Ana Lúcia Bentes Dias

possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal do Pará (1987) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Metodologia Científica, Pesquisa,atuando principalmente nos seguintes temas: educação,cultura, história, estado e educação, estado e amazônia e desenvolvimento.

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Historia da Educação

2007 - Atual

Universidade de Lisboa
Orientador: Rogério Ferandes
Palavras-chave: Educação; Estado e Educação.

Mestrado em Educação

1998 - 2000

Universidade Metodista de Piracicaba
Orientador: José Maria Paiva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Cultura; Teatro; Educação; Estado.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Histótia do Brasil

1991 - 1993

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Orientador: CARLA MARTINS NEVES
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Licenciatura Plena Em História

1983 - 1987

Universidade Federal do Pará

Formação complementar

2001 - 2001

Extensão universitária em Gestão da Educação. , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

VII Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação. comunicação. 2008. (Congresso).

I Seminário de Interiorização da Universidade Federal do Pará.IISeminário de Interiorização da Universidade Federal do Pará. 2004. (Seminário).

IV Fórum Internacional de Educação.IV Fórum Internacional de Educação. 2004. (Outra).

I ´Colóquio Internacional de Políticas Curriculares. I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares. 2003. (Congresso).

I Seminário de Interiorização da Universidade Federal do Pará.I Seminário de Interiorização da Universidade Federal do Pará. 2003. (Seminário).

Simpósio sobre Projetos Pedagógicos.Simpósio sobre Projetos Pedagógicos. 2003. (Simpósio).

22ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.22ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPED. 1999. (Encontro).

III Simpósio Internacional Processo Civilizador.III Simpósio Internacional Processo Civilizador. 1998. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Camila Gonçalves da Conceição

DIAS, A. L. B.. Uma análise das ações de educação ambiental desenvolvida pela associação novo encanto do desenvolvimento ecológico na região metropolitana de Belém. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Glaucia Baia dos Santos

DIAS, A. L. B.. A Influencia do Neoliberalismo na Prática Docente em Baião. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Problemas Regionais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Doranilce Barros Carvalho

DIAS, A. L. B.. Educação Ambiental: o projeto com-vida e sua contribuição para uma mudança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus Cametá.

Aluno: Olivaldo Favacho Barata

DIAS, A. L. B.. Cultos Afro-Amazônicoa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jéssica Anne Pacheco dos Santos

DIAS, A. L. B.. Na vida sobre rodas; cenas da escolarização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Benedita Evangelista da Silva e Miriam da Silva Valente

DIAS, A. L. B.. História da Educação do Campo: o caso da escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Perpétua Lisboa na Agrovila Calúcia no Município de Castanhal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Benedita Evangelista da Silva e Miriam da Silva Valente

DIAS, A. L. B.. História da Educação do Campo: o caso da escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Perpétua Lisboa na Agrovila Calúcia no Município de Castanhal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria do Socorro Paixão Fernandes e Luzia Machado de Oliveir

DIAS, A. L. B.. EJA e o mercado de trabalho Formal em Castanhal, dos alunos egressos da Escola Monsenhor José Maria do Lago. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ilaene da Silva Oliveira e Maristela Silva Oliveira

DIAS, A. L. B.. Educação Física Escolar: Um Estudo da Prática de Recreação e Jogos nas Escolas do Distrito de Apeú, em Castanhal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em História) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Silvia Lima e Maria Renilde dos Santos

DIAS, A. L. B.. Gestão Democrática: A Escola Municipal Manoel Pinto de Souza nesse contexto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Inalda Costa do Nascimento e Nadir Pantoja Martins

DIAS, A. L. B.. Lúdico e Educação: Um estudo de caso na Escola Municipal Ana Paula dos Santos e Santos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Odaléa Freitas dos Santos e Olovaldo Favacho Barata

DIAS, A. L. B.. Orientação Sexual: desafios e possibilidades na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Assis do Nascimento Silva e Maria Lucimar Teixeira da Cunha

DIAS, A. L. B.. Educação de Jovens e Adultos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Solange dos Santos Silva e Raimunda Olinda da Silva Sampaio

DIAS, A. L. B.. Brinquedos e Brincadeiras no Desenvolvimento Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria de Nazaré Mendes do Nascimento e Norma Maria Campos Mi

DIAS, A. L. B.. A Contribuição da Educação Emocional para o processo de Aprendizagem do Educando. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Benedita Evangelista Silva

DIAS, A. L. B.. História da Educação do Campo; o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Perpétua Lisboa na Agrovila Calúcia no Município de Castanhal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Evangeline da Justa Vieira e Luiz Carlos Nascimento França

DIAS, A. L. B.. Os Descaminhos da Avaliação Formativa e Informativa no Ensino Público Municipal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Karla Raquel Silva Moura

DIAS, A. L. B.. O curso de Pedagogia e o Mercado de Trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rosinalva Barbosa da Silva e Tarsiana Duarte de Lima Lago

DIAS, A. L. B.. Os Desafios da Educação Ambiental na Atualidade; Desenvolvimento Sustentável Interdisciplinaridade e Formação de Professores. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Joana Sampaio da Silva e Kerli Cristina de Castro Duarte

DIAS, A. L. B.. Educação Ambiental: experiências e práticas interdisciplinares no município de Castanhal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jorgina Brito Macedo e Silvia Janete de Matos Sousa

DIAS, A. L. B.. Educação Ambiental na prática pedagógica dos professores de 1 e a séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Joaquina da Silva na Agrovila de Taqui.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.; SILVA, G. P.; ABREU, W.. Banca de Concurso para professor efetivo para disciplina Didática. 2010. Universidade Federal do Pará - Campus Cametá.

DIAS, A. L. B.; FALABELO, R. N.; ALFAIA, D.. Banca de Concurso para professor efetivo para disciplina Ludicidade e Educação. 2010.

DIAS, A. L. B.; FALABELO, R. N.; SILVA, G. P.. Banca de Concurso para professor efetivo para Sociologia da Educação. 2010. Universidade Federal do Pará - Campus Cametá.

DIAS, A. L. B.. Processo seletivo para professor substituto para História da Educação. 2006. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Processo seletivo para professor substituto para Teoria do Currículo. 2006. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da História. 2005. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Banca Examinadora do Processo Seletivo na disciplina História da Educação. 2004. Universidade Estadual do Pará.

DIAS, A. L. B.. professor substituto de Didática. 2003. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Professor Substituto de ´História da Educação. 2003. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Professor Substituto de Pesquisa Educacional. 2003. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Banca Examinadora do Pocesso Seletivo de Pesquisa Educacional. 2002. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.; Luis Carlos de Carvalho Dias; AMARAL, A. J. P.. Banca para seleção de bolsista para Projeto-PROEX. 2011. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.; Dário Azavedo dos Santos; Eula Regina Nascimento. Banca Examinadora de Avaliação Docente. 2007. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.; Dário Azavedo dos Santos. Banca Examinadora de Avaliação Docente. 2006. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Banca examinadora de processo seletivo para bolsista do Projeto PRONERA. 2006. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Banca para a Seleção de Bolsista para Projeto de Pesquisa. 2004. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Banca de Avaliação de Desempenho Acadêmico. 2004. Universidade Federal do Pará.

DIAS, A. L. B.. Banca para seleção de Bolsista do Projeto de Extensão da UFPA. 2003. Universidade Federal do Pará.

Orientou

Regina Alves

Educação e Racismo: Um Estudo sobre Raça Etnia e Classe na UFPA/Castanhal; 2002; 170 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Superior na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Ghislaine Dias

~Formação Docente frente ao paradigma da escola Inclusiva: contribuição ao Debate; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Superior na Amazônia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Waldemir Alves Samuel

Leitura de Mundo e Protagonismo Juvenil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Antonia Josilene Souza Lima e Maria de Fátima de Souza Costa

Educação das Crianças e Adolescentes em Condições de Risco Social abrigadas pelo poder público; o caso do Abrigo Provisório de Castanhal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Hellen Graybe Sousa Marighani e Leudi Mota Cunha

Eu e o outro: um diálogo das diferenças; um breve olhar sobre a homossexualidade na Escola Maria Pia dos Santos Amaral; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Ademy Aguiar Maciel

As consequências do processo de aposentadoria: um estudo com idosos no Município de Pragominas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Cacília de Nazaré Oliveira Lima

O Bom Professor e os Desafios diários no exercício da docência; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Sandra Santos

Violência Doméstica e os Reflexos na Educação; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Maria José Hipólito

O Centro de Convivência do Idoso em Ananideua; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Edna do Socorro Araújo

; Escola e Família: uma parceria necessária; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Margareth de Figueiredo Ferreira

Violência: A Violência e o Convívio Social do Educando no Contexto Escolar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Francisca M

de Sousa; Ressocializar para não reicindir; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Paulo Sérgio De Almeida

Educação e Trabalho Infantil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Neirivaldo Santana da Paixão

Educação e Capital Social; uma análise da trajetória da escola José Henrique , na Agrovila de Castelo Branco, no nordeste Paraense; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

JOSÉ EDIVALDO MOURA DA SILVA

Movimento Nacional de meninos e Meninas de Rua: Estudo das Contribuições do Trabalho de Formação para a Vida de Crianças e Adolescentes, do período de 1990 a 1995, em Castanhal; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Francisca Janice Silva

A Importância da Escola; Um estudo de Representações Sociais de Criança e Adolescente do Centro Comercial de Castanhal; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Arilde Oliveira

Educação Rural: Um Estudo sobre o assentamento de Cupiúba; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Cleide Cavalcante

Memória e Educação: um olhar sobre a origem do colégio Modelo; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Maria Elzanira Brito Silva

Educação no Cárcere; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Maria Lindalva Monteiro

Crianças negras e educação: um olhar nas séries iniciais da Escola Ana Paula; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Maria das Graças dos Santos

A Importância do Grupo Dom Romualdo de Seixas para Educação de Cametá; 2000; 136 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Cleber Menezes Soares

Educação Rural: As Escolas da Aldeia de Juaba no Município de Cametá; 2000; 120 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Ana lúcia Bentes Dias;

Produções bibliográficas

  • DIAS, A. L. B. . A política de Interiorização da Universidade Federal do Pará no Município de Cametá. Olhar de Professor (UEPG) , v. 7 (2), p. 35-46, 2004.

  • DIAS, A. L. B. . A Política de Interiorização da Universidade Federal do Pará no Município deCametá. In: Revista Olhar do Professor, 2004, Goiás. Revista Olhar do Professor, 2004. v. 07. p. 32-38.

  • DIAS, A. L. B. . A Política de Interiorização da Universidade Federal do Pará e a Formação de Professores: um estudo do curso de pedagogia no campus de Castanhal. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2005, ´Belém. XVII EPENN, 2005.

  • DIAS, A. L. B. . Formação Docente no Interior da Amazônia; o caso UFPA. In: Congresso Internacional de Formação Continuada, 2005, Natal. Congresso Internacional de Formação Continuada, 2005.

  • DIAS, A. L. B. . A Educação Ambiental na Formação de Professores. In: IV Forum Internacional de Educação: As Múltiplas Faces dos Sujeitos da Educação e os Processos de Construção do Conhecimento, 2004, Natal. IV Forum Internacional de Educação, 2004. v. 01. p. 89-90.

  • DIAS, A. L. B. . A Educação Ambiental na Formação de Professores. In: IV Forum Internacional de Educação: As Múltiplas Faces dos Sujeitos da Educação e os Processos de Construção do Conhecimento, 2004, Natal. IV Forum Internacional de Educação, 2004. v. 01. p. 89-90.

  • DIAS, A. L. B. . Educação e Cultura; um estudo sobre o teatro brasileiro do século XVI. In: III Encontro de História da Região Norte, 2003, Belém. III Encontro de História da Região Norte. Belém, 2003.

  • DIAS, A. L. B. . História e Educação: O Ateneu como fonte para o Estudo da Educação brasileira. In: I Congresso da História da Educação, 2001, Campinas. I Congresso da História, 2001.

  • DIAS, A. L. B. . Interiorização da UFPA no Baixo Tocantins: O Balanco de uma Proposta. In: Seminário Regional da ANPAE, 2001, Belém. Seminário Regional da ANPAE, 2001.

  • DIAS, A. L. B. . A Literatura como Fonte para História da Educação. In: ENDIPE, 2000, Rio de Janeiro. X ENDIPE, 2000.

  • DIAS, A. L. B. ; Luis Carlos de Carvalho Dias . A Mitopoética como elemento educativo socializador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, A. L. B. ; Luis Carlos de Carvalho Dias . A mitopoética amazônica e a educação no Município de Colares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, A. L. B. ; SILVA, C. G. . Educação Cidadã e Reconhecimento de Identidades Coletivas através da Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, A. L. B. ; SILVA, C. G. . Desenvolvimento Solidário pela Cidadania Ambiental na Comunidade Indígena. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, A. L. B. . A Literatura como fonte para a História da Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, A. L. B. ; SILVA, C. G. . Memória Oral: saberes culturais indígenas e meio ambiente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

DIAS, A. L. B. . A Interiorização da UFPA no Baixo Tocantins: O Balanço de uma Proposta. 2001.

DIAS, A. L. B. . Docência do Ensino Superior. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, A. L. B. . O mundo Contemporâneo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, A. L. B. . Formação Docente na Amazônia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, A. L. B. . Gestão da Escola Pública. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, A. L. B. ; Luis Carlos de Carvalho Dias ; LOBATO, A. ; BEZERRA, G. . Encantados. 2010. Audiovisual.

DIAS, A. L. B. ; Luis Carlos de Carvalho Dias ; LOBATO, A. ; BEZERRA, G. ; MEDEIROS, L. C. . Encantados. 2010. Vídeo.

DIAS, A. L. B. . Educação e Cultura Brasileira: Um Estudo sobre o Teatro Anchietano. 2001 (Dissertação) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação. , AV. Augusto Corrêa, Guamá, 6666000 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 2111278, Ramal: 1278, Fax: (91) 2111105, URL da Homepage:

Experiência profissional

1997 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Campus de Castanhal.,Cargo ou função, cOORDENAÇÃO DE COLEGIADO.

  • 03/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2001

    Ensino, Especialização Em Ensino Superio, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História do Ensino Superior na Amazônia

  • 06/1997

    Ensino, Licenciatura Plena Em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da Educação, História da Educação Brasileira e da Amazônia, Introdução a Educação, Pesquisa Educacional