Rosita Edler Carvalho
Possui graduação em Orientação Educacional pela Universidade Santa Úrsula(1966), graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula(1972), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1965), especialização em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro(2009), especialização em Teoria e Técnicas Psicopedagógicas pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro(2008), especialização em Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto de Pesquisas Educacionais, Serviço de Ortofrenia e Psicologia(1962), mestrado em Políticas Públicas pela Escola Superior de Guerra(1984), mestrado em Psicologia pelo Fundação Getúlio Vargas(1977), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1996), ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro(1956), aperfeicoamento em Teoria e Prática Psicopedagógica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1982) e aperfeicoamento em Planejamento em Educação Especial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1977). Atuando principalmente nos seguintes temas:transtorno de aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 24/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
1989 - 1996
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Atendimento Educacional Especializado em Organizações Governamentais de Ensino a Alunos que Apresentam Distúrbios de Aprendizagem: Discurso e Prática
Orientador: Alda Judith Alves-Mazzoti
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: transtorno de aprendizagem.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Políticas Públicas
1984 - 1984
Escola Superior de Guerra
Título: Indicadores de Qualidade do Ensino Superior Brasileiro,Ano de Obtenção: 1984
Orientador: Pedro Figueiredo
Palavras-chave: indicadores; ensino superior.
Mestrado em Psicologia
1974 - 1977
Fundação Getúlio Vargas
Título: Estudo da Estrutura e Funcionamento da Educação Especial nos Sistemas Estaduais de Educação do Brasil,Ano de Obtenção: 1977
Orientador: Olívia da Silva Pereira
Bolsista do(a): Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. Palavras-chave: educação especial; psicologia.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Neuropsicologia
2008 - 2009
Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro
Título: Organização de um Acervo Teórico-metodológico na Área Infantil, para o curso de especialização oferecido na Santa Casa
Orientador: Daniela Carin
Especialização em Teoria e Técnicas Psicopedagógicas
2007 - 2008
Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro
Título: Estudo de caso de uma criança com dificuldade de aprendizagem
Especialização em Especialização em Psicopedagogia
1962 - 1962
Instituto de Pesquisas Educacionais, Serviço de Ortofrenia e Psicologia
Título: não houve
Aperfeiçoamento em Teoria e Prática Psicopedagógica
1982 - 1982
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: não houve. Ano de finalização: 1982
Orientador: Jorge Visca
Aperfeiçoamento em Planejamento em Educação Especial
1977 - 1977
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: não houve. Ano de finalização: 1977
Formação complementar
2014 - 2014
Extensão universitária em Treinamento no Uso da CIF. (Carga horária: 40h). , Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, CEAP/FSP, Brasil.
2013 - 2013
Estimulação Precoce. (Carga horária: 40h). , Universidade Corporativa da Rede Apae, UNIAPAE, Brasil.
2013 - 2013
Atualização em Neuropsicologia: Funções Executivas. (Carga horária: 8h). , Neuroclínica, NEUROCLÍNICA, Brasil.
2013 - 2013
Estimulação Precoce. (Carga horária: 40h). , Universidade Corporativa da Rede Apae, UNIAPAE, Brasil.
2010 - 2010
Neurociência e Aprendizagem. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Psicopedagogia-Seção Rio de Janeiro, ABPP, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Educação Especial. (Carga horária: 360h). , Ministerio de Educacion Y Ciencia, MECESP*, Espanha.
1979 - 1979
Extensão universitária em Teoria e Técnica Psicopedagógicas. (Carga horária: 38h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
CARVALHO, R. E. . Membro do Comitê Organizador do VIII Encuentro Internacional La Educación Hoy: más allá de la diversidad. 2014. (Congresso).
CARVALHO, R. E. . VIII Encuentro Internacional la Educacions Hoy? más allá de la diversidad. 2014. (Outro).
CARVALHO, R. E. . Membro do Comitê Organizador do VII Encuentro Internacional La Educación Hoy: más allá de la diversidad. 2012. (Congresso).
CARVALHO, R. E. . Coordenação da "Divulgação da Política de Atenção Integral e Integrada para a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla" durante o XXIV Congresso Nacional das APAEs. 2011. (Congresso).
CARVALHO, R. E. . coordenação da palestra "Impacto da violência sobre a saúde de portadores de deficiência e perspectivas de atendimento às vítimas e seus familiares", no Seminário Internacional "Perspectivas de Enfrentamento dos Impactos da Violência sobre a Saúde Pública". 2007. (Outro).
Participação em eventos
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. --. 2016. (Congresso).
II Fórum de Educação Inclusiva do IFAP e I Encontro dos NAPNE´S.Desenho Atual da Educação especial no Brasil. 2016. (Encontro).
IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação.Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de educação especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em. neurociências e educação especial. 2016. (Congresso).
VXI Congresso Internacional de Educação da LBV. O Cérebro vai para a escola e o coração vai junto. 2016. (Congresso).
III Seminário do CEDEI 2015- Formação Continuada de professores na educação infantil? distintos olhares com a temática.A Inclusão de crianças com deficiência na educação infantil. 2015. (Seminário).
IX Seminário de Educação da DEPA: Compartilhando práticas escolares.Proposta educativa de orientação inclusiva e aspectos éticos. 2015. (Seminário).
X Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. --. 2015. (Congresso).
Aula Inaugural do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial, turma 2014.aula inaugural. 2014. (Outra).
Fórum Mundial de Educação: pedagogia, regiões metropolitanas e pedagogia.Educação, diversidade e Inclusão. 2014. (Outra).
I Seminário em Educação Inclusiva: Desafios e Propostas da Inclusão Escolar.--. 2014. (Seminário).
I Seminário em Educação Inclusiva: Desafios e Propostas da Inclusão Escolar.Educação Inclusiva com os pingos nos is. 2014. (Seminário).
IV Jornada de Inclusão.Barreiras Atitudinais. 2014. (Outra).
IV Jornada de Inclusão - Barreiras Atitudinais.participação como palestrante. 2014. (Outra).
Sua escola na regência de um aprendizado colaborativo.Neurociências para as práticas de ensino-aprendizagem. 2014. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Perspectivas para a Educação especial no Brasil: Políticas e práticas. 2014. (Congresso).
VIII Encuentro Internacional La Educación Hoy: más allá de la diversidad.participação como palestrante. 2014. (Encontro).
VI Seminário INOVA.Atendimento Educacional Especializado: como proceder, sendo educador?. 2014. (Seminário).
VI Seminário INOVA.Atendimento Educacional Especializado: Como proceder, sendo educador?. 2014. (Simpósio).
XVIII Semana de Estudos pedagógicos.A Contribuição da Neurociência para as práticas de ensino e aprendizagens da infância. 2014. (Outra).
XXV Congresso Nacional das APAEs / VI Fórum de Autogestão e Autodefensoria / 44 Congresso Estadual das APAEs do Paraná. participação como palestrante. 2014. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação do estado de Pernambuco. A Étca no uso dos resultados de avaliação? Desafios para Gestores, avaliadores e avaliados. 2013. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação do Estado de Pernambuco. A Ética no Uso dos Resultados de Avaliação: Desafios para Gestores, Avaliadores e Avaliados. 2013. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação do Estado de Pernambuco. mesa de debates Dificuldades ou Distúrbios? Quando a Avaliação Multiprofissional é Determinante na Aprendizagem?. 2013. (Congresso).
II Encontro Dial[ogico de 2013.As contribuições da Neuropsicologia para Aprendizagem. 2013. (Encontro).
II Encontro Dialógico.As Contribuições da Neuropsicologia para Aprendizagem. 2013. (Encontro).
II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família da Pessoa com Deficiência Intelectual & XII Congresso da Rede Mineira das Apaes. participação como palestrante. 2013. (Congresso).
II Fórum Mineiro de Autogestão, autodefesa e Família da Pessoa com Deficiência Intelectual e XII Congresso da rede Mineira das APAES. --. 2013. (Congresso).
IV Encontro Estadual da Associações Pestalozzi-RJ.participação como palestrante. 2013. (Encontro).
IV Encontro Estadual das Associações Pestalozzi.Educação Inclusiva. 2013. (Encontro).
IV Psicologia Social e Educação: Cartografando Práticas & III Encontro de Psicologia Educacional/Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ.Mesa Redonda "Descobrindo eficiências nas deficiências. Potencialidades, sonhos e perspectivas". 2013. (Encontro).
IV Psicologia Social e Educação. Cartografando Práticas e III Encontro de Psicologia Educacional/Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ.Descobrindo eficiências nas deficiências. Potencialidades, sonhos e perspectivas.. 2013. (Encontro).
X Encontro Catarinense de Psicopedagogia - O Processo de Inclusão Social e a Psicopedagogia.Educação Inclusiva: Do que estamos falando?. 2013. (Encontro).
X Encontro Catarinense de Psicopedagogia- O processo de inclusão social e a psicopedagogia.Educação Inclusiva? do que estamos falando?. 2013. (Encontro).
XIV Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura:- "Escola Democrática e Popular: Compromisso com os Aprendizagens.Educação Inclusiva com os pingos nos is. 2013. (Seminário).
XIV Seminário Lation-Americano de Educação e Cultura.Educação Inclusiva com os pingos nos is. 2013. (Seminário).
6° Congresso Internacional de Educação e Maceió. A ética no uso dos resultados da avaliação: desafio para gestores, avaliadores e avaliados. 2012. (Congresso).
Educador Futuro.A ética no uso dos resultados da avaliação: desafio para gestores, avaliadores e avaliados. 2012. (Outra).
III Congresso Íbero-Americano de Deficiência Intelectual. Oficina para pedagogos "Participação política, identidade e inclusão social". 2012. (Congresso).
Seminário sobre o Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência no Brasil.participação como palestrante. 2012. (Seminário).
Simpósio de Afetividade e Inteligência.O Cérebro vai pra Escola e o Coração vai Junto. 2012. (Seminário).
VII Encuentro Internacional - Inclusión: ances, retos y propuestas alternas.Educação Inclusiva e a Criação de Vínculos: Um Novo Olhar. 2012. (Oficina).
6° Ético Interage - Encontro Nacional de Educadores.A escola e o desafio do currículo: educar para a igualdade, educar para a diferença. 2011. (Encontro).
8ª Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro.A ética no uso dos resultados da avaliação: desafio para gestores, avaliadores e avaliados. 2011. (Outra).
IV Seminário UNDIME/MG.participação como palestrante. 2011. (Seminário).
Jornada com Vitor da Fonseca. 2011. (Outra).
Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família da Pessoa com Deficiência Intelectual e XI Congresso da Rede Mineira das APAEs. participação como palestrante. 2010. (Congresso).
VI Encuentro Internacional de Inclusión Educativa "Y de la Etica, Qué?". 2010. (Encontro).
7° Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. A ética no uso dos resultados da avaliação: desafio para gestores, avaliadores e avaliados. 2009. (Congresso).
7° Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. A ética no uso dos resultados da avaliação: desafio para gestores, avaliadores e avaliados. 2009. (Congresso).
Ciclo de Debates "Inclusão escolar: práticas e teorias".participação como palestrante. 2008. (Outra).
Congresso Brasileiro sobre Dificuldades de Aprendizagem e do Ensino. Dificuldades da aprendizagem: abordagens da psicopedagogia. 2008. (Congresso).
Congresso Nacional de Inclusão e Diversidade. participação na plenária "Educação inclusiva". 2008. (Congresso).
II Congresso Internacional de Educação. Profissão educador: a busca por novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem. 2008. (Congresso).
V Encuentro Internacional "Pensar(se) la Inclusión".participação como palestrante. 2008. (Encontro).
VIII Seminário Acontecendo na 8ª CRE.educação inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem. 2008. (Seminário).
1° Simpósio de Psicopedagogia da Região Sudeste.participação como palestrante. 2007. (Simpósio).
2° Encontro de Educadores "A escola aprendendo com a diferença".participação como palestrante. 2007. (Encontro).
I Encontro "Comoartilhando Eficiências".educação inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem. 2007. (Encontro).
I Jornada Serrana de Aprendizagem e Inclusão Escolar.Educação inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem. 2007. (Outra).
Câmara Técnica "Década das Pessoas com Deficiência 2006-2016". 2006. (Outra).
IV Encuentro Internacional sobre Integración e inclusión educativa y social.participação como conferencista. 2006. (Encontro).
IV Seminário de Educação do Rio de Janeiro.mediadora do fórum Conhecer para construir uma educação de qualidade. 2006. (Seminário).
V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2006. (Outra).
VI Seminário de Educação Especial "Educando para a Diversidade". 2006. (Seminário).
III Seminário de Educação do Rio de Janeiro.mediadora do fórum A escola tem tido desempenho positivo para a melhoria da sociedade?. 2005. (Seminário).
III Seminário de Educação do Rio de Janeiro.mediadora do fórum Qual a relação efetiva entre aprendizagem e formação?. 2005. (Seminário).
I Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro.participação como palestrante. 2005. (Outra).
I Seminário de Educação de Curitba.Aprender a aprender: do que estamos falando?. 2005. (Seminário).
Seminário "Educação Inclusiva: Relevância e Desafios.participação como palestrante. 2005. (Seminário).
3° Congresso de Educação da Zona Oeste. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". 2004. (Congresso).
III Jornada Médica Odontológica da Ilha do Governador.participação como palestrante. 2004. (Outra).
IV Seminário de Educação Especial "Descobrindo os Novos Rumos da Prática Pedagógica". 2004. (Seminário).
V Congresso Estadual das APAEs do Estado do Espírito Santo. A escola especial no contexto da educação inclusiva. 2004. (Congresso).
VIII Encontro para Educadores do Grupo de Estudos e Consultórios de Fonoaudiologia e Psicomotricidade Mariângela Stampa.Educação inclusiva: com os pingos nos "is". 2004. (Encontro).
III Seminário "Acontecendo na 8ª CRE - Em busca de uma nova realidade".participação como palestrante. 2003. (Seminário).
I Seminário de Educação do Rio de Janeiro. 2003. (Seminário).
IV Encontro Regional "Reflexões da Prática Cotidiana em Educação Especial".participação como palestrante. 2003. (Encontro).
IV Seminário de Educação Especial do Mercosul. 2003. (Seminário).
Seminário "O Movimento da Inclusão na Escola".participação como palestrante. 2003. (Seminário).
40° Encontro Nacional das APAEs do Paraná.Oficina "O processo de educação inclusiva: com os pingos nos 'is'". 2001. (Encontro).
Removendo Barreiras para a Aprendizagem: educação inclusiva.participação como conferencista. 2001. (Encontro).
Seminário "Educação Inclusiva: Ressignificando as Diferenças".participação como palestrante. 2001. (Seminário).
VIII Congresso Sul-Brasileiro da Qualidade na Educação. participação como palestrante. 2001. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação Pública Educação para Todos - O Desafio do Terceiro Milênio. participação como conferencista. 2000. (Congresso).
Congresso Internacional dos Expoentes na Educação. 2000. (Congresso).
Encontro "Educação Inclusiva".participação na oficina Educação Inclusiva. 2000. (Oficina).
I Seminário em Educação Especial.A política de educação especial no Brasil. 2000. (Seminário).
XVIII Jornada de Alfabetização "Ode a Paulo Freire".participação como palestrante. 2000. (Outra).
19° Congresso Nacional das APAEs. 1999. (Congresso).
III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial. conferencista do tema "Avaliação psicopedagógica na proposta inclusiva". 1999. (Congresso).
I Seminário Inclusão & Cidadania Plena da Pessoa Portadora de Deficiência e III ExpoDEF Artes.participação como palestrante. 1999. (Seminário).
VII Jornada em Educação Especial.participação como palestrante. 1999. (Outra).
II Encontro Joseense para Síndrome de Down.participação como palestrante. 1998. (Encontro).
Seminário Nacional sobre Adaptações Curriculares para Portadores de Necessidades Especiais. 1997. (Seminário).
Assembleia Mundial sobre Inclusão Internacional. 1996. (Congresso).
Conferência Mundial sobre Ações e Estratégias em Educação, Prevenção e Integração. 1981. (Congresso).
Terceira Conferência Mundial sobre Crianças Bem Dotadas e Talentosas. 1979. (Congresso).
Terceiro Colóquio Internacional de Psicologia Escolar. 1979. (Simpósio).
Congresso Internacional de Educação Especial. 1978. (Congresso).
Primeiro Congresso Latino Americano de Psicopedagogia. 1978. (Congresso).
Congresso Nacional sobre Maria Montessori e o Problema da Educação no Mundo Moderno. 1970. (Congresso).
Segundo Congresso da Associação internacional para o Estudo Científico da Deficiência Mental. 1970. (Congresso).
Seminário Internacional para a Educação e Reabilitação de Deficientes. 1970. (Seminário).
Primeiro Seminário do Atlântico sobre o Deficiente Mental.. 1967. (Seminário).
Participação em bancas
CARVALHO, R. E.; Portugual, F T; CARRIJO, A. T.; ROCHA, J. M.. Pesquisar com Crianças a experiência na educação infantil. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, V. M.; DAMASCENO, A. R.;CARVALHO, R. E.. Atitude quanto à Educação Inclusiva de Professores do Ensino Médio em Volta Redonda - RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, R. E.; OLIVEIRA, V. M.; DAMASCENO, A. R.. Atitude quanto à educação inclusiva de professores de ensino médio em Volta Redonda- RJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, R. E.; CAVALCANTE, F. G.; SADALA, M. G. S. S.. Um Curso num Percurso de Inclusão. Contribuições da Psicanálise e da Saúde Pública para a Área Educacional. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade) - Universidade Veiga de Almeida.
BOHADANA, E.; VILARINHO, L. R. G.;CARVALHO, R. E.. Avaliação de um Curso Especial a Distância na Formação Continuada de Docentes: Possibilidades e Limites. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
CARVALHO, R. E.. Escola Regional de Meriti: um estudo sobre os limites e possibilidades de uma escola "inclusiva". 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CARVALHO, R. E.. A SIR Chegou... Análise de um Processo de Parceria entre a Educação Especial e o Ensino Comum na Rede Municipal de Porto Alegre. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CARVALHO, R. E.. Arquitetura Inclusiva: um estudo em escolas municipais de Rio de Janeiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CARVALHO, R. E.. Vias Multi-sensoriais na Aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo sobre educação de cegos. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
CARVALHO, R. E.. A Sexualidade da Pessoa com Síndrome de Down. 1999. Dissertação (Mestrado em Sexologia) - Universidade Gama Filho.
AMARAL, L. A.; KOVACZ, M. J.; TRENCHCIAMPONE, M. H.;CARVALHO, R. E.. Caminhando com Jovens Portadores de Deficiência Mental - a Revisão de um Discurso Institucional. 1998. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CARVALHO, R. E.. Bem Me Quer, Mal Me Quer... Aparência Produzindo Diferença no Cotidiano Escolar da Pessoa Portadora de Deficiência. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
CARVALHO, R. E.; CORREA, J.; VIANNA, C. C. de S.; SÁ, J. L. S. N.; KELMAN, C. A. Investigação da Construção do Número em Libas: Estudo com crianças surdas. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ALVES-MAZZOTI, A. J.; CAMPOS, P. H. F.; PINTOR, N. A. M.;CARVALHO, R. E.; COSTA, V. A.. Representações Socais De Professores Acerca Da Inclusão Escolar: Elementos Para Uma Discussão Das Práticas de Ensino. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
CARVALHO, R. E.; ALVES-MAZZOTI, A. J.; CAMPOS, P. H. F.; PINTOR, N. A. M.; COSTA, V. A.. Representações Sociais de Professores acerca da Inclusão Escolar: Elementos para uma discussão das práticas de ensino. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
MRECH, L. M.; PLAISANCE, E.; VOLTOLINI, R.; VORCARO, A. M. R.;CARVALHO, R. E.. Laço Social e Educação: um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
ARELARO, L. R. G.; SOUSA, S. M. Z. L.;CARVALHO, R. E.; SILVA, S.; ROSAR, M. F. F.. Avanços e impasses nas Políticas Públicas de Inclusão: o centro de atenção a inclusão social em Diadema. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
MRECH, L. M.; GARCIA, N.;CARVALHO, R. E.; MACEDO, L.; GIANNELLI, M. I. D. V.. Análise de Procedimentos Utilizados em uma Proposta de Formação Contínua de Educadores em Serviço para a Construção de Práticas Inclusivas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
MRECH, L. M.; MACEDO, L.;CARVALHO, R. E.. Análise dos Procedimentos Utilizados em uma Proposta de Formação de Educadores em Serviço para uma Prática Inclusiva. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
FONSECA, J. P.; PICCHI M. B.; PRIETO, R. G.; SILVA, J. M.;CARVALHO, R. E.. Em Busca da Cidadania Ativa de Pessoas Acometidas por Paralisia Cerebral: a contribuição da escola. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
CARVALHO, R. E.; BEYER, H. O.; BAPTISTA, C. R.; NAUJORKS, M. I.. Nas Entrelinhas da Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: o desafio à formação docente. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CARVALHO, R. E.. A Prática Pedagógica e o Desafio da Integração de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: uma análise reflexiva com vistas à contrução de uma proposta curricular. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CARVALHO, R. E.. Educação e Exclusão: um projeto de cidadania das pessoas com necessidades especiais. 1999. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade de São Paulo.
CARVALHO, R. E.. Processo Formal de Educação de pessoas Surdas: subsídios para (re)construção do espaço educaional para portadores de surdez. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CARVALHO, R. E.. Integração Escolar do Portador da Síndrome de Down: um estudo sobre a percepção dos educadores. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
CARVALHO, R. E.. A Deficiência e o Espaço na TV: quando a mensagem faz a diferença. 1997. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.
CARVALHO, R. E.; Portugual, F T; CARRIJO, A. T.; Pereira, R. M. R.. Pesquisar com Crianças: a experiência-escola na educação infatil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia - P.S.E da P.E Cognitiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CARVALHO, R. E.; OLIVEIRA, V. M.; DAMASCENO, A. R.; UZIEL, A. P.. Mergulho como ferramenta educacional inclusiva: avaliação da mudança de atitude de professores no ensino médio em Seropédica- RJ. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, V. M.; DAMASCENO, A. R.; UZIEL, A. P.;CARVALHO, R. E.. Mergulho como Ferramenta educacional inclusiva: avaliação da mudança de atitude de professores no ensino médio em Seropédica - RJ. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, R. E. . Educação Inclusiva e a Criação de Vínculos: Um Novo Olhar. Revista Apae Ciência , v. 1, p. 19-32, 2013.
-
CARVALHO, R. E. . Um novo olhar sobre a educação inclusiva e a criação de vínculos. Revista Aprendizagem (Pinhais, PR) , v. 5, p. 52-53, 2012.
-
CARVALHO, R. E. . Experiências de assessoramento a sistemas educativos governamentais na transição para a proposta inclusiva. Movimento (Niterói) , v. 1, p. 39-59, 2003.
-
CARVALHO, R. E. . Removendo barreiras para a aprendizagem. Integração (Brasília) , v. 13, p. 30, 2001.
-
CARVALHO, R. E. . Educação para todos - o desafio do terceiro milênio. Teoria e Prática da Educação , v. 3, p. 25-42, 2000.
-
CARVALHO, R. E. ; SANTOS, M. P. . Desenvolvendo políticas e práticas inclusivas sustentáveis: uma revisita à inclusão. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 4, p. 47-56, 1999.
-
CARVALHO, R. E. . A prática da pesquisa na organização do trabalho pedagógico em escolas inclusivas. Integração (Brasília) , v. 8, p. 40-43, 1998.
-
CARVALHO, R. E. . A LDB e a educação especial. Espaço (Rio de Janeiro. 1990) , v. 9, p. 62-66, 1998.
-
CARVALHO, R. E. . Integração, inclusão e modalidades da educação especial - mitos e fatos. Integração (Brasília) , v. 7, p. 19-25, 1997.
-
CARVALHO, R. E. . A realidade educacional brasileira e a produção da deficiência. Cadernos de Educacao Especial , v. 2, p. 30, 1997.
-
CARVALHO, R. E. . O plano decenal de educação para todos e a educação especial. Integração (Brasília) , v. 5, p. 5-11, 1994.
-
CARVALHO, R. E. . O papel da UNESCO e do MEC frente à integração. Integração (Brasília) , v. 5, p. 29-33, 1994.
-
CARVALHO, R. E. . Fundamentos Sociais da Democracia. Revista da Escola Superior de Guerra , v. 2, p. 30, 1985.
-
CARVALHO, R. E. . A universidade e a formação de professores para a educação especial. Educação Brasileira , v. 2, p. 30, 1980.
-
CARVALHO, R. E. . Escola Inclusiva: reorganização do trabalho pedagógico. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
-
CARVALHO, R. E. . Removendo Barreiras para a Aprendizagem. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
-
CARVALHO, R. E. . Educação Inclusiva: com os pingos nos "is". 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
-
CARVALHO, R. E. . A nova LDB e a educação especial. 4. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2007. v. 1.
-
CARVALHO, R. E. . Temas em Educação Especial. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
-
CARVALHO, R. E. . Uma Promessa de Futuro: aprendizagem para todos e por toda a vida. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
-
CARVALHO, R. E. . As Contribuições da Neuropsicologia para a Aprendizagem Humana. In: Simone Aline Abranches Machado. (Org.). Seminário de Educação de Passa Vinte - O Desafio de Ser Educador. 1ed.Passa Vinte: Templo, 2012, v. , p. 39-47.
-
CARVALHO, R. E. . A escola inclusiva como a que remove barreiras para a aprendizagem e para a participação de todos. In: Márcio Gomes. (Org.). Construindo Trilhas para a Educação. 2ed.Petrópolis: Vozes, 2009, v. , p. 36-50.
-
CARVALHO, R. E. . La classificación de la funcionalidad y su influencia en el imaginario social sobre las discpacidades. In: Patricia Brogna. (Org.). Visione y Revisiones sobre la Discapacidad. 1ed.Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 2009, v. , p. 137-154.
-
CARVALHO, R. E. . A incorporação das tercnologias na educação especial para a construção do conhecimento. In: Shirley Silva; Marli Vizim. (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2009, v. , p. 50-.
-
CARVALHO, R. E. . Diálogos desde a in-disciplina: para além da diversidade, a diferença. In: Isabel Letícia Medeiros; Salete Campos de Moraes; Magali Dias de Souza. (Org.). Inclusão Escolar: práticas e teorias. 1ed.Porto Alegre: Redes, 2008, v. , p. 50-.
-
CARVALHO, R. E. . Falando da integração da pessoa deficiente: coneituação, posicionamento, aplicabilidade, validade. In: Maria Teresa Mantoan. (Org.). A Integração da Pessoa com Deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. 1ed.São Paulo: Memnon edições científicas, 1997, v. , p. 202-210.
-
CARVALHO, R. E. . Ética e educação. In: Fátima Bayma de Oliveira. (Org.). Ética e Educação: o pensamento de Newton Sucupira. 1ed.Rio de Janeiro: CESGRANRIO, 1996, v. , p. 2-8.
-
CARVALHO, R. E. . Enfoque sistêmico da educação especial. In: Olivia da Silva Pereira. (Org.). Educação Especial: Atuais Desafios. 1ed.Rio de Janeiro: Interamericana, 1980, v. , p. 23-30.
-
CARVALHO, R. E. ; AGOSTINHO, C. D. ; GOMES, N. A. ; CERVO, T. F. . A importância dos processos cognitivos para a aprendizagem - O fenômeno perceptivo. Direcional educador, São Paulo, p. 16 - 21, 15 out. 2014.
-
CARVALHO, R. E. ; AGOSTINHO, C. D. ; GOMES, N. A. ; CERVO, T. F. . inclusão educacional escolar na educação infantil: a importância dos processos cognitivos para a aprendizagem. Direcional Educador, São Paulo, p. 12 - 16, 15 ago. 2013.
-
CARVALHO, R. E. ; AGOSTINHO, C. D. ; GOMES, N. A. ; CERVO, T. F. . Inclusão educacional escolar na Educação Infantil: a importância dos processos cognitivos para a aprendizagem. Direcional Educador, São Paulo, p. 1 - 50, 01 ago. 2013.
-
CARVALHO, R. E. . Um novo olhar para a educação especial na perspectiva da educação. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 12 - 14.
-
CARVALHO, R. E. . Dificuldades na aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. Revista Direcional Escolas, São Paulo, p. 14 - 17.
-
CARVALHO, R. E. . O reconhecimento da diferença de pessoas em situação de deficiência. Direcional Educador (Impresso), São Paulo, p. 12 - 14.
-
CARVALHO, R. E. . Mudando de perspectiva: das necessidades educacionais especiais à remoção de barreiras para a aprendizagem. Revista Mediação, Rio de Janeiro, p. 8 - 13.
-
CARVALHO, R. E. . A criança e a escola. Mensagem da APAE, Brasília.
-
CARVALHO, R. E. . A estruturação de um serviço de psicopedagogia. Mensagem da APAE, Brasília.
-
CARVALHO, R. E. . Educação especial - um desafio. Mensagem da APAE, Brasília.
-
CARVALHO, R. E. . Diretrizes básicas para a integração do deficiente sensorial - perspectiva preventiva. Mensagem da APAE, Brasília.
-
CARVALHO, R. E. . A educação especial no Brasil. Jornal do Brasil, seção Desafio de Hoje, Rio de Janeiro.
-
CARVALHO, R. E. . Crianças de aprendizagem lenta. Jornal do Brasil, seção Jornal do Professor, Rio de Janeiro.
-
CARVALHO, R. E. . Alfabetização e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com difulculdades de aprendizagem. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2007, Olinda. Anais Sapiens 2007: VI Congresso Internacional de Educação. Recife: Sapiens, 2007.
-
CARVALHO, R. E. . A função da escola na perspectiva da educação inclusiva. In: XIII Encontro Regional de Psicopedagogia - Seção Goiás, 2003, Goiânia. Anais do XIII Encontro Regional de Psicopedagogia - Seção Goiás, 2003.
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva. In: II Seminário de Educação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação/Rj, 2002, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário de Educação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação/Rj. Rio de Janeiro, 2002.
-
CARVALHO, R. E. . Política Nacional de Educação Especial: algumas considerações. In: Fórum Permanente de Educação e Saúde do Instituto Philippe Pinel, 2000, Rio de Janeiro. Caderno do Fórum Permanente de Educação e Saúde do Instituto Philippe Pinel. Rio de Janeiro: URFJ, 2000. v. 1.
-
CARVALHO, R. E. . Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensinagem?. In: Congresso Internacional dos Expoentes na Educação, 2000, Curitiba. Livro do Congresso Internacional dos Expoentes na Educação. Curitiba: Sistema de Ensino Expoente, 2000. v. 1.
-
CARVALHO, R. E. . Educação especial: por uma política de equalização de oportunidades. In: Conferência Nacional de Educação para Todos, 1994, Brasília. Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos, 1994.
-
CARVALHO, R. E. . A formação do professor - currículos e programas. In: IV Encontro sobre Síndrome de Down do Distrito Federal, 1994, Brasília. Anais do IV Encontro sobre Síndrome de Down do Distrito Federal. Brasília, 1994.
-
CARVALHO, R. E. . Avaliação e atendimento em educação especial. In: VII Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental, 1992, São Carlos. Anais do VII Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental. São Carlos: UFSCar, 1992.
-
CARVALHO, R. E. . Ensino do deficiente mental. In: I Encontro de Educação Especial, 1983, São Paulo. Estudos e Documentos, Anais do I Encontro de Educação Especial. São Paulo, 1983. v. 5.
-
CARVALHO, R. E. . Desenho Atual da Educação Especial no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Práticas Inclusivas e Reorganização do trabalho pedagógico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Desenho atual da educação especial inclusiva no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Neurociências e educação espcial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . O Cérebro vai para escola e o coração vai junto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Diferentes olhares sobre a Inlcusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A Inclusão de crianças com deficiências na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Proposta educativa de orientação inclusiva e aspectos éticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Neurociência e educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A Cultura do Pensar na sala de aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A Contribuição da Neurociência para as práticas de ensino e aprendizagem na infância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . mesa redonda 'Perspectivas para a Educação Especial no Brasil: políticas e práticas'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Neurociência e educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, R. E. . Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - Artigo 24. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, R. E. . A cultura do pensar na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANDRI, L. ; CARVALHO, R. E. ; BRITO, L. R. ; OLIVEIRA, E. ; POTY, V. . Grupo de Trabalho Educação, Diversidade e Inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Atendimento educacional especializado: como proceder, sendo educador?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência- Artigo 24. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A Contribuição da Neurociência para as práticas de ensino e aprendizagem na infância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Barreiras Atitudinais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Perspectivas para a educação especial no Brasil? Políticas e Práticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva com os pingos nos is. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação Especial na perspectiva da inclusão educacional escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Análise do artigo 24 da convenção internacional sobre o direito da pessoa com deficiëncia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A Educação Inclusiva e a Reorganização do Trabalho Pedagógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. ; LOPEZ, M. A. . A arte como ferramenta de aprendizagem na primeira infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . --. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A Artes como Ferramenta de Aprendizagem na primeira infância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação Inclusiva: do que estamos falando. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação Inclusiva com os pingos nos is. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A Ética no uso dos resultados de avaliação? desafios para gestores, avaliadores e avaliados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . As Contribuições da Neuropsicologia para a Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A ética no uso dos resultados de avaliaçao: desafios para gestores, avaliadores e avaliados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A inclusão que dá certo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Contribuições da Neuropsicologia para a aprendizagem humana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A criação de vínculos e a afetividade do processo de inclusão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Educação ao longo da vida, educação inclusiva, educação especial: desatando os nós nas tramas da escolarização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Contribuições da Neuropsicologia para a Aprendizagem Humana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A Escola Inclusiva Numa Sociedade Excludente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Avaliação: os Resultados estão à Altura dos Meios Empregados? Os Professores são Eficazes? E os Alunos se Apropriam dos Saberes?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Histórias da Educação Especial no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva como remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva: reorganização do trabalho pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A contribuição da Neuropsicologia para tornar o processo de ensino-aprendizagem acessível para todos e com efetividade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . O cérebro vai à escola e o coração vai junto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A proposta da educação inclusiva como reorganização do trabalho pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Integralidade das ações de atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . O sentido da educação especial na política educacional brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A inclusão que dá certo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Acessibilidade e educação inclusiva: colocando os pingos nos 'is'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Avaliando e identificando necessidades educacionais: contribuições da neuropsicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva: reorganização da proposta pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Escola especial inclusiva: novos tempos e espaços na diversidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Centro de atendimento educacional especializado: espaço para desenvolvimento de habilidades em interação com a escola regular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Uma promessa de futuro: aprendizagem para todos e para toda a vida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A escola inclusiva e a reorganização do trabalho pedagógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva: com os pingos nos 'is'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A contribuição da Neuropsicologia para a aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Aprendizagem humana: abordagem neuropsicológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva: desafios e perspectivas para os sistemas educacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A contribuição da Neuropsicologia para ampliar o do(a) psicopedagogo(a). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Remoção de barreiras para a aprendizagem: saberes e práticas sobre inclusão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Deficiência Física na Sala de Aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Construindo uma nova identidade para as escolas públicas brasileiras: em busca de sua função social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Profissão educador: a busca por novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A construção do projeto pedaógico da escola em uma orientação inclusiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Como desenvolver a cultura do pensar em sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Refletir, agir e transformar a prática pedagógica na diversidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Refletir para transformar a prática pedagógica na diversidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Avaliando e identificando necessidades educacionais: uma abordagem psicopedagógica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A ecologia inspiradora do desenvolvimento do currículo por projetos de trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual: desafios e perspectivas para a construção de um sistema educacional inclusivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Adaptações curriculares como estratégias para a inclusão escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Alfabetização e desenvolvimento da consciência fonológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A contribuição de Morin para a educação como função de responsabilidade social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A escola e o acolhimento das diferenças. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva e diversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A cultura do pensar em sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, R. E. . Avaliação para identificação de necessidades educacionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A escola e a remoção de barreiras para a aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A alfabetização e o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . A ação pedagógica na diversidade e a proposta de educação inclusiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Dificuldades de aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Colóquio: experiências educacionais inclusivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A prática pedagógica e o trabalho na diversidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Aprender a aprender: do que estamos falando?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A educação inclusiva: utopia ou realidade?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, R. E. . Desafios e perspectivas da inclusão social de pessoas em situação de deficiência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva: alguns aspectos para reflexão. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . O trabalho avaliativo no processo de inclusão de alunos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Avaliação na perspectiva das diferenças. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Planejamento e administração escolar para educação inclusiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Educação e diversidade humana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Planejamento e organização das escolas inclusivas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Trabalhando em direção à educação inclusiva e avaliando na perspectiva das diferenças. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva: do que estamos falando?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Dez Anos da Declaração de Salamanca: avaliação de uma década, proferida para os alunos da disciplina Fundamentos da Educação Especial da PUC-RIO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A função da escola na perspectiva da educação inclusiva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Avaliação numa proposta da educação inclusiva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Elementos reflexivos da educação inclusiva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Diretrizes nacionais e internacionais para a educação especial. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A psicopedagogia institucional numa abordagem da educação inclusiva. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, R. E. . A inclusão como processo natural e a exclusão como processo social. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, R. E. . As classes hospitalares e a proposta de aprendizagem para todos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Adaptações curriculares da educação especial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Integración y inclusión en el estado de Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A educação especial na nova lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação para todos: o desafio deste milênio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Formação de professores para o atendimento de alunos com necessidades especiais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . A inclusão escolar. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Diversidade na escola. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Educação inclusiva: um compromisso político com a diferença. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . Removendo barreiras da aprendizagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Avaliação para a remoção de barreiras à aprendizagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Integração e Inclusão: Proposta de Educação Especial - Pontos e Contrapontos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Surdez e processo de inclusão. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Organização da prática pedagógica na proposta inclusiva. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, R. E. . A incorporação das tecnologias na educação especial para a construção do conhecimento. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Correntes teóricas e sua influência no processo educacional. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Avaliação psicopedagógica na proposta inclusiva. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Educação Especial: Perspectivas para o próximo milênio. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Integração e Inclusão: do que estamos falando?, aula inaugural do curso de Psicopedagogia Diferencial: Diferenças na Aprendizagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, R. E. . A educação especial - tendências atuais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, R. E. . Reflexões sobre o momento atual da inclusão. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, R. E. . Removendo Barreiras na Prática Pedagógica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARVALHO, R. E. . Prefácio. Porto Alegre, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CARVALHO, R. E. . Prefácio. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CARVALHO, R. E. . Aprendendo a Incluir e Incluindo para Aprender. São José dos Campos, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CARVALHO, R. E. . Prefácio. Curitiba, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CARVALHO, R. E. . Posfácio. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.
Outras produções
ALMEIDA, W. L. S. ; BRAGA, A. ; PANTANO, L. ; CARVALHO, R. E. . Inclusão Escolar: Aspectos Práticos e Teóricos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
JACO-VILELA, A. M. ; MARTINS, H. ; CARVALHO, R. E. ; MARIBONDO, D. . Que psicólogos queremos formar?. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Problemas de Aprendizagem. O que se Passa no Cérebro?. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Psicopedagogia e Projeto Social, no IX Congresso Nacional de Educação Educere e III Encontro Sul-Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. ; SILVA, S. ; ANDRADE, J. M. P. . Educação Políticas Públicas e Pessoas com Deficiência, no 17º COLE. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Qual o Papel da Avaliação no Combate ao Fracasso Escolar , Evasão e Repetência?, no 6º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Educação e Inclusão, no Seminário sobre Inclusão e Cidadania no Século XXI - Mitos e Realidades. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Qual o Melhor Momento para Iniciar a Alfabetização?. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Educação Especial: mitos, querer e poder. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . 'Dez anos depois: avaliando o impacto da declaração de Salamanca no sistemas educacionais de diferentes países. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Sociedade Inclusiva: uma sociedade de direitos. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Políticas Públicas e Classes Hospitalares, no 1º Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Política pública e a Inclusão do Aluno Surdo na Rede Regular de Ensino. 1998. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Diferença/Deficiência/Necessidades Educacionais, no III Congresso Íbero-Americano de Educação Especial. 1998. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CARVALHO, R. E. . Deficiência Intelectual. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, R. E. . deficiência Intelectual. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, R. E. . Curso de Educação Inclusiva da Escola Alemã Corcovado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Formação de Gestores e Educadores - Programa Educação Inclusiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Avaliação da Aprendizagem e a Proposta de Educação Inclusiva, na 12ª Jornada Curitibana de Educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Capacitação do Simpósio de Educação Especial - Escolas Regulares. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Capacitação do II Simpósio de Educação Especial - Escolas Regulares. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Educação Inclusiva como Remoção de Barreiras para a Aprendizagem e para a Participação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Diversidade como Paradigma de Ação Pedagógica na Educação Infantil e Séries Iniciais, no 2° Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . XII Curso Nacional de Educação Especial, tema: educação inclusiva, com os pingos nos ''is'. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Educação Inclusiva: Planejamento e Administração Escolar, na Jornada Internacional de Educação de Belo Horizonte. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Avaliação na Perspectiva das Diferenças, no 3° Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Planejamento e administração escolar para a educação inclusiva, na 5ª Jornada de Educação do Interior Paulista. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Capacitação de Gestores e Educadores. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Remoción de Barreras para la Aprendizaje y para la Participación. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Atualização das Políticas Educacionais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Novo Enfoque da Avaliação Educacional. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Removendo Barreiras para a Aprendizagem, no XXI Congresso e Feira da Educação - Pensar. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Educação Infantil: Refletindo Prática/teoria em um Novo Contexto. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Inclusão - Educação de Qualidade para Todos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Avaliação Diagnóstica - Um Novo Enfoque - Área Deficiência Mental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Avaliação Diagnóstica - Um Novo Enfoque. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Avaliação Diagnóstica - Um Novo Enfoque - Área Mental. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARVALHO, R. E. . Dificuldades de Aprendizagem ou Dificuldade no Processo de Aprendizagem?. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Alunos com Distúrbios de Aprendizagem. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Dificuldades de Aprendizagem ou DiIficuldade no Processo de Ensino-Aprendizagem?f. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Aprendizagem: Removendo Barreiras na Prática Pedagógica, no III Simpósio Paranaense sobre Distúrbios de Aprendizagem. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Curso de Especialização em Educação Especial - Deficiência Mental e Deficiência Auditiva. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARVALHO, R. E. . Necessidades Educativas Especiais: Alunos que Apresentam Deficiências Circustanciais. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, R. E. . Alunos com Distúrbios de Aprendizagem, na IV Jornada Curitibana de Educação Escolar e Pré-escolar. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, R. E. . Portadores de Necessidades Especiais: o Deficiente Mental, no Curso de Especialização em Educação Especial - Deficiência Mental e Deficiência Auditiva. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARVALHO, R. E. . Política e Filosofia da Educação Especial, no Curso de Especialização em Educação Especial - Deficiência Mental e Deficiência Auditiva. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CARVALHO, R. E. . Os Portadores de Necessidades Educativas Especiais na Educação Brasileira. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, R. E. . Os Portadores de Necessidades Educativas Especiais na Educação Brasileira - Módulo I & II. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2011
Educação Inclusiva e a Criação de Vínculos, Descrição: Esta pesquisa com a configuração de estudo-piloto foi realizada em 12 turmas de 3 escolas da rede municipal de educação de Vitória-ES, com participação dos respectivos professores e 2 professores da APAE. Seu objetivo foi identificar a natureza dos vínculos existentes entre alunos com deficiência e seus colegas ditos normais matriculados nas turmas comuns do ensino regular, analisando a qualidade do processo de integração dos alunos com e sem deficiência visando propor práticas pedagógicas contributivas para a melhoria das relações interpessoais entre alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosita Edler Carvalho - Coordenador.
-
2004 - 2006
A Cidadania Possível para Alunos das Classes de Progressão das Escolas Municipais do Rio de Janeiro, Descrição: Este projeto foi realizado em dois Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), integrantes da 7ª Coordenadoria Regional de Educação do Município do Rio de Janeiro. Seu objetivo geral foi observar o fracasso escolar dos alunos das classes de progressão relacionado a suas dificuldades de aquisição das habilidades de leitura e escrita. O objetivo específico foi desenvolver nesses alunos as referidas habilidades em uma proposta de intervenção psicopedagógica institucional centrada no desenvolvimento da consciência fonológica e da aplicação do método fônico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosita Edler Carvalho - Coordenador.
-
1997 - 2002
Desenvolvendo Políticas e Práticas Sustentáveis de Educação Inclusiva: Brasil, África do Sul, Inglaterra e Índia, Descrição: Tratou-se de um projeto internacional que envolveu quatro países (Inglaterra, Brasil, África do Sul e Índia), coordenado pela Open University e pela University of Manchester, e financiado por estas instituições em parceria com a UNESCO. Foi proposto o desenvolvimento de um trabalho cooperativo e comparativo sobre política e prática de educação inclusiva a partir do conhecimento e experiência de pesquisadores e práticos dos respectivos países. O objetivo geral foi a redução da exclusão acadêmica e social do processo educacional através do desenvolvimento e da mobilização de recursos locais e da disseminação de práticas em que se verifique um engajamento efetivo das unidades escolares e respectivos profissionais, docentes e técnicos, bem como da comunidade local, na remoção de barreiras `a aprendizagem. Como objetivo específico, pretendeu-se identificar e otimizar recursos humanos e materiais disponíveis para dar apoio à educação inclusiva de forma que os progressos fossem sustentáveis e pudessem ser incorporados à política regional e nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Rosita Edler Carvalho - Coordenador / Mônica Pereira dos Santos - Integrante.
Prêmios
2002
Título de Representante de Honra da Rede Internacional de Investigadores e Participantes sobre Educação Integrativa do Brasil, Rede Internacional de Investigadores e Participantes sobre Integração Educativa - México.
2002
Ordem nacional do Mérito Educativo, grau de Cavaleiro, MEC.
1993
Ordem Nacional de Mérito Educativo, grau de Grande Oficial, MEC.
1989
Medalha de Mérito Marechal Cordeiro de Faria, Escola Superior de Guerra.
1973
Diploma de Bons Serviços, Governo do Estado da Guanabara.
1965
Prêmio Benjamin Constant, UERJ.
1964
Prêmio José Bonifácio, UERJ.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2011
Associação de Pais e amigos dos excepcionais de VitóriaVínculo: , Enquadramento Funcional:
2000 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
01/2010
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Construção do Projeto Político Pedagógico em Escolas de Orientação Inclusiva
-
01/2007
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Movimentos Sociais e Políticas Públicas de Inclusão, Construção do Projeto Político Pedagógico em Escolas de Orientação Inclusiva
-
01/2000
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenção Psicopedagógica, Ética Profissional
1999 - 2006
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro
Atividades
-
01/2001
Serviços técnicos especializados , 7ª Coordenadoria Regional de Educação, .,Serviço realizado, Assessoramento técnico sobre dificuldades de aprendizagem em alunos de classes de progressão..
-
01/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, .,Linhas de pesquisa
-
03/1999 - 03/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, .,Linhas de pesquisa
1998 - 1998
Universidade Estadual de CampinasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora convidada e pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa
2008 - 2008
Ministério da EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Consultora do Projeto OEI-BRA 08/001 - Fortalecimento da Organização do Movimento Social das Pessoas Portadoras de Deficiência no Brasil e Divulgação das suas Conquistas.
2006 - 2006
Ministério da EducaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Conselho
Outras informações:
Membro do Conselho Consultivo, que analisou e selecionou relatos de experiências inclusivas encaminhadas por município-pólo do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, os quais resultaram na publicação da Secretaria de Educação Especial do MEC: Experiências Educacionais Inclusivas - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.
1992 - 1994
Ministério da EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, .,Cargo ou função, Consultora do projeto OEI-BRA 08/001.
-
01/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Especial, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo.
-
01/1993
Direção e administração, Secretaria de Educação Especial, .,Cargo ou função, Secretária de Educação Especial.
-
09/1992 - 02/1993
Direção e administração, Secretaria de Educação Especial, .,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Educação Supletiva e Especial..
1991 - 1992
Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de DeficiênciaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1985 - 1991
Escola Superior de GuerraVínculo: , Enquadramento Funcional: ADJUNTA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro permanente, 1985-1991. Palestrante e conferencista sobre temas da área psicossocial.
Atividades
-
01/1990
Direção e administração, Escola Superior de Guerra, .,Cargo ou função, Cargo de chefia da Divisão de Avaliação e Acompanhamento, Departamento de Ensino.
1981 - 1981
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora externa
Atividades
-
01/1981
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Consultoria técnica no projeto intitulado Modelo de integração para deficientes no sistema regular de ensino, desenvolvido pela diretoria adjunta de ensino para graduados..
1979 - 1983
Centro Nacional de Educação EspecialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na área de deficiências múltiplas.
1992 - 1992
Legião Brasileira de AssistênciaVínculo: , Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1978 - 1979
Legião Brasileira de AssistênciaVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora externa
Outras informações:
Entidade extinta.
Atividades
-
04/1992 - 09/1992
Direção e administração, Legião Brasileira de Assistência - RJ - Brasil, .,Cargo ou função, Sub-chefia de Planejamento na Divisão de Planejamento da Legião Brasileira de Assistência..
-
01/1978
Conselhos, Comissões e Consultoria, Legião Brasileira de Assistência - RJ - Brasil, .,Cargo ou função, Consultoria prestada para a Programação ALFA I, referente ao atendimento a excepcionais no Brasil, no âmbito do Ministério da Previdência e Assistência Social..
1997 - 1999
Fundação Getúlio VargasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
1977 - 1988
Fundação Getúlio VargasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1977
Ensino, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem
-
01/1977
Ensino, Psicologia Pedagógica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia Terapêutica
2002 - 2002
Secretaria de Estado de Educação (RJ)Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conselheira
1975 - 1980
Secretaria de Estado de Educação (RJ)Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cargo de chefia na Coordenação Setorial de Educação Especial.
Atividades
-
01/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Educação, .,Cargo ou função, Conselheira em grupo de trabalho destinado a estabelecer os parâmetros a serem utilizados na implementação da educação especial.
1973 - 1980
Universidade Santa ÚrsulaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1973
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Excepcional, Pedagogia Terapêutica
1969 - 1996
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1980
Direção e administração, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Diretora.
-
08/1983 - 10/1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro de grupo de trabalho designado pela Comissão Coordenadora de Educação e Cultura do Rio de Janeiro (CCERJ) com o objetivo de propor alternativas educacionais e terapêuticas para o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais.
-
01/1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Especial destinada a organizar o processo de eleição dos representantes do magistério no Conselho Universitário e no conselho Superior de Ensino e Pesquisa, bem como a composição dos colegiados das unidades universitárias.
-
05/1982 - 09/1982
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Serviço Social, .,Cargo ou função, Membro de comissão destinada a solucionar atrasos do calendário acadêmico devido a interrupção das atividades.
-
01/1977
Treinamentos ministrados , Instituto de Psicologia, .,Treinamentos ministrados, Supervisão de estágio na área de Psicologia do Excepcional no Serviço de Psicologia Aplicada.
-
01/1972
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
-
01/1969
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pedagogia Terapêutica (1969-1979), Psicologia do Excepcional (1969-1979)
-
01/1975
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Consultoria especializada em educação especial para o grupo de trabalho constituído por convênio entre a UERJ e o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) para a reformulação de currículos para deficientes mentais educáveis em 1976..
1994 - 1996
Instituto Nacional de Educação de SurdosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1969 - 1975
Instituto Nacional de Educação de SurdosVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1994 - 10/1996
Serviços técnicos especializados , Instituto Nacional de Educação de Surdos - RJ - Brasil, .,Serviço realizado, Assessoramento técnico nas áreas de Planejamento e Pesquisa em Educação de Surdos..
-
01/1969
Ensino,,Disciplinas ministradas, Psicologia da Linguagem, curso de especialização de professores para surdos
-
01/1972
Ensino,,Disciplinas ministradas, Psicologia do Excepcional, curso de especialização de professores para surdos, Pedagogia Terapêutica, curso de especialização de professores para surdos
1967 - 1975
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo de chefia na coordenação técnica da equipe interdisciplinar.
Atividades
-
06/1974 - 06/1975
Ensino,,Disciplinas ministradas, Psicologia Escolar
1967 - 1972
Universidade Gama FilhoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1967
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Supervisionada do Ensino da Psicologia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosita Edler Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?