Daniel Jose Cardoso da Silva
É Doutor em Controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui experiência em concessão e avaliação de risco de crédito atuando como gestor por aproximadamente 20 anos em instituições financeiras como o Banco do Estado de Pernambuco, Banco ABN/AMRO REAL e CAIXA Econômica Federal. Foi Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FAREC (Faculdade do Recife) e Professor da FAPE (FAculdade Pernambucana). Professor Assistente em regime de dedicação exclusiva na UFAL Universidade Federal de Alagoas. Desde junho de 2013 é Professor na Universidade Federal de Pernambuco Atua como pesquisador, liderando o grupo de pesquisas: cultura Contabilidade, pela UFPE. Ocupou a diretoria administrativo financeira da COVEST - UFPE em 2013 e 2014. Foi Editor-chefe da RIC-(Revista de Informação Contábil) ISSN 1982 -3967 de novembro de 2019 a agosto de 2024, pesquisador do Laboratório de Governança Risco e Compliance (Desde Out/2020) e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UFPE na modalidade EAD (Desde Set/2021). Possui diversos artigos publicados em periódicos e anais de eventos, em contabilidade e finanças. Áreas de interesse atual de pesquisa: cultura e suas aplicações à contabilidade, religiosidade e seus reflexos para o julgamento do contabilista, teologia e contabilidade, história da contabilidade, finanças, desempenho, contabilidade gerencial e controladoria.
Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Controladoria e Contabilidade
2014 - 2019
Universidade de São Paulo
Título: A cultura e seu valores: uma investigação sobre o impacto da cultura organizacional no desempenho financeiro das empresas
, Ano de obtenção: 2019. Lucas Ayres Barreira de Campos Barros. Palavras-chave: Finanças; Cultura Organizacional; Melhores empresas para se trabalhar no Brasil.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Mestrado em Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis
2008 - 2009
Universidade Federal de Pernambuco
Título: MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NO GUIA ANUAL DAS REVISTAS VOCE S/A / EXAME
, Ano de Obtenção: 2009.Josenildo dos Santos.
Aperfeiçoamento em Curso de Capacitação no Ambiente Moodle para os Pr
2011 - 2011
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Título: Curso de Capacitação no Ambiente Moodle para os Professores do Programa Nacional de formação em Administração Pública. Ano de finalização: 2011
Orientador: Angelo Martins
Aperfeiçoamento em Licitações e Contratos na Administração Pública
2004 - 2004
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ano de finalização: 2004;
Aperfeiçoamento em Ciclo Gerenciamento de Pessoas GG
2003 - 2003
Academia ABN AMRO Brasil
Ano de finalização: 2003;
Aperfeiçoamento em Fundos de Aval do SEBRAE - Projeto FAMPE
1996 - 1996
Banco do Estado de Pernambuco S/A
Ano de finalização: 1996;
Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis
2002 - 2006
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Uma Visão sobre a evolução histórica da contabilidade
Orientador: Jorge Lopes Gusmão
Curso técnico/profissionalizante em Auxiliar Técnico em Química
1987 - 1989
Formação complementar
2017 - 2017
Tesouro Direto Intermediário. (Carga horária: 25h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2017 - 2017
Tópicos Avançados do Tesouro Direto. (Carga horária: 40h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao Tesouro Direto. (Carga horária: 15h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2017 - 2017
Behavioral Finance. , Duke University, DUKE, Estados Unidos.
2016 - 2016
Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
2016 - 2016
Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
2015 - 2015
PAE - Preparação Pedagógica. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Cultura Organizacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Financas.
Organização de eventos
SILVA, D.J.C. . IV JORNADAS INTERNACIONAIS DE INVESTIGAÇÃO EM RELATO -IV JIIR 2023. 2023. (Congresso).
PINHEIRO, P. ; Silva, D. J. C. . 3.ª Jornadas Internacionais de investigação em Relato, III JIIR 2022. 2022. (Congresso).
ALBUQUERQUE, F. H. F. ; Silva, D. J. C. . 2.ª Jornadas Internacionais de investigação em Relato, JIIR 2021, realizadas pelo ISCAL-IPL e pelo PPGCC-UFPE. 2021. (Congresso).
ALBUQUERQUE, F. H. F. ; Silva, D. J. C. . XVIII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria. 2021. (Congresso).
SOUZA, F. G. ; Silva, D. J. C. . XV CONUCIC ? Congresso UFPE de Ciências Contábeis. 2021. (Congresso).
Participação em eventos
3.ª Jornadas Internacionais de investigação em Relato, III JIIR 2022. 3.ª Jornadas Internacionais de investigação em Relato, III JIIR 2022. 2022. (Congresso).
14º CONGRESSO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2021. (Congresso).
II Ciclo de seminários online sobre investigação em Contabilidade.Reflexões sobre a cultura e o desempenho organizacional.. 2021. (Seminário).
XIV workshop grudis. 2021. (Congresso).
1.a Jornadas Internacionais de investigação em Relato, JIIR2020,.A influência da fiscalidade sobre a contabilidade a partir do julgamento profissional dos contabilistas certificados portugueses. 2020. (Simpósio).
XIV CONUCIC ? Congresso UFPE de Ciências Contábeis. 2020. (Congresso).
XXIII SEMEAD - Seminários em Administração, realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo,.XXIII SEMEAD - Seminários em Administração, realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo,. 2020. (Seminário).
XVII USP International Conference in Accounting. Referee. 2017. (Congresso).
XVI USP International Conference in Accounting. Referee. 2016. (Congresso).
Congresso Acadêmico UFAL. A PERCEPÇÃO DE UM GESTOR QUANTO A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: uma investigação em uma industria de implementos rodoviários do estado de Alagoas.. 2011. (Congresso).
V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.AVALIADOR DOS ARTIGOS APRESENTADOS NO V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2011. (Seminário).
V Seminário UFPE de Contabilidade.A ser divulgado no momento do evento. 2011. (Seminário).
V Seminário UFPE de Contabilidade.2. Conhecer e Empreender: Um Estudo Sobre a Utilização De Artefatos Gerenciais Em Organizações Contábeis.. 2011. (Seminário).
V Seminário UFPE de Contabilidade.1. Código de Ética e o Comportamento Ético na Vida Pessoal: Um Estudo Junto a Pessoas Envolvidas Com a Contabilidade. 2011. (Seminário).
XVI SEACON.Contabilidade Internacional é só para Inglês ver?. 2011. (Seminário).
10º Congresso de Controladoria e Contabilidade. MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NO GUIA ANUAL DAS REVISTAS VOCE S/A / EXAME. 2010. (Congresso).
IV SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.CONTABILIDADE INTERNACIONAL É SÓ PARA INGLÊS VER?. 2010. (Seminário).
Secont 2010 - Semana de Contabilidade UFAL."A Ética e a Imagem do Contador Pós-crise". 2010. (Outra).
Participação em bancas
MIRANDA, L. C.MACEDO, J. M. A.SILVA, D.J.C.. Análise da relação da assistência estudantil com o desempenho acadêmico. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
DA SILVA, D.J.C.; SUAVE, RICARDO; SARQUIS, R. W.. A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE SOBRE O CONSERVADORISMO: UM ESTUDO SOBRE O JULGAMENTO DE CONTADORES BRASILEIROS E PORTUGUESES. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
MIRANDA, L. C.; MEIRA, J. M.;Silva, D. J. C.. Uma análise acerca das características dos Sistemas de Controle Interno municipais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
Silva, D. J. C.; FREIRE, R. S.; ANJOS, Luiz C. M.. CULTURA E APREENSÃO NA COMUNICAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE DE PERNAMBUCO E PORTUGAL. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
CAVALCANTE, P. R. N.; RODRIGUES, R. N.;SILVA, D.J.C. Análise do papel da cultura nacional na relação entre desempenho e disclosure ambientais,. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA, F. C.;Da Silva, D.J.C; LAGIOIA, U. C. T.; SANTOS, E. A.; GOMES, G.. INFLUÊNCIAS DA CULTURA DE INOVAÇÃO E DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL NO DESEMPENHO DE INOVAÇÃO: EVIDÊNCIAS EM EMPRESAS DE SERVIÇOS INTENSIVOS EM CONHECIMENTO. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
ANJOS, L. C. M.; WANDERLEY, C. A.; PEREIRA, A. G.; MELO, C. L. L.;Silva, D. J. C.. O jeito startup de gerenciar e a crise: investigação sobre o papel da crise no uso de práticas de controle gerencial. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
LAGIOIA, U. C. T.;SILVA, D.J.C; LOPES, I. F.; ARAUJO, J. G.. RELAÇÕES ENTRE A QUALIDADE DOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS FIRMAS E AS CARACTERÍSTICAS NARCISISTAS DOS CEOS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
Silva, D. J. C.MIRANDA, L. C.MACEDO, J. M. A.. ANÁLISE DA RELAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COM O DESEMPENHO ACADÊMICO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, D.J.C.; ANJOS, L. C. M.; HOLANDA, V. B.. EVIDÊNCIAS DA RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DE IPSAS NOS PAÍSES E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR PÚBLICO DAS ECONOMIAS MUNDIAIS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
Silva, D.J.C.; ANJOS, L. C. M.;MIRANDA, L. C.. A CULTURA MEDIDA PELA FELICIDADE E PROSPERIDADE DAS NAÇÕES E A CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL: O PAPEL DAS IPSAS NA FELICIDADE E PROSPERIDADE DOS GOVERNOS CENTRAIS DOS PAÍSES. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
SARQUIS, R. W.; ALBUQUERQUE, F. H. F.; MEIRA, J. M.;Silva, D. J. C.. A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE SOBRE O CONSERVADORISMO: UM ESTUDO COM CONTADORES BRASILEIROS E PORTUGUESES. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA, F. C.;Silva, Daniel José Cardoso da; FREIRE, R. S.. JUSTIÇA ATUARIAL É JUSTA? PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS NO CENÁRIO BRASILEIRO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, D. J. C.;Silva, D.J.C. A utilização dos sistemas de informação contabilística no contexto das empresas de transporte de mercadorias e a sua importância. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Contabilidade) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
SILVA, Daniel. J. C.. O balanced scorecard aplicado a um shared services center financeiro. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Contabilidade) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
SILVA, Daniel. J. C.. Perceção acerca da importância do SNC-ESNL - Caso de estudo ISCAL. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Contabilidade) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.
SILVA, Daniel. J. C.; MARTINS, V. G.; MACHADO, M. R.. A RELAÇÃO DO PERFIL TRIBUTÁRIO DAS EMPRESAS COM A GERAÇÃO DE VALOR ADICIONADO E A SUA DISTRIBUIÇÃO AOS AGENTES. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
VASCONCELOS, A. L. F. S.; ARAUJO, D. J. C.;SILVA, D.J.C.. Percepção de Auditores Acerca da Confiabilidade do Procedimento de Circularização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
MIRANDA, L. C.; SOUZA, F. G.;Silva, D. J. C.. ANÁLISE DAS IRREGULARIDADES NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS PREFEITOS NOS MUNICIPIOS DE JUREMA, CORTÊS, FEIRA NOVA E OROBÓ NO ESTADO DE PERNAMBUCO APONTADAS PELO TCE/PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
MIRANDA, L. C.; SOUZA, F. G.;Silva, D. J. C.. ANÁLISE DAS IRREGULARIDADES NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS MUNICIPIOS DE ALTO FELIZ, CANELA, CERRO LARGO, PELOTAS, PORTO VERA CRUZ APONTADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA, F. G.;MIRANDA, L. C.Silva, D. J. C.. ANÁLISE DAS IRREGULARIDADES NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS MUNICIPIOS DE GUARAMIRANGA, ABAIARA, JATI, SÃO JOÃO DO JAGUARIBE, APONTADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA, F. G.;Silva, D. J. C.MIRANDA, L. C.. IRREGULARIDADES ENCONTRADAS NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DE ALGUNS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. LUIZ CARLOS MIRANDA DANIEL JOSÉ CARDOSO DA SILVA FERNANDO GENTIL D. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
MIRANDA, L. C.; SOUZA, F. G.;Silva, D. J. C.. CONTROLE INTERNO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UM ESTUDO DE CASO EM MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
MIRANDA, L. C.; SOUZA, F. G.;Silva, D. J. C.. ANÁLISE DAS IRREGULARIDADES NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS MUNICIPIOS DE PETRÓPOLIS, QUEIMADOS, RIO DAS OSTRAS, SÃO GONÇALO, SÃO JOSÉ DE UBÁ, SÃO SEBASTIÃO DO ALTO, SUMIDOURO, TANGUÁ, TERESÓPOLIS E VOLTA REDONDA APONTADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
CORREIA, J. J. A.; BARROS, R. M. J. B.;Silva, D. J. C.. ORÇAMENTO PÚBLICO MILITAR: ALGUMAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO GESTOR NA SUA ADMINISTRAÇÃO.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
BARROS, R. M. J. B.; ISRAEL, S. M. B.;Silva, D. J. C.. ANÁLISE DOS REFLEXOS NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA VALE S.A. APÓS O RECONHECIMENTO DOS PASSIVOS AMBIENTAIS REFERENTE A BRUMADINHO.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
ANJOS, L. C. M.; VASCONCELOS, A. L. F. S.;Silva, D. J. C.. BSC E A IGREJA: AÇÕES PRÁTICAS PARA UMA MISSÃO ESPIRITUAL.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
MIRANDA, L. C.; ALVES, A. L. S.;Silva, D. J. C.. ANÁLISE DAS IRREGULARIDADES NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS MUNICIPIOS DE FRANCO DA ROCHA, GUARUJÁ, E RIVERSUL, APONTADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
LAURINHO, I. S.;MIRANDA, L. C.Silva, D. J. C.. LEVANTAMENTO SOBRE OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO, CONTABILIDADE E AUDITORIA INTERNA DOS MUNICÍPIOS NOS ESTADOS DO AMAPÁ, RORAIMA E AMAZONAS.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
BARROS, R. M. J. B.; CORREIA, J. J. A.;Silva, D. J. C.. BALANCED SCORECARD: ANÁLISE DO BSC NUMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEL FRENTE AO CENÁRIO DA COVID-19 NO BRASIL.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
LOPES, L. C.;MIRANDA, L. C.Silva, D. J. C.. ANÁLISE DAS IRREGULARIDADES NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS PREFEITOS DE MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL E DO MATO GROSSO APONTADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO NO PERÍODO DE 2012 A 2014.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
LOPES, L. C.;MIRANDA, L. C.Silva, D. J. C.. SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO NAS PREFEITURAS BRASILEIRAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco.
OLIVEIRA, E. C.; OLIVEIRA, A.;SILVA, Daniel. J. C.. UMA ABORDAGEM DA PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS QUANTO A CONTRIBUIÇÃO DO EXAME DE SUFICIENCIA À CLASSE CONTÁBIL: um estudo de caso direcionado aos acadêmicos da Universidade Federal de Alagoas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SOUZA, E. X.;SILVA, Daniel. J. C.; SALGUEIRO, M. A. A.. OS IMPACTOS DO CONTROLE INTERNO NO SETOR PÚBLICO:um estudo na companhia municipal de administração, recursos humanos e patrimônio (COMARHP). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SOUZA, E. X.; CAMPOS, A. A.;SILVA, Daniel. J. C.. OS IMPACTOS DO CONTROLE INTERNO: um estudo de caso na Justiça Federal de Alagoas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Valdemir da; CAMPOS, A. A.;SILVA, Daniel. J. C.. AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA LAGE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.; SALGUEIRO, M. A. A.; SILVA, D. S.. ICMS Ecológico - (IM) plantando sustentabilidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS; GUEDES, K. L. A.. A importância da contabilidade de custos: um estudo de caso em uma industria fabricante de implementos rodoviários do estado de Alagoas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.; CAMPOS, A. A.; BANDEIRA, M. L. M.. O uso das informações contábeis para fins gerenciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.; LIMA, Marcia Maria Silva de; SILVA, Valdemir da. Custos Passados não movem moinhos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.. Controle Interno com Ênfase em Gestão de Risco: Um Estudo de Caso na Federalcred alagoas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.. Simples Nacional: Um estudo de caso sobre os efeitos tributários desta sistemática na arrecadação do ICMS no estado de alagoas entre os anos de 2007 a 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.. Avanço Tecnológico na contabilidade : das partidas dobradas ao SPED. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.. Balanced Scorecard - Um estudo baseadoem experiências de empresas que implementaram esta ferramenta de gestão estratégica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.. Alguns aspectos sobre Balanço Social no setor de Mineração no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Daniel. J. C.. Analise do Desempenho e dos benefícios da arrecadação de tributos do Município de Maceió/ Exercícios financeiros 2006 a 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas.
SALES, J. D. A.; PACHECO, F. L.;SILVA, Daniel. J. C.. Seleção Professor Assistente - Edital 034-2012. 2013. Universidade Federal de Sergipe.
Silva, Daniel José Cardoso da; MELO, L. M.; SOUZA, E. X.. Seleção Professor Assistente - Edital 104-2012 - Campus Sertão. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOSSILVA, Daniel. J. C.; FREIRE, R. S.. Concurso Público para o provimento de cargos da carreira de magistério superior, destinado à implantação do Campus do Sertão, com sede no município de Delmiro Gouveia-AL. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
IMONIANA, J. O.; NGANGA, C. S. N.;SILVA, Daniel. J. C.. Avaliação Oral do Relatório Parcial - Programa de Iniciação Científica da FEAUSP. 2016. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOSSILVA, Daniel. J. C.; SOUZA, E. X.. Banca Avaliadora de Artigos Científicos da Semana de Contabilidade UFAL - Prêmio Controle de Produção Científica. 2010. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
To be announced; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
To be announced; Início: 2025; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Mensuração de rentabilidade em loterias; Início: 2022; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Revisitando Gray, uma aplicação prática; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Início: 2025; Universidade Federal de Pernambuco;
A ser definido; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
A ser definido; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE SOBRE O CONSERVADORISMO: UM ESTUDO COM CONTADORES BRASILEIROS E PORTUGUESES; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
CULTURA E APREENSÃO NA COMUNICAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE DE PERNAMBUCO E PORTUGAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Programa de Modernização das Áreas Tributária e Administrativa-Foco no Incremento e Manutenção da Arrecadação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp; E; A; D; em Gestão Pública Municipal) - Universidade Aberta do Brasil - Alagoas; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Sugestões de Melhorias no Sistema de Inteligência Fiscal da SEFAZ-AL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp; E; A; D; em Gestão Pública Municipal) - Universidade Aberta do Brasil - Alagoas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
A PRÁTICA BUROCRÁTICA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS RECURSOS DO FNDE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp; E; A; D; em Gestão Pública Municipal) - Universidade Aberta do Brasil - Alagoas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
IPTU-Um dos mais importantes impostos do Sistema Fiscal Brasileiro-Análise da Gestão Tributária num Município Alagoano; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp; E; A; D; em Gestão Pública Municipal) - Universidade Aberta do Brasil - Alagoas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
ARRECADAÇÃO DO IPTU EM CAPELA- AL: problemas e sugestões para sua efetivação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp; E; A; D; em Gestão Pública Municipal) - Universidade Aberta do Brasil - Alagoas, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
"Desempenho socioeconômico, gestão fiscal e transparência: uma análise dos municípios brasileiros"; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
QUAL A RELAÇÃO ENTRE TEMPESTIVIDADE E GERENCIAMENTO DE RESULTADO OPERACIONAL E CONTÁBIL?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE SOBRE O CONSERVADORISMO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES BRASILEIROS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Governança na gestão de contratos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Aplicação de sistema ERP na otimização de processos de contabilidade; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Gestão de contratos de combustíveis em meio à pandemia - o caso do metro do Recife; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Controle interno uma análise municipal; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
ICMS Ecológico-(IM)plantando sustentabilidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS: um estudo de caso em uma indústria fabricante de implementos rodoviários do estado de Alagoas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
O Uso de Informações contábeis para fins gerenciais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Custos Passados não movem moinhos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Orientação de Monitoria em 2011 na Disciplina Contabilidade Básica; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Orientação de Monitoria em 2010 na Disciplina Contabilidade Comercial; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Daniel José Cardoso da Silva;
Produções bibliográficas
-
MARINHO, A. C. S. ; MACEDO, J. M. A. ; CAVALCANTE, I. C. C. R. ; SOARES, Y. M. A. ; SILVA, D.J.C. . Práticas gerenciais empresariais: uma análise a partir da percepção dos gestores de empresas da região geoadministrativa do Vale do Mamanguape ?PB. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 15, p. 692-715, 2024.
-
MELO, J. B. ; SILVA, D.J.C. ; PAIXAO, F. S. ; DIAS, H. B. G. ; COSTA NETO, A. M. . IMPACTOS DAS IPSAS E DA CULTURA NACIONAL NO GOVERNO ELETRÔNICO DOS PAÍSES. BOCA Boletim de Conjuntura , v. 17, p. 719-738, 2024.
-
PAIXAO, F. S. ; SILVA, Daniel. J. C. ; MELO, J. B. ; DIAS, H. B. G. ; COSTA NETO, A. M. . ADOÇÃO DE IPSAS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR PÚBLICO: EVIDÊNCIAS DAS ECONOMIAS MUNDIAIS. BOCA Boletim de Conjuntura , v. 17, p. 351-367, 2024.
-
ALBUQUERQUE, F. H. F. ; SANTOS, B. L. N. S. ; Silva, D. J. C. . A Cultural Approach to Oral Communication Apprehension by Accounting Students in Brazil and Portugal. International Journal of Society, Culture & Language , v. 11, p. 1-17, 2023.
-
ALBUQUERQUE, FÁBIO ; SANTOS, PAULA GOMES DOS ; DA PENHA, EUGÊNIA PAIVA ; SILVA, DANIEL . Assessing the stakeholders? responses in public discussions of IPSASB standards from a cultural perspective. PUBLIC MONEY & MANAGEMENT , v. 43, p. 1-10, 2023.
-
OLIVEIRA, AEDLLA DE CARVALHO ; DOS SANTOS, FILIPE FERREIRA ; GOMES, HELLEN BOMFIM ; Da Silva, Daniel José Cardoso . A Relação da Religiosidade com o Conservadorismo Contábil: Uma Pesquisa com Estudantes Brasileiros. RC&C. REVISTA DE CONTABILIDADE E CONTROLADORIA , v. 15, p. 81-100, 2023.
-
BARBOSA, THAÍS MONTEIRO DE SOUZA ; MORAIS, HENRIQUE CARVALHO BEZERRA ; FERREIRA DE ALBUQUERQUE, FÁBIO HENRIQUE ; CARDOSO DA SILVA, DANIEL JOSÉ . Análise do Papel da Cultura Nacional na Relação entre Desempenho e Disclosure Ambiental. RGSA (ANPAD) , v. 16, p. e02907, 2022.
-
DUDA, E. N. ; DA SILVA, D.J.C. ; LAGIOIA, U. C. T. ; SANTOS, M. A. . SUSTAINABLE CULTURE RINGS WITH GOOD PERFORMANCE? A STUDY OF COMPANIES LISTED IN THE BUSINESS SUSTAINABILITY INDEX (ISE). RGSA (ANPAD) , v. 16, p. 1, 2022.
-
DOS SANTOS, FILIPE FERREIRA ; DA SILVA, DANIEL JOSÉ CARDOSO . Estudando fatores mitigadores do efeito framing: uma pesquisa com universitários brasileiros. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO , v. 13, p. 1752-1774, 2022.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; SUAVE, RICARDO . GUIAS DE REPUTAÇÃO RELACIONADOS AO AMBIENTE DE TRABALHO INFLUENCIAM DECISÕES DE INVESTIMENTO?. REVISTA ELETRÔNICA DO ALTO VALE DO ITAJAÍ , v. 8, p. 14-30, 2019.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; Miranda, Luiz Carlos ; KASSAI, J. R. ; ANJOS, Luiz C. M. . Será que 'melhores para trabalhar' são também as melhores empresas para os acionistas?. REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA E HISTÓRIA ECONÔMICA , v. 9, p. 218-244, 2013.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SIMÕES, L.E.P. ; RANCIARO NETO, A. . REVISITANDO A PROSPECT THEORY: seriam os contadores mais racionais?. Contexto (UFRGS) , v. 12, p. 29-40, 2012.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; Miranda, Luiz Carlos ; SILVA, Daniel. J. C. ; Freitas, Aline Rúbia Ferraz de . USO DA CONTABILIDADE PARA OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTO PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES. REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL , v. 8, p. 86-104, 2012.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MACEDO, J. M. A. ; RANCIARO NETO, A. ; Silva Junior, Daniel José Cardoso da Silva . Margem de contribuição: um caso para estudo de um time de futebol pernambucano Margen de contribución: un caso para estudio de un equipo de fútbol pernambucano. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. Ano16, p. 1-16, 2012.
-
RANCIARO NETO, A. ; GLERIA, I. M. ; ANJOS, L. C. M. ; Silva, Daniel José Cardoso da . Detecção de Padrões em Retornos de Ações Utilizando a Teoria da Informação Algorítmica. REVISTA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL (UFPE) , v. 6, p. 14-28, 2012.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SILVA, Daniel. J. C. . UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS EM COOPERATIVAS: SÃO OS CONTADORES NECESSÁRIOS?. Revista Ambiente Contábil , v. 03, p. 000-000, 2011.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SANTOS, P. F. C. ; MIRANDA, L. C. ; SILVA, Daniel. J. C. ; FREIRE, R. S. . Conhecer e empreender: um estudo sobre a utilização de artefatos gerenciais em organizações contábeis. NAVUS - REVISTA DE GESTÃO E TECNOLOGIA , v. 001, p. 17-34, 2011.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; Souza, Luiz Eduardo Simões ; Silva Junior, Daniel José Cardoso da Silva . CONTABILIDADE INTERNACIONAL É SÓ PARA ?INGLÊS? VER?. Revista Ambiente Contábil , v. 3, p. 128-146, 2011.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; Santos, Andresson Fernandes Araújo dos ; Libonati, Jeronymo José . Controladoria: Um Estudo de Caso Sobre Missão, Crenças e Valores em uma Empresa de Varejo. REVISTA DE CONTABILIDADE DA UFBA , v. 4, p. 50-64, 2011.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; RANCIARO NETO, A. ; SILVA, Daniel. J. C. ; MIRANDA, L. C. . Código de Ética e o Comportamento Ético na Vida Pessoal: Um Estudo Junto a Pessoas Envolvidas Com a Contabilidade. REVISTA DE CONTABILIDADE DA UFBA , v. 5, p. 4-19, 2011.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; Silva, Daniel José Cardoso da ; RIBEIRO, F. ; LOPES, J. . CONTABILIDADE E O IMAGINÁRIO POPULAR: CONTANDO VERSOS NA LITERATURA DE CORDEL. REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ (ONLINE) , v. 16, p. 31-45, 2011.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; FREIRE, R. S. ; SALES, J. D. A. ; FREITAS, A. R. F. ; SILVA, Daniel. J. C. . A UTILIZAÇÃO DO LAUDO PERICIAL ELABORADO PELO PERITO CONTADOR: UM ESTUDO DESCRITIVO NAS VARAS CÍVEIS ESTADUAIS DA CIDADE DE MACEIÓ - ALAGOAS. REVISTA DE CONTABILIDADE DA UFBA , v. 4, p. 23-35, 2010.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; MACEDO, J. M. A. ; VERAS, J. A. G. ; VASCONCELOS, M. T. C. . SECURITIZAÇÃO: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A REDUÇÃO DAS DESPESAS FINANCEIRAS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS?. Qualit@s (UEPB) , v. 09, p. 01-15, 2010.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; LAGIOIA, U. ; SILVA, Daniel. J. C. . A crise anunciada: avaliando o poder preditivo da contabilidade nos relatórios dos bancos envolvidos na crise financeira mundial de 2008. Revista de Economia Política e História Econômica , v. 07, p. 26-46, 2010.
-
MIRANDA, L. C. ; SILVA, Daniel. J. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; WINK, Priscila Karla da Silva . ?Decisões de Investimento na Presença de Sunk Costs: será que os contadores são mais racionais??. Sociedade, Contabilidade e Gestão (UFRJ) , v. 5, p. 25-38, 2010.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; Miranda, Luiz Carlos ; Freire, Deivisson Rattacaso ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS . Para que serve a informação contábil nas micro e pequenas empresas? <br>DOI:10.5007/2175-8069.2010v7n13p89. Revista Contemporânea de Contabilidade (UFSC) , v. 7, p. 89-106, 2010.
-
MACEDO, J. M. A. ; LOPES, J. ; RIBEIRO, F. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; PEREIRA, L. A. C. ; SILVA, Daniel. J. C. . informação contábil: usuário interno, externo e conflito distributivo. REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ (ONLINE) , v. 2008, p. 1-1, 2008.
-
Silva, Daniel José Cardoso da . Controladoria. 1. ed. Recife: Editora UFPE, 2022. v. 1. 63p .
-
SILVA, R. S. ; SILVA, D.J.C. ; DIAS, H. B. G. ; COSTA NETO, A. M. ; PAIXAO, F. S. . Contracts Management in the Brazilian Company of Urban Trains: Fuel Purchases and Governance Issues. In: Carlos Flórido Lopes, Augusta Ferreira, Carlos Ferreira, Helena Inácio, Carlos Santos. (Org.). Addressing Corporate Scandals and Transgressions Through Governance and Social Responsibility. 1ed.Hershey, PA 17033, EUA: IGI Global, 2023, v. 9, p. 237-258.
-
SANTOS, F. F. ; Silva, D. J. C. . Studying mitigating factors of the framing effect: a survey of Brazilian university students. A LOOK AT DEVELOPMENT. 0ed.São José dos Pinhais: Seven Publicações Ltda, 2023, v. , p. 0-.
-
VASCONCELOS, R. B. B. ; DIAS, H. B. G. ; SILVA, D.J.C. . Desempenho socioeconômico, gestão fiscal e transparência: uma análise dos municípios brasileiros. In: XLVII Encontro da ANPAD EnANPAD 2023, 2023, São Paulo. ENCONTRO DA ANPAD, 47., 2023, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Maringá: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2023., 2023.
-
MORAIS, H. C. B. ; NUNES, P. P. P. ; ALVES, G. A. ; Silva, D. J. C. . Qual a relação entre tempestividade e gerenciamento de resultado contábil e operacional?,. In: Congresso Nacional de Administração e Contabilidade, 2023, Rio de Janeiro. XIV CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - ADCONT 2023, 2023.
-
BARBOSA, T. M. S. ; MORAIS, H. C. B. ; ALBUQUERQUE, F. H. F. ; Silva, D. J. C. . ANÁLISE DO PAPEL DA CULTURA NACIONAL NA RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO E DISCLOSURE AMBIENTAL. In: 22º USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 2022, Congresso 2022 HÍBRIDO. Anais do USP International Conference in Accounting e do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade (Atual), 2022.
-
SANTOS, B. L. N. S. ; Da Silva, D.J.C ; ALBUQUERQUE, F. H. F. . CULTURA E APREENSÃO NA COMUNICAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE DE PERNAMBUCO E PORTUGAL. In: XVI Congresso ANPCONT, 2022, Foz do Iguaçu-PR. XVI Congresso ANPCONT, 2022.
-
OLIVEIRA, M. C. S. ; MORAIS, H. C. B. ; Da Silva, D.J.C ; ANJOS, L. C. M. . CULTURA REGIONAL E INOVAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS. In: Semead 25 anos, 2022, HIbrido. Semead 25 anos, 2022.
-
PENHA, M. E. P. ; SANTOS, P. G. ; ALBUQUERQUE, F. H. F. ; SILVA, D.J.C . Os fatores explicativos do posicionamento dos stakeholders em processos de discussão pública de normas do IPSASB. In: FAST-TRACK PDW 2021 - RBGN, 2021, São Paulo. RESULTADO FAST-TRACK PDW 2021, 2021.
-
SANTOS, B. L. N. S. ; Silva, D. J. C. ; ALBUQUERQUE, F. H. F. . Projeto de estudo sobre a relação entre a cultura e a apreensão na comunicação oral de estudantes de Contabilidade do Nordeste do Brasil e de Portugal. In: XVIII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2021, Lisboa. XVIII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2021.
-
CORREIA, M. G. ; FERREIRA, P. P. ; Silva, D. J. C. ; FERREIRA DE ALBUQUERQUE, FÁBIO HENRIQUE . Uma Análise das Diferenças em Termos dos Interesses da IFRS 3 ? Combinações de Negócios. In: XV Congresso ANPCONT, 2021, Evento Virtual. Congresso ANPCONT 2021, 2021.
-
DUDA, E. N. ; Silva, D. J. C. ; LAGIOIA, U. C. T. ; SANTOS, M. A. . CULTURA SUSTENTÁVEL RIMA COM BOM DESEMPENHO? UM ESTUDO DAS EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE). In: XV Congresso ANPCONT, 2021, Evento Virtual. Congresso ANPCONT 2021, 2021.
-
SILVA, J. P. C. D. ; Silva, D. J. C. . SUPER LUCRO GAAP: SERIA O EBITDA SUA KRIPTONITA? UMA ANÁLISE DOS ATRIBUTOS DOS LUCROS. In: XV Congresso ANPCONT, 2021, Evento Virtual. Congresso ANPCONT 2021, 2021.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; SUAVE, R. ; BATISTA, L. L. ; SOUZA, A. A. L. . Guias de Reputação influenciam Decisões de investimento?. In: XVII USP International Conference in Accounting, 2017, São Paulo. http://www.congressousp.fipecafi.org/anais/AnaisCongresso2017/congressao-todos-trabalhos.html, 2017.
-
VIEIRA, E. M. M. ; SIQUEIRA, K. P. S. ; VIEIRA, G. F. ; LAGIOIA, U. C. T. ; SANTOS, A. A. ; SILVA, Daniel. J. C. . Índices de fluxo de caixa versus índices tradicionais de análise de balanços: um estudo comparativo nas empresas listadas na BM&FBOVESPA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS ? GESTÃO PELOS CUSTOS, 2013, Porto - Portugal. CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS ? GESTÃO PELOS CUSTOS, 2013.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; RANCIARO NETO, A. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. . Redes Sociais e o Desempenho Acadêmico: Um Estudo com Alunos de Contabilidade. In: XXXVI Enanpad (2012), 2012, Rio de Janeiro. Anais do XXXVI Enanpad (2012), 2012.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; AGUIAR, E. T. L. ; RANCIARO NETO, A. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SANTOS, A. A. . Icms Ecológico: Deploying Sustainability. In: Proceedings of the 2nd International Conference on Environmental Pollution and Remediation, 2012, Montreal, Quebec. Proceedings of the 2nd International Conference on Environmental Pollution and Remediation, 2012.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; RANCIARO NETO, A. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SANTOS, A. A. . Socially Responsible Investing: the Green Attitudes and Grey Choices of Brazilian Students. In: Proceedings of the 2nd International Conference on Environmental Pollution and Remediation, 2012, Montreal, Quebec. Proceedings of the 2nd International Conference on Environmental Pollution and Remediation, 2012.
-
RANCIARO NETO, A. ; GLERIA, I. M. ; ANJOS, L. C. M. ; Silva, Daniel José Cardoso da . DETECÇÃO DE PADRÕES EM RETORNOS DE AÇÕES UTILIZANDO A TEORIA DA INFORMAÇÃO ALGORÍTMICA.. In: VI Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2012, Recife. Contabilidade na Gestão Organizacional:desafios presentes e futuros., 2012.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; RANCIARO NETO, A. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; Miranda, Luiz Carlos . AFINAL, TRABALHAR OU ESTAGIAR EM CONTABILIDADE INFLUI NO DESEMPENHO ACADÊMICO?-UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.. In: VI Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2012, Recife. Contabilidade na Gestão Organizacional:desafios presentes e futuros., 2012.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SILVA, Daniel. J. C. ; FREIRE, R. S. ; SANTOS, P. F. C. . CONHECER E EMPREENDER: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS GERENCIAIS EM ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS ALAGOANAS. In: V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2011, RECIFE. ANAIS DO V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2011.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; RANCIARO NETO, A. ; SILVA, Daniel. J. C. . CODIGO DE ETICA E O COMPORTAMENTO ÉTICO NA VIDA PESSOAL: UM ESTUDO JUNTO A PESSOAS ENVOLVIDAS COM CONTABILIDADE. In: V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2011, RECIFE. ANAIS DO V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2011.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MACEDO, J. M. A. ; LOPES, J. ; RIBEIRO, F. . O CONTADOR E A CRIATIVIDADE: uma abordagem semântica e biófila à Contabilidade criativa. In: XI Seminário Acadêmico na LUMEN Faculdades, 2011, João Pessoa. anais do XI Seminário Acadêmico na LUMEN Faculdades - João Pessoa ?PB em 2011, 2011.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MACEDO, J. M. A. ; RANCIARO NETO, A. ; Silva Junior, Daniel José Cardoso da Silva . REVISITANDO A PROSPECT THEORY: seriam os contadores mais racionais. In: XI Seminário Acadêmico na LUMEN Faculdades, 2011, João Pessoa. anais do XI Seminário Acadêmico na LUMEN Faculdades - João Pessoa ?PB em 2011, 2011.
-
Silva, Daniel José Cardoso da ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MACEDO, J. M. A. ; RANCIARO NETO, A. ; Silva Junior, Daniel José Cardoso da Silva . MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: um caso para estudo de um time de futebol pernambucano. In: XI Seminário Acadêmico na LUMEN Faculdades, 2011, João Pessoa. anais do XI Seminário Acadêmico na LUMEN Faculdades - João Pessoa ?PB em 2011, 2011.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; MIRANDA, L. C. . MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NO GUIA ANUAL DAS REVISTAS VOCE S/A / EXAME. In: 10º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2010, São Paulo. Retrospectiva 2001-2010 e Perspectivas 2011-2020 - Organizado por Prof. Wlington Rocha. São Paulo: Êxito, 2010. p. 69-69.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SILVA, Daniel. J. C. ; FREITAS, A. R. F. . Utilização da Contabilidade Para Obtenção de Financiamento pelas Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo a Partir da Percepção dos Gestores. In: XXXIV - ENANPAD 2010, 2010, Rio de Janeiro. Resumo dos Trabalhos do 34º Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. v. unico. p. 7-852.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SILVA, Daniel. J. C. ; LOPES, J. ; RIBEIRO, F. . CONTABILIDADE E O IMAGINÁRIO POPULAR: CONTANDO VERSOS NA LITERATURA DE CORDEL. In: IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010, Recife. Anais ? IV Seminário de Ciências Contabeis ? UFPE 2010, 2010.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SILVA, Daniel. J. C. . UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS EM COOPERATIVAS:SÃO OS CONTADORES NECESSÁRIOS?. In: IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010, Recife. Anais ? IV Seminário de Ciências Contabeis ? UFPE 2010, 2010.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; Dias, Mônica ; LIMA, Michael . CONTABILIDADE INTERNACIONAL É SÓ PARA INGLÊS VER?. In: IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010, Recife. Anais ? IV Seminário de Ciências Contabeis ? UFPE 2010, 2010.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; MIRANDA, L. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; WINK, Priscila Karla da Silva . Decisões de investimento na presença de sunk costs: será que os contadores são mais racionais?. In: XVII Congresso Brasileiro de Custos, 2010, Belo Horizonte - MG. ANAIS - XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 2010.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; MIRANDA, L. C. ; Rattacaso, D F . Para Que Serve a Informação Contábil nas Micro e Pequenas Empresas?. In: XXXIII EnANPAD 2009, 2009, São Paulo. Silva, D.J.C. ; MIRANDA, L. C. ; Freire, Deivisson Rattacaso . Para que Serve a Informação Contábil nas Micro e Pequenas Empresas?. In: Enanpad 2009, 2009, São Paulo. Anais do Enanpad 2009, 2009. v. unico. p. 1-15., 2009.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SILVA, Daniel. J. C. ; Santos, Andresson Fernandes Araújo dos ; Libonati, Jeronymo José . Controladoria: Um estudo de Caso sobre Missão Crenças e Valores em Uma Empresa de Varejo. In: III Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2009, Recife. 2009, 2009. In.Anais do III Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2009.
-
MACEDO, J. M. A. ; PEREIRA, L. A. C. ; RIBEIRO, F. ; LOPES, J. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SILVA, Daniel. J. C. . Informação Contábil: Usuário interno, externo e o conflito distributivo. In: I Congresso Latino-Americano de Contabilidade de Gestão, 2008, Rio de Janeiro. Os avanços e desafios da Contabilidade da America Latina, 2008.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; RANCIARO NETO, A. ; SILVA, Daniel. J. C. . CÓDIGO DE ÉTICA E O COMPORTAMENTO ÉTICO NA VIDA PESSOAL: UM ESTUDO JUNTO A PESSOAS ENVOLVIDAS COM A CONTABILIDADE. In: V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2011, RECIFE. ANAIS DO V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2011.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SILVA, Daniel. J. C. ; FREIRE, R. S. ; SANTOS, P. F. C. . CONHECER E EMPREENDER: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS GERENCIAIS EM ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS ALAGOANAS. In: V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2011, RECIFE. ANAIS DO V SEMINÁRIO UFPE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2011.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SILVA, Daniel. J. C. ; FREITAS, A. R. F. . Utilização da Contabilidade para Obtenção de Financiamento pelas Micro e Pequenas Empresas: um estudo a partir da Percepção dos Gestores. In: XXXIV - EnAnpad, 2010, Rio de Janeiro. Resumo dos Trabalhos XXXIV - 2010, 2010. v. 1. p. 6-853.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; MIRANDA, L. C. . MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR: uma investigação sobre a rentabilidade das empresas listadas no guia anual das revistas você s/a/ Exame. In: 10º Congresso USP de controladoria e contabilidade, 2010, São Paulo. anais do 10º Congresso USP de controladoria e contabilidade, 2010. v. 1. p. 15-196.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; Dias, Mônica ; LIMA, Michael . CONTABILIDADE INTERNACIONAL É SÓ PARA INGLÊS VER?. In: IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010, Recife. Anais do IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010. v. 1. p. 1-1.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SILVA, Daniel. J. C. . UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS EM COOPERATIVAS: São os contadores Necessários. In: IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010, Recife. Anais do IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010.
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SILVA, Daniel. J. C. ; RIBEIRO, F. ; LOPES, J. . CONTABILIDADE E O IMAGINÁRIO POPULAR: Contando versos na literatura de cordel. In: IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010, Recife. Anais do IV Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2010.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; Libonati, Jeronymo José ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; Santos, Andresson Fernandes Araújo dos . CONTROLADORIA :Um estudo de caso sobre missão crenças e valores em uma empresa de varejo. In: III Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2009, Recife. anais do III Seminário UFPE de Ciências Contábeis, 2009. v. 11. p. 1-1.
-
SILVA, Daniel. J. C. ; MIRANDA, L. C. ; Rattacaso, D F . Para que serve a informação Contábil nas Micro e Pequenas Empresas. In: XXXIII Enanpad, 2009, São Paulo. Anais do XXXIII Enanpad, 2009. v. 1. p. 6-644.
-
SILVA, V. A. ; SILVA, D.J.C. ; GOMES, H. B. ; PAIXAO, F. S. . Qualidade e Produtividade: Scrum em um Escritório Contábil. SINERGIA (FURG) , 2024.
-
Silva, D. J. C. . Cultura (latu) aplicada à Contabilidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; RANCIARO NETO, A. ; SILVA, Daniel. J. C. . CODIGO DE ÉTICA E O COMPORTAMENTO ÉTICO NA VIDA PESSOAL: UM ESTUDO JUNTO A PESSOAS ENVOLVIDAS COM A CONTABILIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SILVA, Daniel. J. C. ; FREIRE, R. S. ; SANTOS, P. F. C. . CONHECER E EMPREENDER: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS GERENCIAIS EM ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS ALAGOANAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Daniel. J. C. ; MIRANDA, L. C. . MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR : UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NO GUIA ANUAL DAS REVISTAS VOCÊ S/A/EXAME. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Daniel. J. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; Dias, Mônica ; LIMA, Michael . CONTABILIDADE INTERNACIONAL É SÓ PARA INGLÊS VER?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; SILVA, Daniel. J. C. ; RIBEIRO, F. ; LOPES, J. . CONTABILIDADE E O IMAGINÁRIO POPULAR: CONTANDO VERSOS NA LITERATURA DE CORDEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; MIRANDA, L. C. ; SILVA, Daniel. J. C. . UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS EM COOPERATIVAS:SÃO OS CONTADORES NECESSÁRIOS?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACEDO, J. M. A. ; PEREIRA, L. A. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS ; JOSÉ FRANCISCO RIBEIRO FILHO ; SILVA, Daniel. J. C. ; LOPES, J. . Informação contábil:usuário interno, externo e o conflito distributivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Daniel. J. C. . Uma visão sobre a evolução histórica do conhecimento e prática da contabilidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
LIMA, T. A. ; VASCONCELOS, A. L. F. S. ; SEGURA, L. C. ; SEGURA, L. R. ; SILVA, Daniel. J. C. . RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO Implantação de uma cooperativa de produção no município de São Vicente Férrer em Pernambuco. 2023.
SILVA, D.J.C. . Avaliador(a) de Trabalhos no XLVI Encontro da ANPAD. 2022.
Silva, D. J. C. . Parecer Artigo científico - XXIII SEMEAD - Seminários em Administração, realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. 2020.
Silva, D. J. C. . Discussant em 1.ª Jornadas Internacionais de investigação em Relato, JIIR2020,ISCAL-IPL / PPGCC-UFPE. 2020.
SILVA, Daniel. J. C. . Gestão Estratégica de Preços em Marketing. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, Daniel. J. C. . De Cara com o Fisco- Desvendando o I.C.M.S. e a "Inteligência Fiscal". 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Daniel. J. C. . De Cara com o Fisco- Desmistificando o I.R.P.F.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Daniel. J. C. . Gestão Tributária- Gestão Pública Municipal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, Daniel. J. C. ; ANJOS, LUIZ CARLOS MARQUES DOS . Grupo de Trabalho - Contabilidade Internacional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE CULTURA E O DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES, Descrição: Resumo: Por muito tempo as culturas das organizações foram negligenciadas como potenciais determinantes do desempenho das empresas. Porém, uma literatura recente, em rápido desenvolvimento, sugere que os valores da cultura organizacional podem ter efeitos reais importantes. Um bom exemplo disso é o trabalho de Guiso, Sapienza & Zingales (2015), que evidenciou que certas culturas podem se associar a desempenhos superiores e também servir como mecanismo de governança corporativa mais eficaz, inclusive, que os tradicionais. Apesar disso, em finanças e contabilidade ainda se encontram poucos estudos, talvez em função da dificuldade de mensuração dos fenômenos envolvidos (Liu, 2016) e da escassez de dados internos das empresas que são vitais para a elaboração desse tipo de pesquisa. Sendo assim, este estudo procura suprir esta lacuna. Deve-se, no entanto, registrar que dentro da compreensão organizacional e sociológica da contabilidade surgida na década de 1980, vários pesquisadores, em especial os historiadores contábeis, têm reconhecido que a contabilidade não pode ser totalmente compreendida sem o entendimento do contexto sociocultural e político bem como dos ambientes econômicos em que opera (Burchell, Clubb, & Hopwood, 1985; Carnegie & Napier, 1996; Gaffikin, 1998; Hopwood, 1983; Hopwood & Miller, 1994; Miller, 1994; Miller, Hopper & Laughlin, 1991; Nooch & Philip, 2010). Assim, partindo-se inicialmente da base de dados da pesquisa MEPT (Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil) da PROGEPE-FIA, já disponibilizada a este pesquisador através de um acordo de confidencialidade, e, adicionando-se gradual e posteriormente uma base própria a ser construída através de coletas de dados realizadas junto a empregados e empregadores no curso da pesquisa, far-se-á o cruzamento destas informações com dados financeiros disponíveis em bases nacionais e internacionais, além de, na medida do possível, informes referentes às ações trabalhistas, relatórios de impactos ambientais, de práticas de governança, apontamentos de firmas de auditoria, entre outros. Pode-se enxergar um alinhamento harmônico entre esta proposta de investigação, e a moderna visão da contabilidade que não mais se atém somente ao simples registro, mas, proativamente, através de seus diversos artefatos, oferece produção de informação que pode auxiliar tanto a tomada de decisão como a própria gestão de negócios das entidades. Em suma, este estudo vai ao encontro da proposta de social innovation, que emergiu nos últimos anos como uma área de interesse para acadêmicos e profissionais (Nicholls et al. 2015), podendo ser traduzida como: "Novas formas organizacionais e institucionais, novas maneiras de fazer as coisas, novas práticas sociais, novos mecanismos, novas abordagens e novos conceitos que dão crescimento a realizações e melhorias concretas" (Crises, 2004).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Daniel José Cardoso da Silva - Coordenador.
-
2013 - Atual
Aplicando a Análise Contábil para Investigar os Relatórios das Concessionárias Públicas de Transporte Urbano: Uma contribuição para a definição das tarifas e melhoria na transparência das informações, Descrição: Este projeto objetiva primariamente, verificar, analisar e evidenciar com base nos relatórios contábeis e contratos divulgados por entes estatais e concessionários de transporte público o compliance da prestação daquele serviço. O Projeto foi devidamente registrado junto à UFPE/PROPESQ sob o nº de processo: 23076.046571/2013-35. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Daniel José Cardoso da Silva - Coordenador / Jeronymo José Libonati - Integrante / Miranda, Luiz Carlos - Integrante.
Prêmios
2024
Destaque ABED 2024 - 2ª colocação, Associação Brasileira de Educação a Distância.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis. , Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária, 50670901 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268369, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Coordenação do Curso de Ciências Contábeis EADVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PORTARIA N 3.831, DE 29 DE AGOSTO DE 2023, recondução à função de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis EAD. (Processo n 23076. 075883/2023-51). DOU Seção 2 N 168, sexta-feira, 1 de setembro de 2023.
2021 - 2023
Coordenação do Curso de Ciências Contábeis EADVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS E QUALIDADE DE VIDA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO:PORTARIA N 3631 de 17 de setembro de 2021, (Processo n 23076.072695/2021-94)
2013 - 2014
Comissão de Processos Seletivos e TreinamentosVínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Coordenador Administrativo, Carga horária: 8
Outras informações:
Indicação aprovada pelo pleno do departamento de contabilidade e ciências atuariais do CCASA, UFPE.
2025 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador do PPGCC-UFPE, Carga horária: 8
2021 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e Pesquisador do LabGRC-UFPE, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor Dr. Daniel José Cardoso da Silva (CPF: 823.172.914-34) é docente do I Curso de PósGraduação Lato Sensu (Especialização) em Governança, Risco e Conformidade, promovido pelo Laboratório de governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco, em que ministrou aulas no período de setembro de 2021 a novembro de 2022, totalizando 30 horas-aulas da disciplina Tópicos Avançados no Setor Público.
2013 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Por muito tempo as culturas das organizações foram negligenciadas como potenciais determinantes do desempenho das empresas. Porém, uma literatura recente, em rápido desenvolvimento, sugere que os valores da cultura organizacional podem ter efeitos reais importantes. Um bom exemplo disso é o trabalho de Guiso, Sapienza & Zingales (2015), que evidenciou que certas culturas podem se associar a desempenhos superiores e também servir como mecanismo de governança corporativa mais eficaz, inclusive, que os tradicionais. Apesar disso, em finanças e contabilidade ainda se encontram poucos estudos, talvez em função da dificuldade de mensuração dos fenômenos envolvidos (Liu, 2016) e da escassez de dados internos das empresas que são vitais para a elaboração desse tipo de pesquisa. Sendo assim, este estudo procura suprir esta lacuna.
Deve-se, no entanto, registrar que dentro da compreensão organizacional e sociológica da contabilidade surgida na década de 1980, vários pesquisadores, em especial os historiadores contábeis, têm reconhecido que a contabilidade não pode ser totalmente compreendida sem o entendimento do contexto sociocultural e político bem como dos ambientes econômicos em que opera (Burchell, Clubb, & Hopwood, 1985; Carnegie & Napier, 1996; Gaffikin, 1998; Hopwood, 1983; Hopwood & Miller, 1994; Miller, 1994; Miller, Hopper & Laughlin, 1991; Nooch & Philip, 2010).
Assim, partindo-se inicialmente da base de dados da pesquisa MEPT (Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil) da PROGEPE-FIA, já disponibilizada a este pesquisador através de um acordo de confidencialidade, e, adicionando-se gradual e posteriormente uma base própria a ser construída através de coletas de dados realizadas junto a empregados e empregadores no curso da pesquisa, far-se-á o cruzamento destas informações com dados financeiros disponíveis em bases nacionais e internacionais, além de, na medida do possível, informes referentes às ações trabalhistas, relatórios de impactos ambientais, de prá
2013 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Redistribuído através da portaria nº 933/Ministério da Educação, da Universidade Federal de Alagoas para a Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente lotado no CCSA - DCCA
Atividades
-
11/2022
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT496 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
-
09/2021
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis EAD.
-
02/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Aplicada ao Mercado de Capitais, Contabilidade Geral, Orçamento, Sistema de Informações Contábeis e Gerenciais, Teoria da Contabilidade, Tópicos Avançados de Controladoria, Tópicos Contemporâneos de Contabilidade Internacional
-
08/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PDC949 - CONTABILIDADE E CULTURA ORGANIZACIONAL - T01 2023.2 Local: CCSA - UPPE, PDC921 - TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE PARA USUÁRIOS INTERNOS - T01
-
05/2023 - 10/2023
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT496A - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - T05 (ABERTA) 2023.1 TPG - Local: RECIFE, CT488A - ORÇAMENTO EMPRESARIAL - TPG 2023.1 Local: RECIFE
-
03/2023 - 05/2023
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PDC906 - SEMINÁRIO DE TESE - T02 (2023.1)
-
10/2022 - 11/2022
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis.,Atividade de extensão realizada, Curso preparatório para o ENADE 2022 para alunos de Ciências Contábeis da UFPE,.
-
08/2022 - 11/2022
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PDC922 - CONTROLADORIA - T03
-
08/2022 - 11/2022
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PDC921 - TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE PARA USUÁRIOS INTERNOS - T01
-
06/2022 - 10/2022
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT496 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PDC904 - TÓPICOS AVANÇADOS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL - T01
-
01/2022 - 05/2022
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT480 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS, CT478 - CONTROLADORIA
-
08/2021 - 02/2022
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PDC921 - TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE PARA USUÁRIOS INTERNOS - T01
-
09/2021 - 12/2021
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT462 - CONTABILIDADE GERAL, CT478 - CONTROLADORIA, CT480 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS, CT496 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
-
05/2021 - 09/2021
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT480 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS, CT478 - CONTROLADORIA, CT462 - CONTABILIDADE GERAL
-
04/2021 - 07/2021
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PDC904 - TÓPICOS AVANÇADOS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL - T01
-
01/2021 - 05/2021
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT496 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CT494 - TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTROLADORIA, CT480 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS, CT478 - CONTROLADORIA
-
10/2020 - 02/2021
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PDC921 - TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE PARA USUÁRIOS INTERNOS - T01
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT494 - TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTROLADORIA, CT480 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS, CT488 - ORÇAMENTO EMPRESARIAL, CT462 - CONTABILIDADE GERAL, CT484 - CONTABILIDADE APLICADA ÀS MICRO - PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT494 - TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTROLADORIA, CT480 - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E GERENCIAIS, CT488 - ORÇAMENTO EMPRESARIAL, CT462 - CONTABILIDADE GERAL
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT483 - CONTABILIDADE APLICADA AO MERCADO DE CAPITAIS, CT476 - TEORIA DA CONTABILIDADE, CT492 - TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CT476 - TEORIA DA CONTABILIDADE, CT496 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CT477 - TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DE CONTABILIDADE
2012 - 2013
Universidade Federal de AlagoasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Suplente do Colegiado do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Modalidade a Distância
2010 - 2013
Universidade Federal de AlagoasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2013
Universidade Federal de AlagoasVínculo: , Enquadramento Funcional: Vice Coord. Curso de Esp. em Audit. Emp.e Pub
Atividades
-
10/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Comercial 2, Administração Financeira e Orçamentária, Custos 1
-
02/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Comercial I, Planejamento Tributário, Contabilidade Básica - Curso de Economia
-
08/2010
Pesquisa e desenvolvimento, FEAC - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.,Linhas de pesquisa
-
01/2013 - 02/2013
Ensino, Administração Pública Municipal - EAD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Tributária
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Custos I, Metodologia de Pesquisa, Contabilidade Básica - Curso de Economia, Administração Financeira e Orçamentária
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Tributário, Contabilidade Básica - Curso de Economia, Teoria da Contabilidade
-
01/2011 - 03/2011
Ensino, Administração Pública Municipal - EAD, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão Tributária
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise das Demonstrações Contábeis II, Contabilidade Comercial II, Gestão de Custos - Curso de Administração
-
02/2010 - 06/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Básica - Curso de Economia, Planejamento Tributário, Contabilidade Comercial II, Contabilidade Internacional
2009 - 2010
Associação Unificada Paulista de Ensino Ren. ObjetivoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Carga horária: 12
2008 - 2010
Associação Unificada Paulista de Ensino Ren. ObjetivoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 3
2008 - 2010
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE ENSINO SUPERIOR - APESUVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 6
2005 - 2010
Caixa Econômica FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Bancário, Carga horária: 30
Outras informações:
Desligado a pedido do funcionário, em virtude de ter sido aprovado e nomeado Professor da UFAL, em regime de dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2005
Direção e administração, RERHI-RE (Rep.Integradas Rec. Humanos-Filial Recife).,Cargo ou função, Técnico Bancário.
2004 - 2005
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40
Outras informações:
Experiência do trabalho na PROAD ( Pró-Reitoria Administrativa) da UFRPE, com atuação nas áreas de: controle de processos, licitações e orçamento.
Atividades
-
09/2004 - 02/2005
Direção e administração, PROAD - Pró-Reitoria de Administração.,Cargo ou função, Assistente em Adminsitração.
1990 - 2003
Banco do Estado de Pernambuco S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Geral de Agência
Outras informações:
Exercendo diversos cargos de gerência em diversas unidades, inclusive na diretoria de varejo. Experiência no trabalho em agências do interior do estado de Pernambuco
Atividades
-
07/1996 - 08/2003
Direção e administração, Diretoria de Varejo.,Cargo ou função, Gerente Geral de Agência nível especial.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniel Jose Cardoso da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?