Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves
Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em fatores humanos no trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade humana, aposentadoria, trabalho e tempo livre, envelhecimento e significado da vida.
Informações coletadas do Lattes em 27/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Pós-graduação em Psicologia Social PUC-SP
2012 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: De oprimida e explorada a liberta e autônoma: o empoderamento feminino desvendado pelo universo da mulher longeva
Orientador: Antonio da Costa Ciampa
Mestrado em Educação
1990 - 1994
Universidade Federal do Paraná
Título: Treinamento de pessoal: prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?,Ano de Obtenção: 1994
Dra Maria do Rosário Knechtel.Palavras-chave: Educação Permanente; Treinamento; Educação de Adultos; Recursos Humanos.
Especialização em Administração de Recursos Humanos
1986 - 1986
Centro de Estudos Superiores de Londrina
Título: A importância da entrevista de desligamento na retroalimentação do sistema de recursos humanos
Orientador: Sebastião Ovídio Gonçalves
Formação complementar
2007 - 2007
Motivação e cultura organizacional no voluntariado. (Carga horária: 4h). , UEM - III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: Coletividade e.
2007 - 2007
Sentidos do trabalho. (Carga horária: 4h). , UEM - III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: Coletividade e.
1999 - 1999
Extensão universitária em A Questão Ética:Início,Fundamentação e Crise Moral. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
Preparação Para Aposentadoria e Integração Social. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Londrina Divisão de Recursos Humanos.
1988 - 1988
Extensão universitária em Avaliação de Desempenho Institucional. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Psicodiagnóstico Miocinético - PMK. (Carga horária: 50h). , Instituto Norte Paranaense de Psicologia Aplicada.
1981 - 1981
Extensão universitária em Abordagem Dinâmica do Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em Curso de Psicologia Organizacional. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1980 - 1980
Extensão universitária em Estímulo Precoce. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Terapia Familiar. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos Superiores de Londrina.
1972 - 1972
IV Curso de Deficiência Mental. , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
1969 - 1969
Curso de Orientação Educacional. , Prefeitura Municipal de Londrina Divisão de Recursos Humanos.
1969 - 1969
Instrução Programada 1º Estágio. , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Identidade e Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.
Participação em eventos
VI CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM, XVI Semana de Psicologia da UEM e. De oprimida e explorada a liberta e autônoma: o empoderamento feminino desvendado pelo universo da mulher longeva. 2015. (Congresso).
III Simpósio Assistência Integral e de Qualidade a idosos: terminalidade, Violência e Dignidade.Resgate da dignidade da pessoa idosa. 2013. (Simpósio).
XXI Encontro de Preparação a Aposentadoria.Aposentadoria: novas perspectivas. 2013. (Encontro).
Workshop de Preparação para a Aposentadoria: Meu Futuro, Meu Bem Estar.Aposentadoria: considerações sobre o trabalho, identidade e projeto de vida. 2012. (Outra).
Preparação para a Aposentadoria: Meu futuro, meu bem-estar.Aposentadoria: Considerações sobre o Trabalho, Identidade e Projeto de Vida. 2012. (Outra).
Preparação para a Aposentadoria: Meu futuro, meu bem-estar.Aposentadoria e Família: em busca de sentidos para a vida. 2012. (Outra).
VIII Encontro Local de Psicologia Social Comunitária ABRAPSO Bauru: Balançco de uma luta! História e Devir.Orientação Vocacional: levantamento de potencialidades pessoais e grupais como estratégia de re-inserção social de adolescentes em conflito com a lei. 2008. (Encontro).
IV Congresso Norte Paranaense de Recursos Humanos. Coordenação de mesa temática: "Educação e Trabalho".. 2007. (Congresso).
III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: Coletividade e subjetividade na sociedade contemporânea. Envelhecimento, trabalho e aposentadoria: desmistificando essa relação. 2007. (Congresso).
Encontro de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Psicologia Social e Institucional. 2007. (Encontro).
Encontro de ensino, pesquisa e extensão do departamento de Psicologia Social e Institucional.Envelhecimento, trabalho e aposentadoria: desmistificando essa relação. 2006. (Encontro).
Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente.Psicologia e arquitetura: uma integração acadêmica pela construção perceptiva do ambiente. 2005. (Simpósio).
VI Jornada de Psicologia - Psicologia e suas interfaces.Mesa Redonda: Psicologia e suas interfaces. 2005. (Outra).
XI Encontro Paranaense de Psicologia.Trabalho e aposentadoria: a dismistificação dessa relação. 2004. (Encontro).
I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM. Um estudo sobre a identidade de trabalhadores prestes a se aposentar. 2003. (Congresso).
XII Encontro Nacional da ABRAPSO.Subjetividade e espaços construídos: um estudo com crianças. 2003. (Encontro).
I Encontro de Psicologia Social e Institucional da UEL: Ética e prática do psicólogo.Para uma poiesis do trabalho contemporâneo; Como trabalho pode contribuir para a superação da situação de risco em menores?. 2003. (Encontro).
XII Encontro Nacional da ABRAPSO.Na imensidão do azul: produção e poesia na contemporaneidade. 2003. (Encontro).
II Encontro Paranaense de Psicologia Social: Subjetividade e Ação: Compromisso Social da Psicologia. 2001. (Encontro).
VIII Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social: O Século XXI - Os Dilemas e Perspectivas para a Psicologia Social. 2000. (Encontro).
.I Encontro Paranaense de Psicologia Social: Práticas e Perspectivas da Psicologia Social no Final do Século. 1999. (Encontro).
.Aspectos Psicossociais e Legais da Saúde do Trabalhador. 1999. (Outra).
. II congresso Norte Paranaense de Recursos Humanos: Empresas Inteligentes - Competitividade e Valorização do Ser Humano na Virada do Milênio. 1998. (Congresso).
.II Mostra de Monografias do Curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. 1998. (Outra).
.Simpósio de Estagiários de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 1996. (Simpósio).
.II Simpósio de Estagiários de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 1996. (Simpósio).
.Palestra: Saúde Mental e Trabalho: Uma Abordagem Interdisciplinar. 1996. (Outra).
.II Semana de Integração do Aluno da UEL. 1994. (Outra).
.II Simpósio Brasileiro de Terapia da Palavra. 1992. (Simpósio).
.Encontro das Comissões de Extensão da UEL. 1989. (Encontro).
.II Ciclo de Palestras: Ambiente Físico de Trabalho X Saúde Ocupacional. 1989. (Outra).
.VII Simpósio de Estagiários do Centro de Ciências Biológicas. 1988. (Simpósio).
.II Encontro Paranaense de Psicologia. 1988. (Encontro).
.II Encontro de Extensão do Centro de Ciências Biológicas. 1988. (Encontro).
.VI Simpósio de Estagiários do Centro de Ciências Biológicas. 1987. (Simpósio).
.I Encontro Paranaense de Psicologia e X Semana de Psicologia da PUC-PR. 1987. (Encontro).
.Projetos de Pesquisas do Departamento de Psicologia Geral e Experimental. 1986. (Seminário).
.V Simpósio de Estagiários do Centro de Ciências Biológicas. 1986. (Simpósio).
.Conferência - Organização Sistêmica de Recursos Humanos: Análise de Tarefas e planejamento dos sistemas de Recrutamento, Seleção, Treinamento e Avaliação de Desempenho. 1986. (Outra).
.Apresentação dos Projetos de Extensão Desenvolvidos pelo Departamento de Psicologia Geral e Experimental. 1986. (Outra).
.Ciclo de Palestras: Psicologia Organizacional. 1986. (Outra).
.I Ciclo de Palestras e Debates sobre Ensino de Graduação na UEL. 1985. (Outra).
.Encontro de Professores que Atuam nos Cursos de Estudos Adicionais. 1982. (Encontro).
.Seminário de Estudos Integrados - Considerações em Psicologia. 1979. (Seminário).
.III Semana de Psicologia. 1979. (Outra).
.II Jornada de Psiquiatria de Londrina. 1975. (Outra).
.III Reunião Anual de Psicologia. 1973. (Outra).
Participação em bancas
GONÇALVES, A. A. F.. A negociação de conflitos e seus reflexos no trabalho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Satisfação no trabalho: um estudo entre os profissionais da saúde que atuam em uma escola especial. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Trabalho e Subjetividade: uma reflexão sobre o discurso organizacional e as implicações psíquicas para o trabalhador em cargos de comando. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; PISICCHIO, R. J.. O significado da aposentadoria para os funcionários da central de esterilização de um hospital escola público. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; GONÇALVES, S. O.. O fazer e o pensar sob o paradigma taylorista. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; LIMA, A. B.. Psicologia do trabalho e identidade: um estudo sobre a identidade social e profissional do psicólogo organizacional e do trabalho. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; CRUCIOL, C. V.. O trabalho de um caminhoneiro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
MATIAS, M. C. M.;GONÇALVES, A. A. F.. Sofrimento e trabalho: uma investigação com feirantes. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; CRUCIOL, C. V.. A separação de materiais recicláveis: mais que uma nova profissão, uma resposta do desemprego. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; MATIAS, M. C. M.. Buscando estratégias de prevenção em saúde do trabalhador: considerações a partir da experiência em uma empresa metalúrgica. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; Rodrigues R. R. J.; GONÇALVES, S. O.. A importância da educação continuada na empresa: o caso de uma empresa de energia elétrica. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; LIBONI, M. T. L.; Rodrigues R. R. J.. Representação da profissão: um estudo com os professores do ensino médio. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; CONTANI, M. L.; GONÇALVES, S. O.. As redes informais de comunicação num ambiente de supermercado. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Seleção de pessoal: uma análise dos requisitos exigidos por empresas da cidade de Umuarama. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Treinamento de pessoal em relacionamento interpessoal: do diagnóstico à avaliação. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; CRUCIOL, C. V.; SOUZA, R. M. B.. Alguns dados sobre o papel do Psicólogo Organizacional que atua no setor de RH em empresas de Londrina. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; Rodrigues R. R. J.; Ferreira, S. L.. A visão de profissionais de recursos humanos acerca dos portadores de deficiência mental. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Um estudo sobre a importância do plano de benefícios sociais para os trabalhadores de uma organização pública. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Reflexões acerca dos fatores causais e impactos psicossociais das lesões por esforços repetitivos. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. O impacto na motivação de funcionários a partir da implantação de programa de qualidade e ISO 9000. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Qualidade de vida no trabalho e seu impacto sobre o trabalhador. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Identidade e trabalho: implicações no mundo moderno. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Mudanças bruscas de paradigmas organizacionais e seus efeitos sobre o comportamento e saúde do trabalhador. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Mudança organizacional: reações de profissionais de vendas às mudanças ocorridas na organização. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Polícia Militar: organização e subjetividade. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Relações de trabalho: um estudo da parceria entre motorista/cobrador em uma empresa do setor de transporte coletivo. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Treinamentos gerenciais numa instituição financeira pública: a questão da instrutoria interna e externa. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. As transformações no sistema capitalista e seus impactos sobre o trabalho: inovações que atingem uma empresa de telecomunicações. 1998. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; MATIAS, M. C. M.; GONÇALVES, S. O.. Saúde mental e sofrimento no trabalho. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; HELOANI, J. R.; COELHO, E. A.. Monografia. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; UCHIDA, S.; CRUCIOL, C. V.. Monografia. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. O trabalho desvinculado da singularidade do indivíduo: um estudo com profissionais de nível superior. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. A inveja nas organizações: fator de motivação ou destruição. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Terceirização: reflexão sobre a questão do envolvimento do terceiro nas organizações. 1995. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; COELHO, E. A.; LIMA, A. B.; BULGACOV, Y. L. M.; GONÇALVES, S. O.. Banca examinadora de concurso público para provimento do cargo de professor, na área de organizacional, do Departamento de Psicologia Social e Institucional. 1998. Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Membro de banca examinadora para o concurso público para admissão de docentes da, na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 1995. Universidade Estadual de Londrina.
Ferreira, S. L.;GONÇALVES, A. A. F.; MARTINS, J. B.. Banca Examinadora para promoção Internível de Professor Adjunto, nível AD-A para Professor Adjunto, nível AD-B. 2015. Universidade Estadual de Londrina.
COELHO, E. A.;GONÇALVES, A. A. F.; PISICCHIO, R. J.. Banca Examinadora para Promoção Inter-classe de Professor Adjunto, nível AD-D para Professor Associado, nível AC-A. 2014. Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; Liboni, T.L.; PISICCHO, R. J.. Comissão Examinadora de Seleção do Curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2003. Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.; MATIAS, M. C. M.; PISICCHO, R. J.. Comissão Examinadora de Seleção do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2003. Universidade Estadual de Londrina.
GONÇALVES, A. A. F.. Banca examinadora para promoção inter-nível de professor assistente, nível AS-A para AS-B, do professor Alexandre Bonetti Lima. 2000. Universidade Estadual de Londrina.
Orientou
Trabalho e Aposentadoria da polícia civil do estado de São Paulo: um estudo de caso; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Trabalhar é uma boa ideia? A percepção de dois colaboradores com mais de 51 anos sobre o trabalho em uma empresa agroavícola do Norte do Paraná; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Trabalho voluntário: um estudo de caso; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
O homem do campo: um estudo de caso; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Trabalho: relações de prazer e sofrimento; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Efeitos da aposentadoria sobre a identidade de servidores públicos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Prazer e Sofrimento no trabalho; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
A inter-relação entre condições e organização do trabalho e doenças psicossomáticas em auxiliares de enfermagem do município de Londrina-PR; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
M; Morgado Riback; O treinamento como Instrumento de Poder nas Organizações; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Pletz Nonino; Trabalho, Aposentadoria e Gênero: um estudo de caso; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Trabalho informal e saúde mental: um estudo com catadores de papel - os profetas da ecologia; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Trabalho Voluntario: prazer ou deve?; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Sofrimento no trabalho do auxiliar de enfermagem com dois vínculos empregatícios; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Sofrimento no Trabalho do auxiliar de enfermagem com dois vínculos empregatícios; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Interdisciplinaridade na saúde pública; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Psicologia do trabalho e administração de recursos humanos: uma análise histórica das transformações e influências sofridas no sistema capitalista; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Sofrimento humano no trabalho: um estudo de caso numa U; T; I; adulto de um hospital escola; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Condição feminina: discriminação e emancipação na sociedade e na organização; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Um estudo sobre o processo de aposentadoria voluntária de empregados de uma empresa de economia mista de Londrina; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
O sofrimento nas organizações: o impacto da organização do trabalho sobre a saúde do trabalhador; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
O psicólogo organizacional: sua formação e habilitação para o treinamento de pessoal; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
A subjetividade no trabalho criativo: uma abordagem psicanalítica; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves;
Produções bibliográficas
-
Andreza Daher Delfino Sentone ; GONÇALVES, A. A. F. . Sofrimento no Trabalho: significado para o auxiliar de enfermagem com dois vínculos empregatícios. Semina. Ciências Biológicas e da Saúde , v. 23, p. 33-38, 2002.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. . Preparação Psicológica para o Trabalho. Psicologia em Estudo , Maringá, v. 4, n.1, p. 83-97, 1999.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. . Funções das Normas dos Grupos de Trabalho nas Organizações. Temática Publicação do Departamento de Administração da Uel, Londrina, v. 3, n.1, p. 15-22, 1985.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; BROCHADO, Á. C. A. ; RAUSCH, D. ; VARGAS, H. S. ; GAZAL, M. ; CONSTANTINO, V. . A Violência e a Segurança Nacional. Segurança e Desenvolvimento Revista da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, n.183, p. 55, 1980.
-
GONÇALVES, A. A. F. . Pedaços de vida: Amor e Sensibilidade. 1. ed. Londrina: Midiograf, 2008. v. 1. 114p .
-
GONÇALVES, A. A. F. ; Passos, A.G. L ; CAMARGO, I. C. R. . Envelhecimento, trabalho e tempo livro: desmistificando essa relação. In: Dra. Maria Cristina Moreno Matias; Dr. José Antônio Damásio Abib. (Org.). Sociedade em transformação: estudo das relações entre trabalho, saúde e subjetividade. Londrina: EDUEL, 2006, v. , p. -.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. . Envelhecimento, trabalho e aposentadoria: desmistificando essa relação. In: III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: Coletividade e subjetividade na sociedade contemporânea, 2007, Maringá. Anais do III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: Coletividade e subjetividade na sociedade contemporânea, 2007.
-
GONÇALVES, A. A. F. . Na imensidão do azul: produção e poesia na contemporaneidade. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2003.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; NEVES, M.A.A. ; CASAGRANDE, E. . Um estudo sobre a identidade de trabalhadores prestes a se aposentar. In: I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM, 2003, Maringá. Anais do I congresso Internacional de Psicologia e V Semana da Psicologia da UEM, 2003.
-
PAULA, A.S. ; GONÇALVES, A. A. F. ; MARTINS, C.M.O. ; OLIVEIRA, H.M.F. ; SARTORI, R.M. . Subjetividade e Espaços Construídos: um estudo com crianças. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; SOUZA, G. E. W. ; SOUZA, J. . Envelhecendo nas organizações: uma visão psicológica. In: II Encontro Paranaense de Psicologia Social: Subjetividade e Ação - Compromisso Social da Psicologia, 2001, Maringá. Programa e Resumos do II Encontro Paranaense de Psicologia Social. Maringá: Massoni, 2001. p. 236-237.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; MATIAS, M. C. M. ; BOUNASSAR, D. B. ; REBOUÇAS, G. B. . Trabalho e identidade - reconstruindo o modo de ser dos profissionais da equipe do Programa Saúde da Família. In: II Encontro Paranaense de Psicologia Social: Subjetividade e Ação - Compromisso Social da Psicologia, 2001, Maringá. Programa e Resumos do II Encontro Paranaense de Psicologia Social. Maringá: Massoni, 2001. p. 241.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. ; ANTUNES, C. . Qualificação psicológica para o trabalho. In: XVIII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2001. Anais do XVIII SEURS, 2001. p. 27.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; ALBERTONI, G. B. . Trabalho informal e saúde mental: um estudo com catadores de papel - os profetas da ecologia. In: IV Mostra de Monografias do Curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho da UEL, 2001, Londrina. Anais da IV Mostra de Monografias do Curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho da UEL. Londrina: UEL, 2001.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; ARAÚJO, R. R. . Trabalho voluntário: prazer ou dever?. In: IV Mostra de Monografias do Curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho da UEL, 2001, Londrina. Anais da IV Mostra de Monografias do Curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho da UEL. Londrina: UEL, 2001.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; MATIAS, M. C. M. ; BOUNASSAR, D. B. ; REBOUÇAS, G. B. . Trabalho e Identidade: um estudo do cotidiano da equipe de saúde do Programa Saúde da Família. In: 8º Simpósio de Estudantes da UNIFIL, 2001, Londrina. Anais do 8º Simpósio de Estudantes da UNIFIL. Londrina: IFL, 2001. p. 33.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. ; NASCIMENTO, M. A. N. ; VILLA, P. Y. ; JUNQUEIRA, R. D. ; GIANNECCHINI, C. L. . A transição escola X trabalho: apoio psicológico. In: IV Congresso Londrinense de Biologia Aplicada à Saúde, 2001, Londrina. Biosaúde - Revista do Departamento de Ciências Patológicas - CCB. Londrina: UEL, 2001. v. 3. p. 94.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. . A transição escola X trabalho: apoio psicológico. In: XI Encontro Nacional da ABRAPSO: Psicologia Social e Transformação da Realidade Brasileira - desafios e perspectivas para a ABRAPSO 21 anos depois, 2001, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2001.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; MATIAS, M. C. M. ; REBOUÇAS, G. B. . Trabalho e identidade: um estudo do cotidiano da equipe de saúde do Programa Saúde da Família. In: VIII Encontro Regional da ABRAPSO - SP: Os Dilemas e Perspectivas para a Psicologia Social, 2000, Taquaral. Anais do VIII Encontro Regional da ABRAPSO - SP. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2000. p. 139.
-
GONÇALVES, A. A. F. . Psicologia organizacional e do trabalho: reflexões sobre sua trajetória na Universidade Estadual de Londrina na década de 90. In: I Encontro Paranaense de Psicologia Social: Práticas e Perspectivas da Psicologia Social no Final do Século, 1999, Londrina. Anais do I Encontro Paranaense de Psicologia Social. Londrina: UEL, 1999. p. 38.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; REBOUÇAS, G. B. ; PISICCHIO, R. J. . Psicologia organizacional e do trabalho: experiências de sala de aula. In: I Encontro Paranaense de Psicologia Social: Práticas e Perspectivas da Psicologia Social no Final do Século, 1999, Londrina. Anais do I Encontro Paranaense de Psicologia Social. Londrina: UEL, 1999. p. 107-108.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; MATIAS, M. C. M. ; SPOLADORE, A. K. B. ; ANDRADE, A. C. ; BOUNASSAR, D. B. ; REBOUÇAS, G. B. ; TUTIDA, E. . Identidade e trabalho: um estudo com profissionais do Programa Saúde da Família. In: I Encontro Paranaense de Psicologia Social: Práticas e Perspectivas da Psicologia Social no Final do Século, 1999, Londrina. Anais do I Encontro Paranaense de Psicologia Social. Londrina: UEL, 1999. p. 121.
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. . Intervenção junto aos jovens carentes de uma escola de informática que disputam o mercado de trabalho. In: VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO: Cidadania e participação social, 1998, Curitiba. Anais do VII Encontro Regional Sul da ABRAPSO. Curitiba: Arte 4 Editora, 1998. p. 22.
-
GONÇALVES, A. A. F. . Aposentadoria: novas perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Resgate da dignidade da pessoa idosa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Aposentadoria: considerações sobre o trabalho, identidade e projeto de vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Aposentadoria e família: em busca de sentidos para a vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Trabalho, envelhecimento e tempo livre: elaboração projetos de vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Trabalho, envelhecimento e tempo livre: elaboração projetos de vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Orientação vocacional: levantamento de potencialidades pessoais e grupais como estratégia de reinserção social de adolescentes em conflito com a lei.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. A. F. ; Carina Paula, Costelini ; Almeida, Elisa Novak ; Pezarini, Juliana ; Camacho, Aline . O trabalho da psicologia organizacional em um clínica odontológica para bebês: do diagnóstico à intervenção.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. A. F. ; Mello, Vivian Marques Figueira de . Preparação para a aposentadoria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. . Envelhecimento, Trabalho e Aposentadoria: desmistificando essa relação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. . Envelhecimento, Trabalho e Aposentadoria: desmistificando essa relação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Envelhecimento e Trabalho: Aspectos Psicológicos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. ; GONÇALVES, S. O. . A Transição Escola X Trabalho: Apoio Psicológico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. ; SOUZA, G. E. W. ; SOUZA, J. . O Poder de Pijamas: Programa de Preparação para Aposentadoria para os Policiais Militares de Londrina. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. ; MATIAS, M. C. M. ; BOUNASSAR, D. B. ; REBOUÇAS, G. B. . Trabalho e Identidade: Um Estudo do Cotidiano da Equipe de Saúde do Programa Saúde da Família. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Psicologia Organizacional e do Trabalho: Experiências de Sala de Aula. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Psicologia Organizacional e do Trabalho: Reflexões sobre sua Trajetória na Universidade Estadual de Londrina na Década de 90. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. ; MATIAS, M. C. M. ; SPOLADORE, A. K. B. ; ANDRADE, A. C. ; BOUNASSAR, D. B. ; TUTIDA, E. ; REBOUÇAS, G. B. . Identidade e Trabalho: Um Estudo com Profissionais do Programa Saúde da Família. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Qualificação Psicológica para o Trabalho. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Qualificação Psicológica para o Trabalho. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Curso de Relacionamento Interpessoal no Trabalho. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Psicologia do Trabalho. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Semana de Integração do Calouro. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Atuação do Psicólogo em Empresas. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Seleção de Pessoal: Delineamento do Perfil Funcional para Motorista e Operador de Máquina. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Provas ou Testes de Conhecimentos ou Capacidades. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . O Valor dos Instrumentos de Seleção. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . O Uso de Trabalho em Grupo como Estratégia de Seleção. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . A Tomada de Decisão Através da Tática de Seleção Via Trabalho em Grupo. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Debate: A História da Psicologia. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . A Atuação do Psicólogo na Área Organizacional. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Coordenação da Sessão Científica VII do 5º Simpósio de Estagiários do Centro de Ciências Biológicas. 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Debate: Aspectos Éticos em Psicologia Organizacional. 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Políticas de Recursos Humanos na Percepção dos Funcionários de uma Grande Empresa no Município de Londrina. 1983. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Entrevista de Desligamento: Uma Reflexão sobre a Importância da Técnica para as Políticas de Recursos Humanos. 1983. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Seleção e Avaliação de Desempenho de Candidatos ao Curso: Auxiliar do CCS - Clínica de Odontologia Restauradora. 1983. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Retrospecto Histórico da Psicologia Organizacional. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Papel do Psicólogo Organizacional. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Noções de Psicologia Evolutiva da Infância e da Adolescência. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GONÇALVES, A. A. F. . Papel do Psicólogo Escolar. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMARGO, I. C. R. ; BULGACOV, Y. L. M. ; GONÇALVES, A. A. F. ; HELOANI, J. R. ; Liboni, T.L. ; LIMA, A. B. ; MATIAS, M. C. M. ; PISICCHIO, R. J. ; SOUZA, R. M. B. ; UCHIDA, S. ; Abib, J. A. D. ; Sato, L. ; Souza, M. P. R de ; Carlo, J. de . Sociedade em transformação: estudo das relações entre trabalho, saúde e subjetividade. Londrina, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
GONÇALVES, A. A. F. ; MATIAS, M. C. M. ; SPOLADORE, A. K. B. ; ANDRADE, A. C. ; BOUNASSAR, D. B. ; TUTIDA, E. ; REBOUÇAS, G. B. . Identidade e trabalho: um estudo do cotidiano da equipe de profissionais do Programa Saúde da Família. 2001. (Relatório de pesquisa).
GONÇALVES, A. A. F. . A Questão Ética: Início, Fundamentação e a Crise Moral. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. A. F. . Relações Interpessoais no Trabalho. 1986. .
GONÇALVES, A. A. F. . PMK - Psicodiagnóstico Miocinético. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. A. F. . PMK - Psicodiagnóstico Miocinético. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. A. F. . Relações Interpessoais. 1985. .
GONÇALVES, A. A. F. . Reflexão sobre a Importância das Relações Informais num Grupo de Trabalho. 1984. .
GONÇALVES, A. A. F. . Reflexão sobre Chefia e Liderança. 1984. .
GONÇALVES, A. A. F. . Técnicas de Entrevista de Desligamento. 1984. .
GONÇALVES, A. A. F. . Psicodiagnóstico Miocinético - PMK. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GONÇALVES, A. A. F. . Aperfeiçoamento em Recrutamento e Seleção de Pessoal para Médias e Pequenas Empresas. 1983. .
GONÇALVES, A. A. F. . Relações Interpessoais no Trabalho. 1982. .
GONÇALVES, A. A. F. . Técnicas de Atendimento ao Público. 1981. .
GONÇALVES, A. A. F. . Pesquisa para levantamento do número de excepcionais em idade escolar existente. 1968. (Pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2014
Perfil de trabalhadores de instituição universitária pública em pré-aposentadoria: Sentimentos e Perspectivas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves - Coordenador.
Prêmios
2006
Homenagem e Agradecimento Especial - contribuição para construção e consolidação da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina.
1990
Nome de turma do curso de Psicologia, Universidade Estadual de Londrina.
1987
Paraninfa do curso de Psicologia, Universidade Estadual de Londrina.
1982
Nome de turma do curso de Psicologia, Universidade Estadual de Londrina.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional. , Campus Universitário, Centro, 86020061 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 3714487, Ramal: 4487
Experiência profissional
1993 - 1993
Centro de Estudos Superiores de LondrinaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1993 - 05/1993
Ensino, Administração de Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Recrutamento e Seleção de Pessoal
1980 - 1982
Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão Colégio de AplicaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1980
Ensino,,Disciplinas ministradas, Estudos Adicionais para Formação de Professores na Área de Deficiência Mental
1979 - Atual
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão - Envelhecimento trabalho e aposentadoria: desmistificando essa relação..
-
02/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Atividade de extensão realizada, A transição escola-trabalho: apoio psicológico.
-
01/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Linhas de pesquisa
-
12/1998
Direção e administração, Curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/1998
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
-
01/1993
Ensino, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Temas recentes em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Seminários de Pesquisa e Intervenção
-
08/1979
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Psicologia Organizacional e do Trabalho
-
03/1999 - 03/2001
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Coordenadora da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.
-
12/1998 - 01/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Linhas de pesquisa
-
01/1979
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Linhas de pesquisa
-
08/1998 - 02/1999
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Coordenadora da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.
-
12/1996 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Membro suplente da comissão coordenadora do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
-
06/1998 - 06/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Membro suplente da comissão examinadora de seleção do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
-
01/1998
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Trabalho II
-
11/1997 - 12/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Membro de comissão examinadora de seleção do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
-
01/1997
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia aplicada a Secretariado Executivo
-
01/1996
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia aplicada à Administração, Psicologia aplicada à Contabilidade
-
12/1994 - 11/1996
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Membro titular da comissão coordenadora do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
-
08/1994 - 12/1994
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
-
12/1991 - 12/1993
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Social e Institucional.,Cargo ou função, Coordenadora da área de Psicologia Organizacional.
-
02/1989 - 02/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.,Cargo ou função, Membro da comissão de extensão do Departamento de Psicologia Geral e Experimental.
-
11/1988 - 11/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.,Cargo ou função, Membro da comissão para a criação e implantação da Revista de Extensão da UEL.
-
12/1986 - 12/1988
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.,Cargo ou função, Membro do colegiado dos cursos da área de Estudos Sociais Aplicados.
-
06/1981 - 12/1982
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.,Cargo ou função, Membro do colegiado dos cursos da área de Ciências Rurais e de Tecnologia.
-
01/1980
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Trabalho II
-
01/1980
Serviços técnicos especializados , Colégio de Aplicação, .,Serviço realizado, Processo de eleição de candidatos ao Curso de Estudos Adicionais pra Formação de Professores nas Áreas de Deficiência Mental e Deficiência da Áudio-Comunicação.
-
02/1981 - 03/1981
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.,Cargo ou função, Membro de comissão para selecionar candidatos para possível contratação como auxiliares de ensino.
-
03/1980
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.,Cargo ou função, Membro suplente do colegiado de cursos da área de Ciências Rurais e Tecnologia.
-
01/1980
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia aplicada à Fisioterapia
1974 - 1978
Companhia Cacique de Café SolúvelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 0
Atividades
-
09/1976 - 03/1978
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Auxiliar Técnico de Recrutamento e Seleção.
-
08/1976 - 08/1976
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Auxiliar de Recursos Humanos.
-
02/1976 - 07/1976
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Auxiliar de Pessoal.
-
08/1974 - 01/1976
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Auxiliar Administrativo.
1969 - 1974
Instituto Londrinense de Educação para Crianças ExcepcionaisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1969 - 12/1974
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Especial
1968 - 1969
Prefeitura Municipal de Bela Vista do ParaísoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações:
Lecionou na Escola Isolada Barão do Rio Branco no Sítio Santa Fé - Bela Vista do Paraíso.
Atividades
-
03/1968 - 01/1969
Ensino,,Disciplinas ministradas, 1º Grau
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aurora Aparecida Fernandes Gonçalves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?