Leandro Kefalás Barbosa

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Marília (2001). Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital de Beneficencia Portuguesa de Sao Jose do Rio Preto/SP (2002/03), Radiologia na Clinica Ultra-X em Sao Jose do Rio preto/SP(2004), Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular e Neurorradiologia Intervencionista no Centro Regional de Radiologia Intervencionista e Vascular (CRIVA) de São José do Rio Preto/SP (2005/06),Titulo de Especialista pela Sobrice (Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular) em 2006. Foi médico assitente do Centro Regional de Radiologia Intervencionista e Vascular (CRIVA) de São José do Rio Preto/SP de 2007 a 2010. Professor de Radiologia da Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) desde 2011. Mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Oeste Paulista (2015). Atualmente é médico chefe dos Serviços de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular do Hospital Nossa Senhora das Graças, Hospital Regional e Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente/SP desde 2008. Tem experiência na área de Medicina, cirurgia geral e radiologia, com ênfase em ANGIORRADIOLOGIA, RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA, CIRURGIA ENDOVASCULAR E NEURORRADIOLOGIA TERAPÊUTICA.

Informações coletadas do Lattes em 02/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência Animal

2012 - 2015

Universidade do Oeste Paulista
Título: O efeito do prebiótico sobre o conteúdo mineral do fêmur de Rattus novergicus linhagem Wistar ? Estudo por meio da espectroscopia Raman, Ano de Obtenção: 2015
Hermann Bremer Neto.

Especialização - Residência médica

2006 - 2006

Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Residência médica em: ANGIORRADIOLOGIA E RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULARNúmero do registro: .

Especialização - Residência médica

2002 - 2003

Endoclinica
Residência médica em: Cirurgia GeralNúmero do registro: .

Especialização em Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista

2003 - 2006

Centro Regional de Radiologia Intervencionista e Vascular
Título: Titulo de Especialista

Graduação em Medicina

1996 - 2001

Universidade de Marília

Ensino Médio (2º grau)

1992 - 1994

Colégio Osvado Cruz

Ensino Fundamental (1º grau)

1982 - 1991

Colégio Jean Christophe

Formação complementar

2008 - 2008

Ultrassom Vascular. (Carga horária: 120h). , Escola de Ultrassonografia e Reciclagem de Ribeirão Preto, EURP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Grego

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiologia Médica/Especialidade: ANGIORRADIOLOGIA E RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E VASCULAR.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: neurorradiologia terapeutica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: ULTRASSONOGRAFIA VASCULAR.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiologia Médica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia Gastroenterologia.

Organização de eventos

BARBOSA, L. K. . I Jornada de Tratamento no AVC Agudo. 2017. (Outro).

Participação em eventos

27 CONGRESSO SOBRICE. 27 CONGRESSO SOBRICE. 2024. (Congresso).

26 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. Avalliacao trabalhos científicos. 2023. (Congresso).

26 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. 2023. (Congresso).

25 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. 2022. (Congresso).

23 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. 2020. (Congresso).

22 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. 2019. (Congresso).

21 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. HEMORRAGIA SUBARACNÓIDE NÃO ANEURISMÁTICA COMO MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA DE MOYA-MOYA ? RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA. 2018. (Congresso).

21 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. Manejamento de Acretismo Placentário com Histerectomia Assistida por Radiologista Intervencionista com balão temporário nas artérias ilíacas internas. 2018. (Congresso).

XXVI Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente. ALTA COMPLEXIDADE, CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS: ONDE ESTÁ A RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA?. 2018. (Congresso).

20 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular. 2017. (Congresso).

I Jornada de Tratamento do AVC Agudo.Trombectomia Mecânica no AVE Isquemico. 2017. (Seminário).

II Semana Integradora do 5 Termo Do Curso de Medicina.Aspectos Radiológicos na Doença de Chagas. 2016. (Oficina).

18 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE). 2015. (Congresso).

18 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular e Congresso da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnostica e Terapeutica. Prevalencia de Aneurismas Cerebrais em um Centro de Radiologia Intervencionista e Neurologia Intervencionista. 2015. (Congresso).

41 Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia VAscular. Perfil Epidemiologico de pacientes com diagnostico do pé diabético atendido na ala vascular no hospital regional de Presidente Prudente. 2015. (Congresso).

Curso de Capacitação em Neurointervenção: Terapia de Resgate do AVC. 2015. (Outra).

Curso de Capacitação em Neurointervenção: Uso de Onyx e pratica em modelo animal. 2015. (Outra).

II Workshop de Residencias Medicas de Presidente Prudente.Radiologia Intervencionista. 2015. (Outra).

Workshop de Endoprotese Fenestrada. 2015. (Outra).

Workshop de Endoprótese Fenestrada. 2015. (Outra).

10 Semana do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. Radiologia Intervencionista. 2014. (Congresso).

17 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE). 17 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE). 2014. (Congresso).

XXVI Congresso da Sociedade Ibero Latino Americana de Neurorradiologia Diagnostica e Terapeuticasr. XXVI Silan & SBNR. 2014. (Congresso).

16 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE). 16 Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE). 2013. (Congresso).

Atualização Online de Acidente Vascular Cerebral. 2012. (Outra).

Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE). Embolização de Pseudoaneurisma Gigante da Artéria Hepática. 2012. (Congresso).

VII Semana de Radiologia.Radiologia Intervencionista. 2012. (Outra).

Congresso Brasileiro da Sobrice 2011. 2011. (Congresso).

Reunião Científica Programa Circulando da SBACV. 2011. (Encontro).

Congresso Brasileiro da Sobrice 2010. 2010. (Congresso).

Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória da Unesp.Fundamentos de Radiologia Intervencionista e Hemodinâmica. 2010. (Seminário).

Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.Radiologia Intervencionsta. 2010. (Outra).

Congresso Brasileiro da Sobrice 2009. 2009. (Congresso).

Embolution 2009. 2009. (Simpósio).

Palestra no Centro de Estudos Dr. Câmara Lopes.Radiologia Intervencionsta. 2009. (Seminário).

A Radiologia Intervencionista, Procedimentos Endovasculares e não-Vasculares.A Radiologia Intervencionista, Procedimentos Endovasculares e não-Vasculares. 2008. (Outra).

Curso de Ultrassonografia Vascular EURP. 2008. (Outra).

II Encontro de Neuro Radiologia Intervencionista do CRIVA e I Encontro de Cirurgia Endovascular do CRIVA. 2007. (Encontro).

X Congresso Anual da SoBRICE, V SIDI ? Congresso da Sociedade Iberoamericana de Intervencionismo, I Simpósio de Neurorradiologia Intervencionista da SBNRDT. 2007. (Congresso).

IX Congresso Anual da SoBRICE. 2006. (Congresso).

IX Congresso Anual da SoBRICE. Técnica Endovascular para o Tratamento de FAV Ilíaco-Ilíaca. 2006. (Congresso).

Embolution - Treinamento Médico sobre Técnicas de Embolização Vascular. 2005. (Outra).

I Encontro de Neuro Radiologia Intervencionista do CRIVA. 2005. (Encontro).

VIII Congresso Anual da SoBRICE. 2005. (Congresso).

VIII Congresso Anual da SoBRICE. O Tratamento Endovascular da Síndrome da Compressão Ilíaca (Cockett ou May-Thurner) ? Experiência do Serviço. 2005. (Congresso).

Reunião do Clube Manoel de Abreu. 2004. (Encontro).

VII Encontro Anual da SoBRICE. 2004. (Congresso).

Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões da Regional do Noroeste Paulista. 2003. (Congresso).

Jornada de Atualização em Tratamento Cirúrgico do Tumor da Papila Duodenal e da Estenose Cicatricial do Colédoco?, do Curso de Atualidades Cirúrgicas - Regional Noroeste Paulista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 2002. (Outra).

XVII Congresso Médico do Oeste Paulista. Tumores Carcinóides: Estudo Regional de 24 casos. 2002. (Congresso).

XVII Congresso Médico do Oeste Paulista. 2002. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Clínica Médica da UNIFESP-EPM. 2001. (Simpósio).

III Congresso Paulista de Clínica Médica ? Curso Medicina de Urgência. 2000. (Congresso).

Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia da SOCESP. 1999. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Clínica Médica/I Congresso Brasileiro de Investigação Clínica/I Congresso Brasileiro de Medicina de Urgência. Avaliação Nutricional de Crianças do Município de Oriente-SP. 1999. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Clínica Médica/I Congresso Brasileiro de Investigação Clínica/I Congresso Brasileiro de Medicina de Urgência. 1999. (Congresso).

VIII Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia. Processo Alvéolo-Intersticial Bilateral: Pneumonia. 1999. (Congresso).

Orientou

Alinne Leiko Anadão Tokawa, Gabriela Medeiros Junqueira de P

Perfil Epidemiologico de pacientes com diagnostico do pé diabético atendido na ala vascular no hospital regional de Presidente Prudente; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade do Oeste Paulista; Orientador: Leandro Kefalás Barbosa;

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, L. K. ; Eduardo Balizardo ; MELLO, S. L. . Cateteres balão. In: Da Motta Leal Filho, Joaquim. Andrade, Gustavo. Pinto, Ricardo. Affonso, Breno.. (Org.). Intervenção Visceral e Pediátrica - Coleção Radiologia Intervencionista - SoBRICE - CBR. 01ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2019, v. 01, p. 48-55.

  • BARBOSA, L. K. . Avaliação Nutricional de Crianças do Município de Oriente-SP. In: V Congresso Brasileiro de Clínica, 1999, Sao Paulo. Livro de Resumos do V Congresso Brasileiro de Clínica, 1999. v. 1. p. 159-159.

  • BARBOSA, L. K. ; DRIMEL, N. G. ; SANTOS, C. D. ; POLISELI, R. R. ; BERTI, P. A. . HEMORRAGIA SUBARACNÓIDE NÃO ANEURISMÁTICA COMO MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA DE MOYA-MOYA ? RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELUCCI FILHO, P. L. ; BARBOSA, L. K. ; Eduardo Balizardo ; MARTELLI, C. A. T. ; MORAES, W. ; PIM, A. T. ; VIZZOTTO, F. M. T. ; ASSIS JUNIOR, G. R. ; ALVES, S. B. O. . Manejamento de Acretismo Placentário com Histerectomia Assistida por Radiologista Intervencionista com balão temporário nas artérias ilíacas internas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. . ALTA COMPLEXIDADE, CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS: ONDE ESTÁ A RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, L. K. . Exames Complementares, Angiografia Cerebral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, L. K. . Aspectos Radiológicos na Doença de Chagas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, L. K. ; TOKAWA, A. L. A. ; DIAS, C. G. ; PADUA, G. M. J. ; LOZANO, G. B. ; OLIVEIRA, M. A. A. ; DUTRA, N. N. ; SOUZA, N. P. ; VIEIRA, P. S. ; GONCALVES, T. C. P. ; SACCHETTO, V. M. ; MARTELLI, C. A. T. ; SANTANA, S. R. ; SAVI, E. P. . Perfil Epidemiologico de pacientes com diagnostico do pé diabético atendido na ala vascular no hospital regional de Presidente Prudenter. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. ; MENEGASSI, D. ; NELLI, L. C. ; NOGUEIRA, I. M. ; LEITE, E. O. ; Eduardo Balizardo . Prevalencia de Aneurismas Cerebrais em um Centro de Radiologia Intervencionista e Neurologia Intervencionista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. . Radiologia Intervencionista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, L. K. . Discussão de caso clinico de Câncer de Pâncreas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, L. K. ; Eduardo Balizardo . Embolização de Pseudoaneurisma Gigante da Artéria Hepática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. . Radiologia Intervencionista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, L. K. ; CENTOLA, C. A. P. ; GARZON, R. G. A. ; HIDALGO, R. C. T. ; luis gustavo hernandes . Técnica Endovascular para o Tratamento de FAV Ilíaco-Ilíaca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. ; CENTOLA, C. A. P. ; HIDALGO, R. C. T. ; GARZON, R. G. A. ; MADI, L. G. ; luis gustavo hernandes . O Tratamento Endovascular da Síndrome da Compressão Ilíaca (Cockett ou May-Thurner) ? Experiência do Serviço. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. . Tumores Carcinóides: Estudo Regional de 24 casos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. . Carcinoma Adenoescamoso Primário de Pâncreas? ? relato de caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. . Tratamento Cirúrgico do Aneurisma da Aorta Abdominal associado à Doença Abdominal não Vascular. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. ; FERNANDES, L. P. S. ; MARTINS, A. R. S. . Avaliação Nutricional de Crianças do Município de Oriente-SP. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. ; FERNANDES, L. P. S. ; GASPARINI, R. G. ; MARTINS, A. R. S. . Processo Alvéolo-Intersticial Bilateral: Pneumonia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. K. . STENT SUPERA QUANDO E PORQUE?. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BARBOSA, L. K. . PROCEDIMENTOS ENDOVASCULARES TOTALMENTE PERCUTÂNEOS UTILIZANDO O DISPOSITIVO PERCLOSE PROGLIDETM. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • BARBOSA, L. K. ; SILVA JR, E. L. . SEMINARIO DE RADIOLOGIA E DIAGNOSTICO POR IMAGEM. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2018

    PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PORTADORES DE PÉ DIABÉTICO ATENDIDOS NO HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE, Descrição: Avaliar o perfil epidemiológico dos portadores de pé diabético atendidos no serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital Regional de Presidente Prudente, com 160 pacientes de 25 a 95 anos apresentando de pé diabético. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Oeste Paulista, sob o protocolo número 3111. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) . , Integrantes: Leandro Kefalás Barbosa - Coordenador / Alinne Leiko Anadão Tokawa - Integrante / Gabriela Medeiros Junqueira de Pádua - Integrante / Murilo Antonio Alves Oliveira - Integrante / Najla Neme Dutra - Integrante / Nathália Pires de Souza - Integrante / Patricia Silva Vieira - Integrante / Thaise Cristine Pinheiro Gonçalves - Integrante / Vitória Matioli Sacchetto - Integrante / Cesar Alberto Tavalera Martelli - Integrante / Eduardo Pereira Savi - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2015

    Efeito de mananoligossacarídeos sobre parâmetros densitométricos e biomecânicos de ratos em crescimento, Descrição: uso de diferentes prebioticos a base de mananoligossacarideos sobre o conteudo mineral ósseo do femur de ratos, atraves de estudo biomecânico e densitométrico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Kefalás Barbosa - Coordenador / gabriel zanuto sakita - Integrante / hermann bremer neto - Integrante / mario jefferson quirino louzada - Integrante / daniele menegassi - Integrante / vinicius notario ligeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Efeito de mananoligossacarídeos sobre femur de ratos em crescimento através da espectroscopia raman, Descrição: Uso de tres diferentes tipos de prebioticos a base de mananoligossacarideos analisados por meio da espectroscopia raman. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Kefalás Barbosa - Coordenador / gabriel zanuto sakita - Integrante / hermann bremer neto - Integrante / joao d a pereira - Integrante / Carlos José Leopoldo Constantino - Integrante.

Prêmios

2005

Melhor Trabalho apresentado no congresso da Sobrice 2005, Sobrice (Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto do Coracao de Presidente Prudente, Hemodinamica. , Rua Donato Armelim, 351, 19013-810 - Presidente Prudente, SP - Brasil, Telefone: (18) 39026060, Ramal: 6066, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2018

Universidade do Oeste Paulista

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor da Faculdade de Medicina, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2010

    Serviços técnicos especializados , hospital regional de presidente prudente.Serviço realizado, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular.

2009 - Atual

Hospital Regional de Presidente Prudente

Vínculo: Medico chefe, Enquadramento Funcional: Departamento de Radiologia Intervencionista, Carga horária: 20

2007 - Atual

Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças de Presidente Prudente

Vínculo: Médico, Enquadramento Funcional: Médico Chefe

2007 - Atual

Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente

Vínculo: Médico, Enquadramento Funcional: Médico Chefe

Outras informações:
Instituto do Coração de Presidente Prudente/ Setor de Hemodinâmica

2007 - 2010

Centro Regional de Radiologia Intervencionista e Vascular

Vínculo: Médico Assistente, Enquadramento Funcional: medico assitente