Alex Pongitori Silveira
Bacharel em Turismo pela Universidade de Fortaleza UNIFOR (2008), com ampla participação na Empresa Júnior de Turismo e Hotelaria (EMPREENDETUR) da instituição. Monitor Institucional da disciplina de Agência d eTurismo e Transportes (2008). Ênfase em Planejamento e Organização do Turismo. Ampla experiência em organização de viagens e eventos, cerimonial e protocolo, inventários e planejamento turístico e eventos. Professor e Coordenados dos cursos do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer (CENTEC Ceará) da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, Acaraú - Ceará (2009/atualmente).
Informações coletadas do Lattes em 03/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Aperfeiçoamento interrompido em 2013 em Educação Inclusiva
2012 - interrompida
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Ano de finalização: 2013;Ano de interrupção: 2013
Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2011
2011 - interrompida
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Ano de interrupção: 2011
Formação complementar
2003 - 2003
Física. (Carga horária: 20h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2003 - 2003
Administração e Secretariado. (Carga horária: 40h). , Consultoria,Planejamento e Acessoria COntábil.
2000 - 2000
Química. (Carga horária: 20h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2000 - 2000
Biologia. (Carga horária: 20h). , Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
1996 - 1996
Digitação. (Carga horária: 20h). , Centro Educacional de Processamento de Dados.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Planejamento Organizacional.
Participação em eventos
VII Jornada de Educação do Norte-Nordeste. 2005. (Outra).
Outras produções
SILVEIRA, Alex Pongitori . Iniciação à Alimentos e Bebidas. 2013. (Turismo, Hospitalidade e Lazer).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2008
Análise da Satisfação dos Professores-cliente aos Serviços Prestados Pela Disciplina de Agência de Turismo e Transportes, Descrição: A pesquisa tratou-se de uma avaliação da importância da formação teórica-prática dentro da disciplina de Agência de Turismo e Transportes (ATT), baseando-se na percepção dos professores-cliente a respeito do grau de qualificação dos alunos-agentes da disciplina. Consta de uma pesquisa exploratória e descritiva avaliando-se de forma quantitativa e qualitativa os resultados. Além de ser um trabalho que visa a analise da opinião dos professores que se utilizam dos serviços destes alunos, este documento serviu também como instrumento de direcionamento da disciplina no sentido de buscar a melhoria da mesma, perante a apresentação dos resultados apontados durante a pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Prêmios
2008
1º Lugar na Sessão Painel da Área de Ciências Administrativas, Universidade de Fortaleza - VIII Encontro de Iniciação à Docência.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, EMI - Ensino Médio Integrado. , Rua Silva Jardim, José Bonifácio, 60040260 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (88) 30667000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - 2009
LICEU DE ACARAUVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Lab. de Informática Educaciona, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - Atual
Instituto Centro de Ensino TecnológicoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador, Carga horária: 40
2008 - 2008
Universidade de FortalezaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Monitoria (Bolsista), Carga horária: 12
2007 - 2008
Empresa Brasileira de Infra-Estrutura AeroportuáriaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Desembarque Internacional, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária. Empresa administradora da Infra-Estrutura aeroportuária brasileira. Estagiário Desembarque Internacional. Experiência com atendimento de passageiros em desembarque internacional, especialmente estrangeiros, com foco na assessoria à Polícia Federal e Receita Federal.
2006 - 2007
EXPRESSO GUANABARA S/AVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Vendas, Carga horária: 36
Outras informações:
Guanabara Expresso S/A. Empresa de transporte rodoviário. Estagiário em Vendas. Experiência no setor de vendas da empresa, com foco no atendimento à público prioritário: terceira idade, deficientes físicos e mentais, etc.
2004 - 2005
Empresa Junior de Turismo e Hotelaria - UNIFORVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Eventos, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alex Pongitori Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?