Winnie Cristina Souza do Espírito Santo
Artista e profissional multifacetada com atuação integrada em Artes, Comunicação, Produção/Curadoria Cultural e Relações Internacionais, com experiências no Brasil e no exterior. É cantora, compositora e comunicadora (DRT/SE 2033), com trajetória marcada por projetos culturais, pesquisa aplicada e articulação intersetorial entre cultura, desenvolvimento e internacionalização. Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e formada em Rádio e TV (SENAC-SE), realizou formações complementares em curadoria e produção cultural (EBAC), temas sociais globais (ILSC - Toronto) e fundamentos de teoria musical/solfejo voltados a vocalistas (Berklee College of Music), além de capacitações em elaboração, análise e parecer técnico de projetos culturais (IFG/Ministério da Cultura). Teve projeção nacional com participação no reality musical The Voice Brasil e atua em frentes de curadoria, avaliação e governança cultural, com participação na Academia do Prêmio Multishow de Música Brasileira e curadorias em eventos e festivais. Desenvolve atividades em tradução/localização e interpretação, com ênfase em audiovisual e projetos culturais, e mantém engajamento social e institucional em organizações do terceiro setor, com reconhecimento por títulos ligados a juventude, paz e agenda ODS. Seus interesses de pesquisa e atuação profissional concentram-se em produção e gestão cultural em artes, políticas culturais, economia da cultura, internacionalização de projetos artísticos, curadoria musical, comunicação/TV e metodologias de impacto social por meio das artes.
Informações coletadas do Lattes em 02/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Relações Internacionais
2010 - 2015
Universidade Federal de Sergipe
Título: ?PIRATAS SOMALIS NO SÉCULO XXI: sua influência na economia internacional e a atuação da Operação Escudo do Oceano?
Orientador: Profa. Dra. Tereza Cristina Nascimento França
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Rádio & TV
2022 - 2023
Formação complementar
2025 - 2025
Analista e Parecerista de Projetos Culturais (Curso FIC). (Carga horária: 160h). , Iinstituto Federal de Goiás - CAMPUS LUZIANIA, IFG, Brasil.
2025 - 2025
Agente Cultural (Curso FIC). (Carga horária: 160h). , Iinstituto Federal de Goiás - CAMPUS LUZIANIA, IFG, Brasil.
2024 - 2024
Produção cultural no Brasil e o papel da curadoria. , Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, EBAC, Brasil.
2012 - 2012
Global Social Issues. (Carga horária: 160h). , International Language Schools of Canada (Toronto), ILSC, Canadá.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes / Música / Produção Cultural.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação / Rádio e TV / Audiovisual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Curadoria Musical / Políticas Culturais e Gestão Cultural.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Relações Internacionais (cultura, internacionalização, cooperação, circulaç.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tradução/Interpretação e Localização (audiovisual/cultural e tecnologia).
Participação em eventos
FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS (FIG).Parecerista, FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS (FIG). 2024. (Outra).
Festival Canta Barra 2023.Festival Canta Barra 2023. 2023. (Outra).
IFSTAR 2023.IFSTAR 2023. 2023. (Outra).
Concurso de Quadrilhas Juninas ?Levanta Poeira? ? TV Sergipe/Rede Globo.Concurso de Quadrilhas Juninas ?Levanta Poeira? ? TV Sergipe/Rede Globo. 2022. (Outra).
Festival Musical Youth Sound of Peace.Festival Musical Youth Sound of Peace. 2022. (Outra).
Embaixadora Jovem para a Paz.Embaixadora Jovem para a Paz. 2021. (Outra).
Movimento Nacional ODS-SE.Embaixadora do Movimento Nacional ODS-SE. 2021. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. . Vozes Negras. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. ; MONTALIER, P. . Vozes Sergipanas. 2024.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. ; BRITTO, F. . Vozes Sergipanas. 2023.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. ; RIBEIRO, B. . Vozes Sergipanas. 2022.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. ; RUBYA, M. . Vozes Sergipanas. 2021.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. . The Voice Brasil. 2019.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. ; SANTOS, B. . Amêndoa (EP / projeto audiovisual / live session). 2025. Audiovisual.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. . Réveillon na Orla da Atalaia. 2025. Interpretação.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. . Projeto Verão 2024. 2024. Interpretação.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. . Réveillon na Orla da Atalaia. 2019. Interpretação.
RIBEIRO, F. ; ESPÍRITO SANTO, W. C. S. . Love is in all of us. 2017. Registro Fonográfico.
ESPÍRITO SANTO, W. C. S. . Solenide de Posse da Mesa Diretora Biênio 2026-2027. 2026 (Institucional).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Observatório de Participação Social nas Organizações Internacionais (OPSI) DRI/ UFS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edison Rodrigues Barreto Junior em 27/02/2026., Descrição: Pesquisa/monitoramento de notícias e produção de boletim informativo temático do OPSI (informe quinzenal) sobre relações internancionais (voluntária).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Winnie Cristina Souza do Espírito Santo - Integrante / Edison Rodrigues Barreto Junior - Coordenador / Érica Cristina Alexandre Winand - Integrante / Débora do Espírito Santo Pires - Integrante / Flora Carvalho de Oliveira e Freitas Fonseca - Integrante / José Antônio dos Santos Junior - Integrante / Maria Graciaria de Santana Carvalho - Integrante / Sandra Cristine Silva Soares - Integrante.
Prêmios
2025
Parecerista: Festival de Inverno de Garannhuns (FIG), Prefeitura Municipal de Garanhunhs-PE.
2024
Jurada: Festival "CANTA BARRA", Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros-SE.
2024
Curadora: Festival de Inverno de Garannhuns (FIG), Prefeitura Municipal de Garanhunhs-PE.
2023
Membro da Curadoria Academia do Prêmio Multishow de Música Brasileira, Multishow/Globo.
2023
Jurada "IFSTAR", Instituto Federal de Sergipe (IFS-SE).
2022
Jurada: Concurso de Quadrilhas Juninas "LEVANTA POEIRA", TV Sergipe (Grupo Sergipe - afiliada Rede Globo).
2021
Embaixadora Jovem para a Paz, YSP Latin America.
2021
Jurada: Festival "AjuFestival", Portal de Cultura e Entretenimento AjuFest.
2020
Embaixadora do Movimento ODS (Sergipe), ODS-SE/ONU Brasil.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
TOTVS, UNIDADE DE NEGÓCIO RD STATION. , Rodovia Virgílio Várzea, Monte Verde, 88032000 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 38772700, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - 2010
Instituto Canarinhos de SergipeVínculo: Colaborator, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 9
Outras informações:
Monitoria e voluntariado em flauta-doce para crianças com faixa etária de 7 a 12 anos em uma Organização Não-Governamental (ONG) de nome INCASE (Instituto Canarinhos de Sergipe).
2021 - Atual
Grupo SergipeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Contrato, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Apresenta o quadro "Vozes Sergipanas" no programa "Combinado" da TV Sergipe, que vai ao ar nas tardes de sábado. O quadro tem o objetivo de trazer ao público, em formato intimista, novos nomes e destaques da cena musical em Sergipe. Atua na produção e apresentação de quadro cultural semanal em programa televisivo ao vivo, com foco em comunicação diante das câmeras, mediação com o público e valorização de pautas culturais. Desenvolve conteúdos para televisão com linguagem acessível e conexão com audiências diversas. É conduzido um bate-papo bem leve com os artistas entrevistados, e também há espaço para muita música e um feat ao longo da exibição. Os convidados têm a liberdade de divulgar seus trabalhos, compartilhar agenda de shows, lançamentos e projetos em andamento.Todos os episódios do quadro e dos programas estão disponíveis gratuitamente na Globoplay.
Atividades
-
09/2021
Serviços técnicos especializados , Grupo Sergipe.Serviço realizado, Apresentadora / Comunicadora (DRT/SE 2033).
2024 - Atual
TOTVSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Localização / Tradutora, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua de forma responsável por todo o ciclo de comunicação de incidentes, desde a articulação com equipes técnicas para identificação e entendimento dos problemas até a elaboração e publicação de mensagens claras e estratégicas para uma base global de clientes. Realiza a gestão de comunicações em tempo real durante incidentes de sistema, contribuindo para a resolução de dúvidas dos usuários e para a manutenção da confiança do público por meio de banners em Status Page e artigos de Central de Ajuda.
Atividades
-
01/2024
Serviços técnicos especializados , UNIDADE DE NEGÓCIO RD STATION.Serviço realizado, Especialista em Localização e Comunicação de Incidentes.
2015 - 2015
Toronto International Film FestivalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Selecionada por processo competitivo para atuar no apoio à 40 edição do festival, auxiliando público internacional formado por cineastas, imprensa e participantes. Exerceu função de apoio informacional e atendimento, demonstrando adaptabilidade, comunicação interpessoal e suporte à experiência do público em evento cultural de grande relevância internacional.
Atividades
-
11/2015 - 11/2015
Serviços técnicos especializados , Toronto International Film Festival.Serviço realizado, Voluntária em Serviços de Evento e Idiomas.
2015 - 2015
Toronto 2015 Pan American GamesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuou como ponto de contato para delegações internacionais, atletas e autoridades, oferecendo atendimento direto ao público e suporte linguístico em inglês e português em ambiente esportivo de alta pressão. Prestou informações logísticas, solucionou demandas em tempo real e colaborou com equipes multidisciplinares para assegurar uma experiência positiva aos participantes. Participou de treinamento formal em protocolos de evento, segurança e prestação de serviço em evento esportivo internacional de grande porte.
Atividades
-
07/2015 - 08/2015
Serviços técnicos especializados , Toronto 2015 Pan American Games.Serviço realizado, Voluntária em Protocolo e Serviços de Idiomas.
2013 - Atual
Artista independente / carreira soloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Artista independente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na carreira solo como cantora, compositora e produtora artística, com desenvolvimento de repertório autoral, gravações fonográficas e audiovisuais, apresentações ao vivo e colaborações com artistas da cena musical sergipana e nordestina.
2023 - Atual
Academia do Prêmio Multishow de Música BrasileiraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Curadora / Júri Técnico
Outras informações:
Integrante da Academia do Prêmio Multishow de Música Brasileira, compondo o grupo de curadores responsável pela avaliação de produções fonográficas e audiovisuais de artistas brasileiros de diversos segmentos musicais. Sua seleção ocorreu entre profissionais da música, produção, comunicação, gestão cultural e mercado fonográfico.
Atividades
-
08/2023
Serviços técnicos especializados , Rede Globo, Multishow.Serviço realizado, Curadora / Júri Técnico da Academia.
2024 - 2024
Festival de Inverno de GaranhunsVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Parecerista / avaliadora de projetos
Outras informações:
Parecerista na análise de propostas dos editais do 32 Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), atuando na avaliação técnica de projetos culturais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Winnie Cristina Souza do Espírito Santo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?