Izabel Haddad Marques Massara
Sou psicanalista e professora universitária nos cursos de graduação e pós - graduação nas áreas de Psicanálise e suas interfaces com a Arte, o Cinema, a Moda e a Psicologia. Ministrei também aulas nos cursos de Audio visual e Design de Moda. Fui professora na Faculdade UNA, na disciplina Moda, Cultura e Sociedade, Técnicas Psicoterápicas, e Estágios Clínicos em Psicanálise na Clínica Social de Psicologia, Fui professora no curso de Cinema da UNA ministrando a disciplina Psicanálise e Cinema. Na pós-graduação da PUC Minas ministrei as disciplinas; Psicanálise e Arte e Figuras Clínicas do Feminino. Na UFMG ministrei aulas no curso de Design de Moda e no Curso de Extensão sobre Subjetividade, Psicanálise e Vestimentas contemporâneas. Ministrei alguns cursos de Extensão sobre o tema 'Psicanálise, Feminilidade e Cultura' na Faculdade Newton Paiva. Ministro a disciplina Figuras Clínicas do Feminino na PUC Minas desde 2014.Graduei-me em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no ano de 2003. Me formei no curso de Especialização em Teoria Psicanalítica na UFMG em 2006. Terminei o Mestrado em Psicologia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFMG), no ano de 2010, especificamente na área de concentração Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigação no Campo Clínico e Cultural. Sou doutora (2014) em Psicologia com ênfase em Conceitos Fundamentais em Psicanálise na UFMG. Meu objeto de pesquisa é me aprofundar na teoria da feminilidade na psicanálise freudiana e lacaniana. Conjuntamente com o tema da feminilidade, a arte, a moda, a literatura e o cinema também se incluem em meus temas de pesquisa. Objetivo atual: continuar a ministrar aulas e produzir projetos de pesquisa na interface Psicanálise, Arte e Cultura.
Informações coletadas do Lattes em 22/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Pós-graduação em Psicologia - UFMG
2010 - 2014
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Uma mulher e seu extravio: figuras das feminilidade em Lacab
Orientador: Jeferson Machado Pinto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: desdobramento do gozo; efeito feminizante; feminilidade; mulher.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Psicologia
2008 - 2010
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Uma mulher e sua roupa: a função do véu no bordejamento da questão feminina na psicanálise
Orientador: Jeferson Machado PInto
, Ano de Obtenção: 2010.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: função de véu; feminilidade.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Pós-graduação em Teoria Psicanalítica - FAFICH
2004 - 2006
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Feminilidade, psicanálise e moda
Orientador: Ana Cecilia Carvalho
Bolsista do(a): Fundação de desenvolvimento e pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Graduação em Graduação em Psicologia
1998 - 2002
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Bolsista do(a): Crédito Educativo, CE, Brasil.
Formação complementar
2016 -
Consultoria de Estilo. (Carga horária: 40h). , Oficina de Estilo, OE, Brasil.
2011 -
Curso de canto, voz e expressão. (Carga horária: 40h). , Escola de Canto Voz e Expressão, ECVE, Brasil.
2009 - 2009
Inglês. (Carga horária: 48h). , Escola de Linguas Érica de Pádua, EEP, Brasil.
2005 - 2008
Francês. (Carga horária: 360h). , Escola de Linguas Françoise Chausson, ELFC, Brasil.
2003 - 2003
Núcleo de Pesquisa em Psicanálsie com Crianças. (Carga horária: 30h). , Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, IPSM-MG, Brasil.
2003 - 2003
Psicanálise e psiquiatria. (Carga horária: 80h). , Residência em Psiquiatria do Instituto Raul Soares, IRS, Brasil.
2003 - 2003
Psicanálise com crianças e adolescentes. (Carga horária: 60h). , Residência em Psiquiatria da Infância e adolescência, FHEMIG, Brasil.
2002 - 2002
Psiquiatria Infantil. (Carga horária: 8h). , Associação Mineira de Psiquiatria, AMP, Brasil.
2002 - 2002
Formação em psicanálise - O inconsciente. (Carga horária: 30h). , Hospital Mater Dei, HOSP. MATER DEI, Brasil.
2002 - 2002
Psicanálise com crianças. (Carga horária: 8h). , Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, FHEMIG, Brasil.
2002 - 2002
Psicanálise com crianças. (Carga horária: 30h). , Hospital Mater Dei, HOSP. MATER DEI, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Curta Duração. , Hospital Mater Dei, HOSP. MATER DEI, Brasil.
2000 - 2000
Prevenção e combate a violência doméstica. (Carga horária: 8h). , Associação de Assitência Social, AMAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: MODA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
Participação em eventos
As Infiëis.As infièis. 2023. (Encontro).
Jornada ATO 2023.Bordejando o vazio: o triunfo da sublimação. 2023. (Seminário).
Paixões femininas - Anne Arneaux.Paixões femininas. 2023. (Encontro).
Uma paixão nada simples.Uma paixão nada simples. 2023. (Encontro).
O olhar da psicanálise sobre o feminino. Aquela que espera. 2017. (Exposição).
Percursos e escritas femininas - Curso de Psicologia - UFMG.A angustia de Freud. 2017. (Seminário).
XXIII Jornada de Psicanálise do Aleph.Plissados, por favor!: da melancolia à sublimação. 2017. (Encontro).
14 a. Jornada de Diagnóstico e Terapêutica em Dermatologia. Um corpo estranho: sobre a sexualidade feminina e o imaginário corporal. 2016. (Congresso).
Mulheres comunicam: sociedades, mediações e feminismos.Feminilidade em Marcha. 2016. (Encontro).
Palestra Feminilidade, tecelagem e inconsciente - Museu da Moda de Belo horizonte..Feminilidade, tecelagem e inconsciente. 2016. (Outra).
11o. Colóquio de Moda - Edição Internacional. Marcha das Vadias: reflexões sobre corpo, sexualidade e vestuário feminino. 2015. (Congresso).
Congresso Internacional Moda Documenta. Fotografias e moda: memórias de um alienista no Marrocos. 2015. (Congresso).
III Mostra de Cinema e Moda: Marilyn e o sonho com o vestido.Marilyn e o sonho com o vestido. 2015. (Encontro).
Minas Pensa Moda.Minas pensa moda. 2015. (Outra).
Minas Pensa Moda.Reflexões sobre corpo, sexualidade e vestuário feminino. 2015. (Outra).
Minas Pensa Moda.Reflexões sobre corpo, sexualidade e vestuário feminino. 2015. (Outra).
Minas Pensa Moda.Reflexões sobre corpo, sexualidade e vestuário feminino. 2015. (Outra).
Moda, Psicanálise e Sexismo.Moda, psicanálise e sexismo. 2015. (Seminário).
Moda e Histeria.Moda e Histeria. 2015. (Encontro).
Moda e psicanálise: linguagens contemporâneas entre corpos e incoscinte.Moda e psicanálise. 2015. (Encontro).
O que é Moda pra você? - Crmoda.O que é Moda pra você?. 2015. (Encontro).
Roupas e afetos: tramas da memória. Roupas e Afetos: tramas das memória. 2015. (Exposição).
II Encontro preparatório da SIP: Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia.A necessidade da contingência. 2013. (Encontro).
XIX Encontro do Campo Freudiano: mulheres de hoje - Figuras do feminino. 2013. (Encontro).
XX Congresso Do Círculo Brasileiro de Psicanálise. O agenciamente da fantasia feminina pelo discurso pós-moderno. 2013. (Congresso).
Colóquio Internacional Crimes, Delitos e Transgressões.Non Lieu: uma perversão feminina. 2012. (Outra).
CONLAPSA: VII ENCONTRO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÂO.Sobre uma curiosa cleptomania por sedas. 2012. (Simpósio).
Curso de Psicanálise com crianças e bebês.A sexualidade feminina e suas implicações para a clínica com crianças. 2012. (Seminário).
Dia Internacional da Mulher.Psicanálise e Cultura: quando a voz das mulheres estava sobre a terra. 2012. (Encontro).
XIX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano: Mulheres de hoje. 2012. (Encontro).
Bibliofilia contra Bibliometria. 2010. (Outra).
IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Psicanálise e Filosofia.Arte, Psicanálise e Ciência: o impasse De Clérambault. 2010. (Encontro).
Seminários interdisciplinares: Intervenções, Ética e Lei.As mulheres de Freud: feminilidade e ética. 2010. (Encontro).
I Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura. Clérambautt: Um psiquiatra na delegacia. 2009. (Congresso).
Método de pesquisa científica - CIMO.Feminilidade e Moda pela psicanálise. 2009. (Outra).
Pesquisa em Psicanálise.Pesquisa em psicanálise: como se faz uma monografia. 2009. (Encontro).
Essais d'une cliniqiue de la désumanisation - le trauma, l'horreur, le réel.. 2008. (Congresso).
Pesquisa Psicanalítica na universidade.Como fazer uma monografia. 2008. (Seminário).
VII Fórum MIneiro de Psicanálise. A feminilidade, o objeto roupa e discurso da moda. 2008. (Congresso).
VIII Jornada Corpo e Linguagem - Outrarte. Transmissão da psicanálise e clínica. 2008. (Congresso).
VI Fórum Mineiro de Psicanálise - A ética da psicanálise. 2006. (Outra).
Seminário - Casos clínicos de Freud - Estruturas Clínicas. 2005. (Seminário).
I Seminário da AMAS - Ações e Metodologias.Onde está o pai deste menino?. 2003. (Seminário).
Conferência "A criança e a morte, incesto e pedofilia", conferida por Ginette Raimbaut - Hospital Mater Dei. 2002. (Encontro).
Conferência de Carlo Vigáno "Urgência e crise"- Instituto Raul Soares. 2002. (Outra).
Conferências de Carlo Vigáno "A nova Clinica, os novos dispositivos e a globalização"- Instituto Raul Soares -. 2002. (Outra).
Simpósio psicanálise e hospital - O transplante e o transplantado - Hospital Mater Dei. 2002. (Simpósio).
Simpósio sobre o autismo. 2002. (Simpósio).
V Seminário de Ensino em psiquiatria - Associação Mineira de Psiquiatria. 2002. (Seminário).
X Congresso Mineiro de psiquiatria - A nova clínica psicanalítica. 2002. (Congresso).
XXI Jornada do Fórum de Psicanálise do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais "Corpo, afeto e linguagem: a psicanálise hoje". 2002. (Outra).
Encontro - Tranformações e Perspectivas para a terceira idade - Prefeirtura de Belo Horizonte. 2001. (Encontro).
Seminário "Neurose, psicose e perversão" ministrado por Philippe Julien - Circulo Psicanalítico. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES. Distratos: sobre o gesto da imagem. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes Visuais e Contemporaneidade) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES. VÍNCULO MÃE-FILHO NA EXPERIÊNCIA DE PREMATURIDADE FETAL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria psicanálitica: contribuições de Freud à Lac) - Pontifícia Universidade Católica.
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES. Os efeitos do discurso capitalista sobre o sujeito na contemporaneidade e uma possível saída da psicanálise. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria psicanálitica: contribuições de Freud à Lac) - Pontifícia Universidade Católica.
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES. Lacan e Merlelau - Ponty: os efeitos da imagem sobre o corpo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria psicanálitica: contribuições de Freud à Lac) - Pontifícia Universidade Católica.
MASSARA, I. H.M. Psicanálise e Moda. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria Psicanálitica) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES; ADVERSE, A.. Entre Mundos: fetichismo na moda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
HADDAD, I.H.M.; Starling, D.. DEVASTAÇÃO: um outro nome para o feminino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário UNA.
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES; SILVA, N.. Feminilidade e Moda: uma leitura do feminino nos contos de Branca de Nece. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Instituto de Comunicação e Artes.
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES; AUGUSTO, M. B.. Mágico de Oz: racionais MC's e Moda: a esperança em meio a um ambiente hostil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Instituto de Comunicação e Artes.
MASSARA, I. H.M. Desejo e feminilidade: uma leitura psicanalítica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Newton Paiva.
MASSARA, I. H.M. Impactos psicológicos associados ao desemprego: estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Pitágoras.
MASSARA, I. H.M. Ocorrência de acidentes de trabalho em uma mineradora: uma correlação entre acidente de trabalho e fatores subjetivos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Pitágoras.
MASSARA, I. H.M. Saúde mental e trabalho: o processo de sublimação como mediador da saúde mental no contexto organizacional. 2011.
MASSARA, I. H.M. O sintoma da criança e sua relação com o discurso dos pais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Pitágoras.
Orientou
Alfaiataria feminina e as mulheres nas instituições; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidad Del Salvador - Buenos Aires/Argentina; ; (Coorientador);
O papel da arte no atendimento a crianças e adolescentes que apresentam conduta de risco; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós graduação em Políticas Públicas) - Centro Universitário Newton Paiva; (Orientador);
Roupa e afetividade; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Unuversitário Una; (Orientador);
Alice nas maravilhas do século XXI; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Unuversitário Una; (Orientador);
Moda e Gaudi; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Moda) - Centro Unuversitário Una; (Orientador);
PSICANÁLISE & MÚSICA: entre a voz e o ruído; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Centro Universitário UNA; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
A GRAVATA E O PALETÓ: (in) adequação de vestimenta no sudeste brasileiro; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Moda) - Centro Universitário UNA; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
O papel da arte no atendimento a crianças e adolescentes que apresentam conduta de risco; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós graduação em Políticas Públicas) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
O papel dos monitores nas oficinas que atuam no Programa Escola Integrada da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Políticas Públicas) - Faculdade Newton Paiva; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
A poética das águas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Moda) - Centro Universitário UNA; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
Consultoria de Estilo e Imagem para deficientes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Moda) - Instituto de Comunicação e Artes; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
Wanderlust: os flâneurs da atulidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Moda) - Instituto de Comunicação e Artes; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
A arquitetura da Gaudi e o Modernismo na Moda; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Moda) - Centro Unuversitário Una; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
As mulheres na idade Media: o feminino e suas representações na realidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Moda) - Centro Universitário UNA; Orientador: Izabel Haddad Marques Massara;
Produções bibliográficas
-
MASSARA, I. H.M . Jóias. REVISTA D'OBRAS (ONLINE) , v. 1, p. 273-277, 2016.
-
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES . Feminilidade: um detalhe. Fractal: revista de psicologia , v. 25, p. 497-514, 2013.
-
MASSARA, I. H.M . Clérambault: o gozo feminino. Psicologia USP (Impresso) , v. 21, p. 585-598, 2010.
-
MASSARA, I. H.M . Sobre mulheres e tecidos. Revista Estudos Lacanianos , v. 2, p. 217-226, 2008.
-
MASSARA, I. H.M . Sobre o valor afetivo das roupas. Psyche (São Paulo) , v. 22, p. 13-26, 2008.
-
HADDAD, I.H.M. . Sobre mulheres e tecidos: Paixão Erótica das Mulheres pelos Tecidos. Revista Estudos Lacanianos , v. 1, p. 223-227, 2008.
-
Giovana Madaloso ; HADDAD, I.H.M. . Um grande dia pra as escritoras - autoras do Brasil mostram a cara. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2023. v. 1. 156p .
-
HADDAD, I. ; RODRIGUES, C. ; HADDAD, I.H.M. . Mexerica: antologia erotica. 1. ed. Rio de Janeiro: Vasta, 2022. v. 1. 160p .
-
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES . Uma mulher e seus extravios. 1. ed. Belo Horizonte.: Izabel, 2017. v. 200. 290p .
-
HADDAD, I.H.M. . Uma mulher e seus extravios. 17. ed. Belo Horizonte: Izabel, 2017. v. 1. 291p .
-
MASSARA, I. H.M ; VIEGAS, D. ; REIS, R. ; BARBOSA, S. ; GAZIRE, M. . Mulheres comunicam: mediações, sociedade e feminismos. 1. ed. Belo Horizonte.: Izabel, 2016. v. 1. 161p .
-
HADDAD, I.H.M. . A clinica no limite terapêutico: psicanálise e medicina.. 1. ed. Belo Horizonte: Izabel, 2013. v. 1. 324p .
-
PINTO, J. M, ; MASSARA, I. H.M ; DECAT, M. ; Guilherme Massara Rocha . Oncologia: Clínica do limite terapêutico ?. I. ed. Belo Horizonte.: Artesã, 2013. v. 1. 422p .
-
MASSARA, I. H.M . O feminino no discurso: os chistes e sua relação com a fantasia masculina de depreciação da mulher. Feminino: diversos olhares. Ied.Belo Horizonte: CRP 04, 2013, v. I, p. 33-44.
-
MASSARA, I. H.M . O retorno da anatomia. In: Marisa Decat de Moura. (Org.). Psicanálise e Hospital 5: A responsabilidade do analista na modernidade. Ved.Rio de Janeiro: Editora Wak, 2009, v. V, p. 215-230.
-
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES . Sobre o amor: a trama da fantasia. Estado de Minas, p. II - !, 22 mar. 2018.
-
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES . A mulher em nós insiste: o mito da mitocôndria. Estado de MInas, Belo Horizonte., p. 1 - 1, 01 mar. 2018.
-
MASSARA, I. H.M . Mulher, eis uma carne de carnaval?. Caderno Pensar - Jornal Estado de Minas, 24 mar. 2017.
-
MASSARA, I. H.M . As tecelãs do tempo. Estado de MInas, Belo Horizonte, p. 10 - 10, 20 mar. 2016.
-
MASSARA, I. H.M . Moralidade Libertina: sobre o filme Ninfomaníaca. Jornal Estado de Minas: Caderno Pensar, Belo Horizonte, 15 fev. 2014.
-
MASSARA, I. H.M ; Guilherme Massara Rocha . Moralidade Libertina. Estado de Minas, Belo Horizonte, 15 fev. 2014.
-
MASSARA, I. H.M . Relacionamentos extraconjugais. Jornal Estado de MInas, Belo Horizonte, 29 jul. 2013.
-
MASSARA, I. H.M . Juntos na conta corrente. Jornal O tempo, Belo Horizonte, 04 abr. 2013.
-
MASSARA, I. H.M . Quanto mais melhor: colecionadores. Veja Belo Horizonte, Belo Horizonte, p. 30 - 35, 22 ago. 2012.
-
MASSARA, I. H.M . Quando o ódio se torna amor. Jornal O tempo, Belo Horizonte, 28 jul. 2012.
-
MASSARA, I. H.M . Autojuda: Livros prometem êxito no amor. Outros Tempos, Belo Horizonte, p. 10 - 13, 01 maio 2011.
-
MASSARA, I. H.M . Imprudentes ou vaidosas?. Jornal da Unibh, p. 02 - 03, 07 abr. 2011.
-
MASSARA, I. H.M . A mulher e a descoberta da psicanálise. Revista Carta de Estágio PUC - Minas, Belo Horioznte, p. 1 - 8, 20 jun. 2003.
-
MASSARA, I. H.M . Uma perversão feminina. In: Colóquio Internacional Crimes, delitos e transgressões, 2012, Belo Horizonte. Uma perversão feminina, 2012.
-
MASSARA, I. H.M . Joias. Dobras (Barueri, SP) , 2016.
-
MASSARA, I. H.M . Feminilidade: um detalhe. Fractal: Revista de Psicologia , 2013.
-
MASSARA, I. H.M . Sobre feminilidade e Moda. Dobras (Barueri, SP) , 2012.
-
MASSARA, I. H.M . Clérambault: o gozo feminino. Psicologia USP (Impresso) , 2010.
-
HADDAD, I.H.M. . Erotismo feminino e escrita na pandemia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES . A angustia de Freud sobre as mulheres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HADDAD, I.H.M. . A angustia de Freud sobre as mulheres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MASSARA, I. H.M . Aquela que espera. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES . Moda e Psicanálise: linguagens contemporâneas entre corpos e inconcsciente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MASSARA, I. H.M . Uma mulher sobre o véu contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MASSARA, I. H.M . Psicologia, Ética e cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MASSARA, I. H.M . Psicanálise e literatura: quando a voz das mulheres estava sobre a terra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MASSARA, I. H.M . Uma perversão feminina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MASSARA, I. H.M . A construção do caso clínico pela literatura clerambaultiana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MASSARA, I. H.M . Um tipo especial de adição: uma cleptomania por sedas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MASSARA, I. H.M . Arte, Psicanálise e Ciência: O impasse De Clerambault. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MASSARA, I. H.M . Feminilidade e ética: as mulheres de Freud. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MASSARA, I. H.M . Psicanálies e Feminilidade: sobre a vida de Freud. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MASSARA, I. H.M . Clérambault: entre a lei e o desejo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MASSARA, I. H.M . Como se faz um trabalho monográfico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MASSARA, I. H.M . A feminilidade, o objeto roupa e o discurso da moda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MASSARA, I. H.M . Onde está o pai deste menino?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MASSARA, I. H.M . Kant avec Sade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MASSARA, I. H.M . Sobre os equívocos na ação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HADDAD, I.H.M. . Bijoux. São Paulo: Editora Dobras, 2016. (Tradução/Artigo).
-
MASSARA, I. H.M . Imprudentes ou vaidosas?. Belo Horizonte: Unibh, 2011 (Publicação Online).
-
MASSARA, I. H.M . Passion Érotique des étoffes chez la femme. Belo Horizonte: Editora Scriptum, 2009. (Tradução/Artigo).
-
MASSARA, I. H.M . As burcas árabes. Belo Horizonte, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
MASSARA, I. H.M . De la valeur affective du vetêment, 2007. (Tradução/Artigo).
Outras produções
HADDAD, I.H.M. . Aquela que se apaixona. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
HADDAD, I.H.M. . Psicanálise e Astronomia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . As compulsões na atualidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . Moda e Feminino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
HADDAD, I.H.M. . Uma mulher e seus extravios para o Caderno feminino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
HADDAD, I.H.M. . Sobre o livro; Uma mulher e seus extravios. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . Relacionamentos Extraconjugais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . Quanto mais melhor. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . Pais não devem ser desautorizados. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . O tema da vaidade na pós-modernidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . Hiperconectividade na contemporaneidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . Sobre os fakes na internet. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, I. H.M . Sobre tatuagens. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES . Psicanálise e Moda: uma filosofia do vestir. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MASSARA, I. H.M . Psicanálise e Moda: uma filosofia do vestir II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MASSARA, IZABEL HADDAD MARQUES . Psicanálise e Moda: uma filosofia do vestir. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MASSARA, I. H.M . Psicanálise e Moda: uma filosofia do vestir. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MASSARA, I. H.M . Psicanálise e Arte: a leitura freudiana sobre Leonardo Da Vinci. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MASSARA, I. H.M ; Pinto, J. M. . Sexualidade feminina e sua relação com a clínica de crianças e bebês. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MASSARA, I. H.M . Psicanálise, Feminilidade e Cultura II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MASSARA, I. H.M . Psicanálise, Feminilidade e Cultura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MASSARA, I. H.M . Psicanálise, Feminilidade e Cultura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MASSARA, I. H.M . Psicanálise e Feminilidade: sobre a vida de Freud. 2010. (Aula ministrada no curso de Psicologia da Faculdade Newton de Paiva).
MASSARA, I. H.M ; FERRAZ, T. . Bosch. 2017. Filme.
MASSARA, I. H.M . Programa fora do ar: Moda feminilidade e cultura. 2011.
MASSARA, I. H.M . Hiperconectividade no mundo contemporâneo. 2011.
MASSARA, I. H.M . Vaidade e cirurgia plástica. 2011.
MASSARA, I. H.M . Fakes na internet. 2010.
MASSARA, I. H.M . Tatuagens no mundo contemporâneo. 2009.
MASSARA, I. H.M . Feminilidade e estética. 2011 (Entrevista) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Produção criativa: Semiótica e linguagem, Descrição: Grupo de pesquisa do Centro Universitário UNA - Campus Liberdade formado por professores de diversas áreas de atuação que se debruçam sobre o estudo do tema filosófico do sensível em suas diversas nuances.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (10) . , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Integrante / Júlio César Machado PInto - Coordenador.
-
2014 - Atual
Atelier de psicanálise: fragmentos de um discurso amoroso feminino sobre o amor, Descrição: Esse grupo vida o estudo do tema do amor pela psicanálise. Procederemso ao estudo sistemático do tema da feminilidade e do amor pela psicanálise nso textos de autores contemporâneos como Eric Laurent, Monique David Menard, Badiou, bem bomo os textos clássicos de Freud e Lacan sobre o tema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador.
-
2014 - Atual
Incorporações - um estudo interdisciplinar das configurações do corpo a partir da psicopatologia e da arte contemporâneas, Descrição: Investigar as modalidades discursivas de representação, apresentação e formalização da sensibilidade corporal humana, de um ponto de vista interdisciplinar, que conjuga a episteme psicopatológica de orientação psicanalítica, os referencias da filosofia social contemporânea e os fundamentos conceituais da arte contemporânea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador / Guilherme Massara Rocha - Integrante / Andréa Máris Campos - Integrante / Mônica Assunção Conta Lima - Integrante / Luciana Torquuato - Integrante / Marcus Vinícius Neto Silva - Integrante / Glauco Batista - Integrante / Érika do Espírito Santo - Integrante / Edson Luis André de Souza - Integrante / Henrique de Oliveira Lee - Integrante / Douglas Garcia Alves Junior - Integrante / Gustavo Costa Goulart - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2012
Atelier de psicanálie: Uma mulher na psicanálise, Descrição: Estudo sistemático do tema da feminilidade na psicanálise.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador.
-
2011 - 2014
A não-toda lógica da vida amorosa: entre contingência e necessário, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador / Jeferson Machado Pinto - Integrante.
-
2011 - Atual
Projeto de Extensão: Atelier Eróticas do Feminino, Descrição: Estudo sitematico do tema da feminilidade no livro de Joel Birman 'Gramáticas do feminino'. Analise histórica, antropológica, genealógica do termo feminilidade em Freud.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador / Jeferson Machado Pinto - Integrante.
-
2010 - 2014
Sobre o desdobrameno do gozo feminino em Jacques Lacan, Descrição: A pesquisa tem como objeto de estudo o gozo feminino em Lacan. O estudo desse tema teórico lançará mão do recurso metodológico da análise de quatro casos clínicos de mulheres parisienses atendidas pelo psiquiatra Gaetan de Clérambault na virada do século XIX para o XX. A relação da teoria com a clínica se dá na ilustração do desdobramento do gozo feminino neses casos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador.
-
2010 - Atual
Projeto de doutorado: as figuras de mulher em Lacan, Descrição: A tese pretende tratar das figuras femininas apresentadas por Lacan em 3 décadas a partir de uma frase; 'Toda verdadeira mulher tem sempre algo de meio extraviado" (LACAN, 1958).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador / Jeferson Machado Pinto - Integrante., Financiador(es): CNPq - Bolsa.
-
2008 - 2014
Psicanálise e Feminilidade, Descrição: Estudo dos Seminários de Lacan.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador / Jeferson Machado Pinto - Integrante.
-
2008 - 2010
Uma mulher e sua roupa: a função do véu como bordejamento da questão feminina na psicanálise, Descrição: A pesquisa tem como objeto de estudo o tema da feminilidade em Jaques Lacan e sua relação com a função do véu na teoria desse mesmo autor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2008 - 2010
Projeto de mestrado: uma mulher e sua roupa: a função do uso do véu para a feminilidade, Descrição: Estudo sistemático do tema da feminilidade em Freud.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador / Jeferson Machado Pinto - Integrante.
-
2004 - 2007
Psicanálise e Moda: uma leitura psicanalítica, Descrição: A pesquisa tem como objeto de estudo o tema da feminilidade em Sigmund Freud e sua relação com o fenômeno da Moda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador., Financiador(es): Fundação de desenvolvimento e pesquisa - Bolsa.
-
2004 - 2007
Feminilidade e Moda, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador.
-
2002 - 2003
Pesquisa na área de Psicanálise com bebês na UTI neonatal do Hospital Mater Dei, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Izabel Haddad Marques Massara - Coordenador.
Prêmios
2011
Bolsa estudos referente ao curso de Doutorado em Psicologia, CAPES.
2008
Bolsa estudos referente ao concurso de Mestrado em Psicologia pela UFMG, Cnpq.
2004
Bolsa de estudos referente ao curso de Especialização em Teoria Psicanalítica - UFMG, FUNDEP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Consultório Particular. , Rua Levindo Lopes, 333. Sala 506., Savassi, 30140170 - BELO HORIZONTE, MG - Brasil, Telefone: (31) 988238822
Experiência profissional
2014 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: doscente, Carga horária: 8
Outras informações:
professora da disciplina Figuras Clínicas do feminino em Freud e Lacan
2015 - Atual
Centro Universitário UNAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Doente, Carga horária: 8
2003 - 2003
Centro Geral de Pediatria - FHEMIGVínculo: Estagiário de Psicologia, Enquadramento Funcional: Atendimento psicológico clínico, Carga horária: 8
2002 - 2003
Centro Psicopedagógico - FHEMIGVínculo: Estagiário de psicologia, Enquadramento Funcional: Atendimento psicológico clínico, Carga horária: 240
2012 - Atual
Centro Universitário Newton PaivaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações:
Aulas do módulo Psicanálise e Arte do curso Políticas para a Juventude.
2011 - 2011
Centro Universitário Newton PaivaVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Curso de extenção Psicanálise, Feminilidade e Cultura
2015 - Atual
Centro Unuversitário UnaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina Moda e sociedade, Carga horária: 8
2003 - 2004
Clínica de Psicologia - Espaço GenteVínculo: Estagiario de psicologia, Enquadramento Funcional: Atendimento psicológico clínico, Carga horária: 20
2010 - 2011
Clínica de Saúde Mental da Prefeitura de Belo HorizonteVínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clíinico, Carga horária: 20
2002 - 2003
Conselho Tutelar da Criança e do AdolescenteVínculo: Estagiário de psicologia, Enquadramento Funcional: Atendimento psicológico clínico, Carga horária: 20
2017 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor no curso de Psicologia da UNA.
2000 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicanalista, Carga horária: 20
1999 - 2000
Escola Infantil Santa BrancaVínculo: Estagiário de psicologia, Enquadramento Funcional: Atendimento psicológico clínico, Carga horária: 8
Outras informações:
Atendimento na área de psicologia clínica e educacional.
2002 - 2002
Hospital das ClinicasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atendimento Clínico, Carga horária: 148
2002 - 2002
Hospital das Clínicas de Belo HorizonteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
O trabalho realizado no Hospital das Clínicas faz parte de um projeto de extensão. Foi realizada uma pesquisa e atendimento psicológico às crianças asmáticas e portadoras de fibrose cística e seus familiares.
Atividades
-
05/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Hospital das Clínicas.,Atividade de extensão realizada, Programa de atendimento psicológico às crianças asmáticas e portadoras de fibrose cística e seus familiares.
2002 - 2003
Hospital Mater DeiVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2002 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Hospital Mater Dei.,Linhas de pesquisa
2001 - 2002
Prefeitura de Belo HorizonteVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Atendimento clínico, Carga horária: 20
2000 - 2000
Prefeitura de Belo Horizonte - Secretaria de EducaçãoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Atendimento Clínico, Carga horária: 20
2008 - 2014
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministra a disciplina do curso de Extensão Psicanálise e Moda: uma filosofia do vestir.
2016 - Atual
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: COlaborador, Carga horária: 4
Outras informações:
Sou membro colaborador da comissão científica, a qual caberá promover os estudos teóricos e conceituais para tornar o Centro de Referência um Museu da Moda de Belo Horizonte.
2017 - Atual
Instituto de Comunicação e ArtesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
2017 - Atual
Curso de Cinema e AudiovisualVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Professora da Disciplina Cinema e Psicanálise no curso de Cinema e Audiovisual,
2016 - Atual
Centro Universitário UNAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2018 - 2108
Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor convidado - horista, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrei a disciplina Figuras femininas na contemporaneidade.
2019 - Atual
Pontifícia Universidade CatólicaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrar aulas na Disciplina Figuras Clínicas do Feminino na contemporaneidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Izabel Haddad Marques Massara e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?