Bianca de Mello Sant Ana
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Pós- Graduação Lacto- Sensu em Gestão Ambiental pela mesma Instituição(2006). Participou do Prgrama de Pós- graduação (Mestrado) em Engenharia Ambiental como aluna-ouvinte, na mesma Instituição, por um período de 2 semestres e meio (2005-2006). Possui Licenciatura Plena para o ensino de Ciências e Biologia, vivenciando o ambiente escolar há 9 anos. Atualmente é professora da rede municipal de Vila Velha desde 2006 e atuou na Secretaria de Educaçao desse município durante o ano de 2009. Retornou às escolas em 2010, onde desenvolve práticas pedagógicas em busca de novas metodologias para intensificar o ensino-aprendizagem na área de Ciências. Atuou também como bolsista de apoio Técnico Nível superior junto ao Laboratório de Saneamento da Universidade Federal do Espírito Santo, onde ministrou análises físico-químicas e microbiológicas de efluentes para fins de reúso e fez parte da equipe responsável pela menutenção e funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto, no entorno do laboratório, de onde eram retiradas as amostras para análise.
Informações coletadas do Lattes em 03/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2005 em Engenharia Ambiental
2004 - Atual
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Alternativas para o uso de águas servidas (águas cinzas) e águas negras em áreas urbanas com fonte alternativa de água para fins sustentáveis.
Orientador: Ricardo Franci
Ano de interrupção: 2005Palavras-chave: Microbiologia.Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Setores de atividade: Produção e Distribuição de Eletricidade, Gás e Água.
Especialização em Pós- Graduação em Gestão Ambiental
2005 - 2006
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Alternativas para o uso de Águas Servidas (Águas Cinzas) em áreas urbanas como fonte alternativa de água para fins sustentáveis.
Orientador: Ricardo Franci
Graduação em Ciências Biológicas
1998 - 2003
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Estudo Comparativo de larvas de Aedes aegypti submetidas a larvicidas químico (Temephós) e Biológico (BTI)
Orientador: Adelson Luiz Ferreira
Formação complementar
2009 -
Educação, meio ambiente e cidadania. (Carga horária: 180h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em PSICOPEDAGOGIA. (Carga horária: 360h). , INSTITUTO FACUMINAS EAD LTDA, FACUMINAS, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Mediação Escolar e Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de P. (Carga horária: 150h). , Coordenadoria da Infância e da Juventude do Estado do Espírito Santo, CIJ, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Capacitação para Gestão de Projetos. (Carga horária: 200h). , Centro Educacional Dom Fernando, DF, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Gestão Pedagógica Ed Infantil e Series Iniciais. (Carga horária: 300h). , Centro Educacional Dom Fernando, DF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Outros / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Bacteriologia.
Organização de eventos
ANA, B. M. S. . I COMAE - Conferencia Municipal de Educação. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
Lisboa Games Week. 2019. (Congresso).
I COMAE - I Conferencia Municipal de Vila Velha. 2009. (Congresso).
Curso de Gestão Educacional. 2007. (Outra).
Encontro Lastro em Educação: Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz".. 2007. (Encontro).
VI SESMA - Seminário Estadual de Saneamento e Meio-ambiente & IV SISAMA - Seminário Interestadual em defesa do Saneamento Ambiental. 2005. (Seminário).
1º Simpósio de Meio Ambiente: Por uma Terra sem Males. 2002. (Simpósio).
I Encontro de Biologia no Espírito Santo - Desafios e Perpectivas da profissão para o século XXI.Desafios e Perspectivas da Profissão para o século XXI. 2002. (Simpósio).
II Encontro de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal das Regiões Sudeste e Sul. 2001. (Seminário).
Encontro Regiona de Botânica: conservação, manejo e recuperação de bacias hidrográficas. 1999. (Encontro).
Jornada Capixaba de Microbiologia. 1999. (Outra).
I Mostra Científica de Botânica. 1998. (Outra).
Produções bibliográficas
-
ANA, B. M. S. . Meio ambiente em foco: Usando a técnica do Stop Motion. In: Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha. (Org.). Práticas Extraordinárias: Formação Continuada da Rede Municipal de Vila Velha. 1ed.Vila Velha: Prefeitura Municiapl de Vila Velha, 2025, v. 1, p. 1-324.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - 2025
UMEF Saturnino Rangel Mauro e UMEF Irmã Feliciana GarciaVínculo: , Enquadramento Funcional:
2006 - 2008
Centro Educacional Elzira de Souza CaldeiraVínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 25
2006 - Atual
Prefeitura Municipal de Vila Velha, PM/VilaVelhaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente Coordenação Pedagogica, Carga horária: 35
2006 - Atual
Prefeitura Municipal de Vila Velha, PM/VilaVelhaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - Atual
UMEF Marina Barcellos SilveiraVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2006
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciências Biológicas.Linhas de pesquisa
-
06/2003
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciências Biológicas.Estágio realizado, Análise microbiológica de amostras de lodo.
2003 - 2004
Escola São Judas TadeuVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências Ensino Fundamental, Carga horária: 25
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bianca de Mello Sant Ana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?