Janine França Gonçalves
Mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2003), pós-graduada em química pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (2000) e graduada em Química pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1996). Atualmente, é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e professora no curso de Biomedicina da Facsete-Faculdade de Sete Lagoas. Foi coordenadora do curso de Biomedicina da Facsete-Faculdade de Sete Lagoas (2023-2024). Coordenou os cursos de Engenharia Ambiental (2018-2022) e Engenharia Química (2016-2022) do Centro Universitário de Sete Lagoas-UniFEMM e foi professora nos cursos da mesma instituição em disciplinas de química geral, analítica, inorgânica, orgânica, ambiental e de ciências do ambiente. Trabalhou na área industrial na Cia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira(2006-2007) exercendo a função de assistente de desenvolvimento de produtos com atividades no controle químico de processo e na área ambiental da empresa. Experiência em processos de autorização e de reconhecimento de cursos de graduação junto ao Ministério da Educação (MEC).
Informações coletadas do Lattes em 03/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Química
2001 - 2003
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Rejeito da Fabricação da Alumina: Estudos de Adsorção e Reciclagem
, Ano de Obtenção: 2003.Maria Irene Yoshida.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adsorção; Alumina; Rejeito industrial.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Química
1999 - 2000
Universidade Federal de Lavras
Título: EDUCADOR E PROFESSOR
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
Atividade formativa A lógica de construção de questões modelo ENADE (Módulo II). 2014. (Outra).
Atividade formativa Prezi. 2014. (Outra).
Curso Didática do Pensamento Crítico 1-habilidades básicas.Didática do Pensamento Crítico 1-habilidades básicas. 2014. (Outra).
Oficina Lousa interativa. 2014. (Oficina).
Roda de conversa Aulas práticas: porque? quando? como? para quem? para que?.Aulas práticas: porque? quando? como? para quem? para que?. 2014. (Outra).
Curso: Gestão de Resíduos Químicos Perigosos. 2008. (Outra).
Curso: Aplicação de Corantes DIRESUL em Máquina de Índigo. 2006. (Outra).
Curso: MASP - Método de Análise e Solução de Problemas. 2006. (Outra).
2º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2004. (Congresso).
Curso: Fundamentos de Análise Térmica: TG, DSC/DTA, TMA e DMA - IV CBRATEC ? IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria. 2004. (Congresso).
IV CBRATEC ? IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria. Estudo Térmico do Sulfato de Alumínio Obtido a partir de rejeito industrial. 2004. (Congresso).
XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? SBQ MG.Determinação de Arsênio e Cádmio em Águas e Urina Humana por Absorção Atômica em Forno de Grafite: Aplicação a Estudos Ambientais e Toxicológicos Forenses. 2004. (Encontro).
12º ENQA ? Encontro Nacional de Química Analítica.Método para de Determinação de Antimônio, Bário e Chumbo em Resíduo de Disparo de Arma de Fogo. 2003. (Encontro).
26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ.Estudo da Adsorção de Contaminantes Orgânicos por Rejeito Industrial da Fabricação da Alumina. 2003. (Outra).
Curso: Espectrometria em Absorção Atômica - 12º ENQA ? Encontro Nacional de Química Analítica. 2003. (Encontro).
Curso: Química Forense - XLIII Congresso Brasileiro de Química - ABQ. 2003. (Outra).
XLIII Congresso Brasileiro de Química. Estudo da Adsorção de Corantes por Rejeito da Fabricação da Alumina. 2003. (Congresso).
III CBRATEC ? III Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria. Estudo da Adsorção de Solventes Poluentes por Rejeito Industrial da Fabricação do Alumínio. 2002. (Congresso).
Mini-curso: Química Nova na Escola. 2000. (Outra).
Participação em bancas
GONÇALVES, J. F.. Captação e aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis na empresa Eletro Motive Diesel EMD. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Uso da massa específica da argila + silte no estabelecimento do tempo de sedimentação para determinação fração argila. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Impacto da atividade antrópica na qualidade da água do córrego do Machado Sete LagoasMG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Método rápido de estimar água em latossolo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Técnicas de preparação de amostra metalográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Processo de Soldagem com eletrodo revestido. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Erros de medições do volume do carvão vegetal nos carros metros das siderúrgicas Metalsete e Fergubrás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Lingotamento contínuo: defeitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Projeto para implantação de canteiros com plantas medicinais na Vila Vicentina-Sete Lagoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Importância do reuso de água pluvial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Análise de desempenho operacional de uma estação de tratamento de efluentes de uma indústria de laticínios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Estudo de minimização de geração de resíduos perigosos oriundos do processo de imunização de madeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Monitoramento atmosférico: emissão de particulados na planta do multipropósito na empresa Multitécnica Multnutrientes Minerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
MOREIRA, F. A.;GONÇALVES, J. F.. Descontaminação e destinação de resíduos de lâmpadas de mercúrio realizadas na Recitec. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Concepção da coleta seletiva e reciclagem na comunidade acadêmica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Proposta da utilização de resíduo de ardósia na fabricação de bloquetes para pavimentação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Estudo de gerenciamento de resíduos de construção civil em estação de reciclagem de entulho de Belo Horizonte-MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Plano de gerenciamento de resíduos sólidos realizado na ICAL-indústria de calcinação ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Avaliação dos impactos ambientais no córrego Vargem dos Tropeiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Análise físico-química e microbiológica da água utilizada para consumo humano pela comunidade do vale Bom Jesus, Esmeraldas, MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Avaliação da eutrofização antrópica e qualidade hídrica do córrego do Diogo e ribeirão Matadouro (Sete Lagoas/MG). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Percepção ambiental de pequenos agricultores para práticas agroecológicas no município de Paraopeba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Impactos gerados em uma lagoa facultativa pelo derramamento clandestino de óleos e graxas-estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Caracterização de resíduos de ardósia como fonte de magnésio para remoção de amônia de lixiviado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
GONÇALVES, J. F.. Liberação de nutrientes em diferentes tipos de palhaça em sistemas e integração lavoura-pecuária na região central de Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas.
Orientou
Qualidade físico-quimica e biológica da água de consumo humano de duas bicas localizadas no bairro JK na cidade de Sete Lagoas ? Minas Gerais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Análise de corrosão em peças internas da viatura blindada 6X6; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Análise microbiológica da água de nascente no distrito de Jequitibá, MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Qualidade da água: avaliação microbiológica da água do sítio em Melo Viana, distrito de Esmeralda/MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Analise da água de cisterna; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Avaliação da qualidade da água da nascente do córrego Tropeiro para consumo humano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Avaliação da qualidade da água da lagoa José Félix: diagnóstico da qualidade da água da lagoa José Felix, localizada no município de Sete Lagoas-MG; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Diagnóstico da qualidade das águas nos limites dos municípios de Capim Branco e Matozinhos/MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Recuperação de água de retro lavagem de filtro removedor de ferro e manganês; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Análises de parâmetros físico químicos e microbiológicos da lagoas José Félix; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Oxidação em peças automotivas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Análise da água do córrego Mato Grosso na região urbana de Pompéu; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Gerenciamento de resíduos na siderurgica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Produção mais limpa: importância da sua implantação nas indústrias têxteis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Contaminação por metais pesados no Alto Rio das Velhas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Substituição de ácido sulfúrico por dióxido de carbono na neutralização; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Tratamento de efluentes líquidos na indústria de usinagem: um estudo preliminar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Diagnóstico sobre a presença de contaminantes ambientais na microbacia do córrego do Diogo: prospecção quanto à contaminação e suas implicações para as comunidades circuvizinhas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Emissão de gases de efeito estufa na empresa IVECO Latim America; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Um estudo para recuperação da qualidade ambiental das águas da Lagoa Boa Vista - Sete Lagoas (MG); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Análise da qualidade microbiológica e físico-química da água de abastecimento público do município de Fortuna de Minas-MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Uso e ocupação do solo: sua interferência socioambiental devido a degradação da qualidade das águas do córrego Mata Mariana na comunidade Núcleo João Pinheiro, Funilândia/MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
A reciclagem e a compostagem na minimização da quantidade de resíduos sólidos urbanos na cidade de Prudente de Morais - MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Gerenciamento de Resíduos de Laticínios na Região Serro-MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Gerenciamento de resíduos da construção civil na cidade de Sete Lagoas/MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Gerenciamento de resíduos de laboratório na EMBRAPA MILHO E SORGO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Avaliação de Eficiência do Processo de Tratamento de Efluentes Líquidos da Elma Chips em Sete Lagoas/MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Estação de Eficiência da Estação de Tratamento de Efluente da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Eutrofização de sistemas lacustres: análise da qualidade hídrica da lagoa da Boa Vista com respaldo no IET proposto por Carlson (1977) e modificado pela CETESB; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Estudo do processo e eficiência da estação de tratamento de efluentes da PEPSICO do Brasil unidade de Sete Lagoas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Educação Ambiental: Trabalho Técnico Social do Projeto PAC-Águas Sete Lagoas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Avaliação da eficiência do tratamento de lixiviado de aterro com processos oxidativos avançados utilizando reagente de Fenton; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Gestão de resíduos da estação de tratamentos de efluentes de industriais ETEI: reutilização do gás metano produzido pelo reator anaeróbio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Janine França Gonçalves;
Produções bibliográficas
-
GONÇALVES, J. F. ; AUHAREK, E. ; Silva, J. B. B. . Determinação de Arsênio e Cádmio em Águas e Urina Humana por Absorção Atômica em Forno de Grafite: Aplicação a Estudos Ambientais e Toxicológicos Forenses. In: XVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química ? SBQ MG, 2004, Lavras. CD DE RESUMOS DO XVIII ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA-MG, 2004. v. v.1. p. AB-08.
-
AUHAREK, E. ; GONÇALVES, J. F. ; Paula, W.X. ; Silva, J. B. B. . Método para de Determinação de Antimônio, Bário e Chumbo em Resíduo de Disparo de Arma de Fogo. In: 12º ENQA ? Encontro Nacional de Química Analítica, 2003, São Luís. CD e livro de resumos, 2003. p. EA025.
-
Carvalho, Isabela ; Diniz, Maíra ; Pacheco, Lucas ; Passos, Gabriela ; Tavares, Salma ; GONÇALVES, J. F. ; CARNEIRO, T. R. . Avaliação físico-química e biológica da qualidade da água de lagoas urbanas da cidade de Sete Lagoas. In: Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2012, Poços de Cadas. Anais do CNMA, 2012.
-
GONÇALVES, J. F. ; YOSHIDA, M. I. ; Cornélio de Freitas Carvalho . Estudo Térmico do Sulfato de Alumínio Obtido a partir de rejeito industrial. In: IV CBRATEC ? IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2004, Poços de Caldas. Livro de resumos, 2004. v. v.1. p. 131.
-
GONÇALVES, J. F. ; YOSHIDA, M. I. ; Cornélio de Freitas Carvalho . Estudo da Adsorção de Corantes por Rejeito da Fabricação da Alumina. In: XLIII Congresso Brasileiro de Química, 2003, Ouro Preto. Livro de resumos, 2003. v. v. 1. p. 91-91.
-
GONÇALVES, J. F. ; YOSHIDA, M. I. ; Cornélio de Freitas Carvalho . Estudo da Adsorção de Contaminantes Orgânicos por Rejeito Industrial da Fabricação da Alumina. In: 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2003, Poços de Caldas. Livro de resumos, 2003. v. v.1. p. AB041.
-
GONÇALVES, J. F. ; YOSHIDA, M. I. ; Cornélio de Freitas Carvalho . Estudo da Adsorção de Solventes Poluentes por Rejeito Industrial da Fabricação do Alumínio. In: III CBRATEC ? III Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria, 2002, Poços de Caldas. Livro de resumos, 2002. v. v. 1. p. 197-197.
-
GONÇALVES, J. F. ; YOSHIDA, M. I. ; Cornélio de Freitas Carvalho . Estudo Térmico do Sulfato de Alumínio Obtido a partir de rejeito industrial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, J. F. ; Silva, J. B. B. ; AUHAREK, E. . Determinação de Arsênio e Cádmio em Águas e Urina Humana por Absorção Atômica em Forno de Grafite: Aplicação a Estudos Ambientais e Toxicológicos Forenses. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, J. F. ; YOSHIDA, M. I. ; Cornélio de Freitas Carvalho . Estudo da Adsorção de Corantes por Rejeito da Fabricação da Alumina. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AUHAREK, E. ; GONÇALVES, J. F. ; Paula, W.X. ; Silva, J. B. B. . Método para de Determinação de Antimônio, Bário e Chumbo em Resíduo de Disparo de Arma de Fogo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, J. F. ; YOSHIDA, M. I. ; Cornélio de Freitas Carvalho . Estudo da Adsorção de Contaminantes Orgânicos por Rejeito Industrial da Fabricação da Alumina. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, J. F. ; YOSHIDA, M. I. ; Cornélio de Freitas Carvalho . Estudo da Adsorção de Solventes Poluentes por Rejeito Industrial da Fabricação do Alumínio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
GONÇALVES, J. F. . Apostila de Práticas de Química Inorgânica Aplicada. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GONÇALVES, J. F. . Apostila de Práticas de Química Analítica Qualitativa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GONÇALVES, J. F. . Apostila de Práticas de Química Inorgânica. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GONÇALVES, J. F. . Apostila de Práticas de Química Geral. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GONÇALVES, J. F. . Apostila de Práticas de Química Analítica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GONÇALVES, J. F. . Roteiro de Práticas de Química Orgânica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GONÇALVES, J. F. . Material de estudo de Química Orgânica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GONÇALVES, J. F. . Práticas de Química Experimental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
GONÇALVES, J. F. . Elaboração de questões de vestibular. 2012. (Questões de vestibular).
GONÇALVES, J. F. . Elaboração de questões de vestibular. 2011. (Questões de vestibular).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2017
Monitoramento da Qualidade da Água do Ribeirão Jequitibá e Principais Afluentes, Descrição: A sub-bacia do Ribeirão Jequitibá está recebendo a contribuição de diversos projetos visando o aumento da vazão dos cursos d?água e da qualidade da água, os quais serão implementados nos próximos dois anos. Portanto, é muito importante realizar esse diagnóstico sobre a qualidade atual da água nos principais cursos d?água e prosseguir com o monitoramento nos próximos anos para avaliar o efeito da execução desses projetos. Por outro lado, o SAAE de Sete Lagoas está planejando iniciar a construção da ETE Matadouro que irá tratar mais de 90% do esgoto da cidade nos próximos anos. Esse diagnóstico irá mostrar a realidade atual e os efeitos do tratamento do esgoto na qualidade da água do Ribeirão jequitibá no futuro quando a ETE estiver em operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Janine França Gonçalves - Integrante / Renato Ferreira de Andrade - Integrante / Lairson Couto - Coordenador.
-
2008 - 2013
Análise da qualidade da água das lagoas urbanas de Sete Lagoas ? avaliação de parâmetros biológicos e físico-químicos, Descrição: O projeto visa a avaliação da qualidade microbiológica (bactérias bioindicadoras e fitoplâncton) e físico-química da água das lagoas urbanas da cidade de Sete Lagoas e o grau de contaminação em relação aos padrões destinados ao uso paisagístico e lazer.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Janine França Gonçalves - Coordenador / Ubiraci G. P. Lana - Integrante / Viviane R. Faria - Integrante / Christiane A. O. Paiva - Integrante / Renato Ferreira de Andrade - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Faculdade de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professora de Química Analítica e Ambiental do curso de Biomedicina
2023 - Atual
Faculdade de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professora de Química Geral do curso de Biomedicina
2023 - Atual
Faculdade de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE e do colegiado
2023 - 2024
Faculdade de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Biomedicina, Carga horária: 10
2021 - 2022
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular
2018 - 2022
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental
2016 - 2022
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Engenharia Química
2011 - 2022
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE
2007 - 2020
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professora de Química Ambiental, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Geral, Química Orgânica e Ciências do Ambiente e Sustentabilidade.
Atividades
-
10/2021 - 12/2022
Ensino, Engenharia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Ambiental, Química Geral, Ciências do Ambiente.
-
02/2013 - 12/2020
Ensino, Engenharia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral, Química Ambiental, Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Quantitativa, Química Instrumental, Química Inorgânica, Química Orgânica, Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Orgânica
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Experimental
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral, Química Ambiental
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Orgânica
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Experimental
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Ambiental
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Ambiental, Química Orgânica
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Experimental
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Metalúrgica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Orgânica
-
02/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Ambiental
-
02/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Ambiental
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Orgânica
-
08/2007 - 07/2008
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral
2025 - Atual
Colégio EliteMasterVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora de Química do ensino fundamental II e ensino médio
2023 - Atual
Colégio Anglo Sete Lagoas - CEFAPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professora de Química do ensino médio
2022 - Atual
Colégio Promove Sete LagoasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professora de Química do ensino médio
2008 - 2010
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Tutor - Pró licenciatura, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora do curso de ensino à distância de licenciatura em Química
2006 - 2007
Cia de Fiação e Tecidos Cedro e CachoeiraVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Assistente de desenvolvimento de produtos
Outras informações:
O trabalho direcionou-se para química de processo na preparação, no tingimento e no acabamento de fios e tecidos. O principal foco do trabalho, dentro de uma visão ambiental, era o estabelecimento de controles no processo desde gastos com água e matérias-primas até o descarte e o tratamento na ETE.
2004 - 2005
Colegio Santa MarcelinaVínculo: Professora de Química, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio
2001 - 2005
ESCOLA ESTADUAL MAURÍCIO MURGELVínculo: Professora de Química, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio
Outras informações:
Atuação também com alunos da Escola Inclusiva (deficientes auditivos)
1998 - 2001
Colégio João HerculinoVínculo: Professora de Química, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio
1998 - 1999
Escola Técnica Municipal de Sete LagoasVínculo: Professora de Química, Enquadramento Funcional: Professora
1998 - 1998
Colégio Diocesano Dom SilvérioVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora substituta
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Janine França Gonçalves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?