDRESSA CRISTIANE DOS ; BORGES, LETICIA FONSECA ; CICERI, NATALIA SANTOS . O discurso político e a charge eletrônica: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. LINHA D'AGUA , v. 29, p. 201, 2016.

  • SANTOS, A. C. . A proposta curricular do estado de São Paulo e o caderno do professor: influência das crenças de dois professores de língua inglesa na busca da uniformização da rede estadual de ensino. In: 62º Seminário do Gel, 2014, Campinas. Caderno de Programação do 62º Seminário do Gel, 2014.

  • SANTOS, A. C. . Crenças e prescrições como instrumentos de mediação do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso no estado de São Paulo. In: XII Seminário de Linguística Aplicada, 2014, Salvador. XII Seminário de LA e VIII Seminário de Trad: Caderno de Resumos, 2014. p. 5-140.

  • SANTOS, A. C. . A proposta curricular do estado de São Paulo e a influência das crenças sobre o ensino de LI na implementação das atividades do caderno do professor e do aluno. In: V Seminário de Estudos Linguísticos, 2013, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos [do] V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2013.

  • SANTOS, A. C. ; SILVA, L. B. ; SOUZA, B. . A construção da escola inclusiva e o Saresp: possibilidades e limites. In: III Semana da Pedagogia da UNESP: O que é Pedagogia?, 2006, São José do Rio Preto. III Semana da Pedagogia, 2006.

  • SANTOS, A. C. . Proposta curricular do estado de São Paulo: algumas considerações a respeito da relação entre as crenças e a prática de dois professores de inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. C. . A Proposta Curricular do Estado de São Paulo e a influência das crenças de professores de LI na implementação das atividades do Caderno do Professor e do Aluno. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, A. C. . A proposta curricular do estado de São Paulo e o caderno do professor: influência das crenças de dois professores de língua inglesa na busca da uniformização da rede estadual de ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. C. . Crenças e prescrições como instrumentos de mediação do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso no estado de São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. C. . Crenças e prescrições como instrumentos de mediação do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. C. . Crenças e ações: relações e influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, A. C. ; SILVA, L. B. ; SOUZA, B. ; MARQUES, T. . A construção da escola inclusiva e o SARESP: possibilidades e limites. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, A. C. ; SILVA, L. B. ; SOUZA, B. . A construção da escola inclusiva e o Saresp: possiblidades e limites. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, A. C. . Mapping Brazil Through Ads.. 2007. (Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Instituto Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ens. Bás, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Reis Neves

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Língua Inglesa (titular de cargo), Carga horária: 40

  • 2017 - Atual

    ACG Idiomas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico, Téc. e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2017

    ACG Idiomas

    Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

  • 2016 - 2017

    E. E. Dr. Nestor Sampaio Bittencourt

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Área, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2016

    Escola Estadual Antônio Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Titular de Cargo, Carga horária: 26

  • 2012 - 2013

    E. E. Maria Falconi de Felício

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atua como professora titular de cargo na área de Língua Estrangeira Moderna (Inglês) na E. E. Maria Falconi de Felício, na cidade de Pitangueiras, no estado de São Paulo

  • 2012 - 2012

    CNA

    Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

  • 2009 - 2011

    Alternative Idiomas

    Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

  • 2005 - 2006

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Atuou como monitora voluntária do ERIC (English Resource and Information Centre/ Centro de Recursos e Informações de Língua Inglesa), no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (IBILCE-UNESP). O ERIC é o resultado de uma parceria entre o Conselho Britânico e a UNESP, que consiste em uma sala com espaço para vinte pessoas estudarem língua inglesa, e que oferece equipamentos e materiais adequados. O funcionamento do ERIC depende de plantões oferecidos por alunos-monitores voluntários.

    Atividades

    • 04/2007 - 10/2007

      Estágios , Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, .,Estágio realizado, Aspectos bíblicos presentes em A canção de Solomon, de Toni Morrison, sob orientação da Profª. Drª Cláudia Maria Ceneviva Nigro.

    • 09/2005 - 01/2006

      Estágios , Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, .,Estágio realizado, A política educacional no Brasil: princípios, orientações e experiências, sob orientação da Profª. Drª. Debora Cristina Jeffrey.

  • 2007 - 2007

    Núcleo de Ensino

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Desenvolveu, em conjunto com outra graduanda, e com a professora orientadora, um projeto, em razão de uma parceria da UNESP de São José do Rio Preto, com o Núcleo de Ensino da mesma cidade, como bolsista. O projeto intitulado "O Regime de Progressão Continuada e o Trabalho Docente: refletindo sobre novas práticas avaliativas e estratégias de aprendizagem", foi uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública, na cidade de São José do Rio Preto.