Loyana da Costa Souza

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2006) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. É Coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoa com Necessidade Especifica - NAPNE, IFPA/Campus Bragança. É Coordenadora de Arte, Cultura e Esporte do IFPA/Campus Bragança. Tem experiência na área de Educação Física. Realiza pesquisas com foco em inclusão escolar de pessoas com deficiência, educação física adaptada e formação de professores.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Universidade do Estado do Pará
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA: A inclusão escolar de pessoas com deficiência.,Ano de Obtenção: 2015
Marta Genú Soares.Palavras-chave: Educação Física; Professores - Formação; Educação Inclusiva.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Cinesiologia

2007 - 2008

Universidade do Estado do Pará
Título: Análise cinesiológica do salto vertical no voleibol e sua relaçao com as lesões por entorse de tornozelo em voleibolistas
Orientador: Petruska Oliveira Baptista

Graduação em educação física

2002 - 2006

Universidade do Estado do Pará
Título: Utilização de Exercícios Resistidos com Sobrecarga como meio profilático na osteoporose pós-menopausica
Orientador: Elton Vinicius de Sousa

Formação complementar

2011 - 2011

Treinador de Futsal. (Carga horária: 30h). , Universidade Gama Filho-Pólo São Paulo, UGF, Brasil.

2010 - 2010

voleibol: iniciação e formação de equipes. (Carga horária: 60h). , portal educação, PE, Brasil.

2010 - 2010

capacitação em dança artística,folclore e recreaç. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.

2006 - 2006

Informática Básica. (Carga horária: 50h). , Escola de Informática e Cidadania, EIC, Brasil.

2006 - 2006

Formação de arbitro de vôlei. (Carga horária: 60h). , Federação Paraense de Vôlei, FPV, Brasil.

2005 - 2005

Anatomia. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2005 - 2005

musculação terapêutica nas articulações. (Carga horária: 16h). , Assembléia Paraense, AP, Brasil.

2003 - 2005

Curso Avançado de Espanhol. (Carga horária: 180h). , Curso de Idiomas Aslan, ASLAN, Brasil.

2004 - 2004

Atualização em Reumatologia:Da clínica a Reabilita. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2004 - 2004

Atualização em Urgência e Emergência. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2003 - 2003

hidroginástica. (Carga horária: 16h). , Assembléia Paraense, AP, Brasil.

2003 - 2003

Métodos de Treinamento de Força e Primeiros Socorr. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2003 - 2003

Intensivo de Informática. (Carga horária: 50h). , Líder informatica, LIDER, Brasil.

2002 - 2002

psicofisiologia e exercício. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Escolar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Esportes.

Organização de eventos

SOUZA, L. C. . Mesa redonda Base Legal da Formação em Educação Física. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Euroamericano de Motricidade Humana. 2016. (Congresso).

I ENCONTRO BRAGANTINO SOBRE ESCOLA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO.Educação Física Inclusiva. 2016. (Oficina).

I Encontro de Professores de Educação Física do IFPA. 2016. (Encontro).

II ENCONTRO AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. (Encontro).

II ENCONTRO AMAZÔNICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2016. (Encontro).

II Encontro de NAPNE do IFPA. 2016. (Encontro).

III Seminário Educação de Surdos. 2016. (Seminário).

Congresso Baiano de Educação Especial e Educação Física Adaptada. Formação de professores de Educação Física e Inclusão. 2014. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Educação Especial. Formação de Professores de Educação Física e a Inclusão escolar de pessoas com deficiência. 2014. (Congresso).

V CONGRESSO NORTE-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE- CONCENO. A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA. 2014. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação e Corporeidade na Amazônia. 2013. (Congresso).

IV Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. 2013. (Outra).

Encontro de Pesquisa em Educação Etnografias e novas Epistemologias. 2012. (Encontro).

III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2012. (Simpósio).

VI Seminário de Educação Especial na Escola de Aplicação:Por uma Sociedade Inclusivadeiea. 2012. (Seminário).

III CONFERENCIA NACIONAL DE ESPORTE PARTICIPATIVOI. 2010. (Outra).

Organização da Ginástica na Escola:História,Memória,Necessidades e Possibilidades. 2008. (Seminário).

Jornada Acadêmica Científica de Fioterapia da UNAMA. 2006. (Outra).

Educador do Sonho a Realidade. 2005. (Simpósio).

Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física. 2005. (Encontro).

Encontro Norte Nordeste de Fitness e Fisioterapia. 2005. (Encontro).

Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física. 2004. (Encontro).

Jornada de dor crônica. 2004. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Ana Cleia Rodrigues Ramos e Janete Sousa Castro

SOUZA, L. C.. Inteligência Emocional na educação infantil: suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano em formação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Olivar Sandro Pereira e Tânia de Sousa Araújo

SOUZA, L. C.. A construção da prática docente e a participação familiar para a educação inclusiva na escola do campo, Vila do Treme-Bragança/PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Produções bibliográficas

  • SOUZA, L. C. ; SOARES, M. G. . Formação de professores de Educação Física e a inclusão escolar de pessoas com deficiência. In: CAVALCANTE NETO, J. L.; SILVA, O.O.N. da. (Org.). Diversidade e Movimento. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 41-62.

  • SOUZA, L. C. ; SOARES, M. G. . Formação de Professores de Educação Física e a Inclusão Escolar de Pessoas com Deficiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. C. ; SOARES, M. G. . Formação de Professores de Educação Física e a Inclusão escolar de pessoas com deficiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. C. ; SOARES, M. G. . Formação de professores de Educação Física e Inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, L. C. ; SOARES, M. G. . Formação Docente em Educação Física na Universidade do Estado do Pará e a Inclusão de alunos com deficiência na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2015

Campeã dos Jogos entre os Institutos Federais - Etapa Estadual, modalidade voleibol masculino, IFPA - Reitoria.

2014

Campeã dos Jogos entre os Campi do Interior do IFPA - modalidade futsal feminino, IFPA - Campus Tucuruí.

2014

Campeã dos Jogos entre os Campi do Interior do IFPA - modalidade voleibol feminino, IFPA - Campus Tucuruí.

2014

Campeã dos Jogos entre os Campi do Interior do IFPA - modalidade voleibol masculino, IFPA - Campus Tucuruí.

2014

Campeã dos Jogos entre os Institutos Federais - Etapa Estadual, modalidade volei de praia masculino, IFPA - Reitoria.

2010

Campeã dos Jogos Escolares Paraenses - JEPS, Etapa Regional, modalidade voleibol feminino, Núcleo de Esporte e Lazer SEDUC.

2009

Campeã dos Jogos Escolares Paraenses - JEPS, Etapa Regional, modalidade futsal feminino, Núcleo de Esporte e Lazer SEDUC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do PA - Campus Bragança. , Rua da Escola Agrícola s/n, Vila Sinhá, 68600-000 - Braganca, PA - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2013

Ministerio da Defesa

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2010

Secretaria de Estado de Educação do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 38

2007 - 2008

Prefeitura Municipal de Bragança - PA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 38

2006 - 2006

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 4

2004 - 2005

Secretaria Municipal de Educação e Cultura Prefeitura de Belém

Vínculo: monitor de esportes, Enquadramento Funcional: monitor de esportes, Carga horária: 16

2005 - 2005

Associação Paraense de Artes Marciais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESTAGIÁRIO, Carga horária: 12

2004 - 2006

Associação Paraense de Esportes de Aventura

Vínculo: fiscal, Enquadramento Funcional: fiscal, Carga horária: 8

2005 - 2006

Academia Estação Vida

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 10