Lais Yglécias Mattos Ortega

Aluna de mestrado do programa de Pós-graduação em Farmacologia na Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (2012). Desenvolveu atividades no Programa de Iniciação a Docência -Monitoria, vinculado à disciplina Farmacotécnica Homeopática II do Departamento de Farmácia da UFPR. Foi aluna do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária com projeto de pesquisa no setor de Biologia Celular da UFPR. Participou como bolsista no Projeto de Extensão "Riscos da Automedicação (PRAM)". Neste projeto colaborou na elaboração de um capítulo do livro "Medicamentos: Benefícios e Riscos com Ênfase na automedicação".

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Farmácia

2007 - 2012

Universidade Federal do Paraná
Título: AVALIAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS DAS PRESCRIÇÕES DE CLÍNICAS PEDIÁTRICAS NA UNIDADE FARMÁCIA HOSPITALAR DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Orientador: Prof.ª Msc.ª Maria Luíza Drechsel Fávero

Formação complementar

2020 -

Programa Conquer de Desenvolvimento Profissional. , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.

Participação em eventos

FARMA ATIVO - SAÚDE DA MULHER. 2014. (Encontro).

FARMA ATIVO - SAÚDE MENTAL E DO IDOSO. 2014. (Encontro).

FARMA ATIVO - NUTRIÇÃO INFANTIL. 2013. (Encontro).

Treinamento sobre Marketing para Saúde. 2012. (Outra).

18 Evento de Iniciação Científica - EVINCI.Efeito da Injeção de sulfato ferroso na expressão de ceruloplasmina na retina de rato. 2010. (Encontro).

Aspectos Clínicos e Laboratoriais das Hepatites Virais. 2010. (Outra).

Curso de Hematologia e Oncologia. 2010. (Seminário).

Encontro de Extensão e Cultura da semana integrada de ensino, pesquisa e extensão na UFPR.EFEITO DA INJEÇÃO DE SULFATO FERROSO NA EXPRESSÃO DE CERULOPLASMINA NA RETINA DE RATO. 2010. (Encontro).

Encontro de Extensão e Cultura da semana integrada de ensino, pesquisa e extensão na UFPR.Riscos da Automedicação. 2010. (Encontro).

Farmaeconomia. 2010. (Outra).

Intoxicação por Drogas Sintéticas. 2010. (Outra).

SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.A Célula em Movimento / Liga Acadêmica de Farmácia. 2010. (Oficina).

Simpósio Militar de Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas. 2010. (Simpósio).

Evento de Extensão Universitária: PET Saúde e Unidade de Saúde.Ações Educativas à comunidade num contexto de saúde e meio ambiente - Resíduos Sólidos. 2009. (Encontro).

SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.Riscos da Automedicação. 2009. (Oficina).

Curso de Perícia Criminal (Toxicologia Forense). 2008. (Outra).

Medicamento: da pesquisa ao uso. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • TREBIEN, H. A. ; MATTOS, L. Y. . Medicamentos: Benefícios e Riscos com ênfase na automedicação. 22. ed. Curitiba: IMPRENSA UFPR, 2011. v. 1. 316p .

  • MATTOS, L. Y. ; FILHO, R.B. . Efeito da Injeção de sulfato ferroso na expressão de ceruloplasmina na retina de rato. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MATTOS, L. Y. . Ações Educativas à comunidade num contexto de saúde e meio ambiente - Resíduos Sólidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TREBIEN, H. A. ; MATTOS, L. Y. . Riscos da Automedicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    EFEITO DA INJEÇÃO DE SULFATO FERROSO NA EXPRESSÃO DE CERULOPLASMINA NA RETINA DE RATO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lais Yglécias Mattos Ortega - Integrante / Rubens Bertazolli Filho - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2016

Grupo Dimed

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como Farmacêutica Responsável, em seguida promovida a Subgerente Farmacêutica e após Gerente Farmacêutica.

2016 - 2017

Angeloni

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Farmacêutica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Administração e gerenciamento da farmácia e equipe. Realização de serviços farmacêuticos.

2017 - 2018

Maxifarma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Farma Total

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.